Logo Passei Direto
Buscar

Qualidade de SoftwareQuestionáriosAO2_Nota10

User badge image
Renato

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: De quem é a culpa da má qualidade dos softwares? Acho que todos já ouvimos falar sobre modelos de maturidade como CMMI ou MPS.BR e processos como o RUP, Scrum ou XP. Quase sempre isso vem acompanhado de comentários críticos e pessimistas de como a nossa empresa está longe de ser madura e prover produtos de qualidade. Por outro lado, mesmo empresas que investem em maturidade do processo muitas vezes esquecem que ele não é uma bala de prata. Não existe processo ótimo sem ótimas pessoas. É um mito industrial a possibilidade de criar um processo perfeito que seja independentemente do nível e da maturidade dos indivíduos envolvidos. Isso pode ser bem observado na literatura sobre processos. Processos “pesados” ou rígidos são recomendados quando há equipes imaturas, sem experiência e disciplina adequadas. Já com equipes experientes, maduras e disciplinadas quase não existe necessidade de processo. Por isso é que os processos ágeis, por exemplo, somente são recomendados quando há pessoas muito competentes envolvidas no projeto. Como disse meu orientador: “coloque uma equipe de juniors num processo ágil, eles vão começar a estimar usando planning poker e provavelmente vão continuar jogando poker até o final do projeto”. O mesmo é aplicável a empresas que disponibilizam salas de entretenimento, por exemplo. Muita gente gostaria de trabalhar no Google e ter uma sala com videogame, mas o que geralmente não se pensa é que quaisquer vagas nesse tipo de empresa são preenchidas por pessoas maduras e focadas, que possuem muito compromisso e dedicação.
Depois de ler o texto acima-, considere as afirmacoes abaixo: I. Investir em processos de maturidade não necessariamente vai excluir todos os problemas da empresa II. Os processos não podem ser melhorados sem as pessoas III. Processos “pesados” ou rígidos são recomendados quando há equipes maduras, com experiência e disciplina adequadas IV. A culpa pela falta de qualidade e organização em uma empresa é mantido na diretoria É correto o que se afirma apenas em:
A- I e III
B- I e II
C- II e III
D- IV e I

Leia o texto abaixo: Profissão de engenheiro de software Com cada vez mais empresas automatizando seus serviços e criando suas próprias plataformas digitais, a profissão de engenheiro de software foi considerada a 2ª melhor da área de TI em crescimento e remuneração, segundo o site especializado em carreiras de tecnologia. O software consiste na “parte lógica” do computador, que inclui sistema operacional e programas. Então, basicamente, estes profissionais projetam e guiam o desenvolvimento de programas, aplicativos e sistemas, de forma que atendam aos requisitos e cumpram as funções determinadas. Entre as principais atribuições do engenheiro de software, estão: - Desenvolver softwares e apps; - Gerenciar projetos ligados aos softwares; - Arquitetar o design estrutural dos programas; - Realizar testes nos sistemas. Além destas, engenheiros de software podem ter funções ligadas à administração de bancos de dados, manutenção dos sistemas e até algumas de documentação, relacionadas à gestão de projetos e à composição dos manuais de instruções.
Considerando as informações apresentadas, avalie as informações abaixo: I. A profissão de engenheiro de software tem ganhado destaque na área de TI. II. Além das funções referentes a sistemas, engenheiros de softwares podem trabalhar com rotinas de administração de bancos de dados. III. Engenheiros de software trabalham apenas com projetos de software. IV. Engenheiros de software tem como atribuição realizar testes nos sistemas apenas. É correto o que se afirma apenas em:
A- II e IV
B- IV e I
C- III e IV
D- I e III
E- I e II

Leia o texto a seguir: As metodologias para gestão do desenvolvimento de software servem para não tornar a tarefa, complexa por natureza, um verdadeiro caos. O problema é que, dependendo do projeto, os métodos tradicionais podem deixar os desenvolvedores amarrados a requisitos desatualizados, que não correspondem às reais necessidades do cliente. Em mercados altamente competitivos, ou em momentos de crise econômica, a flexibilidade e a facilidade de mudar o rumo são qualidades muito valiosas para serem deixadas de lado. Existem outros tipos de metodologias, denominadas ágeis (do inglês agile), que, ao contrário, oferecem ao desenvolvedor total flexibilidade e aproximam a equipe de tecnologia da informação do usuário final do software, seja ele um cliente interno ou externo. Com esse tipo de metodologia, a homologação dos projetos é feita em etapas, o que resulta em tempos de entrega mais curtos, geralmente de três a seis semanas, e a capacidade de promover alterações rapidamente.
Quais os três benefícios da adoção de metodologias no desenvolvimento de software?

Leia o texto abaixo: Validação e Verificação (V&V) Quando juntamos os dois conceitos de Validação e Verificação de Software é possível avaliar se ele atende à demanda que o fez necessário em primeiro lugar e, posteriormente, se ele foi construído corretamente, sem apresentar falhas, problemas e possíveis bugs. Para isso são realizados, dentre outras tarefas, a revisão dos requisitos, de modelos, inspeção do código e outras revisões e inspeções técnicas em geral. Uma vez que os processos de V&V estejam validados é possível passar para a parte final do desenvolvimento de um software: os testes. Testes O teste de segurança software é o momento em que o produto é executado (por isso a necessidade de uma versão beta) para que os engenheiros possam avaliar como será a interação do programa com o consumidor final. Dentre os principais modelos de teste de software podemos destacar seis principais: Teste Unitário – analisa as menores unidades possíveis de um software para garantir que cada parte funciona como deve; Teste de integração – confere se todas (ou algumas) partes estão dialogando e funcionando corretamente em conjunto; Teste de sistemas – avalia se o sistema atende aos pré-requisitos estabelecidos na concepção do projeto; Teste de aceitação – esse é, normalmente, o último teste realizado e tem como premissa verificar se o software está perfeito para uso pelo consumidor final; Homologação – esse processo é feito pelo cliente ou outras partes interessadas e visa garantir, uma vez mais, que o programa atende às especificidades e funciona perfeitamente; Teste de regressão – garante que novos componentes de um software dialoguem sem falhas com os antigos. Fundamental para novas versões.
A partir da leitura acima avalie as afirmações abaixo e verifique quais são corretas ou não: I. Quando juntamos validação e verificação de software, conseguimos avaliar se o que foi pedido foi realizado. II. Quando juntamos verificação e validação de software, conseguimos avaliar se o software apresenta falhas e bugs. III. Dentre os modelos de testes podemos destacar 5 modelos: unitário, integração, sistemas, aceitação e homologação. IV. Testes de homologação é um teste para os desenvolvedores e visa garantir as premissas que eles acharam certos para o sistema. É correto apenas o que se afirma em:
A- II e III
B- II e IV
C- I e II
D- IV e I
E- III e IV

Leia o texto abaixo: Não existe bala de prata Como começamos a afirmar no parágrafo anterior, desenvolvimento de software é diferente de qualquer outro produto de Engenharia, principalmente quando se compara software com hardware. Frederick Brooks, Prêmio Turing em Computação (1999) e um dos pioneiros da área de Engenharia de Software, foi um dos primeiros a chamar a atenção para esse fato. Em 1987, em um ensaio intitulado "Não Existe Bala de Prata: Essência e Acidentes em Engenharia de Software" (link), ele discorreu sobre as particularidades da área de Engenharia de Software. Segundo Brooks, existem dois tipos de dificuldades em desenvolvimento de software: dificuldades essenciais e dificuldades acidentais. As essenciais são da natureza da área e dificilmente serão superadas por qualquer nova tecnologia ou método que se invente. Daí a menção à bala de prata no título do ensaio. Diz a lenda que uma bala de prata é a única maneira de matar um lobisomem, desde que usada em uma noite de lua cheia. Ou seja, por causa das dificuldades essenciais, não podemos esperar soluções milagrosas em Engenharia de Software, na forma de balas de prata. O interessante é que, mesmo conhecendo o ensaio de Brooks, sempre surgem novas tecnologias que são vendidas como se fossem balas de prata. Segundo Brooks, as dificuldades essenciais são as seguintes: Complexidade: dentre as construções que o homem se propõe a realizar, software é uma das mais desafiadoras e mais complexas que existe. Na verdade, como dissemos antes, mesmo construções de engenharia tradicional, como um satélite, uma usina nuclear ou um foguete, são cada vez mais dependentes de software. Conformidade: pela sua natureza software tem que se adaptar ao seu ambiente, que muda a todo momento no mundo moderno. Por exemplo, se as leis para recolhimento de impostos mudam, normalmente espera-se que os sistemas sejam rapidamente adaptados à nova legislação. Brooks comenta que isso não ocorre, por exemplo, na Física, pois as leis da natureza não mudam de acordo com os caprichos dos homens. Facilidade de mudanças (changeability): que consiste na necessidade de evoluir sempre, incorporando novas funcionalidades. Na verdade, quanto mais bem sucedido for um sistema de software, mais demanda por mudanças ele recebe. Invisibilidade: devido à sua natureza abstrata, é difícil visualizar o tamanho e consequentemente estimar o desafio de construir um sistema de software.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo: I. De acordo com Brooks existem dois tipos de dificuldades em desenvolvimento de software: são as dificuldades essenciais e dificuldades acidentais. II. Complexidade, Conformidade, facilidade de mudanças, invisibilidade são fatores sobre dificuldades essenciais segundo Brooks. III. É possível obter soluções milagrosas no que se refere a desenvolvimento de software. IV. Conformidade é o fato que o ambiente tem que adaptar ao software, toda estrutura tem que ser alterada para atender o software. É correto o que se afirma apenas em:
A- I e IV
B- II e III

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir:
A respeito das asserções acima, assinale a alternativa correta:
I. O gerenciamento de qualidade do RUP, pode ser implantado em todas disciplinas, fluxos de trabalho, fases e iterações do RUP.
II. O gerenciamento de qualidade cuida de ciclos de vida e isso quer dizer que você implementa, mede e avalia tanto a qualidade do processo como a do produto.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: De quem é a culpa da má qualidade dos softwares? Acho que todos já ouvimos falar sobre modelos de maturidade como CMMI ou MPS.BR e processos como o RUP, Scrum ou XP. Quase sempre isso vem acompanhado de comentários críticos e pessimistas de como a nossa empresa está longe de ser madura e prover produtos de qualidade. Por outro lado, mesmo empresas que investem em maturidade do processo muitas vezes esquecem que ele não é uma bala de prata. Não existe processo ótimo sem ótimas pessoas. É um mito industrial a possibilidade de criar um processo perfeito que seja independentemente do nível e da maturidade dos indivíduos envolvidos. Isso pode ser bem observado na literatura sobre processos. Processos “pesados” ou rígidos são recomendados quando há equipes imaturas, sem experiência e disciplina adequadas. Já com equipes experientes, maduras e disciplinadas quase não existe necessidade de processo. Por isso é que os processos ágeis, por exemplo, somente são recomendados quando há pessoas muito competentes envolvidas no projeto. Como disse meu orientador: “coloque uma equipe de juniors num processo ágil, eles vão começar a estimar usando planning poker e provavelmente vão continuar jogando poker até o final do projeto”. O mesmo é aplicável a empresas que disponibilizam salas de entretenimento, por exemplo. Muita gente gostaria de trabalhar no Google e ter uma sala com videogame, mas o que geralmente não se pensa é que quaisquer vagas nesse tipo de empresa são preenchidas por pessoas maduras e focadas, que possuem muito compromisso e dedicação.
Depois de ler o texto acima-, considere as afirmacoes abaixo: I. Investir em processos de maturidade não necessariamente vai excluir todos os problemas da empresa II. Os processos não podem ser melhorados sem as pessoas III. Processos “pesados” ou rígidos são recomendados quando há equipes maduras, com experiência e disciplina adequadas IV. A culpa pela falta de qualidade e organização em uma empresa é mantido na diretoria É correto o que se afirma apenas em:
A- I e III
B- I e II
C- II e III
D- IV e I

Leia o texto abaixo: Profissão de engenheiro de software Com cada vez mais empresas automatizando seus serviços e criando suas próprias plataformas digitais, a profissão de engenheiro de software foi considerada a 2ª melhor da área de TI em crescimento e remuneração, segundo o site especializado em carreiras de tecnologia. O software consiste na “parte lógica” do computador, que inclui sistema operacional e programas. Então, basicamente, estes profissionais projetam e guiam o desenvolvimento de programas, aplicativos e sistemas, de forma que atendam aos requisitos e cumpram as funções determinadas. Entre as principais atribuições do engenheiro de software, estão: - Desenvolver softwares e apps; - Gerenciar projetos ligados aos softwares; - Arquitetar o design estrutural dos programas; - Realizar testes nos sistemas. Além destas, engenheiros de software podem ter funções ligadas à administração de bancos de dados, manutenção dos sistemas e até algumas de documentação, relacionadas à gestão de projetos e à composição dos manuais de instruções.
Considerando as informações apresentadas, avalie as informações abaixo: I. A profissão de engenheiro de software tem ganhado destaque na área de TI. II. Além das funções referentes a sistemas, engenheiros de softwares podem trabalhar com rotinas de administração de bancos de dados. III. Engenheiros de software trabalham apenas com projetos de software. IV. Engenheiros de software tem como atribuição realizar testes nos sistemas apenas. É correto o que se afirma apenas em:
A- II e IV
B- IV e I
C- III e IV
D- I e III
E- I e II

Leia o texto a seguir: As metodologias para gestão do desenvolvimento de software servem para não tornar a tarefa, complexa por natureza, um verdadeiro caos. O problema é que, dependendo do projeto, os métodos tradicionais podem deixar os desenvolvedores amarrados a requisitos desatualizados, que não correspondem às reais necessidades do cliente. Em mercados altamente competitivos, ou em momentos de crise econômica, a flexibilidade e a facilidade de mudar o rumo são qualidades muito valiosas para serem deixadas de lado. Existem outros tipos de metodologias, denominadas ágeis (do inglês agile), que, ao contrário, oferecem ao desenvolvedor total flexibilidade e aproximam a equipe de tecnologia da informação do usuário final do software, seja ele um cliente interno ou externo. Com esse tipo de metodologia, a homologação dos projetos é feita em etapas, o que resulta em tempos de entrega mais curtos, geralmente de três a seis semanas, e a capacidade de promover alterações rapidamente.
Quais os três benefícios da adoção de metodologias no desenvolvimento de software?

Leia o texto abaixo: Validação e Verificação (V&V) Quando juntamos os dois conceitos de Validação e Verificação de Software é possível avaliar se ele atende à demanda que o fez necessário em primeiro lugar e, posteriormente, se ele foi construído corretamente, sem apresentar falhas, problemas e possíveis bugs. Para isso são realizados, dentre outras tarefas, a revisão dos requisitos, de modelos, inspeção do código e outras revisões e inspeções técnicas em geral. Uma vez que os processos de V&V estejam validados é possível passar para a parte final do desenvolvimento de um software: os testes. Testes O teste de segurança software é o momento em que o produto é executado (por isso a necessidade de uma versão beta) para que os engenheiros possam avaliar como será a interação do programa com o consumidor final. Dentre os principais modelos de teste de software podemos destacar seis principais: Teste Unitário – analisa as menores unidades possíveis de um software para garantir que cada parte funciona como deve; Teste de integração – confere se todas (ou algumas) partes estão dialogando e funcionando corretamente em conjunto; Teste de sistemas – avalia se o sistema atende aos pré-requisitos estabelecidos na concepção do projeto; Teste de aceitação – esse é, normalmente, o último teste realizado e tem como premissa verificar se o software está perfeito para uso pelo consumidor final; Homologação – esse processo é feito pelo cliente ou outras partes interessadas e visa garantir, uma vez mais, que o programa atende às especificidades e funciona perfeitamente; Teste de regressão – garante que novos componentes de um software dialoguem sem falhas com os antigos. Fundamental para novas versões.
A partir da leitura acima avalie as afirmações abaixo e verifique quais são corretas ou não: I. Quando juntamos validação e verificação de software, conseguimos avaliar se o que foi pedido foi realizado. II. Quando juntamos verificação e validação de software, conseguimos avaliar se o software apresenta falhas e bugs. III. Dentre os modelos de testes podemos destacar 5 modelos: unitário, integração, sistemas, aceitação e homologação. IV. Testes de homologação é um teste para os desenvolvedores e visa garantir as premissas que eles acharam certos para o sistema. É correto apenas o que se afirma em:
A- II e III
B- II e IV
C- I e II
D- IV e I
E- III e IV

Leia o texto abaixo: Não existe bala de prata Como começamos a afirmar no parágrafo anterior, desenvolvimento de software é diferente de qualquer outro produto de Engenharia, principalmente quando se compara software com hardware. Frederick Brooks, Prêmio Turing em Computação (1999) e um dos pioneiros da área de Engenharia de Software, foi um dos primeiros a chamar a atenção para esse fato. Em 1987, em um ensaio intitulado "Não Existe Bala de Prata: Essência e Acidentes em Engenharia de Software" (link), ele discorreu sobre as particularidades da área de Engenharia de Software. Segundo Brooks, existem dois tipos de dificuldades em desenvolvimento de software: dificuldades essenciais e dificuldades acidentais. As essenciais são da natureza da área e dificilmente serão superadas por qualquer nova tecnologia ou método que se invente. Daí a menção à bala de prata no título do ensaio. Diz a lenda que uma bala de prata é a única maneira de matar um lobisomem, desde que usada em uma noite de lua cheia. Ou seja, por causa das dificuldades essenciais, não podemos esperar soluções milagrosas em Engenharia de Software, na forma de balas de prata. O interessante é que, mesmo conhecendo o ensaio de Brooks, sempre surgem novas tecnologias que são vendidas como se fossem balas de prata. Segundo Brooks, as dificuldades essenciais são as seguintes: Complexidade: dentre as construções que o homem se propõe a realizar, software é uma das mais desafiadoras e mais complexas que existe. Na verdade, como dissemos antes, mesmo construções de engenharia tradicional, como um satélite, uma usina nuclear ou um foguete, são cada vez mais dependentes de software. Conformidade: pela sua natureza software tem que se adaptar ao seu ambiente, que muda a todo momento no mundo moderno. Por exemplo, se as leis para recolhimento de impostos mudam, normalmente espera-se que os sistemas sejam rapidamente adaptados à nova legislação. Brooks comenta que isso não ocorre, por exemplo, na Física, pois as leis da natureza não mudam de acordo com os caprichos dos homens. Facilidade de mudanças (changeability): que consiste na necessidade de evoluir sempre, incorporando novas funcionalidades. Na verdade, quanto mais bem sucedido for um sistema de software, mais demanda por mudanças ele recebe. Invisibilidade: devido à sua natureza abstrata, é difícil visualizar o tamanho e consequentemente estimar o desafio de construir um sistema de software.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo: I. De acordo com Brooks existem dois tipos de dificuldades em desenvolvimento de software: são as dificuldades essenciais e dificuldades acidentais. II. Complexidade, Conformidade, facilidade de mudanças, invisibilidade são fatores sobre dificuldades essenciais segundo Brooks. III. É possível obter soluções milagrosas no que se refere a desenvolvimento de software. IV. Conformidade é o fato que o ambiente tem que adaptar ao software, toda estrutura tem que ser alterada para atender o software. É correto o que se afirma apenas em:
A- I e IV
B- II e III

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir:
A respeito das asserções acima, assinale a alternativa correta:
I. O gerenciamento de qualidade do RUP, pode ser implantado em todas disciplinas, fluxos de trabalho, fases e iterações do RUP.
II. O gerenciamento de qualidade cuida de ciclos de vida e isso quer dizer que você implementa, mede e avalia tanto a qualidade do processo como a do produto.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Prévia do material em texto

AO2 (DP/ADAP Junho)
Iniciado: 21 jun em 21:50
Instruções do teste
Importante:
Caso você esteja realizando a atividade através do aplicativo "Canvas Student", é necessário que
você clique em "FAZER O QUESTIONÁRIO", no final da página.
0,6 ptsPergunta 1
Leia o texto a seguir:
De quem é a culpa da má qualidade dos softwares?
Acho que todos já ouvimos falar sobre modelos de maturidade como CMMI ou
MPS.BR e processos como o RUP, Scrum ou XP. Quase sempre isso vem
acompanhado de comentários críticos e pessimistas de como a nossa empresa
está longe de ser madura e prover produtos de qualidade.
Por outro lado, mesmo empresas que investem em maturidade do processo
muitas vezes esquecem que ele não é uma bala de prata. Não existe processo
ótimo sem ótimas pessoas. É um mito industrial a possibilidade de criar um
processo perfeito que seja independentemente do nível e da maturidade dos
indivíduos envolvidos.
Isso pode ser bem observado na literatura sobre processos. Processos “pesados”
ou rígidos são recomendados quando há equipes imaturas, sem experiência e
disciplina adequadas. Já com equipes experientes, maduras e disciplinadas
quase não existe necessidade de processo.
Por isso é que os processos ágeis, por exemplo, somente são recomendados
quando há pessoas muito competentes envolvidas no projeto. Como disse meu
orientador: “coloque uma equipe de juniors num processo ágil, eles vão começar
a estimar usando planning poker e provavelmente vão continuar
jogando poker até o final do projeto”.
O mesmo é aplicável a empresas que disponibilizam salas de entretenimento, por
exemplo. Muita gente gostaria de trabalhar no Google e ter uma sala com
videogame, mas o que geralmente não se pensa é que quaisquer vagas nesse
tipo de empresa são preenchidas por pessoas maduras e focadas, que possuem
muito compromisso e dedicação.
A+
A
A-
I e III
I e II
III e IV
II e III
IV e I
(Fonte: Disponível em: http://luizricardo.org/2012/10/psp-personal-software-
process/ (http://luizricardo.org/2012/10/psp-personal-software-process/) .
Acesso em: 05 de mar. de 2020)
Depois de ler o texto acima-, considere as afirmações abaixo:
I. Investir em processos de maturidade não necessariamente vai excluir todos os
problemas da empresa
II. Os processos não podem ser melhorados sem as pessoas
III. Processos “pesados” ou rígidos são recomendados quando há equipes
maduras, com experiência e disciplina adequadas
IV. A culpa pela falta de qualidade e organização em uma empresa é mantido na
diretoria
É correto o que se afirma apenas em:
0,6 ptsPergunta 2
Leia o texto abaixo:
Profissão de engenheiro de software
Com cada vez mais empresas automatizando seus serviços e criando suas
próprias plataformas digitais, a profissão de engenheiro de software foi
considerada a 2ª melhor da área de TI em crescimento e remuneração, segundo
o site especializado em carreiras de tecnologia.
O software consiste na “parte lógica” do computador, que inclui sistema
operacional e programas. Então, basicamente, estes profissionais projetam e
guiam o desenvolvimento de programas, aplicativos e sistemas, de forma que
atendam aos requisitos e cumpram as funções determinadas. Entre as principais
atribuições do engenheiro de software, estão:
- Desenvolver softwares e apps;
A+
A
A-
http://luizricardo.org/2012/10/psp-personal-software-process/
II e IV
IV e I
III e IV
I e III
I e II
- Gerenciar projetos ligados aos softwares;
- Arquitetar o design estrutural dos programas;
- Realizar testes nos sistemas.
Além destas, engenheiros de software podem ter funções ligadas à administração
de bancos de dados, manutenção dos sistemas e até algumas de documentação,
relacionadas à gestão de projetos e à composição dos manuais de instruções.
(Fonte: Disponível em: https://www.napratica.org.br/profissao-engenheiro-de-
software/ (https://www.napratica.org.br/profissao-engenheiro-de-software/) .
Acesso em: 04 de mar. de 2020)(adaptado)
Considerando as informações apresentadas, avalie as informações abaixo:
 
I. A profissão de engenheiro de software tem ganhado destaque na área de TI.
II. Além das funções referentes a sistemas, engenheiros de softwares podem
trabalhar com rotinas de administração de bancos de dados.
III. Engenheiros de software trabalham apenas com projetos de software.
IV. Engenheiros de software tem como atribuição realizar testes nos sistemas
apenas.
É correto o que se afirma apenas em:
0,6 ptsPergunta 3
Leia o texto a seguir:
 
As metodologias para gestão do desenvolvimento de software
(http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2008/07/02/polos-de-desenvolvimento-
A+
A
A-
https://www.napratica.org.br/profissao-engenheiro-de-software/
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2008/07/02/polos-de-desenvolvimento-no-sudeste-ganham-vida-propria
Os benefícios podem ser: 1 - Melhoria no atendimento dos requisitos; 2 – Diminuição
nos prazos de projetos; 3 – Facilidade de acomodar mudanças ao longo do projeto.
Os benefícios podem ser: 1 – Diminuição nos custos dos projetos; 2 – Diminuição
nos prazos de projetos; 3 – Diminuição de erros ao longo do desenvolvimento.
Os benefícios podem ser: 1 - Melhoria no atendimento dos requisitos; 2 – Utilização
de processos e padrões; 3 – Trazer o cliente para dentro da equipe.
Os benefícios podem ser: 1 - Melhoria no atendimento dos requisitos; 2 – Diminuição
nos prazos de projetos; 3 – Diminuição de erros ao longo do desenvolvimento.
Os benefícios podem ser: 1 - Melhoria no atendimento dos requisitos; 2 – Utilização
de processos e padrões; 3 – Diminuição de erros ao longo do desenvolvimento.
no-sudeste-ganham-vida-propria) servem para não tornar a tarefa, complexa por
natureza, um verdadeiro caos. O problema é que, dependendo do projeto, os
métodos tradicionais podem deixar os desenvolvedores amarrados a requisitos
desatualizados, que não correspondem às reais necessidades do cliente. Em
mercados altamente competitivos, ou em momentos de crise econômica, a
flexibilidade e a facilidade de mudar o rumo são qualidades muito valiosas para
serem deixadas de lado.
Existem outros tipos de metodologias, denominadas ágeis (do inglês agile), que,
ao contrário, oferecem ao desenvolvedor total flexibilidade e aproximam a equipe
de tecnologia da informação do usuário final do software, seja ele um cliente
interno ou externo. Com esse tipo de metodologia, a homologação dos projetos é
feita em etapas, o que resulta em tempos de entrega mais curtos, geralmente de
três a seis semanas, e a capacidade de promover alterações rapidamente.
Fonte:Disponível em:< https://computerworld.com.br/acervo/metodologias-
de-desenvolvimento-qual-a-mais-adequada/
(https://computerworld.com.br/acervo/metodologias-de-desenvolvimento-qual-a-
mais-adequada/) > Acesso em: 08/04/2021.
Quais os três benefícios da adoção de metodologias no desenvolvimento de
software?
0,6 ptsPergunta 4
Leia o texto abaixo:
Validação e Verificação (V&V)
A+
A
A-
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2008/07/02/polos-de-desenvolvimento-no-sudeste-ganham-vida-propria
https://computerworld.com.br/acervo/metodologias-de-desenvolvimento-qual-a-mais-adequada/
Quando juntamos os dois conceitos de Validação e Verificação de Software é
possível avaliar se ele atende à demanda que o fez necessário em primeiro lugar
e, posteriormente, se ele foi construído corretamente, sem apresentar falhas,
problemas e possíveis bugs.
Para isso são realizados, dentre outras tarefas, a revisão dos requisitos, de
modelos, inspeção do código e outras revisões e inspeções técnicas em geral.
Uma vez que os processos de V&V estejam validados é possível passar para a
parte final do desenvolvimento de um software: os testes.
Testes
O teste de segurança software é o momento em que o produto é executado (por
isso a necessidade de uma versão beta) para que os engenheiros possam avaliar
como será a interação do programa com o consumidor final.
Dentre os principais modelos de teste de software podemos destacar seis
principais:
Teste Unitário –analisa as menores unidades possíveis de um software para
garantir que cada parte funciona como deve;
Teste de integração – confere se todas (ou algumas) partes estão dialogando e
funcionando corretamente em conjunto;
Teste de sistemas – avalia se o sistema atende aos pré-requisitos estabelecidos
na concepção do projeto;
Teste de aceitação – esse é, normalmente, o último teste realizado e tem como
premissa verificar se o software está perfeito para uso pelo consumidor final;
Homologação – esse processo é feito pelo cliente ou outras partes interessadas e
visa garantir, uma vez mais, que o programa atende às especificidades e funciona
perfeitamente;
Teste de regressão – garante que novos componentes de um software dialoguem
sem falhas com os antigos. Fundamental para novas versões.
(Fonte: Disponível em:http://logicalminds.com.br/saiba-a-diferenca-entre-
teste-validacao-e-verificacao-de-software/ (http://logicalminds.com.br/saiba-
a-diferenca-entre-teste-validacao-e-verificacao-de-software/) . Acesso em: 12 de
mar. 2020)
A partir da leitura acima avalie as afirmações abaixo e verifique quais são
corretas ou não:
I. Quando juntamos validação e verificação de software, conseguimos avaliar se o
que foi pedido foi realizado.
A+
A
A-
http://logicalminds.com.br/saiba-a-diferenca-entre-teste-validacao-e-verificacao-de-software/
II e III
II e IV
I e II
IV e I
III e IV
II. Quando juntamos verificação e validação de software, conseguimos avaliar se
o software apresenta falhas e bugs.
III. Dentre os modelos de testes podemos destacar 5 modelos: unitário,
integração, sistemas, aceitação e homologação.
IV. Testes de homologação é um teste para os desenvolvedores e visa garantir as
premissas que eles acharam certos para o sistema.
É correto apenas o que se afirma em:
0,6 ptsPergunta 5
Leia o texto abaixo:
Não existe bala de prata
Como começamos a afirmar no parágrafo anterior, desenvolvimento de software
é diferente de qualquer outro produto de Engenharia, principalmente quando se
compara software com hardware. Frederick Brooks, Prêmio Turing em
Computação (1999) e um dos pioneiros da área de Engenharia de Software, foi
um dos primeiros a chamar a atenção para esse fato. Em 1987, em um ensaio
intitulado "Não Existe Bala de Prata: Essência e Acidentes em Engenharia de
Software" (link), ele discorreu sobre as particularidades da área de Engenharia de
Software.
Segundo Brooks, existem dois tipos de dificuldades em desenvolvimento de
software: dificuldades essenciais e dificuldades acidentais. As essenciais são
da natureza da área e dificilmente serão superadas por qualquer nova tecnologia
ou método que se invente.
Daí a menção à bala de prata no título do ensaio. Diz a lenda que uma bala de
prata é a única maneira de matar um lobisomem, desde que usada em uma noite
de lua cheia. Ou seja, por causa das dificuldades essenciais, não podemos
esperar soluções milagrosas em Engenharia de Software, na forma de balas de
A+
A
A-
I e IV
III e IV
II e IV
I e II
prata. O interessante é que, mesmo conhecendo o ensaio de Brooks, sempre
surgem novas tecnologias que são vendidas como se fossem balas de prata.
Segundo Brooks, as dificuldades essenciais são as seguintes:
Complexidade: dentre as construções que o homem se propõe a realizar,
software é uma das mais desafiadoras e mais complexas que existe. Na
verdade, como dissemos antes, mesmo construções de engenharia
tradicional, como um satélite, uma usina nuclear ou um foguete, são cada vez
mais dependentes de software.
Conformidade: pela sua natureza software tem que se adaptar ao seu
ambiente, que muda a todo momento no mundo moderno. Por exemplo, se as
leis para recolhimento de impostos mudam, normalmente espera-se que os
sistemas sejam rapidamente adaptados à nova legislação. Brooks comenta
que isso não ocorre, por exemplo, na Física, pois as leis da natureza não
mudam de acordo com os caprichos dos homens.
Facilidade de mudanças (changeability): que consiste na necessidade de
evoluir sempre, incorporando novas funcionalidades. Na verdade, quanto mais
bem sucedido for um sistema de software, mais demanda por mudanças ele
recebe.
Invisibilidade: devido à sua natureza abstrata, é difícil visualizar o tamanho e
consequentemente estimar o desafio de construir um sistema de software.
(Fonte: Disponível em: https://engsoftmoderna.info/cap1.html
(https://engsoftmoderna.info/cap1.html) . Acesso em: 12 mar. 2020)
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo:
I. De acordo com Brooks existem dois tipos de dificuldades em desenvolvimento
de software: são as dificuldades essenciais e dificuldades acidentais.
II. Complexidade, Conformidade, facilidade de mudanças, invisibilidade são
fatores sobre dificuldades essenciais segundo Brooks.
III. É possível obter soluções milagrosas no que se refere a desenvolvimento de
software.
IV. Conformidade é o fato que o ambiente tem que adaptar ao software, toda
estrutura tem que ser alterada para atender o software.
É correto o que se afirma apenas em:
A+
A
A-
https://engsoftmoderna.info/cap1.html
II e III
0,6 ptsPergunta 6
Leia o texto a seguir:
 
Qualidade de Produto
No contexto de produtos de software, o termo qualidade se refere a atributos
positivos, desejáveis, de sistemas de software. Naturalmente, a noção de
qualidade é subjetiva, de modo que indivíduos diferentes podem ter percepções
de qualidade distintas sobre um mesmo produto.
Tal subjetividade não impede que, ao longo do tempo, diversos indivíduos e
organizações tenham buscado sistematizar o conceito de qualidade de software,
dando origem a modelos de qualidade. Modelos de qualidade de software
definem um conjunto de características a serem consideradas para se avaliar a
qualidade de um software [ISO/IEC 2001]. Exemplos de modelos de qualidade
incluem o modelo de Boehm [Boehm et al. 1976], o modelo de Cavano e McCall
[Cavano and McCall 1978], o modelo FURPS+ [Grady 1992] e a ISO/IEC 9126
[ISO/IEC 2001]. No modelo de Cavano e McCall, as características de qualidade
são agrupadas em três dimensões:
revisão do produto: manutenibilidade, flexibilidade e testabilidade;
transição do produto: portabilidade, reusabilidade e interoperabilidade;
operação do produto: corretude, confiabilidade, eficiência, integridade e
usabilidade.
Ainda que antigo, o modelo de Cavano e McCall propõe uma classificação ainda
hoje relevante — basta observar que o padrão ISO 9126 usa o modelo como uma
das fontes de inspiração. Além disso, cada dimensão se refere a atributos de
qualidade que são especialmente relevantes para um stakeholder: a dimensão de
revisão é relevante para desenvolvedores; transição, para administradores de
sistemas; operação, para o usuário.
 
SOUZA E GOMES, R. R.; CHEVEZ, C. F.G.; BITTENCOURT, R. A. Reabertura de
Defeitos Corrigidos: Impactos e Prevenção
Observe as asserções abaixo:
 
A+
A
A-
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
I. O modelo Cano e Mcall é antigo, mas prático, atual e relevante, ainda serve
como modelo para normas como a ISO 9126.
 
PORQUE
 
II. Propõe uma classificação relevante para os dias de hoje e dimensões que se
referem a atributos de qualidade que são relevantes para os stakeholders.
 
Escolha a alternativa correta:
0,6 ptsPergunta 7
Leia o texto a seguir:
 
A gestão da qualidade de software consiste em vários conceitos, sendo parte
deles, aplicados ao processo de desenvolvimento e teste, gerando uma gama de
atividades que em conjunto podem garantir um software com qualidade, essas
atividades são realizadas em ciclos, sendo o Processo de Testes x Processo de
Desenvolvimento.
Roger S. Pressman (2011) afirma que o processo de software é dividido emcinco
atividades que fazem parte de uma metodologia genérica, são
elas Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Emprego. Com
essas atividades se faz necessário o uso de uma metodologia (ágil, adaptável e
flexível) de processo, o uso da metodologia é uma base para o desenvolvimento
e teste, aplicando-a corretamente. Atualmente faz-se difícil a aplicação à risca de
uma metodologia, é necessário adaptá-la, ser ágil e flexível, para isso, é preciso
A+
A
A-
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
que os envolvidos colaborem e tenham em mente o lucro intelectual que a equipe
vai ter ao final do ciclo.
De onde tudo começa e quando termina?
Bem, em poucas palavras, desenvolver um software consiste em um problema e
uma solução. Durante toda nossa vida, nos deparamos com problemas e mais
problemas em nosso dia, seja no problema na sua cozinha, onde sua geladeira
que antes não tinha sensor para avisar quando faltar gelo, sensor para avisar que
a porta estava aberta a um problema em um equipamento que faz cirurgias
remotamente, onde um sensor especifico traz um resultado
inesperado/inconsistente, até nos Smartphones, quando deixamos de ouvir ele
tocar, por conta de um problema no software ou hardware.
Referencia : https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-da-
gest%C3%A3o-qualidade-de-software-processo-helder/
(https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-da-gest%C3%A3o-qualidade-
de-software-processo-helder/)
Segundo o texto lido avalie a asserções abaixo:
 
I. Desenvolver um software é um processo relativamente semelhante ao nosso
processo de existência.
 
Porque
 
II. Consiste basicamente em problemas e soluções que quando mapeados a
tempo nos dão condições de uma melhor resolução.
 
A partir das asserções assinale a alternativa:
A+
A
A-
https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-da-gest%C3%A3o-qualidade-de-software-processo-helder/
0,6 ptsPergunta 8
Leia o texto a seguir :
Gerenciamento de Qualidade no RUP
O gerenciamento de qualidade é feito para estas finalidades:
Identificar indicadores adequados (métricas) com qualidade aceitável
Identificar medidas adequadas a serem usadas na avaliação da qualidade
Identificar e abordar adequadamente questões que afetam a qualidade o mais
cedo e eficaz possível
O gerenciamento da qualidade é implementado em todas as disciplinas, fluxos de
trabalho, fases e iterações do RUP. Em geral, o gerenciamento da qualidade
durante o ciclo de vida significa que você implementa, mede e avalia tanto a
qualidade do processo como a do produto. Alguns dos esforços gastos para
gerenciar a qualidade em cada disciplina estão realçados na lista a seguir:
O gerenciamento da qualidade na disciplina de Requisitos inclui a análise do
conjunto de artefatos de requisitos em busca da consistência (entre padrões de
artefatos e outros artefatos), clareza (comunica as informações claramente a
todos os acionistas, envolvidos e outras funções) e precisão (o nível apropriado
de detalhe e precisão).
 (Fonte: Disponível em:
http://mds.cultura.gov.br/core.base_rup/guidances/supportingmaterials/conti
(http://mds.cultura.gov.br/core.base_rup/guidances/supportingmaterials/continuously
. Acesso em: 05 de mar. de 2020)
Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir:
I. O gerenciamento de qualidade do RUP, pode ser implantado em todas
disciplinas, fluxos de trabalho, fases e iterações do RUP.
Porque
II. O gerenciamento de qualidade cuida de ciclos de vida e isso quer dizer que
você implementa, mede e avalia tanto a qualidade do processo como a do
produto.
A respeito das asserções acima, assinale a alternativa correta: 
A+
A
A-
http://mds.cultura.gov.br/core.base_rup/guidances/supportingmaterials/continuously_verify_quality_86A48171.html
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
0,6 ptsPergunta 9
No processo de realizar o controle da qualidade, a auditoria dos requisitos de
qualidade será o resultado das medições do controle de qualidade que servem para
garantir o uso dos padrões de qualidade e das definições operacionais apropriadas.
No processo de planejar o gerenciamento da qualidade, serão planejados todos os
testes necessários para que o sistema, que está sendo desenvolvido, tenha a
Leia o texto e analise a ilustração a seguir:
 
Você está gerenciando o projeto de rollout para implantação da nova versão do
sistema de vendas da empresa onde você trabalha que tem mais de 300 pontos
de venda.
Você já definiu o escopo, já fez a lista de atividades, recursos, já criou o
cronograma do projeto, já conseguiu chegar no custo do projeto. Agora você irá
verificar o planejamento da qualidade do projeto. Você está analisando os
processos abaixo, que são recomendados no PMBOK do PMI.
Com base no texto e ilustração acima, selecione a opção correta.
A+
A
A-
qualidade mínima exigida pelo usuário.
No processo de realizar a garantia da qualidade, serão efetuados todos os testes
necessários para que o sistema que está sendo desenvolvido tenha a qualidade
mínima exigida pelo usuário.
No processo de realizar a garantia da qualidade, o monitoramento e o registro dos
resultados da execução das atividades de qualidade, servem para avaliar o
desempenho e recomendar mudanças necessárias.
No processo de planejar o gerenciamento da qualidade, você irá identificar os
requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e suas fases e entregas, documentar
como o projeto está em relação à conformidade referente aos requisitos e padrões de
qualidade.
0,6 ptsPergunta 10
Leia o texto a seguir:
A adoção do modelo CMMI estagiado implica que a organização deve atingir
cada nível de maturidade na seqüência em que o modelo apresenta, iniciando a
primeira meta pelo nível 2 de maturidade. Para tanto, a organização deve
demonstrar o atendimento às exigências das seguintes áreas de processos:
Planejamento de projetos - estabelecer e manter planos com as atividades e os
produtos de trabalho do desenvolvimento e manutenção de todos os projetos,
cada qual segundo seu escopo, elaborar os orçamentos e cronogramas. Prevê
também a formalização do compromisso, através das revisões periódicas e com a
disponibilização dos recursos;
Monitoramento e controle de projetos - fornecer o entendimento do progresso do
projeto e identificar os desvios, os riscos, os dados de controle e as ações
corretivas;
Medições e análises - Desenvolver e manter as medições necessárias para
prover informações de gerenciamento adequadas à organização;
Gerenciamento de requisitos - identificar os requisitos funcionais e não funcionais
do produto e as correspondentes mudanças;
Gerenciamento de configuração - identificar os itens de configuração dos
produtos finais e de seus componentes (baselines), sua integridade e mudanças;
Gerenciamento da qualidade do produto e do processo - prover a visibilidade
objetiva e a comunicação adequada do andamento e da qualidade do processo e
dos produtos de trabalho e final;
A+
A
A-
Nenhum dado novo para salvar. Última verificação às 22:02 
Usuários
Operações
Equipes
Desenvolvedores
Projetos
Gerenciamento dos acordos de fornecimento - gerenciar a aquisição de produtos,
a seleção dos fornecedores e cumprir mutuamente as responsabilidades e
manter os registros do aceite e de transferência.
(Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S0103-65132008000200006
(http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132008000200006).
Acesso em: 05 de mar. de 2020)
O CMMI é um modelo de maturidade de software que de acordo com o texto
baseia o segundo nível em:
Enviar teste
A+
A
A-
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132008000200006

Mais conteúdos dessa disciplina