Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - DIREITO DA FAMILIA E SUCESSOES

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É sabido que propriedade é um direito complexo que se instrumentaliza pelo domínio. Direito que dá, ao proprietário, a faculdade de usar e gozar de coisa incorporada ao seu patrimônio, podendo ser exercido, portanto, sobre coisas corpóreas e incorpóreas. De acordo com as características do direito de propriedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O direito à propriedade é oponível erga omnes, ou seja, contra todos. Contudo, há situações que tal característica pode ser relativizada, destacando-se os limitadores da função social e socioambiental da propriedade previstas no § 1º, do artigo 1.228, do Código Civil, especificamente tratado mais à frente. Ademais, é de se destacar o artigo 1.231 pelo qual se entende que "a propriedade se presume plena e exclusiva, até prova em contrário".
( ) O direito de propriedade permanece independentemente do seu exercício. A propriedade não desaparece por seu não uso. Apenas se extingue por vontade do proprietário ou por determinação legal.
( ) A propriedade seria um direito complexo tendo em vista todas suas nuances aqui expostas e, principalmente, em decorrência de seus quatros atributos (usar, gozar, dispor e reivindicar a coisa).
A V - V - V.
B F - F - V.
C V - F - V.
D V - V - F.

A posse ocorre a partir do domínio físico da coisa, é o exercício do sujeito que age como proprietário, podendo ser classificada como direta ou indireta, justa ou injusta, posse de boa-fé ou má-fé, nova ou velha, dentre outras. De acordo com as "classificações da posse", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Nas posses direta indireta, podem ocorrer o desmembramento possessório em linha vertical (verticalização possessória). Nesses casos, aquele que está mais próximo da coisa é o possuidor direto e aquele que está mais distante da coisa é o possuidor indireto.
( ) A posse justa é aquela que não foi eivada de vício, ou seja, que foi adquirida sem violência, clandestinidade ou precariedade.
( ) A posse será clandestina quando adquirida às escondidas daquele que teria interesse em conhecê-la.
A V - V - V.
B F - F - V.
C V - V - F.
D V - F - F.

Os alimentos podem ser conceituados como "o conjunto de meios materiais necessários para a existência das pessoas, sob o ponto de vista físico, psíquico e intelectual" (FARIAS; NETTO; RONSENVALD, 2018, p. 886). A obrigação alimentar se fundamenta, sobretudo, nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da solidariedade familiar, constituindo-se expressão da função social da família. De acordo com a classificação dos alimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Alimentos indenizatórios, ressarcitórios ou indenizatórios: são os alimentos devidos em razão da prática de ato ilícito. Cabe prisão civil por seu inadimplemento.
( ) Alimentos convencionais: são frutos de ajuste contratual, ou seja, de acordo entre as partes baseado na autonomia da vontade. Apenas caberá prisão civil do devedor caso sejam, ao mesmo tempo, alimentos legais.
( ) Alimentos legais: são aqueles decorrentes da lei, possuindo fundamento no Direito de Família oriundos das relações de união estável, casamento ou parentesco. São incluídos nessa classificação os alimentos gravídicos. Nesta modalidade de alimentos, caso ocorra o inadimplemento inescusável, cabe a prisão civil do devedor.
A V - F - V.
B F - V - V.
C V - V - V.
D V - V - F.

O Código de Processo Civil regula e divide os ritos de inventário judicial, bem como introduziu a possibilidade de realização do inventário extrajudicial. De acordo com o Inventário Judicial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Este rito deverá ser adotado quando houver herdeiros maiores de idade , ou quando desde que haja consenso quanto à partilha de bens do falecido.
( ) O rito ordinário também poderá ser o escolhido caso os herdeiros estejam em acordo quanto a partilha, sejam maiores e capazes. Caso seja este cenário o existente, será menos oneroso e mais célebre optarem pelo inventário extrajudicial.
( ) O rito ordinário será mais longo e mais oneroso, um perito judicial avaliará os bens, os cálculos serão realizados pelo contador judicial, a partilha poderá ser realizada pelo Partidor Judicial ou, quando em acordo, pelos interessados, herdeiros ou legatários, quando maiores de idade e capazes.
A V - F - F.
B V - F - V.
C V - V - V.
D F - V - V.

A palavra sucessão, em sentido amplo, significa o ato pelo qual uma pessoa assume o lugar de outra, assume a titularidade de determinados bens e direitos. No direito sucessório, o sentido passa a ser estrito, designando a transmissão de bens e direitos em decorrência do falecimento de alguém, também denominada de transmissão "causa mortis". Sabe-se também que o direito sucessório se rege pela lei vigente no tempo da abertura da sucessão, conforme disposto no Art. 1.787, do Código Civil. Com base no "direito sucessório", analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No regime da separação legal de bens comunicam-se os adquiridos na constância do casamento. Entretanto deverá ser o esforço comum dos cônjuges.
II- Na falta de descendentes e ascendentes o cônjuge, o cônjuge/companheiro sobrevivente, receberá por inteiro a herança do falecido.
III- Quando não houver descendentes, ascendentes, cônjuge ou companheiro vivo, os parentes colaterais até o 4º grau receberão a herança do falecido.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença II está correta
D As sentenças I, II e III estão corretas.

A vocação hereditária trata dos legitimados para requererem e receberem a herança do falecido. O Art. 1.798 do Código Civil informa que as pessoas legítimas para suceder são as já nascidas ou já concebidas no momento em que ocorrer a abertura da sucessão. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A sucessão pode ser legítima, decorrendo da lei, ou testamentária, por disposição de última vontade por testamento ou codicilo.
( ) Pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima.
( ) Qualquer pessoa, independentemente da existência de herdeiros necessários, pode testar a totalidade de seus bens, já que não existe herança de pessoa viva e a pessoa pode dispor dos seus bens como bem entender.
( ) O cônjuge sempre é herdeiro, independentemente do regime de bens.
A F - V - V - V.
B V - V - F - F.
C F - V - F - F.
D V - F - V - V.

As modalidades de testamentos especiais são: testamento marítimo, testamento aeronáutico e o testamento militar e estão reguladas pelos artigos 1.888 até 1.896 do Código Civil. De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Estas formas de testamento devem ser utilizadas apenas quando não seja possível efetuar as modalidades convencionais, ou seja, deverão ser utilizados apenas em casos emergências, como viagens em geral, missões de guerra, ou qualquer outra atividade que seja exercida nestes meios e o testador esteja sob risco de morte.
( ) Os testamentos especiais poderão ser realizados no formato do testamento público ou do testamento cerrado.
( ) O testamento vital será um documento que conterá as disposições de vontade do paciente sobre a forma que deseja receber tratamento em vida, por seus familiares, médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que o assistam, quando acometido por doença terminal.
A V - V - V.
B F - V - V.
C V - V - F.
D V - F - F.

De acordo com nosso ordenamento jurídico, as entidades familiares são classificadas em modalidades de entidades familiares, sendo assim Lei Maior consagra proteção para toda e qualquer família, trazendo, apenas, um rol exemplificativo de entidades familiar. Os parágrafos 2º, 3º e 4º, do referido Art. 226, referem-se à família casamentaria, decorrente de união estável e monoparental. Sobre as modalidades de entidade familiar trazidas pela doutrina, assinale a alternativa INCORRETA:
A Família Matrimonial: aquela formada pelo casamento, tanto entre casais heterossexuais quanto homoafetivos.
B Família Mosaico ou Pluriparental ou Reconstituída: decorrente de vários casamentos, uniões estáveis ou mesmo simples relacionamentos afetivos de seus membros. Várias origens.
C Família Eudemonista: tem a felicidade individual de seus membros como o catalisador para a sua conduta moral em sociedade, tendo a afetividade com fundamento, independente da existência de vínculo biológico.
D Família Extensa ou Ampliada: enquadra-se naqueles casos em que o indivíduo mantém duas relações ao mesmo tempo. Ou seja, é casado e mantém uma outra união estável, ou mantém duas uniões estáveis ao mesmo tempo.

Sabe-se que em nosso ordenamento jurídico, é defeso que o sujeito solucione conflitos por conta própria, porém, o Código Civil traz algumas exceções como é o caso da autotutela, que se conceitua como um meio legítimo de autodefesa, exercido segundo o princípio da razoabilidade e proporcionalidade. Com base na autotutela da posse, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A autotutela da posse trata-se de um meio legítimo de autodefesa, exercido segundo o princípio da razoabilidade e proporcionalidade.
II- A autotutela da posse independe de ação judicial e se refere a situações excepcionalíssimas, apenas podendo ser exercida quando estritamente observados os requisitos da lei.
III- A autotutela da posse pode ser exercida tanto pelo possuidor direto, como pelo possuidor indireto.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença II está correta.

É sabido que os regimes de bens constituem o conjunto de regras que regulam aspectos patrimoniais ou econômicos do casamento. A mudança de regime de bens do casamento apenas passou a ser possível com o advento do Código Civil de 2002. O Art. 1.639, § 2º, do Código é claro no sentindo de admitir a alteração do regime de bens, mediante algumas circunstâncias. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A alteração do regime não pode se dar pela via administrativa, em cartório, exigindo, pois, a instauração de procedimento judicial.
II- O procedimento judicial será de jurisdição voluntária, uma vez que, sendo o pedido conjunto, não há lide, afigurando-se, assim, juridicamente impossível um pedido de mudança formulado em ação judicial proposta por um dos cônjuges em face do outro.
III- A mudança do regime de bens, que se dará por sentença, não poderá afrontar direitos de terceiros, razão, pois, é recomendável que o juiz determine a publicação de edital, imprimindo, assim, a mais ampla publicidade.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É sabido que propriedade é um direito complexo que se instrumentaliza pelo domínio. Direito que dá, ao proprietário, a faculdade de usar e gozar de coisa incorporada ao seu patrimônio, podendo ser exercido, portanto, sobre coisas corpóreas e incorpóreas. De acordo com as características do direito de propriedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O direito à propriedade é oponível erga omnes, ou seja, contra todos. Contudo, há situações que tal característica pode ser relativizada, destacando-se os limitadores da função social e socioambiental da propriedade previstas no § 1º, do artigo 1.228, do Código Civil, especificamente tratado mais à frente. Ademais, é de se destacar o artigo 1.231 pelo qual se entende que "a propriedade se presume plena e exclusiva, até prova em contrário".
( ) O direito de propriedade permanece independentemente do seu exercício. A propriedade não desaparece por seu não uso. Apenas se extingue por vontade do proprietário ou por determinação legal.
( ) A propriedade seria um direito complexo tendo em vista todas suas nuances aqui expostas e, principalmente, em decorrência de seus quatros atributos (usar, gozar, dispor e reivindicar a coisa).
A V - V - V.
B F - F - V.
C V - F - V.
D V - V - F.

A posse ocorre a partir do domínio físico da coisa, é o exercício do sujeito que age como proprietário, podendo ser classificada como direta ou indireta, justa ou injusta, posse de boa-fé ou má-fé, nova ou velha, dentre outras. De acordo com as "classificações da posse", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Nas posses direta indireta, podem ocorrer o desmembramento possessório em linha vertical (verticalização possessória). Nesses casos, aquele que está mais próximo da coisa é o possuidor direto e aquele que está mais distante da coisa é o possuidor indireto.
( ) A posse justa é aquela que não foi eivada de vício, ou seja, que foi adquirida sem violência, clandestinidade ou precariedade.
( ) A posse será clandestina quando adquirida às escondidas daquele que teria interesse em conhecê-la.
A V - V - V.
B F - F - V.
C V - V - F.
D V - F - F.

Os alimentos podem ser conceituados como "o conjunto de meios materiais necessários para a existência das pessoas, sob o ponto de vista físico, psíquico e intelectual" (FARIAS; NETTO; RONSENVALD, 2018, p. 886). A obrigação alimentar se fundamenta, sobretudo, nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da solidariedade familiar, constituindo-se expressão da função social da família. De acordo com a classificação dos alimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Alimentos indenizatórios, ressarcitórios ou indenizatórios: são os alimentos devidos em razão da prática de ato ilícito. Cabe prisão civil por seu inadimplemento.
( ) Alimentos convencionais: são frutos de ajuste contratual, ou seja, de acordo entre as partes baseado na autonomia da vontade. Apenas caberá prisão civil do devedor caso sejam, ao mesmo tempo, alimentos legais.
( ) Alimentos legais: são aqueles decorrentes da lei, possuindo fundamento no Direito de Família oriundos das relações de união estável, casamento ou parentesco. São incluídos nessa classificação os alimentos gravídicos. Nesta modalidade de alimentos, caso ocorra o inadimplemento inescusável, cabe a prisão civil do devedor.
A V - F - V.
B F - V - V.
C V - V - V.
D V - V - F.

O Código de Processo Civil regula e divide os ritos de inventário judicial, bem como introduziu a possibilidade de realização do inventário extrajudicial. De acordo com o Inventário Judicial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Este rito deverá ser adotado quando houver herdeiros maiores de idade , ou quando desde que haja consenso quanto à partilha de bens do falecido.
( ) O rito ordinário também poderá ser o escolhido caso os herdeiros estejam em acordo quanto a partilha, sejam maiores e capazes. Caso seja este cenário o existente, será menos oneroso e mais célebre optarem pelo inventário extrajudicial.
( ) O rito ordinário será mais longo e mais oneroso, um perito judicial avaliará os bens, os cálculos serão realizados pelo contador judicial, a partilha poderá ser realizada pelo Partidor Judicial ou, quando em acordo, pelos interessados, herdeiros ou legatários, quando maiores de idade e capazes.
A V - F - F.
B V - F - V.
C V - V - V.
D F - V - V.

A palavra sucessão, em sentido amplo, significa o ato pelo qual uma pessoa assume o lugar de outra, assume a titularidade de determinados bens e direitos. No direito sucessório, o sentido passa a ser estrito, designando a transmissão de bens e direitos em decorrência do falecimento de alguém, também denominada de transmissão "causa mortis". Sabe-se também que o direito sucessório se rege pela lei vigente no tempo da abertura da sucessão, conforme disposto no Art. 1.787, do Código Civil. Com base no "direito sucessório", analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No regime da separação legal de bens comunicam-se os adquiridos na constância do casamento. Entretanto deverá ser o esforço comum dos cônjuges.
II- Na falta de descendentes e ascendentes o cônjuge, o cônjuge/companheiro sobrevivente, receberá por inteiro a herança do falecido.
III- Quando não houver descendentes, ascendentes, cônjuge ou companheiro vivo, os parentes colaterais até o 4º grau receberão a herança do falecido.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença II está correta
D As sentenças I, II e III estão corretas.

A vocação hereditária trata dos legitimados para requererem e receberem a herança do falecido. O Art. 1.798 do Código Civil informa que as pessoas legítimas para suceder são as já nascidas ou já concebidas no momento em que ocorrer a abertura da sucessão. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A sucessão pode ser legítima, decorrendo da lei, ou testamentária, por disposição de última vontade por testamento ou codicilo.
( ) Pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima.
( ) Qualquer pessoa, independentemente da existência de herdeiros necessários, pode testar a totalidade de seus bens, já que não existe herança de pessoa viva e a pessoa pode dispor dos seus bens como bem entender.
( ) O cônjuge sempre é herdeiro, independentemente do regime de bens.
A F - V - V - V.
B V - V - F - F.
C F - V - F - F.
D V - F - V - V.

As modalidades de testamentos especiais são: testamento marítimo, testamento aeronáutico e o testamento militar e estão reguladas pelos artigos 1.888 até 1.896 do Código Civil. De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Estas formas de testamento devem ser utilizadas apenas quando não seja possível efetuar as modalidades convencionais, ou seja, deverão ser utilizados apenas em casos emergências, como viagens em geral, missões de guerra, ou qualquer outra atividade que seja exercida nestes meios e o testador esteja sob risco de morte.
( ) Os testamentos especiais poderão ser realizados no formato do testamento público ou do testamento cerrado.
( ) O testamento vital será um documento que conterá as disposições de vontade do paciente sobre a forma que deseja receber tratamento em vida, por seus familiares, médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que o assistam, quando acometido por doença terminal.
A V - V - V.
B F - V - V.
C V - V - F.
D V - F - F.

De acordo com nosso ordenamento jurídico, as entidades familiares são classificadas em modalidades de entidades familiares, sendo assim Lei Maior consagra proteção para toda e qualquer família, trazendo, apenas, um rol exemplificativo de entidades familiar. Os parágrafos 2º, 3º e 4º, do referido Art. 226, referem-se à família casamentaria, decorrente de união estável e monoparental. Sobre as modalidades de entidade familiar trazidas pela doutrina, assinale a alternativa INCORRETA:
A Família Matrimonial: aquela formada pelo casamento, tanto entre casais heterossexuais quanto homoafetivos.
B Família Mosaico ou Pluriparental ou Reconstituída: decorrente de vários casamentos, uniões estáveis ou mesmo simples relacionamentos afetivos de seus membros. Várias origens.
C Família Eudemonista: tem a felicidade individual de seus membros como o catalisador para a sua conduta moral em sociedade, tendo a afetividade com fundamento, independente da existência de vínculo biológico.
D Família Extensa ou Ampliada: enquadra-se naqueles casos em que o indivíduo mantém duas relações ao mesmo tempo. Ou seja, é casado e mantém uma outra união estável, ou mantém duas uniões estáveis ao mesmo tempo.

Sabe-se que em nosso ordenamento jurídico, é defeso que o sujeito solucione conflitos por conta própria, porém, o Código Civil traz algumas exceções como é o caso da autotutela, que se conceitua como um meio legítimo de autodefesa, exercido segundo o princípio da razoabilidade e proporcionalidade. Com base na autotutela da posse, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A autotutela da posse trata-se de um meio legítimo de autodefesa, exercido segundo o princípio da razoabilidade e proporcionalidade.
II- A autotutela da posse independe de ação judicial e se refere a situações excepcionalíssimas, apenas podendo ser exercida quando estritamente observados os requisitos da lei.
III- A autotutela da posse pode ser exercida tanto pelo possuidor direto, como pelo possuidor indireto.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença II está correta.

É sabido que os regimes de bens constituem o conjunto de regras que regulam aspectos patrimoniais ou econômicos do casamento. A mudança de regime de bens do casamento apenas passou a ser possível com o advento do Código Civil de 2002. O Art. 1.639, § 2º, do Código é claro no sentindo de admitir a alteração do regime de bens, mediante algumas circunstâncias. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A alteração do regime não pode se dar pela via administrativa, em cartório, exigindo, pois, a instauração de procedimento judicial.
II- O procedimento judicial será de jurisdição voluntária, uma vez que, sendo o pedido conjunto, não há lide, afigurando-se, assim, juridicamente impossível um pedido de mudança formulado em ação judicial proposta por um dos cônjuges em face do outro.
III- A mudança do regime de bens, que se dará por sentença, não poderá afrontar direitos de terceiros, razão, pois, é recomendável que o juiz determine a publicação de edital, imprimindo, assim, a mais ampla publicidade.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:822756)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 67138944
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 5/5
Nota 5,00
É sabido que propriedade é um direito complexo que se instrumentaliza pelo domínio. Direito 
que dá, ao proprietário, a faculdade de usar e gozar de coisa incorporada ao seu patrimônio, podendo 
ser exercido, portanto, sobre coisas corpóreas e incorpóreas. De acordo com as características do 
direito de propriedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O direito à propriedade é oponível erga omnes, ou seja, contra todos. Contudo, há situações que 
tal característica pode ser relativizada, destacando-se os limitadores da função social e socioambiental 
da propriedade previstas no § 1º, do artigo 1.228, do Código Civil, especificamente tratado mais à 
frente. Ademais, é de se destacar o artigo 1.231 pelo qual se entende que "a propriedade se presume 
plena e exclusiva, até prova em contrário".
( ) O direito de propriedade permanece independentemente do seu exercício. A propriedade não 
desaparece por seu não uso. Apenas se extingue por vontade do proprietário ou por determinação 
legal.
( ) A propriedade seria um direito complexo tendo em vista todas suas nuances aqui expostas e, 
principalmente, em decorrência de seus quatros atributos (usar, gozar, dispor e reivindicar a coisa).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V.
B F - F - V.
C V - F - V.
D V - V - F.
A posse ocorre a partir do domínio físico da coisa, é o exercício do sujeito que age como 
proprietário, podendo ser classificada como direta ou indireta, justa ou injusta, posse de boa-fé ou 
má-fé, nova ou velha, dentre outras. De acordo com as "classificações da posse", classifique V para 
as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nas posses direta indireta, podem ocorrer o desmembramento possessório em linha vertical 
(verticalização possessória). Nesses casos, aquele que está mais próximo da coisa é o possuidor direto 
e aquele que está mais distante da coisa é o possuidor indireto.
( ) A posse justa é aquela que não foi eivada de vício, ou seja, que foi adquirida sem violência, 
clandestinidade ou precariedade.
( ) A posse será clandestina quando adquirida às escondidas daquele que teria interesse em conhecê-
la. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
A V - V - V.
B F - F - V.
C V - V - F.
D V - F - F.
Os alimentos podem ser conceituados como "o conjunto de meios materiais necessários para a 
existência das pessoas, sob o ponto de vista físico, psíquico e intelectual" (FARIAS; NETTO; 
RONSENVALD, 2018, p. 886). A obrigação alimentar se fundamenta, sobretudo, nos princípios 
constitucionais da dignidade da pessoa humana e da solidariedade familiar, constituindo-se expressão 
da função social da família. De acordo com a classificação dos alimentos, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Alimentos indenizatórios, ressarcitórios ou indenizatórios: são os alimentos devidos em razão da 
prática de ato ilícito. Cabe prisão civil por seu inadimplemento.
( ) Alimentos convencionais: são frutos de ajuste contratual, ou seja, de acordo entre as partes 
baseado na autonomia da vontade. Apenas caberá prisão civil do devedor caso sejam, ao mesmo 
tempo, alimentos legais.
( ) Alimentos legais: são aqueles decorrentes da lei, possuindo fundamento no Direito de Família 
oriundos das relações de união estável, casamento ou parentesco. São incluídos nessa classificação os 
alimentos gravídicos. Nesta modalidade de alimentos, caso ocorra o inadimplemento inescusável, 
cabe a prisão civil do devedor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FARIAS, C. C.; BRAGA NETTO, F.; ROSENVALD, N. Manual de direito civil. 3. ed. 
Salvador: JusPodivm, 2018.
A V - F - V.
B F - V - V.
C V - V - V.
D V - V - F.
O Código de Processo Civil regula e divide os ritos de inventário judicial, bem como introduziu 
a possibilidade de realização do inventário extrajudicial. De acordo com o Inventário Judicial, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Este rito deverá ser adotado quando houver herdeiros maiores de idade , ou quando desde que 
haja consenso quanto à partilha de bens do falecido.
( ) O rito ordinário também poderá ser o escolhido caso os herdeiros estejam em acordo quanto a 
partilha, sejam maiores e capazes. Caso seja este cenário o existente, será menos oneroso e mais 
célere optarem pelo inventário extrajudicial.
( ) O rito ordinário será mais longo e mais oneroso, um perito judicial avaliará os bens, os cálculos 
serão realizados pelo contador judicial, a partilha poderá ser realizada pelo Partidor Judicial ou, 
quando em acordo, pelos interessados, herdeiros ou legatários, quando maiores de idade e capazes. 
3
4
Será admitida também durante o processo, o requerimento da venda de bens do espólio, bem como o 
levantamento dos valores obtidos. Igualmente, o Ministério Público deverá tomar ciência de todos os 
atos praticados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F.
B V - F - V.
C V - V - V.
D F - V - V.
A palavra sucessão, em sentido amplo, significa o ato pelo qual uma pessoa assume o lugar de 
outra, assume a titularidade de determinados bens e direitos. No direito sucessório, o sentido passa a 
ser estrito, designando a transmissão de bens e direitos em decorrência do falecimento de alguém, 
também denominada de transmissão "causa mortis". Sabe-se também que o direito sucessório se rege 
pela lei vigente no tempo da abertura da sucessão, conforme disposto no Art. 1.787, do Código Civil. 
Com base no "direito sucessório", analise as sentenças a seguir:
I- No regime da separação legal de bens comunicam-se os adquiridos na constância do casamento. 
Entretanto deverá ser o esforço comum dos cônjuges.
II- Na falta de descendentes e ascendentes o cônjuge, o cônjuge/companheiro sobrevivente, receberá 
por inteiro a herança do falecido.
III- Quando não houver descendentes, ascendentes, cônjuge ou companheiro vivo, os parentes 
colaterais até o 4º grau receberão a herança do falecido.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença II está correta
D As sentenças I, II e III estão corretas.
A vocação hereditária trata dos legitimados para requererem e receberem a herança do falecido. O 
Art. 1.798 do Código Civil informa que as pessoas legítimas para suceder são as já nascidas ou já 
concebidas no momento em que ocorrer a abertura da sucessão. Sobre o exposto, classifique V para 
as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A sucessão pode ser legítima, decorrendo da lei, ou testamentária, por disposição de última 
vontade por testamento ou codicilo.
5
6
( ) Pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo 
a legítima.
( ) Qualquer pessoa, independentemente da existência de herdeiros necessários, pode testar a 
totalidade de seus bens, já que não existe herança de pessoa viva e a pessoa pode dispor dos seus bens 
como bem entender.
( ) O cônjuge sempre é herdeiro, independentemente do regime de bens.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - V.
B V - V - F - F.
C F - V - F - F.
D V - F - V - V.
As modalidades de testamentos especiais são: testamento marítimo, testamento aeronáutico e o 
testamento militar e estão reguladas pelos artigos 1.888 até 1.896 do Código Civil. De acordo com o 
exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estas formas de testamento devem ser utilizadas apenas quando não seja possível efetuar as 
modalidades convencionais, ou seja, deverão ser utilizados apenas em casos emergências, como 
viagens em geral, missões de guerra, ou qualquer outraatividade que seja exercida nestes meios e o 
testador esteja sob risco de morte.
( ) Os testamentos especiais poderão ser realizados no formato do testamento público ou do 
testamento cerrado.
( ) O testamento vital será um documento que conterá as disposições de vontade do paciente sobre a 
forma que deseja receber tratamento em vida, por seus familiares, médicos, enfermeiros e demais 
profissionais da saúde que o assistam, quando acometido por doença terminal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V.
B F - V - V.
C V - V - F.
D V - F - F.
7
De acordo com nosso ordenamento jurídico, as entidades familiares são classificadas em 
modalidades de entidades familiares, sendo assim Lei Maior consagra proteção para toda e qualquer 
família, trazendo, apenas, um rol exemplificativo de entidades familiar. Os parágrafos 2º, 3º e 4º, do 
referido Art. 226, referem-se à família casamentaria, decorrente de união estável e monoparental. 
Sobre as modalidades de entidade familiar trazidas pela doutrina, assinale a alternativa 
INCORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; Centro 
Gráfico, 1988.
A Família Matrimonial: aquela formada pelo casamento, tanto entre casais heterossexuais quanto
homoafetivos.
B Família Mosaico ou Pluriparental ou Reconstituída: decorrente de vários casamentos, uniões
estáveis ou mesmo simples relacionamentos afetivos de seus membros. Várias origens.
C
Família Eudemonista: tem a felicidade individual de seus membros como o catalisador para a sua
conduta moral em sociedade, tendo a afetividade com fundamento, independente da existência de
vínculo biológico.
D
Família Extensa ou Ampliada: enquadra-se naqueles casos em que o indivíduo mantém duas
relações ao mesmo tempo. Ou seja, é casado e mantém uma outra união estável, ou mantém duas
uniões estáveis ao mesmo tempo.
Sabe-se que em nosso ordenamento jurídico, é defeso que o sujeito solucione conflitos por 
conta própria, porém, o Código Civil traz algumas exceções como é o caso da autotutela, que se 
conceitua como um meio legítimo de autodefesa, exercido segundo o princípio da razoabilidade e 
proporcionalidade. Com base na autotutela da posse, analise as sentenças a seguir:
I- A autotutela da posse trata-se de um meio legítimo de autodefesa, exercido segundo o princípio da 
razoabilidade e proporcionalidade.
II- A autotutela da posse independe de ação judicial e se refere a situações excepcionalíssimas, apenas 
podendo ser exercida quando estritamente observados os requisitos da lei.
III- A autotutela da posse pode ser exercida tanto pelo possuidor direto, como pelo possuidor indireto.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença II está correta.
É sabido que os regimes de bens constituem o conjunto de regras que regulam aspectos 
patrimoniais ou econômicos do casamento. A mudança de regime de bens do casamento apenas 
passou a ser possível com o advento do Código Civil de 2002. O Art. 1.639, § 2º, do Código é claro 
no sentindo de admitir a alteração do regime de bens, mediante algumas circunstâncias. Com base no 
exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A alteração do regime não pode se dar pela via administrativa, em cartório, exigindo, pois, a 
8
9
10
instauração de procedimento judicial.
II- O procedimento judicial será de jurisdição voluntária, uma vez que, sendo o pedido conjunto, não 
há lide, afigurando-se, assim, juridicamente impossível um pedido de mudança formulado em ação 
judicial proposta por um dos cônjuges em face do outro.
III- A mudança do regime de bens, que se dará por sentença, não poderá afrontar direitos de terceiros, 
razão, pois, é recomendável que o juiz determine a publicação de edital, imprimindo, assim, a mais 
ampla publicidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina