Buscar

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 44 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 6, do total de 44 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 9, do total de 44 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 1/44
Dr. Marcos Britto da Silva, MD, MSc Ortopedista
Traumatologia Esportiva
Médico Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte. A�liate Member of the
American Academy of Orthopaedic Surgeons Consultório: +55 (21) 21031500 ,
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CRM 52-53.862-0, RQE 17.345, TEOT 5568
CONSULTÓRIO
 
CURRÍCULUM
 
ARTIGOS
 
INICIO
Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
Por MARCOS BRITTO DA SILVA
Anatomia, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento nas
compressões nervosas do nervo ulnar no cotovelo e punho
A compressão do nervo ulnar ocorre quando o nervo ulnar é comprimido no braço. Quando
isso acontecer o nervo não irá funciona normalmente
Anatomia do Nervo Ulnar
O nervo ulnar é uma dos três principais nervos do braço. Ele viaja
sob a clavícula e na parte interna do braço. Ele passa por um túnel
na parte interna do cotovelo (do túnel cubital) Aqui você pode sentir
o nervo através da pele. 
Além do cotovelo, o nervo passa sob os músculos do lado de
dentro do braço e na mão do lado da palma da mão com o dedo
mindinho. Como o nervo entra na mão, ele viaja através de um outro
túnel (no canal de Guyon). 
Área de sensibilidade do nervo ulnar
As funções nervosas para dar a sensação para o dedo mínimo e metade do dedo anelar,
que está perto do dedo mindinho. Ele também controla a maioria dos pequenos músculos
na mão que ajuda com movimentos �nos, e alguns dos maiores músculos do antebraço
que ajudam a fazer um aperto forte. 
O nervo ulnar corre por trás do cotovelo na parte interna do braço. O osso do braço
(úmero) tem uma ranhura na parte traseira onde o nervo se encontra. Aqui, o nervo pode
ser sentida como "cordão". A ulna é o osso do antebraço que faz a ponta do cotovelo
quando é dobrado. 
https://www.marcosbritto.com/
https://www.marcosbritto.com/
http://www.marcosbritto.com/p/consultorio.html
http://www.marcosbritto.com/p/curriculum-vitae.html
http://www.marcosbritto.com/p/lista-de-artigos.html
https://www.marcosbritto.com/
https://www.marcosbritto.com/p/second-opinion-orthopedic.html
https://www.marcosbritto.com/p/video-consulta-ortopedica.html
http://www.marcosbritto.com/p/emergency.html
http://www.marcosbritto.com/p/nutricao-e-esporte.html
https://2.bp.blogspot.com/-beaZ272HJoM/TcYBD2evHZI/AAAAAAAAEbY/y7h6CTXuY-M/s1600/nervo+ulnar+1.jpg
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 2/44
Inervação do Nervo Mediano
O nervo ulnar dá a sensação para o dedo mínimo e metade do dedo anular em ambas as
laterais da palma e dorso da mão. 
Causas da Compressão do Nervo Ulnar
O local mais comum onde o nervo é comprimido está por trás do cotovelo. Às vezes �ca
comprimido no punho, abaixo da clavícula, ou quando ele sai da medula espinhal no
pescoço. O nervo mediano, que está envolvido na síndrome do túnel do carpo, dá a
sensação ao polegar, dedo indicador, o dedo médio e a metade do dedo anular no lado da
palma. Formigueiro nesta área raramente é um sintoma de compressão do nervo ulnar.
Muitas pessoas dormem com seus braços dobrados. Dormindo com o cotovelo dobrado
pode agravar os sintomas da compressão do nervo ulnar e fazer com o indivíduo acorde à
noite com os dedos adormecidos. Não se sabe exatamente o que causa a compressão do
nervo ulnar. Alguns fatores podem tornar mais provável que o nervo seja comprimido.
Estes incluem: 
* Fraturas do cotovelo viciosamente do cotovelo ( Fratura supra-condiliana de úmero)
* Cúbito Varo
* Osteó�tos no cotovelo
* Inchaço da articulação do cotovelo 
* Cistos e tumores
Um trauma direto na parte interna do cotovelo, inclinando-se sobre o cotovelo durante
períodos prolongados, apoiando o cotovelo na mesa ou na janela durante várias horas ou
uma atividade repetitiva que requeira um cotovelo dobrado pode irritar o nervo se ele já
estiver comprimido. 
Se o nervo ulnar é comprimido no punho, a causa é mais provável que seja um quisto no
canal de Guyon. 
Sintomas da compressão do nervo ulnar
A compressão do nervo ulnar pode dar sintomas de "adormecer" no dedo anelar e
mindinho, especialmente quando o cotovelo está dobrado. Em alguns casos, pode ser
mais difícil mover os dedos para dentro e para fora ou manipular objetos. 
Síndrome do túnel do carpo tem sintomas semelhantes,
mas envolve um nervo diferente (nervo mediano).
Síndrome do túnel do carpo normalmente causa
formigamento no polegar, dedo indicador e o dedo médio
(longo). 
Dormência e formigamento no dedo anelar e o dedo
mínimo são sintomas comuns de compressão do nervo
ulnar. Muitas vezes, esses sintomas vêm e vão. Eles acontecem com mais frequência
quando o cotovelo está dobrado, como ao dirigir ou segurar o telefone. Algumas pessoas
https://2.bp.blogspot.com/-ohLAF3GPoMQ/TcYA2yU6NSI/AAAAAAAAEbQ/S0EdG6yOcrA/s1600/nervo+ulnar+3.jpg
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 3/44
Inervação nervo Ulnar
acordam durante a noite porque seus dedos estão dormentes. Enfraquecimento e
di�culdade de coordenação dos dedos (como digitar ou tocar um instrumento) podem
ocorrer. 
Se o nervo é muito comprimido ou foi comprimida por um longo
tempo pode ocorrer perda de massa muscular na mão. Por este
motivo, é importante consultar o médico logo que algum dos
sintomas são notados. 
Diagnóstico das compressões do nervo ulnar
Sempre consulte um ortopedista se notar os sintomas da
compressão do nervo ulnar, que interferem nas atividades normais
ou durar mais de duas semanas semanas. 
O ortopedista examinará o braço para determinar onde o nervo é comprimido. Se o nervo
está irritado, batendo sobre o nervo no epicôndilo medial pode causar um choque no dedo
mindinho e do dedo anular, mas isto pode acontecer quando o nervo estiver normal
também. 
O ortopedista pode recomendar estudos de condução nervosa (ENM Eletro-Neuro-
Miogra�a e PESS Potenciais Evocados Somato Sensitivos). Estes são testes especiais
para determinar o quão bem o nervo esta funcionando e ajudar a localizar a área de
compressão. Os nervos funcionam como �os, quando o nervo não está funcionando bem,
leva mais tempo para os nervos conduzir o impulso elétrico. Durante este teste, o nervo é
estimulado em um só lugar. A quantidade de tempo que leva para a resposta a ser
conduzida para outro local é determinado. A área onde a condução nervosa leva muito
tempo é provável que seja o lugar onde o nervo esteja comprimido. 
Às vezes, uma pequena agulha é colocado em alguns dos músculos que são controlados
pelo nervo ulnar. Isto pode determinar se há qualquer evidência de perda de massa
muscular. 
Tratamento d compressões do nervo ulnar
A menos que haja uma grande perda da massa muscular, tratamento não cirúrgico será
provavelmente o tratamento inicial. 
Prevenção 
* Evite o uso frequente de braço com o cotovelo dobrado
* Se você usa um computador com frequência, certi�que-se que
a cadeira não é muito baixa. 
* Evite inclinar-se sobre o cotovelo ou colocar pressão no
epicôndilo Medial
* Por exemplo, não dirija com o braço apoiado na janela aberta. 
https://3.bp.blogspot.com/-g-JcN4WmNnQ/TcYA7s5lk7I/AAAAAAAAEbU/S3x9UA2mHOw/s1600/nervo+ulnar+2.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-dFKNcEpBdYw/TcYBRJHQVAI/AAAAAAAAEbg/riIB6yFT2R0/s1600/nervo+ulnar+4.jpg
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 4/44
* Mantenha o cotovelo reto à noite, quando você está
dormindo. Isso pode ser feito envolvendo uma toalha em
volta do cotovelo reto, usando uma almofada no cotovelo ,
ou usando uma cinta especial. Enrolar em uma toalha no
braço pode ajudá-lo a se lembrar de não dobrar o cotovelo durante a noite. 
O tratamento não cirúrgico Se os sintomas são recentes,o ortopedista pode recomendar
um medicamento anti-in�amatórios, para ajudar a reduzir o inchaço ao redor do nervo. A
�sioterapia também ajuda.
Tratamento Cirúrgico Se as estratégias listadas acima, não melhorarem a condição, se o
nervo está muito comprimido, ou se há perda de massa muscular, ou existe uma
deformidade óssea o médico pode recomendar uma cirurgia para tirar a pressão sobre do
nervo. 
Na maioria das vezes, a cirurgia é feita em torno do cotovelo, mas isso pode ser feito no
punho, se esse é o local da compressão. Às vezes, o nervo é comprimido em ambos os
lugares, então a cirurgia é feita tanto no cotovelo quanto no punho. 
Cirurgiões usam várias formas para aliviar a compressão do nervo em torno do cotovelo.
Todos as operações envolvem fazer uma incisão ao redor ao cotovelo. 
Em uma única operação, apenas o "telhado" é retirada do túnel cubital. Isso tende a
funcionar melhor quando a compressão do nervo é leve. 
Mais comumente, o nervo é movido de seu lugar atrás do cotovelo para um novo lugar na
frente do cotovelo. Isto é chamado de transposição anterior do nervo ulnar. O nervo pode
ser movido a �car sob a pele e gordura, mas em cima do músculo (transposição
subcutânea), dentro do músculo (transposição intermuscular) ou sob o músculo
(transposição submuscular).
A cirurgia geralmente é feito em regime DayClinic com um pernoite no hospital.
Dependendo do tipo de cirurgia, pode ser necessário usar uma tala por algumas semanas
após a operação. A transposição submuscular geralmente requer um tempo maior (3-6
semanas) em uma tala. 
O cirurgião pode recomendar a terapia física para ajudar a recuperar a força e o
movimento do braço e da mão. Os resultados da cirurgia são geralmente boas. Se o nervo
estiver comprimido por muito tempo ou se há perda de massa muscular, o nervo pode não
ser capaz de voltar ao normal e alguns sintomas podem permanecer mesmo após a
cirurgia. Nervos recuperam lentamente e podem levar um longo tempo para saber como o
nervo vai funcionar depois da cirurgia. 
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 07/05/2019
https://2.bp.blogspot.com/-GqzZui9rJuI/TcYBL4ZDOMI/AAAAAAAAEbc/IAnGPVTTgZc/s1600/nervo+ulnar5.jpg
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 5/44
Cotovelo Nervo umero
MARCOS BRITTO DA SILVA
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da
Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade
Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, -
International A�liate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons -
Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em
Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação
em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e
Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - (
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - (
Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de
Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional
Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International
Federation of Sports Medicine (http://www.�ms.org),
RC 31 de julho de 2011 às 13:55
Parabéns pela esclarecedora matéria em seu blog, sobre a Compressão do
Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho.
Tenho 1,80m, 81 kg, além de malhar, correr e seguir a risca uma
alimentação saudável. Comecei a sentir tais sintomas há uns dois meses.
Através do seu blog vou seguir as orientações com o intuito de diminuir a
dormência nos dedos mínimo e anular, que por sua vez só ocorrem no
período da noite. Durante o dia, trabalho ou esporte físico, não sinto dores
alguma, muito menos dormência. O sintoma só ocorre em longos períodos
com os braços dobrados.
Devo intensi�car os alongamentos antes e pós-treino, corrigir a postura ao
trabalhar no computador, além de um fortalecimento do antebraço.
Vim aqui somente para parabenizá-lo pela matéria. Estava um tanto a�ito,
porém percebi que é um sintoma um tanto comum e que o mais importante
é, começar desde cedo a prevenção.
RESPONDER
julio 30 de setembro de 2011 às 17:12
Doutor a mais ou menos rês dias estou sentindo um formigamento nos
dedos mindinho e anelar, não levei nenhuma pancada mais costumas
trabalhar com os cotovelos sobre a mesa, eu coloquei gelo no cotovelo e
logo depois o nervo �cou bem sensivel, quando passo a mão levo choques,
fui em uma �sioterapeuta q pediu para eu esperar mais alguns dias, só que
eu faço musculaçao, quero saber se posso continuar malhando? e o q
posso fazer durante essa semana de espera, só passar gelo?
RESPONDER
Menino 13 de novembro de 2011 às 06:38
https://www.blogger.com/email-post.g?blogID=8777673&postID=7614829724830480694
https://www.marcosbritto.com/search/label/Cotovelo
https://www.marcosbritto.com/search/label/Nervo
https://www.marcosbritto.com/search/label/umero
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.blogger.com/profile/09143128371783431368
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1312131312506#c8923457881608504607
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/01284333715113791385
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1317413550391#c4474370584521133089
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/16812853041856695850
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1321173481555#c6953504196641711474
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 6/44
Recentemente (há cerca de 4 meses) parti a tarcicula do rádio, com
luxação grosseira do cotovelo esquerdo. Há cerca de 2 semanas comecei a
sentir de forma mais frequente formigueiro no dedo mindinho e anelar.
Parece claramente problema do Nervo Ulnar. Estou fora em trabalho, mas
quando regressar vou ao médico con�rmar e obter indicação terapêutica.
Para já vou tentar seguir as recomendações do site e procurar manter o
braço mais esticado possível e talvez colocar gelo. Gelo é adequado nesse
caso? Obrigado
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 19 de novembro de 2011 às 21:53
Respondido por email
RESPONDER
WILL 10 de fevereiro de 2012 às 18:15
Boa tarde Dr. Marcos!! Primeiramente parabéns pelo site, acredito que ajuda
muita gente com seus esclarecimentos!! Tenho 24 anos pratico
musculação e duas modalidades de luta. Venho a tempo apresentando
formigamento nos dedos anelar e mínimo da mão esquerda e apesar de
não sentir dores percebo que algo está anormal no meu cotovelo(acredito
que seja o nervo fora do lugar). Já �z ressonância magnética e tratamento
com medicação. Apesar de aliviar o formigamento o nervo continua fora do
lugar. A minha dúvida é se posso continuar a praticar esportes como
musculação e luta mesmo com o nervo fora do lugar ? Grato desde já!!!
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 10 de fevereiro de 2012 às 18:27
Sugiro que você procure um ortopedista para avaliar esse formigamento
RESPONDER
Bianca Rodrigues 29 de fevereiro de 2012 às 13:43
Olá, parabéns pelo blog, esclareci muitas duvidas, porém ainda tenho uma.
Fiz cirurgia para a reconstrução do ligamento colateral medial do cotovelo
em 2009. Já tive esses sintomas em julho do ano passado, mas sumiram e
a região interna do cotovelo �cou meio sensível mas sem dor. Fazem 2
semanas que os sintomas voltaram mais fortes e também sinto a dor como
se alguém estivesse apertando meu cotovelo. Esse último sintoma é
normal ou pode indicar um problema diferente?
Desdejá agradeço,
Bianca Rodrigues
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 29 de fevereiro de 2012 às 15:00
Acho que vale a pela consultar novamente o ortopedista, pode ser uma
coisa simples como uma tendinite porém pode ser algo diferente e seu
médico saberá orientá-la.
RESPONDER
Luis Felipe 29 de abril de 2012 às 10:44
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1321746806377#c6873746782448207098
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/07098519024429105529
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1328904900331#c6917049319882980995
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1328905637465#c260513452252467843
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/16326670462263628258
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1330533786121#c8430868766734163450
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1330538434306#c1754563345849338772
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/03031935355246947277
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1335707099707#c9113898706292265858
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 7/44
Olá Dr.Marcos levei uma pancada no cotovelo,justo creio eu nesse nervo,
minha mão formigou muito e doeu muito, logo após como as imagens
acima senti uma coisa estranha e diferente na região do dedo mindinho e
dedo anelar estou sentindo como se tivesse perdido a sensibilidade de
toque na verdade sinto pouco o toque, gostaria de saber o que fazer.
Obrigado Luis Felipe
RESPONDER
Marco Antonio 13 de maio de 2012 às 19:18
Doutor, tenho 18 anos a dois dias tive uma sincope, suspeito que seja
devida à uma má alimentação. Na queda bati meu cotovelo no chão, creio
não ter fraturado pois consigo mexê-lo. Mas deesde entao meu dedo anelar
e mínimo tem formigado um pouco, e um pouco da perda de sensibilidade
na palma da mao. E Quando mexo o cotovelo sinto um leve choque. O Que
o senhor indica?
Meu e-mail é marco.a_ita@hotmail.com.
Atencioso, Marco Antonio Melo
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 14 de maio de 2012 às 09:25
Indico procurar um cardiologista para investigar essa sincope, em
relação a cotovelo pode realmente ter havido uma compressão
temporária do nervo ulnar e nesse caso você deve procurar o
auxílio de um ortopedista.
MIM 26 de junho de 2012 às 22:37
Doutor, estou exatamente com esses sintomas. a principio achava que não
era nada pois a dormência vinha e logo em seguida sumia. agora por acaso
pesquisando na net, vi que é coisa séria.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 27 de junho de 2012 às 08:04
Estão esta na hora de procurar o ortopedista.
Amasep Brasil 3 de julho de 2012 às 20:50
Doutor a quase 1 semana estou sentindo um formigamento nos dedos
mindinho e anelar, costumo trabalhar com os cotovelos sobre a mesa,
quando enconsto no cotovelo passo a mão levo choques, devo tomar anti-
in�amatorio, é grave? esta me incomodndo....obrigado
a.stellato@ig.com.br
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 4 de julho de 2012 às 10:39
Seus sintomas são semelhantes aos descritos acima, você deve
procurar um ortopedista
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/10813501789282058741
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1336947485280#c5827865466059916834
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1336998350818#c5928800317457510789
https://www.blogger.com/profile/06130330695555814531
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1340761062849#c7536612955719442771
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1340795056177#c5670467275685570498
https://www.blogger.com/profile/03026804609435659903
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1341359412829#c8454861468428110477
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1341409170015#c5527221936354214858
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 8/44
Anônimo 16 de julho de 2012 às 10:40
bom dia!meu namorado fez artroscopia de ombro a um ano e ele ainda
sente o braço e os dedos durmentes.isso é reversivel?um medico disse que
nao tem jeito, que ele vai �car assim.ele esta �cando depressivo por
isso.por favor me de uma resposta.obrigada!
meu email lunafa32@hotmail.com
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 16 de julho de 2012 às 10:51
Para saber se uma patologia é reversível, precisamos saber qual a
patologia, a princípio temos tratamento para tudo enquanto há vida.
RESPONDER
Tatyy Silva 26 de julho de 2012 às 19:12
Olá Dr Marcos,
Gostaria de saber se um tumor benigno no quadril é doloroso??
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 27 de julho de 2012 às 17:57
Sim, uma tumoração em quadril pode provocar dor em alguns
casos
Aimara Melânia 16 de agosto de 2012 às 23:14
Dr. Marcos,
Em determinado momento, de repente, sinto todo e somente o dedo anular
dormente, esbranquiçado e sem circulação.
A circulação retorna, quando coloco um pouco de sal na língua e faço
movimentos abrindo e fechando as mãos sem parar.
O que pode me relatar em relação a esse sintoma?
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 17 de agosto de 2012 às 13:22
Você precisa procurar um médico de preferencia nos dias em que os
sintomas estiverem mais visíveis, se o médico conseguir ver esses
sintomas que você está relatando, �ca mais fácil fazer o diagnóstico.
RESPONDER
Aimara Melânia 17 de agosto de 2012 às 13:51
Agradeçolhe a atenção dispensada. Irei seguir o seu conselho e
em maiores dúvidas volto a me comunicar.
Adrianotj 21 de agosto de 2012 às 01:08
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1342446041847#c6219654903577566498
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1342446703218#c6115084871934156303
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/04929774151745056123
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1343340767252#c9066024347065252247
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1343422653952#c7492892478492181217
https://www.blogger.com/profile/05197778556123636958
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345169694987#c3020534771280908204
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345220550644#c8832601059263864710
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05197778556123636958
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345222261937#c5396138796795953380
https://www.blogger.com/profile/03296869325426065071
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345522098689#c496131140954640218
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html9/44
Dr, por favor, preciso de uma orientação, a cerca de três anos fui
diagnosticado com tendinite calcânea, minha RMN aponta diversas
in�amações por todos os nervos que existem no pé, sinto dor na Tíbia e
nos joelhos, vou percorrendo os tendões e sinto que a origem tem a ver
com eles.
Uma especie de dor muscular sem �m, �sioterapia não resolve, nem ao
menos ameniza, o �sioterapeuta disse que nunca viu isso.
Sugeriu solicitar ao Ortopedista exames Eletroneuromiogra�a para estudo
da condução nervosa.
Dr, por favor, existe algum médico ortopedista especialista que possa
indicar-me? Tenho plano de saúde Unimed Paulistana, se meu convênio não
aceitar dou um jeito para pagar consulta particular.
Se o Dr, puder indicar-me quem eu devo procurar, agradeço muito.
Nada resolve, palmilhas, faixas, fui até numa clínica que se chama pés sem
dor, comprei palmilha absurda de cara, nada resolveu.
Muito obrigado por seu altruísmo.
Se puder responder no meu e-mail agradeço muito.
adrianotj@msn.com
Abraços.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 28 de agosto de 2012 às 07:46
Procure no Site da SBOT www.sbot.org.br lá você encontra uma
relação com o nome de todos os ortopedistas que são membros
titulares da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia na
sua cidade.
Unknown 21 de agosto de 2012 às 13:41
oi dr minha mao direita amotece que parece nao senti la e de noite qnd
estou dormindo eu acordo com ela torta e formigando o que deve ser isso e
o que devo fazer obrigada
RESPONDER
(♥) Brasil, Acima de Tudo! 21 de agosto de 2012 às 14:42
Recente mente venho dentro problemas com o meu dedo mindinho da mão
direita, acordei num sabado e o de do estava inchado e doia,nesse memso
dia o pulso da Mae esquerda tb doia, mais ja sabia que era minha tendinite
incomodando, passou o tempo a dor no pulso acabou, mais o meu dedo
mindinho continua inchado e doendo, nao consigo mais fechar meu
dedinho e nem fazer muitos movimentos com ele,so consigo fazer poukos
movimentos! oq pode ser! nao me lembro de ter machucado ele! ajuda ai! ja
tendei porcurar um medico, mais sabe como e Nosso sistema de saude
publica.
RESPONDER
Unknown 21 de agosto de 2012 às 21:50
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1346150800131#c4350535821408427248
https://www.blogger.com/profile/03477639885919818567
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345567291743#c6150273832945225478
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/02411349101331770530
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345570944820#c6343073861197095753
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/00807980056031599620
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345596652842#c6093300468691416757
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 10/44
oi o quebrai meu braço no cotovelo e ele �cou torto.Da para voltar ele ao
normao ou ele �ca assim.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 22 de agosto de 2012 às 16:51
A principio sim , a cirurgia ortopédica visa exatamente evitar e
corrigir as deformidades ósseas.
Unknown 23 de agosto de 2012 às 08:41
Bom dia Dr. Marcos
No inicio do ano comecei a sentir formigamento nos dedos e a coisa foi só
piorando, procurei meu ortopedista e foi constatado pressão no nervo ulnar
(punho) devido ao uso do mouse.
Há pouco mais de um mês �z a cirurgia para tentar aliviar essa pressão,
passei pelo pós operatório super bem, já tinha aliviado bastante o
formigamento.
Mas de uma semana pra cá está formigando muito, demais mesmo que
está me incomodando bastante.
Voltei a trabalhar normalmente e a usar o mouse, porém com aquele
mousepad ortopédico (com bolha de gel).
Quais dicas ou qual solução pra tentar melhorar esse formigamento?
Se possivel me responda para o email bdunonfs@hotmail.com
Muito obrigado
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 27 de agosto de 2012 às 14:30
Você deve procurar novamente seu ortopedista, pode ser uma
compressão em outro local, a cicatriz pressionando o nervo, um
vício postural ou alguma outra coisa.
antonio carlos pacheco junior 24 de agosto de 2012 às 12:00
quando eu tinha 12 anos cortei o tendão e perdi o movimento do dedo
indicador, hoje tenho 34 anos, tenho algum direito pela previdencia, pois
tenho algumas di�culdades em alguns trabalhos,
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 24 de agosto de 2012 às 13:07
Você deve fazer essa pergunta um advogado que entenda de
direito previdenciário.
Thiago Falth 24 de agosto de 2012 às 20:03
Achei que isso só acontecesse com muito tempo, porém estou trabalhando
diretamente agora numa mesa com cadeira baixa durante 5 meses...e de 2
meses pra cá estou sentindo isso diariamente! E é exatamente nessa
posição do ante braço sobre a quina da mesa que �co. Isso em algum
momento é reversível, tirando a hipótese de tratamento cirúrgico.
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345665078410#c2187579189001624592
https://www.blogger.com/profile/18007064538936785230
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345722067445#c7316881656202946333
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1346088659751#c8306035353159349310
https://www.blogger.com/profile/02400450205933603363
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345820441917#c5981831280754323921
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345824455393#c8595977478852265078
https://www.blogger.com/profile/14452353649839125397
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345849426862#c1630561560068758566
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 11/44
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 28 de agosto de 2012 às 07:48
A princípio sim. Porém para lhe dar maiores informações e
con�rmar qual o seu diagnóstico precisaria examiná-lo.
Unknown 25 de agosto de 2012 às 21:59
Caro Dr. Marcos Britto da Silva,
Antes de mais agradecer pelo magní�co artigo, é de enaltecer o fato de
partilhar o seu conhecimento em benefício de todos.
Tenho 42 anos e há uns anos pratiquei exporte ligado às duas rodas que
me causou algumas lesões, entre elas, no braço direito a clavícula partida
duas vezes e uma luxação no rádio (isto entre os 12 e 18 anos), mais
recentemente (cerca de 2 anos atrás) fruto de uma queda bati fortemente
com cotovelo deste mesmo braço, como depois disso alguns movimentos
do cotovelo �caram debilitados consultei o médico, foi detectado líquido no
cotovelo não posso precisar mas sei que tomei alguma medicação,
entretanto como os sintomas desapareceram o desleixo falou mais alto e
abandonei a medicação sendo provável que a lesão não tivesse sido
convenientemente resolvida.
Há cerca de um mês senti por dois dias dormência e formigueiro na área
que o seu desenho indica (dois dedos anelar e mindinho e palma da mão
inferior), os sintomas desapareceram e voltaram agora de forma contínua,
dormência e o formigueiro nessa mesma zona, passados 4 dias e algo
preocupado dirigi-me ao hospital, foram-me feitos vários exames, raio-x a
outras zonas lesionadas, electrocardiograma, etc., mas nada de errado foi
encontrado, tudo parece estar bem...fui então reencaminhado para a
neurologia mais um TAC à cabeça (devido a traumatismos antigos) mas
também aqui tudo estava bem, o médico em outro tipo deexames “físicos”
à primeira vista também não encontrou nada de anormal, marcou-me então
uma consulta (que ainda não aconteceu) com o intuído de acompanhar e
efectuar outro tipo de exames.
Um médico amigo alertou-me ainda que deveriam ser feitos exames no
sentido de despistar a esclerose múltipla, lendo o seu precioso artigo, não
tenho conhecimentos mínimos nesta área mas tudo parece fazer sentido e
apontar realmente para a compressão no nervo ulnar;
- Os sintomas são rigorosamente os que o Dr. descreve.
- As lesões antigas da clavícula e cotovelo mal resolvida podem
eventualmente estar a causar a compressão no nervo.
- A agravante de passar mais de 8 horas diárias frente ao computador, o
braço direito (do rato) está durante todo este período dobrado.
- Da primeira vez que o sintoma apareceu, desapareceu ao �m de dois dias
quando iniciei as ferias, provavelmente por o braço deixar de estar
continuamente dobrado.
- Sinto ainda algum desconforto/pressão precisamente na área da clavícula
e cotovelo.
- O sintoma de formigueiro tem tendência a agravar-se quando o cotovelo
está completamente dobrado.
A conclusão a que chego que os sintomas se possam dever à compressão
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1346150905014#c2834404157771382908
https://www.blogger.com/profile/07618877990615976251
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1345942762698#c1506444891747895186
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 12/44
no nervo ulnar, foi somente baseada no que li do seu artigo, face ao meu
desconhecimento total peço ao Dr. se possível me elucide se devo
imediatamente analisar esta possibilidade.
Desde já agradecido,
Um abraço
Miguel Mestre
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 26 de agosto de 2012 às 18:24
Sim, você deve procurar um ortopedista
Unknown 27 de agosto de 2012 às 09:29
dr:sinto dores no bescoço,ombro inxado ,dores no braço direito sinto varias
vezes esse ano ja mim teu isso tres vezes vou ao medico so mim passa
remedio para does musculares passa mais quando volto ao trabaho
começo asentir novamente nao consigo ne dormi a noite da dormesia nos
braços o cansaço orrivel q as veses ne consigo mivimenta direito.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 27 de agosto de 2012 às 12:52
Realmente você precisa de acompanhamento médico. Sugiro que
você procure um médico que possa ajudá-la.
Unknown 30 de agosto de 2012 às 08:44
boa dia, dr. a 4 dias eu estou sentindo um dor no braço, na parte inferior,
esta inchado e doendo bastante principalmente quando toco o local, e eu
nao me lembro de ter machucado em nehnum local, quando eu to no local
me parece que tem um musculo fora do lugar, retorcido talvez,
o que pode ser, devo ir um medico, ou esses sintomas sao passageiros?
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 30 de agosto de 2012 às 12:20
Acho que você deve ir ao Médico
Unknown 5 de setembro de 2012 às 19:11
Boa noite. Dr. Fiz uma cirurgia de reconstrução óssea e ligamento do
punho! Já faz dez dias, e não consigo movimentar os dedos e estou com o
punho bambu. isso e normal? Pq eu faço?
MARCOS BRITTO DA SILVA 5 de setembro de 2012 às 23:41
você esta em pós operatório imediato, deve conversar com seu
médico.
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1346016284692#c359459217640397488
https://www.blogger.com/profile/12511463492489388503
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1346070558654#c5964483059796869155
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1346082768444#c3654674944895518514
https://www.blogger.com/profile/06899936076582835668
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1346327080827#c3163935854176347412
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1346340041494#c1454449224043292743
https://www.blogger.com/profile/05301505474939282076
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1346883086290#c5896991925532249352
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1346899273205#c2564758655090832151
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 13/44
RESPONDER
Unknown 10 de setembro de 2012 às 21:10
BOA NOITE, DR SEU SITE É MARAVILHOSO E COMO TODOS TAMBEM
ESTOU A PROCURA DE AJUDA, SE PUDER ME AJUDAR, EU TORCI MEU
BRAÇO ESQUERDO NO MES DE JULHO FIZ FICOU INCHADO E TODO PRETO
POR DENTRO, EU SO TORCI, NAO BATI NEM CAI, SO QUE MEU BRAÇO NAO
ESTICA MAIS NA PARTE DE DENTRO DO BRAÇO NA ALTURA DO
COTOVELO SINTO UMA LINHA DURA QUE SE FORMOL E NAO DEIXA MEU
BRAÇO ESTICAR E MINHA MAO TAMBEM NAO VIRA MAIS PRA CIMA
COMO ANTES, ISSO INCOMODA MUITO POIS AFETA A SENSIBILIDADE DO
BRAÇO E AO PEGAR OBIJETOS TENHO DIFICULDADE, SE PUDER ME
ESCLARECER, OBRIGADO rosemary.bonetto@hotmail.com
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 11 de setembro de 2012 às 10:13
Ficar preto deve ter sido causado por um hematoma, isso indica
uma lesão um pouco maior. Você deve procurar um ortopedista.
Patrícia T. 11 de setembro de 2012 às 13:39
Bom dia, doutor. O nervo pulsando (dor em toda o braço, sentindo latejar
em um "�o" na parte de trás) no cotovelo indica ser o nervo ulnar?
Obrigada.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 12 de setembro de 2012 às 18:39
O nervo ulnar passa atrás do cotovelo na parte medial, atrás do epicôndilo
medial, veja a primeira �gura do post.
Patrícia T. 12 de setembro de 2012 às 18:47
Correto, mas se for mesmo o nervo ulnar, é possível ele latejar,
caso estiver in�amado?
Obrigada!
MARCOS BRITTO DA SILVA 12 de setembro de 2012 às 18:57
Pulsar esta mais relacionado a vasos arteriais, a sensação de
latejamento pode estar relacionada a in�amação, porém não
necessariamente de um nervo.
Patrícia T. 12 de setembro de 2012 às 18:59
Tá certo, muito obrigada =)!
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/15791392188720246084
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347322243195#c5105321819768925599
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347369226918#c353325901846025402
https://www.blogger.com/profile/17090599430388276689
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347381553075#c4277679768107332123
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347485941175#c3733647216571521037
https://www.blogger.com/profile/17090599430388276689
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347486434630#c7765634759987503389
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347487021238#c7824133548661218081
https://www.blogger.com/profile/17090599430388276689
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347487194301#c1666191186484786519
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 14/44
RESPONDER
jesus 17 de novembro de 2012 às12:15
ola doutor
Unknown 12 de setembro de 2012 às 23:30
Boa noite,
Estou com dormência e formigamento no dedo anelar e médio,começou
faz uma semana quando �z esforço físico(cortei grama e carreguei
peso)mas também faço bastante uso do mouse.Fica dormente quase o dia
todo mas piora quando durmo.Pode ser Síndrome do túnel do Carpo?
Procuro um médico já ou espero ver se melhora sozinho?
Obrigada.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 13 de setembro de 2012 às 14:12
procure um ortopedista
Unknown 17 de setembro de 2012 às 11:06
Olá, Boa Tarde!
no feriado do dia 7 de setembro eu cai um mega tombo em casa qnd vi que
estava caindo coloquei os dois braços na frente pra proteger o meu rosto,
porém senti dores fortíssimos, fui ao médico �z raio -x e constatou que não
tenho nd, ele então apenas receitou anti in�amatório, mais estou com tanta
dor que não consigo esticar o meu braco esquerdo dói demais e pra dormir
não consigo me virar, o que fazer ? tem algum remédio ou o certo é esperar
o tempo que vai voltar, pq a�nal no raio- x não deu nd...
desde ja, meu muito obrigada.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 17 de setembro de 2012 às 15:12
um trauma produz lesão óssea e também em partes moles o
exame radiologico mostra somente lesões ósseas. Sugiro que
você procure um médico e realize um exame físico detalhado e se
necessário novos exames de imagem.
Unknown 18 de setembro de 2012 às 17:29
ta joia meu muito obrigada, ja marquei ortopedista pra ver!!
Unknown 17 de setembro de 2012 às 19:37
doutor sinto uma espécie de dormência na mão esquerda, sinto que mexer
meu dedão, meu midindo e meu anelar tao estranhos, nao ta do mesmo
jeito que era antes.
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/11077161107842809722
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1353161725810#c5558027972246293345
https://www.blogger.com/profile/04644665619424182657
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347503456720#c6798830804591617407
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347556332156#c2071568035355601302
https://www.blogger.com/profile/09729340542957061114
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347890791034#c3651364150321666373
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347905522959#c817559465959344803
https://www.blogger.com/profile/09729340542957061114
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1348000141884#c2076234179885393361
https://www.blogger.com/profile/15244825923414283058
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347921478905#c773884870108019285
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 15/44
também sinto uma dor, não sei bem se é em uma veia ou em um músculo
na junção do braço e o antebraço, por trás do cotovelo, só que isto é no
braço direito.
ultimamente tenho �cado no computador, deitado de lado com o cotovelo
apoiando.
o que poderia ser?
pode responder por aqui mesmo, pois tou meio nervoso
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 18 de setembro de 2012 às 11:38
Entendo sua ansiedade porém você deve procurar um ortopedista.
Jessica Queiroz Flores 25 de setembro de 2012 às 10:22
Doutor a mais ou menos uns 4 dias sinto dormencia no dedo mindinho e
um pouco no anelar, a dormencia afeta um pouco mais do lado mindinho e
um pouco do braço, �co muito no computador com o mouse e o braço em
cima da mesa, o formigamento é na mão direita, devo procurar um medico?
ou esperar mais um pouco pra ver se passa? Obrigada deis de ja, muito
legal seu blog
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 25 de setembro de 2012 às 20:14
Você deve procurar um ortopedista agora
Alone 27 de setembro de 2012 às 12:13
Dr. to com uma dorzinha nesse osso redondo perto do punho,depedendo a
movimento que eu �zer atrapalha um pouco, e como eu faso academia esta
me incomodando não to consiguindo malha oque devo fazer?
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 27 de setembro de 2012 às 14:17
Se a dor esta persistindo acho que vale uma consulta ao
ortopedista
Unknown 8 de outubro de 2012 às 11:41
Bom dia Dr. trabalho maior parte do dia no computador,sinto dores nos
braços,as vezes minhas mãos �cam dormentes,as vezes sinto sensação de
choques,parece que sinto fraqueza se carrego muito peso.devo procurar
um especialista.
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1347979109286#c1406468572473666859
https://www.blogger.com/profile/05134853586636802122
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1348579362450#c1093261312857066040
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1348614859392#c708195441354686443
https://www.blogger.com/profile/05273701465215376839
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1348758803361#c7532639401015372429
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1348766220685#c561424278898371585
https://www.blogger.com/profile/11090481395587795011
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1349707301845#c9045615877700201548
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 16/44
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 8 de outubro de 2012 às 20:36
sim, acho prudente
The Pigs 9 de outubro de 2012 às 15:38
Boa noite, tenho 16 anos e numa brincadeira na sala de aula mandei com o
cotovelo na cadeira, foi uma dor horrivel, os meus dedos anelar e o
pequenino contrairam, �cou dormente e com formigueiros, e agora nao
concigo dobrar o braço, algum concelho?
obrigado
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 9 de outubro de 2012 às 18:00
Se os sintomas persistirem procure um ortopedista
Mariclei Ramos Cozen 19 de outubro de 2012 às 15:35
Dr. Estou passando por uma crise ciática, por orientação médica devo fazer
o máximo de repouso e andar de muletas a�m de evitar apoiar o pé
esquerdo no chão. Porém o uso das muletas me adormeceram os dedos
mínimo, anelar e médio(em menor intensidade). Estou sem usar as muletas
a mais de 12 horas e ainda sindo a dormência. Quanto tempo demora para
voltar ao normal?
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 19 de outubro de 2012 às 15:45
O uso inadequado das muletas pode provocar compressão
neurológica, tanto as muletas do tipo canadense quando as
muletas do tipo axilar. Procure o seu ortopedista para que ele
possa analisar as causas dessa parestesia.
RS Consultor de Negócios 31 de outubro de 2012 às 03:49
Dr. Marcos com uma certa frequência venho notando que estou com maior
facilidade para os formigamento ao dormir, certa noite dobrei o travesseiro
em dois depois de uma hora de sono acordei com o pescoço travado um
lado esquerdo da cabeça formigando e os dedos anelar e mindinho
formigando também, passei a mão no pescoço e notei que estava com
marcas de compressão e �quei na posição correta e logo passou por que
isso acontece?
MARCOS BRITTO DA SILVA 31 de outubro de 2012 às 08:26
A posição errada de dormir pode provocar compressões nervosas.
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1349739403234#c6010407303454499869
https://www.blogger.com/profile/01459334375999144850https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1349807907725#c3284125605054717373
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1349816434335#c7187981326326130647
https://www.blogger.com/profile/00845966497194674564
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1350671729334#c8877002277182542542
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1350672327332#c3199309437901721795
https://www.blogger.com/profile/11885958585730130418
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1351662541214#c2471337213007840740
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1351679207273#c1710122935165796309
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 17/44
RESPONDER
Unknown 6 de novembro de 2012 às 12:25
Parabéns pelo Blog
Ótimos esclarecimentos
Muito obrigado
RESPONDER
rummenigue 12 de novembro de 2012 às 19:57
Dr.Marcos Britto queria so tirar uma duvida.
Tive uma luxação no dedo da mão por conta de uma queda de moto.
O senhor acha que vou ter que parar de fazer minhas atividades
�sicas.Como malhação e artes marciais.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 12 de novembro de 2012 às 20:29
Após a cicatrização você deve ser avaliado novamente por um
ortopedista, a articulação estando estável ele provavelmente irá
liberar para atividades.
Unknown 28 de novembro de 2012 às 18:28
Dr. Uma pessoa de minha familia usa cocaina e um dia após ter usado a
noite td começou a se esntir muito mal com formigamento no corpo td
inclusive na cabeça e dor no peito, levamos ele para o Hospital chegando la
na hora de descer do carro ele tinha perdido o movimentos das pernas e
depois seus dedos começarao e se inclinarem para cima até �carem bem
tortos mesmos. Ele está normal hj mais oque pode ter sido isso????
L no ps só derão um calmante pra ele e assim que melhorou foi liberado.
Estou preucupada que aconteça de novo.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 30 de novembro de 2012 às 12:09
A cocaína leva a lesão no sistema nervoso e também
cardiovascular, caso ele venha a usar cocaina novamente os
sintomas podem se repetir e ele pode ter complicações ainda
mais graves. Oriente a procurar uma clínica para dependentes
químicos
marcio frangipani 30 de novembro de 2012 às 16:00
Prezado Dr. Quando criança quebrei o cotovelo esquerdo e não foi bem
calci�cado. Já adulto há aproximadamente 7 anos estou com problemas na
sensibilidade e movimentação �na do dedo mindinho o que me atrapalha
em função de tocar violão. Após ter deixado meu hobby musical estou
tentando retoma-lo e desta forma tentando reforçar a musculatura da mão.
Pergunta: Poderei ter sucesso neste meus esforço? Ao esticar os dedos o
mindinho permanece afastado dos demais. Pergunta, qual o motivo? há
alguma musculatura que devo reforçar para não haver mais esta
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/17168562646711933918
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1352211953711#c8693964186741735818
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/04014755683512622462
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1352757472357#c5128530209695426928
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1352759395983#c5326404088267982238
https://www.blogger.com/profile/07619676646298258644
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1354134508939#c7736957240106673106
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1354284570554#c3827060815964728378
https://www.blogger.com/profile/05198455072687134094
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1354298432035#c2392377374771091790
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 18/44
afastamento?
Agradeço por demais qualquer orientação
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 30 de novembro de 2012 às 16:45
A consolidação viciosa das fraturas do cotovelo pode levar a
compressão dinâmica do nervo ulnar, você deve procurar um
ortopedista e avaliar eventual aumento do valgo �siológico do
cotovelo. ( angulo de carga )
Gustavo Agostini 3 de dezembro de 2012 às 17:26
Boa Tarde Dr. Marcos!
Há uns 45 dias, dei uma pancada forte no cotovelo, que �cou incomodando
um pouco, como trabalho muito com o braço, nas últimas semanas tenho
tido dores muito fortes e sinto o cotovelo inchado, nos últimos dias a dor
tem afetado o canto da mão e o pulso, e não tenho como parar o esforço
com o braço. Gostaria de orientações, sou autônomo e dependo do meu
braço. Fico desde já grato, att. Gustavo. Meu e-mai para contato é o
gustavofagostini@gmail.com
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 4 de dezembro de 2012 às 13:03
Todo o trauma músculo esquelético deve ser avaliado pelo médico
e essa necessidade é ainda maior nos casos onde a dor persiste
como no seu caso
Unknown 10 de dezembro de 2012 às 17:33
Dr. Marcos, primeiramente obrigado por disponibilizar um site tão
maravilhoso em informação que com certeza ajudou e irá ajudar bastante.
Nos últimos 10 meses tenho tido dores frequentes de cabeça
acompanhada de dormência na mão direita, a dormência chega a durar uns
20 minutos. Já procurei um neurologista, �z tomogra�a e graças a deus
nada, oftalmologista nada, ao procurar a cardiologista "�z um eletro" e
também não apresentou nada, ela olhou a minha coluna e disse que ela
tinha um pequeno desvio, e sugeriu que eu procurasse um ortopedista ou
um �sioterapeuta, como na minha cidade não tem ortopedista, �z uma
avaliação e realmente tenho alguns problemas e comecei a fazer RPG. Nas
duas primeiras semanas foram perfeitas nada de dormência ou dores de
cabeça, porém elas retornaram. Agora a minha dormência acontece
quando eu estou sentado "�co muito, trabalho em escritório e digitando" e
levando rápido a minha mão adormece, e um formigamento responde na
minha face lado direito também. Gostaria muito da opinião do Sr.Obrigado.
MARCOS BRITTO DA SILVA 10 de dezembro de 2012 às 18:45
Você precisa de uma nova avaliação e um exame clínico detalhado
pode guiar o pensamento do medico e diferenciar uma patologia
vascular de uma neurológica.
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1354301157413#c8186091005518615518
https://www.blogger.com/profile/08077713086574278057
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1354562814217#c4376682464061971357
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1354633428337#c6795940799936054352
https://www.blogger.com/profile/15417174243652808046
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1355168017579#c4968632961666990297
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1355172348154#c86467298585852973
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 19/44RESPONDER
Unknown 12 de dezembro de 2012 às 22:26
Parabéns de verdade, difícil achar médicos que ama a medicina e amam
acima de tudo o bem físico das pessoas. Estou com o sintoma clássico e
após ler não me resta dúvidas, o problema é apoiar na mesa, pois minha
cadeira é baixa e passo 10 horas por dia atrás do computador escrevendo
peças jurídicas...
um grande abraço e meus respeitos,
com admiração,
ROBERTO INDINI
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 13 de dezembro de 2012 às 08:51
obrigado
ANNA CECILIA 18 de dezembro de 2012 às 01:08
DR.MACOS ESTOU PRECISANDO DA SUA AJUDA MINHA BEBE DE 1 E 3
MESES ESTA COM UMA DIFICULDADE NO PESCOÇO O Q FAÇO
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 18 de dezembro de 2012 às 12:29
Você deve levá-lá ao pediatra, casos ache necessário irá
encaminhar ao ortopedista
PERFECT WORLD 18 de dezembro de 2012 às 23:24
DR.MARCOS tem 1 més e meio q dei uma deslocada ou quebrei mesmo !
nem sei muito bem , foi meu dedo do pé jogando bola ele �cou todo torto
então puxei ele e volto bem mas pro lugar , não conseguir andar �rme no
chão por um bom tempo ! ele �co enxado e �co tipo um caroço duro em
cima dele ! e também onde foi a pancada ta enxado mas n mole e sim duro
! agora ele so doi quando eu pego �rme nele ou si alguem pisar ! oque pode
ser?
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 27 de dezembro de 2012 às 20:18
Procure um ortopedista.
disciplinaria 20 de dezembro de 2012 às 16:59
Olá Dr. Marcos. Parabéns pelo Blog. Escrevo para pedir orientações: Já a
alguns dias estou com dormência na ponta do polegar esquerdo, dores no
braço e nas articulações do ombro esquerdo e também incômodo no
pescoço. Tive também fortes cãibra na batata da perna direita. Os
espasmos aconteceram de madrugada e em sequência. Continuo com a
perna dolorida. Ressalto que já a algum tempo tenho sentido incôdo na
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/15146067124791788227
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1355358410815#c5274806959071236986
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1355395906788#c5639876282863838505
https://www.blogger.com/profile/07863372330561462577
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1355800138588#c4313376448258010827
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1355840945665#c8502976824737439145
https://www.blogger.com/profile/17190224106265946696
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1355880290158#c321746402082513939
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1356646727744#c1666668440051951708
https://www.blogger.com/profile/13389036783479526110
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1356029964895#c958178258412371480
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 20/44
perna direita. Estou preocupada com estes sitomas, pode ser alguma
doença séria? Devo procurar atendimento médico? Passo muito tempo no
computador trabalhando e não sei se minha postura pode estar causando
isto, mas a dormência na ponta do polegar está me deixando ppreocupada.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 29 de dezembro de 2012 às 21:22
Sim, voce deve procurar um médico
MARCOS BRITTO DA SILVA 2 de janeiro de 2013 às 12:57
Realmente acho prudente procurar um ortopedista, as festas devem ser
secundárias em relação a saúde
RESPONDER
Unknown 2 de janeiro de 2013 às 12:59
Olá doutor,já tem alguns dias que estou sentindo dormência no braço e
mão esquerda e ontem eu comecei a sentir que meu músculo da parte de
trás do braço está mas relaxada do que era antes,meu ombro também doí
muito,o que pode ser isso?
RESPONDER
monica 6 de janeiro de 2013 às 09:41
bom dia! doutor, gostaria de saber pq meu cotovelo dói mas não tenho
dormência nos dedos só me incomoda quando faço �exão, sinto um pouco
puxar, o q será?
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 7 de janeiro de 2013 às 09:16
Você já deu o primeiro passo ao se preocupar com o problema,
agora está na hora do segundo passo que é procurar o médico.
Drizinh@ Brito 9 de janeiro de 2013 às 10:53
Bom dia Doutor!! Cai de moto ontem e meu braço não estou conseguindo
esticar e nem levanta-lo na altura da cabeça...
A dor está localizada atrás do cotovelo, não está inchado nem nada
consigo mexer os dedos, segurar algo mais não consigo esticar o braço
nem levantar! fui ao hospital tomei uma injeção pra dor mais ainda não
consigo! Será que quebrou??
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 9 de janeiro de 2013 às 10:58
Sim, você deve procurar um ortopedista.
Unknown 22 de janeiro de 2013 às 21:50
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1356823329083#c4746485074451721910
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1357138675821#c1531444323760422841
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05517672319430786529
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1357138747880#c4934343285526760093
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/16463869464571570853
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1357472507312#c3191923900452370167
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1357557412507#c1926338938154148242
https://www.blogger.com/profile/06569923136402220022
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1357736018007#c8944231966908480880
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1357736288768#c8308569484351267257
https://www.blogger.com/profile/16861611864688726233
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1358898607165#c1229166317310412469
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 21/44
OLA DOUTOR, MEU MARIDO SOFREU UM ACIDENTE E CORTOU O NERVO
CUBITAL DO BRAÇO DIREITO, NÃO FEZ NENHUMA CIRURGIA E COM O
PASSAR DO TEMPO O BRAÇO DELE FOI FICANDO TOTALMENTE SECO SEM
CARNE, AGORA ELE PRECISA FAZER O QUE? TERIA Q FAZER UM CIRURGIA
MAS O SUS NÃO MARCA NUNCA QUANTO CUSTARIA UMA CIRURGIA
DESSAS POR FAVOR ME RESPONDA
GRASIELA
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 23 de janeiro de 2013 às 17:44
As cirurgias de reconstrução nervosas são possíveis porém
depois de algum tempo não há mais como faze-las, existem
possibidades de transferencias musculares em lesões nervosas
também, porém para dizer se existe tratamento cirúrgico para um
determinado caso o médico precisa examinar o pacientes e avaliar
exames de Eletro Neuro miogra�a
Leidi 1 de fevereiro de 2013 às 08:56
Muito esclarecedora sua explicação, vou marcar uma consulta com um
Ortopedista hoje mesmo. Provavelmente, eu tenha problemas no Nervo
Ulnar, pois fazem alguns meses que venho sentindo enformigamento no
dedo mínimo e parte do anelar, pensei que o problema poderia ser de
circulação ou tendinite, pois trabalho o dia todo com computador e
telefone, fazem 8 anos, a dor no cotovelo também aparece, o
enformigamento vai e vem, mas ultimamente tenho �cado direto com os
dedos assim. Muito obrigada.
RESPONDER
Unknown 21de fevereiro de 2013 às 17:25
Olá Doutor, parabéns pela iniciativa de orientar as pessoas! este exemplo
devería ser seguido por outros pro�ssionais! "Fazer o bem sem olhar a
quem!"
Estou muito intrigada com uma sensação de choque que tenho sentido a
aproximadamente 1 mês, tenho um histórico de bursite nos ombros,
problema que tento amenizar com algumas sessões de �sio quando está
em crise...porém a sensação que tenho sentido ultimamente foi observada
após uma breve torcicolo, causada, talvez, por uma posição desconfortável
ao dormir. Passado o desconforto no pescoço continuei sentindo o tal
"choque" ou dormência ao longo do braço passando pelo cotovelo,
principalmente quando estendo o braço e o apoio em algum lugar(como
por ex:a mesa do computador)
Qual a primeira orientação enquanto não consigo agendar a ida ao médico?
e qual especialidade?
desde já agradeço sua importante atenção!
Abs,
Jacqueline
MARCOS BRITTO DA SILVA 21 de fevereiro de 2013 às 19:43
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1358970268656#c5592860232541075554
https://www.blogger.com/profile/12148563704172547763
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1359716179120#c7095678342477834644
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/03598748514447615559
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1361478303921#c5288013107185385536
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1361486634981#c3209565046625334124
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 22/44
RESPONDER
Médico Ortopedista. Não apoiar o braço, para maior orientação
precisaria examiná-la e ordenar a realização de exames.
Unknown 22 de fevereiro de 2013 às 11:51
Bom dia, Dr a cerca de um mês meu irmão, sem medir a força, deu um soco
no meu braço, �cou roxo inicialmente, porém, alguns dias depois �cou duro
nesse local, e até hoje continua duro, sem roxo, não dói, que médico
procurar, ou tem algo para fazer?
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 25 de fevereiro de 2013 às 10:14
Um médico ortopedista
Unknown 27 de fevereiro de 2013 às 22:30
DR marcos boa noite adquiri protusões discal l3-l4 e tenho muito
formigamento pernas . Isso é muito grave esse medicamento etna é
recomendado a �sioterapia pode me ajudar . POís A um ano estou sem trab
E NÂO POSSO FAZER NADA Não é dor que sinto . MAS ALÈM DOS
FOMIGAMENTOS sinto pontadas no corpo é decorrencia dos problemas
com coluna tenho só 29 anos tó me sentindo uma velha . obrigado qualquer
ajuda .
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 28 de fevereiro de 2013 às 19:55
Importante descobrir a origem das dores para fazer um
tratamento especí�co. O fato de termos um determinado exame
mostrando na coluna não implica que todos os pontadas sejam
causados por aquela patologia. Outros problemas podem ajudar
para doer muito, principalmente, quando várias partes do corpo
doem.
mary 2 de março de 2013 às 14:51
Boa tarde Dr.meu �lho de 5 anos fez uma cirurgia no cotovelo , fratura
suprcindiliana do umero esquerdo, colocou dois �os, passou 45 dias com
uma tala, tirou estes �os fazem 9 dias e o cotovelo dele �cou com pouco
movimento e os dedos anelar e midinho também, isso é normal, o
ortopedista dele disse que é normal e que volta com a �sio, mas gostaria
de sua opnião me ajude por favor. Obrigada.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 4 de março de 2013 às 11:24
Para poder ajudá-la precisaria examiná-lo.
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/17217115186907319035
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1361544669104#c526832322504767268
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1361798055942#c4781470649394216437
https://www.blogger.com/profile/15560861194371686751
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1362015058350#c7436528743373782779
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1362092136519#c4674883121141797497
https://www.blogger.com/profile/03928135429913210020
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1362246692560#c1416656657781434762
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1362407069348#c4467249682922780553
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 23/44
Unknown 7 de março de 2013 às 01:14
Ola DR.Marcos, meu pai cortou o dedo indicador com uma serra a
5 dias, e foi rapido ao pronto socorro, onde o dedo teve uma sutura com
dobras de maneira menor.
Sera que quando cicatrizar , devido as suturas e dobras na pele
ele não consiga dobrar o dedo por completo ?
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 9 de março de 2013 às 20:02
Leve seu pai a um ortopedista, há necessidade de saber se houve
lesão ligamentar
Unknown 10 de março de 2013 às 12:23
Porejado doutor,
Meu noivo, que tem 23 anos, há duas semanas tem sentido um tremor no
dedo mindinho. Esse tremor nao é acompanhado por dormência e nem
formigamento. Será que pode mesmo ser uma compressão no nervo do
cotovelo? O tremor começa e dura cerca de 1 minuto e para. Nao é
continuo, mas tem sido cada vez mãos freqüente ao longo do dia.
Atenciosamente,
Camila
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 10 de março de 2013 às 18:42
Uma possibilidade é a Miofasciculação, leve seu noivo ao ortopedista.
RESPONDER
Unknown 11 de março de 2013 às 17:18
por favor dr.hernia cervical pode causar esses sintomas.agradeço pelo seu
tempo.obrigado
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 12 de março de 2013 às 13:39
Realmente a Hernia de disco cervical entra no diagnóstico
diferencial das síndromes compressivas neurológicas do
membros superiores
Lêda 16 de março de 2013 às 20:59
Ola a mais de 10 anos faço trabalhos manuais e venho sentindo dores no
braço ate mesmo quando abro e fecho a mao e quando me apoio em algum
https://www.blogger.com/profile/07715493033851898192
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1362629672184#c1405623557559962615
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1362870127391#c6643107255597544503
https://www.blogger.com/profile/05796691058092796454
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1362929011551#c6983888110641873164
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1362951755534#c1739607680105053523
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/06824099039037758740
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1363033116641#c1277526033809341887
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1363106345442#c1187171710338108639
https://www.blogger.com/profile/01158425670132953339
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1363478369578#c7506753825327656057
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 24/44
lugara mao doi sera q estou com (ler) a tal doença q atinge a pessoa q
trabalha com movimentos repetitivos
gostaria de sua opnião me ajude por favor. Obrigada.
Atenciosamente,
Lêda
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 17 de março de 2013 às 10:46
O ortopedista precisará avaliar quais articulações e grupos
musculares estão doendo e se essas dores estão relacionadas ou
não a sua atividade diária.
Lêda 17 de março de 2013 às 14:26
Obrigada, vou procurar um ortopedista
Unknown 26 de março de 2013 às 17:09
Ola dr. Marcos,a 18 anos sofri uma fratura esposta no braço, e hoje tenho o
dedo mindinho o anelar e o dedo do meio retraidos, alem de um
aprofundamento muito visivel entre o indicador e o polegar. tambem fortes
dores no cotovelo.Isso pode ser consequencia da fratura?
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 26 de março de 2013 às 20:41
Sim, pode ser sequela da fratura exposta e pode ter alguma
relação com um machucado no nervo.
Arthur 30 de março de 2013 às 22:32
Gostaria de parabenizá-lo pela matéria, pois hoje acordei com o dedo
mindinho e o anelar dormentes e formigando, �quei com esta sensação o
dia inteiro, exatamente como a ilustração acima, o mindinho todo e apenas
uma parte do anelar. Muito obrigado por esclarecer minha dúvida e já vou
marcar uma consulta com um ortopedista. Boa páscoa!!
RESPONDER
Anônimo 31 de março de 2013 às 17:21
Caro Dr. Marcos, há cerca de 15 dias, ao escorregar na beira de uma piscina
e ter me apoiado com os braços ao cair no chão, apoiei-me com o braço
direito, fazendo com que meu cotovelo deste braço viesse a chocar-se
fortemente ao solo. Após alguns minutos, começou a inchar e, após
procurar ajuda e tirar raios X, foi-me dito que não havia quebrado nenhum
osso ou rompido nenhum nervo. Como já faz todo este tempo (mais de 15
dias) e ainda continuo com dores e um pouco de inchaço nesta área,
gostaria de saber que devo fazer para melhorar de vez. Informo que
somente a área inchada está dolorida e que não apresento limitações para
qualquer movimento e nem perdi a força do braço. A questão é única e
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1363527980935#c8134977251124250713
https://www.blogger.com/profile/01158425670132953339
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1363541188396#c8924912481238571510
https://www.blogger.com/profile/13976039866381494839
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1364328575085#c123308590629707513
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1364341302144#c2516428342013327082
https://www.blogger.com/profile/01344565444767554850
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1364693555971#c2440546556292249143
javascript:;
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1364761270274#c3644367846735274188
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 25/44
exclusivamente a dor e um pouco de inchaço, no que, pelo que eu entendi
na ilustração, seria a ulna. A impressão que tenho é que criou ou inchou
alguma cartilagem. Obrigado pela resposta. Feliz Páscoa
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 31 de março de 2013 às 21:44
Caso a dor e o edema permanece sugiro retornar ao ortopedista
Sandy 1 de abril de 2013 às 20:14
Boa noite, li a sua matéria agora e achei muito interessante.
Mas tenho uma dúvida e nenhum médico consegui acertar no que séria até
ao momento. De há dois anos para cá o meu dedo mínimo da mão
esquerda tem adormecido, agora acontece o mesmo com o meu da mão
direita, no inicio disseram que era da cervical , �z tratamento e nada de
passar, Entretanto não era da cervical , era normal,o certo é que não é
normal os dedos adormecerem por completo durante a noite! Pedia a lhe
que me pode se guiar nisto :( começo a �car assutada. Obrigada pela
atenção
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 1 de abril de 2013 às 22:03
Para poder ajudá-la precisaria examiná-la,
AM 15 de abril de 2013 às 14:17
Dr, sinto dor e formigamento no nervo ulnar dos cotovelos quando os dobro
durante a noite. Magoei o nervo durante a rosca scott no treino de
musculação. Um dia também acordei com um braço paralisado, e durante
algumas noites acordei com ambos braços dormentes, mas esta situação
parou quando decidi tornar mais leves os treinos, porque estava a puxar
muita carga nos pesos. Será que produzi uma hérnia discal em exercícios
como o levantamento-terra? E o formigamento causado pelo nervo ulnar
passará bastando cessar os treinos? Já não pratico musculação há uma
semana, mas tenho saudades de praticar exercício físico, e tenho medo de
piorar a condição das lesões.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 15 de abril de 2013 às 14:47
Os sintomas de compressão nervosa são sérios, você deveria
procurar um ortopedista e não somente diminuir os treinos.
AM 15 de abril de 2013 às 14:51
Obrigado, Dr.
Assim farei.
Unknown 5 de novembro de 2013 às 08:37
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1364777075720#c7717466072621387420
https://www.blogger.com/profile/13262198671733686079
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1364858064045#c264838391078173320
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1364864605330#c1058323281063577037
https://www.blogger.com/profile/03676284304760122518
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1366046267539#c722029023219973541
javascript:;
https://www.blogger.com/profile/05905305735647938124
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1366048068693#c125464280752383383
https://www.blogger.com/profile/03676284304760122518
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1366048264194#c5188830284703888997
https://www.blogger.com/profile/07681520427363722538
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html?showComment=1383647875980#c7593484554260606636
22/06/2023, 14:02 Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
https://www.marcosbritto.com/2011/05/compressao-nervo-ulnar-cotovelo-e-punho.html 26/44
bom dia! meu �lho de 6 anos estava andando de bicicleta com o tio dele e
trancou o pé na roda da frente da bicicleta ,o tio dele ja é adulto sei que a
bicicleta chegou a impina com pé dele trancado ,na hora ele sentiu dor mas
logo começou andar ,por isso achei q não tinha acontecido nada grave
porem percebi que ele esta andando com o pé torto pra dentro ele dis que o
pé dele não obedece no lugar pra andar ,sera que quebrou alguma coisa?
isso fas 2 semanas.
RESPONDER
MARCOS BRITTO DA SILVA 5 de novembro de 2013 às 19:19
Essa é uma lesão potencialmente grave e você deve levá-lo ao ortopedista
rapidamente
RESPONDER
Unknown 6 de novembro de 2013 às 14:49
Boa tarde Dr. Eu sinto dormência e dor nesta mesma região que você citou.
Isto acontece somente a noite quando eu durmo. Acordo com muito dor,
para aliviar a dormência e a dor, eu tenho que levantar da cama, �car em pé
durante uns 20 a 30 segundos, e tudo volta ao normal, sem sentir nada.
Torno deitar e acordo novamente de madrugada com o mesmo sintoma, e
faço o mesmo procedimento citado acima. Coisa estranha, durante o dia
todo, não sinto nada, nem a noite. Acontece isso somente quando estou
dormindo. Trabalho muito no computador durante o dia e faço musculação
a noite. Mas o que me deixa chocado, é que não