Buscar

Comunicação e Expressão Atividade 5 Exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leitura e Produção de Textos (Comunicação e Expressão)
1.Saussure é considerado o fundador da linguística moderna e um dos precursores do pensamento estruturalista. Assinale a alternativa correta a respeito dos seus estudos:
Você acertou!
A. Para Saussure, a linguística estabelece dois níveis de análise da linguagem: a gramática e a semântica. A gramática reúne a fonologia, a sintaxe e a morfologia. Já a semântica detém-se sobre os sentidos.
Os dois níveis de linguagem estabelecidos pelo linguísta russo são a gramática e a semântica. A gramática reúne a fonologia, que estuda as unidades sonoras; a sintaxe, que estuda as estruturas das frases; e a morfologia, que estuda a forma das palavras.
2.De um lado, o conceito nos aparece como a contraparte da imagem auditiva no interior do signo, e, de outro, este mesmo signo, isto é, a relação que une seus dois elementos, é também, e de igual modo, a contraparte dos outros signos da língua. (...) A língua [é] um sistema em que os termos são solidários e o valor de um resulta tão-somente da presença simultânea de outros (SAUSSURE, 2002, p. 133). Sobre o signo linguístico é correto afirmar que:
Você acertou!
D. ele é arbitrário no que diz respeito a união significado/significante.
O signo é considerado como arbitrário porque se trata de uma convenção estabelecida entre os falantes de uma língua. Exemplo: a ideia de casa e seu registro fonético c-a-s-a. Com isso podemos ver mais uma característica da arbitrariedade na relação significado/significante: em outras línguas o registro fonético para esse mesmo significado é diferente, como no Inglês (temos house).
O signo pode ser considerado como imotivado uma vez que não há no caso das palavras primitivas uma relação natural entre a realidade fonética de um signo linguístico e o seu significado. O signo segue o princípio da linearidade uma vez que os signos falados formam uma cadeia na qual cada um dos elementos do plano de expressão ocupa uma posição determinada. Além disso, o significante refere-se à imagem acústica do signo e um significante pode ter mais de um significado.
3.Se remontarmos aos ancestrais dos seres humanos, veremos que, antes de aprenderem a comunicação por meio das palavras, eles recorriam a outras possibilidades, como a linguagem corporal, com gestos e sons, para se expressarem, assim, a comunicação se dava por canais e linguagens não verbais. A respeito da comunicação não verbal na transmissão de mensagens, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
D. Os gestos são considerados como a primeira língua do homem. Mesmo depois da fala, a linguagem não verbal é usada para se comunicar, já que, ao falar, a pessoa gesticula, misturando as duas formas de comunicação.
Davis (2009) entende os gestos como a primeira língua do homem e afirma que, mesmo depois da fala, usa-se a linguagem não verbal para se comunicar, já que, ao falar, gesticula, misturando as duas formas de comunicação e, muitas vezes, comunicando mais por meio de gestos, expressões faciais, postura, do que pelas palavras.
4.Pease e Pease (2005) enfatizam que há três classes de movimentos observáveis na comunicação não verbal. Assinale a alternativa que apresenta as três classes corretamente.
Você acertou!
C. Faciais, gesticulares e de postura.
Pease e Pease (2005) enfatizam que há três classes de movimentos observáveis: faciais, gesticulares e de postura
5.Signo, para Peirce, é aquilo que, por certo aspecto, representa alguma coisa para alguém. Um signo é dirigido para alguém. Na mente desse receptor, esse primeiro signo forma um equivalente de si mesmo, eventualmente um signo mais desenvolvido. Que nome é dado a esse segundo signo formado na mente do receptor?
Você acertou!
D. Interpretante.
A este segundo signo formado na mente do receptor Peirce dá o nome de interpretante.

Continue navegando