Prévia do material em texto
Arte, Cultura e Estética
Nome: Igor Fernandes de Matos Curso: Design de Games
Prova N2
1. O estilo conhecido como Expressionismo fez parte dos Movimentos de Vanguarda Europeia. Surgiu em 1905 e manifestou-se até 1930, apresentando grande força na Alemanha. Embora toda arte seja expressiva, esse estilo, em particular, procurou impressionar o observador por meio de gestos visuais que transmitissem emoções, contrapondo-se ao Impressionismo.
STANGOS, N. (Org.). Conceitos de Arte Moderna. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 1991.
A partir do apresentado assinale a alternativa que relacione corretamente as características do Expressionismo.
Resposta: A pintura abstrata ganhou espaço em composições coloridas.
Feedback da resposta: Resposta correta. Para o Expressionismo, a arte abstrata era tão importante quanto a arte figurativa. Desse modo, os artistas criaram pinturas sem temas definidos cujas cores vibrantes e as formas improvisadas eram expressões próprias.
2. O pintor francês Paul Gauguin (1848-1905) passou parte de sua vida recluso no Taiti. Suas obras produzidas após esse período chocaram tanto os críticos quanto o público da época, que chamaram tais pinturas de “bárbaras”, pois pareciam selvagens e primitivas ao olhar europeu.
ARGAN, G. C. Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução de Denise Bottmann e Federico Carotti. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A obra de Gauguin trazia contornos simples e cores puras.
Pois:
II. Gauguin assimilou características da arte oriental em suas obras.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta: A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
Feedback da resposta: Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, pois em suas pinturas Gauguin representava as figuras de modo bastante simplificado, com cores puras e sem explorar a tridimensionalidade. A asserção II é uma proposição falsa, pois Gauguin não teve influências orientais em sua produção, o artista apenas procurou retratar o mundo de forma simples e intensa.
3. Nos Estados Unidos, a arte pop avançou por etapas lentas em meio ao Expressionismo Abstrato, que era predominante. A cena artística de Nova York só sentiu o pleno impacto do Pop Art por volta de 1961. Apesar dessa hesitação inicial, o estilo ganhou raízes mais sólidas nos Estados Unidos do que em qualquer outro país. A arte pop era o instrumento ideal para enfrentar o ambiente norte-americano. Assinale a alternativa que relacione, corretamente, as características do Pop Art.
Resposta: Retorno da arte figurativa e emprego de signos da publicidade.
Feedback da resposta: Resposta correta. A resposta está correta, pois o Pop Art foi marcado pela oposição ao Expressionismo Abstrato. Desse modo, a arte pop retorna as composições figurativas que retratam objetos do cotidiano, pessoas famosas e temáticas urbanas. Signos da publicidade eram usados de modo irônico para criticar a sociedade do consumo em massa.
4. Leia o excerto a seguir:
“Apesar da ideia de retorno ao passado, o movimento conhecido por esse nome nada possuía de nostálgico. Era, na verdade, portador de um acentuado sentimento de superioridade em relação aos séculos precedentes, acompanhado de atitude de substancial otimismo diante do presente e do futuro. Mas a autoridade atribuída por eles ao passado não funcionava apenas como limitação e modelo a ser imitado. Constituía, acima de tudo, desafio e estímulo na direção de novas formas”
BYINGTON, E. L. O projeto do Renascimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. p. 8.
Considerando o excerto apresentado, sobre a arte no Renascimento, assinale a alternativa correta.
Resposta: O artista do Renascimento desenvolveu novas técnicas e modos de representação.
Feedback da resposta: Resposta correta. A alternativa está correta, pois, durante o Renascimento, os artistas buscaram apoio nos modelos da arte grega e romana. Mesmo diante deste resgate, é possível notar que a arte renascentista não era saudosista, deste modo, foram desenvolvidas novas formas de representação.
5. Paul Cézanne (1839-1906) foi um pintor francês ligado ao cenário artístico Pós-Impressionismo. Entre as suas principais obras, destacam-se As banhistas, tema recorrente em suas pinturas. As soluções estéticas encontradas por Cézanne são apontadas como precursoras do Cubismo.
ARGAN, G. C. Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução de Denise Bottmann e Federico Carotti. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A obra de Cézanne negou as descobertas no campo da cor e da forma propostas pelo Impressionismo.
Pois:
II. Cézanne buscou trazer solidez para as suas obras.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Feedback da resposta: Resposta correta. A asserção I é uma proposição falsa, pois Cézanne não rompeu completamente com o Impressionismo, apenas propôs novas respostas para os problemas de representação. A asserção II é uma proposição verdadeira, pois Cézanne acreditava que as obras Impressionistas eram confusas; desse modo, o artista buscou por tornar suas pinturas mais sólidas.
6. O estilo barroco se desenvolveu, entre os séculos XVI e XVII, em toda Europa e, posteriormente, também na América Latina. Tanto no campo da arquitetura quanto na escultura e pintura, o Barroco esteve relacionado à religiosidade, principalmente, ao catolicismo.
A partir do apresentado, analise as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas.
I. A pintura barroca apresentava contraste de claro e escuro.
Pois
II. Era um recurso, para garantir teatralidade à composição.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta: Resposta correta. A alternativa está correta, porque a asserção I é uma proposição verdadeira, pois o artista Barroco, tanto na pintura quanto na arquitetura, explorava o contraste de zonas de claro e escuro. A asserção II é uma proposição verdadeira e justificativa da asserção I, pois, por meio dos contrastes claro-escuro, era possível tornar a obra mais dramática e teatral.
7. Segundo Gombrich (1999), as províncias setentrionais dos Países Baixos aderiram ao credo protestante, e, nas demais regiões, a religião católica foi predominante. Em decorrência disso, os mercadores protestantes da Holanda eram contra a pompa exuberante dos costumes meridionais. Esta austeridade fez com que o estilo Barroco assumisse distintas configurações, na Europa Católica e na Europa Protestante.
GOMBRICH, H. A história da Arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
A partir do apresentado, assinale a alternativa que relacione, corretamente, esta diferença.
Resposta: Enquanto os pintores da Europa Católica representavam passagens bíblicas, os pintores da Europa Protestante se ocuparam em retratos e cenas de gênero.
Feedback da resposta: Resposta correta. A alternativa está correta, porque a arte barroca, na Europa Protestante, foi mais austera do que na Europa Católica. A religião era contra a exuberância e excessos de ornamentos, por isso, os artistas retratavam temas cotidianos e retratos.
8. Salvador Dalí nasceu em 1904, em Figueres, na Espanha. Juntou-se ao grupo dos Surrealistas em 1929, período em que o movimento estava sacudido por conflitos pessoais e políticos, que posteriormente fariam com que Joan Miró se afastasse do grupo. Uma das principais obras de Dalí, no Surrealismo, foi o quadro A persistência da memória, no qual diversos relógios parecem “derreter” em um cenário extremamente árido. Observe a figura a seguir:
[1]
Fonte: Elton Luz / Wikiart.[2]
Com base no enunciado e na figura apresentados e considerando a obra de Dalí, assinale a alternativa correta.Resposta: As obras de Dalí são marcadas pela presença de elementos simbólicos.
Feedback da resposta: Resposta correta. A resposta está correta, pois as pinturas de Dalí têm grande simbolismo. Os elementos não são inseridos ao acaso. Na obra apresentada, é possível perceber que os relógios “derretendo” apresentam significado, assim como as formigas, que são os únicos seres vivos na pintura.
9. O Impressionismo surgiu em 1874 e chocou o público e os críticos da época. As primeiras reações ao Impressionismo foram extremamente negativas, uma vez que o observador desse período estava habituado aos princípios acadêmicos da pintura e escultura.
ARGAN, G. C. Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução de Denise Bottmann e Federico Carotti. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A pintura impressionista representa as figuras sem contornos nítidos.
Pois:
II. O artista impressionista não tinha compromisso com a representação das formas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta: As asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
Feedback da resposta: Sua resposta está correta. Apenas a asserção I é uma proposição verdadeira. Para os impressionistas, a arte representava as figuras de modo irreal, em condições artificiais com luz e sombra controlada. Por isso, os artistas impressionistas propuseram uma nova forma de representação, com contornos menos nítidos e conjuntos de matizes que, quando observadas à distância, compunham a figura.
10. O Dadaísmo teve início no ano de 1916, em Zurique, e se constituiu de um movimento literário pelo qual era expressada a decepção de seus integrantes em relação à incapacidade das ciências perante a destruição da Europa, no período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Já o Surrealismo surgiu em 1924, em Paris, com o Manifesto do Surrealismo, de André Breton.
STANGOS, N. Conceitos de Arte Moderna. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1991.
Considerando os dois movimentos citados no enunciado e suas respectivas correntes de pensamento, assinale a alternativa que as relacione, corretamente.
Resposta: O Dadaísmo propôs a destruição das formas tradicionais; já o Surrealismo promoveu a destruição das formas tradicionais e construção de novas formas.
Feedback da resposta: Resposta correta. A resposta está correta, pois é possível inferir uma ligação entre Dadaísmo e Surrealismo. Em ambos os movimentos havia a intenção de acabar com as formas tradicionais. Porém, enquanto o Dadaísmo só previa essa destruição, o Surrealismo tentou buscar novos meios para criar novas formas.
STANGOS, N. Conceitos de Arte Moderna. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1991.
.MsftOfcThm_Accent6_Fill_v2 {
fill:#70AD47;
}