Buscar

Atividades - Unidade II Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividades 
Unidade 2
Fórum: Tendo uma idéia de negócio 
Existe, no Brasil, um mundo de oportunidades de novos negócios, uma economia ativa e dinâmica. A economia pujante proporciona inúmeras possibilidades de aproveitar demandas não atendidas em diversos setores. Empreendedores buscam aquela “grande sacada”, a oportunidade escondida, algo cuja demanda vá explodir. Não existe uma fórmula para encontrar a melhor ideia de negócio, mas alguns critérios devem ser estabelecidos para escolhê-lá com consciência.
O exercício da capacidade criativa é o fundamento básico da geração de ideias. Para melhorar sua criatividade, é preciso mudar seu comportamento e a forma como enxerga o mundo à sua volta. Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é um dom inato. Ela pode ser desenvolvida, embora a dificuldade seja maior entre aqueles que foram pouco expostos a ambientes propícios à criatividade ao longo de suas vidas. 
Não devemos nos esquecer de que ideia e oportunidade são coisas diferentes. Podemos ter muitas ideias, mas as melhores são aquelas que encontram uma oportunidade. A oportunidade é um momento delimitado no tempo em que uma ideia pode ser aproveitada. Se a oportunidade não se apresentar, a ideia pode não ser boa. Várias invenções falharam no passado por não terem encontrado o ambiente e, o momento mais apropriado. Muitas vezes nos concentramos tanto em uma única ideia que não percebemos as coisas acontecendo ao nosso redor, principalmente as oportunidades que vão surgindo. A boa ideia tem que estar associada ao tempo. Evoluir uma ideia que está quinze minutos a nossa frente é diferente de uma ideia que esteja anos à frente.
A ideia de negócio deve ser a melhor oportunidade, ter o menor risco, gerar o maior benefício e dispor da maior quantidade de recursos. De nada adianta uma ótima ideia se ela não estiver atrelada a uma oportunidade. Para o empreendedor lançar sua ideia, a oportunidade precisa estar posicionada no tempo e no espaço mais adequado.  
Responda:
Com base nos tópicos apresentados na unidade dois desta disciplina, elabore um argumento em defesa do modo como o empreendedor pode identificar uma oportunidade de negócio. 
R: O empreendedor precisa ter visão: ele deve conseguir enxergar o que as outras pessoas não vêem, imaginar como será o seu empreendimento em longo prazo e acreditar nele. Ele precisa ter habilidades, determinação para programar o seu negócio e não permitir que a insegurança o atrapalhe a lidar com as adversidades. Um empreendedor não deve ter medo de correr riscos; deve seguir em frente, saber quando tomar uma decisão e saber lidar com a pressão. 
O empreendedor para identificar uma oportunidade de negócio deve ter as seguintes características: ser atento as mudanças, conhecer o público alvo, planejar sua ideia, calcular riscos, conhecimento, capacidade, vocação e disposição.
Estudo de Caso: Cansado de trabalhar como gerente em uma grande empresa, você está avaliando a possibilidade de empreender no ramo alimentício. Decidiu, como uma maneira de reduzir os riscos do novo negócio avaliar a possibilidade de investir em uma franquia. Pesquisou algumas informações da 10 Pastéis, que foram resumidas no quadro abaixo:
Responda:
Tendo como base as discussões sobre o processo de análise de investimentos e suas respectivas ferramentas, quais os procedimentos e informações que precisam ser avaliadas para que a decisão seja tomada?
R: No processo de análise de investimentos, precisamos observar todos os riscos que nele incluem, por isso, precisamos ter em mente o conhecimento e a criatividade. Dessa forma, algumas informações que precisam ser avaliadas para que seja tomada uma decisão são as experiências positivas e negativas já presenciadas no ambiente de trabalho. Além disso, é necessário que o empreendedor busque o maior número de informações possíveis sobre o negócio e suas perspectivas de mercado para tomar decisões acertadas e definir ações futuras. Sendo assim, o empreendedor precisa ter uma visão ampla das ameaças e análises do mercado e pontos fortes e fracos da sua empresa.

Continue navegando