Buscar

TRABALHO


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ainda assim, é importante que, como as fontes não renováveis, as renováveis sejam de maneira sustentável e econômica para que possam garantir a utilização de forma contínua e segura (GUARDABASSI, 2006).
Na Engenharia Ambiental, o ciclo hidrológico é de suma importância, pois tem como objetivo estudar o ciclo da água na terra, as maneiras pelas quais ela é distribuída, tendo em vista sempre a melhor forma de aproveitamento. Observando que o ciclo hidrológico é fundamental para a vida humana.
Usando de analogia esse ciclo, nós da engenharia ambiental, devemos levar esse ciclo para as nossas casas, empresas e para nosso dia a dia, pensando no maior reaproveitamento da água que utilizamos, a fim de preservar esse escasso e finito bem, que é necessário para a vida.
Atualmente extraímos nossa água de rios, lagos artificial e até mesmo em lençóis de águas subterrâneos. Após a extração a mesma passa por tratamento e analises e segue para nossas casas e outros lugares. Depois da utilização, reaproveitamos uma parte na qual não se perde nesse ciclo.
Devemos tomar cuidado com os impactos causados no uso desse recurso, que são a falta de saneamento básico, na qual muitas vezes impossibilita o reaproveitamento da água, o uso abusivo em nossas residências, sem o reaproveitamento, e o uso abusivo em empresas, pois sem ela não a vida, então vamos usar a consciência e lutar por uma vida mais sustentável.
Os recursos hídricos são usados em atividades diversas. Que impacto esperar disso?
Existem vínculos muito fortes e complexos entre oferta de água, geração de energia e produção de alimentos. Com o aumento da demanda por bens e serviços dependentes da utilização dos recursos hídricos, conflitos pelo uso da água devem se tornar cada vez mais frequentes em diferentes regiões do mundo. Desse modo, e considerando que a agricultura apresenta a maior demanda por água em relação aos usos industriais e urbanos, é necessário uma constante discussão sobre a gestão dos recursos hídricos, para se evitar, ou ao menos minimizar, problemas de desabastecimento. Além disso, no caso do Brasil, a agricultura é responsável por cerca de 25 a 30% do Produto Interno Bruto (PIB).  
Qual a importância da ciência e da tecnologia nesse contexto?
A demanda da sociedade por informações, tecnologias e ações do setor agropecuário brasileiro em relação aos recursos hídricos aumentou consideravelmente nos últimos anos. São exemplos dessa realidade questões como a real demanda de água do setor agropecuário para o desenvolvimento de suas atividades em diferentes regiões e bacias hidrográficas, a aplicação de tecnologias que aumentem a eficiência do uso da água na produção agropecuária, e que minimizem o risco de contaminação dos recursos hídricos por sedimentos, agroquímicos ou dejetos animais. Essas informações, associadas ao conhecimento acerca da disponibilidade de recursos hídricos nas diferentes bacias hidrográficas do País, são ferramentas fundamentais para a gestão do uso da água em áreas rurais e para o planejamento dos rumos da agricultura brasileira.
1. Para o curso (que está cursando) qual a importância do Ciclo Hidrológico para as atividades e serviços desempenhados pelo profissional que será formado?
É responsável pelo diagnóstico, avaliação e prevenção da poluição do ar, do solo ou da água, causada por indústrias e construção de residências em áreas vulneráveis, como encostas e mananciais.
2. Apresente de quais os locais podem ser retirados o recurso hídrico para os usos nestes serviços ou atividades.
Percebemos, portanto, que a água é um composto químico que poder ser encontrado, de maneira simultânea, nas formas sólida (geleiras), líquida (rios, mares e oceanos) e gasosa (vapor de água).
3. Indique quais os principais problemas quanto ao uso do recurso hídrico pelas atividades humanas.
O principal problema da água na atualidade está diretamente associado à falta de água potável no mundo, devido a um gerenciamento inadequado dos recursos hídricos. Os principais responsáveis pela contaminação da água de nosso planeta são:
- a falta de saneamento básico e o lançamento de esgoto doméstico in natura;
- a descarga de dejetos industriais sem o devido tratamento;
- a contaminação por produtos químicos provenientes de atividades agrícolas.
Nos últimos anos, o consumo de água no mundo aumentou em razão do crescimento populacional, principalmente em países como a China e a Índia. Com um número maior de habitantes, é necessário um aumento da produção agrícola. A estimativa é de que, para alimentarmos os cerca de 8 bilhões de habitantes em 2025, será necessário um aumento de 14% no consumo de água, comprometendo ainda mais nossos recursos.
Outro fator que pode ser considerado uma ameaça à oferta de água corresponde ao elevado índice de urbanização. Na maioria dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, cujo processo de urbanização é recente, as águas residuais são lançadas nos rios, lagos e oceanos sem nenhum tipo de tratamento, ameaçando a saúde da população e o acesso à água potável. Segundo dados da Unesco, 27% da população urbana no mundo em desenvolvimento não têm água encanada em sua casa.
O aumento da industrialização nos países em desenvolvimento também se torna uma ameaça à escassez, pois como muitas indústrias dos países desenvolvidos são altamente poluentes, algumas delas estão se deslocando em direção aos países emergentes.
Para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária o ciclo hidrológico ou Ciclo da água é muito importante, pois trata-se do movimento contínuo que a água faz através do meio físico e dos seres vivos. É importante portanto que esse indispensável recurso natural esteja constantemente no ambiente.
Para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária a água é um recurso natural indispensável

Mais conteúdos dessa disciplina