Buscar

Deferido o pedido da ação ordinária proposta por Antônio contra os réus Francisco e José, foi apresentado recurso de apelação contra a sentença por cada devedor, uma vez que devidamente representados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01 - Deferido o pedido da ação ordinária proposta por Antônio contra os réus Francisco e José, foi apresentado recurso de apelação contra a sentença por cada devedor, uma vez que devidamente representados por seus respectivos advogados. Após envio de ambos os recursos aos tribunais o relator entendeu por negar seguimento ao recurso interposto por Francisco e por conhecer o recurso de José. Esse decisum foi publicado na imprensa oficial no dia 12 de julho de 2011. Levando-se em consideração o calendário abaixo e as normas do NCPC, e supondo que Francisco deseja recorrer do mesmo, indaga-se: quando venceu o prazo recursal?
15 dias a partir da publicação, 03 de agosto. 
02- Na decisão de saneamento (art. 357), várias objeções processuais foram rejeitadas pelo magistrado. O réu interpôs recurso de agravo de instrumento, no terceiro dia de seu prazo, impugnando apenas uma parte das questões. Ao perceber que a decisão não se pronunciou sobre a preliminar de falta de interesse processual, peticionou em juízo sob a forma de Embargos de Declaração solicitando pronunciamento acerca do ponto omisso. O magistrado a quo, analisando os argumentos do réu em sua petição recursal, entendeu por acatar a alegação trazida com ineditismo de carência de ação e resolveu por proferir sentença extintiva do processo sem julgamento do mérito (art. 485). O autor resolveu recorrer. Na condição de Relator, você daria seguimento aos recursos? Fundamente sua resposta.
Processo sem resolução do mérito, não daria seguimento, 2 recursos em paralelo, agravo perdeu o objeto assim o processo não foi extinto. 
Art. 1.013. A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada.
 
03 - Márcio ajuizou ação de obrigação de fazer contra Telefonia do Centro Oeste pugnando pela retirada de seu nome dos cadastros de proteção ao crédito. Postulou pela concessão de tutela provisória satisfativa antecedente, a qual foi deferida de plano, sem oitiva da parte contrária. Ao final, porém, o pedido foi julgado improcedente, com revogação expressa da tutela antecipada. Apelação interposta por Márcio será recebida em que efeitos? Fundamente sua resposta.
A decisão q revoga a tutela, Pedido julgado improcedente, efeito material, efeito devolutivo substutivo, obstaculativo da coisa julgada 
Art 1012. A apelação terá efeito suspensivo.
 ART. 1.012
§ 1º Além de outras hipóteses previstas em lei, começa a produzir efeitos imediatamente após a sua publicação a sentença que:
 ART. 1.012 § 1
I - homologa divisão ou demarcação de terras;
 ART. 1.012 § 1 INC. I
II - condena a pagar alimentos;
 ART. 1.012 § 1 INC. II
III - extingue sem resolução do mérito ou julga improcedentes os embargos do executado;
 ART. 1.012 § 1 INC. III
IV - julga procedente o pedido de instituição de arbitragem;
 ART. 1.012 § 1 INC. IV
V - confirma, concede ou revoga tutela provisória;
 ART. 1.012 § 1 INC. V
VI - decreta a interdição.
04 - Marta, advogada da Sociedade Natureza Cosméticos Ltda., enquanto participava de audiência de instrução e julgamento em lide movida, com pedido de indenização por danos morais e materiais, por Maria das Tranças, que supostamente teve queimaduras após utilização de um dos produtos da ré, desavisadamente faz uso de Agravo Retido oralmente (figura recursal revogada pelo CPC/2015) diante de decisão do Juízo que em único ato e sem observar o procedimento do competente do NCPC desconsiderou a personalidade jurídica e trouxe para a lide os dois sócios da pessoa jurídica empresária ré. Por ter feito uso de um instrumental recursal para atacar a decisão interlocutória proferida em AIJ tem algumas dúvidas e o procura como conselheiro: (a) ela poderia interpor outro recurso para combater a ilegalidade manifesta do provimento jurisdicional? (b) o magistrado a quo poderia receber o recurso equivocado aplicando a fungibilidade? (c) há alguma outra forma, no campo recursal, que possa amparar a sociedade e/ou seus sócios? Fundamente suas respostas.
A- Não, pela ideia de preclusão consumativa não poderia. 
B- Não, não poderia receber o recurso equivocado aplicando a fungibilidade.
C- Não atrapalhou a vida dos sócios podendo recorrer remanejando recurso correto pois ficou em vantagem perante a sociedade.
05 - O Município de São Paulo foi condenado por sentença ao pagamento de valor superior a 60 (sessenta) salários mínimos, mas deixou de interpor recurso de apelação no prazo legal. Em sede de reexame necessário, o Tribunal de Justiça proferiu acórdão confirmando a sentença. Nessa hipótese, é verdade que não poderá o referido Município interpor Recurso Especial em face do acórdão, ante a ocorrência de preclusão lógica, derivada de conduta omissiva anterior incompatível com a vontade de recorrer? Fundamente sua resposta.
O fato do tribunal não ter recorrido é falso afirmar que o referido município interpôs recurso especial em face do acórdão, ante a ocorrência de peclusão lógica. 
06 - Supondo que você seja magistrado(a) junto ao Juízo da 1ª Vara da Fazenda Municipal de Belo Horizonte e tenha proferido sentença de mérito condenando parcialmente o município a indenizar Rodrigo Rodriguez por danos causados em acidente de veículo. Sabendo que: (1) a petição inicial havia pleiteado um quantum no valor de cinquenta mil reais e que a sentença condenou o erário em trinta mil reais; (2) a sentença foi publicada no dia 07 de maio de 2015 (quinta-feira) e até a presente data não foi protocolizado qualquer recurso pela parte ré. É possível afirmar que já ocorreu a formação de coisa julgada material na lide? Fundamente sua resposta.
Sim, remessa necessária 496.cpc, causas de municípios que são capitais e com valor anterior a 500 salários mínimos se não houver recurso próprio (voluntario) a remessa necessária, logo coisa julgada por falta de recurso. 
07 Credor ajuizou ação de cobrança em face do devedor, pedindo a sua condenação a lhe pagar a quantia de cem mil reais, obrigação contratual não paga. Finda a fase instrutória, o juiz, concluindo que os fatos alegados pelo autor restaram comprovados, julgou procedente o seu pedido. Outrossim, observando que o contrato continha uma cláusula autônoma, não mencionada na petição inicial, que previa o pagamento de multa de um por cento sobre o valor da obrigação principal, no caso de mora do devedor, o magistrado, reputando-a válida, fixou o montante condenatório em cento e um mil reais. A sentença proferida nesse contexto pode ser atacada mediante um recurso que tenha que efeitos? Identifique todos e explique o porquê de sua presença, fundamente.
A multa não foi pedida, ação extra- pedido, sentença com nulidade não sendo uma nulidade sanável, apelação neste caso terá o efeito obstaculador da coisa julgada e efeito devolutivo substitutivo,1003 cpc parágrafo 3º.
08 José dos Anzóis, Procurador de um Município qualquer do Brasil, deverá apresentar contrarrazões a um recurso de apelação em processo eletrônico, contra sentença, da qual foi pessoalmente intimado, numa sexta-feira, 20 de maio. Considerando o feriado nacional de corpus christi do dia 26 de maio, e o recesso forense do dia 27 de maio, quando o prazo final para o protocolo da referida defesa neste hipotético caso, com fulcro na legislação vigente, será? Fundamente sua resposta.
Prazo em dobro, contando 30 dias, 06 de julho. 
09 Paulo ajuizou ação de cobrança contra Pedro pelo meio eletrônico, julgada procedente em primeiro grau de jurisdição. Inconformado com a r. sentença Pedro apresenta recurso de apelação dentro do prazo legal, mas não comprova no ato da interposição do recurso, o recolhimento do preparo. Neste caso, Desembargador Relator determinou que o mesmo teria prazo para recolhimento do preparo juntando guia respectiva do dobro do valor do preparo e do porte de remessa e de retorno sob pena de deserção. Avalie a atuação do magistrado e sua correção fundamentadamente.
Errou em exigir o porte da remessa e de retorno sob pena de deserção.
10 A empresa Soluções Indústria de Eletrônicos Ltda. veiculou propaganda considerada enganosa relativa a determinadoproduto: as especificações eram distintas das indicadas no material publicitário. Em razão do anúncio, cerca de duzentos mil consumidores compraram o produto. 3 Diante desse fato, uma associação de defesa do consumidor constituída havia dois anos ajuizou IRDR com vistas a obter indenização para todos os lesados, que ainda não ingressaram em juízo. Como membro do órgão responsável pelo julgamento no TJ, qual sua posição acerca da admissibilidade do pleito. Fundamente sua resposta
 Não admitir, a associação não tem nenhuma ação nesse modelo agindo preventivamente onde o IRDR não permite agir dessa forma.

Continue navegando