Buscar

6 Ano - I unidade - Teste

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1ª Avaliação da I Unidade 6° ANO Turno: Matutino
	Disciplina: Geografia Professor (a): Luana Barros
Discente: ____________________________________________ Data ___/___/___ 
“A geografia é o mundo e tudo o que há nele” - Priscila Aranha
	01. Enquanto disciplina escolar, a Geografia busca compreender o mundo utilizando conceitos muito importantes que ajudam a conhecer melhor nossa realidade. Dentre tais conceitos, destacam-se na geografia a Paisagem e o Espaço Geográfico. Explique com suas palavras o que você compreende por tais conceitos. 
Paisagem:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Espaço Geográfico:__________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________
02. A Geografia possibilita compreender não só as relações sociais mas também os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre e como esses fenômenos afetam a população. De acordo com isso, assinale a alternativa que diz respeito ao objeto de estudo da Geografia.
(A) Descrição dos Lugares. 
(B) Estudo do Espaço Geográfico. 
(C) Interpretação de Mapas.
(D) Observação da Paisagem. 
(E) Saber todos os nomes de países e capitais.
03. As paisagens se diferenciam pelos elementos que as compõem e a forma de como estão organizados. Assim, considerando o conceito de paisagem e a distinção entre elementos naturais e elementos culturais, responda o que se pede.
	a) A paisagem é a aparência do espaço geográfico. Essa aparência pode ser observada e compreendida apenas pela visão? Explique
________________________________________________________________________________________________________________________
b) Cite três exemplos de elementos da natureza que podemos encontrar em uma paisagem natural.
________________________________________________________________________________
c) Cite 3 exemplos de elementos construídos pelos seres humanos que podemos encontrar em uma paisagem cultural.
________________________________________________________________________________
04. Um Patrimônio Cultural pode ser declarado nacionalmente (apenas dentro de um país), como internacionalmente (sendo declarado patrimônio da humanidade). Considerando as formas de patrimônio cultural, classifique os seguintes patrimônios como Material (M) ou Imaterial (I)
( ) Centro Histórico de Salvador (BA)
( ) Samba de Roda do Recôncavo Baiano
( ) Brasília
( ) Frevo
05. O conceito de lugar, para a geografia, é muito importante. Explique-o e cite ao menos dois exemplos de seu espaço de vivência. 
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
	06. Observe as paisagens abaixo e identifique-as quanto ao tipo: natural ou cultural. Em seguida, justifique a sua resposta.
Imagem 1 - Floresta Amazônica, região norte do Brasil
Imagem 2 - Pelourinho, Salvador -Bahia
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________
07. O texto a seguir discorre sobre a transformação do espaço geográfico por meio das ações humanas, complete-o utilizando as seguintes palavras:
	técnicas - natureza - trabalho - espaço - sobrevivência
Na relação com a __________ os seres humanos sempre buscaram formas de apropriação e transformação do __________ em que viviam em busca de sua _______________. Essa relação sempre se deu por meio do _________e, ao longo do tempo, _________ foram desenvolvidas para facilitar esse processo. 
	08. O Brasil é um dos territórios com maior disponibilidade de recursos hídricos próprios para consumo, como os aquiferos. Além das redes fluviais, destaca-se a presença das grandes composições subterrâneas, das quais se destacam o Aquífero Alter do Chão e o Aquífero Urucuia-Areado. Além dos dois aquíferos citados, outro importante aquífero brasileiro é o:
a) Guarani
b) Tocantins-Araguaia 
c) Serra da Canastra 
d) Paraná-Cerrado 
e) Amazonas
09. Desde o surgimento da indústria, a partir da segunda metade do século XVIII na Europa, e das várias inovações técnicas produzidas desde então, muitas sociedades passaram por grandes transformações, modificando profundamente suas relações com a natureza. Sobre a produção industrial, responda às seguintes questões: 
a) O que é matéria-prima? E como esta é utilizada nas fábricas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual o significado de cadeia de produção? ______________________________________________________________________________________________________________________________
10. No que diz respeito à produção industrial e a sua capacidade de transformar a paisagem e o espaço geográfico, marque V para VERDADEIRO e F para FALSO.
( ) quando ocorre a transformação de matérias-primas em uma fábrica, temos uma atividade industrial.
( ) o artesanato é uma atividade realizada com a utilização de várias máquinas.
( ) antes da construção das primeiras fábricas, a transformação da matéria prima era feita de modo artesanal. 
( ) o primeiro país a se industrializar foi a Inglaterra, em 1769.

Continue navegando