Buscar

Historia Moderna Atividade 2-Exercicio FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Historia Moderna Atividade 2-Exercicio
1. 
Durante os séculos XIV e XV, a Europa atravessou uma crise em diferentes setores da sociedade, que ocasionou o enfraquecimento das relações econômicas e sociais que sustentavam o sistema feudal, o qual fortaleceu as monarquias nacionais. Assinale a alternativa que apresenta as principais características desse processo:​​​​​​​
Você acertou!
C. 
Houve uma centralização do poder político na figura do rei soberano, rompendo com a lógica fragmentária dos feudos, e o surgimento de um novo estrato social, a burguesia, a partir da crescente importância que adquirem as atividades comerciais.
Com a crescente importância que o comércio passa a desempenhar na Baixa Idade Média, há o surgimento de um novo estrato social, a burguesia, que, para defender seus interesses, passa a apoiar a centralização do poder político na figura do rei soberano, em detrimento do poder econômico e político da nobreza feudal, que é enfraquecido.
2. 
Durante o período da transição da Idade Média para a Idade Moderna, houve expansão dos limites do mundo conhecido pelos europeus. Esse processo se explica, em parte, por uma mudança nas mentalidades, com o desenvolvimento da ideia de aventura e conquista. Leia as afirmações abaixo:
I) As Grandes Navegações explicam-se pelo fechamento do comércio no Mediterrâneo aos europeus a partir da tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos.
II) As Cruzadas foram importantes no alargamento dos limites do mundo conhecido pelos europeus ocidentais, pois estabeleceram rotas comerciais e contatos culturais.
III) A doutrina da Igreja Católica estimulava o espírito de aventura e o comércio, o que fez com que os reinos católicos fossem os mais prósperos economicamente no início da modernidade.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Você acertou!
B. 
Apenas II.
A expansão dos limites do mundo conhecido pelos europeus encontra nas Cruzadas um fator de grande importância em função do estabelecimento de rotas comerciais e de contatos culturais entre os povos, mas as Grandes Navegações, que possibilitaram a conquista da costa da África, o acesso às Índias por via marítima e a conquista da América, não aconteceram pelo fechamento do Mediterrâneo, liberado antes desse movimento. Além disso, a Igreja Católica considerava pecado a cobiça, o lucro e a usura, e foram necessárias reformas religiosas para adaptar a doutrina católica aos novos tempos econômicos.
3. 
Um dos marcos da passagem da Idade Média para a Idade Moderna é a crescente importância que as cidades adquirem a partir das transformações culturais, econômicas, políticas e sociais. Sobre esse processo, são feitas as seguintes afirmações. Assinale V para verdadeiro e F para falso para cada uma delas:
(  ) O surgimento dos burgos vincula-se ao processo de ruralização dos centros urbanos e das vilas a partir do estímulo da prática agrícola.
(  ) Os moradores das cidades viviam isolados do mundo rural pelos muros, e essa ausência de contato dificultou o desenvolvimento urbano.
(  ) As cidades desenvolveram-se em função das mudanças na lógica econômicas e, com as universidades, fomentaram novas formas de pensamento.
(  ) O crescimento da importância cultural e econômica das cidades e as transformações daí advindas foram decisivas para o enfraquecimento das relações econômicas e sociais de vassalagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:​​​​​​
Você acertou!
D. 
F – F – V – V.
O surgimento dos burgos e, em consequência, das cidades, vincula-se a um processo de urbanização e incentivo às práticas econômicas comerciais. Mesmo que as cidades fossem muradas, havia troca entre o mundo urbano e o rural por relações de interdependência. Com o desenvolvimento econômico das cidades, juntamente com as reflexões advindas da criação das universidades, uma nova mentalidade foi forjada, e houve um paulatino enfraquecimento das relações de vassalagem.
4. 
Os humanistas do Renascimento foram os primeiros a esboçar uma periodização da História, estabelecendo os períodos da Antiguidade, da “Idade Média” e da “Idade Moderna”. A ideia deles era marcar uma diferença entre o tempo em que viviam e o passado recente, em detrimento ao passado da Antiguidade clássica. Contra essa periodização, o historiador francês Jacques Le Goff apresentou o conceito de “longa Idade Média”, que incorporaria os tempos modernos. Leia um trecho de sua obra Para um novo conceito de Idade Média (1979):
“Esta longa Idade Média é o contrário do hiato visto pelos humanistas do Renascimento e, salvo raras exceções, pelos homens das Luzes. É o momento da criação da sociedade moderna, do essencial das nossas estruturas sociais e mentais; momento em que se criou a cidade, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência.”
A partir de seus conhecimentos sobre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, assinale a alternativa que representa características da modernidade:
Você acertou!
E. 
Desenvolvimento da individualidade, fortalecimento das cidades, desenvolvimento do comércio e estímulo ao racionalismo.
São marcos da passagem da Idade Média para a Idade Moderna o processo de fortalecimento das cidades e desenvolvimento do comércio, em contraposição à sociedade agrária e de trocas da Idade Média, bem como o desenvolvimento de uma ideia de indivíduo, inexistente no mundo da coletividade medieval, que também será estimulado pelo racionalismo.
5. 
Leia o texto abaixo, escrito pelo historiador Nicolau Sevcenko, sobre a “Revolução Comercial” ocorrida durante o Renascimento:
“O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto Itália quanto Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo isso, muitos historiadores costumam tratar o século XV como um período de Revolução Comercial.”
​​​​​​​A chamada “Revolução Comercial” foi acompanhada por transformações no âmbito da cultura, com modificações nas visões de mundo de parte da população da Europa Ocidental. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das transformações no pensamento ocorridas nessa conjuntura:
Você acertou!
B. 
A passagem do teocentrismo para o antropocentrismo.
Uma das marcas do pensamento moderno é a passagem de uma visão de mundo teocêntrica, caraterística do medievo, em que a religião permeava todas as esferas da vida, para o antropocentrismo, em que o homem passa a ser o centro do universo, configurando um pensamento mais individual, racionalista e universal, que atingirá seu ápice durante o Iluminismo, no século XVIII.

Continue navegando