Buscar

Avaliação física da criança e do adolescente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio: 
Além dos diversos fatores biológicos, como o estágio maturacional, os aspectos de crescimento e os níveis de desenvolvimento motor, a aptidão física em crianças e adolescentes também é determinada por influências do meio, pelos estímulos que o indivíduo recebe ao praticar atividades físicas. Dentro desse contexto, o ambiente escolar parece compor o cenário adequado para o aprimoramento da aptidão física de crianças e jovens, seja por meio das aulas de Educação Física ou dos projetos esportivos sociais realizados no contraturno escolar.
Considere a seguinte situação:
a) ​​​​​​​Como será a seleção dos alunos? Qual protocolo de teste será utilizado?
b) Justifique a importância do desenvolvimento da aptidão física em escolares com dificuldades de aprendizagem
Padrão de resposta esperado
a) Primeiramente, será feito um levantamento do rendimento escolar: os alunos indicados com queixas de dificuldades de aprendizagem pelas professoras de sala serão avaliados individualmente na própria escola, no horário da aula, por uma equipe de avaliadores previamente treinada. Para avaliar a aptidão física, será utilizada a bateria de testes do Protocolo do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Nessa bateria de testes e medidas, os escolares serão testados quanto ao índice de massa corporal (IMC), à flexibilidade, à resistência muscular localizada e à resistência geral. Na aptidão física relacionada à saúde, os escolares serão avaliados considerando três categorias relacionadas ao que, no PROESP-BR, chama-se Zona Saudável de Aptidão Física (ZSApF): abaixo da ZSApF, na ZSApF e acima da ZSApF. Os testes serão realizados no pátio da escola, na ordem sugerida pelo PROESP-BR; o tempo médio de aplicação será de 25 minutos. Os materiais necessários serão: colchonetes, fita métrica, balança, cronômetro e cones. Os dados obtidos serão registrados na ficha de avaliação e, depois, tratados por meio de estatística descritiva.
b) Em função das dificuldades na aprendizagem estarem relacionadas aos déficits motores, e considerando que crianças com déficits motores são menos engajadas em atividades físicas, é possível que essas crianças apresentem níveis de aptidão física insatisfatórios, já que as variáveis do desenvolvimento motor estão relacionadas aos componentes de aptidão física. Acredita-se que a Educação Física é um meio valioso para ampliar as aptidões física e motora do aluno, colaborando na minimização de transtornos, distúrbios e dificuldades de aprendizagem.

Outros materiais