Buscar

Teoria de História 3-Exercicio FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria de História Exercício 3
1. 
As questões relativas à objetividade e à subjetividade na História talvez sejam um dos pontos mais sensíveis da disciplina. Adam Sachff, em sua obra História e Verdade, discutiu sobre essas relações, dialogando com seus limites na historiografia. A respeito das discussões entre objetividade e subjetividade na historiografia moderna, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
B. 
O fato histórico em si é dotado de uma objetividade, pois existe independente da vontade do historiador.
2. 
A Escola Metódica organizou-se a partir do Positivismo e representa a corrente historiográfica francesa, a partir da qual a História afirmou-se enquanto ciência. Como se trata da afirmação da História como ciência, os pressupostos historiográficos estão conciliados com os do Positivismo de Augusto Comte. Sobre tais pressupostos, marque a alternativa correta:
Você acertou!
A. 
Compreendia a História enquanto suscetível às Leis Gerais, tal como as Ciências Naturais.
 
“A partir da segunda metade do século XIX, a posição intermediária ocupada pela ciência histórica – entre a especulação filosófica e a explicação causal das ciências naturais – levou historiadores, filósofos, filólogos e sociólogos a investigarem e ressaltarem a especificidade metodológica das ciências humanas. (...) Para Droysen, a história lida costumeiramente com fenômenos que não se deixam entender de maneira determinista. A tarefa do historiador seria, portanto, reconstruir eventos e decifrar significados do passado que se tornaram pouco ou nada evidentes ao olhar contemporâneo.”
ASSIS, Arthur. A teoria da história de Jörn Rüsen: uma introdução. Goiânia: Editora UFG, 2010. p. 8.
As noções sobre a subjetividade do historiador talvez tenham sido um dos principais fatores que influenciaram historiadores contemporâneos e estiveram presentes desde a organização da História como disciplina. Sobre o Historicismo alemão, pode-se afirmar que:
Você acertou!
D. 
Utilizou-se da hermenêutica no trato com as fontes textuais.
4. 
"À primeira vista, a 'lei dos três estados' apresenta-se como uma teoria do conhecimento; considerando-a de mais perto, revela-se também como uma filosofia da história. Com efeito, ao passo que Hegel encara a marcha do Espírito segundo os três tempos da dialética, Comte imagina a progressão do espírito humano por etapa, segundo o ritmo igualmente ternário, mas diferente na sua essência dos três estados."
BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas. Lisboa: Europa-América,1990. p. 53.
A "lei dos três estados" refere-se à maneira que o Positivismo explicava as etapas pelas quais as sociedades humanas passavam no tempo. Tal concepção foi influenciada por qual outra corrente filosófica ou histórica?
Você acertou!
B. 
Iluminismo.
5. 
As chamadas "Escolas Históricas" do século XIX, que marcaram a sua organização enquanto disciplina nas universidades europeias, foram influenciadas por movimentos filosóficos, estéticos e intelectuais. Assinale a alternativa correta quanto às influências sofridas pela historiografia do século XIX quanto à organização dos seus pressupostos teóricos:
Você acertou!
C. 
O Romantismo influenciou o movimento historicista no que tange à subjetividade do pesquisador.

Continue navegando