Buscar

Política Setorial -Saúde_Apanhando (2020 em diante)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Política Setorial – Saúde (Apanhado) 
1-Entende-se que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas também a qualidade de vida decorrente de políticas pública que promovam a tradução de desigualdades regionais e promovam desenvolvimento econômico e social. Assim o SUS, em conjunto com as demais políticas, deve atuar na promoção da saúde, na prevenção de ocorrência de agravos e na recuperação dos doentes.
Os princípios organizadores do SUS foram desenhados de forma a concretizar seus ideais, por meio do (a):
D) Participação Popular 
 2-Com o advento da Revolução Industrial, a partir do Século XIX, o capitalismo passou a promover a acumulação de riquezas a partir da exploração da mão de obra e pela forma de grandes monopólios industriais. Como consequência, estabeleceu-se uma lógica de exploração, resultado da divisão da sociedade entre duas classes distintas: a burgueses e o proletariado. O novo modo de produção industrial busca o tipo de trabalhador enquadrado aos objetivos da empresa, que requer sua força de trabalho. Esse trabalhador deve ser capacitado para: 
B) Um profissional polivalente e que se trone parte de uma engrenagem no servir a empresa.
3-Na	 Inglaterra, o sistema público de saúde começou a ser estabelecido ainda no século XIX	 como parte do entendimento de que o acesso aos serviços de saúde fazia parte de uma sociedade civilizada No início do século XX, esse serviço passou inúmeras reestruturações, à medida que foi entendendo que o acesso a hospitais públicos é importante para população, e não só para os indivíduos pauperizadas A partir da década de 1940 surge o Serviço de Saúde Nacional (NHS, National Health System), que dialoga com serviços de assistência social e com grupos de atenção primária, constituídos por médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e fisioterapeutas.
C) Civilizada; pauperizadas 
4-A intervenção Profissional do assistente social acontece no campo do desenvolvimento e execução das políticas públicas, que visam possibilitar o acesso dos segmentos da polução excluídas aos serviços de saúde. Dessa forma, o serviço social defende sua participação em quais áreas de atuação na área da saúde?
D) As alternativas a), b) e c) estão corretas 
5-As políticas sociais são as políticas públicas que mais se aproximam do nosso cotidiano. Englobam diferentes setores, como, exemplo, a educação, o saneamento básico, o transporte, a segurança e a saúde. São estabelecidas a partir de um conjunto de programas e ações do Estado, e visam atender as necessidades e aos direitos sociais dos cidadãos. É facultada, a qualquer cidadão brasileiro, a contribuição voluntaria ao sistema de Previdência social, o que permite que as pessoas sem vínculo empregatício formal se beneficiem do sistema a partir do recolhimento individual dos valores referentes a categoria de previdência desejada. Assim sendo, a Previdência social é um dos componentes do (a):
D) Tripé da seguridade Social 
6-A saúde, á previdência Social e a Assistência social formam o tripé da seguridade social que, no Brasil, é financiado por toda a sociedade, direta ou indiretamente, com recursos oriundos dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. São princípios inerentes às três áreas da seguridade: universalidade da cobertura e do atendimento; igualdade e equivalência de benefícios; unidade organização pelo Estado; e princípio da solidariedade financeira, que permite a partição direta na seguridade. A seguridade social e concretizada a partir da(s):
C) Políticas públicas 
7-A política também é feita pelos cidadãos, pois suas ações, enquanto cidadãos, que resultam nas mais diferentes características da sociedade. Nesse contexto, é obrigação deles obedecerem a as leis que existem e cumprir as regras por elas determinadas. Nos, enquanto cidadãos, somos responsáveis por fiscalizar o que os governantes estão fazendo. Assim podemos e devemos cobras e fiscalizar os gastos do dinheiro público. Fiscalizar ações de governo é também uma forma:
B) Fazer Política 
8-Sabemos que o SUS é um dos maiores sistemas de saúde pública, mesmo que tosos os cidadãos tenham direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, tem necessidades distintas. Entre os princípios fundamentais que norteiam a ação do SUS está a Equidade, que significa tratar desigualmente os desiguais e investir mais onde a carência é maior:
A) Equidade 
9-A EMENDA Constitucional 29, de 13 de setembro de 2000, foi acrescentada a alínea II do inciso VIII ao artigo 34 da Constituição. Essa Emenda possibilita a intervenção da União e do Distrito Federal, no caso de não ser aplicado o mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e no desenvolvimento do ensino e nas ações de serviços de saúde no âmbito do SUS. As esferas federal, estadual e municipal dialogam por quais instituições?
E) Todas as alternativas anteriores estão corretas 
10-A lei orgânica da Saúde (LOS) é o conjunto de duas leis federais (Lei n.8.080 e Lei n. 8.142/1990) editadas para disciplinar legalmente a proteção e a defesa da suade. São leis nacionais que tem o caráter de norma geral, contem diretrizes e os limites que devem ser respeitadas pela União, pelos estados e pelos municípios ao elaborarem suas próprias normas para garantir, em seus respectivos territórios, o direito á saúde para seus povos.
A LOS é, portanto, destinada a esclarecer o papel das esferas:
A) Do governo na proteção e defesa da saúde. 
11-O SUS é financiado pelos recursos do orçamento da Previdência Social, dos entes federativos e de outras fontes. A integralidade do atendimento é garantida pela descentralização da sua gestão, que permite a adequação da (s):
A) Políticas públicas 
12-A Responsabilidade pela saúde deve ser descentralizada desde a esfera federal até o município, ou, seja, devem ser fornecidas ao município condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para exercer essa função. Para que valha o princípio da descentralização, existe a concepção constitucional do mando único, em que cada esfera de governo é autônoma e soberana nas suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais e a participação da sociedade. Qual artigo da Lei Orgânica do SUS explica a necessidade de diálogo entre as diferentes instancias?
D) Artigo 15 da Lei Orgânica do SUS (Lei n.8.080/1990)
13- Na perspectiva do direito público, a saúde é tratada como direito social fundamental pela CF/88, o que configura o dever do Estado tanto no fornecimento da estrutura básica para o desenvolvimento de programas de saúde, ao construir hospitais e fornecer medicamentos, por exemplo, quanto para proteger a coletividade, ao proibir por exemplo a venda de um produto prejudicial à saúde do consumidor ou do ambiente. Assim sendo, a constituição Federal brasileira vigente, promulgada em 1988, contém vários dispositivos que representam avanços democráticos no campo das políticas sociais. No entanto, a promulgação dessa constituição ocorreu numa fase histórica do desenvolvimento capitalista em que as políticas sociais sofreram, sob a égide da ideologia denominada:
B) Neoliberal
 14-Temas como orçamento da saúde, relação com o setor privado organização de serviços políticos a organização de serviços, política de recursos humanos epidemiologia, saneamento básico, ações de vigilância a saúde e tantos outros devem ser discutidos de forma organizada. É fundamental que estejam articulados ao enfretamento dos problemas sociais, priorizados no processo de planejamento participativo, uma vez que exigem respostas concretas e imediatas do SUS.
As diretrizes de elaboração e a aprovação do plano municipal de saúde são de responsabilidade:
B) Dos conselhos de Saúde
15 - A primeira política de transferência de transferência de renda, conhecida como sheehamland System, sistema estabelecido na vila de Speen, a partir de uma crise de alimentos, consistia em um abono salarial voltada aos s trabalhadores, sem limite de renda. Em que ano se deuessa ação política. 
A) Em 1795, na Inglaterra
16 – A 	CF/88 rompe com a tradição liberal ao dar efetiva atenção a saúde e inclui-la como um direito social da pessoa humana. Segundo o texto, o estado tem o dever fornecer a estrutura básica para o desenvolvimento de programas de saúde (ao construir hospitais e fornecer medicamentos, por exemplo) e de proteger a coletividade ao proibir , por exemplo a venda de um produto prejudicial a saúde, por sua vez é uma política seletiva, ou seja, não apresenta caráter universal. De acordo com o artigo 203 da CF/88, a assistência social será prestada a quem dela:
C) Necessitar 
17- O estado de bem estar social seria a instituição carregada por restringir a livres forças do mercado em três direções: na garantia dos direitos e da segurança social de grupos específicos da sociedade, como crianças, idosos e trabalhadores; na distribuição universal de serviços como saúde e educação; e na transferência de recursos monetários a fim de garantir renda diante de algumas contingencias, como maternidade, doença, pobreza e desemprego. Desse modo, o processo de organização das comunidades implica em, base de divisão do trabalho elaborado por diferentes indivíduos. Os processos de trabalho para a criação dos produtos eram de responsabilidade de cada individuo da comunidade e muitas habilidades eram desenvolvidas por todos para a manutenção da vida ou seja para a reprodução social do trabalho. A acumulação de capital e os meios de produção eram denominados por marx como: 
A) Mais Valia 
18 – As políticas públicas de saúde são programas das ações sociais instituídas pelo governo que tem a função de colocar em pratica os serviços de saúde previstos na lei. Sabendo que o direito á saúde para todos os cidadãos é garantido na CF/88 como um direito fundamental social, é pelas políticas públicas de saúde que esse direito é colocado em pratica sendo de responsabilidade:
D) Do estado
19 – O SUS é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo. Proporciona o acesso universal ao sistema público de saúde no país, sem discriminação, ao atender cerca de 190 milhões de brasileiros potencialmente usuários e 150 milhões que dependem exclusivamente desse sistema. O sistema público de saúde do Brasil engloba a atenção integral à saúde, e não somente os cuidados assistenciais, e é um direito de todos os brasileiros, desde a gestação. Suas ações têm foco na saúde com qualidade de vida.
Os princípios fundamentais que norteiam a ação do SUS são:
 B) Universalização, a equidade e a integridade 
20- As políticas públicas compreendem o conjunto das decisões e ações que medeiam a relação entre o Estado e a sociedade. Em outras palavras, são medidas tomadas pelos governos para colocar em prática os direitos que são garantidos aos cidadãos pela Constituição Federal e por outras leis. Elas englobam programas sociais de assistência aos cidadãos e a concessão de benefícios sociais e de serviços para toda a população. Existem políticas públicas aplicadas em todas as áreas:
Saúde/cultura/Habitação/Assistência Social
E) Todas as alternativas anteriores

Continue navegando