Buscar

trabalho2 pimel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O tratamento térmico de solubilização
 	O tratamento de solubilização é um tratamento térmico preliminar, que visa dissolver totalmente as fases microscópicas, simples ou intermediárias, pelo aquecimento ao campo monofásico inerente. Após a dissolução das fases, faz-se um resfriamento rápido (têmpera) para que o estado monofásico seja mantido em temperatura ambiente. Está tratamento tem como finalidade aquecer a liga até uma temperatura elevada, situada entre as linhas recurso a temperaturas elevadas permite manter em solução a maior percentagem de elementos que promovam o endurecimento. durante um determinado período, de modo a promover os processos de difusão no estado sólido. Este procedimento permite que os elementos de liga se apresentem dissolvidos.
Temperaturas de solubilização demasiado elevadas podem, por um lado, levar ao início de fusão da liga, algo a evitar, evidentemente. Por outro lado, se a duração e/ou temperatura de solubilização forem demasiado baixas, não é assegurada a dissolução completa dos elementos de liga. A tabela 4 apresenta o efeito da temperatura de solubilização nas propriedades mecânicas da liga 6061, após ter sido submetida ao envelhecimento T6. Tabela 4- Efeito da temperatura de solubilização nas propriedades da liga Temperatura de solubilização (ºC) Rm (MPa) Rp02 (MPa) 
Envelhecimento
O objetivo do tratamento térmico de envelhecimento é proporcionar a precipitação de constituintes, dissolvidos na matriz αss (αss = solução sólida α) durante o tratamento de solubilização na forma de partículas muito pequenas, que causam o aumento da dureza do material. Os principais requisitos para que ocorra o endurecimento são: 
-Solubilidade sólida decrescente de uma fase com a queda de temperatura.
 -Matriz dúctil. 
 -A liga não deve trincar durante a operação de resfriamento na solubilização. 
 -O precipitado formado deve ser coerente com a matriz
A temperatura e o tempo de envelhecimento são as variáveis utilizadas para o controle das propriedades no tratamento térmico. A Tabela 2.11 mostra o efeito da temperatura de envelhecimento sobre as propriedades mecânicas

Continue navegando