Buscar

Educação Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Inclusiva
1. As crianças com altas habilidades/superdotação (AH/SD), também pertencem ao grupo de alunos com necessidades educacionais especiais. É normal que, sem o apoio e a metodologia adequadas, essas crianças se frustrem, perdendo o interesse pelo processo educacional, o que pode acarretar fracasso no desempenho escolar.
Um maneira de contribuir com o desenvolvimento e aprendizado de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) na escola é:
Você acertou!
B. propor desafios educacionais de modo a instigar estas crianças.
De fato, desafiar as crianças superdotadas com altas expectativas é uma ação importante para que tais crianças se comprometam com o processo educacional.
2. Considera-se que uma verdadeira educação inclusiva é um convite à mudança tanto para os alunos quanto para a escola e seus professores.
Um exemplo de como a presença de um aluno com necessidades educacionais especiais reflete no cotidiano do professor está corretamente representado na alternativa:
Resposta correta.
D. O professor poderá trabalhar mais vezes atitudes de inclusão junto à classe, com a presença de um aluno com deficiência.
De fato, as dificuldades e necessidades do dia a dia servem de esteio para que temáticas como alteridade, acolhida, respeito e tolerância possam ser trabalhadas mais vezes, a partir de exemplos e situações concretas.
3. Marc tem uma dificuldade de aprendizagem leve. Sua habilidade de leitura está com dois anos de defasagem em relação ao nível do ano em que estuda. Como resultado, ele tem dificuldade nas matérias que envolvem muita leitura, como linguagem, estudos sociais e ciências. Ele vai muito melhor em matemática.
Que tipos de serviços seriam mais apropriados para Marc?
Você acertou!
A. Marc deveria frequentar uma classe regular com algumas modificações feitas em seu currículo e talvez com a ajuda de um auxiliar ou serviços ocasionais na sala auxiliar.
De fato, a atual proposta inclusiva recomenda que os alunos sejam listados em classes regulares, e que tenham suas necessidades atendidas em sala de aula, ocasionalmente com o apoio de outras estruturas dentro da escola.
4. Juliana é uma aluna com paralisia cerebral. Isso faz com que seus movimentos sejam um pouco limitados. Seu professor encontrou para Juliana um teclado alternativo para facilitar seu aprendizado.
Que tipo de tecnologia o professor está propondo à Juliana?
Você acertou!
D. Tecnologia auxiliar.
De fato, a tecnologia auxiliar é aquela que permite que os estudantes com deficiência possam ser mais funcionais em seu ambiente.
5. O termo "educação inclusiva" faz parte das diretrizes educacionais do Brasil e de vários outros países do mundo. É um processo que ainda gera uma preocupação a respeito da compreensão ampla de seu significado.
Um modo de compreender corretamente o que o termo propõe, para que a prática da educação inclusiva obtenha sucesso, consiste em:
Você acertou! 
E. Voltar-se para o bem-estar e sucesso educacional de todos no ambiente do ensino regular.
De fato, uma verdadeira educação inclusiva é estabelecida quando todos os envolvidos no processo educacional em um ambiente de ensino regular são contemplados.

Continue navegando