Buscar

Prova - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O Governo Federal, ao lançar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver sem Limite), por meio do Decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011, ressalta o compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A par disso, em 6 de janeiro de 2016, entrou em vigor o chamado Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, que traz um extenso rol de direitos fundamentais.
Sobre os direitos das pessoas com deficiência é possível afirmar:
c )  o programa do Governo Federal Viver sem Limite é um programa voltado à efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, consistente num "conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; inclusão social; atenção à Saúde e acessibilidade".
QUESTÃO 2
O uso de fontes escritas produzidas por missionários e colonizadores nos primeiros séculos de contato deve ser abordado criticamente porque
d )  expressam imagens fantasiosas e preconceituosas dos índios, vigentes naqueles contextos.
QUESTÃO 3
Entre os povos indígenas, existem diversos papéis de liderança. Eles estabelecem uma distinção entre lideranças às quais chamam "tradicionais" e outras às quais chamam "novas lideranças". As lideranças tradicionais adquirem seu poder com base
d )  na sua capacidade de aconselhar, orientar e dirigir certas atividades de interesse comum e acordadas pela coletividade.
QUESTÃO 4
O Estatuto da Criança e do Adolescente se estrutura em Parte Geral e Parte Especial. Na primeira parte, são estabelecidos os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes no Título II (art. 7.º ao art. 69), entre eles, o direito à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, à profissionalização e à proteção no trabalho.
Sobre o direito à educação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.
II. O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.
III. Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer- lhes a chamada e zelar, com pais ou responsável, pela frequência à escola.
IV. Os pais ou o responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.
 
b )  Todas estão corretas.
QUESTÃO 5
Qual a alternativa que mais bem resume a situação curricular da educação nacional?
c ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem valores mais gerais que devem ser seguidos pela escola e pelo professor dando a este a liberdade para adaptar, atrasar, adiantar e unir problemas, conteúdos e discussões de acordo com a turma.
QUESTÃO 6
Quanto aos jornais que circulavam em Moçambique no século XIX, podemos dizer que eles
d )  não apresentavam ainda um teor literário importante.
QUESTÃO 7
"A história da construção dos direitos humanos das pessoas com deficiência compreende quatro fases: a) uma fase de intolerância em relação às pessoas com deficiência, em que a deficiência simbolizava impureza, ou mesmo castigo divino; b) uma fase marcada pela invisibilidade das pessoas com deficiência; c) uma terceira fase orientada por uma ótica assistencialista, pautada na perspectiva médica e biológica de que a deficiência era uma "doença a ser curada", sendo o foco centrado no indivíduo "portador da enfermidade"; e d) finalmente uma quarta fase orientada pelo paradigma dos direitos humanos, em que emergem os direitos à inclusão social, com ênfase na relação da pessoa com deficiência e do meio em que ela se insere, bem como na necessidade de eliminar obstáculos e barreiras superáveis, sejam elas culturais, físicas ou sociais, que impeçam o pleno exercício dos direitos humanos." (PIOVESAN, 2010, p. 223-224).
Em relação às diferentes fases de desenvolvimento dos direitos humanos das pessoas com deficiência, analise as assertivas abaixo:
I- a fase da exclusão, predominava a ideia de eugenia, não se tolerava qualquer deficiência física ou mental.
II- na Antiguidade, reinava a fase assistencialista, ou seja, se olhava o deficiente como pessoa que necessitava de atendimento prioritário e de cuidados.
III- a fase assistencialista entendia a deficiência como uma doença a ser curada e acaba, por via inversa, gerava a exclusão dessas pessoas, pois elas eram afastadas do convívio social. De uma exclusão física passávamos para uma exclusão visual.
IV- a fase da inclusão é a fase de reconhecimento de direitos humanos para as pessoas com deficiência, que parte da concepção de diversidade social e do reconhecimento da pessoa com deficiência como titular de direitos.
Considerando essas afirmativas, assinale a alternativa correta.
 
a )  As alternativas I, III e IV estão corretas.
QUESTÃO 8
Em Cabo Verde e em São Tomé e Príncipe, a economia inicial baseou-se na produção agrícola. Nesses arquipélagos, dois produtos têm inicialmente uma grande produção. Esses produtos são, respectivamente:
c )  algodão e cana-de-açúcar.
QUESTÃO 9
(COPS-UEL-2003)
"Aproximadamente 5% do orçamento norte-americano para o Projeto Genoma Humano foi dedicado ao estudo das questões éticas, legais e sociais decorrentes do conhecimento do nosso genoma. Por que tanto investimento nessa área não tecnológica? Todo novo conhecimento confere à humanidade um grande poder, que pode ser utilizado para melhorar nossa qualidade de vida ou como forma de abuso."
(PEREIRA, Lygia. Seqüenciaram o genoma humano... E agora? São Paulo: Moderna, 2001. p. 98.)
O texto alerta para o fato de que os conhecimentos sobre o genoma humano conferem "à humanidade um grande poder, que pode ser utilizado para melhorar nossa qualidade de vida ou como forma de abuso".
Avalie os diferentes usos que podem ser feitos do saber sobre o genoma humano:
I. mecanismo de dominação e de controle social.
II. instrumento para identificar a paternidade.
III. critério seletivo de acesso ao emprego e ao seguro de saúde.
IV. recurso para a prevenção de possíveis patologias.
V. método para identificação de cadáveres.
Quais dentre os usos acima configuram abuso na utilização do código genético dos indivíduos?
d )  Apenas I e III.
QUESTÃO 10
Sobre o sistema de escravidão e a presença dos negros africanos em nossas raízes, é correto afirmar:
 
a )  Foram 12 milhões de africanos que desembarcaram na América, sendo 40% no Brasil.
QUESTÃO 11
Entre os direitos humanos a serem assegurados às crianças e adolescentes se pode citar o direito ao convívio familiar (art. 19 do ECA). Todavia, quando o convívio com a família natural está impossibilitado, seja em razão da morte dos pais, seja em razão da perda da guarda, suspensão ou destituição do poder familiar, estes serão colocados para conviver com a família extensa ou ampliada (art. 25, parágrafo único do ECA), ou, ainda, caso não haja outra alternativa, nas chamadas famílias substitutas, mediante guarda, tutela ou adoção (art. 28 do ECA).
Sobre o conceito de família extensa ou ampliada, assinale a alternativa correta:
d ) aquela que se estende para além da unidade dos pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
QUESTÃO 12
As mudanças científicas possibilitadas com a Biotecnologia levaram os profissionais das áreas biológicas e da saúde a pensar sobre seu agir e a buscar balizas éticas para conduzir seus estudos. Desta problematização é que surge um novo campo da Ética, denominado Bioética, que pode ser considerada uma fusão da "Ética com a Ciência da vida, como uma ética da vida, integrando a cultura humanística a técnico-científica das ciências naturais". Assim, indica o conjunto de pesquisas e práticas multidisciplinares, que tem por finalidade a resolução de conflitos éticos provocados pelos avanços biomédicos. [...]Os questionamentos apontados pela Bioética acabaram por basear, também, as discussões jurídicas acerca das tecnocientíficas. Vale dizer, servem de fundamento para a normatização ou juridicização das questões biomédicas. É a partir deste contexto que surge o Biodireito. Deste modo, é corrente o entendimento de que este é a manifestação jurídica da Bioética. Nesta linha de entendimento, pode-se afirmar que o Biodireito tem por objetivo regulamentar as consequências que os avanços técnocientíficos podem ocasionar ao homem e ao meio ambiente."
(MYSZCZUK, Ana Paula; MEIRELLES, Jussara Maria Leal de. Bioética, Biodireito e Interpretação (Bio) Constitucional. Disponivel em: <www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/brasilia/03_107.pdf>. Acesso em 10 abr. 2016).
Pode-se afirmar que:
I - a Bioética e o Biodireito são termos sinônimos.
II - a Bioética deu origem ao Biodireito.
b )  Somente o item II está correto.
Parte inferior do formulário

Continue navegando