Buscar

Libras - A3

Prévia do material em texto

CIÊNCIAS CONTÁBEIS
LIBRAS
ATIVIDADE A3
Anderson Capello
NOTA – 
A educação de crianças e jovens surdos é uma preocupação que permeia toda a história dessa população. Movida por experiências, tentativas de acerto e insucessos metodológicos, a educação especial tem, paulatinamente, alcançado visibilidade e espaço em meio às ideologias que insistem em normalizar e padronizar o ser humano, sobretudo na modernidade fragmentada por tantos discursos e pouca eficácia na compreensão sobre quem, de fato, é o homem.
Dessa forma, tratar do cenário da educação especial, principalmente no que se refere à questão da pessoa surda, faz-se necessário enquanto projeto de oposição às narrativas que trazem, como arquétipos sociais, mentes, corpos e culturas uniformes. Não a favor de tal interpretação, as questões que envolvem a identidade e a cultura surda reivindicam o reconhecimento de seus artefatos - de modo especial, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), considerada um marco nas políticas públicas - e evidenciam as características específicas da comunidade surda. A língua de sinais ocupa um espaço de destaque no seio dessa comunidade, sendo sinal de orgulho e ideário político. O processo de construção de uma língua passa, necessariamente, pela etapa de estruturação formal, dando-lhe forma escrita, regulando o significado de seus signos e justificando o porquê de seu uso.
No caso da Libras, seria correto afirmar que ela se comporta estruturalmente da mesma forma que as demais línguas? Ou seja, há algo que diferencie a Libras das demais línguas faladas em sua transcrição? Detalhe quais são essas diferenças.
RESPOSTA:
Na minha opinião, eu concordo com o que foi apresentado nas vídeos aulas, é uma língua nova, porém ao contrário das outras línguas ela é apresentada na forma gestual.
E pelos meus estudos e minha percepção a única coisa que difere das outras línguas é a forma que ele é comunicada que é gestual, pois no restante é tudo se assemelha, tem o alfabeto, palavras, expressões, tem até parônimos e homônimos, onde o mesmo gesto pode significar 2 coisas diferentes dependendo do contexto.

Continue navegando