Buscar

ATIVIDADE DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM INTERVENCIONISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM INTERVENCIONISTA
· Analise as afirmativas sobre o contexto da cardiologia intervencionista, e marque a alternativa incorreta.
Dentro do contexto da cardiologia intervencionista a enfermagem não faz parte da equipe. Sobre o cateterismo, sendo o risco não desprezível, em torno de um óbito a cada dois mil casos, afirma ser extremamente importante a seleção do paciente, o preparo pré-procedimento, a atenção durante o procedimento e os cuidados pós-procedimentos.
· Veia Cava ela é a principal veia do corpo humano, que se divide em: veia cava inferior(responsável por carregar o sangue que passou pelas pernas, pelve e órgãos da barriga de volta para o coração) e a veia cava superior (que leva o sangue que passou pelos braços e cabeça de volta para o coração).  Baseado nessa afirmação é correto afirmar que:
Todas estão corretas.
· O cateterismo cardíaco é realizado através da introdução de cateteres maleáveis arteriais e venosos radiopacos inseridos em um vaso periférico da região inguinal, do braço ou do pescoço até um grande vaso e em seguida, até o coração. Em relação ao cateterismo cardíaco é incorreto afirmar que:
A angioplastia coronária foi introduzida pelo Dr. Andreas Grüntzig em 1900 e tornou-se rapidamente uma modalidade terapêutica essencial.
· para, então, conferir intervenções cabíveis e indispensáveis ao seu plano de cuidados. Sobre este tema é incorreto afirmar que:
O Serviço de Hemodinâmica é o local onde se realizam diagnósticos, mas é proibido realizar procedimentos terapêuticos em cardiologia, neurologia e angiologia, utilizando a técnica do cateterismo.
· Tomografia computadorizada: Exame que envolve elevado grau de radiação ionizante, obtendo imagens com perfeição que são reconstruídas depois de adquiridas. Podemos considerar como parte deste contexto:
I. É o método considerado padrão-ouro no diagnóstico dos aneurismas, sobretudo a TC helicoidal e é capaz de obter imagens de secções tranversais (fatias) milimétricas do vaso, podendo assim fazer a medida acurada de seus diâmetros e definir a hora da cirurgia.
II. A angiotomografia utiliza o contraste iodado endovenoso, podendo identificar todo o lúmen de qualquer vaso (artéria e veia).
III. Exame fundamental para o diagnóstico de AVC (depois das primeiras 24h do evento). Não é tão preciso no diagnóstico venoso das extremidades, mas pode ser bastante útil nas veias proximais (abdominais e torácicas). Dá noção geral da anatomia de todo um segmento. Assinale a alternativa correta
V,V,V.
· As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Dentre suas diversas formas, a doença arterial coronariana (DAC) é a forma mais prevalente e a maior causa de morte nos países desenvolvidos, leia as afirmativas a seguir.
I. A doença arterial coronariana (DAC) é uma consequência do processo de aterosclerose, no qual há obstrução gradual ou súbita das artérias coronárias por placas de gordura e coágulos.
II. Com isso, há insuficiência das artérias coronárias (vasos sanguíneos encarregados em irrigar o próprio coração), de proporcionarem ao músculo cardíaco (miocárdio), os nutrientes e o oxigênio de que este necessita para manter a sua atividade normal.
III. A DAC é favorecida por uma série de hábitos, comportamentos e estilos de vida inadequados, como por exemplo, a alimentação desequilibrada, a obesidade (principalmente abdominal), o tabagismo, o sedentarismo e o stress.
Assinale a alternativa CORRETA:
Todas as alternativas.
· O desenvolvimento dos inúmeros métodos não-invasivos diagnósticos tem permitido o avanço no tratamento da doença vascular de forma cada vez mais precisa. Assinale a alternativa incorreta.
Atualmente, os métodos menos utilizados na prática vascular é dividido independente da patologia: arterial, venosa ou linfática.
· As doenças cardiovasculares matam mais pessoas por ano do que qualquer outra doença. Estima-se que 16,7 milhões de mortes ao ano são devido às doenças cardiovasculares e projeta-se para 2020 que esse número se eleve entre 35 e 40 milhões. Sobre a CORONARIOPATIAS : Assinale a alternativa incorreta.
Somente uma parte insignificante das mortes na sociedade afluente do mundo ocidental, resulta de doença das artérias coronárias (coronariopatias).
· Eco color Doppler: Exame dinâmico, examinador e aparelho-dependente, que associa a imagem anatômica dos vasos (ultrassom) à hemodinâmica do sangue (Doppler colorido).  Neste contexto, é possível afirmar que:
Todas estão corretas.
· A flebografia, também conhecida como venografia, é um procedimento no qual um raio-x das veias é realizado após a injeção de um contraste numa veia, usualmente do pé. De acordo com o estudado, todas estão corretas, exceto:
Era um exame usado para diagnosticar trombose venosa profunda, porém atualmente é muito requisitado para este fim, pois a Ecografia e o doppler vieram dificultar o diagnóstico pela imprecisão, desconforto para o doente e maior custo.

Outros materiais