Buscar

POP HIGIENIZACAO HOSPITALAR NAS AREAS COM PACIENTES SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE COVID-19

Prévia do material em texto

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO 
HIGIENIZAÇÃO HOSPITALAR NAS ÁREAS COM PACIENTES SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE COVID-19.
	
Nº 04/2020
	OBJETIVOS: Reduzir o número de microrganismos das superfícies e IRAS (Infecção relacionada à assistência à saúde) e promover segurança, conforto aos pacientes e aos funcionários por meio do ambiente higienizado.
	RESPONSÁVEL: HIGIENISTA HOSPITALAR
	LOCAL: M3 e PS Covid19 e demais setores com COVID19
	CONCEITOS:
· Limpeza: Consiste na remoção das sujidades depositadas nas superfícies inanimadas utilizando-se meios mecânicos (fricção), físicos (temperatura) ou químicos (saneantes), em um determinado período de tempo (BASSO, 2004).
· Limpeza concorrente: É o processo de limpeza e/ou desinfecção realizado diariamente, em todas as unidades dos estabelecimentos de saúde com finalidade de limpar e organizar o ambiente, repor materiais de consumo e recolher os resíduos, de acordo com sua classificação. (ASSAD et al., 2010, p 62).quando o ambiente está ocupado. Envolve limpeza e desinfecção de superfícies, limpeza do piso e lavagem do banheiro.
· Limpeza terminal: É o processo de limpeza e/ou desinfecção realizado após a desocupação ou não do ambiente. Envolve limpeza de teto, paredes e piso, limpeza e desinfecção do leito e demais superfícies, além da lavagem completa dos banheiros. Usar máquina lavadora.
· Desinfecção: A desinfecção é o processo físico ou químico que destrói todos os microrganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies. Tem a finalidade de destruir microrganismos das superfícies de serviços de saúde, utilizando-se solução desinfetante. É utilizado após a limpeza de uma superfície que teve contato com matéria orgânica. Definem-se como matéria orgânica todas as substâncias que contenham sangue ou fluidos corporais. São exemplos: fezes, urina, vômito, escarro e outros.
	MATERIAL NECESSÁRIO: 
	· Sabonete líquido e Álcool gel Gorro 
· N95/PFF2
· Óculos de proteção ou protetor facial
· Avental/capote impermeável
· Pano absorvente ou tipo perfex
· Carro funcional
· Mop Úmido
· Pá e Rodo;
· Pano de chão
· Baldes de plástico
· Máquina lavadora
· Saco branco para lixo infectante
· Artigos para abastecimento do setor (sacos plásticos, papel higiênico, papel toalha, álcool gel sabonete líquido etc.);
	· Luvas de borracha com cano longo duas cores (Cor clara para limpeza leve e cor escura para limpeza pesada).
· Botas impermeáveis de cano longo
· Peróxido de hidrogênio na diluição 1:16.
· Bombonas de Peróxido de hidrogênio na diluição 1:16.
· Borrifador
· Vassoura/escovão de vaso sanitário e parede/azulejos para lavar Banheiro.
· Detergente Neutro
· Álcool líquido a 70
	PROCEDIMENTOS: Limpeza Concorrente
· Higienizar as mãos com agua e sabonete líquido se sujidade visível ou álcool gel.
· Paramentar-se conforme sequência de paramentação.
· Preparar o carro funcional de limpeza ou um balde de água limpa com insumos necessários.
· Recolher sacos de lixo e de roupa do setor e acondicionar no expurgo do setor.
· Remover as partículas menores (migalhas, papéis, cabelo e outros) com o mop. Nunca direcionar os resíduos para o banheiro. 
· Recolher as partículas maiores do piso com a pá nunca direcionar os resíduos para o banheiro.
· Repetir a operação quantas vezes forem necessárias
· Trocar água do balde sempre que houver necessidade.
· Limpar com pano úmido se sujidade visível, em seguida desinfetar com peróxido de hidrogênio na diluição 1:16 as bancadas, poltronas, maçanetas das portas, suporte de soro, grades do leito, mesinhas e escadinhas, sem enxague.
· Imergir mop úmido no balde com água limpa ou pano envolvido no rodo para proceder a varredura úmida retirando a sujidade.
· Remover a matéria orgânica com papel absorvente (Pequena quantidade desprezar no lixo infectante) ou com auxílio de uma pá (grande quantidade desprezar no vaso sanitário ou expurgo) em seguida com pano ou mop úmido limpar a superfície com o Peróxido de hidrogênio na diluição 1:16 no piso ou superfície, enxaguar em seguida aplicar novamente o produto por por 10 minutos no local afetado deixar secar ao ar ou enxaguar se necessário.
· Iniciar a limpeza pelos cantos, do fundo para a porta de entrada, passando o mop em movimento de “oito deitado” com movimentos firmes e contínuos. 
· Aplicar o Peróxido de hidrogênio na diluição 1:16 no piso ou superfície com o auxilio do aplicador adequado (pano, mop etc.), e deixar o piso ou a superfície secar, não há necessidade de enxágue.
· Lavar o banheiro por último com Peróxido de hidrogênio na diluição 1:16 e aplicar 10 ml no vaso sanitário, tampa e piso sem enxague. 
· Lavar os recipientes para resíduos com Peróxido de hidrogênio na diluição 1:16 , repor os sacos e retorná-los ao local de origem.
· Os panos de limpeza de piso e panos de mobília devem ser preferencialmente encaminhados à lavanderia para processamento ou lavados manualmente no expurgo.
· Todos os EPIs deverão ser limpos a cada término da jornada de trabalho com Peróxido de hidrogênio na diluição 1:16, se tiver presença de matéria orgânica remover antes, lavar com detergente neutro ,enxaguar, secar e aplicar o Peróxido de hidrogênio na diluição 1:16 por 10 minutos sem enxague.
· Sempre sinalizar os corredores, deixando um lado livre para o trânsito de pessoal, enquanto se procede à limpeza do outro lado. Utilizar placas sinalizadoras e manter os materiais organizados, a fim de evitar acidentes e poluição visual.
· Na limpeza concorrente de piso de corredores deve-se dar preferência aos horários de menor movimento. Em caso de uso de máquinas, devem ser utilizados os mesmos procedimentos da limpeza concorrente de piso. 
· Nesse procedimento estão incluídas a limpeza de todas as superfícies horizontais, de mobiliários e equipamentos, portas e maçanetas, parapeitos de janelas, e a limpeza do piso e instalações sanitárias.
· LIMPEZA TERMINAL: Nesse procedimento inclui a limpeza de paredes, pisos, teto, painel de gases, equipamentos, todos os mobiliários como camas, colchões, macas, mesas de cabeceira, mesas de refeição, armários, bancadas, janelas, vidros, portas, peitoris, luminárias, filtros e grades de ar condicionado (YAMAUSHI et al., 2000). Nesse tipo de limpeza deve-se utilizar máquinas de lavar piso (realizando-se movimentos “oito deitado” e unidirecional), cabo regulável com esponjas sintéticas com duas faces para parede e os kits de limpeza de vidros e de teto.As paredes devem ser limpas de cima para baixo e o teto deve ser limpo em sentido unidirecional (HINRICHSEN, 2004 caso de surtos, recomenda-se o uso de desinfetantes em toda a extensão da superfície da área onde está ocorrendo o surto na unidade do paciente (HINRICHSEN, 2004).
Tabela 1:Frequência de Limpeza Concorrente:
	CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS
	FREQUÊNCIA
	Enfermarias
	3x dia e se necessário
	Posto de Enfermagem 
	2x dia e se necessário
	Banheiros
	Cada uso
	Sala de Prescrição
	1x dia
	Expurgo
Repouso dos profissionais
	Cada uso
2x dia e se necessário
	DML
	2x dia e se necessário
	Corredores
	2x dia e se necessário
	Lixeiras
	2x dia e se necessário
	Superfícies horizontais:
mesas de cabeceira, suporte de soro, maçanetas de portas, grades de leito etc.)
	3x dia e se necessário
Frequência de Limpeza Terminal: óbito, transferência e alta do paciente, podendo ser programada em pacientes de longa permanência.
OBSERVAÇÃO: 1) Usamos a diluição do Peróxido de hidrogênio na diluição 1:16 por ser tuberculocida pelas características do nosso hospital, ressaltamos que a diluição 1:64 é virucida.
2) Os EPIs deverão ser higienizados/desinfetados com o Peróxido de hidrogênio na diluição 1:16 a cada final de turno e guardados no DML/armários e não abrir ou fechar portas com mãos enluvadas.
SEQUENCIA DE PARAMENTAÇÃO: 
 
SEQUENCIA DE DESPARAMENTAÇÃO: 
 
 
 	 
Observação: Ao sair do quarto permanecer, com N95/PFF2, Gorro e protetor Facial e fazer desinfecção do protetorfacial conforme protocolo da SCIH no final do turno para após desinfeção, guardar no DML/armário do setor.
 
Referências bibliográficas: Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2012. 118 p. – ISBN 1. Vigilância Sanitária. 2. Saúde Pública. I. Título
	Data Emissão: 23/04/2020
	Próxima Revisão: 
2021
	Elaborado: 23/04/2020 
Márcia Maria Cruz
 Enfermeira /SCIH
	VALIDADO:

Continue navegando