Buscar

AP1 - Atividade Prática de Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: José Junior Martins Gomes 
Curso: Educação física bacharelado 
Disciplina: Bases Biológicas Aplicadas à Educação Física
Atividade Prática de Aprendizagem 01
Qual o papel da creatina na produção de ATP?
Creatina é essencial para a formação da molécula de ATP e o processo de ressintetizar a fosfocreatina fosforila adenosina disfofato. Além disso, a suplementação ajuda a manter os níveis de ATP em um esforço físico máximo, a creatina atua na regeneração do ATP que é considerado a principal fonte de energia para o organismo e sua presença é essencial para o desempenho físico, fazendo que haja uma otimização e qualidade no exercício resultando na melhora da obtenção de hipertrofia muscular.
Embora o artigo aborde vários aspectos da suplementação da creatina, quando estaria indicada a suplementação de creatina com vista a obtenção de uma maior produção de energia?
Somente Nutricionistas ou Nutrólogos podem prescrever esse tipo de suplementos, sendo importante um acompanhamento para saber a quantidade necessária que o paciente poderá consumir juntamente com os alimentos das outras refeições, assim tendo uma dieta balanceada para poder alcançar o objetivo (Corrêa e Navarro, 2014).
De acordo com o artigo, quais os efeitos adversos que podem ocorrer com a suplementação de creatina sem recomendação qualificada?
Não há evidencias sustentáveis na literatura de que a creatina possa apresentar riscos à saúde de homens saudáveis, porém existem inúmeros casos na literatura indicando que a creatina possa prejudicar a função renal quando consumida de forma indiscriminada. Para não oferecer riscos à saúde sugere-se aos sujeitos saudáveis que consomem regularmente esse suplemento que não ultrapassem a quantidade de 5g/dia, pois não há evidências científicas suficientes que garantam a segurança da ingestão acima dessa dosagem, em longo prazo (Gualano e colaboradores, 2008).
Referencias 
https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5771924Links to an external site.
https://blog.nutrify.com.br/creatina-funcao#:~:text=A%20creatina%20atua%20na%20regenera%C3%A7%C3%A3o,da%20obten%C3%A7%C3%A3o%20de%20hipertrofia%20muscular.

Outros materiais

Outros materiais