Buscar

FAVENI AVALIAÇÃO DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
A didática pode ser definida como um conjunto de atividades organizadas pelo docente, visando o favorecimento da construção do conhecimento pelo estudante. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta, sobre o papel do docente do ensino superior:
· O educador nas instituições de nível superior deve ser capaz de compreender a disciplina a qual leciona, ser versátil e abrangente na área de conhecimento.
· O docente deve permanecer aberto à pesquisa e atualização de conhecimentos em sua área de ensino.
· Deve se preocupar menos com a forma com que os estudantes assimilam o conhecimento e mais com o nível da aprendizagem.
· O docente deve atentar-se para a organização do espaço e tempo, bem como para a escolha de estratégias de ensino adequadas.
A falta de didática tem sido apontada como uma das principais deficiências na formação do professor universitário. Por essa razão, tem se tornado comum que os docentes realizem cursos de didática do ensino superior, afim de investirem em novas ferramentas de ensino, que potencializem e melhorem a qualidade da prática docente. A partir disso, espera-se que esses cursos.
· Levem cada docente a fazer uma autocrítica e a tomar consciência de suas responsabilidades, e principalmente buscar a melhor forma de desempenhar suas funções.
· Desenvolvam nos docentes o domínio dos saberes relacionados a área de didática, para que possam se tornar especialistas da área.
· Desenvolvam nos professores, a capacidade de identificar o seu padrão de trabalho ideal, para que não realizem práticas desconexas e sem sentido.
· Levem cada docente a adequar suas práticas ao modelo tradicional de educação, para que o sistema educacional trabalhe de forma alinhada.
A didática se torna fundamental na formação do educador, quando utilizada do ponto de vista da relação sociedade-educação, onde a prática educacional é reconhecida como intencional, visando a emancipação do sujeito e consequentemente contribuindo para o exercício da cidadania e para o convívio social. Todavia, quando reduzida apenas como um subsídio metodológico ela pode representar um perigo, pois:
· Acaba possibilitando aos docentes uma maior flexibilização quanto as formas de trabalhar, o que pode comprometer a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
· Nessa prática não é permitido que o educador reflita suas ideologias, contudo, o que se observa são docentes realizando práticas desvinculadas do padrão educacional tradicionalmente esperado.
· Acaba desenvolvendo nos educadores a falsa sensação de que estão seguindo um padrão de desenvolvimento de suas intervenções.
· Nessa prática, o educador sempre reflete uma ideologia, e caso, ele não esteja consciente disso, pode acabar reforçando a ideologia dominante, a qual visa preparar o indivíduo apenas para o mercado de trabalho, que se apresenta altamente excludente.
Embora seja inegável a importância da didática na formação docente, as metodologias também são ferramentas importantes para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Sobre as metodologias, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas e marque a alternativa correta:
(  ) As metodologias permitem que os docentes compartilhem seus conhecimentos de forma transparente e concisa, facilitando e enriquecendo a apropriação dos saberes, pelos estudantes.
(  ) O termo metodologia, no âmbito educacional, se dedica a investigar os fundamentos, condições e modos de se desenvolver o ensino e a aprendizagem. Ou seja, é um conjunto de atividades organizadas pelo docente, visando o favorecimento da construção do conhecimento pelo estudante.
(  ) A escolha do método de ensino não é um momento que carece de muita atenção para a prática profissional docente, entretanto deve-se ter clareza de que é a metodologia que norteará o trabalho do docente, afetando diretamente no tipo de sujeito e sociedade a se formar.
(  ) Ao longo de sua trajetória, cada professor desenvolve sua própria metodologia de ensino, a qual deve ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de trabalhar os diferentes saberes com os estudantes, facilitando e tornando processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso.
· F – F – V – V .
· V – F – F – V .
· F – V – F – V .
· V – V – F – F .
Como se sabe, a literatura aponta variados métodos de ensino, entre os quais estão o método Tradicional, o método Montessori, método Freiriano, método Construtivista, método Sóciointeracionista, método Waldorf e também o método Ativo. Sobre a método ativo, é incorreto afirmar:
· As metodologias ativas, de modo geral, são compostas por métodos didáticos que proporcionam ao estudante, autonomia diante do acesso e apropriação do conhecimento, já que acontecem através da interação do estudante com o tema em estudo.
· As metodologias ativas estão sendo cada vez mais utilizadas como alternativas que visam suprir lacunas metodológicas que ainda persistem na educação, podendo ser aplicadas nas diferentes áreas de ensino.
· O método ativo diz de uma inovação, desenvolvido para lidar com as emergências educacionais do século XXI.
· No método ativo, o aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem e não mais o professor, como nos métodos tradicionais.
Considerando que as metodologias ativas possuem variadas ramificações, assinale a segunda coluna, de acordo com a primeira, quanto aos tipos de metodologias ativa.
1 – Abordagem baseada em projetos
2 – Abordagem baseada em problemas
3 – Ensino Híbrido
4 – Sala de aula invertida
5 – Gamificação
 
( ) Nessa metodologia ativa, ocorre uma mescla do ensino presencial e o ensino online, de forma que um complemente o outro. Sua implementação requer investimento em equipamentos digitais, em um bom acesso à internet, bem como no desenvolvimento profissional dos professores.
( ) é um método sistematizado, no qual o docente deve apresentar um problema ou questão norteadora que seja significativa para os estudantes. Apresentada a situação problema, espera-se que os estudantes se sintam instigados a estudar e pesquisar sobre o assunto. Nessa abordagem, existem etapas metodológicas que norteiam a prática docente e a construção dos saberes dos estudantes, culminando em um produto final.
( ) Refere-se à incorporação das características e elementos dos jogos, como por exemplo ao sistema de pontuação, de níveis, competição, conflitos, diversão, interação, entre outros, para tornar as atividades educacionais nas diferentes áreas do conhecimento, mais atraentes e fazer com que os estudantes se tornem mais engajados.
( ) Nessa metodologia, a partir de um questionamento a ser resolvido, o estudante pode de forma colaborativa, fazer investigações, pesquisas, discutir, dentre outros trabalhos em grupo, até chegar a uma resposta para a questão inicialmente proposta pelo docente.
( ) Nessa metodologia, há a inversão da estrutura do ensino da sala de aula tradicional, ou seja, os estudantes têm contato com o conteúdo que será abordado pelo professor, antes da aula.
· 4 – 2 – 3 – 1 – 5 .
· 3 – 1 – 5 – 2 – 4.
· 5 – 2 – 4 – 1 – 3 .
· 3 – 2 – 5 – 1 – 4 .
A necessidade de investir no desenvolvimento profissional de professores que atuam no ensino superior é evidente, uma vez que são muitas as exigências da contemporaneidade. As exigências atribuídas ao fazer docente, possuem relações com o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes que são importantes para o trabalho docente, sendo divididas em quatro categorias, as quais são:
· Formas de pensar, formas de trabalho, ferramentas para trabalhar e viver no mundo.
· Formação, desenvolvimento profissional, metodologias de trabalho e vida em sociedade.
· Formas de pensar, desenvolvimento profissional, ferramentas para trabalhar e vida em sociedade.
· Formação, formas de trabalho, metodologias de trabalho e viver no mundo.
É evidente a importância de se refletir sobre os desafios da docência no ensino superior na atualidade, para que a qualidade das intervenções, bem como a efetividade das ações docentes, seja maior. Entre os desafios enfrentadospelos docentes que atuam no ensino superior, estão:
· O excesso de supervisão das práticas educativas e a baixa flexibilização curricular
· A falta de dedicação dos estudantes e a baixa adesão aos meios tecnológicos
· O excesso de formações pedagógicas oferecidas pelas instituições de ensino e a baixa valorização profissional
· A falha no processo formativo e a dificuldade de conciliar o trabalho como docente e as atividades extracurriculares
Como se sabe, o processo avaliativo faz parte da condição humana, já que frequentemente somos submetidos por processos formais ou não, de avaliação. Sobre as avaliações no ambiente educacional, é correto afirmar que:
· As avaliações, dentro de uma perspectiva inovadora de educação, são comumente relacionadas à realização de provas e exames e a notas necessárias para um aluno passar de ano.
· O processo avaliativo, deve ocorrer de forma rígida, sistemática, informativa e classificatória.
· Os métodos de avaliação estão inseridos nas práticas pedagógicas e estão aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem dos alunos.
· O processo avaliativo deve ser entendido como um ato produtivo em uma via de mão dupla, ou seja, é útil tanto para que o docente verifique a aprendizagem dos estudantes e o resultado de seu trabalho, quanto para que a instituição de ensino consiga identificar as fragilidades dos estudantes.
Como se sabe, a avaliação é um importante instrumento da prática pedagógica, contribuindo para a construção do conhecimento e auxiliando no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Dessa forma, o feedback tem se apresentado como ferramenta interessante para o processo avaliativo e de aprendizagem em geral. De acordo com o material estudado, ao ser entregue pelo professor ao estudante, o feedback deve:
· Limitar-se à correção da atividade, priorizando o acompanhamento do professor em relação ao desenvolvimento da aprendizagem do estudante.
· Servir para que o estudante supere suas dificuldades, destacando sempre o que de positivo o mesmo alcançou em seu processo de aprendizagem.
· Ressaltar os erros dos estudantes, já que esse instrumento tem foco no processo de ensino e não no trabalho docente.
· Servir como uma ferramenta de controle de aprendizagem, priorizando os aspectos negativos, em detrimento dos positivos, para que os estudantes se dediquem às suas fragilidades.

Continue navegando