Buscar

PEÇA DE ARQUITETURA 1 INSTRUÇÃO DE C ` M `

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A.:.G.: DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO
GRANDE LOJA MAÇONICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
A.:.R.:.L.:. M.:. PAULO ROBERTO RIBEIRO LEMGRUBER Nº 177
 
PEÇA DE ARQUITETURA: PEDRA POLIDA
IR.:. COMP.:. M.:. : RAFAEL DO NASCIMENTO
Confiaram-vos a P.`.B.`. para que a desbastásseis de suas imperfeições e lhe désseis a forma e as dimensões de vossa arte, cujos fins devem ser penetrá-la por vosso pensamento. Se soubesdes aprender-lhe as sublimes sutilezas e vencelhes as dificuldades, as asperezas da P.`.B.`. cairão aos golpes de vosso Maço como os frutos sazonados da árvore que os produziu.
Cogitar-vos a polir e repolir a pedra bruta, a maçonaria não quer que trabalheis cegamente, e nem, mesmo, exercer sobre vós, o encanto de sua influência ou o império de sua autoridade; seu grande desejo é que esse trabalho seja fruto de vossa meditação e de vosso próprio estudo; ela quer que, apoiado em vossa própria razão, aprendeis a repelir tudo quando ela não aceitar.
Assim, só deveis avançar, na vida social, esclarecido pelos princípios que a tomam honrosa e útil.
Dando-vos a Alavanca, emblema do poder que sustenta o fraco e faz tremer mau, a Maçonaria quis simbolizar a expressão da força divina, da força moral, dessa força que resiste a tudo que é impuro e corrupto, a tudo que é arbitrário ou tirânico, à ignorância, à superstição, aos vis impostores, que se aproveitam da ignorância dos povos para torna-los impotentes escravos de seus caprichos.
Assim, em pleno oceano da vida, em meio das vagas tempestuosas das paixões, lembrai-vos que, aos serdes consagrado Comp.`. M.`., tivestes em vossas mãos a Alavanca-Talismã contra as tentações da inércia. Revendo, então, vosso passado, tereis, ante vossos olhos, os juramentos sagrados, que ligaram aos nossos, vossos destinos, e que farão com que os germes das virtudes, que a Maçonaria vos inspirou, revivam em vosso coração, para que, retomando a Régua simbólica de vossa consciência, traceis o mais curto, o mais digno e o mais belo caminho da vida útil e proveitosa e vos tomeis digno de vossas obras.

Outros materiais

Outros materiais