Buscar

Resenha - Culpa é das estrelas

Prévia do material em texto

Psicologia - 2º Semestre
Resenha: “A Culpa é das Estrelas”
O livro “A Culpa é das Estrelas”, escrito por John Green, teve bastante repercussão alguns anos atrás, principalmente entre os adolescentes. 
O livro retrata a história de Hazel Grace uma jovem que descobre ainda quando criança que possui um câncer com poucas chances de cura, desde então, sua vida se resume a tratamentos para tentar prolongar seu tempo de vida. 
O maior medo da Hazel é magoar quem ela ama, afinal, imagina os pais terem que se preparar para perder um filho. Portanto, ela costuma se excluir dos grupos e isso faz com que seus pais a coloquem em um grupo de apoio para pessoas com câncer com a intenção de que ela faça amizades. E nesse grupo ela encontra Augustus Waters, um jovem de 18 anos que até então estava em remissão de um câncer chamado de osteossarcoma. 
 “Gus” descobre que a adolescente é apaixonada pelo livro chamado “Uma Aflição Imperial” de um autor muito conceituado, conhecido como Peter van Houten. Então, eles decidem viajar até Amsterdam, onde o autor vive para que ela possa conhecê-lo e conversar com ele e descobrir o que acontece com alguns personagens do filme, pois ele não cita no livro.
No meio da viagem Hazel descobre que o câncer de Augustus havia voltado e estava tomando todo o seu corpo. 
Consequentemente percebem que o tempo que possuem para ficarem juntos é limitado, mas eles decidem aproveitar cada momento, no final Augustus morre e isso traz uma grande lição.
Compreendemos desde o início que a morte é um fato incontestável tanto para os personagens como para todos na vida real e o livro traz uma reflexão principalmente sobre essa questão. Podemos viver frustrados com o fato de que a morte é inevitável ou nos permitir viver momentos incríveis e aproveitar o máximo nossos dias, horas e minutos. 
Pois, nos dias de hoje não só os adolescentes, mas toda a sociedade ocupa seu tempo com atividades que fogem do contato real e esquecem de valorizar o mais importante, o tempo.