Buscar

recursos administrativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A enfermagem constitui um corpo profissional muito fechado, com elevado grau de autonomia em relação à direção. Gerencia o dia a dia das unidades assistenciais e possui, internamente, uma linha de mando vertical formalizada e legitimada, nos moldes taylorista-fordista. Nesta estrutura as enfermeiras têm grande poder sobre os técnicos e auxiliares de enfermagem, porém, isto não se observa em relação à categoria médica, com quem disputa o projeto assistencial e vivencia cotidianamente uma série de conflitos (Cecílio, 1999).
A área administrativa funciona de acordo com uma lógica própria, aparentemente é o grupo mais silencioso dentro do hospital, porém detém recursos estratégicos fundamentais para o cotidiano da vida organizacional. É uma área bem estruturada, regida por normas e rotinas, com linha de mando verticalizadas, formalizadas e consideradas legítimas (Cecílio,1999).
A estrutura organizacional dos hospitais segue ainda nos dias de hoje as diretrizes estabelecidas por organogramas clássicos, as estruturas hierarquizadas verticais,
fragmentação das responsabilidades, formalização das relações, pautando-se nas lógicas de autoridade legal,herdados da concepção burocrática. No entanto, atualmente, muitos autores têm desenvolvido estudos em busca de novos rumos para a gestão e organização do trabalho em saúde utilizando teorias administrativas mais atuais como a estruturalista, a contingencial e outras, bem como tem apontado as dificuldades para promover mudanças no modelo de gestão, em especial nos hospitais públicos brasileiros (Pires, 2002).
Recursos administrativos são: o regimento da instituição, o regulamento do serviço de enfermagem, o organograma e os manuais de normas e procedimentos de cada setor da ESF. Também faz menção ao sistema de comunicação utilizado através de escala, quadro de avisos, uso do crachá e registros. Observa-se se há ou não sistemas de controle, em caso afirmativo, salientam-se as formas avaliativas da unidade com a descrição e a análise do modo como se processa, explicitando sobre as fichas, impressos e cartões utilizados (Santos, 2002).

Continue navegando