Buscar

SERMÃO - CAMINHO DE EMAÚS - esboço simplificado


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sermão: A caminho de Emaús. 
Tema: O sofrimento distorce a nossa visão de Cristo.
Introdução: Os escritos de Lucas mostram-nos o que pode acontecer quando O perdemos de vista, e dá-nos o segredo de como sanar isto e sermos abençoados. 
     Trata-se de um capítulo de contrastes onde Lucas percorre o espectro das emoções humanas. O Lucas dá-nos o relato completo do encontro do Senhor com dois discípulos tristes, depois da Sua crucificação e ressurreição. 
Enquanto caminhavam, um homem que eles não reconheceram se aproximou e começou a caminhar com eles. Era Jesus ressuscitado, mas eles não o reconheceram. Eles contaram a ele sobre a crucificação e a esperança que tinham em Jesus, mas que agora parecia perdida.      
O capítulo começa com corações quebrantados mas depois temos corações ardentes; de mentes fechadas chegamos a entendimentos abertos, de céus que pareciam de cobre, a céus abertos que receberam o seu Senhor na glória. Começa com pessoas a deixar Jerusalém e tudo que isto significava, e termina com pessoas continuamente no templo a louvar e bendizer a Deus.
Emaús é com certeza um lugar que significava muito para aqueles discípulos. Era onde as suas famílias residiam, onde haviam deixado tudo para seguir o Cristo que agora , para eles, estava morto.
Você já esteve nessa posição dos dois discípulos? Tomadas pelo desânimo, desacreditando de tudo, com a fé abalada, mas ainda sim conseguiam sentir aquela brasinha queimar no coração de que algo bom poderia acontecer?? Com certeza.
Vamos entender que o “caminho de Emaús” nos leva uma a "Desânimo Espiritual" (uma tristeza profunda quase que uma depressão espiritual) , mas ao mesmo tempo nos mostra a cura. Diante disso entendemos que o sofrimento distorce a nossa visão de Cristo.
1. Sobre a sua presença - v 14 a 16
· Ficamos surpreendidos ao ver estes discípulos, que anteriormente conheciam o Senhor tão intimamente, perguntarem-Lhe: “És Tu o único visitante em Jerusalém?” É evidente que estavam longe dos dias alegres e da intimidade que anteriormente desfrutavam com Ele. Na vida deles Cristo agora é uma figura distante e irreconhecível. A situação repetiu-se após a ressurreição do Senhor, trouxe confusão aos discípulos, às mulheres no túmulo e a nós também.
2. Sobre quem ele é. - v 19 (falando que ele é um profeta)
· Anteriormente, estes discípulos haviam confessado que Ele era o Senhor e Mestre. Ele era o Messias de Israel, o Vencedor que havia de vir, o Príncipe vitorioso. Para alguns, isto pode ter sido um elogio adequado. Mas o que tinha acontecido para a sua apreciação d’Ele diminuir de, Senhor, filho do Deus Altíssimo, Messias, Filho de Davi, para “um profeta”? 
3. Sobre o seu poder. - v 20 -26
· Eles viram as coisas do ponto de vista humano, e perderam de vista os propósitos de Deus nos assuntos dos homens. Entra uma desconfiança no seu coração (versículo 21), porque não percebe a presença de Jesus e porque perdeu a paz, você começa a perder sua certeza sobre a pessoa de Jesus.
Quem é Jesus para você? Você perdeu a sensibilidade no ouvir os testemunhos sobre Ele somente porque você ainda não experimentou viver com Ele independente das situações na sua vida ? 
Como agir nessas horas?
· Continuar caminhando ao seu lado, ouvindo atentamente a sua voz e, ao invés de nos afastarmos, estreitarmos o nosso relacionamento com ele até que os nossos olhos se abram e nossa visão seja restaurada a respeito dele. E como? v 27 / Jesus naquele momento foi para as escrituras, mostrando à eles que tudo o que havia de acontecer estava em tempo... E quando ao convidarem Jesus para passar a noite ali, no partir do pão eles RECONHECEREAM Jesus - Foi este passo que levou à revelação que transformou as suas vidas, todo o desânimo e a tristeza se foi, porque eles viram a Jesus.

Continue navegando