Logo Passei Direto
Buscar
Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fisiologia Humana
Resumo para a prova
1. O sistema nervoso é dividido em: simpático e parassimpático, que atuam em diferentes situações do nosso organismo. O cheiro agradável de uma comida pode levar à produção de saliva porque provoca estimulação das glândulas salivares através:
 
( ) de enzimas do próprio sistema digestório.
( ) de hormônios tráficos.
( ) de enzimas de fora do sistema digestivo.
( ) de hormônios digestivos.
(X) de sistema nervoso autônomo.
Explicação:
A via eferente do sistema nervoso visceral se chama sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso autônomo é ativado principalmente por centros localizados na medula espinal, no tronco encefálico, no hipotálamo e em parte do córtex cerebral. Essa parte do sistema nervoso é subdividida em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Função parassimpática: É mediada por um neurotransmissor denominado acetilcolina e sua ação repercute da seguinte forma: redução da frequência cardíaca, aumento da secreção de glândulas do olho, aumento da peristalse, aumento da secreção salivar e de glândulas pancreáticas e constrição dos brônquios.
2. Marque a opção correta. Funcionalmente, o sistema nervoso é dividido em: 
( ) Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático. 
( ) Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Visceral. 
( ) Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Autônomo. 
(X) Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Visceral. 
( ) Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico. 
Explicação:
A resposta correta é:Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Visceral. 
3. Por que cortar o dedo com a folha de papel dói tanto?
Quem nunca se cortou com uma folha de papel? Apesar de ser um objeto aparentemente inofensivo, um corte causado por ele pode provocar dor intensa e até mesmo durar alguns dias. Mas porque isso acontece? Afinal, a laceração é, na maioria das vezes, pequena e sem profundidade. O site Science Alert decidiu investigar essa questão e descobriu que existem dois principais motivos que elucidam esse fenômeno: o primeiro está relacionado às terminações nervosas dos dedos; o segundo pode ser explicado pela superfície do papel.
https://veja.abril.com.br/saude/por-que-os-cortes... - adaptado
De acordo com o texto, análise asserções I e II.
I. A laceração decorrente do corte com uma folha de papel é, em geral, pequena e sem profundidade e causa uma dor que pode se estender por dias.
Porque
II. Há, nas pontas dos dedos, receptores de dor, denominados quimiorreceptores, que alertam nosso cérebro sobre possíveis perigos que podem romper a pele.
Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.
( ) Ambas as asserções são verdadeiras, e a asserção II é uma justi cativa para a asserção (X) A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
( )A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
( )Ambas as asserções são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.
( ) Ambas as asserções são falsas.
Explicação:
Os nociceptores, que detectam alterações nocivas ou dolorosas. Os quimiorreceptores, que detectam alterações químicas, como a concentração de oxigênio, dióxido de carbono e o pH, estão relacionados ao paladar e ao olfato.
4. Nosso corpo possui uma grande quantidade de bactérias, fungos e outros microrganismos formando nosso microbiota, sobre esse contexto analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I. Nossa microbiota consiste em ser uma grande parte de bactérias, fungos e outros microrganismos que vivem em simbiose com nosso organismo.
PORQUE
II. Não causam patologias e ao mesmo tempo nos ajudam metabolizando os componentes que nosso organismo não consegue digerir.
(X) As duas assertivas estão corretas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
( ) A primeira assertiva está correta, mas a segunda está errada.
( )Nenhuma das assertivas estão corretas.
( )As duas assertivas estão corretas, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
( ) A primeira assertiva está errada, mas a segunda está correta.
Explicação:
O nosso intestino apresenta uma quantidade particularmente impressionante de microrganismos que vivem em simbiose com o nosso sistema digestório. Numerosas bactérias, especialmente os bacilos, metabolizam componentes da nossa dieta que não somos capazes de digerir por não apresentarmos enzimas específicas.
5. Um indivíduo de 28 anos deu entrada no hospital com um esmagamento do tórax. O médico solicitou um exame de gasometria arterial que demonstrou um ph e PCO2 em níveis elevados e níveis de bicarbonato normais. Este quadro clínico e laboratorial sugere o tipo de distúrbio ácido básico denomiado:
( )alcalose metabólica.
( )acidose metabólica.
( )alcalose respiratória.
( )alcalose metabólica em compensação.
(X) acidose respiratória.
Explicação:
Acidose respiratória tem origem no aumento na pCO2 no sangue, ocasionada por fatores como danos no tecido pulmonar (tuberculose), edema pulmonar - o que impede a troca gasosa alveolar - paralisia dos músculos respiratórios, insuficiência respiratória induzida (narcóticos) e reduzida mobilidade de caixa torácica.
6. Uma das principais recomendações para manter os rins saudáveis é beber muita água. Quando se bebe pouca água, pode ocorrer a formação de cristais, que ficam aderidos no tecido renal, causando muita dor. Esse problema é conhecido como:
(X) cálculo renal.
( )infecção urinária.
( )câncer renal.
( ) pielonefrite.
( ) cisto renal.
Explicação:
O rim é inervado por ramos do nervo simpático toracolombar, provenientes dos segmentos entre a quarta vértebra dorsal e a quarta vértebra lombar. As fibras simpáticas se distribuem pelas artérias, arteríolas e pelos túbulos proximais. No cálculo renal há uma obstrução causando muita dor. Isso ocorre porque a cápsula que envolve o rim é altamente inervada e inextensível. Com a obstrução do fluxo da urina dentro do rim, em razão do cálculo, o parênquima renal não á capaz de eliminar a urina produzida, aumentando de volume. Com a expansão do tecido em direção à cápsula inervada, sem que essa se estenda da mesma forma, ocorre compressão das terminações nervosas e dor.
7. O sistema nervoso visceral entérico controla quais funções no nosso organismo? Assinale a alternativa correta com relação à atividade simpática:
 
( ) Controla as funções do trato gastrointestinal, pâncreas e coração.
( ) Controla as funções do coração, pulmões e vesícula biliar.
( ) Controla as funções do coração, pâncreas e vesícula biliar.
( ) Controla as funções do trato gastrointestinal, pulmões e coração.
(X) Controla as funções do trato gastrointestinal, pâncreas e vesícula biliar.
Explicação:
A resposta correta é: Controla as funções do trato gastrointestinal, pâncreas e vesícula biliar.
8. A natureza química dos hormônios determina a classificação dessas moléculas. Sobre os hormônios peptídicos escolha a alternativa verdadeira: 
( ) São hormônios lipossolúveis. 
( )Atuam sobre receptores intracelulares. 
( )São hormônios derivados do colesterol. 
(X) São pequenas sequências de aminoácidos. 
( ) Na corrente sanguínea, se associam a proteínas de transporte. 
Explicação:
A resposta correta é: São pequenas sequências de aminoácidos. 
9. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas a rmativas abaixo e depois assinale a opção correta: 
( ) Quando a pressão arterial está aumentada, o número de impulsos pelos barorreceptores (aórticos e carotídeos) diminui, fazendo com que os corpos celulares do sistema simpático (BVLc) desempenhe uma resposta efetora ao coração para diminuir a pressão arterial. 
( ) Quando o núcleo do trato solitário (NTS) aumenta a taxa de impulsos para os núcleos do sistema parassimpático (NA/DMV), a resposta efetora ao coração é para diminuir a frequência cardíaca, volume de ejeção, retorno venoso, contratilidade e aumentar a capacitância venosa para diminuir a pressão arterial. 
( ) A atividade simpática aumenta a secreção de renina nos rins e, como consequência final, ocorre aumento da retenção
de sódio e água; tal mecanismo aumenta a pressão arterial em longo prazo. 
( ) Quando aumenta volemia e a osmolaridade plasmática, o hormônio antidiurético é inibido. Deste modo, ocorrerá diminuição da reabsorção de sódio e água e aumento da natriurese e diurese (excreção sódio e água) para diminuir a pressão arterial. 
 ( ) Durante uma hemorragia, o principal mecanismo de regulação da pressão arterial é pela ativação dos barorreceptores, que promoverá um aumento da resistência vascular periférica e, por m, manterá a pressão arterial. 
( ) F-F-V-V-F 
( ) F-V-F-V-F 
(X) F-V-V-F-F 
( ) V-V-F-F-V 
( ) V-F-V-F-V 
 
Explicação:
A resposta correta é: F-V-V-F-F.
10. A respeito da traqueia é correto afirmar que: 
( ) Apresenta uma estrutura chamada cone elástico, formada pela membrana cricovestibular. 
( ) Apresenta 9 cartilagens, sendo 5 ímpares e 2 pares 
(X) Apresenta cerca de 15-20 cm de comprimento nos adultos. 
( ) Possui diversos ligamentos, sendo alguns deles: tireoepiglótico, ligamento vocal, hioepiglótico e ligamento cricotireóideo. 
( ) Une a parte inferior da faringe (nasofaringe) à traqueia. 
Explicação:
A resposta correta é: Apresenta cerca de 15-20 cm de comprimento nos adultos. 
11. A retroalimentação positiva ocorre quando o organismo provoca uma alteração em um determinado parâmetro fisiológico no mesmo sentido que estava ocorrendo. Esse sistema de controle homeostático só ocorre em situações muito específicas como: 
A. Controle da glicemia. 
B. Controle da pressão arterial. 
C. Sono
D. Despolarização da membrana (X)
E. Alimentação
Explicação: 
Despolarização da membrana
12. Nosso organismo é constituído por vários sistemas orgânicos, que consistem em ser são grupos de órgãos que juntos executam determinada tarefa. Além dos sistemas possuímos os tecidos que são constituídos pelo grupamentos de células. dentre os existentes os tendões e os ossos fazem parte de qual:
( ) Tecido Muscular 
( ) Tecido Epitelial 
( ) Tecido Nervoso 
(X) Tecido Conectivo 
( ) Tecido Digestório
Explicação:
O tecido conectivo é caracterizado por conter muita matriz extracelular, além de diversos tipos celulares que exercem funções importantíssimas para o bom funcionamento do corpo. A principal função do tecido conectivo é de unir tecidos, servindo de sustentação e preenchimento para o corpo. É formado por: Tendão, osso, Gordura e outros tecidos moles.
13. Marque a opção correta. Um neurônio pode ter três partes (dentrito, soma e axônio). É a principal função do axônio:
( ) Sintetizar as proteínas da célula
(X) Conduzir estímulos nervosos
( ) Receber estímulos nervosos
( ) Armazenar nutrientes para as células
( ) Abrigar a maior parte das organelas
Explicação:
O critério utilizado pelos anatomistas para dividir o sistema nervoso em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP) foi a presença de caixas ósseas, no caso, o crânio e a coluna vertebral. Todas as estruturas que se encontram dentro das caixas ósseas são consideradas como parte do SNC e todas as estruturas que se encontram fora das caixas ósseas fazem parte do SNP (veja a figura a seguir). Dentro das caixas ósseas, encontram-se o encéfalo, a medula espinal e uma parte dos neurônios aferentes (sensitivos) e eferentes (motores). Fora das caixas ósseas, encontram-se uma parte (maior parte) dos neurônios aferentes e eferentes e os gânglios.
14. As células possuem capacidade de se multiplicar, se dividir e constituir outras células, com tempo de vida em algumas vezes reduzido. As hemácias são células que ocupam ¼ do volume de todas as nossas células, com tempo médio de vida de 120 dias, pouco tempo em comparação as outras. De acordo com a classificação do tempo de vida das células, as hemácias recebem qual classificação:
(X)Lábeis
( ) Estável
( ) Permanente
( ) Flexível
( ) Instantânea
Explicação:
A classificação dada às células em relação à durabilidade: Lábeis são as células que duram pouco tempo, como as hemácias.
15. Nosso organismo é constituído por vários sistemas orgânicos, que consistem em ser são grupo de órgãos que juntos executam determinada tarefa. Além dos sistemas possuímos os tecidos que são constituídos pelo grupamento de célula. Dentre os tecidos existentes os tendões e os ossos fazem parte de qual:
(X) Tecido Conectivo
( ) Tecido Epitelial
( ) Tecido Digestório
( ) Tecido Nervoso
( )Tecido Muscular
Explicação:
O tecido conectivo é caracterizado por conter muita matriz extracelular, além de diversos tipos celulares que exercem funções importantíssimas para o bom funcionamento do corpo. A principal função do tecido conectivo é de unir tecidos, servindo de sustentação e preenchimento para o corpo. É formado por: Tendão, osso, Gordura e outros tecidos moles.
16. (IBFC/2022 - adaptada) A orelha (ouvido) é o órgão responsável pelo sentido da audição e pelo nosso equilíbrio. Sobre esse assunto, analise as afirmativas.
I. A estrutura anatômica da orelha é complexa e se divide em orelha externa, média e interna.
II. O tímpano é uma membrana que separa a orelha média e interna.
III. É na orelha externa que se localiza o tímpano.
IV. Na orelha média localizam-se três pequenos ossos (bigorna, martelo e estribo)
Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
( ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
( ) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
( ) Apenas a afirmativa II e IV está correta.
(X) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
( ) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Explicação:
A afirmativa II está incorreta pois o tímpano está localizado na orelha externa, sendo martelo (localizado na orelha média) e estando conectado à membrana timpânica. Desta forma o tímpano separa a orelha externa da média.
17. O bolo alimentar passa pelo tubo digestivo e recebe secreções que são liberadas por glândulas que atuam no trato gastrointestinal. Sobre esse contexto analise as afirmativas abaixo:
I. Células caliciformes são que respondem a irritação do local liberando secreções.
II. No estomago possui um epitélio estomacal com células secretoras especializadas.
III. Glândulas acinares contribuem para processos de digestão e excreção.
IV. O controle das excreções é controlado pelo sistema parassimpático.
É correto o que se afirma:
( ) II e IV apenas.
( ) II e III apenas
( ) IV apenas.
(X) I, II e III, apenas.
( ) I e II apenas.
Explicação:
Essencialmente, as secreções possuem duas funções primárias. A primeira está associada ao processo digestivo, através da secreção de enzimas digestivas, que ocorre principalmente na boca, estômago e intestino até a extremidade distal do íleo. O controle das secreções pode ser dado pela ação mecânica da própria presença do alimento, especialmente controlando a secreção de muco.
18. Três amostras de urina humana foram analisadas e revelaram a seguinte composição:
I. Sódio, potássio e proteínas
II. Alta glicose, água e sódio
III. Potássio, leucócitos e água.
A um indivíduo que não possui alteração estrutural ou funcional no sistema urinário, poderia pertencer:
( ) apenas II
(X) apenas I
( ) I, II e III
( ) apenas I e II
( ) apenas III
Explicação:
A resposta correta é: apenas I
19. Os rins são órgãos que tem o formato de um feijão com duas regiões visíveis conhecidas como córtex e a medula. Sua principal função é a formação de urina que é decorrente de outras funções renais. Analise abaixo as funções renais que estão ligadas com a formação da urina:
I. Controle do balanço de eletrólitos.
II. Regulação do equilíbrio ácido-base.
III. Regulação da pressão arterial.
IV. Regulação Hormonal.
É correto o que se afirmar:
( ) II e III apenas
( ) II e IV apenas.
( ) IV apenas.
(X) I, II e III, apenas.
( ) I e II apenas.
Explicação:
Os rins possuem diversas funções, como regulação do volume de água do organismo, controle do balanço eletrolítico, regulação do equilíbrio ácido-base, conservação de nutrientes, excreção de resíduos metabólicos, regulação da hemodinâmica sistêmica, regulação da pressão arterial, produção de hormônios, gliconeogênese e
produção de vitamina D.
20. Quais as estruturas responsáveis por detectar alterações no comprimento muscular? 
( ) O axônio Ib e o órgão tendinoso de Golgi
 ( ) O axônio Ia e axônio Ib. 
(X) O fuso muscular e o axônio Ia. 
( ) O órgão tendinoso de Golgi e axônio Ia.
( ) O órgão tendinoso de Golgi e fibras musculares.
Explicação:
A resposta correta é: O fuso muscular e o axônio Ia. 
21. Quando os hormônios são secretados pelas células produtoras, eles podem atuar em diversos alvos que podem estar localizados próximos ou distantes do local de produção. Como é denominada a sinalização de um hormônio que incide em uma célula vizinha? 
( ) Autócrina
( ) Endócrina
( ) Exócrina
(X) Parácrina
( ) Assíncrona
Explicação:
A resposta correta é: Parácrina
22. O coração é o musculo mais importante do nosso corpo. Através do seu funcionamento ele fornece sangue e oxigênio para as células. Possui uma estrutura formada por cavidades denominadas de átrios e ventrículos. Cada átrio comunica-se com o ventrículo por meio de um orifício que contém uma valva que impede o retorno de sangue de uma cavidade para outra. O nome dessa valva é:
( ) pulmonar.
(X) atrioventricular.
( ) semilunar.
( ) cárdia.
( ) ventricular.
Explicação:
A abertura das valvas atrioventriculares permite que o sangue seja direcionado dos átrios em direção aos dois ventrículos (mais adiante, no ciclo cardíaco, visualizaremos que isso ocorre durante a fase de diástole ou relaxamento ventricular). Após o fechamento das valvas atrioventriculares, o sangue é transportado para as artérias pulmonares (lado direito) e aorta (lado esquerdo, durante a contração dos dois ventrículos, a sístole ventricular).
23. Todo ar inspirado passa inicialmente pelas narinas e cavidades nasais, percorrendo todo sistema respiratório e realizando as trocas gasosas com auxílio do coração e pulmão. Nas narinas encontramos pelos e muco que:
( ) atuam resfriando o ar e fornecendo proteção contra entrada de micro-organismos.
( ) atuam auxiliando no processo de hematose.
( ) atuam resfriando e umedecendo o ar.
(X) atuam retirando impurezas do ar, como poeira e agentes patogênicos.
( ) atuam como esquentando o ar.
Explicação:
Ao penetrar nas vias aéreas, o ar sofre um ligeiro processo de filtração, onde muitas de suas partículas ficam aprisionadas nos pelos presentes nas narinas ¿ no início da cavidade nasal, esta região também é denominada vestíbulo da cavidade nasal. Além disso, o epitélio de revestimento da cavidade nasal e de toda via aérea é úmido, devido às secreções produzidas pelas células caliciformes, distribuídas ao longo de toda via aérea.
24. O nosso organismos possui um sistema e controle chamado circadiano, que sofre alterações que se ajustam de acordo com o momento do dia. E acordo com esse contexto, analise as assertivas abaixo:
I. Controle circadiano é essencial para homeostasia, sendo responsável pela percepção de noite e dia e colabora produção dos hormônios que vão ajudar na noite de sono.
II. Ciclo circadiano acontece todas os dias e afeta os parâmetros fisiológicos.
A. A primeira assertiva está correta, mas a segunda está errada.
> B. As duas assertivas estão corretas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C. As duas assertivas estão corretas, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
D. Nenhuma das assertivas estão corretas.
E. A primeira assertiva está mas a segunda está correta.
Explicação:
Alguns parâmetros fisiológicos também têm um controle circadiano, que se ajusta de acordo com o momento do dia, em um período de 24 horas, sob o qual se baseia o relógio biológico humano (fator endógeno). Mas fatores exógenos ou ambientais também afetam o ciclo circadiano. A temperatura corporal, por exemplo, diminui naturalmente durante a madrugada quando o metabolismo se encontra bem baixo e volta a aumentar naturalmente no início do dia. Esse ciclo se repete diariamente e alguns parâmetros fisiológicos são afetados diretamente por ele. Um exemplo em que isto ocorre se dá pela quantidade de cortisol, que, no início do dia, é maior em comparação ao período da noite. A produção de hormônio do crescimento, que aumenta muito nas duas primeiras horas de sono, é mais um exemplo de parâmetros fisiológicos controlados circadianamente.
25. Os sistemas orgânicos fazem parte do estudo da Fisiologia Humana. É correto afirmar que:
( ) Todos os sistemas orgânicos funcionam e forma independentemente
( ) Todos eles tem função hierárquica igual
( ) As células não afetam os sistemas orgânicos
( ) Hierarquicamente, o sistema cardiovascular é superior aos demais
(X) Todos os sistemas orgânicos interagem entre si. 
26. O nosso organismo possui um sistema chamado controle circadiano, que sofre alterações que se ajustam de acordo com o momento do dia. De acordo com esse contexto, analise as assertivas abaixo:
I. A controle circadiano é essencial para homeostasia, sendo responsável pela percepção de noite e dia e colaborando na produção dos hormônios que vão ajudar na noite de sono.
II. O ciclo circadiano acontece todas os dias e afeta os parâmetros fisiológico.
( ) Nenhuma das assertivas estão corretas.
( ) A primeira assertiva está correta, mas a segunda está errada.
( ) A primeira assertiva está errada, mas a segunda está correta.
(X) As duas assertivas estão corretas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
( ) As duas assertivas corretas, mas a segunda não é uma justificativa corret a primeira. 
Explicação: 
Alguns parâmetros fisiológicos também têm um controle circadiano, que se ajusta de acordo com o momento do dia, em um período de 24 horas, sob o qual se baseia o relógio biológico humano (fator endógeno). Mas fatores exógenos ou ambientais também afetam o ciclo circadiano. A temperatura corporal, por exemplo, diminui naturalmente durante a madrugada quando o metabolismo se encontra bem baixo e volta a aumentar naturalmente no início do dia. Esse ciclo se repete diariamente e alguns parâmetros fisiológicos são afetados diretamente por ele. Um exemplo em que isto ocorre se dá pela quantidade de cortisol, que, no início do dia, é maior em comparação ao período da noite. A produção de hormônio do crescimento, que aumenta muito nas duas primeiras horas de sono, é mais um exemplo de parâmetros fisiológicos controlados circadianamente.
27. No processo de deglutição, o bolo alimentar é empurrado pela língua para a faringe e então segue para o esôfago. Às vezes, o alimento entra na laringe, obstruindo assim a passagem de ar. Quando isso ocorre, a pessoa se engasga, e em casos mais graves, a falta de ar pode levar a morte. Qual o nome da estrutura responsável por impedir que o alimento entre na laringe?
( ) Quimo.
( ) Jejuno.
( ) Piloro.
( ) Cárdia.
(X) Epiglote.
Explicação: 
A epiglote é uma espécie de válvula entre o esôfago e a laringe que impede a passagem de alimento para o sistema respiratório.
28. (FGV/2022 - adaptada) A comunicação sináptica pode ser feita através de sinapses químicas ou elétricas. Nas sinapses químicas, a transmissão do impulso é mediada pela liberação de
( ) Íons de sódio e de potássio, os quais são substâncias químicas que agem nas sinapses.
( ) Neurotransmissores, os quais são produzidos pelos oligodendrócitos e que transmitem o estímulo nervoso através da fenda sináptica.
( ) Neurotransmissores, os quais são produzidos pelas células da microglia.
( ) Íons de sódio e de potássio, que atuam como mensageiros químicos, através da fenda sináptica.
(X) Neurotransmissores que transmitem o estímulo nervoso através da fenda sináptica.
Explicação: 
As sinapses químicas são realizadas através de substâncias químicas chamadas de neurotransmissores, que atuam como mensageiros químicos, passando o estímulo nervoso de uma célula para a outra, as quais são separadas completamente por um espaço que se chama fenda sináptica.
29. Com relação aos componentes sensoriais do sistema nervoso visceral, quais estruturas transmitem informações de receptores sensoriais viscerais?
( ) Os nervos esplâncnicos e aferentes
lombopélvicos.
	
 ( ) Os nervos vago, esplâncnicos, aferentes lombopélvicos e femoral.
 (X) Os nervos vago, esplâncnicos e aferentes lombopélvicos.
 ( ) Os nervos vago e esplâncnicos.
 ( ) Os nervos vago e aferentes lombopélvicos.
30. 
Explicação:
A resposta correta é: Os nervos vago, esplâncnicos e aferentes lombopélvicos.
	
30. A secreção hormonal obedece a alguns ciclos, como é o caso da insulina, que é produzida à medida que os níveis de glicose aumentam em nosso sangue. Tipo de regulação hormonal onde o hormônio liberado induz uma resposta no tecido-alvo, assim como a insula, é conhecido como:
( ) Feedback negativo.
 ( ) Apoptose.
 ( ) Respiração Celular
 (X) Feedback positivo.
Explicação: 
A retroalimentação ou feedback positivo tem um efeito semelhante a um ciclo vicioso, onde a liberação de um hormônio provoca uma resposta no tecido-alvo. Este, por sua vez, estimula ainda mais a liberação do hormônio em uma espécie de surto, em que quanto maior a ação hormonal, maior também será sua liberação.
31. O potencial de ação cardíaco rápido é o nome dado ao processo de potencial de ação encontrado nos micóticos contrateis e fibras de Purkinje. O potencial pode ser dividido em diferentes fases, sendo uma delas responsável pelo aumento rápido da voltagem, durante o processo de despolarização, essa fase:
( ) Fase 2
( ) Fase3
( ) Fase4
(X) Fase 0
( ) Fase 1
Explicação: 
A fase 0 está relacionada ao aumento rápido que ocorre durante a despolarização do potencial de ação rápido. Neste momento a principal corrente despolarizante é a de sódio dependente de voltagem (INa), como mostra a Figura 16. Isto irá promover a despolarização adicional, caracterizada por um processo de retroalimentação positiva e resultando em rápido e intenso influxo de Na+. Por sua enorme densidade, esta corrente é fundamental para a rápida propagação do potencial de ação (1 a 5 ms), no entanto, cabe ressaltar que as menores velocidades ocorrem no miocárdio atrial e ventricular; e as maiores, nas fibras de Purkinje, tecido especializado na condução do potencial de ação.
32. Sobre os volumes e as capacidades pulmonares, marque a opção correta: 
(X) Para calcular o volume residual, basta subtrair a capacidade pulmonar total dos valores referentes aos volumes de reserva inspiratório, volume de reserva expiratório e o volume corrente. 
 ( ) O volume de reserva expiratório equivale à subtração entre a capacidade residual funcional e o volume reserva inspiratório. 
 ( ) Capacidade pulmonar total é o volume residual menos a capacidade residual funcional. 
 ( ) Capacidade pulmonar total é igual a capacidade residual funcional. 
 ( ) Volume de reserva inspiratório corresponde à subtração entre a capacidade pulmonar total e a capacidade residual funcional. 
Explicação: 
A resposta correta é: Para calcular o volume residual, basta subtrair a capacidade pulmonar total dos valores referentes aos volumes de reserva inspiratório, volume de reserva expiratório e o volume corrente. 
33. O processo de respiração é importante para que os seres vivos consigam captar oxigênio do meio ambiente. Os animais apresentam diferentes formas de respiração, como por exemplo a respiração através do sistema como branquial. Qual animal abaixo possui esse tipo de sistema respiratório:
(X) Peixes
( ) Aves
( ) Cobra
( ) Insetos
( ) Cavalos
Explicação:
O sistema respiratório dos peixes é menos evoluído do que o humano. Nesses animais, podemos denominar o sistema como branquial, ou seja, as trocas gasosas são realizadas pelas brânquias, que são bastante vascularizadas, permitindo que os gases sejam trocados diretamente entre essas estruturas e o meio líquido (circulação aberta).
34. No fluido presente em qual local do néfron podemos observar uma concentração de maior de glicose?
( ) No túbulo distal reto.
( ) Na alça de Henle.
( ) No túbulo distal convoluto.
(X) No espaço de Bowman.
( ) No ducto coletor.
Explicação: 
A resposta correta é: No espaço de Bowman.
35. Um indivíduo de 28 anos deu entrada no hospital com um esmagamento do tórax. O médico solicitou um exame de gasometria arterial que demonstrou um ph e PCO2 em níveis elevados e níveis de bicarbonato normais. Este quadro clínico e laboratorial sugere o tipo de distúrbio ácido básico denominado:
(X) acidose respiratória.
( ) alcalose metabólica em compensação.
( ) alcalose metabólica.
( ) acidose metabólica.
( ) alcalose respiratória.
	
	
Explicação: 
Acidose respiratória tem origem no aumento na pCO2 no sangue, ocasionada por fatores como danos no tecido pulmonar (tuberculose), edema pulmonar - o que impede a troca gasosa alveolar - paralisia dos músculos respiratórios, insuficiência respiratória induzida (narcóticos) e reduzida mobilidade de caixa torácica.
36. As células possuem capacidade de se multiplicar, se dividir e constituir outras células, com tempo de vida em algumas vezes reduzido. As hemácias são células que ocupam ¼ do volume de todas as nossas células, com tempo médio de vida de 120 dias, pouco tempo em comparação as outras. De acordo com a classificação do tempo de vida das células, as hemácias recebem qual classificação:
(X) Lábeis
( ) Instantânea
( ) Flexível
( ) Estável
( ) Permanente
Explicação:
A classificação dada às células em relação à durabilidade: Lábeis são as células que duram pouco tempo, como as hemácias.
37. Marque a opção correta. Um neurônio pode ter três partes (dendrito, soma e axônio). É a principal função do axônio: 
( ) Sintetizar as proteínas da célula. 
 (X) Conduzir os estímulos nervosos. 
 ( ) Receber os estímulos nervosos.
 ( ) Armazenar nutrientes para a célula. 
 ( )Abrigar a maior parte das organelas celulares.
Explicação: 
A resposta correta é: Conduzir os estímulos nervosos. 
 
38. (IF/CE/2016 - adaptada) As informações para o sistema nervoso são fornecidas pelos receptores sensoriais que detectam estímulos como tato, som, luz, dor, frio e calor. Há cinco tipos básicos de receptores sensoriais: os mecanorreceptores, os termorreceptores, os nociceptores, os receptores eletromagméticos e os quimiorreceptores. Os quimiorreceptores são receptores:
( ) Da visão.
(X) Do paladar.
( ) Do tato.
( ) Da audição.
( ) Do equilíbrio.
Explicação: 
A gustação, comumente chamada de paladar, tem algumas semelhanças com o sentido do olfato, pois ambos são considerados sentidos químicos, tendo em vista que os seus respectivos receptores (quimiorreceptores) são estimulados por substâncias químicas e ambos estão intensamente ligados às emoções e à memória.
39. No processo de deglutição, o bolo alimentar é empurrado pela língua para a faringe e então segue para o esôfago. Às vezes, o alimento entra na laringe, obstruindo assim a passagem de ar. Quando isso ocorre, a pessoa se engasga, e em casos mais graves, a falta de ar pode levar a morte. Qual o nome da estrutura responsável por impedir que o alimento entre na laringe?
( ) Piloro.
( ) Cárdia.
( ) Jejuno.
(X) Epiglote.
( ) Quimo.
Explicação: 
A epiglote é uma espécie de válvula entre o esôfago e a laringe que impede a passagem de alimento para o sistema respiratório.
40. O equilíbrio ácido-base regulado pelo sistema renal é importante para a conformação correta de proteínas e manutenção da permeabilidade da membrana celular, além de estar ligado com a manutenção de íons no organismo.  De acordo com o contexto, analise as afirmativas e assinale a que corresponda o sistema ácido-base:
(X) se uma acidose, onde o pH é inferior a 7,35, estiver acompanhada de uma PaCO2 superior a 45 mmHg, estaremos diante de uma acidose respiratória.
( ) quando a acidose ocorre com a PaCO2 normal e o bicarbonato baixo, estamos diante de uma acidose respiratória.
( ) somente o mecanismo metabólico pode produzir uma acidose.
( ) o mecanismo respiratório para regular o equilíbrio ácido-base é muito lento, demorando horas para iniciar sua correção, sendo este pouco eficiente.
( ) a elevação do bicarbonato
no sangue causa acidose ou neutraliza uma alcalose.
Explicação: 
Um ácido tem o pH menor que 7,0, e uma base tem o pH maior que 7,0, enquanto 7,0 é um pH neutro. A maioria dos produtos do metabolismo, bem como os alimentos, é de natureza ácida. O pH intracelular é 7,0, que corresponde a uma concentração de aproximadamente 100 mmol/L de H+ livre. No entanto, se observarmos o pH do fluido extracelular, particularmente do sangue, vemos que seu valor é 7,4, correspondendo a uma concentração de 40 mmol/L de H+ livre. O FIC é mais ácido que o FEC por causa de mecanismos que evitam a acidificação do sangue. Acidose respiratória tem origem no aumento na pCO2 no sangue, ocasionada por fatores como danos no tecido pulmonar (tuberculose), edema pulmonar - o que impede a troca gasosa alveolar - paralisia dos músculos respiratórios, insuficiência respiratória induzida (narcóticos) e reduzida mobilidade de caixa torácica.
41. Sistema Renina - Angiotensina - Aldosterona que é um sinal hormonal para regulação do volume do fluido extracelular. Sobre esse processo analise as afirmativas abaixo:
I. Em decorrência da queda da pressão arterial, o rim secreta a enzima renina, que quebra o angiotensinogênio, transformando-o em angiotensina I.
II. Ao mesmo tempo a renina estimula a medula óssea para produção de células sanguíneas.
III. Na circulação pulmonar, a angiotensina I entra em contato com as enzimas conversoras (ECA) que se encontram no endotélio desses vasos, transformando- se em angiotensina II.
IV. A angiotensina II é um potente vasoconstrictor que promove a elevação da pressão arterial.
V. Nas glândulas suprarrenais a angiotensina II estimula a produção de hormônio antidiurético. Este hormônio promove a reabsorção de H2O e NaCl, aumentando a volemia e por consequência a pressão arterial.
É correto o que se afirmar:
 (X) I, III e IV apenas.
( ) II e IV apenas.
( ) I e II apenas. 
( ) II, III e V apenas.
( ) II e IV apenas.
Explicação:
A ativação do SRAA se inicia nas células granulares da arteríola aferente, secretora da enzima renina, que cliva o angiotensinogênio em angiotensina I. Esta é convertida em angiotensina II pela enzima conversora de angiotensina localizada no endotélio vascular, sendo abundante nos pulmões. A ECA renal produz angiotensina II suficiente para promover efeitos vasculares locais, atuando diretamente nas arteríolas aferente e eferente. A ANG II possui diferentes efeitos sistêmicos e renais; reduz o FSR e aumenta a pressão hidrostática no capilar glomerular, prevenindo a queda da TFG através de vasoconstrição arteriolar. Apesar de agir nas duas arteríolas, sua ação é mais potente na arteríola eferente.
42. Quais as estruturas responsáveis por detectar alterações no comprimento muscular?  
(X) O fuso muscular e o axônio Ia.  
( ) O axônio Ia e axônio Ib. 
( ) O órgão tendinoso de Golgi e axônio Ia.
( ) O órgão tendinoso de Golgi e fibras musculares.
( ) O axônio Ib e o órgão tendinoso de Golgi.
Explicação: 
A resposta correta é: O fuso muscular e o axônio Ia. 
43. Quanto ao controle e coordenação das respostas metabólicas é correto afirmar que: 
( ) Uma célula é alvo para um hormônio quando possui bombas de Na2+/K+.  
( ) Hormônios são produzidos exclusivamente pelas glândulas endócrinas. 
( ) Um hormônio é capaz de controlar todas as células do organismo. Um hormônio é capaz de controlar todas as células do organismo. 
(X) O metabolismo pode ser controlado através da atividade das enzimas. 
( ) Um hormônio controla apenas uma resposta celular. 
Explicação:
A resposta correta é: O metabolismo pode ser controlado através da atividade das enzimas. 
44. O sistema nervoso autossômico é divido em dois componentes: simpático e parassimpático. Eles funcionam em equilíbrio de acordo com determinadas situações. De acordo com o contexto analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
Quando levamos um susto e ficamos com sentimento de medo e insegurança a pressão arterial aumenta assim como outros fatores relacionados.
PORQUE
Nosso sistema nervoso parassimpático é acionado e influência nos fatores deixando em alerta um sistema de fuga e perigo.
( ) A primeira assertiva está errada, mas a segunda está correta.
( ) Nenhuma das assertivas estão corretas.
( ) As duas assertivas estão corretas, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
( ) As duas assertivas estão corretas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
(X) A primeira assertiva está correta, mas a segunda está errada.
Explicação: 
O sistema nervoso simpático, responsável pela secreção de noradrenalina e adrenalina.Quando você está numa situação de perigo, sua frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial aumentam juntamente com outros fatores, porque o sistema nervoso simpático se torna predominante (considerado um sistema de fuga ou luta). Em contrapartida, quando você se livra de uma situação de perigo ocorre o inverso, e estas respostas fisiológicas se reduzem, isto porque o sistema nervoso parassimpático predomina. 
O sistema nervoso simpático, responsável pela secreção de noradrenalina e adrenalina.Quando você está numa situação de perigo, sua frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial aumentam juntamente com outros fatores, porque o sistema nervoso simpático se torna predominante (considerado um sistema de fuga ou luta). Em contrapartida, quando você se livra de uma situação de perigo ocorre o inverso, e estas respostas fisiológicas se reduzem, isto porque o sistema nervoso parassimpático predomina.
45. O sistema respiratório não difere entre as espécies animais. (Afirmativa 2) Isto porque a respiração branquial e a pulmonar possuem as mesmas características. 
( ) A primeira afirmativa está correta, porém a segunda não é uma justificativa da primeira. 
( ) Ambas as afirmativas estão corretas. 
( ) A primeira afirmativa está errada e a segunda está correta. 
( ) A primeira afirmativa está correta e a segunda está errada. 
(X) Ambas as afirmativas estão erradas. 
Explicação: 
A primeira afirmativa está correta, porém a segunda não é uma justificativa da primeira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina