Buscar

Lesões traumáticas II traumas, entorses, luxações, fraturas, distensão, estiramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lesões traumáticas II traumas, entorses, luxações, fraturas, distensão, estiramento
1. Distensões e estiramentos são lesões frequentes em ambientes de prática esportiva, variando em gravidade. Lesões menos graves podem permitir que o indivíduo continue participando da atividade, enquanto que lesões mais graves são incapacitantes e necessitam de intervenção médica. Qual é o procedimento correto a ser adotado em casos de distensões e de estiramentos?
R: E. Aplicar compressas com gelo, por até quinze minutos, no local afetado. O membro pode ser elevado, para impedir a progressão da inflamação.
2. Cãibras são lesões musculares de menor gravidade, configurando-se como distúrbios neuromusculares que causam a contração da musculatura afetada. Sobre as cãibras, assinale a alternativa correta.
B. As cãibras são fenômenos neuromusculares causados por desbalanços eletrolíticos e energéticos, causados pela prática de atividade física intensa ou desidratação, na maioria das vezes.
3. As fraturas ósseas podem ser divididas em complicadas ou simples, sendo que a definição do tipo de fratura irá definir os cuidados emergenciais e médicos a serem adotados. A respeito das diferenças entre esses tipos de fraturas, assinale a alternativa correta.
D. Fraturas complicadas são caracterizadas por afetarem os tecidos vizinhos, podendo causar lesões em vasos sanguíneos, músculos e nervos. Quanto às simples, apresentam somente traumas nos ossos, sem lesões associadas.
4. Os traumas indiretos, ou seja, aqueles causados pela transferência de força de um local para o outro, podem atingir as articulações. Alguns deles geram perda da congruência articular, devido à manutenção de uma posição que não permite a função dos movimentos realizados por aquela articulação. Como chamamos esse tipo de lesão?
A. Luxação
5. A entorse é caracterizada com a perda momentânea da congruência ou da continuidade articular, ocasionada por um movimento brusco ou violento. Geralmente, essa lesão vem acompanhada de danos aos tecidos conectivos adjacentes, em especial os ligamentos articulares. A respeito dos primeiros socorros a serem oferecidos, assinale a alternativa correta
C. O objetivo do tratamento da entorse é reduzir a inflamação. Para tal, poderão ser feitas compressas de gelo e proceder à elevação do membro.

Continue navegando