Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO3 Políticas Públicas para Técnico em Assuntos Educacionais (MEC) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Governança em políticas públicas é entendida como um modo de governo, distinto do modelo de controle hierárquico, característico do Estado intervencionista, incorporando novos elementos como a noção de estado mínimo, de sistemas sociocibernéticos e de auto-organização em redes. Existe um arranjo de governança que postula que as redes não respondem ao Estado, pois são auto-organizadas, muito embora o Estado possa dirigi-las de maneira indireta e imperfeita. Essa argumentação refere-se à seguinte característica do arranjo:


a) interações sob a lógica dos jogos
b) interdependência entre organizações
c) grau de autonomia frente ao Estado
d) contínuas interações entre membros de rede

A análise de redes de políticas públicas, do ponto de vista do neoinstitucionalismo sociológico, para o qual a variável cultural não é exógena ao sistema político, deve


a) considerar contextos relacionais e esquemas cognitivos e morais para processos de implementação de governança interativa.
b) compreender particularidades do processo político local em sua dinâmica específica, considerando a presença de representantes de interesses econômicos, a grande pluralidade de interesses e a força invariável das elites econômicas.
c) ser qualitativa, visando a negociação concreta em situações de conflito de interesses e o acordo voluntário de cooperação.
d) apreender práticas culturais, papéis e relações entre posições dentro de estruturas políticas locais.
e) considerar modelos morais e cognitivos que levam os indivíduos a estabelecer redes de confiança e cooperação para atingir objetivos úteis.

Os inputs são recebidos pelo sistema na forma de demandas e apoios. Sobre eles, pode-se afirmar que:

I. reivindicações de bens e serviços, de participação nas Políticas Públicas e no sistema político, de controle da corrupção, de preservação ambiental, de informação política, de estabelecimento de normas para o comportamento dos agentes públicos e privados são exemplos de demandas.

II. a sonegação de impostos, a abstenção eleitoral ou as manifestações populares contra governantes são exemplos de apoios negativos.

III. as demandas emergem quando indivíduos ou grupos, em resposta às condições ambientais, agem para afetar o conteúdo da política pública.

IV. os apoios sempre estão diretamente vinculados a cada demanda ou política específica. Estão sempre direcionados para o sistema político ou para a classe governante, mas desvinculados das políticas governamentais.


a) Todos os itens são verdadeiros.
b) Todos os itens são falsos.
c) Apenas os itens I, II e IV são verdadeiros.
d) Apenas os itens I, II e III são verdadeiros.

Acerca do ciclo de gestão das políticas públicas na história recente do país, é correto afirmar que:


a) por ser constitucionalmente adstrito a avaliar a execução dos programas de governo, o trabalho do controle interno pouco pode contribuir para o planejamento de novas políticas públicas.
b) a maior ou menor capacidade técnica da máquina pública federal pouco tem interferido na eficácia da implementação de políticas nacionais, haja vista o fortalecimento estrutural dos governos estaduais e municipais.
c) os órgãos de controle externo e interno têm demonstrado uma preocupação cada vez maior com a medição do desempenho, o que denota um avanço quanto à sua tradicional forma legalista de agir.
d) cada vez mais o Plano Plurianual tem sido desprestigiado como ferramenta de planejamento, quadro que se comprova pela sua crescente dissociação dos orçamentos de curto prazo.
e) passado o fervor inicial, a participação do terceiro setor na execução das políticas nacionais tem se mostrado ineficaz e desnecessária, em especial pelo incremento da capacidade operacional dos governos subnacionais.

A questão do controle da sociedade sobre as políticas públicas ganhou contornos diferentes no Brasil, com a Constituição de 1988. Embora o formato “conselho” não seja novo, nem no Brasil, nem em países estrangeiros, foi após a Constituição de 1988 que os conselhos se tornaram parte do arranjo institucional de importantes políticas públicas brasileiras. Sobre os principais tipos de conselhos gestores de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.


a) Entre os Conselhos de Programas estão presentes os Conselhos de Desenvolvimento Rural, de Alimentação Escolar, de Habitação, de Emprego, de Distribuição de Alimentos.
b) Conselhos de Programas estão vinculados a programas governamentais concretos e em geral associados a ações emergenciais bem delimitadas quanto ao seu escopo e à sua clientela, que articulam ou acumulam, em geral, funções executivas no âmbito do respectivo programa. Trabalham mais com a noção de clientelas específicas, supostamente beneficiárias dos programas. Dizem respeito não à extensão de direitos ou de garantias sociais, mas a metas incrementais em geral vinculadas ao provimento concreto de acesso a bens e serviços elementares ou a metas de natureza econômica.
c) Conselhos de Políticas estão ligados às políticas públicas mais estruturadas ou concretizadas em sistemas nacionais. São em geral previstos em legislação nacional, tendo ou não caráter obrigatório, e são considerados parte integrante do sistema nacional, com atribuições legalmente estabelecidas no plano da formulação e implementação das políticas na respectiva esfera governamental, compondo as práticas de planejamento e de fiscalização das ações. São também conhecidos como fóruns públicos de captação de
d) Conselhos de Gestão são aqueles que têm por objetivo a gestão de políticas públicas específicas, em geral de caráter setorial, e que se caracterizam por serem espaços de negociação e de pactuação entre governo e sociedade civil, com a participação de diferentes atores sociais, como representantes de organizações não governamentais, de movimentos sociais, de sindicatos, de associações de classe, de empresas, de universidades, entre outros. São espaços de deliberação e de controle social, com atribuições legalmente estabelecidas no plano da formulação e implementação das políticas na respectiva esfera governamental, compondo as práticas de planejamento e de fiscalização das ações.
e) Conselhos de Controle Social são aqueles que têm por objetivo a gestão de políticas públicas específicas, em geral de caráter setorial, e que se caracterizam por serem espaços de negociação e de pactuação entre governo e sociedade civil, com a participação de diferentes atores sociais, como representantes de organizações não governamentais, de movimentos sociais, de sindicatos, de associações de classe, de empresas, de universidades, entre outros. São espaços de deliberação e de controle social, com atribuições legalmente estabelecidas no plano da formulação e implementação das políticas na respectiva esfera governamental, compondo as práticas de planejamento e de fiscalização das ações.

Assinale a opção que apresenta apenas as palavras-chaves que sintetizam o controle social.


a) Construção de programas e projetos, participação popular, planejamento de ações.
b) Participação popular, espaço institucional, centralização e partido político.
c) Implementação de programas e projetos, diagnósticos e organização social.
d) Descentralização, participação popular, organização social e revalorização da ação política.
e) Participação popular, poder central, descentralização e revalorização da ação política.

O federalismo moderno tem sua origem histórica nos Estados Unidos do século XVIII, sendo visto como engenharia institucional para acomodar conflitos sociais e políticos de base territorial e para constituição do Estado Nacional (SOARES; MA-CHADO, 2018). Essa experiência se expandiu pelo mundo, ganhando variados contornos e especificidades, mas preservando algumas características básicas.

Analise as afirmativas sobre os elementos, dentre outros, que caracterizam o federalismo:

I. Divisão do poder realizada verticalmente, de modo que diferentes níveis de governo tenham autoridade sobre a mesma população e território, sendo a eles atribuídas distintas jurisdições governamentais de forma que sejam independentes entre si.

II. A pactuação entre as forças centrípetas que impulsionam a defesa da autonomia política e decisória para as comunidades territoriais, e as forças centrifugas impulsionadoras do fortalecimento do poder central em suas competências de caráter nacional.

III. A descentralização legislativa ou jurisdicional que significa a capacidade dos entes nacionais de criar legislação própria, de forma que possam atuar livres de quaisquer constrangimentos legais do poder central.

IV. Um processo de distribuição de poder que preserva um espaço jurisdicional exclusivo do nível central, que lhe permit


a) I e II são verdadeiras.
b) II e III são verdadeiras.
c) III e IV são verdadeiras.
d) I, II e III são verdadeiras.
e) II, III e IV são verdadeiras.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

I. No federalismo democrático competitivo, em que a União tenha poucas prerrogativas e poucas são as áreas de decisão compartilhada, a estratégia dos entes subnacionais de realizar menos investimentos em política de bem-estar para que não atraia beneficiários de outras unidades, pode ser respondida pelo ente central por meio de transferências vinculadas, o que ocasiona maior interdependência entre as unidades federativas.
II. No momento da retração dos gastos sociais e redução do tamanho do Estado, o federalismo funciona como uma barreira favorecendo a manutenção do status quo, devido ao número de possíveis veto players à redução dos gastos federais. As unidades federativas mais socialmente vulneráveis são as primeiras a reagir contra a retirada dos recursos do governo central.
III. Em condições de austeridade, em situações em que os cortes não necessitam de decisão compartilhada, as reduções são feitas nos recursos dos entes subnacionais e, nesse caso, o ente central, transferindo as responsabilidades para as outras unidades federativas que precisam arcar com os custos da política.
IV. Em casos em que vigorava uma estrutura federativa centralizada, antes do welfare states, a implementação de políticas de bem-estar social ocorreu lentamente e, nesse caso, o federalismo exerceu, de fato, o papel de retardar, e até impedir a formação dessas políticas.
a) I e III.
b) I e IV.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.

Nos países recém-redemocratizados, que apresentam processos institucionais incompletos, as dinâmicas dos processos políticos que incidem sobre políticas públicas são comprometidas


a) pela gestão compartilhada e interinstitucional.
b) pelo caráter representativo do sistema político.
c) pelo papel desprivilegiado do chefe do executivo no processo decisório.
d) pela fluidez institucional e pela ausência de padrões de comportamento dos distintos atores envolvidos.
e) pela intermediação de interesses por instituições informais, como o clientelismo, o fisiologismo e a corrupção.

Governo aberto é entendido como conjunto de ações articuladas de transparência, participação, inovação e integridade nas políticas públicas e


a) tornou-se obrigatório a partir da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).
b) o princípio da integridade diz respeito à ética no uso e na gestão dos dados governamentais.
c) incentiva investimento em tecnologia para promover participação, consulta a informações e acesso a serviços.
d) prega que as decisões públicas devem ser realizadas via canais virtuais.

Federalismo pode ser definido como a forma de organização política que centraliza o poder decorrente de unidades políticas preexistentes.


Certo
Errado

Analise as afirmacoes abaixo.

I- O federalismo constitui um compromisso peculiar entre difusão e concentração do poder político, em função de algum modelo compartilhado de nação e de graus socialmente desejados de integração política e de equidade social.

II- Por serem estruturas não centralizadas, os sistemas federais moldam formas peculiares de relações intergovernamentais, constitutivamente competitivas e cooperativas, e modalidades de interação necessariamente baseadas na negociação entre instâncias de governo.

III- O federalismo é um sistema baseado na distribuição territorial - constitucionalmente definida e assegurada - de poder e autoridade entre instâncias de governo, de tal forma que os governos nacional e subnacionais são independentes em sua esfera própria de ação.

Estão corretas:


a) Todas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.

Sobre redes de políticas públicas, não é correto afirmar que:


a) surgem no âmbito da reforma gerencial do Estado, quando se buscou implementar inovações na administração pública que promovessem a eficácia e a eficiência das ações governamentais.
b) são sujeitas aos efeitos causados pela assimetria informacional entre seus membros.
c) demandam uma estrutura de coordenação e prestação de contas que leve em consideração as interdependências existentes.
d) possuem estruturas polimórficas, que podem ser representadas por um conjunto de nós e vínculos que indicam, entre outros aspectos, a possível presença de capital social nas transações.
e) são instrumento analítico fundamental para caracterizar as relações intergovernamentais nas políticas sociais brasileiras.

Julgue o próximo item, referente aos elementos que compõem a organização política do Brasil, país que é uma república federativa.
O federalismo, embora não elimine a possibilidade de ocorrência de conflitos políticos entre os estados-membros, oferece alternativas de resolução desses conflitos.


Certo
Errado

Os programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil, apesar de diferenças em termos de escolha da alternativa de ação, partem de um mesmo diagnóstico: a falta de profissionais de saúde em diversas localidades brasileiras. Assim, o Ministério da Saúde busca resolver uma demanda vinda, sobretudo, de municípios com maior vulnerabilidade social e mais distantes dos grandes centros urbanos. Essas ações evidenciam um panorama em que


a) a dependência dos entes subnacionais de políticas públicas federais, sobretudo no caso dos pequenos municípios, é um traço característico do federalismo brasileiro.
b) a dificuldade na implementação dos programas advém do caráter centralizador do SUS.
c) o protagonismo federal na resolução desse problema local é um exemplo pontual, não ocorrendo em outras áreas em que os municípios têm autonomia para agir.
d) a capilaridade da política pública de saúde é prejudicada por essa ação centralizadora do governo federal.
e) há a federalização do problema e, portanto, os municípios não podem mais ser responsabilizados por eventuais fracassos na gestão da saúde em seus territórios.

É um eixo estratégico e imprescindível à qualidade da prestação de serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social. O trabalho na assistência social possui uma importante dimensão relacional e seus empregados são os principais mediadores entre o direito socioassistencial e os usuários da política. A afirmativa faz referência à:


a) Gestão do Trabalho.
b) Gestão pública.
c) Gestão científica.
d) Gestão política.

Marque a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


a) II, III, I.
b) I, II, III.
c) III, I, II.
d) II, I, III.

São estratégias ou políticas que fazem parte da atenção básica em saúde:


a) Sistema de Atendimento Móvel de Urgência e Unidade Básica de Saúde.
b) Unidade Básica de Saúde e Saúde da Família.
c) Política Nacional de Atenção às Urgências e Saúde da Família.
d) Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Hospitalar.
e) Unidade de Pronto Atendimento e Saúde da Família.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Governança em políticas públicas é entendida como um modo de governo, distinto do modelo de controle hierárquico, característico do Estado intervencionista, incorporando novos elementos como a noção de estado mínimo, de sistemas sociocibernéticos e de auto-organização em redes. Existe um arranjo de governança que postula que as redes não respondem ao Estado, pois são auto-organizadas, muito embora o Estado possa dirigi-las de maneira indireta e imperfeita. Essa argumentação refere-se à seguinte característica do arranjo:


a) interações sob a lógica dos jogos
b) interdependência entre organizações
c) grau de autonomia frente ao Estado
d) contínuas interações entre membros de rede

A análise de redes de políticas públicas, do ponto de vista do neoinstitucionalismo sociológico, para o qual a variável cultural não é exógena ao sistema político, deve


a) considerar contextos relacionais e esquemas cognitivos e morais para processos de implementação de governança interativa.
b) compreender particularidades do processo político local em sua dinâmica específica, considerando a presença de representantes de interesses econômicos, a grande pluralidade de interesses e a força invariável das elites econômicas.
c) ser qualitativa, visando a negociação concreta em situações de conflito de interesses e o acordo voluntário de cooperação.
d) apreender práticas culturais, papéis e relações entre posições dentro de estruturas políticas locais.
e) considerar modelos morais e cognitivos que levam os indivíduos a estabelecer redes de confiança e cooperação para atingir objetivos úteis.

Os inputs são recebidos pelo sistema na forma de demandas e apoios. Sobre eles, pode-se afirmar que:

I. reivindicações de bens e serviços, de participação nas Políticas Públicas e no sistema político, de controle da corrupção, de preservação ambiental, de informação política, de estabelecimento de normas para o comportamento dos agentes públicos e privados são exemplos de demandas.

II. a sonegação de impostos, a abstenção eleitoral ou as manifestações populares contra governantes são exemplos de apoios negativos.

III. as demandas emergem quando indivíduos ou grupos, em resposta às condições ambientais, agem para afetar o conteúdo da política pública.

IV. os apoios sempre estão diretamente vinculados a cada demanda ou política específica. Estão sempre direcionados para o sistema político ou para a classe governante, mas desvinculados das políticas governamentais.


a) Todos os itens são verdadeiros.
b) Todos os itens são falsos.
c) Apenas os itens I, II e IV são verdadeiros.
d) Apenas os itens I, II e III são verdadeiros.

Acerca do ciclo de gestão das políticas públicas na história recente do país, é correto afirmar que:


a) por ser constitucionalmente adstrito a avaliar a execução dos programas de governo, o trabalho do controle interno pouco pode contribuir para o planejamento de novas políticas públicas.
b) a maior ou menor capacidade técnica da máquina pública federal pouco tem interferido na eficácia da implementação de políticas nacionais, haja vista o fortalecimento estrutural dos governos estaduais e municipais.
c) os órgãos de controle externo e interno têm demonstrado uma preocupação cada vez maior com a medição do desempenho, o que denota um avanço quanto à sua tradicional forma legalista de agir.
d) cada vez mais o Plano Plurianual tem sido desprestigiado como ferramenta de planejamento, quadro que se comprova pela sua crescente dissociação dos orçamentos de curto prazo.
e) passado o fervor inicial, a participação do terceiro setor na execução das políticas nacionais tem se mostrado ineficaz e desnecessária, em especial pelo incremento da capacidade operacional dos governos subnacionais.

A questão do controle da sociedade sobre as políticas públicas ganhou contornos diferentes no Brasil, com a Constituição de 1988. Embora o formato “conselho” não seja novo, nem no Brasil, nem em países estrangeiros, foi após a Constituição de 1988 que os conselhos se tornaram parte do arranjo institucional de importantes políticas públicas brasileiras. Sobre os principais tipos de conselhos gestores de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.


a) Entre os Conselhos de Programas estão presentes os Conselhos de Desenvolvimento Rural, de Alimentação Escolar, de Habitação, de Emprego, de Distribuição de Alimentos.
b) Conselhos de Programas estão vinculados a programas governamentais concretos e em geral associados a ações emergenciais bem delimitadas quanto ao seu escopo e à sua clientela, que articulam ou acumulam, em geral, funções executivas no âmbito do respectivo programa. Trabalham mais com a noção de clientelas específicas, supostamente beneficiárias dos programas. Dizem respeito não à extensão de direitos ou de garantias sociais, mas a metas incrementais em geral vinculadas ao provimento concreto de acesso a bens e serviços elementares ou a metas de natureza econômica.
c) Conselhos de Políticas estão ligados às políticas públicas mais estruturadas ou concretizadas em sistemas nacionais. São em geral previstos em legislação nacional, tendo ou não caráter obrigatório, e são considerados parte integrante do sistema nacional, com atribuições legalmente estabelecidas no plano da formulação e implementação das políticas na respectiva esfera governamental, compondo as práticas de planejamento e de fiscalização das ações. São também conhecidos como fóruns públicos de captação de
d) Conselhos de Gestão são aqueles que têm por objetivo a gestão de políticas públicas específicas, em geral de caráter setorial, e que se caracterizam por serem espaços de negociação e de pactuação entre governo e sociedade civil, com a participação de diferentes atores sociais, como representantes de organizações não governamentais, de movimentos sociais, de sindicatos, de associações de classe, de empresas, de universidades, entre outros. São espaços de deliberação e de controle social, com atribuições legalmente estabelecidas no plano da formulação e implementação das políticas na respectiva esfera governamental, compondo as práticas de planejamento e de fiscalização das ações.
e) Conselhos de Controle Social são aqueles que têm por objetivo a gestão de políticas públicas específicas, em geral de caráter setorial, e que se caracterizam por serem espaços de negociação e de pactuação entre governo e sociedade civil, com a participação de diferentes atores sociais, como representantes de organizações não governamentais, de movimentos sociais, de sindicatos, de associações de classe, de empresas, de universidades, entre outros. São espaços de deliberação e de controle social, com atribuições legalmente estabelecidas no plano da formulação e implementação das políticas na respectiva esfera governamental, compondo as práticas de planejamento e de fiscalização das ações.

Assinale a opção que apresenta apenas as palavras-chaves que sintetizam o controle social.


a) Construção de programas e projetos, participação popular, planejamento de ações.
b) Participação popular, espaço institucional, centralização e partido político.
c) Implementação de programas e projetos, diagnósticos e organização social.
d) Descentralização, participação popular, organização social e revalorização da ação política.
e) Participação popular, poder central, descentralização e revalorização da ação política.

O federalismo moderno tem sua origem histórica nos Estados Unidos do século XVIII, sendo visto como engenharia institucional para acomodar conflitos sociais e políticos de base territorial e para constituição do Estado Nacional (SOARES; MA-CHADO, 2018). Essa experiência se expandiu pelo mundo, ganhando variados contornos e especificidades, mas preservando algumas características básicas.

Analise as afirmativas sobre os elementos, dentre outros, que caracterizam o federalismo:

I. Divisão do poder realizada verticalmente, de modo que diferentes níveis de governo tenham autoridade sobre a mesma população e território, sendo a eles atribuídas distintas jurisdições governamentais de forma que sejam independentes entre si.

II. A pactuação entre as forças centrípetas que impulsionam a defesa da autonomia política e decisória para as comunidades territoriais, e as forças centrifugas impulsionadoras do fortalecimento do poder central em suas competências de caráter nacional.

III. A descentralização legislativa ou jurisdicional que significa a capacidade dos entes nacionais de criar legislação própria, de forma que possam atuar livres de quaisquer constrangimentos legais do poder central.

IV. Um processo de distribuição de poder que preserva um espaço jurisdicional exclusivo do nível central, que lhe permit


a) I e II são verdadeiras.
b) II e III são verdadeiras.
c) III e IV são verdadeiras.
d) I, II e III são verdadeiras.
e) II, III e IV são verdadeiras.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

I. No federalismo democrático competitivo, em que a União tenha poucas prerrogativas e poucas são as áreas de decisão compartilhada, a estratégia dos entes subnacionais de realizar menos investimentos em política de bem-estar para que não atraia beneficiários de outras unidades, pode ser respondida pelo ente central por meio de transferências vinculadas, o que ocasiona maior interdependência entre as unidades federativas.
II. No momento da retração dos gastos sociais e redução do tamanho do Estado, o federalismo funciona como uma barreira favorecendo a manutenção do status quo, devido ao número de possíveis veto players à redução dos gastos federais. As unidades federativas mais socialmente vulneráveis são as primeiras a reagir contra a retirada dos recursos do governo central.
III. Em condições de austeridade, em situações em que os cortes não necessitam de decisão compartilhada, as reduções são feitas nos recursos dos entes subnacionais e, nesse caso, o ente central, transferindo as responsabilidades para as outras unidades federativas que precisam arcar com os custos da política.
IV. Em casos em que vigorava uma estrutura federativa centralizada, antes do welfare states, a implementação de políticas de bem-estar social ocorreu lentamente e, nesse caso, o federalismo exerceu, de fato, o papel de retardar, e até impedir a formação dessas políticas.
a) I e III.
b) I e IV.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.

Nos países recém-redemocratizados, que apresentam processos institucionais incompletos, as dinâmicas dos processos políticos que incidem sobre políticas públicas são comprometidas


a) pela gestão compartilhada e interinstitucional.
b) pelo caráter representativo do sistema político.
c) pelo papel desprivilegiado do chefe do executivo no processo decisório.
d) pela fluidez institucional e pela ausência de padrões de comportamento dos distintos atores envolvidos.
e) pela intermediação de interesses por instituições informais, como o clientelismo, o fisiologismo e a corrupção.

Governo aberto é entendido como conjunto de ações articuladas de transparência, participação, inovação e integridade nas políticas públicas e


a) tornou-se obrigatório a partir da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).
b) o princípio da integridade diz respeito à ética no uso e na gestão dos dados governamentais.
c) incentiva investimento em tecnologia para promover participação, consulta a informações e acesso a serviços.
d) prega que as decisões públicas devem ser realizadas via canais virtuais.

Federalismo pode ser definido como a forma de organização política que centraliza o poder decorrente de unidades políticas preexistentes.


Certo
Errado

Analise as afirmacoes abaixo.

I- O federalismo constitui um compromisso peculiar entre difusão e concentração do poder político, em função de algum modelo compartilhado de nação e de graus socialmente desejados de integração política e de equidade social.

II- Por serem estruturas não centralizadas, os sistemas federais moldam formas peculiares de relações intergovernamentais, constitutivamente competitivas e cooperativas, e modalidades de interação necessariamente baseadas na negociação entre instâncias de governo.

III- O federalismo é um sistema baseado na distribuição territorial - constitucionalmente definida e assegurada - de poder e autoridade entre instâncias de governo, de tal forma que os governos nacional e subnacionais são independentes em sua esfera própria de ação.

Estão corretas:


a) Todas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.

Sobre redes de políticas públicas, não é correto afirmar que:


a) surgem no âmbito da reforma gerencial do Estado, quando se buscou implementar inovações na administração pública que promovessem a eficácia e a eficiência das ações governamentais.
b) são sujeitas aos efeitos causados pela assimetria informacional entre seus membros.
c) demandam uma estrutura de coordenação e prestação de contas que leve em consideração as interdependências existentes.
d) possuem estruturas polimórficas, que podem ser representadas por um conjunto de nós e vínculos que indicam, entre outros aspectos, a possível presença de capital social nas transações.
e) são instrumento analítico fundamental para caracterizar as relações intergovernamentais nas políticas sociais brasileiras.

Julgue o próximo item, referente aos elementos que compõem a organização política do Brasil, país que é uma república federativa.
O federalismo, embora não elimine a possibilidade de ocorrência de conflitos políticos entre os estados-membros, oferece alternativas de resolução desses conflitos.


Certo
Errado

Os programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil, apesar de diferenças em termos de escolha da alternativa de ação, partem de um mesmo diagnóstico: a falta de profissionais de saúde em diversas localidades brasileiras. Assim, o Ministério da Saúde busca resolver uma demanda vinda, sobretudo, de municípios com maior vulnerabilidade social e mais distantes dos grandes centros urbanos. Essas ações evidenciam um panorama em que


a) a dependência dos entes subnacionais de políticas públicas federais, sobretudo no caso dos pequenos municípios, é um traço característico do federalismo brasileiro.
b) a dificuldade na implementação dos programas advém do caráter centralizador do SUS.
c) o protagonismo federal na resolução desse problema local é um exemplo pontual, não ocorrendo em outras áreas em que os municípios têm autonomia para agir.
d) a capilaridade da política pública de saúde é prejudicada por essa ação centralizadora do governo federal.
e) há a federalização do problema e, portanto, os municípios não podem mais ser responsabilizados por eventuais fracassos na gestão da saúde em seus territórios.

É um eixo estratégico e imprescindível à qualidade da prestação de serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social. O trabalho na assistência social possui uma importante dimensão relacional e seus empregados são os principais mediadores entre o direito socioassistencial e os usuários da política. A afirmativa faz referência à:


a) Gestão do Trabalho.
b) Gestão pública.
c) Gestão científica.
d) Gestão política.

Marque a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


a) II, III, I.
b) I, II, III.
c) III, I, II.
d) II, I, III.

São estratégias ou políticas que fazem parte da atenção básica em saúde:


a) Sistema de Atendimento Móvel de Urgência e Unidade Básica de Saúde.
b) Unidade Básica de Saúde e Saúde da Família.
c) Política Nacional de Atenção às Urgências e Saúde da Família.
d) Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Hospitalar.
e) Unidade de Pronto Atendimento e Saúde da Família.

Prévia do material em texto

601) 
602) 
603) 
Políticas Públicas para Técnico em Assuntos Educacionais (MEC) 2023
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2tF6C
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/301620
SMA-RJ (antiga FJG) - Cons Leg (CM RJ)/CM RJ/Finanças, Orçamento e
Fiscalização Financeira/2015
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Governança em políticas públicas é entendida como um modo de governo, distinto do modelo de
controle hierárquico, característico do Estado intervencionista, incorporando novos elementos como a
noção de estado mínimo, de sistemas sociocibernéticos e de auto-organização em redes. Existe um
arranjo de governança que postula que as redes não respondem ao Estado, pois são auto-organizadas,
muito embora o Estado possa dirigi-las de maneira indireta e imperfeita. Essa argumentação refere-se à
seguinte característica do arranjo:
a) interações sob a lógica dos jogos
b) interdependência entre organizações
c) grau de autonomia frente ao Estado
d) contínuas interações entre membros de rede
www.tecconcursos.com.br/questoes/313979
VUNESP - AMCI (SP)/Pref SP/Geral/2015
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
A análise de redes de políticas públicas, do ponto de vista do neoinstitucionalismo sociológico, para
o qual a variável cultural não é exógena ao sistema político, deve
a) considerar contextos relacionais e esquemas cognitivos e morais para processos de implementação
de governança interativa.
b) compreender particularidades do processo político local em sua dinâmica específica, considerando
a presença de representantes de interesses econômicos, a grande pluralidade de interesses e a força
invariável das elites econômicas.
c) ser qualitativa, visando a negociação concreta em situações de conflito de interesses e o acordo
voluntário de cooperação.
d) apreender práticas culturais, papéis e relações entre posições dentro de estruturas políticas locais.
e) considerar modelos morais e cognitivos que levam os indivíduos a estabelecer redes de confiança e
cooperação para atingir objetivos úteis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1205164
IMPARH - PTNM (IPLANFOR)/Pref Fortaleza/Assessor de Relações Institucionais e
Mobilização Social/2015
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Os inputs são recebidos pelo sistema na forma de demandas e apoios. Sobre eles, pode-se afirmar
que:
 
I. reivindicações de bens e serviços, de participação nas Políticas Públicas e no sistema político, de
controle da corrupção, de preservação ambiental, de informação política, de estabelecimento de
normas para o comportamento dos agentes públicos e privados são exemplos de demandas.
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2tF6C
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/301620
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/313979
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1205164
604) 
605) 
 
II. a sonegação de impostos, a abstenção eleitoral ou as manifestações populares contra
governantes são exemplos de apoios negativos.
 
III. as demandas emergem quando indivíduos ou grupos, em resposta às condições ambientais,
agem para afetar o conteúdo da política pública.
 
IV. os apoios sempre estão diretamente vinculados a cada demanda ou política específica. Estão
sempre direcionados para o sistema político ou para a classe governante, mas desvinculados das
políticas governamentais.
 
a) Todos os itens são verdadeiros.
b) Todos os itens são falsos.
c) Apenas os itens I, II e IV são verdadeiros.
d) Apenas os itens I, II e III são verdadeiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/281283
FGV - AJ (TJ GO)/TJ GO/Apoio Judiciário e Administrativo/2014
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
No cotidiano de instituições e organizações, como as escolas, há sempre modos informais de
accountability, mas são os sistemas formais que têm vindo a ganhar importância. Um sistema formal de
accountability consiste em mensurar e codificar padrões de resultados e prever determinadas
consequências quando se atingem ou não esses resultados. Por isso, a informação é crescentemente
quantitativa e os métodos de mensuração são estandardizados. Esta maior formalização tem relações
evidentes com a disseminação de uma nova gestão pública na qual a definição prévia de objetivos e a
sua mensuração e quantificação são aspectos centrais (Afonso, 2009, p. 18). Entretanto, se pensarmos
nas políticas públicas para a educação brasileira, existirão sérias dificuldades para a construção de um
sistema completo e justo de accountability em seu bojo se:
a) a prestação de contas incluir todos os elementos que impactam o cotidiano escolar;
b) a avaliação incluir dados provenientes de testes adaptados para cada contexto;
c) os indicadores de desempenho forem construídos de maneira participativa;
d) a responsabilização estiver ligada a uma avaliação cuidadosa e participativa;
e) a qualidade incluir resultados quantificáveis sem englobar as demais variáveis que nela influem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/64350
ESAF - AFFC (CGU)/CGU/Correição e Combate à Corrupção/2012
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Acerca do ciclo de gestão das políticas públicas na história recente do país, é correto afirmar que:
a) por ser constitucionalmente adstrito a avaliar a execução dos programas de governo, o trabalho do
controle interno pouco pode contribuir para o planejamento de novas políticas públicas.
b) a maior ou menor capacidade técnica da máquina pública federal pouco tem interferido na eficácia
da implementação de políticas nacionais, haja vista o fortalecimento estrutural dos governos
estaduais e municipais.
c) os órgãos de controle externo e interno têm demonstrado uma preocupação cada vez maior com a
medição do desempenho, o que denota um avanço quanto à sua tradicional forma legalista de agir.
d) cada vez mais o Plano Plurianual tem sido desprestigiado como ferramenta de planejamento,
quadro que se comprova pela sua crescente dissociação dos orçamentos de curto prazo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/281283
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/64350
606) 
607) 
e) passado o fervor inicial, a participação do terceiro setor na execução das políticas nacionais tem se
mostrado ineficaz e desnecessária, em especial pelo incremento da capacidade operacional dos
governos subnacionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/450715
FMP - APE (TCE-RS)/TCE RS/Ciências Econômicas/2011
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
A questão do controle da sociedade sobre as políticas públicas ganhou contornos diferentes no
Brasil, com a Constituição de 1988. Embora o formato “conselho” não seja novo, nem no Brasil, nem em
países estrangeiros, foi após a Constituição de 1988 que os conselhos se tornaram parte do arranjo
institucional de importantes políticas públicas brasileiras. Sobre os principais tipos de conselhos gestores
de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Entre os Conselhos de Programas estão presentes os Conselhos de Desenvolvimento Rural, de
Alimentação Escolar, de Habitação, de Emprego, de Distribuição de Alimentos.
b) Conselhos de Programas estão vinculados a programas governamentais concretos e em geral
associados a ações emergenciais bem delimitadas quanto ao seu escopo e à sua clientela, que
articulam ou acumulam, em geral, funções executivas no âmbito do respectivo programa. Trabalham
mais com a noção de clientelas específicas, supostamente beneficiárias dos programas. Dizem
respeito não à extensão de direitos ou de garantias sociais, mas a metas incrementais em geral
vinculadas ao provimento concreto de acesso a bens e serviços elementares ou a metas de natureza
econômica.
c) Conselhos de Políticas estão ligados às políticas públicas mais estruturadas ou concretizadas em
sistemas nacionais. São em geral previstos em legislação nacional,tendo ou não caráter obrigatório, e
são considerados parte integrante do sistema nacional, com atribuições legalmente estabelecidas no
plano da formulação e implementação das políticas na respectiva esfera governamental, compondo as
práticas de planejamento e de fiscalização das ações. São também conhecidos como fóruns públicos
de captação de demandas e de negociação de interesses específicos dos diferentes grupos sociais e
como uma forma de ampliar a participação dos segmentos com menos acesso ao aparelho de Estado.
d) Entre os Conselhos Temáticos estão situados os Conselhos de Saúde, de Assistência Social, de
Educação, de Direitos da Criança e do Adolescente.
e) Conselhos Temáticos não possuem vinculação imediata a um sistema ou legislação nacional,
existem na esfera municipal por iniciativa local ou mesmo por estímulo estadual. Em geral, estão
associados a grandes movimentos de ideias ou temas gerais que, naquele município, por força de
alguma peculiaridade de perfil político ou social, acolhem ou enfatizam o referido tema em sua
agenda.
www.tecconcursos.com.br/questoes/450716
FMP - APE (TCE-RS)/TCE RS/Ciências Econômicas/2011
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Apesar do potencial democrático e de meio de transformação social que acompanha o conjunto
dos defensores dos Conselhos Gestores de Políticas Públicas, os mesmos carregam inúmeras dificuldades
e contradições que inviabilizaram, supostamente até o presente, a consumação de seus objetivos
estratégicos. Sobre essas dificuldades e contradições, avalie as afirmativas:
 
I. Inexistência de uma efetiva igualdade de condições entre os participantes no Conselho.
 
II. Não há garantia de que as decisões do Conselho tenham uma implementação efetiva.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/450715
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/450716
608) 
609) 
III. Inexistência de instrumentos jurídicos que obriguem o Poder Executivo a acatar as decisões dos
conselhos.
 
As afirmações I, II e III são:
a) falsa, verdadeira, falsa.
b) verdadeira, verdadeira, verdadeira.
c) falsa, verdadeira, verdadeira.
d) verdadeira, falsa, verdadeira.
e) verdadeira, verdadeira, falsa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1057208
FSADU (UFMA) - Ana Tec (AGEHAB)/AGEHAB/Cientista Político/2010
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Assinale a opção que apresenta apenas as palavras-chaves que sintetizam o controle social.
a) Construção de programas e projetos, participação popular, planejamento de ações.
b) Participação popular, espaço institucional, centralização e partido político.
c) Implementação de programas e projetos, diagnósticos e organização social.
d) Descentralização, participação popular, organização social e revalorização da ação política.
e) Participação popular, poder central, descentralização e revalorização da ação política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2416193
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Consultor Legislativo/Área I - Desenvolvimento
Econômico e Regional/2023
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
O federalismo moderno tem sua origem histórica nos Estados Unidos do século XVIII, sendo visto
como engenharia institucional para acomodar conflitos sociais e políticos de base territorial e para
constituição do Estado Nacional (SOARES; MA-CHADO, 2018). Essa experiência se expandiu pelo mundo,
ganhando variados contornos e especificidades, mas preservando algumas características básicas.
 
Analise as afirmativas sobre os elementos, dentre outros, que caracterizam o federalismo:
 
I. Divisão do poder realizada verticalmente, de modo que diferentes níveis de governo tenham
autoridade sobre a mesma população e território, sendo a eles atribuídas distintas jurisdições
governamentais de forma que sejam independentes entre si.
 
II. A pactuação entre as forças centrípetas que impulsionam a defesa da autonomia política e
decisória para as comunidades territoriais, e as forças centrifugas impulsionadoras do fortalecimento
do poder central em suas competências de caráter nacional.
 
III. A descentralização legislativa ou jurisdicional que significa a capacidade dos entes nacionais de
criar legislação própria, de forma que possam atuar livres de quaisquer constrangimentos legais do
poder central.
 
IV. Um processo de distribuição de poder que preserva um espaço jurisdicional exclusivo do nível
central, que lhe permita atuar independente da autorização prévia das unidades territoriais
autônomas.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1057208
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2416193
610) 
611) 
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
a) I e IV.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2416196
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Consultor Legislativo/Área I - Desenvolvimento
Econômico e Regional/2023
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
Novas abordagens sobre políticas públicas procuram ir além da demonstração dos efeitos do
federalismo sobre elas, buscando destacar a existência de uma relação de reciprocidade, observada,
principalmente, em momentos em que são introduzidas políticas de welfare state (FRANZESE; ABRÚCIO,
2014).
 
Nesse caso, tem se que:
 
I. No federalismo democrático competitivo, em que a União tenha poucas prerrogativas e poucas são
as áreas de decisão compartilhada, a estratégia dos entes subnacionais de realizar menos
investimentos em política de bem-estar para que não atraia beneficiários de outras unidades, pode
ser respondida pelo ente central por meio de transferências vinculadas, o que ocasiona maior
interdependência entre as unidades federativas.
 
II. No momento da retração dos gastos sociais e redução do tamanho do Estado, o federalismo
funciona como uma barreira favorecendo a manutenção do status quo, devido ao número de
possíveis veto players à redução dos gastos federais. As unidades federativas mais socialmente
vulneráveis são as primeiras a reagir contra a retirada dos recursos do governo central.
 
III. Em condições de austeridade, em situações em que os cortes não necessitam de decisão
compartilhada, as reduções são feitas nos recursos dos entes subnacionais e, nesse caso, o ente
central, transferindo as responsabilidades para as outras unidades federativas que precisam arcar
com os custos da política.
 
IV. Em casos em que vigorava uma estrutura federativa centralizada, antes do welfare states, a
implementação de políticas de bem-estar social ocorreu lentamente e, nesse caso, o federalismo
exerceu, de fato, o papel de retardar, e até impedir a formação dessas políticas.
 
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1980941
COPS UFLA - Ass (UFLA)/UFLA/Administração/2019
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
De acordo com Maximiano e Nohara (2017, p.137), “o federalismo se contrapõe ao Estado Unitário.
Enquanto no Estado Federal há unidades federadas autônomas, no Unitário, as divisões internas não
possuem autonomia em relação ao ente central”. Acerca dessa temática, as alternativas estão corretas,
EXCETO:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2416196
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1980941
612) 
613) 
614) 
a) A Constituição de 1988 adota um sistema de repartição de competências, conciliando
competências privativas (repartidas horizontalmente) e competências concorrentes (repartidas
verticalmente).
b) Enquanto o federalismo norte-americano surgiu por agregação de 13 colônias, o federalismo
brasileiro surgiu por segregação em um processo político desenvolvido a partir do governo central.
c) Embora no federalismo brasileiro haja repartição simétrica em matéria tributária, o que permite à
União, aos estados e aos municípios a disponibilidade orçamentária para a realização de suas políticas
públicas, a administraçãodesses recursos ainda não é eficiente.
d) O cumprimento das competências dos entes federativos – União, estados, municípios e Distrito
Federal – depende de capacitação dos servidores, que, além de habilidades técnicas, devem
desenvolver o discernimento para afastar formalismos inócuos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/313982
VUNESP - AMCI (SP)/Pref SP/Geral/2015
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
Nos países recém-redemocratizados, que apresentam processos institucionais incompletos, as
dinâmicas dos processos políticos que incidem sobre políticas públicas são comprometidas
a) pela gestão compartilhada e interinstitucional.
b) pelo caráter representativo do sistema político.
c) pelo papel desprivilegiado do chefe do executivo no processo decisório.
d) pela fluidez institucional e pela ausência de padrões de comportamento dos distintos atores
envolvidos.
e) pela intermediação de interesses por instituições informais, como o clientelismo, o fisiologismo e a
corrupção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314560
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
Governo aberto é entendido como conjunto de ações articuladas de transparência, participação,
inovação e integridade nas políticas públicas e
a) tornou-se obrigatório a partir da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).
b) o princípio da integridade diz respeito à ética no uso e na gestão dos dados governamentais.
c) incentiva investimento em tecnologia para promover participação, consulta a informações e acesso
a serviços.
d) prega que as decisões públicas devem ser realizadas via canais virtuais.
e) suas ações dizem respeito à disponibilização de informações e não à prestação de serviços.
www.tecconcursos.com.br/questoes/255694
CEBRASPE (CESPE) - AL (CAM DEP)/CAM DEP/Área XIX/Consultor
Legislativo/2014
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
Com relação a aspectos genéricos do Estado e específicos do Estado brasileiro, julgue o item que
se segue.
Federalismo pode ser definido como a forma de organização política que centraliza o poder decorrente de
unidades políticas preexistentes.
Certo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/313982
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314560
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/255694
615) 
616) 
617) 
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1216258
CAIPIMES - Ana (Pref Botucatu)/Pref Botucatu/Planejamento e Orçamento/2014
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
Analise as afirmações abaixo.
 
I- O federalismo constitui um compromisso peculiar entre difusão e concentração do poder político,
em função de algum modelo compartilhado de nação e de graus socialmente desejados de
integração política e de equidade social.
 
II- Por serem estruturas não centralizadas, os sistemas federais moldam formas peculiares de
relações intergovernamentais, constitutivamente competitivas e cooperativas, e modalidades de
interação necessariamente baseadas na negociação entre instâncias de governo.
 
III- O federalismo é um sistema baseado na distribuição territorial - constitucionalmente definida e
assegurada - de poder e autoridade entre instâncias de governo, de tal forma que os governos
nacional e subnacionais são independentes em sua esfera própria de ação.
 
Estão corretas:
a) Todas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/64388
ESAF - AFFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/Geral/2012
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
Sobre redes de políticas públicas, não é correto afirmar que:
a) surgem no âmbito da reforma gerencial do Estado, quando se buscou implementar inovações na
administração pública que promovessem a eficácia e a eficiência das ações governamentais.
b) são sujeitas aos efeitos causados pela assimetria informacional entre seus membros.
c) demandam uma estrutura de coordenação e prestação de contas que leve em consideração as
interdependências existentes.
d) possuem estruturas polimórficas, que podem ser representadas por um conjunto de nós e vínculos
que indicam, entre outros aspectos, a possível presença de capital social nas transações.
e) são instrumento analítico fundamental para caracterizar as relações intergovernamentais nas
políticas sociais brasileiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/64389
ESAF - AFFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/Geral/2012
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
Entre as intervenções no âmbito das políticas públicas que são adotadas pelos governos para
compensar as falhas de mercado, podemos citar as seguintes:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1216258
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/64388
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/64389
618) 
619) 
1. Ações voltadas para compensar o nível limitado de competição em decorrência dos efeitos
causados por economias de escala;
2. Mecanismos voltados para incentivar a revelação sincera das preferências em relação à
provisão de bens públicos;
3. Incentivos para que os indivíduos invistam menos em bens cujos custos são privados e os
benefícios são públicos;
4. Estímulos à seleção adversa em contextos de competição perfeita.
É correto o que se afirma em
a) 1, 2, 3, 4.
b) 1, 4.
c) 1, 2.
d) 2, 3.
e) 3, 4.
www.tecconcursos.com.br/questoes/98447
CEPERJ - EPPGG SEPLAG RJ/SEPLAG RJ/2012
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
O federalismo brasileiro que emergiu no contexto da redemocratização do país tem procurado
fortalecer as instâncias decisórias municipais. Entretanto, muitos governos locais ainda enfrentam
problemas que difi cultam um papel mais ativo no processo de descentralização. Exemplos desses
problemas são:
a) perda de dinamismo econômico e abrupta renovação de lideranças políticas
b) excessiva carga tributária municipal e ausência de uma cultura política democrática
c) excessiva dependência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e abrupta renovação de
lideranças políticas
d) condições sociais e ambientais desfavoráveis e excessiva dimensão territorial
e) condições econômicas e administrativas precárias e resquícios da presença de uma cultura política
oligárquica
www.tecconcursos.com.br/questoes/1764584
CEBRASPE (CESPE) - AL (CAM DEP)/CAM DEP/Técnica Legislativa/2012
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
Julgue o próximo item, referente aos elementos que compõem a organização política do Brasil, país
que é uma república federativa.
O federalismo, embora não elimine a possibilidade de ocorrência de conflitos políticos entre os estados-
membros, oferece alternativas de resolução desses conflitos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1622112
VUNESP - Ana (Pref Ilhabela)/Pref Ilhabela/Gestão Pública/Gestão de Políticas
Públicas/2020
Ciências Políticas - SUS
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/98447
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1764584
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1622112
620) 
621) 
622) 
Os programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil, apesar de diferenças em termos de escolha da
alternativa de ação, partem de um mesmo diagnóstico: a falta de profissionais de saúde em diversas
localidades brasileiras. Assim, o Ministério da Saúde busca resolver uma demanda vinda, sobretudo, de
municípios com maior vulnerabilidade social e mais distantes dos grandes centros urbanos. Essas ações
evidenciam um panorama em que
a) a dependência dos entes subnacionais de políticas públicas federais, sobretudo no caso dos
pequenos municípios, é um traço característico do federalismo brasileiro.
b) a dificuldade na implementação dos programas advém do caráter centralizador do SUS.
c) o protagonismo federal na resolução desse problema local é um exemplo pontual, não ocorrendo
em outras áreas em que os municípiostêm autonomia para agir.
d) a capilaridade da política pública de saúde é prejudicada por essa ação centralizadora do governo
federal.
e) há a federalização do problema e, portanto, os municípios não podem mais ser responsabilizados
por eventuais fracassos na gestão da saúde em seus territórios.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1225944
IESES - Ana (São José)/Pref São José/Recursos Humanos/2019
Ciências Políticas - SUS
É um eixo estratégico e imprescindível à qualidade da prestação de serviços, programas, projetos,
benefícios e transferência de renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social. O trabalho na
assistência social possui uma importante dimensão relacional e seus empregados são os principais
mediadores entre o direito socioassistencial e os usuários da política. A afirmativa faz referência à:
a) Gestão do Trabalho.
b) Gestão pública.
c) Gestão científica.
d) Gestão política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1335934
IMPARH - CRS (SMS Fortaleza)/Pref Fortaleza/2019
Ciências Políticas - SUS
Tem como objetos a organização, o controle, o gerenciamento e a priorização do acesso e dos
fluxos assistenciais no âmbito do SUS, e como sujeitos seus respectivos gestores públicos, sendo
estabelecida pelo complexo regulador e suas unidades operacionais e esta dimensão abrange a regulação
médica, exercendo autoridade sanitária para a garantia do acesso baseada em protocolos, classificação
de risco e demais critérios de priorização.
 
Em relação à política de Regulação do SUS, a afirmativa acima encerra características da dimensão de
atuação:
a) Regulação de Sistemas de Saúde.
b) Regulação da Atenção à Saúde.
c) Regulação de Urgências.
d) Regulação do Acesso à Assistência.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1225944
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1335934
623) 
624) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1335952
IMPARH - CRS (SMS Fortaleza)/Pref Fortaleza/2019
Ciências Políticas - SUS
O Complexo Regulador é a estrutura que operacionaliza as ações da regulação do acesso, podendo
ter abrangência e estrutura pactuadas entre gestores. O complexo regulador está organizado de que
forma?
 
I
Central de
Regulação de
Consultas e
Exames
 
Regula o acesso
aos leitos e aos
procedimentos
hospitalares eleti-
vos e, conforme
organização local,
o
acesso aos leitos
hospitalares de
urgência.
II
Central de
Regulação de
Internações
Hospitalares
 
Regula o
atendimento pré-
hospi-
talar de urgência
e, conforme orga-
nização local, o
acesso aos leitos
hospitalares de
urgência.
III
Central de
Regulação de
Urgências
 
Regula o acesso a
todos os
procedimentos
ambulatoriais, in-
cluindo terapias e
cirurgias ambu-
latoriais.
 
Marque a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) II, III, I.
b) I, II, III.
c) III, I, II.
d) II, I, III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314681
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - SUS
São estratégias ou políticas que fazem parte da atenção básica em saúde:
a) Sistema de Atendimento Móvel de Urgência e Unidade Básica de Saúde.
b) Unidade Básica de Saúde e Saúde da Família.
c) Política Nacional de Atenção às Urgências e Saúde da Família.
d) Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Hospitalar.
e) Unidade de Pronto Atendimento e Saúde da Família.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1335952
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314681
625) 
626) 
627) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/391994
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Consultor Legislativo/Área I - Interlocução
Social e Desenvolvimento de Projetos Institucionais/2014
Ciências Políticas - SUS
Sobre os sistemas nacionais de políticas públicas de cultura e de saúde, analise as afirmativas:
 
I. A estrutura do Sistema Nacional de Cultura é constituída, nas respectivas esferas da Federação,
por órgãos gestores da cultura, conselhos de política cultural, conferências de cultura, comissões
intergestores, planos de cultura, sistemas de financiamento à cultura, sistemas de informações e
indicadores culturais, programas de formação na área da cultura e sistemas setoriais de cultura.
 
II. É admitida a participação de entidades não governamentais, independentemente de políticas
específicas, em programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente e do jovem
promovidos pelo Estado.
 
III. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, executar as
ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; participar da
formulação da política e da execução das ações de saneamento básico; incrementar em sua área de
atuação o desenvolvimento científico e tecnológico; participar do controle e fiscalização da produção,
transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos; colaborar
na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
 
IV. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à
saúde no País.
 
É CORRETO apenas o que se afirma em:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314694
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Fundeb
O Fundeb é o fundo de
a) natureza contábil e de âmbito estadual.
b) natureza contábil e de âmbito municipal e estadual.
c) transferência obrigatória e de âmbito municipal.
d) natureza orçamentária e de âmbito municipal.
e) natureza orçamentária e de âmbito estadual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/639496
FCC - Ana Leg (ALESE)/ALESE/Saúde e Assistência Social/Assistência Social/2018
Ciências Políticas - Assistência Social
Dentre as atividades a serem desenvolvidas na política pública de assistência social, encontram-se
as notificações de violências e violações de direitos. Nessa direção, tem-se como referência a
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/391994
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314694
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/639496
628) 
629) 
630) 
implementação do sistema de notificação compulsória.
 
No que concerne à política de assistência social, prioriza-se a notificação de
a) violência intrafamiliar, abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes e trabalho infantil.
b) violência policial.
c) roubo e furto praticados por usuários da política de assistência social.
d) violência cometida por parte de autoridade pública.
e) violência praticada por funcionário público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1586145
FACET - ASoc (Pref Esperança/Pref Esperança/2018
Ciências Políticas - Assistência Social
Nos termos da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a proteção social básica tem como
objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o
fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É considerado um serviço da proteção básica:
a) Plantão social.
b) Abordagem de Rua.
c) Cuidado no domicílio.
d) Serviço de habilitação e reabilitação na comunidade.
e) Centro de Convivência para Idosos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/333160
FUNDEP - Esp SP (Uberaba)/Pref Uberaba/Assistente Social/2016
Ciências Políticas - Assistência Social
O entendimento da assistência social como direito convive em seu cotidiano de forma conflituosa
com procedimentos tradicionais de seleção, classificações oriundas das deficiências de estruturas nos
serviços, da escassez de benefícios, do número insuficiente de profissionais, da dificuldade de
aprimoramento técnico. Convive também com a dificuldade de reconhecer os usuários como sujeitos de
direitos, cuja história evidencia trajetórias que envolvem discriminação de classe, de gênero, de raça e de
etnia, que se vinculam a seus grupos, que estabelecem algumas relações de poder e que travam,
diariamente, lutas pela sua sobrevivência.
 
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Gestão do trabalho no
âmbito do suas: uma contribuição necessária. Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011.
 
A partir dotexto apresentado, os serviços no âmbito dessa política pública demandam:
a) exclusivamente concessão de benefícios.
b) trabalho sociofamilar qualificado.
c) busca de alternativas para recuperação de indivíduos.
d) desarticulação e direito a participação social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/410820
FCC - Ass Soc (ALMS)/ALMS/2016
Ciências Políticas - Assistência Social
A assistência social, inaugurada com a Constituição Federal de 1988, demarca um novo tempo para
esta política pública, que pode ser caracterizada
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1586145
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/333160
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/410820
631) 
632) 
a) pela ênfase na ajuda humanitária aos mais pobres e necessitados, com incentivo à criação de
equipamentos estatais (Centros de Referência de Assistência Social − CRAS e Centros de Referência
Especializados de Assistência Social - CREAS) e o fortalecimento da rede socioassistencial.
b) pela tomada de decisões, centralizadas em gabinete, que priorizam a criação de instituições de
caridade públicas e privadas.
c) pelo atendimento às necessidades sociais da população com ênfase nas ações de natureza pública
(estatal e não estatal), com financiamento público (por Estados, Distrito Federal e Municípios) e
comando único em cada esfera de governo.
d) pelo incentivo ao trabalho voluntário com apoio estatal, por meio da adoção de isenções fiscais
que estimulem o desenvolvimento de ações de natureza filantrópica com cofinanciamento via
convênio, de forma regular e automática.
e) pela ênfase nas práticas de caridade que garantam qualidade de atendimento, por meio de
estruturas adequadas e com equipe de profissionais qualificados para o desenvolvimento dos
serviços.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1189855
IMPARH - PTNS (SMS)/Pref Fortaleza/Assistente Social/2016
Ciências Políticas - Assistência Social
Assinale a alternativa correta acerca da atuação do serviço social nas múltiplas e diversificadas
expressões da questão social no campo das políticas públicas.
a) Atuação na esfera somente da execução e formulação de políticas, assim como do planejamento e
gestão inscritos em equipes multiprofissionais.
b) A atuação dos assistentes sociais vem sendo realizada especialmente na esfera privada, por meio
da concessão de benefícios.
c) A atuação do assistente social vem sendo realizada especialmente na assistência social, nos
processos de elaboração, gestão, monitoramento e avaliação.
d) A atuação do assistente social vem sendo realizada junto aos conselhos de políticas, com
destaque para os conselhos de saúde e de assistência social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2030833
VUNESP - Ana Leg (ALESP)/ALESP/Finanças/2022
Ciências Políticas - Outros programas
Como estratégia para flexibilização de medidas restritivas relacionadas à covid-19, governos
subnacionais adotaram a exigência dos chamados “Passaportes da Vacina” para ingresso em eventos
com maior público, por exemplo. Assim, o cidadão já vacinado com todas as doses previstas poderia
obter, no site do Ministério da Saúde, o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, comprovando estar
em dia com a normativa nacional de vacinação.
 
Do ponto de vista das políticas públicas, o Passaporte da Vacina está relacionado ao seguinte tipo de
mecanismo de indução de comportamento:
a) engajamento.
b) solução técnica.
c) coerção.
d) premiação.
e) cooperação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1189855
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2030833
633) 
634) 
635) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2177730
Instituto AOCP - Sold (PM ES)/PM ES/Auxiliar de Saúde/Técnico em
Enfermagem/2022
Ciências Políticas - Outros programas
Um dos problemas fundamentais para a efetivação de políticas públicas voltadas à saúde das
pessoas privadas de liberdade é a superação das dificuldades impostas pela própria condição de
confinamento, que dificulta o acesso às ações e aos serviços de saúde de forma integral e efetiva. Um
dos princípios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no
Sistema Prisional (PNAISP) é
a) evitar encaminhamento dos apenados para a rede de atenção extramuros.
b) a integralidade da atenção à saúde da população privada de liberdade.
c) aumentar o foco das atividades assistenciais, sobrepondo-se as preventivas.
d) diminuir os custos com atendimentos de saúde dos custodiados.
e) garantir que todos os níveis de assistência sejam realizados dentro do ambiente prisional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2215666
FGV - AT (TCE TO)/TCE TO/Qualquer Área de Formação/2022
Ciências Políticas - Outros programas
A introdução da gestão por programas na administração pública brasileira implicou criar
organizações que conciliassem funções e objetivos.
Foi uma desvantagem da gestão por programas:
a) acentuar a contradição e a desintegração entre as visões setoriais e departamentais em relação
aos objetivos do programa;
b) enfatizar a elaboração e a execução orçamentária e financeira orientada pelos resultados dos
programas;
c) fortalecer e integrar as funções de planejamento, orçamento e gestão dos ministérios;
d) transformar os compromissos de governo em orientação estratégica integradora e mobilizadora de
equipes;
e) trazer velocidade às transformações em termos de estratégia e sistemas de informação e controle.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2295606
FEPESE - ASoc (Pref Chapecó)/Pref Chapecó/2022
Ciências Políticas - Outros programas
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de tipos de famílias utilizadas no
âmbito das políticas públicas.
a) Extensiva: formada por mais de uma geração, podendo ter vínculos colaterais.
b) Monoparental: pessoa que vive sozinha e não tem laços familiares.
c) Unitária: constituída por um dos pais biológicos e os filhos.
d) Reconstituída: pessoas que moram juntas e desempenham funções parentais em relação à criança
ou adolescente.
e) Famílias com constituição funcional: família que passou a ter nova configuração após ruptura
anterior.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2177730
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2215666
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2295606
636) 
637) 
638) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1672688
CEBRASPE (CESPE) - Ana (APEX)/ApexBrasil/Negócios Internacionais/2021
Ciências Políticas - Outros programas
Em relação ao Programa de Financiamento às Exportações (PROEX), assinale a opção correta.
a) As operações são realizadas por todos os agentes financeiros credenciados pelo Banco Central do
Brasil.
b) O Tesouro Nacional pode pactuar encargos financeiros compatíveis com os praticados no mercado
internacional.
c) São elegíveis para financiamento direto ao exportador todas as empresas brasileiras,
independentemente da faixa de faturamento.
d) O financiamento é concedido somente ao importador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1620999
VUNESP - Ana (Pref Ilhabela)/Pref Ilhabela/Gestão Pública/Ciências Sociais/2020
Ciências Políticas - Outros programas
Relatório apresentado pela UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, realizado a partir
de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015, inclui não apenas indicadores
econômicos, como a renda per capita, mas também considera o cumprimento de direitos fundamentais
garantidos na legislação. Tal relatório indica que: “[…] o Brasil está falhando em garantir os direitos de
crianças e adolescentes. Somando tanto privações consideradas ‘intermediárias’ e ‘extremas, é o
saneamento (com indicadores como a presença de banheiros e rede coletora de esgoto) que prejudica o
maior número de crianças e adolescentes (13,3 milhões), seguido por educação (8,8 milhões) e água
(7,6 milhões)”.
 
(Acessível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45177994)
 
Com o apoio desses dados, é correto afirmar que
a) as carências relacionadas à saúde e à educação básica são fatores de risco controlados no Brasil.
b) as condições de crianças e adolescentes no Brasil podemser melhoradas por políticas de
saneamento básico.
c) os direitos da criança e do adolescente são irrelevantes para o diagnóstico de situações de risco.
d) as situações de risco extremo para crianças e adolescentes decorrem de políticas públicas
inclusivas.
e) os indicadores econômicos são suficientes para traçar políticas públicas de controle de situações
de risco.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1622161
VUNESP - Ana (Pref Ilhabela)/Pref Ilhabela/Gestão Pública/Gestão de Políticas
Públicas/2020
Ciências Políticas - Outros programas
O Programa Crescer, instituído no PPA 2018-2021 de Ilhabela-SP, institui ações de qualificação para
o desenvolvimento de cidadania voltado para população em condições de vulnerabilidade no município.
Na prática, são cursos variados de qualificação profissional, vislumbrando futuras possibilidades de
emprego e renda para os beneficiários. Pensando nesta ação governamental a partir da perspectiva da
transversalidade das políticas públicas, é correto afirmar que
a) a Secretaria da Educação deve ser a principal responsável pelo projeto, uma vez que ela cumpre
com a função setorial das práticas de ensino e aprendizagem no município.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1672688
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1620999
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1622161
639) 
640) 
b) a abordagem intersetorial, pressuposta na transversalidade das políticas públicas, prejudicaria o
resultado dessa ação governamental diante da multiplicidade de atores socioestatais envolvidos.
c) o gestor local deve considerar o perfil dos beneficiários e integrar esta ação com as demais
políticas públicas, enxergando a questão de maneira intersetorial e multidimensional.
d) o insulamento burocrático do Fundo Social de Ilhabela, responsável pela política pública, é
fundamental para garantir o sucesso dessa ação governamental.
e) a rede interorganizacional envolvida na política pública deve ser circunscrita aos equipamentos da
assistência social, garantindo a especificidade dessa ação governamental.
www.tecconcursos.com.br/questoes/867993
Instituto AOCP - Tec (UFPB)/UFPB/Economia Doméstica/2019
Ciências Políticas - Outros programas
A Renda Renascença produzida na Paraíba é exportada para vários países da Europa e é a principal
fonte de renda para mais de quatro mil artesãs do Cariri paraibano, cerca de 20% da população feminina
das cidades-polo da região.
 
Tal afirmativa trata-se de um exemplo de qual tipo de empreendimento?
a) Empreendimento em setor do agronegócio.
b) Holding.
c) Cluster de grande representatividade na composição do PIB brasileiro.
d) Joint venture.
e) Atividade produtiva familiar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1126814
FGV - Mon Edu Esp (Angra)/Pref Angra/2019
Ciências Políticas - Outros programas
Relacione as leis e as políticas públicas apresentadas a seguir, às suas respectivas definições.
 
1. Estatuto da Pessoa com Deficiência
2. Estatuto da Criança e do Adolescente
3. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
 
( ) regula os direitos de crianças e adolescentes, com vistas à sua proteção integral.
 
( ) é uma política pública baseada nos princípios da democracia e da justiça social.
 
( ) assegura o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência.
 
Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.
a) 1, 3 e 2.
b) 2, 3 e 1.
c) 1, 2 e 3.
d) 3, 1 e 2.
e) 3, 2 e 1.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/867993
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1126814
641) 
642) 
643) 
644) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/695399
CEBRASPE (CESPE) - Ana I (IPHAN)/IPHAN/Área 2/2018
Ciências Políticas - Outros programas
Julgue o item, a respeito das políticas públicas elaboradas no âmbito do governo federal brasileiro,
com base em uma perspectiva territorial.
Na definição de políticas públicas, a temática territorial permitiu a emergência de um discurso de
revalorização do meio rural.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/695401
CEBRASPE (CESPE) - Ana I (IPHAN)/IPHAN/Área 2/2018
Ciências Políticas - Outros programas
Julgue o item, a respeito das políticas públicas elaboradas no âmbito do governo federal brasileiro,
com base em uma perspectiva territorial.
 
A Política Nacional de Desenvolvimento Regional trabalha com o conceito de mesorregião para seus
recortes territoriais, com o objetivo de diminuir as desigualdades existentes no Brasil.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/695403
CEBRASPE (CESPE) - Ana I (IPHAN)/IPHAN/Área 2/2018
Ciências Políticas - Outros programas
Julgue o item, a respeito das políticas públicas elaboradas no âmbito do governo federal brasileiro,
com base em uma perspectiva territorial.
 
No âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, a caracterização de
território rural tem por base as microrregiões geográficas, que podem incluir espaços urbanizados que
compreendam pequenas e médias cidades, vilas e povoados.
 
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/695404
CEBRASPE (CESPE) - Ana I (IPHAN)/IPHAN/Área 2/2018
Ciências Políticas - Outros programas
Julgue o item, a respeito das políticas públicas elaboradas no âmbito do governo federal brasileiro,
com base em uma perspectiva territorial.
 
Ações como Política Nacional de Desenvolvimento Regional e o Programa de Desenvolvimento
Sustentável de Territórios Rurais permanecem com o enfoque municipalista de gestão autocrática ou
centralista, legitimada pelos agentes sociais locais.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695399
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695401
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695403
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695404
645) 
646) 
647) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/695620
CEBRASPE (CESPE) - Ana I (IPHAN)/IPHAN/Área 3/2018
Ciências Políticas - Outros programas
Acerca de turismo cultural, patrimônio cultural e desenvolvimento econômico sustentável, julgue o
item seguinte.
 
A evolução tecnológica não é suficiente para eliminar todas as mazelas decorrentes do crescimento
econômico, por isso, entre outras razões, as políticas públicas sobre patrimônio cultural demandam o
reconhecimento de limitações ao desenvolvimento econômico.
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/697934
FGV - Ana Leg (ALERO)/ALERO/Assistência Social/2018
Ciências Políticas - Outros programas
O Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad) possui atividades de atenção e de
reinserção social do usuário e do dependente de drogas e respectivos familiares.
 
Assinale a opção que indica princípios e diretrizes que essas atividades devem observar.
a) Disponibilização gratuita de estabelecimento de saúde, preferencialmente ambulatorial, para
tratamento especializado.
b) Prestação de serviços à comunidade que se ocupem, preferencialmente, da prevenção do consumo
ou da recuperação de usuários e dependentes de drogas.
c) Definição de projeto terapêutico individualizado, orientado para a inclusão social e para a redução
de riscos e de danos sociais e à saúde.
d) Incentivos a medidas educativas de comparecimento a programa ou curso educativo.
e) Tratamento especial às parcelas mais vulneráveis da população, considerando suas necessidades
específicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1221853
QUADRIX - ASG (SESC DF)/SESC DF/2018
Ciências Políticas - Outros programas
Quanto ao Grupo dos Mais Vividos, é correto afirmar que:
a) dispensa a apresentação de carteirinha do Sesc.
b) exige apresentação de comprovante de aposentadoria por tempo de contribuição como
comerciário.
c) também admite pessoas mais jovens, desde que encaminhadas por médicos com laudo
comprovando a necessidade de participação em grupos de socialização.
d) seleciona seus participantes, devido ao número de vagas ser limitado, priorizando idosos com mais
de setenta anos de idade.
e) é aberto à comunidade, sem requisitos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695620
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/697934https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1221853
648) 
649) 
650) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/578163
VUNESP - CUP (SEPOG SP)/SEPOG SP/Orçamento e Contabilidade Pública/2017
Ciências Políticas - Outros programas
O Programa Universidade para Todos – Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de
estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições
de ensino superior privadas. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei n°
11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de tributos àquelas instituições
que aderem ao Programa. O sistema de seleção é informatizado e impessoal, algo que confere
transparência e segurança ao processo. Este programa governamental exemplifica uma forma de
organização do Estado Brasileiro, no qual
a) o Estado assume um papel de articulador dos recursos público e privado disponíveis, estimulando
a ampliação de vagas de ensino superior no país.
b) o Estado se exime da sua responsabilidade constitucional de prover educação de qualidade para
todos.
c) o setor privado assume o protagonismo na área educacional, sobretudo no nível superior de
ensino.
d) o setor privado de ensino se apropria de parte dos recursos públicos destinados à educação em
detrimento do ensino superior público gratuito.
e) os setores público e privado agem em sobreposição e coercitivamente em benefício dos
estudantes da classe média do país.
www.tecconcursos.com.br/questoes/324462
CEBRASPE (CESPE) - Ass Soc (DPU)/DPU/2016
Ciências Políticas - Outros programas
A respeito do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), julgue o item
subsecutivo.
 
O SISNAD tem o objetivo de articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com a
prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas além da
repressão da produção não autorizada e do tráfico ilícito de drogas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/369014
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Outros programas
No Brasil, as políticas públicas de limpeza urbana englobam um conjunto de atividades,
infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do
lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas. Na atualidade, os
ditames _____________________ colocam novos desafios e padrões operacionais para a gestão da
limpeza urbana nos municípios brasileiros.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
a) do Plano Interestadual de Saneamento Básico
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/578163
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/324462
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/369014
651) 
652) 
653) 
b) do Plano Plurianual dos Governos Regionais
c) da Política de Meio Ambiente do Mercosul
d) da Política Nacional de Resíduos Sólidos
e) do Programa de Aceleração do Crescimento I
www.tecconcursos.com.br/questoes/369099
VUNESP - Ana (AMLURB)/AMLURB SP/Assistência e Desenvolvimento Social/2016
Ciências Políticas - Outros programas
O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH foi criado em 1990 com o objetivo de fornecer
informações para que o Estado possa investir em políticas públicas voltadas para o ser humano.
 
Dessa forma, o IDH é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de
desenvolvimento humano em desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Trata-se de uma
medida que sintetiza o desenvolvimento de um país, estado, município ou região. Pode-se afirmar que o
IDH
a) é variável numa escala de 0 (zero) a 5 (cinco).
b) baseia-se no salário médio da população e em seu grau de escolaridade.
c) corresponde ao produto interno bruto per capita.
d) utiliza-se de três dimensões básicas: renda, educação e saúde.
e) é calculado com base na taxa de mortalidade infantil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/498974
VUNESP - Ag (Alumínio)/Pref Alumínio/Controle de Vetor/2016
Ciências Políticas - Outros programas
Onde não existem água tratada, esgoto e coleta de lixo, doenças que são endêmicas podem ser
eliminadas a partir da concretização de políticas públicas com investimento em:
a) construção de habitações populares na periferia dos municípios.
b) locais de diversão para a população, como parques e museus, para promover atividades culturais.
c) infra-estrutura, como ciclovias bem sinalizadas nas cidades.
d) programa do governo municipal, para aquisição de caixas d’água para serem distribuídas à
população.
e) saneamento básico e educação em saúde, acarretando mudanças de atitudes e hábitos pela
população.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314674
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Outros programas
Entre as políticas municipais da cidade de São Paulo apresentadas a seguir, o modelo de triângulos
de ferro é a abordagem mais adequada para explicar a(s)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/369099
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/498974
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314674
654) 
655) 
656) 
a) política de uso e ocupação do solo.
b) políticas afirmativas.
c) política habitacional.
d) política educacional.
e) política de segurança urbana.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314686
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Outros programas
Os Eixos do Programa de Metas da cidade de São Paulo são:
a) Desenvolvimento econômico igualitário; Gestão participativa e transparente; e Promoção da saúde
e da educação com foco na qualidade de vida do cidadão.
b) Desenvolvimento econômico sustentável com redução das desigualdades; Compromisso com
direitos sociais e civis; e Gestão descentralizada, participativa e transparente.
c) Direito à Educação; Direito à Saúde; Qualidade do Transporte; e Promoção do Emprego.
d) Melhoria da qualidade da gestão pública; Compromisso com direito igualitário à educação e saúde;
e Desenvolvimento econômico e social sustentável.
e) Inclusão social e econômica sustentável e com igualdade de direitos; Promoção da qualidade da
gestão pública; e Gestão participativa e transparente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314689
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Outros programas
Os níveis de ensino ofertados pela Prefeitura da Cidade de São Paulo são:
a) apenas Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
b) Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
c) apenas Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.
d) Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior.
e) apenas Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314692
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Outros programas
A Incidência da Pobreza na cidade de São Paulo é da ordem de 28% (IBGE), portanto a quantidade
de população pobre na cidade está entre
a) 2 e 3,5 milhões de pessoas.
b) 8 e 10 milhões de pessoas.
c) 4 e 5,5 milhões de pessoas.
d) 1 e 1,5 milhão de pessoas.
e) 6 e 7,5 milhões de pessoas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/320814
FGV - AJ (TJ BA)/TJ BA/Administrativa/Administrador/2015
Ciências Políticas - Outros programas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314686
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314689
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314692
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/320814
657) 
658) 
A gestão social de políticas públicas é o conjunto de processos sociais em que a ação gerencial se
desenvolve por meio da interação negociada entre os atores sociais. O processo democrático exige cada
vez mais a participação dos vários segmentos da sociedade – governo, iniciativa privada, sociedade civil
organizada e a própria população.
Todos os cidadãos têm direitos constitucionais a determinados serviços públicos, principalmente, à saúde,
à educação e à promoção social. O Estadopode intervir na sociedade através de diferentes formas
ideológicas, incorporando os direitos sociais. A forma que parece mais adequada ao conceito de gestão
social é a Universalista, que:
a) tem como ideologia a regulação do mercado de trabalho, fazendo com que as pessoas se
associem a organizações de assistência social, sendo gerida e financiada por capitalistas, protegendo
o mercado de trabalho. Além disso, não se circunscreve apenas ao universo dos trabalhadores –
empregadores e Estado também participam;
b) pretende elevar determinados segmentos da população da condição de meros recebedores dos
favores do Estado, dando assistência aos mais necessitados;
c) presta assistência social a todos, independente de seus direitos à proteção, classe social e
colocação no mercado de trabalho, pressupondo o fortalecimento dos laços de solidariedade e a
participação efetiva não só do Estado, mas também de segmentos organizados da sociedade no
financiamento, formulação, implementação e avaliação da política pública;
d) tem como características ser suprida pelo Estado e, também, por entidades religiosas, obras de
caridade e entidades sem fins lucrativos; atingir somente determinados segmentos da população,
mitigando suas necessidades; e ser uma dádiva, uma concessão, uma esmola, já que não há
reivindicação;
e) assume como premissa que todos os membros da sociedade estão engajados no mercado de
trabalho, o que dificulta o seu processo de implementação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/344363
FGV - Prof (Pref Cuiabá)/Pref Cuiabá/Licenciatura em Artes e Educação
Artística/2015
Ciências Políticas - Outros programas
Leia o fragmento a seguir:
 
“Na busca pela construção de uma escola inclusiva, o município de Cuiabá vem implementando políticas
públicas com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem
uma escola comum”.
 
(Educação Especial no município de Cuiabá: Diretrizes e Propostas Pedagógicas. Prefeitura Municipal de Cuiabá,
SME, 2010)
 
As opções a seguir apresentam exemplos das políticas públicas citadas no fragmento acima, à exceção
de uma. Assinale-a.
a) Acessibilidade física aos prédios escolares.
b) Aquisição de equipamentos específicos para alunos que necessitam de Atendimento Educacional
Especializado (AEE).
c) Implementação de um programa de formação docente com atenção à diversidade humana.
d) Construção de escolas destinadas exclusivamente ao atendimento de alunos que necessitam de
Atendimento Educacional Especializado (AEE).
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/344363
659) 
660) 
e) Desenvolvimento do Projeto Inclusão em Evidência, com o objetivo de sensibilizar a comunidade
escolar sobre a necessidade de que suas unidades se tornassem espaços inclusivos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/576010
IADES - AAC (SEAP DF)/SEGAD DF/Pedagogia/2014
Ciências Políticas - Outros programas
Texto 2 para responder a questão.
O advento da Lei nº 9.394/1996, trouxe um panorama e as diretrizes do que hoje é a educação nacional
quase 20 anos depois da sua promulgação. Deve-se ter o entendimento de que a lei maior da educação
deste país redesenhou níveis e modalidades, currículos, programas, políticas públicas, financiamento,
formação e remuneração de profissionais da educação. Enfim, a também chamada Lei Darcy Ribeiro
redesenhou o fazer educacional brasileiro.
 
O termo políticas públicas tem sua etimologia nas expressões politiká, do grego, e publicus, do latim, e
tem grande importância para as várias áreas da vida cotidiana da população. Acerca das principais
políticas públicas de educação em vigência, contemporaneamente, no país, assinale a alternativa
correta.
a) A aplicação de polıt́icas públicas educacionais trata-se de uma exigência governamental
exclusivamente burocrática, sem grandes benefıćios práticos para a qualidade da educação brasileira.
b) Contemporaneamente, percebe-se que as polıt́icas públicas de educação seguem um caráter cada
vez mais excludente e autoritário, atendendo somente a uma pequena parcela da população nacional.
c) Pode-se destacar, dentro do universo das polıt́icas públicas brasileiras atuais, principalmente na
última década, uma grande preocupação com, entre outros temas, assuntos como educação infantil,
ensino técnico e valorização da carreira docente.
d) A Lei nº 9.394/1996 engessou a educação privada no Brasil e construiu polıt́icas públicas que
abriram as portas da escola pública no paıś, o que simboliza um verdadeiro avanço para a instituição.
e) No Brasil contemporâneo, percebe-se que as polıt́icas públicas atenderam a tudo o que se buscava
para a educação nacional, não necessitando de novos avanços nesse sentido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/577627
IBFC - PEB (SEE MG)/SEE MG/Geografia/2014
Ciências Políticas - Outros programas
Para ensinar políticas públicas e meio ambiente seriam necessárias algumas providências, por parte
do professor, antes de se aprofundar no assunto. Com relação às providências, assinale a alternativa
incorreta.
a) É necessário realizar uma revisão de conceitos de políticas públicas e meio ambiente.
b) A revisão das políticas públicas deve propiciar aos alunos entender o que são tais políticas e em
quais situações são formuladas.
c) É preciso conhecer quais são os fóruns, instituições e órgãos relacionados à formulação de
políticas.
d) As questões relacionadas ao solo, à água, ao uso do subsolo e, portanto, ao desenvolvimento
tecnológico, são secundárias.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/576010
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/577627
661) 
662) 
663) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/151251
FCC - APO (SEAD PI)/SEAD PI/2013
Ciências Políticas - Outros programas
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, divulgados e subscritos pelo Governo Federal e
apresentados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), visam firmar
compromissos para combater a pobreza extrema e outros males da sociedade. NÃO está relacionada aos
Objetivos divulgados:
a) Parceria mundial para o desenvolvimento.
b) Redução da mortalidade infantil.
c) Respeito ao meio ambiente.
d) Igualdade entre sexos.
e) Distribuição equitativa da renda mundial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/161914
CETRO - AnaTA MCID/MCID/C1/2013
Ciências Políticas - Outros programas
Assinale a alternativa que apresenta a modalidade do programa que se destina a atender
diretamente as demandas e necessidades da sociedade.
a) Programas de gestão de políticas públicas.
b) Programas de serviços ao Estado.
c) Programas finalísticos.
d) Programas de apoio administrativo.
e) Programas societários.
www.tecconcursos.com.br/questoes/175801
FGV - Ana Amb (INEA)/INEA/Pedagogo/2013
Ciências Políticas - Outros programas
“[...] em 2001, consolidando experiências municipais e objetivando o combate à evasão escolar e
ao trabalho infantil entre as famílias carentes, o governo federal lançou o Programa Nacional de Renda
Mínima vinculada à Educação ‐ Bolsa Escola ou Programa Bolsa Escola Federal. Posteriormente, em 2003,
o Poder Executivo federal reuniu um conjunto de programas de transferência de renda (Bolsa Escola,
Bolsa Alimentação, Auxílio‐ Gás, e Cartão‐Alimentação) no Programa Bolsa Família (PBF). Atualmente, o
PBF é o maior programa de transferência de renda no Brasil, destinado às famílias que dispõem de
baixos recursos, prevendo contrapartidas de acompanhamento da saúde e estado nutricional das
gestantes e dos filhos, matrícula e frequência escolar de crianças na idade entre 7 e 15 anos, e a
participação em programas de educação alimentar.
 
” (Fonte: CACCIAMALI, M.C.; TATEI, F.; BATISTA, N. Impactos do Programa Bolsa Família federal sobre o trabalho
infantil e a frequência escolar. Rev. Econ. Contemp., Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, Ago. 2010).
 
A respeito do Programa Bolsa Família, assinale a afirmativa correta.
a) A frequência escolar de 65% e a obrigatoriedade de manter em dia o calendário de vacinação são
requisitos para a família receber o dinheirodo Bolsa Família.
b) A presença dos alunos é acompanhada bimestralmente pelo MEC e pelo Ministério do
Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS). A família que descumprir essa condição por cinco
vezes, tem a oportunidade de se justificar para renovar o benefício.
c) Em curto prazo, o PBF visa a romper o ciclo da pobreza entre gerações por meio da incorporação
de capital humano e consequente maior e melhor oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/151251
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/161914
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/175801
664) 
665) 
d) Em curto prazo, o PBF busca ampliar o atendimento escolar às crianças e estender os cuidados
primários de saúde às famílias mais pobres.
e) A principal característica da gestão do Programa é sua centralidade a nível federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/87404
ESAF - ATPS (MPOG)/MPOG/Assistência Social/2012
Ciências Políticas - Outros programas
Com relação à temática Cidadania Coletiva e Emergência de Espaços Públicos não Estatais, julgue
as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.
a) As organizações da sociedade perderam espaço a partir da década de 80 para atuar diretamente
no processo político em virtude do enfraquecimento de organizações civis ligadas a questões
culturais, legais e associacionais.
b) A divisão de responsabilidades e de ações entre governo e sociedade tem possibilitado a
construção de um novo espaço público, permitindo um novo papel a ser exercido pelos movimentos
oriundos da sociedade civil.
c) A importância da participação da população na gestão pública tornou-se um discurso recorrente,
em função de valores democráticos emergido com o processo de democratização e do debate acerca
da incapacidade do Estado de formular e implementar políticas públicas.
d) A sociedade civil e sua intensidade organizacional teve um papel importante para a consolidação
de práticas democráticas envolvendo governo e sociedade.
e) As redes sociais, tais como a Igreja Católica, o ecumenismo secular, a academia científica e as
ONGs valorizavam a articulação entre os movimentos, com o objetivo de induzir os indivíduos a se
sentirem sujeitos de suas próprias ações e a questionarem o processo convencional de representação
política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2170059
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Economia Regional e Políticas
de Desenvolvimento Urbano/2012
Ciências Políticas - Outros programas
O Programa Minha Casa, Minha Vida, lançado em 2009, tem por finalidade criar mecanismos de
incentivo à produção e aquisição de novas unidades habitacionais ou requalificação de imóveis urbanos.
Dentre as opções abaixo, indique aquela característica do Programa que NÃO apresenta contradição aos
princípios de administração pública definidos no Consenso de Washington.
a) O Programa concederá subvenção econômica por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social ‐ BNDES, sob a modalidade de equalização de taxas de juros e outros encargos
financeiros, especificamente nas operações de financiamento de linha especial para infraestrutura em
projetos de habitação popular.
b) O Programa realizará oferta pública de recursos destinados a subsidiar beneficiário pessoa física
de operações em Municípios com população de até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.
c) O Programa formalizará contratos e registros preferencialmente, em nome da mulher.
d) O Programa dinamizará o setor da construção civil e promoverá a geração de trabalho e renda
contribuindo para os processos de distribuição de renda e inclusão social.
e) Para implementação do Programa, a União transferirá recursos ao Fundo de Arrendamento
Residencial ‐ FAR e ao Fundo de Desenvolvimento Social ‐ FDS de que tratam, respectivamente, a Lei
nº 10.188, de 12 de fevereiro de 2001, e a Lei nº 8.677, de 13 de julho de 1993.
www.tecconcursos.com.br/questoes/193349
IADES - AJ (PGDF)/PG DF/Arquivologia/2011
Ciências Políticas - Outros programas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/87404
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2170059
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/193349
666) 
667) 
668) 
669) 
Existem no Brasil diversos programas e projetos do Governo Federal visando à inclusão social e
digital das pessoas sem acesso à informação. O programa do Ministério da Educação desenvolvido em
parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que visa apoiar
projetos que promovam a educação e incentivar a pesquisa e a sistematização de novos conhecimentos
que proporcionem a melhoria da qualidade dos sistemas públicos de ensino, pela incorporação didática
de novas tecnologias de informação e comunicação, é conhecido pela sigla
a) PAPED.
b) PNBE.
c) PNLL.
d) PROFORMAÇÃO.
e) GESAC.
www.tecconcursos.com.br/questoes/380000
FCC - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/2010
Ciências Políticas - Outros programas
Buscando oferecer equipamentos de informática recondicionados, em plenas condições
operacionais, para apoiar a disseminação de telecentros comunitários e a informatização das escolas
públicas e bibliotecas, a administração federal e seus parceiros, estão desenvolvendo o projeto:
a) IB − Informatização Brasil.
b) CI − Computadores para Inclusão.
c) Brasil e-gov.
d) Web Brasil.
e) BD − Brasil Digital.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1316581
CEBRASPE (CESPE) - Aud Int (CGE MG)/CGE MG/2009
Ciências Políticas - Outros programas
As políticas e os programas públicos são concebidos considerando critérios de maior focalização ou
universalização. Assinale a opção que apresenta corretamente o rol de políticas ou programas públicos
brasileiros mais aderentes ao critério de universalização.
a) Programa Nacional de Reforma Agrária, PROUNI, Política de Concessão de Benefícios
Previdenciários.
b) Bolsas CAPES, Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, Programa Nacional do Livro
Didático.
c) Segurança Pública, Política Nacional do Salário Mínimo, Sistema Único de Saúde (SUS).
d) Bolsa Família, Segurança Pública, PROUNI.
e) Programa Nacional de Reforma Agrária, Bolsa Família, Sistema Único de Saúde (SUS).
www.tecconcursos.com.br/questoes/2086749
CEBRASPE (CESPE) - Tec (MDS)/MDS/Nível Superior/Atividade Técnica de
Suporte/2008
Ciências Políticas - Outros programas
Julgue o item a seguir, relativos à PNAS e ao compromisso nacional de desenvolvimento.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/380000
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1316581
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2086749
670) 
671) 
672) 
Entre os serviços desenvolvidos no âmbito da proteção social básica, destaca-se o Programa Nacional de
Inclusão de Jovens (ProJovem), que, a partir do corrente ano, passou a atender quatro grupos de
jovens: ProJovem Urbano, ProJovem Campo, ProJovem Trabalhador e ProJovem Adolescente. A
perspectiva de inclusão apóia-se no pagamento e monitoramento, pelo governo federal, de uma bolsa no
valor de R$ 100,00 à maioria dos beneficiários do Programa.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2337946
IADES - GPPGG (SEPLAD DF)/SEPLAD DF/Administração/2023
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Assinale a alternativa que identifica uma estrutura de controle social da Administração Pública na
avaliação de políticas públicas, tendo em vista o modelo estruturado no País.
a) Polícia Federal
b) Ministério Público
c) Advocacia Geral da União
d) Tribunal de Contas da União
e) Controladoria Geral da União
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415624
CEBRASPE (CESPE) - ACI (CGDF)/CG DF/Planejamento e Orçamento/2023
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
A Constituição Federal de 1988 determinou mudanças na forma de interação do Estado com a
sociedade brasileira, introduzindo as instituições participativas, com as incorporações de cidadãos e de
associações da sociedade civil na deliberação de políticas públicas. Entreas instituições participativas que
podem auxiliar na elaboração das políticas públicas incluem-se
 
I os conselhos nacionais.
II os conselhos municipais na definição do orçamento público.
III as conferências nacionais.
IV as audiências públicas.
V as associações da sociedade civil.
 
Assinale a opção correta.
a) Apenas os itens I, III e V estão certos.
b) Apenas os itens II, III e IV estão certos.
c) Apenas os itens I, II, IV e V estão certos.
d) Todos os itens estão certos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415862
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Consultor Legislativo/Área I - Desenvolvimento
Econômico e Regional/2023
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
O termo Instituições Participativas (IPs) foi cunhado tendo em vista a crítica à compreensão da
institucionalidade, centrada na existência de uma legislação formal acerca do funcionamento das
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2337946
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415624
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415862
673) 
instituições, bem como ao fato da própria abrangência do conceito de instituição política que, de modo
geral, não trata das práticas participativas e inovadoras. (AVRITZER, 2008).
 
Sobre exemplos de IPs, analise as afirmativas, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F):
 
( ) As Conferências Públicas, como eventos episódicos de participação, em geral organizadas pelo
executivo, buscam incorporar as sugestões da população aferidas por meio de consultas públicas,
disponibilizadas em canais institucionais e que depois são transformadas em políticas públicas
setoriais.
 
( ) Os Conselhos de Políticas são espaços públicos de composição plural, geralmente paritários,
entre Estado e sociedade civil, cuja função é formular, executar e controlar as políticas setoriais,
contribuindo para o processo de democratização da gestão pública.
 
( ) O Orçamento Participativo se constitui como espaços de debates e decisões partilhadas entre
Estado e a sociedade civil, na definição das prioridades na aplicação dos recursos do orçamento
público municipal. Apresenta-se em duas versões: presencial e digital.
 
( ) Os Canais que expressam as preferências individuais se constituem como instrumentos
disponibilizados pelo poder público para viabilizar a comunicação com os cidadãos, a avaliação de
serviços, bem como receber demandas diversas.
 
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
a) F, F, V, V.
b) F, V, V, V.
c) V, F, V, F.
d) V, F, V, V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2416188
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Consultor Legislativo/Área I - Desenvolvimento
Econômico e Regional/2023
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
A crise de representação e o crescimento da participação da sociedade civil nos processos políticos
têm gerado novas dinâmicas de representação política, o que resulta na necessidade de compreendê-la
em sua dimensão processual.
 
Essas novas dinâmicas abarcam a compreensão de que:
 
I. A representação se constitui como atividade que pressupõe interações contínuas, ao longo do
tempo, entre representantes e representados, não havendo definição prévia do que é representado e
de quem o representa.
 
II. Há uma diversidade de atores sociais que exercem representação política de fato, cujas ações
são dirigidas para um público que buscam atrair e convencer sobre questões diversas, muitas das
quais escapam do alcance da representação democrática do Estado Nacional.
 
III. A legitimidade da representação desses novos atores não é proveniente da autorização, como é
no caso do eleitor, mas das funções discursivas sustentadas pela apresentação de temas e questões
postos para o debate na esfera pública.
 
IV. Há modalidades de representação, de largo alcance e muitas vezes informais, que não requerem
controle por aqueles que dizem repre-sentar, precisando apenas que esses representantes tornem
pública sua atuação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2416188
674) 
675) 
 
Estão CORRETAS apenas as afirmativas.
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2416190
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Consultor Legislativo/Área I - Desenvolvimento
Econômico e Regional/2023
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
A forte atuação dos movimentos sociais, de diferentes feições, foi decisiva para ressignificação da
ideia de participação política, de forma que a ideia de autogoverno adquirisse pleno sentido. A
participação social oriunda desse processo se constituiu como uma nova gramática de organização da
sociedade e da relação entre Estado e sociedade civil. (SANTOS; AVRITZER, 2003, apud PEREIRA, 2018).
 
Nesse contexto, a participação social se configura, EXCETO pelo(a)
a) ampliação da participação popular e inclusão de atores socialmente marginalizados, no processo
político, o que envolve, dentre outras questões, o partilhamento do poder no processo de tomada de
decisão sobre questões de interesse público.
b) compreensão de que a autonomia dos movimentos sociais, frente ao Estado, constitui-se como
parte do processo de aprofundamento democrático e da atuação desses movimentos como
protagonistas de uma continua reinvenção democrática.
c) fortalecimento da sociedade civil em toda a sua diversidade, de forma a permitir a busca pelo
reconhecimento de novas práticas e saberes e de outras formas de sociabilidade, bem como da
redefinição do político para além das relações que se processam na institucionalidade.
d) perspectiva de que a autoridade legítima deriva da participação do governado no governo, no
momento da seleção dos governantes, que se dá por via do processo eleitoral, e no reconhecimento
da soberania popular e da representação política consentida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2416194
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Consultor Legislativo/Área I - Desenvolvimento
Econômico e Regional/2023
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
A cooperação no campo das políticas públicas no sistema federativo envolve ajustes de
comportamento em direção às preferências uns dos outros, requerendo mecanismos de coordenação.
 
Entre eles encontram-se:
a) Mecanismos de coordenação e controle que incluem órgãos de accountability horizontal que visem
assegurar o cumprimento de determinações legais e o exercício de supervisão das políticas públicas.
b) Mecanismos de coordenação horizontal que incluem, dentre outros, os constrangimentos
constitucionais e legais e incentivos financeiros à adesão a determinadas iniciativas do governo
central.
c) Mecanismos de coordenação vertical que incluem convênios e consórcios públicos firmados tanto
entre entes governamentais do mesmo nível quanto de níveis distintos.
d) Mecanismos mistos de coordenação intergovernamental que incluem, necessariamente, a
cooperação simultânea em dimensão vertical e horizontal, tais como regionalização de políticas
públicas e criação de regiões metropolitanas que envolvem estado e municípios.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2416190
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2416194
676) 
677) 
678) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1896772
CEBRASPE (CESPE) - AA (IBAMA)/IBAMA/2022
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
No que diz respeito a políticas públicas, julgue o item seguinte.
 
A avaliação executiva de uma política pública fornece subsídios aos gestores para que possam promover
o aprimoramento e redirecionamento de ações, caso necessário.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1896773
CEBRASPE (CESPE) - AA (IBAMA)/IBAMA/2022
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
No que diz respeito a políticas públicas, julgue o item seguinte.
 
A participação socialnas políticas públicas do Brasil permite maior visibilidade das demandas sociais,
promove avanços quanto à igualdade e equidade nas políticas implementadas e amplia a defesa pelos
direitos sociais.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1923860
FGV - AFFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/Geral/2022
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Os conselhos de gestão agem como a arena de interação e debate entre os componentes políticos
e os movimentos sociais. Um dos principais fatores relacionados ao sucesso dos movimentos sociais no
propósito de impactar as políticas públicas está centrado no acesso aos decisores, para o qual os
conselhos de gestão funcionam como mecanismos formais que visam garantir esse acesso.
Sobre os conselhos de gestão e sua contribuição para a participação social na formulação de políticas
públicas, é correto afirmar que são:
a) espaços públicos não estatais cuja contribuição é altamente dependente das oportunidades abertas
pelo Poder Executivo local e cuja eficácia é negativamente impactada por não possuírem instrumentos
capazes de corrigir a assimetria informacional acerca da condição dos fundos que gerem;
b) espaços públicos estatais capazes de criar oportunidades para auxiliar o Poder Executivo cuja
eficácia é positivamente impactada pelos instrumentos legais desenvolvidos em sua base legal e que
possuem total controle dos fundos que gerem;
c) espaços públicos estatais capazes de criar oportunidades para auxiliar o Poder Legislativo cuja
eficácia é positivamente impactada pelos instrumentos legais desenvolvidos em sua base legal e que
possuem total controle dos fundos que gerem;
d) organizações do terceiro setor cuja contribuição é altamente dependente das oportunidades
abertas pelo Poder Executivo local e cuja eficácia é negativamente impactada por não possuírem
instrumentos capazes de corrigir a assimetria informacional acerca da condição dos fundos que
gerem;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1896772
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1896773
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1923860
679) 
680) 
681) 
e) organizações do terceiro setor cuja contribuição é altamente dependente das oportunidades
abertas pelo Poder Executivo local e cuja eficácia é positivamente impactada pelos instrumentos
legais desenvolvidos em sua base legal e que possuem total controle dos fundos que gerem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2027275
VUNESP - Ana Leg (ALESP)/ALESP/"Sem Área"/2022
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Os processos participativos na gestão pública brasileira, por meio de conselhos de gestão,
orçamento participativo e parceria entre governo e sociedade, são alternativas que tendem a ampliar a
legitimidade, podem possibilitar uma gestão mais próxima da realidade local e elevam as possibilidades
de controle e transparência. Contudo, há limites e críticas, tais como
a) assimetria da informação presente nos diversos fóruns, abundância de recursos materiais e
tecnológicos e prática democrática e participativa de longa data em âmbito local.
b) falta de recursos humanos, técnicos e financeiros, práticas sofisticadas de escuta aos diferentes
atores e ampla diversidade de recursos tecnológicos, cultura local e riqueza demográfica.
c) ausência de regras, normas e procedimentos para os conselhos, incipiente processo de
acompanhamento das deliberações e controle social elevado, que tende a dificultar avanços políticos
e sociais.
d) desconfiança quanto à legitimidade dos participantes e, em geral, fóruns participativos sem
equacionar as desigualdades deliberativas inerentes aos diferentes atores locais.
e) em sua maioria, atores sociais insensíveis às demandas locais, ambiente democrático avançado e
gestão pública patrimonialista em vigor na administração pública local.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2150979
CEBRASPE (CESPE) - Aud Est (SECONT ES)/SECONT ES/Administração/2022
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Julgue o item seguinte, referentes a aspectos do governo eletrônico, transparência da
administração pública, controle social e cidadania, e accountability.
 
As ações de controle social pressupõem a participação efetiva da sociedade na fiscalização e aplicação
dos recursos públicos, estando restritas aos governantes e funcionários públicos as atribuições de
formulação, acompanhamento e implementação das políticas públicas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2255096
QUADRIX - PEB (SEE DF)/SEE DF/Administração/2022
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Com relação à redefinição do papel do Estado, ao Estado regulador, aos conselhos de gestão, ao
governo eletrônico e à gestão por resultados na Administração Pública, julgue o item a seguir.
 
Entre os conselhos de gestão, os conselhos de comunidades negras, dotados de poder de fiscalização,
são considerados conselhos de defesa e promoção de direitos.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2027275
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2150979
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2255096
682) 
683) 
684) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2295609
FEPESE - ASoc (Pref Chapecó)/Pref Chapecó/2022
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Assinale a alternativa que indica corretamente os instrumentos que auxiliam as equipes técnicas
a desenvolver um plano de cuidados e acompanhamento das famílias no contexto das políticas públicas.
a) Genograma é um esquema de classificação das etapas que delimita uma sequência previsível de
mudanças na organização familiar ao longo do tempo.
b) APGAR é a representação gráfica da família, agrupando num mesmo esquema os membros dessa
família, as relações que os unem, a qualidade da relação e as informações que se ligam.
c) Ecomapa é um diagrama das relações entre a família e a comunidade que contribui para avaliar os
apoios e suportes disponíveis e sua utilização pela família.
d) Ciclo de Vida da família foi originalmente desenvolvido para a realização de estudos de grupos
inseridos em sistemas sociais e, posteriormente, foi adaptado para estudos de famílias.
e) FIRO é um instrumento que avalia a satisfação de cada membro da família, e os diferentes
escores devem ser comparados para se avaliar o estado funcional dos membros que a constituem
www.tecconcursos.com.br/questoes/1896349
CEBRASPE (CESPE) - ATCG (MJSP)/MJSP/Técnico Especializado em Formação e
Capacitação/2021
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Julgue o item seguinte, referentes a planejamento de políticas públicas, avaliação ex ante e
avaliação ex post.
 
A verificação periódica sobre a regularidade dos beneficiários de um programa que contenha critério de
elegibilidade faz parte da avaliação de implementação de uma política pública.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1896350
CEBRASPE (CESPE) - ATCG (MJSP)/MJSP/Técnico Especializado em Formação e
Capacitação/2021
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Julgue o item seguinte, referentes a planejamento de políticas públicas, avaliação ex ante e
avaliação ex post.
 
Quando se identificar que há fragmentação na execução de uma política pública devido à existência de
mais de uma instituição atuando com o mesmo objetivo, será necessária a intervenção governamental.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2142987
IPEFAE - ACS (Cpo Jordão)/Pref Cpo Jordão/2020
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2295609
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1896349
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1896350https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2142987
685) 
686) 
687) 
688) 
Para alcançar resultados duradouros e sustentáveis é importante integrar ações dos profissionais e
serviços de saúde, educação, cultura, assistência social, direitos humanos, entre outros que estão
presentes no dia a dia. A essas ações integradas damos o nome de:
a) Intrasetoriais
b) Extrasetoriais
c) Intersetoriais
d) Integrais
www.tecconcursos.com.br/questoes/758734
FCC - APOG (Pref Recife)/Pref Recife/2019
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
A formulação e implementação de políticas públicas exige uma nova arquitetura na gestão pública.
Essa nova arquitetura está fundamentada
a) na lógica da cidadania que promove ações integradoras em torno do cidadão e do território como
eixos de um desenvolvimento sustentável.
b) no ideário social-democrata, com ênfase na participação e solidariedade orgânicas, de forma a
garantir a democracia direta.
c) no estabelecimento de mecanismos que promovam o desenvolvimento da confiança social pública,
cuja responsabilidade cabe exclusivamente aos funcionários públicos.
d) no papel da sociedade civil na governança e na governabilidade das políticas públicas, destacando
a sua relevância no processo de accountability.
e) na concepção de interdependência e unidimensionalidade entre as políticas públicas e as parcerias
público-privadas, otimizando assim a universalização dos direitos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1037526
CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE-RO)/TCE RO/Administração/2019
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Para a formulação e o desenho de projetos, programas e políticas públicas, são elementos
estruturantes de um modelo lógico
a) insumos, atividades, produtos, resultados e impactos.
b) objetivos, metas, ações, atividades e indicadores.
c) planejamento, implementação, monitoramento e avaliação.
d) custos diretos, gastos administrativos, execução e delivery.
e) gastos com pessoal, investimentos e taxa de administração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2285870
URI - Ger S (Santo Ângelo)/Pref Santo Ângelo/2019
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Sobre os instrumentos de acompanhamento, controle e avaliação, avalie as assertivas abaixo:
I. Os conselhos de Saúde devem ter representação paritária e devem ser compostos por
representantes dos governos, prestadores de serviços, profissionais de saúde (50%) e usuários
(50%).
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/758734
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1037526
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2285870
689) 
690) 
691) 
II. Os Fundos de Saúde são geridos pelo órgão de saúde da esfera correspondente, não havendo
necessidade de serem autorizados previamente pelo legislativo.
III. O Relatório de Gestão, requisito básico para transferência automática de recursos aos
Municípios, deverá abordar, entre outros aspectos, plano de trabalho elaborado destacando as metas
ou objetivos previstos.
Marque a alternativa correta.
a) A assertiva I está correta e as assertivas II e III incorretas.
b) A assertiva II está incorreta e as assertivas I e III estão corretas.
c) As assertivas I e II estão corretas e a assertiva III incorreta.
d) As assertivas I e II estão incorretas e a assertiva III está correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/615843
CEBRASPE (CESPE) - OI (ABIN)/ABIN/Área 3/2018
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
A respeito de formulação, análise e avaliação de políticas públicas, julgue o item que se segue.
 
Para a abordagem estatista, o caráter público de uma política é definido pela personalidade jurídica de
seus atores, enquanto, para a abordagem multicêntrica, atores não estatais podem ser protagonistas de
políticas públicas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/623052
CONSULPLAN - Cons Leg (CM BH)/CM BH/Ciências Sociais e Políticas/2018
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Quanto ao tema ação coletiva e novos atores sociais, a ação estratégica é importante para que os
movimentos sociais sejam reconhecidos como atores políticos e incluídos na esfera política. A teoria
comunitarista sobre movimentos sociais tem como defensor:
a) Fraser. 
b) Walzer. 
c) Honneth. 
d) Benhabib. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/639430
FCC - Ana Leg (ALESE)/ALESE/Saúde e Assistência Social/Assistência Social/2018
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Os processos de monitoramento e de avaliação das políticas públicas, ao considerar os alcances de
seus objetivos e as melhorias nas condições de vida dos cidadãos atingidos por essas políticas, definem
indicadores que devem:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/615843
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/623052
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/639430
692) 
693) 
I. ser um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da
realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma.
II. ter uma perspectiva programática, pois o indicador social é um instrumento operacional para o
monitoramento da realidade social, para fins de formulação e reformulação de políticas públicas.
III. ser classificados de acordo com sua empregabilidade no ciclo de formulação e avaliação.
Está correto o que se afirma em
a) I e II, apenas.
b) III, apenas.
c) I, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/684576
FCC - Con Leg (CL DF)/CL DF/Regulação Econômica/2018
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
A participação institucional do governo na elaboração, análise e monitoramento das Políticas
Públicas (Planos, Programas e Projetos) tem como missão prover a melhoria da qualidade de vida da
população do Distrito Federal. Esta missão está a cargo da
a) Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DIPOS) da Companhia de Planejamento do Distrito
Federal.
b) Subsecretaria de Gestão de Programas e Projetos Estratégicos (SUPPE) da Secretaria de Estado de
Planejamento, Orçamento e Gestão.
c) Subsecretaria de Apoio às Áreas de Desenvolvimento Econômico (SAADE) da Secretaria de
Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal.
d) Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (DIEPS) da Companhia de Planejamento do
Distrito Federal.
e) Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais (DEURA) da Companhia de Planejamento do Distrito
Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/695718
CEBRASPE (CESPE) - Ana I (IPHAN)/IPHAN/Área 4/2018
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Com relação à gestão de políticas públicas intersetoriais, julgue o item que se segue.
 
A fim de atender demandas sociais, a intersetorialidade requer capacidade de negociação e
intermediação de conflitos para a resolução de um problema coletivo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/719522
FUNDATEC - APOG (SEPOG RS)/SEPOG RS/2018
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/684576
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695718
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/719522
694) 
695) 
696) 
697) 
Segundo Stanisci (2015), a gestão participativa coloca a participação da sociedade civil como meio
de contribuir para aperfeiçoar a gestão pública, através do seu envolvimento “em algum nível dos
processos que envolvem a formulação e o controle social de políticas públicas.” (STANISCI, 2015, p.402).
Assinale a alternativa que NÃO apresente um mecanismo participativo da sociedade civil para controle
sociale formulação de políticas públicas.
a) Conselhos Municipais de Saúde, Orçamento Participativo e Conselhos Municipais da Criança e do
Adolescente.
b) Conselhos Estaduais de Educação, Organizações da Sociedade Civil e Conselhos Municipais de
Assistência Social.
c) Orçamento Participativo, Conselhos Municipais do Idoso e Organizações da Sociedade Civil.
d) Poder executivo, Conselhos de Políticas para a Mulher e Poder Legislativo.
e) Conselhos Municipais de Assistência Social, Conselhos Estaduais de Cultura e Orçamento
Participativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/724769
CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE-MG)/TCE MG/Administração/2018
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
A participação do cidadão na gestão pública — na fiscalização, no monitoramento e no controle das
ações do governo — é uma forma de controle
a) interno.
b) institucional.
c) externo.
d) social.
e) fiscal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/462790
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TRE PE)/TRE PE/Judiciária/2017
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Os conselhos de gestão responsáveis por estabelecer as diretrizes para as políticas públicas em
suas respectivas áreas de atuação são conhecidos como
a) deliberativos.
b) executivos.
c) fiscalizadores.
d) normativos.
e) consultivos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/534872
CEBRASPE (CESPE) - AG (TCE-PE) /TCE PE/Julgamento/2017
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Com relação a políticas públicas no Brasil, julgue o item seguinte.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/724769
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/462790
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/534872
698) 
699) 
700) 
A participação da população na formulação de políticas públicas foi uma premissa adotada na década de
90 do século passado, no contexto da gestão pública centralizada, atualmente considerada ultrapassada.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/341373
IMPARH - PTNS (SETRA)/Pref Fortaleza/Pedagogia, Serviço Social e Terapia
Ocupacional/2016
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Assinale a alternativa correta quanto à participação da sociedade civil nos processos de
planejamento, acompanhamento e avaliação das ações de gestão e execução das políticas públicas.
a) Controle social.
b) Esfera pública.
c) Democracia representativa.
d) Constituição federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/359111
CEBRASPE (CESPE) - AFCE (TCE-SC)/TCE SC/Controle
Externo/Administração/2016
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Julgue o item, relativo às políticas públicas no Brasil.
 
O controle social, realizado por meio de comissões e conselhos de cidadãos para a avaliação da qualidade
dos serviços públicos, influi nas mudanças da gestão dos equipamentos sociais.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/383128
CEBRASPE (CESPE) - AGPP I (Pref SP)/Pref SP/Gestão Administrativa/2016
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
No campo da cultura, as políticas públicas implementadas pelo município de São Paulo se
coadunam com a concepção ampla de cidadania, o que ocorre mediante a
a) disseminação de escolas circenses por todo o município com o objetivo de resgatar essa arte.
b) efetiva separação entre as manifestações eruditas e populares.
c) percepção de que a cultura e as artes, em geral, são elementos constitutivos da vida.
d) compreensão da oposição entre cultura e educação.
e) construção de grandes teatros em todas as regiões da cidade para incentivar o trabalho de grupos
profissionais e amadores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/284699
CEBRASPE (CESPE) - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria
Governamental/2015
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/341373
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/359111
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383128
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/284699
701) 
702) 
703) 
704) 
Julgue o item, relativo a políticas públicas e suas formas de avaliação.
 
Para que tenha validade, o controle social de determinada política pública deve ser realizado por
movimentos sociais organizados, capazes de avaliar de forma técnica e objetiva cada ação relativa a tal
política.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/296635
FGV - ACE (TCM SP)/TCM SP/Ciências Contábeis/2015
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Existem diferentes tipos de avaliação de políticas públicas. Um desses tipos diferencia-se dos
demais por ser realizado por pessoas de fora da instituição responsável, em geral com experiência nesse
tipo de atividade.
Trata-se do seguinte tipo de avaliação:
a) somativa;
b) interna;
c) mista;
d) formativa;
e) externa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/313981
VUNESP - AMCI (SP)/Pref SP/Geral/2015
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Considerando-se o ponto de vista das vertentes histórica e estruturalista do neoinstitucionalismo,
que relativizam o papel das instituições formais, as políticas sociais devem
a) considerar que a ação racional dos decisores não depende de percepções sobre alternativas e
resultados possíveis.
b) obedecer a normas constitucionais e a compromissos partidários e se realizar por meio de
organizações multilaterais.
c) ser delegadas a instituições independentes em relação ao ciclo eleitoral, para fins distributivos e
redistributivos.
d) relativizar o papel dos conselhos comunitários e do orçamento participativo como fóruns decisórios.
e) priorizar processos decisórios que resultam de barganhas entre indivíduos e de preferências que
não se mobilizam por processos institucionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/320816
FGV - AJ (TJ BA)/TJ BA/Administrativa/Administrador/2015
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
A gestão de uma política pública engloba três fases, o planejamento, a implementação e a
avaliação. Define-se avaliação como a mensuração e análise dos efeitos produzidos na sociedade pelas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/296635
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/313981
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/320816
705) 
políticas públicas, especialmente no que se refere às realizações obtidas e às consequências previstas e
não previstas, desejadas ou indesejadas, diretas ou indiretas, induzidas a curto ou longo prazo e que, em
função de critérios bem definidos, acrescenta um juízo de valor sobre seus efeitos. Diferentes critérios
podem ser utilizados para distinguir diversos tipos de avaliação, sendo um deles o agente avaliador.
O método de avaliação em que representantes de organismos e partes interessadas (incluindo os
beneficiários) trabalham juntos no desenho, execução e interpretação é a avaliação:
a) externa;
b) participativa;
c) independente;
d) interna;
e) mista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1205173
IMPARH - PTNM (IPLANFOR)/Pref Fortaleza/Assessor de Relações Institucionais e
Mobilização Social/2015
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
De acordo com Bernardo Toro, a mobilização social é muitas vezes confundida com manifestações
públicas, com a presença das pessoas em uma praça, passeata, concentração. Todavia, para ele isso não
caracteriza uma mobilização, já que esta ocorre quando um grupo de pessoas, uma comunidade ou uma
sociedade decide e age com um objetivo comum, buscando resultados decididos e desejados por todos.
 
Sobre a mobilização social é correto afirmarque:
 
I. a decisão de participar depende das pessoas se verem ou não como responsáveis e como capazes
de provocar e construir mudanças.
 
II. o propósito da mobilização é atuar sobre o presente e não sobre o futuro, sendo o seu propósito
passageiro e episódico.
 
III. como não se pode confundir a mobilização com propaganda ou divulgação, as ações de
comunicação no seu sentido amplo não são necessárias.
 
Marque a opção correta.
a) Os itens I e II são verdadeiros.
b) Os itens I e III são verdadeiros.
c) Todos os itens são verdadeiros.
d) Apenas o item I é verdadeiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/215315
FGV - TSE (DPE RJ)/DPE RJ/Administração/2014
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1205173
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/215315
706) 
707) 
708) 
Nos tempos atuais, a interação entre indivíduos, empresas e outras organizações nacionais e
internacionais, bem como entre Estados, intensificou-se ainda mais como consequência da globalização
das finanças e do comércio, facilitada pela evolução das comunicações e da informática. Em relação a
Redes de Políticas Públicas, é correto afirmar que
a) não podem ser utilizadas como ferramentas analíticas sobre as relações entre os atores que
interagem num determinado setor das Políticas Públicas.
b) são metáforas para destacar que a elaboração de Políticas Públicas envolve um grande número e
ampla variedade de atores.
c) estão diretamente ligadas à soberania nacional e que as Políticas Públicas estão desvinculadas de
qualquer tipo de acordos internacionais.
d) não podem ser consideradas como alternativas ao modelo hierárquico de mercado.
e) são um conjunto de relações consideradas instáveis, de natureza hierárquica e independentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/215327
FGV - TSE (DPE RJ)/DPE RJ/Administração/2014
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Os modelos de elaboração de Políticas Públicas que aspiram à generalidade desconsideram o fato
de que diferentes ambientes sociais, que configuram a situação em que é feita a escolha da política,
aparentemente levam os tomadores de decisão a fazer opções significativamente distintas. Deste modo,
para que haja adequabilidade de um modelo teórico, deve-se levar em conta que
a) não existe diferença entre a busca de um modelo para os países desenvolvidos e os países em
desenvolvimento.
b) o analista deve vincular-se com rigidez a um modelo em particular, não devendo, necessariamente,
ter que observar os aspectos do ambiente em estudo.
c) nem sempre há necessidade de identificar e estruturar os aspectos da política a ser analisada.
d) esse modelo deve estar ligado às metas fixadas e como produto da participação das massas.
e) na elaboração de políticas, as percepções e os interesses dos atores individuais estão presentes em
todos os estágios.
www.tecconcursos.com.br/questoes/152835
FUNRIO - Ana (INSS)/INSS/Jornalismo/2013
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
A Instrução Normativa nº 5, de 6 de junho de 2011, dispõe sobre a conceituação das ações de
comunicação do Poder Executivo Federal. No documento, a ação de comunicação que se realiza por meio
da articulação de diferentes ferramentas capazes de criar, integrar, interagir e fomentar conteúdos de
comunicação destinados a garantir o exercício da cidadania, o acesso aos serviços e informações de
interesse público, a transparência das políticas públicas e a prestação de contas do Poder Executivo
Federal é a
a) comunicação digital.
b) publicidade mercadológica.
c) comunicação pública.
d) promoção.
e) editoração eletrônica.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/215327
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/152835
709) 
710) 
711) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/175424
FGV - Ana Amb (INEA)/INEA/Assistente Social/2013
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Os movimentos sociais que atuam no campo democrático reivindicam a implementação de políticas
públicas
a) focais.
b) amplas.
c) universais.
d) seletivas.
e) fragmentadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/98444
CEPERJ - EPPGG SEPLAG RJ/SEPLAG RJ/2012
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
A “Avaliação de Processo” é utilizada no acompanhamento e na análise de programas sociais, como
o Programa Bolsa Família, atualmente coordenado pelo Governo Federal. Das alternativas abaixo não é
um aspecto abordado quando se realiza a “Avaliação de Processo” de um programa de transferência
direta de renda:
a) levantamento dos objetivos do programa
b) identificação do público-alvo
c) identificação das exigências para acesso ao programa
d) levantamento das mudanças produzidas nas vidas dos beneficiários
e) identificação da origem e do volume de recursos disponíveis
www.tecconcursos.com.br/questoes/98446
CEPERJ - EPPGG SEPLAG RJ/SEPLAG RJ/2012
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
Para muitos estudiosos ainda sobrevive no Brasil uma forte assimetria na relação Governo e
Sociedade, comprometendo muitas vezes um efetivo controle social no tocante à administração pública.
É um aspecto ainda presente nessa postura tradicional da sociedade frente aos governos:
a) defesa do aperfeiçoamento das normas que regulam o serviço público
b) parte expressiva da população não se enxerga como igual às autoridades públicas e seus
representantes políticos
c) crítica ao personalismo político que reduz a importância das instituições na produção de políticas
públicas
d) defesa do insulamento burocrático como forma de impedir a captura das políticas públicas por
interesses privados
e) rejeição ao quadro de fragmentação partidária que tem caracterizado as casas legislativas
brasileiras
www.tecconcursos.com.br/questoes/98978
CEPERJ - APO SEPLAG RJ/SEPLAG RJ/2010
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/175424
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/98444
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/98446
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/98978
712) 
713) 
714) 
A dinâmica da política pública brasileira compreende várias etapas. A alternativa que condiz com a
etapa da Avaliação é:
a) conjunto de ações destinadas a atingir os objetivos estabelecidos pela política pública
b) seleção e especificação da alternativa considerada mais conveniente
c) instante em que as questões públicas surgem e formam correntes de opinião ao seu redor e que
contribuem para a formação de agendas com questões que merecem políticas definidas
d) momento em que fatos sociais adquirem status de "problema político", transformando-se em
objeto de debate e controvérsia
e) instrumento de responsabilidade para informar aos usuários e/ou beneficiários e à sociedade em
geral sobre desempenho e impactos
www.tecconcursos.com.br/questoes/66592
ESAF - EPPGG (MPOG)/MPOG/Gestão e Políticas Públicas/2009
Ciências Políticas - Participação social nos processos de formulação,
implementação, avaliação e controle.
No atual contexto, uma coordenação adequada de ações intergovernamentais implica reconhecer
os seguintes pressupostos como verdadeiros, exceto:
a) a efetividade das políticas públicas depende do entrosamento entre os níveis de governo, uma vez
que, para o sucesso de suas ações, os entes locais precisam de colaboração horizontal e vertical.
b) a existência de recursos financeiros e de normas para a sua descentralização, aliada a uma boa
gestão financeira e a um controle formal, é suficiente para a coordenação e a promoção do equilíbrio
nas relações entre níveis de governo.
c) no mais das vezes, a cooperação federativa é frágil e há poucos incentivos institucionais a seufavor. Por conta disso, nas áreas em que as relações intergovernamentais são mais azeitadas, as
políticas geralmente são mais bem-sucedidas, e vice-versa.
d) a autonomia dos entes federativos, aliada a um vasto rol de competências compartilhadas,
possibilita que, frente a uma omissão do poder público, a população permaneça sem uma ação
governamental e não saiba de quem cobrar: se do governo municipal, estadual ou federal.
e) instrumento de cooperação mais usado pelos entes federativos, os convênios, por terem seus
termos estabelecidos pela esfera de governo superior, mais se assemelham a um contrato de adesão
e menos a um acordo negociado entre as partes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2346840
FGV - AFRFB/SRFB/Geral/2023
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Em termos de descentralização e democratização de políticas públicas, a atuação do Estado-rede
combina um conjunto de princípios, entre os quais destaca-se o da subsidiariedade.
 
Assinale a opção que melhor explica esse princípio.
a) Como medida para combater a corrupção e o nepotismo todas as ações e as decisões devem ser
públicas.
b) O Estado deve ser substituído pela sociedade em tudo que não seja essencial.
c) A gestão pública deve ser modernizada por meio de investimentos em equipamentos, softwares e
em treinamento e capacitação de pessoal.
d) A implementação “de cima para baixo” é a mais adequada às políticas cooperativas e
participativas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/66592
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2346840
715) 
716) 
e) A boa remuneração dos servidores públicos é essencial, pois subsidia a atração dos melhores
profissionais do mercado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2220126
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento em Orçamentos/Orçamento e Análise
Econômica/2022
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Na literatura das ciências políticas, os atores são aqueles indivíduos, grupos ou organizações que
desempenham um papel na arena política.
 
Relacione os tipos de atores com suas respectivas características:
 
1. Políticos
2. Designados politicamente
3. Burocratas
4. Grupos de Interesse
 
( ) Podem ser considerados uma patologia do sistema democrático, pois conseguem desvirtuar, a seu
favor, as decisões sobre políticas públicas.
 
( ) Sua discricionariedade pode ser considerada necessária para aumentar a eficácia da ação pública.
 
( ) Podem ser considerados uma fonte valiosa de poder para que a administração pública seja
sensível às mudanças nas preferências do eleitorado.
 
( ) São vistos como representantes legítimos de interesses com acesso privilegiado às esferas de
poder estatal.
 
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
a) 1, 3, 2 e 4.
b) 1, 4, 2 e 3.
c) 4, 2, 3 e 1.
d) 2, 4, 3 e 1.
e) 4, 3, 2 e 1.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2348763
VUNESP - Adm (DAE Bauru)/DAE Bauru/2022
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
As ações afirmativas, tais como a política de cotas raciais nas universidades brasileiras e a política
de cotas para pessoas com deficiência, são exemplos nos quais ocorreu o processo de políticas públicas,
pois
a) houve o embate de diferentes ideologias, perspectivas históricas e culturais em busca de
consensos e processos de construção de novos valores na sociedade brasileira.
b) ocorreu um intenso processo de barganha e cooperação entre os atores, coordenados por uma
liderança carismática e populista que, em um determinado momento da história, colocou em prática a
sua agenda.
c) os diferentes níveis de governo negociaram suas agendas e equalizaram os interesses de grupos
organizados da sociedade civil e dos movimentos sociais étnicos e das pessoas com deficiência.
d) diferentes atores, formais e informais, com diferentes poderes, interagiram em distintas arenas,
para a discussão, aprovação e implementação dessas políticas públicas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2220126
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2348763
717) 
718) 
719) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2348764
VUNESP - Adm (DAE Bauru)/DAE Bauru/2022
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Os governos têm buscado novos investimentos em infraestrutura e projetos a partir do setor
privado em um contexto de flexibilização da ação estatal. Nesse sentido, o Metrô de São Paulo,
especificamente a Linha 4 Amarela, administrada pela empresa ViaQuatro, pertencente ao grupo CCR,
constitui-se um exemplo de
a) Organização Social de Interesse Público.
b) Consórcio Público-Privado.
c) Parceria Público-Privada.
d) Governança Público-Privada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2043190
AMEOSC - Or Soc (Descanso)/Pref Descanso/2021
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Acerca dos Conselhos de Direitos é INCORRETO afirmar que:
a) São espaços de controle social.
b) São instâncias de Controle Social exercida pela sociedade civil.
c) São formados majoritariamente por usuários, entidades e organizações não-governamentais, que
deliberam e fiscalizam a execução de políticas.
d) São espaços de formulação de políticas públicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2107618
FAU UNICENTRO - ESoc (S. Iguaçu)/Pref S. Iguaçu/2021
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
As Conferências, os Conselhos de Políticas Públicas e os Orçamentos Participativos constituem
espaços importantes, pois:
a) São instrumentos fundamentais de controle social das políticas setoriais nos níveis municipal,
estadual e federal, constituídos por representantes do governo, previstos em lei.
b) Trata-se de uma equipe de servidores públicos que deliberam sobre políticas sociais planejando
recursos.
c) Trata-se da Participação Popular para a concretização do exercício do controle social. São espaços
de diálogo e deliberação direta entre representantes da sociedade civil e do governo, previstos em lei.
d) São instrumentos deliberativos, de diálogo e de aplicação dos recursos, respectivamente, que
estão sujeitos à vontade de uma ou outra gestão para existir.
e) Representam as diversas organizações não governamentais (ONGs) da sociedade que através das
Conferencias fortalecem o exercício do controle social, através dos Conselhos fortalecem o diálogo
com o poder público e, através do Orçamento Participativo contribuem financeiramente com as
políticas sociais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2348764
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2043190
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2107618
720) 
721) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1118878
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TJ PA)/TJ PA/Administrativa/2020
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Como forma de participação institucional da cidadania na administração pública brasileira, existem
conselhos gestores de políticas públicas e conselhos de direito.
 
Assinale a opção que apresenta um exemplo de conselho destinado a operacionalizar ações de governo,
de caráter específico, como as de segurança alimentar, merenda escolar, aleitamento materno e
desenvolvimento rural.
a) conselho de eventos
b) conselho de programas
c) conselho consultivo de governo
d) conselho de defesa e promoção de direitos
e) conselho de controle administrativo-financeiro e funcional
www.tecconcursos.com.br/questoes/1486079
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Administração/2020
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Leia o texto a seguir.
 
A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil
 
Roberto Rocha
 
Este novo formato, legitimado pelaConstituição Federal de 1988, instituiu a descentralização e a
participação como eixos centrais do processo de democratização da gestão pública brasileira, nas três
esferas de governo: federal, estadual e municipal. Nesta perspectiva, os Conselhos Gestores se tornam o
novo locus de articulação política em busca da definição e formulação de políticas públicas, através da
interação entre os atores inseridos nesses espaços.
 
Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/790/3053>.
Acesso em: 15 fev. 2020.
 
Em relação ao tema de políticas públicas no Brasil, é correto afirmar que
a) uma participação da sociedade civil como um elemento dos processos decisórios ocorre em duas
esferas de governo, seja municipal ou estadual.
b) a institucionalização dos conselhos gestores na realidade nacional garante a participação relativa e
setorizada da sociedade civil, através de seus segmentos políticos representativos.
c) embora instituída através de projetos de lei de iniciativa do poder público, a criação desses
conselhos deu-se, fundamentalmente, em decorrência de um processo de mobilização social.
d) torna-se imprescindível que os representantes da sociedade civil tenham clareza de que
representam, no conselho, o interesse local e pessoal com propostas pessoais ou das próprias
entidades.
www.tecconcursos.com.br/questoes/869427
Instituto AOCP - Tec (UFPB)/UFPB/Laboratório/Biossegurança/2019
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1118878
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1486079
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/869427
722) 
723) 
724) 
725) 
Qual é o órgão governamental nacional responsável por elaborar a legislação específica sobre as
políticas públicas relacionadas aos resíduos?
a) GIDRES – Grupo Interministerial de Direcionamento de Resíduos.
b) ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
c) CONTRAR – Conselho Nacional de Transporte de Resíduos.
d) CONSEGR – Conselho Nacional de Segurança de Resíduos.
e) ANRES – Agência Nacional de Resíduos de Saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/593999
CEBRASPE (CESPE) - Aud (CAGE RS)/SEFAZ RS/2018
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Vários atores participam e influenciam, direta ou indiretamente, o processo de formulação de
políticas públicas, a exemplo de atores estatais ou públicos, entre os quais se incluem
a) os burocratas e os designados politicamente.
b) as organizações de terceiro setor e os meios de comunicação.
c) os empresários e as sociedades civis organizadas.
d) os grupos de interesse e os fornecedores.
e) os políticos e os grupos de pressão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/615805
CEBRASPE (CESPE) - OI (ABIN)/ABIN/Área 3/2018
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Grupos organizados da sociedade, como os movimentos sociais, buscam influenciar as políticas
públicas e os agentes estatais. Nesse sentido, julgue o item a seguir, acerca das relações entre Estado e
sociedade.
 
Instituições participativas, como as conferências nacionais e os conselhos de políticas públicas, buscam
aproximação entre atores da sociedade civil e atores estatais.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/615806
CEBRASPE (CESPE) - OI (ABIN)/ABIN/Área 3/2018
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Grupos organizados da sociedade, como os movimentos sociais, buscam influenciar as políticas
públicas e os agentes estatais. Nesse sentido, julgue o item a seguir, acerca das relações entre Estado e
sociedade.
 
A formação de novos movimentos sociais a partir da interação entre ativistas que atuam como agentes
do Estado e ativistas sociais e a ocupação de cargos públicos por representantes de movimentos sociais
indicam que as fronteiras entre Estado e sociedade são flexíveis.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/593999
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/615805
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/615806
726) 
727) 
728) 
729) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/615826
CEBRASPE (CESPE) - OI (ABIN)/ABIN/Área 3/2018
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Julgue o próximo item, acerca de lobby e grupos de pressão.
 
Grupos de pressão só se desenvolvem plenamente sob regimes democráticos e, observados os requisitos
de transparência, sua atividade contribui para o bom funcionamento desses regimes.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/615828
CEBRASPE (CESPE) - OI (ABIN)/ABIN/Área 3/2018
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Julgue o próximo item, acerca de lobby e grupos de pressão.
 
Todo grupo de interesse é necessariamente um grupo de pressão, mas nem todo grupo de pressão é um
grupo de interesse.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/615829
CEBRASPE (CESPE) - OI (ABIN)/ABIN/Área 3/2018
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Julgue o próximo item, acerca de lobby e grupos de pressão.
 
Lobbying é um instrumento utilizado pelos grupos de pressão e executado por representantes
especializados para transmitir informações aos responsáveis pela tomada de decisões por meio, inclusive,
de eventuais ameaças de sanções.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/615831
CEBRASPE (CESPE) - OI (ABIN)/ABIN/Área 3/2018
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Julgue o próximo item, acerca de lobby e grupos de pressão.
 
A continuidade ou intermitência das atividades e a dimensão da organização são critérios suficientes para
se estabelecer a distinção entre grupos de pressão e partidos políticos.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/615826
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/615828
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/615829
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/615831
730) 
731) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/670487
FGV - Ana (MPE AL)/MPE AL/Gestão Pública/2018
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Leia o trecho a seguir.
 
“A Justiça Federal determinou que a União, o Estado do Rio Grande do Norte e as prefeituras de Natal e
Parnamirim devem fornecer o “Hemp Oil (RSHO) – Canabidiol (CBD)” a todos os pacientes do Estado que
comprovarem a necessidade de seu uso, com base em receituário médico, mesmo que para isso o
medicamento tenha que ser importado.”
 
A reportagem trata de uma situação que se tornou recorrente no Brasil, na última década, compreendida
como
a) a judicialização das políticas públicas.
b) a violação ao princípio de separação dos Poderes.
c) a legalização de um ato médico.
d) uma política pública não-governamental.
e) uma ação pública incondicionada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/687841
FCC - AJ TRT2/TRT 2/Apoio Especializado/Serviço Social/2018
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Os temas intersetorialidade e interdisciplinaridade nas políticas públicas vem ganhando espaço na
medida em que novos atores e agentes públicos se inserem. Assim, identifique e relacione os elementos,
assinalando com
1. o que corresponde à intersetorialidade e
2. o que corresponde à interdisciplinaridade.
( ) forma pela qual o profissional atua na lógica das políticas sociais.
( ) vai do planejamento das ações até a sua implementação.
( ) deve ter um olhar voltado para a territorialidade e a matricialidade familiar.
( ) complementação de saberes que se articulam entre si.
( ) remete ao trabalho em rede, com a interconexãodos atores envolvidos.
A correta correlação, de cima para baixo, é:
a) 1 − 2 − 2 − 1 − 2
b) 1 − 2 − 1 − 2 − 1
c) 2 − 1 − 2 − 1 − 2
d) 2 − 1 − 1 − 2 − 1
e) 2 − 2 − 1 − 1 − 1
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/670487
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/687841
732) 
733) 
734) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/695720
CEBRASPE (CESPE) - Ana I (IPHAN)/IPHAN/Área 4/2018
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Com relação à gestão de políticas públicas intersetoriais, julgue o item que se segue.
 
A intersetorialidade demanda alterações na forma de articulação dos segmentos da organização
governamental, assim como dos seus interesses.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/703617
FCC - Esp Ed (Pref Macapá)/Pref Macapá/Assistente Social/2018
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Há elementos estratégicos que necessitam ser considerados na gestão de políticas públicas. Para
que a ação pública proporcione proteção e segurança aos cidadãos tem-se a concepção da articulação
por sistemas. Nessa linha, compreende-se que a intersetorialidade
a) remete à ideia de que as políticas são, por si só, completas e que podem alcançar plenamente
suas finalidades, mas a articulação entre elas, permite um aprimoramento das ações junto aos
cidadãos.
b) trata de um acúmulo setorial, em que cada política pública já possui seus conhecimentos e
estratégias e devem reproduzílos sempre nos mesmos modos de execução, sendo que a articulação é
o resultado da somatória das ações particularizadas.
c) pressupõe mobilização de sujeitos diversos ligados a diferentes áreas para responder a problemas
complexos que se espraiam nos diferentes locus de intervenção e produção de conhecimento.
d) prevê o desenvolvimento de uma cultura unidisciplinar em que a organização e o conhecimento
ficam retidos nas áreas de cada especialização em procedimentos fragmentados para que proporcione
a visão integrada dos sujeitos e das realidades sociais.
e) pressupõe a incorporação de novas explicações para a realidade social de modo a compreendê-la
por meio das explicações tópicas, fracionadas e unidimensionais dentro do âmbito dos diferentes
setores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/719495
FUNDATEC - APOG (SEPOG RS)/SEPOG RS/2018
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Considerando os atores protagonistas envolvidos na elaboração de políticas públicas, assinale a
alternativa correta sobre abordagem estadocêntrica e abordagem multicêntrica, respectivamente.
a) Uma não considera políticas públicas aquelas que derivem do Poder Executivo; e a outra considera
apenas aquelas surgidas de pautas de movimentos sociais.
b) Uma considera políticas públicas tudo que emana do poder estatal; e a outra apenas o que emana
do poder privado.
c) Uma considera políticas públicas tudo o que emana do poder estatal; e a outra considera além do
poder estatal, também, mas não somente, o poder privado e organizações não governamentais.
d) Uma considera políticas públicas tudo o que emana das organizações da sociedade civil; e a outra
considera apenas o poder estatal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695720
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/703617
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/719495
735) 
736) 
737) 
e) Nenhuma das respostas anteriores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/534217
CEBRASPE (CESPE) - Def PF/DPU/2017
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Tendo como referência os sistemas democráticos no mundo contemporâneo, julgue o item
subsequente.
 
O traço distintivo dos grupos de pressão é o objetivo de influenciar o processo decisório em favor de
determinada pauta de interesses sem tomar as decisões diretamente, de modo que, ao contrário dos
partidos políticos, esses grupos tendem a não lançar candidatos às eleições.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/368991
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Em um edital de concurso público, lê-se:
 
“São atribuições dos Assistentes de Gestão de Políticas Públicas, dentre outras, executar, sob supervisão
especializada, as atividades de suporte técnico associadas à implementação e execução de programas
governamentais, cujas ações ações são conduzidas sob a forma de projetos e atividades”.
 
Pela descrição, no que se refere à função dessa carreira no processo de políticas públicas, pode-se
afirmar que ela ocupa preponderantemente a posição de
a) direção pública.
b) burocracia de alto escalão.
c) burocracia do nível da rua.
d) tecnoburocracia de nível estratégico.
e) gerência tática de programas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/369010
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Um dos mecanismos de participação nas políticas públicas no Brasil são os conselhos, cuja
composição e competência são determinadas pela lei que os instituiu. Assinale a alternativa que descreve
corretamente uma característica dos conselhos de políticas públicas no nível municipal.
a) Todos os conselhos de políticas públicas devem remunerar os conselheiros, via de regra.
b) São espaços públicos permanentes que, embora ligados à estrutura do Poder Executivo, não são,
no entanto, subordinados a ele.
c) No que se refere à participação do poder público, sua composição deve ser integrada por
representantes das três esferas de governo da federação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/534217
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/368991
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/369010
738) 
739) 
740) 
d) Sempre os representantes da sociedade civil devem ser leigos e oriundos de movimentos sociais.
e) Todos os conselhos de políticas públicas são obrigatoriamente de caráter deliberativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/369015
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Cada vez mais os governos e gestores públicos necessitam reconhecer as interligações complexas e
inesperadas que existem e surgem entre os problemas públicos e, assim, buscar a integração de políticas
públicas. No Poder executivo municipal, o avanço na integração das políticas públicas requer,
a) do ponto de vista social, restringir os mecanismos de participação da sociedade civil que retardam
o processo decisório e focar na abordagem tecnocrática.
b) do ponto de vista analítico, o aprofundamento das avaliações setoriais constituindo bases de
dados e informações que não tenham interface ou interoperabilidade.
c) do ponto de vista político, o fortalecimento do processo de competição entre secretarias
municipais.
d) do ponto de vista econômico, minimizar o planejamento governamental e dispender atenção
quase que exclusivamente na execução dos programas de cada área.
e) do ponto de vista administrativo, criar câmaras de políticas públicas intersetoriais e buscar um
modelo organizacional mais matricial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/383127
CEBRASPE (CESPE) - AGPP I (Pref SP)/Pref SP/Gestão Administrativa/2016
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Os governos têm sido desafiados a institucionalizar processos e a estabelecer canais mais efetivos
para que os cidadãos tomem parte das decisões sobre as políticas públicas, uma vez que a participação
social é tida como importante fator de aperfeiçoamento da gestão pública. Em São Paulo, é possível se
envolver e acompanhar a política municipal por meio da participaçãonos conselhos organizados em
torno das pautas mais significativas para a cidade. No que concerne às atribuições desses conselhos, é
correto afirmar que emitir parecer sobre os assuntos de ordem pedagógica e educativa que lhe sejam
submetidos pela administração municipal cabe ao
a) Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
b) Conselho Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
c) Conselho Municipal de Juventude.
d) Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
e) Conselho Municipal de Educação de São Paulo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/396355
VUNESP - Ass Soc (IPSMI)/IPSMI/2016
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
A intersetorialidade das políticas públicas passou a ser conclamada na medida em que se
observava que a prática institucional não apresentava a eficiência, a eficácia e a efetividade esperadas na
implementação das políticas setoriais. Especialmente no que se refere ao atendimento das demandas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/369015
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383127
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/396355
741) 
742) 
territorializadas da população, a intersetorialidade é requisitada, por meio da articulação entre
instituições governamentais e equipes profissionais. Programas, projetos e equipes técnicas são
desafiadas à integração, ao diálogo e ao trabalho conjunto, com objetivos de inclusão social.
 
Nessa perspectiva, para a continuidade da proposta, há que se fazer presente, enquanto sujeitos do
processo, os
a) membros da comunidade envolvida.
b) especialistas em articulação de programas.
c) mobilizadores locais treinados.
d) representantes das categorias profissionais.
e) agentes políticos públicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1098167
UFMT - Ass Alu (IF MT)/IF MT/2016
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma diretriz que os agentes públicos e privados
envolvidos com políticas públicas de juventude devam seguir:
a) Estabelecer mecanismos que ampliem a gestão de informação e produção de conhecimento sobre
juventude.
b) Restringir a ampla participação juvenil em sua formulação, implementação e avaliação.
c) Promover o território como espaço de integração.
d) Garantir meios e equipamentos públicos que promovam o acesso à produção cultural, à prática
esportiva, à mobilidade territorial e à fruição do tempo livre.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314660
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
A ideia de participação social, própria das democracias modernas, pressupõe que os conselhos de
política cultural sejam consultivos e deliberativos. Para tanto, devem propor, formular, monitorar e
fiscalizar as políticas culturais, a partir das diretrizes emanadas das Conferências de Cultura. A tarefa de
propor e formular deve resultar em um Plano Municipal de Cultura de médio e longo prazos, feito pelo
órgão de cultura em conjunto com o Conselho de Política Cultural e com a colaboração dos fóruns da
sociedade civil. Com o Plano em mãos, fica mais objetiva a tarefa de monitorar e fiscalizar a execução
dos programas, projetos e ações culturais.
(Brasil. Ministério da Cultura. Sistema Nacional de Cultura, Guia de Orientação para os Municípios, 2012)
Além de definir as atribuições de um Conselho Municipal de Política Cultural, o Guia de Orientação para
os Municípios pergunta como deve ser a composição desse Conselho, que, segundo o Ministério da
Cultura,
a) deve ser demarcada pelas disposições constitucionais de 1988 e pelo conceito amplo de cultura e,
dessa forma, contar com a presença dos segmentos artísticos, dos setores ligados à economia da
cultura, dos movimentos sociais de identidade, como os que representam as etnias, as identidades
sexuais e as faixas etárias, assim como dos representantes de circunscrições territoriais e de
instituições não governamentais ligadas aos temas da cultura.
b) deve ser orientada pelo Estatuto da Cidade e pelo Código Brasileiro de Cultura, buscando a escolha
de uma representação paritária entre o poder público e a iniciativa privada, com a ação mediadora da
representação do Poder Judiciário, com o encorajamento da indicação de candidaturas de nomes
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1098167
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314660
743) 
744) 
importantes no meio cultural das comunidades locais, caso dos artistas amadores e profissionais e
das personalidades ligadas à educação.
c) precisa atender às determinações da ampla e detalhada legislação sobre política pública cultural,
apontando, dessa maneira, para a presença de pessoas com notório saber, que tenham reconhecidos
destaques na vida intelectual e artística da comunidade, assim como as principais autoridades
municipais relacionadas com a preservação das tradições locais e das entidades privadas e públicas
organizadas para a defesa do patrimônio histórico.
d) necessita obedecer aos princípios delimitados pela Lei Orgânica do Munícipio e, ao mesmo tempo,
ao Plano Nacional de Educação, privilegiando representantes das associações e sindicatos de
produtores, artistas e técnicos dos vários setores da cultura, assim como deve garantir espaço para os
especialistas em cultura, condição dos educadores, filósofos, sociólogos e antropólogos, e para os
especialistas em patrimônio artístico-arquitetônico.
e) necessita da direção dos princípios presentes no Fundo Nacional de Cultura e no Programa Cultura:
Preservação, Promoção e Acesso, procurando a eleição de pessoas relacionadas com a chamada
cultura tradicional, conforme o conceito construído pelo IPHAN; e, nesse sentido, é fundamental a
escolha de estudiosos de folclore, história local, de literatura, além das principais autoridades ligadas
aos órgãos municipais de educação e cultura.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314679
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Sobre os conselhos de saúde, é correto afirmar que:
a) têm função fiscalizadora e contam apenas com representantes dos usuários, dos prestadores de
serviços, dos gestores e dos profissionais de saúde; os representantes dos usuários têm voto
qualificado.
b) têm função deliberativa e contam apenas com representantes dos prestadores de serviços, dos
gestores e dos profissionais de saúde; o poder de voto é igual entre todos os membros.
c) têm função consultiva e contam apenas com representantes dos usuários, dos gestores e dos
profissionais de saúde; representantes dos usuários têm voto qualificado.
d) têm função deliberativa e contam apenas com representantes dos usuários, dos prestadores de
serviços, dos gestores e dos profissionais de saúde; o poder de voto é igual entre todos os membros.
e) têm função consultiva e contam apenas com representantes dos prestadores de serviços, dos
gestores e dos profissionais de saúde; os representantes dos profissionais de saúde têm voto
qualificado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/323567
FGV - Ana Proc (PGE RO)/PGE RO/Administrador/2015
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Há diversos condicionantes políticos e sociais que afetam diretamente a qualidade dos processos
participativos em Conselhos municipais de políticas públicas.
Um condicionante que afeta negativamente esses processos participativos é aquele relacionado à
existência de:
a) estrutura institucional não-estatal já consolidada na área de política pública;
b) mecanismos centralizados e hierarquizados de decisão para manutenção da dinâmica política
estadocêntrica;
c) organização prévia do movimento popular e sindical e dos grupos de interesses de usuários no
município;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314679https://www.tecconcursos.com.br/questoes/323567
745) 
746) 
d) posições de apoio das autoridades municipais em relação à participação da sociedade civil
organizada;
e) rede de política setorial que inclui a participação de profissionais da área e lideranças populares.
www.tecconcursos.com.br/questoes/661807
COMPEC UFAM - Cons Tut (Manaus)/Pref Manaus/2015
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Sobre a atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário na implementação de políticas públicas,
assinale a alternativa que contém a afirmação INCORRETA:
a) O Supremo Tribunal Federal já firmou a orientação de que o Ministério Público não detém
legitimidade para requerer, em Juízo, a implementação de políticas públicas por parte do Poder
Executivo.
b) É função institucional do Ministério Público promover a ação civil pública para a assegurar a
concretização de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos garantidos pela Constituição
Federal.
c) Um dos direitos garantidos pela Constituição Federal que legitimam a atuação do Ministério
Público é o acesso à saúde.
d) O Poder Judiciário, em situações excepcionais, pode determinar que a Administração Pública adote
medidas assecuratórias de direitos constitucionalmente reconhecidos como essenciais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/269546
FGV - Adm (Florianópolis)/Pref Florianópolis/2014
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
O grande desafio (Costa e Castanhar, 2003, p. 987) para a disseminação da prática da avaliação de
projetos no setor público é, sem dúvida, encontrar formas práticas de mensurar o desempenho e
fornecer ao responsável pela gestão dos programas sociais, bem como aos demais atores envolvidos,
informações úteis para a avaliação sobre os efeitos de tais programas, necessidade de correções, ou
mesmo da inviabilidade do programa. Dificuldades metodológicas acabam levando à utilização de
indicadores que se aplicam, predominantemente, aos aspectos da produção dos programas (alcance das
metas, ou objetivos).
Essa dificuldade prática pode levar os gestores de programas públicos a caírem na armadilha de:
a) construir a matriz avaliativa a partir da ampla participação e envolvimento dos formuladores da
política pública;
b) praticar a administração por desempenho e não a aferição do desempenho;
c) incluir nos processos avaliativos variáveis relativas aos contextos avaliados;
d) considerar os processos de aferição como um fim em si mesmo;
e) utilizar o aprendizado com as experiências práticas para a superação das dificuldades conceituais
e operacionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/335320
FGV - Con Leg (CM Recife)/CM Recife/Ciências Sociais e Políticas/2014
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/661807
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/269546
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/335320
747) 
748) 
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
“Em sociedades em que os interesses são díspares e os valores plurais, a imagem da
independência dos juízes frente ao público solidifica-se e é desejável, uma vez que o magistrado não
deve relacionar o interesse público a ambições particulares e julgar os diferentes casos de forma isenta e
precisa. Essa concepção de independência é válida se compreendermos o Direito como distinto da
Justiça, sendo entendido como uma técnica para solução de conflitos com base na existência de leis
positivas postas pelo Estado. Se o Direito for compreendido como as regras postas pelo Estado, ele
demanda uma metodologia científica positiva e isenta de valores para solidificar uma concepção neutra
de justiça”.
 
(FILGUEIRAS, Fernando. Accountability e Justiça.)
Durante o século XX, teóricos de diferentes searas procuraram ultrapassar os limites formalistas do
positivismo jurídico. Os chamados pós-positivistas insistem em que o Direito não se resume à aplicação
de regras estabelecidas, mas está referido aos princípios normativos que organizam as sociedades.
Assim, o pós-positivismo implica uma mudança na forma de abordar o problema da relação entre as
normas fundamentais e a sua validade, que passam a ser definidas não apenas pela sua forma
logicamente estabelecida, mas também pelo seu conteúdo.
Tal abordagem traz à reflexão a questão do status atual da relação entre Direito e política, e da atuação
de juízes e do Poder Judiciário, acerca da qual é correto afirmar que:
a) o juiz não é responsável diante da sociedade, mas tão somente diante da lei, posto que não faz
mais do que respeitar um processo legalmente estabelecido;
b) o Judiciário decide para o conjunto da sociedade questões de natureza valorativa, que envolvem
concepções de bem – mas não o juiz, que apenas aplica tais decisões;
c) o juiz e o Judiciário não decidem para o conjunto da sociedade questões de natureza valorativa,
que envolvem concepções de bem;
d) o Judiciário compõe uma espécie de fórum de razão pública, em que princípios de justiça são
deliberados e publicamente validados à luz de valores socialmente aceitos;
e) o juiz e o Judiciário podem até decidir sobre questões de natureza valorativa, mas como sua
atuação não é política, não são responsáveis diante da sociedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/103518
CEBRASPE (CESPE) - AJ CNJ/CNJ/Apoio Especializado/Sociologia/2013
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Considerando que, nos últimos anos, as políticas públicas tiveram foco na melhoria de desempenho
do Poder Executivo e do Poder Judiciário, julgue o item a seguir.
O estímulo a soluções privadas para conflitos sociais decorre da baixa eficiência das agências públicas de
controle exercido sob parâmetros legais, somada às dificuldades dos cidadãos para obter acesso à
justiça.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/103518
749) 
750) 
751) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/200525
CEPERJ - EPPGG SEPLAG RJ/SEPLAG RJ/2013
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Uma Política Publica que envolve diferentes níveis de governo – federal, estadual, municipal – ou
diferentes regiões de um país, ou, ainda, diferentes setores de atividade, a sua implementação pode se
mostrar problemática, já que o controle do processo se torna mais complexo. Sobre o problema da
conexão entre os diferentes níveis de governo podemos afirmar que:
a) Deve existir um modelo racional de controle para minimizar o desvio natural que envolve uma ação
complexa.
b) O grau necessário de cooperação entre as organizações para que esta cadeia funcione deve ser
muito elevado. Se isto não acontecer, pequenas deficiências acumuladas podem levar a um grande
fracasso.
c) Os mecanismos de controle Social, como Comitês Gestores, são suficientes para acolher a
complexidade da ação.
d) Uma ação baseada no modelo incrementalista onde o tomador de decisão não define previamente
os objetivos, mas vai fazendo a escolha dos objetivos no processo, adaptando-os aos meios
disponíveis ou quase disponíveis é o melhor caminho.
e) A burocracia “no nível da rua”, os servidores administrativos que operam na ponta são o fator
diferencial de sucesso da aplicação de um modelo de política pública complexa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1179943
IADES - Ana (CAU BR)/CAU BR/Relações Institucionais/2013
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Considerando que a maior parte da atividade política dos governos se destina à tentativa de
satisfazer às demandas da população, assinale a alternativa correta quanto ao conceito e às espécies de
demandas.
a) De acordo com a teoria política, há quatro espécies de demandas: as demandas novas, as
recorrentes, as reprimidas e as irrealizáveis do ponto de vista governamental.b) As demandas novas são aquelas que se originam de novos atores políticos ou de novos problemas
demandados.
c) As demandas recorrentes são aquelas que se fundam em problemas já resolvidos, mas que estão
sempre voltando a aparecer no debate político e na agenda governamental.
d) Em havendo acúmulo de demandas não solucionadas de forma razoável pelo sistema, ocorre o
que se convencionou denominar sobrecarga de demandas.
e) As demandas reprimidas são aquelas constituídas a partir de ações políticas que geram decisões
governamentais urgentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/64347
ESAF - AFFC (CGU)/CGU/Correição e Combate à Corrupção/2012
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Considerando que o fenômeno da "Judicialização da Política" ocorre sempre que os tribunais, no
desempenho normal das suas funções, afetam de modo significativo as condições da ação política, pode-
se afirmar corretamente que:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/200525
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1179943
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/64347
752) 
753) 
a) a revisão jurisdicional do ato administrativo fere o princípio da separação dos poderes.
b) sua ocorrência gera um fator de imponderabilidade no trato do orçamento e das políticas públicas.
c) no Brasil, tal capacidade é herança direta do Poder Moderador, estatuído por D. Pedro I.
d) é figura desnecessária ao Brasil de hoje, dados o nível de representação social e o poder dos
grupos de pressão.
e) esse fenômeno só afeta a política, pouco importando à gestão pública o que (e como) decidem os
magistrados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/98439
CEPERJ - EPPGG SEPLAG RJ/SEPLAG RJ/2012
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Nos últimos anos, a produção de políticas públicas por parte de governos tem despertado interesse
crescente no Brasil, como desdobramento da consolidação da democracia e da necessidade de maior
eficiência e melhores resultados das políticas sociais. São elementos constitutivos desse campo de
conhecimento:
a) o eleitorado, os partidos políticos, o sistema eleitoral e o Tribunal Superior Eleitoral
b) as privatizações dos serviços públicos, as agências reguladoras, a parceria público-privada e os
investimentos privados
c) o Ministério Público Federal, o Tribunal de Contas da União, a Polícia Federal e a Receita Federal
d) a própria política pública, a política, a sociedade política e as instituições responsáveis pela
implementação das políticas públicas
e) o sistema tributário nacional, os tributos diretos e indiretos, as transferências constitucionais para
estados e municípios e a guerra fiscal
www.tecconcursos.com.br/questoes/1170062
COPEVE (UFAL) - Tec (Pref Maceió)/Pref Maceió/Recursos Humanos/2012
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Algumas organizações utilizam os comitês multidisciplinares para auxiliarem nas discussões. Dados
os itens a seguir sobre estes comitês,
 
I. Julgamento colegiado
 
II. Coordenação facilitada
 
III. Cooperação na execução dos planos
 
IV. Responsabilidade dividida
 
V. Falta de comprometimento
 
verifica-se que são desvantagens dos comitês nas organizações apenas
a) I e V.
b) IV e V.
c) II e IV.
d) II e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/98439
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1170062
754) 
755) 
756) 
e) I e II.
www.tecconcursos.com.br/questoes/412633
CEPERJ - Ass Prev (RIOPREVI)/RIOPREVIDÊNCIA/2010
Ciências Políticas - Agentes em PP's: Executivo, Legislativo, Setor Privado. Lobby,
Advocacy e grupos de pressão
Ombudsman é:
a) alguém a quem os cidadãos podem recorrer e que trabalhará junto ao departamento envolvido,
na correção dos problemas surgidos
b) alguém a quem os cidadãos elegem para realizar a correção dos problemas surgidos em
determinado Estado ou Município
c) pessoa que percorre todos os lugares para obter informações especiais para a administração
pública
d) pessoa responsável pelas informações necessárias para o funcionamento técnico da administração
pública
e) alguém a quem os cidadãos podem recorrer para atendê-los nas necessidades mais urgentes
www.tecconcursos.com.br/questoes/2034669
VUNESP - AI (ALESP)/ALESP/2022
Ciências Políticas - Financiamento de Políticas Públicas
Os conselhos de políticas públicas são importantes espaços para a cooperação entre Estado e
sociedade civil na condução das diversas áreas de políticas públicas, dentre os quais se destacam: saúde,
educação e assistência social. Para além da possibilidade de definição de rumos das políticas, tais
instâncias são fundamentais para o monitoramento e fiscalização das ações governamentais, garantindo
maior controle sobre as políticas.
 
Assinale a alternativa correta em relação aos conselhos de políticas públicas no Brasil.
a) No caso da educação, a criação dos conselhos municipais é obrigatória, conforme Plano Nacional
de Educação.
b) Em algumas áreas, os repasses de recursos da União para os municípios estão condicionados à
criação de conselhos.
c) Devem possuir caráter consultivo, garantindo a prerrogativa do Poder Executivo de decidir os
rumos das políticas públicas.
d) Devem possuir caráter deliberativo, conforme a Constituição Federal preconiza.
e) Possuem atuação limitada, uma vez que a Constituição Federal estabelece sua atuação apenas em
relação ao controle procedimental.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1190360
CEBRASPE (CESPE) - Ana Min (MPE CE)/MPE CE/Administração/2020
Ciências Políticas - Financiamento de Políticas Públicas
Com relação a planejamento e avaliação nas políticas públicas, julgue o item subsecutivo.
 
Planejar os custos, estimar os custos, determinar o orçamento e controlar os custos são processos
relativos ao gerenciamento do escopo de um projeto de políticas públicas.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/412633
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2034669
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1190360
757) 
758) 
759) 
760) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/622922
CONSULPLAN - Cons Leg (CM BH)/CM BH/Ciências Sociais e Políticas/2018
Ciências Políticas - Financiamento de Políticas Públicas
Considerando que as políticas públicas podem ter custos difusos ou concentrados e benefícios
difusos ou concentrados, uma política de aumento de impostos, para financiar a saúde pública, classifica-
se como:
a) Custos difusos, benefícios difusos.
b) Custos concentrados, benefícios difusos.
c) Custos difusos, benefícios concentrados.
d) Custos concentrados, benefícios concentrados. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/215331
FGV - TSE (DPE RJ)/DPE RJ/Administração/2014
Ciências Políticas - Financiamento de Políticas Públicas
Programas no âmbito do setor público apresentados aos órgãos de financiamento devem estar
relacionados a problemas específicos em determinado contexto. Muitos programas não resistem à análise
preliminar por não deixarem claro o problema que visam resolver. Um gestor público interessado em
propor um programa deve justificar a motivação para o investimento a ser realizado. As técnicas de
solução de problemas podem ser de grande valia na medida em que estão centradas na identificação de
a) uma hipótese de solução específica.
b) uma situação negativa existente que se quer ver solucionada.
c) uma situação imaginária que se quer simular.
d) uma situação negativa hipotética que se quer ver solucionada.
e) uma ausência de solução.
www.tecconcursos.com.br/questoes/255122
CEBRASPE (CESPE) - AL (CAM DEP)/CAM DEP/Área XIV/Consultor
Legislativo/2014
Ciências Políticas - Financiamento de Políticas Públicas
Acerca da natureza das inovações, julgue o item a seguir.
 
O progresso técnico é resultado dos investimentos em ciência e tecnologia, o que justifica adotar políticas
públicas de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico, a exemplo da Lei de Inovação.Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1298699
CEBRASPE (CESPE) - ATCG (MEC)/MEC/Especialista em Regulação da Educação
Superior/2014
Ciências Políticas - Financiamento de Políticas Públicas
Acerca da gestão de suprimentos e logística na administração pública e dos mecanismos e arranjos
de governança e financiamento de políticas públicas no Brasil, julgue o item que se segue.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/622922
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/215331
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/255122
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1298699
761) 
Há uma inflexão com relação ao padrão de ação do Estado brasileiro no âmbito social visto que novos
atores da sociedade civil e do poder privado são incluídos na formulação e execução das políticas sociais
no nível local.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/136426
CESGRANRIO - PB (BNDES)/BNDES/Arquitetura/2013
Ciências Políticas - Financiamento de Políticas Públicas
Para receber os jogos da Copa de 2014, a Arena Pernambuco, estádio de futebol nos moldes de
arena multiuso, está sendo construída no município de São Lourenço da Mata, na região metropolitana
do Recife, com financiamento do BNDES. O Quadro abaixo, extraído do Portal da Transparência do
Governo Federal, demonstra os investimentos previstos, contratados e executados.
 
Etapa
Investimento (R$ milhões) Responsabilidade
pelos
Recursos
Última
Atualização
Fonte da
InformaçãoPrevisto* ContratadoExecutado
1. Projeto
Básico 9,30 9,30 9,30
Governo
Estadual 25/4/2012
Min.
Esporte
2.Desapropriações5,90 5,90 5,90 GovernoEstadual 25/4/2012
Min.
Esporte
3. Obras e
Entorno
(financiamento)
400,00 400,00 157,00
Governo
Federal
(Financiamento
BNDES)
25/4/2012
Min.
Esporte;
BNDES
4. Obras e
Entorno 79,00 79,00 14,20
Governo
Estadual 25/4/2012
Min.
Esporte;
BNDES
5.
Gerenciamento
da Obra
6,00 0,00 0,00 GovernoEstadual 25/4/2012
Min.
Esporte
Valor
total: 500,20 494,20 186,40 
 
Disponível em: <http://www.transparencia.gov.br/copa2014/recife/estadio/>. Acesso em: 30 jul. 2012. Adaptado.
 
Dados
Os valores referentes à auditoria estão incluídos no valor do gerenciamento da obra.
Os valores não incluem a certificação ambiental.
 
Os percentuais de investimentos já executados em cada etapa, em relação ao valor total previsto para o
empreendimento,
na sequência das etapas apontadas, estão representados, respectivamente, em
a) 2,32% ; 1,83% ; 29,31% ; 3,12%
b) 3,51% ; 2,73% ; 29,31% ; 4,82%
c) 1,85% ; 2,7% ; 31,38% ; 2,5%
d) 1,85% ; 1,17% ; 31,38% ; 2,83%
e) 2,82% ; 1,13% ; 35% ; 3,42%
www.tecconcursos.com.br/questoes/1607213
CEBRASPE (CESPE) - GPP (SGA AC)/SGA AC/2006
Ciências Políticas - Financiamento de Políticas Públicas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/136426
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1607213
762) 
763) 
764) 
Diante de crescentes restrições fiscais — que limitam os investimentos públicos —, a captação de
recursos tem ganhado espaço na agenda de governos estaduais e municipais. Acerca da captação de
recursos, assinale a opção correta.
a) Os governos municipais e estaduais têm ampla liberdade para negociar parcerias com outros entes
públicos e privados brasileiros, mas não podem recorrer a recursos provenientes de governos
estrangeiros ou organizações internacionais.
b) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), órgão vinculado ao Ministério
do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, é uma importante fonte de financiamento federal
não apenas para empreendimentos de pessoas jurídicas de direito privado, mas também para
programas da administração pública municipal ou estadual.
c) A captação de recursos externos costuma solicitar a elaboração de um projeto com objetivos
específicos, mas raramente inclui a exigência de contrapartidas por parte da agência executora.
d) No Brasil, a captação de recursos por entes estaduais está limitada à obtenção de financiamento
para investimentos em obras de infra-estrutura, sendo vedadas as parcerias para realização de
projetos de natureza cultural, turística ou ambiental.
www.tecconcursos.com.br/questoes/615822
CEBRASPE (CESPE) - OI (ABIN)/ABIN/Área 3/2018
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
O conceito de cidadania consolidado durante o século XX pressupunha que os cidadãos tivessem
direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança que lhes permitisse viver como seres
civilizados conforme os padrões correntes na sociedade, de modo a expandirem suas liberdades reais.
Além de estabelecer que o bem-estar deveria incluir o acesso a bens essenciais, essa concepção de
cidadania definiu também que o direito a tais serviços deveria estar dissociado da renda dos indivíduos.
No século XXI, esse conceito passou por renovação.
 
M. Arretche. Trazendo o conceito de cidadania de volta. In: M.
Arretche (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil
mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora
Unesp/CEM, 2015, p. 195-6 (com adaptações).
 
Tendo como referência o texto precedente, julgue o item a seguir, a respeito de cidadania,
representatividade e inclusão.
 
De 1990 até 2013, foram registrados no Brasil os índices mais elevados de desigualdade de renda.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/615824
CEBRASPE (CESPE) - OI (ABIN)/ABIN/Área 3/2018
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
O conceito de cidadania consolidado durante o século XX pressupunha que os cidadãos tivessem
direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança que lhes permitisse viver como seres
civilizados conforme os padrões correntes na sociedade, de modo a expandirem suas liberdades reais.
Além de estabelecer que o bem-estar deveria incluir o acesso a bens essenciais, essa concepção de
cidadania definiu também que o direito a tais serviços deveria estar dissociado da renda dos indivíduos.
No século XXI, esse conceito passou por renovação.
 
M. Arretche. Trazendo o conceito de cidadania de volta. In: M.
Arretche (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil
mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/615822
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/615824
765) 
766) 
Unesp/CEM, 2015, p. 195-6 (com adaptações).
 
Tendo como referência o texto precedente, julgue o item a seguir, a respeito de cidadania,
representatividade e inclusão.
 
Nas últimas décadas, o acesso de negros e pardos ao ensino superior contribuiu para que a maioria da
população universitária do país passasse a ser constituída por não brancos, o que revela uma dinâmica
de maior inclusão e de redução das desigualdades.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/623047
CONSULPLAN - Cons Leg (CM BH)/CM BH/Ciências Sociais e Políticas/2018
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
Observe os trechos a seguir, transcritos do texto “Política de Cotas no Brasil: política social?”, de
Janete Luzia Leite da UFRJ: “O negro, doravante, não mais pertence à parcela dos explorados pelo
capital – portanto, ‘igual’ a todos aqueles pertencentes à classe trabalhadora –, mas descola-se dos
trabalhadores, para se tornar ‘merecedor’ de políticas de exceção, porque é ‘diferente’ dos demais.” [...]
“É notória a existência de desigualdades a serem enfrentadas pelos negros que, nesta sociedade,
possuem – na média geral – menos escolaridade, salário, saúde, emprego e moradia que os brancos e
asiáticos.” 
 
Baseado nos conhecimentos sobre políticas afirmativas e organização de interesses minoritários, assinale
a afirmativa que se coaduna com a ideia expressa pela autora.
a) A condição social do negro no Brasil é igual a de qualquer indivíduo que vive em precárias
condições socioeconômicas. 
b) As políticas de cotas são suficientes para combater o preconceito e a discriminação que atingem a
população negra brasileira.
c) Fragmentar o interesse das minorias, reforçando estereótipos de “inferioridade”, é a melhorforma
de combater as desigualdades sociais. 
d) As políticas de cotas não resolvem o problema estrutural que é a falta de políticas públicas para
emancipação do indivíduo no sistema capitalista. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/714863
FCC - Psico (Pref Macapá)/Pref Macapá/2018
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
Muitas comunidades quilombolas ainda desconhecem os programas e serviços específicos a elas
destinadas. A falta de informação aliada à burocratização continuam sendo impedimentos para o
exercício da cidadania. O Programa Brasil Quilombola dá visibilidade e relevância às políticas públicas, e a
partir de seu desdobramento, a Agenda Social Quilombola (Decreto nº 6261/2007) descreve ações
pautadas em quatro eixos:
a) acesso à terra; qualidade de vida; inclusão produtiva e desenvolvimento local; direitos e cidadania.
b) habitação; infraestrutura e saneamento; eletrificação e edificação; comunicação e cidadania.
c) seguridade social; políticas públicas de saúde; previdência social; assistência social.
d) regularização fundiária das áreas de quilombo; seguridade social; infraestrutura e saneamento;
assistência social.
e) direitos; cidadania; regularização fundiária das áreas de quilombo; regularização de convênios de
saúde.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/623047
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/714863
767) 
768) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1625019
FAURGS - Adm (UFRGS)/UFRGS/2018
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
Em relação à Gestão da Diversidade, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A ação afirmativa vai além das oportunidades iguais de emprego e prevê um esforço extra para
contratar e promover minorias. Requer, portanto, tomada de ações para eliminar os efeitos presentes
da discriminação, que já possam ter ocorrido.
b) Podemos definir como portadora de deficiência uma pessoa que possua qualquer problema físico
ou mental.
c) Mudar o processo de avaliação de desempenho valorizando os superiores, em parte pelo seu
sucesso na redução de conflitos entre diferentes grupos, é uma estratégia para a gestão da
diversidade.
d) A diversidade inclui desde fatores facilmente identificáveis, como gênero, etnia e idade, até
diferenças de valores e personalidade.
e) A disparidade entre negros e brancos na inserção no mercado de trabalho brasileiro dá-se, entre
outros motivos, pelo histórico de exclusão da raça negra.
www.tecconcursos.com.br/questoes/595064
FAFIPA - Edu Fis (Marialva)/Pref Marialva/NASF/2017
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
Sobre as diretrizes das políticas públicas que visam coibir a violência doméstica e familiar contra a
mulher far-se-á por meio de um conjunto articulado de ações da União, dos Estados, do Distrito Federal
e dos Municípios e de ações não governamentais sendo:
 
I. Celebração de convênios, protocolos, ajustes, termos ou outros instrumentos de promoção de
parceria entre órgãos governamentais ou entre estes e entidades não governamentais, tendo por
objetivo a implementação de programas de erradicação da violência doméstica e familiar contra a
mulher.
 
II. A capacitação permanente das polícias civil e militar, da guarda municipal, do corpo de bombeiros
e dos profissionais pertencentes aos órgãos e às áreas enunciados no inciso I quanto às questões de
gênero e de raça ou etnia.
 
III. A promoção de programas educacionais que disseminem valores éticos de irrestrito respeito à
dignidade da pessoa humana com a perspectiva de gênero e de raça ou etnia.
 
IV. O destaque, nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, para os conteúdos relativos
aos direitos humanos, à equidade de gênero e de raça ou etnia e ao problema da violência
doméstica e familiar contra a mulher.
 
Assinale a alternativa CORRETA.
a) I e II estão corretas e III incorreta.
b) I e III estão corretas e II incorreta.
c) II e III estão corretas e I incorreta.
d) Todas as assertivas estão corretas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1625019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/595064
769) 
770) 
771) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/368984
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
Transversalidade e intersetorialidade são apontadas por especialistas como tendências na gestão
de políticas públicas, uma vez que os problemas públicos que são objeto das diversas políticas setoriais
são interligados e se reforçam mutuamente.
 
Assinale a alternativa que apresenta temas transversais típicos que requerem arranjos de políticas
públicas intersetoriais.
a) Criança e adolescente, industrial e segurança pública.
b) Terceira idade, reforma fiscal e telecomunicações.
c) Gênero, direitos humanos e diversidade sexual.
d) Pessoa com deficiência, igualdade racial e agricultura.
e) Etnia/raça, juventude e transportes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/410821
FCC - Ass Soc (ALMS)/ALMS/2016
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
A regulamentação nacional trouxe, no âmbito da Administração pública federal direta, autárquica e
fundacional o uso do nome social e a identidade de gênero, o que tem sido adotado pela política pública
de assistência social. Nessa linha, compreende-se que
a) é obrigatório constar nos documentos oficiais, nos registros de sistema de informação, nos
cadastros, nas fichas, nos formulários e nos prontuários o nome social da pessoa travesti ou
transexual, independentemente de ser requerido pelo interessado.
b) é proibido constar nos documentos oficiais o nome civil para a pessoa que tem o nome social.
c) a identidade de gênero é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é
socialmente reconhecida.
d) a identidade de gênero é a dimensão da identidade de uma pessoa que diz respeito à forma como
se relaciona com as representações de masculinidade e feminilidade, e como isso se traduz em sua
prática social, sem guardar relação necessária com o sexo atribuído no nascimento.
e) a identidade de gênero é a forma como uma pessoa se relaciona com as representações de
masculinidade e feminilidade, estando diretamente vinculada com o sexo atribuído no nascimento,
podendo ainda definir um nome social que é a designação pela qual a pessoa é socialmente
reconhecida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/300676
ESAF - APO (MPOG)/MPOG/Planejamento e Orçamento/2015
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
A desigualdade racial continua a gerar muitos debates no Brasil. A questão da desigualdade racial
no ambiente escolar público, no acesso à saúde, e no mercado de trabalho continuam a desafiar os
formuladores de políticas públicas e de políticas afirmativas.
Assinale a afirmativa incorreta sobre a questão da desigualdade racial no Brasil.
a) Políticas públicas de natureza diversa, adotadas em diferentes níveis de governo nas últimas duas
décadas, têm sido capazes de impulsionar a construção das bases da igualdade. Indicadores
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/368984
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/410821
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/300676
772) 
773) 
socioeconômicos de toda ordem mostram uma melhoria nas condições de vida da população negra,
bem como no acesso a serviços e direitos.
b) Os argumentos favoráveis às ações afirmativas vêm de uma avaliação acerca do impacto
específico das iniciativas em curso no País. O caráter pontual e descentralizado de políticas especificas
e locais (municipais) facilita a identificação destas nas mudanças na vida dos negros de todo o Brasil
nos últimos anos. Há também o fato de um número cada vez maior de instituições e órgãos públicos
e privados manterem programas de inclusão ou combate à discriminação e o preconceito de forma
descentralizada. A partir dos dados estatísticos nacionais, é possível desagregaro que é impacto de
cada ação afirmativa e o que é resultado das políticas de caráter universal e compará-los e
visualizando como cada ação afirmativa local alterou o panorama nacional.
c) Entre 1990 e 2010, homens e mulheres negras viram sua renda, expectativa de vida e acesso à
educação – para citar apenas os componentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) –
avançarem de forma mais acelerada do que as da população branca.
d) Um dos argumentos contrários ao estabelecimento de políticas reparadoras baseadas em quesitos
raciais é de que a exclusão social no Brasil não é determinada pela cor da pele, mas pela pobreza.
e) A principal explicação para a diminuição de diferenças entre o salário de trabalhadores negros e
de brancos estaria no efeito redistributivo das políticas sociais, em especial em relação ao salário
mínimo e os benefícios previdenciários. Isso porque a maior parte dos trabalhadores negros atua em
setores cujos vencimentos estão atrelados ao salário mínimo. Além dos fatores macroeconômicos e
das políticas salariais, a análise do IPEA chama a atenção para o peso dos programas de
redistribuição de renda. Sendo o IPEA e outros estudos, a importância dos benefícios do Bolsa Família
sobre a renda das famílias negras é maior do que para as famílias brancas. Entre os
afrodescendentes, o programa representa 23,1% da renda da família. Para os brancos, 21,6%. Além
disso, a proporção de famílias cujo chefe é preto ou pardo beneficiadas pelo programa – 24% do total
de famílias deste grupo no país – é quase três vezes maior do que a das unidades familiares brancas
(9,8%).
www.tecconcursos.com.br/questoes/314693
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
Uma atividade que depende da estratégia de transversalidade é
a) o aumento da coleta seletiva de lixo.
b) a redução de homicídios entre jovens.
c) o aumento da proficiência em linguagem.
d) a redução da transmissão de dengue.
e) a redução do percentual de acidentes de trânsito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/366871
UFMT - Ana ST (DETRAN MT)/DETRAN MT/Pedagogo/2015
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
Sobre as Políticas Afirmativas, é INCORRETO afirmar:
a) Alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela
exclusão socioeconômica no passado ou no presente.
b) Tratam-se de medidas que têm como objetivo combater discriminações étnicas, raciais, religiosas,
de gênero ou de casta, aumentando a participação de minorias no processo político, no acesso à
educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e/ou no reconhecimento cultural.
c) Atuam, essencialmente, por meio de repressão aos discriminadores ou de conscientização dos
indivíduos que podem vir a praticar atos discriminatórios a um grupo específico de pessoas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314693
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/366871
774) 
775) 
776) 
d) Visam, dentre outros, ao incremento da contratação e promoção de membros de grupos
discriminados no emprego e na educação via metas, cotas, bônus; bolsas de estudo; determinação
de cotas mínimas de participação na mídia, na política e outros âmbitos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/381683
CONSULPLAN - Peda (Juatuba)/Pref Juatuba/Social/2015
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
O desafio das políticas públicas que visam a proteção social é pensar e repensar a família,
buscando superar velhas ações e concepções centradas na focalização e estratificação da proteção social
a partir das famílias. Alguns princípios precisam ser considerados ao se propor políticas de atendimento à
família. Considerando este pressuposto, NÃO é um princípio adequado:
a) Romper com a ideia de família sonhada e ter a família real como alvo.
b) Trabalhar com a escuta da família, reconhecendo sua heterogeneidade.
c) Olhar a família de forma fragmentada, trabalhando um membro de cada vez.
d) Olhar a família no seu movimento, vulnerabilidade e fragilidade, ampliando o foco sobre a mesma.
www.tecconcursos.com.br/questoes/734241
FUNDATEC - Ass Soc (Gramado)/Pref Gramado/2015
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
Considerando os pressupostos necessários para a inclusão efetiva dos direitos sexuais e
reprodutivos nas políticas públicas, assinale a alternativa que NÃO apresenta o comprometimento com o
bem-estar físico, sexual e emocional de homens e mulheres no que se refere à sexualidade e à
reprodução.
a) A política pública inclusiva e solidária orienta-se pelos direitos humanos como construção histórica
contextualizada.
b) Os textos legislativos, as convenções, os pactos e os tratados representam a síntese possível,
circunscritas ao momento histórico, que serve como ponto de referência, mas que não é o fim da luta
pelos direitos humanos.
c) Os contextos interculturais e sociopolíticos inserem as reivindicações, sejam de mulheres, crianças
ou adolescentes.
d) O Brasil conta com uma estrutura que reúne diferentes atores sociais em torno da elaboração de
propostas adequadas à realidade social que abrem canais de comunicação e negociação com o poder
público no que se refere ao Sistema Nacional de Direitos Humanos.
e) É preciso resgatar os processos políticos que facilitem a participação social e política da população
como estratégia básica na conformação da política pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/335357
FGV - Con Leg (CM Recife)/CM Recife/Ciências Sociais e Políticas/2014
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
“A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de
classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro,
numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora
franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da
sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta. (...) Vocês se horrorizam com o fato de
que queremos abolir a propriedade privada. No entanto, a propriedade privada foi abolida para nove
décimos dos integrantes de sua sociedade; ela existe para vocês exatamente porque para nove décimos
ela não existe. Vocês nos acusam de querer suprimir a propriedade cuja premissa é privar da propriedade
a imensa maioria da sociedade.”
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/381683
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/734241
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/335357
777) 
(MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista.)
 
“Há uma luta de classes, sem dúvida. E é a minha classe, a dos ricos, que está fazendo esta luta, e
vencendo”.
 
(BUFFET, Warren, bilionário norte-americano, em 2006.)
 
O tema da estratificação social, e da desigualdade entre classes como motor do conflito nas sociedades,
foi recentemente reconduzido ao centro do debate político nos Estados Unidos, principalmente em
função:
a) dos efeitos da dívida interna norte-americana, inflada em função das Guerras do Iraque e do
Afeganistão;
b) da atuação do chamado Tea Party, a ala conservadora do Partido Republicano, em favor da
abolição dos impostos para as grandes fortunas;
c) do caráter crônico dos altos níveis de desemprego nos EUA, sobretudo entre jovens universitários;
d) de uma nova rodada de conflitos raciais, deflagrados em 2007 na esteira da absolvição de um
policial branco que espancara uma mulher negra, no Alabama;
e) da resposta à crise de 2008, como atesta o slogan “Nós somos o 99%” do movimento Occupy
Wall Street.
www.tecconcursos.com.br/questoes/335367
FGV - Con Leg (CM Recife)/CM Recife/Ciências Sociais e Políticas/2014
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
Ao longo de nossa história, a questão racial recebeu tratamentos diferentes, istoé, foi concebida
ou pensada em determinados termos, por intelectuais de filiações diversas (Oliveira Vianna, Euclides da
Cunha, Gilberto Freyre, entre outros), de acordo com o momento específico do país. A alternativa que
corresponde adequadamente aos três momentos dessa história é:
a) 1) a negação do racismo do final do século XIX: a experiência da escravidão como praticamente
livre de degradação e violência; 2) o elogio da miscigenação a partir da década de 1930: a
diversidade e a mistura de raças como fator positivo da constituição nacional; e 3) o reconhecimento
oficial do racismo: a Carta de 1988 abrindo a possibilidade de instauração de ações afirmativas;
b) 1) o racismo científico do final do século XIX: a aposta no embranquecimento gradual da
população como solução para o atraso civilizacional do Brasil; 2) a crítica da miscigenação a partir da
década de 1930: a diversidade e a mistura de raças como fator negativo da constituição nacional; 3)
o reconhecimento oficial do racismo: a Carta de 1988 abrindo a possibilidade de instauração de ações
afirmativas;
c) 1) o racismo científico do final do século XIX: a aposta no embranquecimento gradual da
população como solução para o atraso civilizacional do Brasil; 2) o elogio da miscigenação a partir da
década de 1930: a diversidade e a mistura de raças como fator positivo da constituição nacional; 3) a
permanência da negação do racismo no contexto democrático: a Carta de 1988 barrando a
possibilidade de instauração de ações afirmativas;
d) 1) a negação do racismo do final do século XIX: a experiência da escravidão como praticamente
livre de degradação e violência; 2) a crítica da miscigenação a partir da década de 1930: a
diversidade e a mistura de raças como fator negativo da constituição nacional; 3) a permanência da
negação do racismo no contexto democrático: a Carta de 1988 barrando a possibilidade de
instauração de ações afirmativas;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/335367
778) 
e) 1) o racismo científico do final do século XIX: a aposta no embranquecimento gradual da
população como solução para o atraso civilizacional do Brasil; 2) o elogio da miscigenação a partir da
década de 1930: a diversidade e a mistura de raças como fator positivo da constituição nacional; 3) o
reconhecimento oficial do racismo: a Carta de 1988 abrindo a possibilidade de instauração de ações
afirmativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/481943
FCC - Ana Leg (ALEPE)/ALEPE/Administração e Políticas Públicas/Consultoria
Legislativa/2014
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
Considere o texto e as afirmativas abaixo.
Informa a Funai (Fundação Nacional do Índio) que em 2011 existiam 600 mil índios no Brasil, ocupando
687 áreas a eles destinadas (...) Na Região Nordeste, a população indígena é da ordem de 208.691
(2010), a segunda maior do Brasil, enquanto a primeira − no Norte − é de 305.873.
(AMMANN, Safira Bezerra, Expressões da pobreza no Brasil. São Paulo, Cortez. 2013. p. 123 e 124)
Considere-se também que no Estado de Pernambuco 60.995 pessoas se declararam indígenas, conforme
o Censo de 2010 do IBGE (Informação extraída de:
http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?
sigla=pe&tema=censodemog2010_indig_univer. Acesso em 14/03/2014), sendo Pernambuco o
quarto estado da Federação em números com esse tipo de população (Informação extraída de:
http://www.ibge.gov.br/indigenas/indigena_censo2010.pdf. Acesso em 14/03/2014).
Os números nordestinos mencionados acima comprovam a importante e histórica presença indígena na
região e no estado, nem sempre percebida e valorizada, solicitando ações políticas específicas que:
I. Promovam as condições materiais dessas populações visando à preservação de seus valores, ritos
e tradições.
II. Incentivem a luta pela demarcação das terras indígenas e de seu assentamento nas terras
demarcadas.
III. Atendam a essa preocupação com ajuda humanitária, sem privilegiar os grupos indígenas com a
demarcação de terras para seu usufruto.
IV. Resgatem, com programas educativos e culturais, a compreensão histórica da presença indígena
no Brasil e na região.
V. Integrem as populações indígenas à sociedade majoritária, promovendo definitivamente a sua
aculturação.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I, II e IV.
b) I e II.
c) II e IV.
d) III, IV e V.
e) IV e V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/481943
779) 
780) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/481952
FCC - Ana Leg (ALEPE)/ALEPE/Administração e Políticas Públicas/Consultoria
Legislativa/2014
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
Considere:
O aumento no número de mulheres assassinadas em Pernambuco e o dever legal de confeccionar
cadastro sobre o tema levaram o Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) e a Coordenadoria Ministerial de
Tecnologia da Informação (CMTI) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a criarem um software
para verificar os possíveis entraves na apuração e julgamento dos delitos de gênero. O software irá
possibilitar ao MPPE levantar dados estatísticos sobre o problema e a partir daí, planejar ações e sugerir
políticas públicas, a fim de diminuir os índices de violência contra a mulher. Quase metade das mulheres
assassinadas no estado em 2013 foi vítima de violência doméstica. Segundo a Secretaria de Defesa
Social (SDS), das 251 mortes, 108 casos (43%), tiveram como motivação os conflitos afetivos ou
familiares.
(Extraído de: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/segurancapublica/?tag=violencia-contra-mulher.
Acesso em 16/03/2014)
Tendo como base as informações da notícia e levando-se em conta o grave e alarmante histórico social
da matéria, deve-se concluir que:
I. As políticas públicas já existentes de defesa da mulher em Pernambuco foram suficientes para
diminuir a violência que se pratica contra elas no Estado.
II. Nos dias de hoje é de grande importância o auxílio da tecnologia para a elaboração das políticas
públicas, buscando torná-las mais precisas e efetivas a partir das análises que antecedem aos
próprios projetos.
III. Há que ser combatida, também por meio de políticas educacionais e de conscientização social, a
cultura machista, ainda forte, que assombra a sociedade brasileira.
IV. Políticas públicas de conscientização da mulher são necessárias, a fim de que se previnam e se
evitem outros casos fatais pela denúncia da prática de maus tratos e de ameaças em casa.
V. A diminuição nos números da violência doméstica contra mulheres depende também de uma
justiça mais ágil nos processos penais, como sugere, segundo a nota, o próprio Ministério Público.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I, II e III.
b) I, II, III e IV.
c) II e IV.
d) II, III, IV e V.
e) I, IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/595585
PR4 (UFRJ) - Ass Soc (UFRJ)/UFRJ/"Sem Área"/2014
Ciências Políticas - Agendas ideológicas: políticas de raça, gênero, imigração etc
Nas políticas sociais dirigidas às famílias, (bem como idosos, crianças e adolescentes, enfermos e
doentes mentais), o contato da família com a sociedade e com o Estado continua ocorrendo em grande
parte por meio da figura materna. Freitas et alii.(2011) ressaltam que não foram construídas condições
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/481952
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/595585
781) 
782) 
para suprir a saída de casa dessas mulheres incorporadas ao mercado de trabalho. A conciliação de
atividades profissionais e familiares tem sido resolvida:
a) com o uso predominante dos serviços pagos, administrados por mulheres para o cuidado com os
familiares durante o horário de trabalho.
b) com o cuidado dos familiares realizado por crianças, predominantemente do sexo feminino, diante
da falta de adultos disponíveis.
c) com o abandono dos afazeres domésticos e a adesão à tecnologia como forma de suprir a
intensiva jornada de trabalho.
d) com o apelo para uma rede de solidariedade formada por parentesco ou vizinhança, normalmente
constituída por mulheres.
e) com asestratégias de introduzir o homem nos afazeres domésticos, tarefas antes de
responsabilidade exclusiva da mulher. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2317665
Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/Administração Pública/2023
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
Quando se trata da ideia de controle da administração pública é comum tipificá-la a partir da
diferença entre controle externo e controle interno. Esta tipificação parte de uma diferenciação das
formas de controle sobre a administração pública, em que o controle externo seja efetuado por uma
entidade externa à administração, que exerce atividades de vigilância, correção e orientação. De outro
lado, o controle interno refere-se às práticas que a própria organização adota em relação a seus atos,
sendo entendidas como o conjunto de ações, métodos, procedimentos e rotinas que visam preservar a
integridade de seu patrimônio e a examinar a compatibilidade entre ações e princípios pactuados.
(República, democracia e desenvolvimento: contribuições ao Estado brasileiro contemporâneo – Ipea. Adaptado.)
 
Tendo o excerto finalidade motivacional, considere a importância de se compreender as
políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo e assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Como um conceito formal, o controle da administração pública pode ser definido a partir dos
preceitos administrativos, como o controle exercido pelo Estado sobre o governo e seus órgãos
burocráticos.
b) A diferenciação das formas de controle da administração pública em externo e interno surgiu no
contexto de desenvolvimento das modernas burocracias, de acordo com preceitos organizacionais da
administração pública racional, pautada mais pelos procedimentos que propriamente por concepções
políticas.
c) Uma forma de se enxergar o controle da administração pública contemporânea se dá pela
necessidade urgente da valorização e da busca pela maximização do sistema de incentivos para
obtenção de renda pela manipulação do ambiente social ou político no qual as atividades econômicas
ocorrem, em vez de agregar valor aos produtos.
d) A tipificação do controle externo e interno parte do fato de que a burocracia deve ser controlada
com o intuito de evitar a ilegalidade da ação praticada pelos agentes públicos. O problema da
ilegalidade constitui-se na fundamental questão do controle, com o intuito de evitar a arbitrariedade
dos agentes públicos, tendo em vista os princípios da soberania do interesse público sobre o interesse
privado e da indisponibilidade do interesse público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2450098
CEBRASPE (CESPE) - Ana Reg (AGER MT)/AGER MT/Administração/2023
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
Em relação a políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo, assinale a opção correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2317665
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2450098
783) 
784) 
785) 
a) A descentralização e a centralização são instituições jurídicas que dizem respeito à forma como se
organiza o aparelho político administrativo do Estado.
b) A auditoria governamental consiste em um conjunto de técnicas que visa a avaliar a gestão pública
e que representa uma importante forma de controle concomitante.
c) O objetivo do controle social é apenas verificar o quantitativo dos gastos públicos.
d) Centralização e participação são estratégias centrais para alcançar a eficiência e a equidade.
e) Todas as decisões estratégicas relativas à segurança nacional e às políticas econômicas são
abertas à participação social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2011612
INSTITUTO MAIS - Res (Pref SP)/Pref SP/Gestão Pública/2022
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
Durante décadas entendeu-se que os problemas sociais tinham existência objetiva, bastaria
capacidade técnica para a realização de estudos que pudessem coletar dados e analisá-los em busca de
soluções capazes de resolvê-los.
 
As críticas mais importantes a essa perspectiva foram propostas
a) pelos “interacionistas simbólicos”, especialmente pelos autores vinculados à Escola de Chicago,
durante a primeira metade do século 20.
b) pelos governos militares na década de 70, que não estavam envolvidos na solução do problema e
não buscaram compreender por que o processo de produção levava a vários problemas sociais.
c) para demonstrar que os problemas e conflitos consistem na base de qualquer atividade política
que possa se expandir e se transformar numa questão política.
d) a partir do pensamento de que os problemas sociais não têm apenas existência objetiva.
e) para que elas pudessem se contrapor ao modelo existente, pois a grande parte dos problemas são
entendidos como o resultado de um processo de escolhas e que nada tem a ver com a sociedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1717874
Instituto AOCP - ATF (ITEP RN)/ITEP RN/Administração/2021
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
Para responder ao desafio de garantir o desenvolvimento do país em bases sustentáveis e o bem-
estar dos cidadãos brasileiros, o Estado deve atuar
a) com participação da sociedade.
b) com união política e proatividade.
c) com excelência técnica e gerencial.
d) com investimentos em infraestrutura.
e) com profissionalismo administrativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1119013
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TJ PA)/TJ PA/Administração/2020
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
Julgue os itens a seguir, no que se refere aos aspectos administrativos, econômicos, financeiros e
técnicos do planejamento de políticas públicas no Brasil.
 
I Quanto aos aspectos administrativos, a existência de conflitos quanto à jurisdição, à competência
e à distribuição de responsabilidades entre os diferentes níveis de governo e organizações do Estado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2011612
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1717874
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1119013
786) 
787) 
e a pouca accountability dessas organizações dificultam o estabelecimento de um sistema político-
institucional efetivo no planejamento.
II No tocante aos aspectos financeiros e econômicos que limitam o planejamento de políticas
públicas, o Brasil, mesmo com uma quantidade razoável de recursos, não consegue direcionar um
montante significativo de recursos para investimento em políticas públicas, o que limita a capacidade
de planejamento.
III Com relação aos aspectos técnicos, a não evolução da capacidade de gestão do planejamento
de políticas públicas consiste em um fator limitador; nesse sentido, os recursos humanos e
equipamentos existem, e muitas organizações estatais estão capacitadas, mas o processo de
planejamento de políticas públicas em geral exige a interação de diversas organizações dentro do
Estado, e destas com a sociedade civil e o setor privado, o que precisa ser otimizado.
Assinale a opção correta.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas os itens I e III estão certos.
d) Apenas os itens II e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/695405
CEBRASPE (CESPE) - Ana I (IPHAN)/IPHAN/Área 2/2018
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
Julgue o item, a respeito das políticas públicas elaboradas no âmbito do governo federal brasileiro,
com base em uma perspectiva territorial.
 
No Brasil, a abordagem que considera o território, definido com base em múltiplas dimensões, como o
espaço de mediação social foi incluída nas políticas públicas já na década de 80 do século passado,
período marcado por profundas mudanças no ambiente político brasileiro.
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/462231
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TRE PE)/TRE PE/Administrativa/"Sem
Especialidade"/2017
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
No contexto de políticas públicas do Estado brasileiro, o conjunto de práticas que visam demolir
barreiras sociais, culturais, econômicas epolíticas que impliquem em exclusão ou desigualdade
corresponde a
a) descentralização.
b) democracia.
c) gestão local.
d) cidadania.
e) equidade social.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695405
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/462231
788) 
789) 
790) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/577563
VUNESP - AFF (TCE-SP)/TCE SP/Administração/2017
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
As organizações sociais, criadas em meio à Reforma da Gestão Pública ou Reforma Gerencial do
Estado, na década de 1990, foram qualificadas como tal a partir de quais critérios e diretrizes?
a) Foco nos resultados, para a população assistida, das atividades previstas no contrato de gestão,
em prazos pactuados entre o poder público, a organização social e líderes da sociedade civil.
b) Foco no cidadão contribuinte, assim como nos resultados qualitativos, em prazos definidos no
contrato de gestão entre o poder público e a organização social.
c) Ênfase no atendimento do cidadão usuário, assim como nos resultados qualitativos e quantitativos
e, finalmente, controle social de forma transparente.
d) Ênfase na produtividade a partir de critérios quantitativos previamente acordados entre o poder
público, os gestores da organização social e membros da sociedade civil.
e) Foco na eficiência, eficácia e efetividade e, além disso, na transparência dos dados e informações
das atividades realizadas para a população em geral.
www.tecconcursos.com.br/questoes/586277
UFMT - Ass Soc (UFSB)/UFSB/2017
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
Um dos eixos estruturantes das políticas públicas brasileiras, a partir da Constituição Federal de
1988, é a descentralização político administrativa que garante a participação popular em seu processo de
execução. Qual nome se dá a essa participação?
a) Desenvolvimento Social
b) Gestão Social
c) Controle Social
d) Proteção Social
www.tecconcursos.com.br/questoes/588950
UFMT - Tec (UFSB)/UFSB/Assuntos Educacionais/2017
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
Na análise das políticas públicas educacionais implementadas no Brasil nas três últimas décadas,
observa-se, como uma das características principais, o fenômeno da internacionalização. Sobre esse
fenômeno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Trata-se de um fenômeno típico da globalização econômica e política em que agências de
controle monetário, comercial e creditício em nível mundial definem um conjunto de princípios,
regras e procedimentos ligados à governança pública.
( ) Promove a articulação entre empréstimos financeiros com formas de monitoramento e controle
de programas de financiamento nos países tomadores de empréstimos.
( ) Estimula formas de planejamento educacional participativo com vista à emancipação social, ao
fortalecimento da cidadania ativa e ao desenvolvimento de um projeto soberano de nação em cada
país.
( ) Significa a modelação dos sistemas e instituições educacionais conforme parâmetros e
expectativas supranacionais, definidas pelos organismos internacionais ligados às grandes potências
econômicas e mundiais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/577563
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/586277
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/588950
791) 
792) 
Assinale a sequência correta.
a) F, V, F, F
b) F, F, V, F
c) V, V, V, V
d) V, V, F, V
www.tecconcursos.com.br/questoes/325046
CEBRASPE (CESPE) - Socio (DPU)/DPU/2016
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
Considerando os planos, programas e conferências produzidos e promovidos pelo governo federal
no processo de formulação e implementação de políticas públicas no Brasil, julgue o item seguinte.
 
No Brasil, as políticas são públicas porque têm interesses e fins públicos, podendo ou não ser subsidiadas
ou implementadas pelo poder estatal, o que significa dizer que grupos sociais e organizações da
sociedade civil podem se responsabilizar pela sua execução, desde que supervisionadas pela Associação
Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG).
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/372232
IESES - APO (BAHIAGÁS)/BAHIAGÁS/Serviço Social/2016
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
No Brasil, é amplamente conhecido que as políticas públicas foram marcadas pela setorização,
fragmentação, dispersão e mesmo pela sobreposição das ações e defasagem temporal. A partir da
Constituição Brasileira de 1988, estabeleceu-se um padrão ideal para caracterizar apolítica social. A partir
de então se trata de política social:
I. Pela universalidade na cobertura.
II. Por um arranjo organizacional descentralizado e participativo.
III. Pela afirmação do dever do Estado, da sociedade e da família.
IV. Pelo reconhecimento dos direitos sociais.
V. Por uma perspectiva público-privada de co-gestão de governo, sociedade e mercado.
É correto afirmar que:
a) Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
b) Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
c) Somente as alternativas II e IV estão corretas.
d) Somente as alternativas III, IV e V estão corretas.
e) Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394760
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/325046
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/372232
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394760
793) 
794) 
795) 
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas produziu vários documentos para o
desenvolvimento de políticas públicas de seus países membros. O Brasil, como membro da ONU, tem
compromisso com a construção de sistemas educacionais inclusivos.
As opções a seguir apresentam documentos para o desenvolvimento de políticas públicas delineadas na
perspectiva de educação inclusiva, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).
b) Declaração de Jomtien (1990).
c) Declaração de Salamanca (1994).
d) Convenção da Guatemala (1999).
e) Declaração constitutiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (1996).
www.tecconcursos.com.br/questoes/413496
FCC - TNS (SEMTCAS)/Pref Teresina/Assistente Social/2016
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
A atual fase do capitalismo brasileiro, caracterizada como “neodesenvolvimentista”, encontra-se
pressionada por poderosos interesses de classes. Nesse sentido, as mudanças atualmente verificadas nos
fundamentos e na prática da política social brasileira não ocorrem de forma isolada, unilateral e
autônoma, ou seja, norteia-se no ideário neoliberal. As grandes transformações que se processaram no
Brasil, frente à política social,
a) instituíram-se somente para erradicar a miséria.
b) realizaram-se combinando rupturas e continuidades.
c) desenvolveram-se linear e sequencialmente.
d) constituíram-se como estratégia de afirmação da classe trabalhadora.
e) pautaram-se em um processo libertário e humanitário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/300665
ESAF - APO (MPOG)/MPOG/Planejamento e Orçamento/2015
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
No Século XXI, o Trabalho Forçado, Trabalho análogo ao Escravo e o Trabalho Infantil ainda são
uma realidade no mundo e o Brasil não é uma exceção. Existem inúmeras razões para a persistência do
Trabalho Forçado e Trabalho análogo ao Escravo no Brasil.
Não é uma das razões para persistência do Trabalho Forçado no Brasil.
a) Sentimento de Impunidade para os promotores do Trabalho Forçado ou Trabalho análogo ao
Escravo, na maioria dos casos praticado em áreas distantes e/ ou desconhecidas dos trabalhadores
recrutados.
b) São raros os casos de condenação criminal por Trabalho Forçado no Brasil. A lei tem dificuldade
em atingir o promotor do trabalho escravo, devido a existência de intermediários (“os gatos”)
encarregados da contratação.
c) No Brasil, a lei penalé inadequada para a responsabilização dos infratores. Falta clareza ao
qualificar como crime de condição análoga à escravidão a submissão do empregado a uma jornada
exaustiva ou em situação degradante.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/413496
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/300665
796) 
797) 
d) A legislação penal brasileira está em descompasso com o conceito universal de trabalho escravo
em razão da não adesão pelo Brasil as Convenções Internacionais que tratam do tema.
e) Dificuldade de fiscalizar um país com as dimensões territoriais do Brasil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314659
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
Entre as incertezas dos primeiros anos do período pós -Revolução de 1930, o governo definiu, com
segurança, a política do estabelecimento de um novo tipo de relações entre o Estado e a classe operária.
(Boris Fausto. In: Carlos Guilherme Mota (org.), Brasil em perspectiva. Adaptado)
Getúlio Vargas, durante o Governo Provisório (1930-1934), no tocante às “relações entre o Estado e a
classe operária”,
a) promulgou uma diretriz legal para a formação de sindicatos de empregados e patronais com
princípios liberais, proibiu associações de trabalhadores formadas por estrangeiros e regulamentou o
salário mínimo regional.
b) criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e as Juntas de Conciliação e Julgamentos,
decretou disposições acerca do horário de trabalho no comércio e na indústria, além das primeiras
regulamentações dos sindicatos.
c) instituiu o salário mínimo para todos os trabalhadores do campo e da cidade, proibiu o trabalho
fabril para as mulheres e estabeleceu uma legislação sindical que beneficiou os sindicatos sob a
hegemonia dos reformistas.
d) instituiu uma ampla legislação trabalhista para atender as reivindicações dos principais sindicatos,
incentivou a imigração de italianos e espanhóis para compor a mão de obra industrial e criou o
instituto da pluralidade sindical.
e) publicou um decreto estabelecendo a liberdade sindical, criou a Consolidação das Leis Trabalhistas,
regulamentou detalhadamente o trabalho relacionado com o homem do campo e promoveu a reforma
agrária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314663
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
A Constituição brasileira de 1988, embora com alguns importantes senões, acabou consagrando as
teses e tradições nacional-estatistas com um viés favorável às demandas dos trabalhadores e das
chamadas classes populares.
(Daniel Aarão Reis, Ditadura e democracia no Brasil. Adaptado)
Entre as marcas da Constituição de 1988 que confirmam a afirmação feita no trecho citado, é correto
identificar
a) o fim do imposto sindical, até então descontado obrigatoriamente de todos os trabalhadores.
b) a jornada de trabalho de, no máximo, quarenta horas e o pagamento em dobro das horas extras.
c) a inclusão da hipótese de desapropriação sem indenização das terras improdutivas para a reforma
agrária.
d) a formulação dos direitos sociais, apresentados como “direito de todos e dever do Estado”.
e) a exclusão de todas as formas de participação política dos militares na vida republicana.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314659
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314663
798) 
799) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1205169
IMPARH - PTNM (IPLANFOR)/Pref Fortaleza/Assessor de Relações Institucionais e
Mobilização Social/2015
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
O tema do desenvolvimento territorial no Brasil vem sendo objeto de número crescente de estudos
e intervenções políticas. Sobre ele, é correto afirmar que:
a) as políticas territoriais não buscam oferecer soluções inovadoras, baseando-se nas políticas
setoriais.
b) os projetos territoriais, embora envolvam atores sociais e instituições, não são políticos. Os atores
sempre defendem interesses convergentes.
c) o território é o local de disputas entre projetos que procuram institucionalizar modelos de
apropriação dos recursos naturais dentro de uma figuração social particular, portanto, não é verdade
que um território seja exclusivo dos grupos sociais locais estabelecidos.
d) a noção de território implica um lócus espacial e socioeconômico para implementar processos de
centralização administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/335384
FGV - Con Leg (CM Recife)/CM Recife/Ciências Sociais e Políticas/2014
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
No Brasil, a modernidade veio deitar raízes em terreno já profundamente atravessado por
ambiguidades. Eram dois os “brasis” que coexistiam no século XIX: o Brasil agrário, das casas-grandes e
senzalas, onde nada parecia ameaçar a vontade senhorial, a dominação pelo privilégio e a lógica do
favor; e o Brasil das cidades, de modas e imigrantes europeus, nas quais o progresso imprimia ao tempo
aceleração vertiginosa. A independência fora costurada sob influência de ideias americanas e européias
de diferentes colorações liberais, e a República veio aprofundar o alcance e a penetração deste ideário.
Contudo, se por um lado a influência da ideologia burguesa era nítida, por outro o próprio sistema
escravista bastava para desmentir um de seus pressupostos básicos, a racionalização produtiva. Havia,
portanto, uma incompatibilidade claramente definida: em teoria, adotava-se a igualdade perante a lei, a
liberdade trabalhista, a universalidade dos princípios; as práticas econômicas, entretanto, descortinavam
outra realidade. Aqui, o sopro ideológico que animava a modernidade de nossos vizinhos ao Norte
parecia ter serventia menos como motor e espelho de um sistema econômico do que para emprestar
uma coloração moderna ao discurso das elites.
Neste cenário, tomou forma uma importante disputa sobre as matrizes políticas que deveriam moldar
institucionalmente (e ideologicamente) a administração do Brasil e, por conseguinte, guiar-nos o
desenvolvimento. Intelectuais e políticos como Paulino José Soares de Souza, o Visconde de Uruguai,
Aureliano Cândido Tavares Bastos (deputado pelo Partido Liberal) e Oliveira Vianna, envolveram-se em tal
debate, polarizado em torno das matrizes do:
a) Americanismo, que pregava a descentralização política, a fim de fortalecer a noção de indivíduo e
as virtudes do associativismo, e a liberalização das atividades econômicas; e Iberismo, que reconhecia
a centralização política como uma necessidade instrumental – o Estado defendendo a unidade
territorial e os indivíduos frente ao poder dos caudilhos, a quem não interessava o acesso das massas
aos direitos civis e políticos;
b) Brasilianismo, que fazia do reconhecimento da singularidade brasileira – nosso modelo de
colonização agrário e escravocrata – a mola mestra do desenvolvimento econômico; e Bolivarianismo,
que enfatizava a justiça social e união dos países latino-americanos contra a exploração das potências
do Norte;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1205169
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/335384
800) 
c) Iberismo, que reconhecia a centralização política como uma necessidade instrumental – o Estado
defendendo a unidade territorial e os indivíduos frente ao poder dos caudilhos, a quem não
interessava o acesso das massas aos direitos civis e políticos; e Brasilianismo, que fazia do
reconhecimento da singularidade brasileira – nosso modelo de colonização agrário e escravocrata – a
mola mestra do desenvolvimento econômico;
d) Americanismo, que pregava a descentralização política, a fim de fortalecer a noção de indivíduo e
as virtudes do associativismo, e a liberalização das atividades econômicas; e Brasilianismo, que fazia
do reconhecimento da singularidade brasileira – nosso modelo de colonização agrário e escravocrata
– a mola mestra do desenvolvimento econômico;
e) Iberismo, que reconhecia a centralização política como uma necessidade instrumental – o Estado
defendendo a unidade territorial e os indivíduos frenteao poder dos caudilhos, a quem não
interessava o acesso das massas aos direitos civis e políticos; e Bolivarianismo, que enfatizava a
justiça social e união dos países latino-americanos contra a exploração das potências do Norte.
www.tecconcursos.com.br/questoes/134078
CEBRASPE (CESPE) - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria
Governamental/2013
Ciências Políticas - Evolução das políticas públicas no Brasil
Acerca da administração pública — do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático —,
julgue o item seguinte.
No Brasil, o estado de bem-estar social (welfare state) surgiu a partir de decisões autárquicas, com
caráter predominantemente político.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/134078
Gabarito
601) C 602) A 603) D 604) E 605) C 606) D 607) B
608) D 609) A 610) C 611) C 612) E 613) C 614) Certo
615) A 616) A 617) C 618) E 619) Certo 620) A 621) A
622) D 623) A 624) B 625) A 626) A 627) A 628) E
629) B 630) C 631) D 632) C 633) B 634) A 635) A
636) B 637) B 638) C 639) E 640) B 641) Certo 642) Certo
643) Certo 644) Errado 645) Certo 646) C 647) C 648) A 649) Certo
650) D 651) D 652) E 653) A 654) B 655) B 656) A
657) C 658) D 659) C 660) D 661) E 662) C 663) D
664) A 665) C 666) A 667) B 668) C 669) Certo 670) B
671) D 672) A 673) A 674) D 675) D 676) Certo 677) Certo
678) A 679) D 680) Errado 681) Certo 682) C 683) Certo 684) Certo
685) C 686) A 687) A 688) B 689) Certo 690) B 691) E
692) C 693) Certo 694) D 695) D 696) D 697) Errado 698) A
699) Certo 700) C 701) Errado 702) E 703) B 704) B 705) D
706) B 707) E 708) C 709) C 710) D 711) B 712) E
713) B 714) B 715) E 716) D 717) C 718) C 719) C
720) B 721) C 722) B 723) A 724) Certo 725) Certo 726) Certo
727) Errado 728) Certo 729) Errado 730) A 731) D 732) Certo 733) C
734) C 735) Certo 736) C 737) B 738) E 739) E 740) A
741) B 742) A 743) D 744) B 745) A 746) D 747) D
748) Certo 749) B 750) B 751) B 752) D 753) B 754) A
755) B 756) Errado 757) A 758) B 759) Errado 760) Certo 761) D
762) B 763) Errado 764) Errado 765) D 766) A 767) B 768) D
769) C 770) D 771) B 772) B 773) C 774) C 775) D
776) E 777) E 778) A 779) D 780) D 781) C 782) A
783) A 784) C 785) E 786) Errado 787) E 788) C 789) C
790) D 791) Errado 792) E 793) E 794) B 795) D 796) B
797) D 798) C 799) A 800) Certo

Mais conteúdos dessa disciplina