Buscar

ESTUDO DE CASO- INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINGÁ -CENTRO UNIVERSITÁRIO
CAROLINY DA SILVA MOREIRA
RA: 104688 - 21
ESTUDO DE CASO – INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE 
TAPIRA
2022
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE PEQUENA EMPRESA SERGIPANA NO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS
A descoberta do pré-sal desencadeou, no Brasil, esforços em pesquisa e desenvolvimento de soluções para sua exploração. A iniciativa, que gerou excelentes resultados, contribuiu para o posicionamento do País no cenário internacional de produção de petróleo e gás. Esse fato permite ao Brasil um novo alcance: o destaque não somente como provedor de matéria-prima, mas também como fornecedor de tecnologia de ponta. Nesse contexto, a atuação de micros e pequenas empresas – muitas delas responsáveis por tecnologias inéditas em todo o mundo – tem rompido o paradigma de que essa cadeia é restrita aos grandes grupos multinacionais.
O conhecimento técnico em projetos e a mão de obra mais barata da região – supostamente permitiriam que seus produtos pudessem competir em preços com os fornecedores internacionais e os do Sul do Brasil. A Sigmarhoh sabia que seus produtos precisavam de um diferencial para se estabelecerem no mercado. Na busca pela competitividade, é que a empresa desenvolveu um novo tipo de polímero elastômero que apresenta o dobro de vida útil daquele que é utilizado nos componentes importados e pode ser utilizado para diferentes tipos de fluidos de perfuração.
Pensando no contexto dos conceitos e da relação entre inovação, ciência e tecnologia, responda: como a descoberta do pré-sal pode alavancar a inovação, tecnologia e a ciência no campo empresarial?
R= O desenvolvimento do pré-sal, gerou um grande aquecimento da economia, impactando de forma positiva no campo empresarial do Brasil. A economia, será um fator, que com a grande quantidade de petróleo que a região do pré-sal poderá produzir, o governo terá a capacidade de arrecadar grandes quantidades de dinheiro, conseguindo investir de forma radical nos setores necessitados, engajando diversos empresários, que serão beneficiados com o desenvolvimento da tecnologia, inovação e ciência. Dessa maneira, a exploração do pré-sal significa um novo rumo de desenvolvimento para o Brasil, pois a atividade estimula investimentos de empresas nacionais e estrangeiras, impulsionando a produção de tecnologia, promovendo maior capacitação profissional e gerando oportunidades de emprego.

Continue navegando