Buscar

prova piscologia geral da relgiao 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A depressão, assim como a loucura, são comumente associadas à religião, contudo no âmbito teórico e empírico tais associações são, no mínimo, complicadas. A literatura sobre a religião e a psicopatologia é volumosa e oferece uma diversidade de possíveis interpretações deste fenômeno. Sobre a depressão e sua relação com a religião, analise as sentenças a seguir: I- Há evidências, de modo geral, de que a religião esteja associada a menores níveis de depressão, mas isto não se deve à religião como causa em si mesma de uma melhor saúde mental. II- As características associadas à religião promovem uma melhor saúde mental, todavia ainda não foram identificadas características que possam ter o efeito de prejudicar a saúde mental. III- O estilo de vida associado aos grupos religiosos, pode ter efeito nos níveis de estresse, assim como nos níveis de depressão. IV- A oração e a fé, por exemplo, auxiliam o indivíduo a sentir-se melhor sobre situações difíceis, tendo portanto um efeito de abafamento do estresse. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
2A teoria desenvolvida por Erik Erikson versa sobre oito estágios de desenvolvimento psicossocial que ocorrem durante a vida do indivíduo. O autor alega que em cada estágio o indivíduo confronta-se com crises específicas. Ao enfrentar estas crises, os indivíduos podem ser bem-sucedidos ou frustrados, conduzindo-os a resultados que poderão afetar o seu caráter. Sobre os primeiros cinco estágios, associe os itens utilizando o código a seguir: I- Confiança X Desconfiança. II- Autonomia X Vergonha. III- Iniciativa X Culpa. IV- Construtividade X Inferioridade. V- Identidade X Confusão de papéis. ( ) A idade aproximada é entre cinco e treze anos. Em resolução bem-sucedida, o caráter é afetado pela competência, se fracassada, pela incompetência. ( ) A idade aproximada é entre dezoito meses e três anos. Em resolução bem-sucedida, o caráter é afetado pela força de vontade, se fracassada, pela dúvida de si. ( ) A idade aproximada é até os dezoito meses. Em resolução bem-sucedida, o caráter é afetado pela esperança, se fracassada, pelo medo ou depressão. ( ) A idade aproximada é entre treze e vinte e um anos. Em resolução bem-sucedida, o caráter é afetado pela fidelidade, se fracassada, pela incerteza. ( ) A idade aproximada é entre três e cinco anos. Em resolução bem-sucedida, o caráter é afetado pelo propósito, se fracassada, pela inibição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
IV - II - I - V - III.
B
IV - III - II - I - V.
C
II - V - III - IV - I.
D
II - I - V - III - IV.
3James W. Fowler utilizou diversas teorias da psicologia do desenvolvimento para estudar o desenvolvimento da fé. Moshe Halevi Spero utilizou o trabalho de Fowler para fazer as suas próprias considerações sobre o desenvolvimento da fé. Sobre as considerações de Spero em seu estudo do desenvolvimento da fé, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Spero descreve os diferentes estágios da fé e suas respectivas características, proporcionando uma detalhada imagem dos tipos de crenças sobre a divindade. ( ) Os estudos de Spero oferecem uma maior compreensão sobre a relação das diferentes crenças com diferentes aspectos da saúde ou distúrbios mentais ou físicos. ( ) Spero incluiu uma visão cognitiva à proposta anteriormente desenvolvida por Fowler, proporcionando uma diferente compreensão de seus dados sobre a fé. ( ) O pesquisador Spero demonstrou que, no processo do aconselhamento psicológico, os conceitos religiosos permanecem inalterados ao longo do tempo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - V.
B
V - F - F - F.
C
F - F - V - F.
D
V - V - F - F.
4A fenomenologia desenvolvida por Edmund Husserl foi uma das principais correntes do pensamento ocidental no século XX. As críticas e contribuições oferecidas por este pensamento são importantes para o estudo da psicologia da religião. Sobre a fenomenologia desenvolvida por Husserl, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A intencionalidade, para Husserl, é a estrutura da consciência, isso significa que a consciência sempre será consciência de algo, e para isso, é necessário estudar sua significação e sua objetividade. ( ) No estudo da fenomenologia, um passo é a redução fenomenológica, que seria por em suspensão ou entre parênteses todo conteúdo da consciência, reduzindo-a ao eu transcendental. ( ) A redução eidética refere-se à redução das vivências à aparência, pois tais objetos ideais se encontram na mente, similar ao mundo platônico das ideias, sendo que se destituem de toda essencialidade. ( ) Husserl critica tanto o historicismo quanto o psicologismo naturalista, o primeiro, segundo ele, acaba se tornando em um relativismo ou ceticismo, tendo como consequência direta a invalidade da teoria, da ciência e de toda pretensão de verdade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - V - F - V.
C
V - V - F - F.
D
F - F - V - F.
5As atividades religiosas foram objetos de estudos da ciência psicológica em seu início. No entanto, com o desenvolvimento da psicologia, o interesse sobre este tema decresceu. Na década de 1970 e 1980 do século passado, a psicologia da religião voltou a florescer e, com este novo interesse investigativo, surgiram novos problemas. Entre estes problemas está a questão da espiritualidade. Sobre esta nova questão investigada pela psicologia da religião, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O interesse pela questão da religiosidade na contemporaneidade conduziu a opiniões de que esta é separável ou até mesmo distinta da religião. ( ) Alguns teóricos consideram o estudo da espiritualidade menos científico do que aquele da psicologia da religião como fora concebida anteriormente. ( ) Tipicamente, podemos dizer que as pesquisas indicam que a espiritualidade ocorre somente no contexto de uma religião tradicional. ( ) Uma possível abordagem à espiritualidade é considerá-la a partir da sociedade pluralista contemporânea, concebendo-a como uma alternativa à religião. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - V - F.
C
V - V - F - F.
D
F - F - V - F.
6Élison Santos (apud LEYSER; TAVARES, 2015) discorre sobre as possibilidades de um encontro entre a religião e a psicologia. Em sua argumentação, ele explora as críticas freudianas e marxistas sobre a religião, como também oferece uma avaliação de tais críticas, abrindo caminho para novas reflexões sobre o fenômeno religioso. Sobre as argumentações de Élison Santos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Freud e Marx estavam certos ao afirmar que a religião pode ser doentia por desresponsabilizar o ser humano de muitas ações, isso ocorre em determinadas situações. ( ) Perante situações limites, como doenças incuráveis, o poder da fé se manifesta de modo especial, permitindo ao indivíduo superar melhor situações difíceis. ( ) A religião é uma ilusão, mesmo sendo um modo de ajuda para viver a dimensão espiritual, ela não é uma realidade, por isso são coerentes as críticas de Marx e Freud. ( ) O socialismo pode ser visto como uma teoria que desresponsabiliza o indivíduo, pois promove a imobilização, se aquele é tratado como o indivíduo que não se esforça para desenvolver-se. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: LEYSER, Kevin Daniel dos Santos; TAVARES, Fábio Roberto. Psicologia geral e da religião. Indaial: Uniasselvi, 2015.
A
V - V - F - V.
B
F - F - V - F.
C
F - V - V - F.
D
V - V - F - F.
7Psicólogos da religião precisam definir precisamente o fenômeno religioso que pretendem estudar, delimitar seu objeto de estudo. Umas das propostas para tal delimitação são as cinco dimensões diferentes concernentes à atividade religiosa descritas por Glock e Stark. Estas cinco dimensõesde atividade religiosa são a experiencial, a ritual, a crença, a intelectual e a aplicação. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
A
A dimensão da crença refere-se à medida de aceitação das doutrinas ou credo que são professos oficialmente ou no cotidiano.
B
A dimensão experiencial refere-se à medida em que a pessoa utiliza gestos ou palavras de maneira simbólica no culto religioso.
C
A dimensão intelectual refere-se à medida em que o indivíduo se envolve em vivências religiosas.
D
A dimensão ritual refere-se ao nível do saber quanto à própria tradição religiosa e aos seus ensinos.
8Em uma perspectiva sociopsicológica da conversão podemos localizar ao menos duas abordagens distintas. Uma abordagem que vincula a conversão e a identidade e outra abordagem que centraliza suas reflexões sobre a conversão e a influência minoritária. A primeira abordagem é inspirada pela teoria do desenvolvimento humano proposta por Erik Erikson e a segunda por pesquisas da psicologia social, especificamente o trabalho de Moscovici. No que se refere à abordagem da conversão e identidade, James Marcia, baseado em Erikson, sugere classificar o desenvolvimento da identidade baseados em ocupação e ideologia. Sobre essa classificação de James Marcia, que posteriormente foi utilizada para associar com a conversão, qual estado da identidade refere-se ao indivíduo que ainda está no processo de exploração e decisão, portanto, ainda espera por estabelecer a sua identidade?
A
O estado Alcançado da identidade.
B
O estado Difuso da identidade.
C
O estado Moratório da identidade.
D
O estado Embargado da identidade.
9O fenômeno religioso se origina de uma necessidade que o indivíduo possui de manter-se seguro, buscando esta proteção em uma força superior. No caso dos cristãos, esta força é associada a um deus, cujas descrições estão contidas em um livro sagrado. Este livro pode ser dividido em diversas partes e temas que possuem denominações características. Sobre estas denominações, analise as sentenças a seguir: I- Increencia refere-se ao pensamento ou vivência expressa nas atitudes de uma pessoa que deixa Deus à margem de sua própria existência. II- Escatologia refere-se ao estudo teológico sobre as coisas finais, o destino das coisas, incluindo do homem e do universo. III- Mito refere-se ao evento em que as realidades sensíveis servem como meio de manifestação do transcendente. IV- Hierofanias refere-se a relatos considerados inspirados ou sagrados que têm sua origem em um povo. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
10É comum as pessoas que não praticam uma determinada religião relatarem experiências religiosas sobrenaturais aos psicólogos quando procuram auxílio. Diante desses relatos de experiências religiosas, o psicólogo deve agir com profissionalismo e ética. Nesse sentido, o psicólogo deve ter atitudes que respeitem a experiência religiosa do outro. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- A benevolência pressupõe que não é papel do psicólogo julgar se existe ou não um ser transcendente e que as experiências nesse sentido sejam verdadeiras ou falsas. II- A neutralidade pressupõe que o psicólogo deve ter uma atitude empática com o indivíduo que relata ter tido experiências sobrenaturais. III- O juízo psicológico de verdade consiste na atitude de avaliar o comportamento do indivíduo observando sua vivência religiosa e discernir seu grau de maturidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.

Continue navegando