Buscar

QUIMICA GERAL INORGANICO . Farmácia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
 Nome Completo: Kelly da silva lopes
 Matrícula: 47010864
 Curso: Farmácia 
 Polo: Olimpús / Unifael
 Solução-tampão é uma mistura formada por um ácido ou por uma base fracos inorgânicos e por um sal inorgânico que apresente o mesmo ânion do ácido ou o mesmo cátion da base. A solução tampão é uma mistura de ácido fraco e sua base conjugada, ou uma base fraca e seu ácido fraco conjugado. E necessário que existam quantidades comparáveis de ácidos e base conjugados. Uma solução tampão tamponante resiste a uma mudança de pH quando ácido ou base são adicionado ou quando ocorre uma diluição devido a estabilidade da concentração de um ion hidrogênio. A solução tampão serve para preparar solução com o pH definido ou para manter o pH de um meio em torno de um valor desejado no sentindo amplo da definição a solução que contem quantidades relativamente grandes de ácido forte exibe ação tamponante de fato a edição de uma pequena quantidade de ácido ou base apenas aumenta ou diminui levemente a concentração de ion hidrogênio ou ion de hidróxido originalmente presente. 
 A principal característica de uma solução-tampão é o fato de seu pH manter-se praticamente inalterado Eletrólitos são substâncias que, quando adicionadas em água, sofrem dissociação (liberam íons) ou ionização (produzem íons). No caso da solução-tampão, além dos sais, são utilizados outro eletrólito: um ácido.
 Na teoria do pH, meio ácido é aquele que apresenta pH menor que 7, enquanto meio básico é aquele que apresenta pH maior que 7. Essas referências são também utilizadas para as soluções-tampão.
 O estudo de solução-tampão, as fórmulas utilizadas têm como objetivo a determinação seu valor de pH. Existem três fórmulas usadas para o cálculo do pH de soluções-tampão: fórmula para solução-tampão ácida, fórmula para solução-tampão básica e fórmula geral.
 Quando se fala em regulação do equilíbrio ácido-básico, refere-se à regulação da concentração do íon de hidrogênio nos líquidos corporais. A homeostase do pH depende de tampões dos pulmões e dos enxágues. Podemos dizer que a defesa contra as alterações na concentração de H + é realizada pelos sistemas tampões ácido-básicos, remoção de dióxido de carbono dos líquidos corporais, regulação de outros íons (cálcio, magnésio e fosfato) e excreção de urina.
 Um mecanismo usado pelo corpo para controlar o pH sanguíneo envolve a liberação do dióxido de carbono dos pulmões. O dióxido de carbono, que é ligeiramente ácido, é o produto residual do processamento (metabolismo) do oxigênio e nutrientes (que todas as células necessitam) e, como tal, é constantemente produzido pelas células. Depois disso, ele passa das células para o sangue. O sangue transporta o dióxido de carbono para os pulmões, onde é exalado. Quando o dióxido de carbono se acumula no sangue, o pH sanguíneo diminui (aumento da acidez).
 Os rins são capazes de afetar o pH sanguíneo pela excreção de excesso de ácidos ou de bases. Os rins apresentam certa capacidade para alterar a quantidade de ácido ou base que é excretada, mas como os rins fazem estes ajustes de forma mais lenta do que os pulmões, esta compensação costuma levar vários dias.
 O pH é um elemento importante a ser controlado em preparações líquidas, pois impacta diretamente na solubilidade de fármacos e, consequentemente, na estabilidade e posterior absorção.
 Sempre foi observada uma grande diversidade de fatores que influenciam na absorção de fármacos no trato gastrointestinal, considerando que, na maioria das vezes, o medicamento é administrado oralmente.
REFERÊNCIAS
https://www1.univap.br/spilling/FQE2/FQE2_EXP8_Tampao.pdf 
https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/solucao-tampao.htm
https://www.sanarmed.com/sistema-tampao
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/equil%C3%ADbrio-%C3%A1cido-base/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-o-equil%C3%ADbrio-%C3%A1cido-base
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-end%C3%B3crinos-e-metab%C3%B3licos/regula%C3%A7%C3%A3o-e-dist%C3%BArbios-%C3%A1cido-base/regula%C3%A7%C3%A3o-%C3%A1cido-base#:~:text=Os%20rins%20controlam%20o%20pH,altera%C3%A7%C3%B5es%20do%20estado%20%C3%A1cido%2Dbase

Continue navegando