Buscar

PROJETO DE INTERVENÇÃO EJA

Prévia do material em texto

PROJETO DE INTERVENÇÃO
Identificação:
 Acadêmico: Anne Hevelyn Alves dos Reis
 Local (cidade): Buritis-MG
 Instituição: Escola estadual José Gomes Pimentel
 Turma: 7° ano do Ensino Fundamental ( EJA)
Título: Leitura, escrita e interpretação de textos interdisciplinares no ensino da Língua Portuguesa.
Introdução: 
A leitura, produção e interpretação para o aluno da EJA são importantes para aumentar os conhecimentos e para entender o que acontece ao seu redor, a sua realidade, por esse motivo é relevante que ele tenha um conhecimento não só para usar no trabalho ou na sua profissão, mais também para ajudar o educando a se expressar melhor em determinadas ocasiões como afirma Leila Chalub em seu texto : “A construção do sujeito pela Educação revistando Paulo Freire” que os jovens e adultos quando voltam a estudar parecem que perderam a “compreensão de si mesmos”, falam pouco ou muitas vezes “alguém fala por eles” deixando muitas vezes de se “expressar sua própria vontade e pensamento”. Não se pode apenas olhar o que o educando da EJA irá precisar aprender para usar como trabalhador profissional, mas também para usar na sua vida, no seu mundo, ao seu redor e no seu cotidiano.
A interdisciplinaridade será articuladora do processo de ensino aprendizagem na medida em que se produzir como atitude, como modo de pensar, como pressuposto na organização curricular, como fundamentos nas opções metodológicas de ensinar ou ainda como elemento orientador na formação dos profissionais da educação. A interdisciplinaridade impulsiona transformações no pensar e no agir em diferentes sentidos. Resgata a visão de contexto da realidade, visando que vivemos numa grande rede de interações complexas e que todos conceitos e teorias estão conectados entre si. É um movimento que acredita na criatividade das pessoas, na problematização, na atitude crítica e reflexiva, enfim, numa visão articuladora que rompe com o pensamento disciplinar, fragmentado que marcou muito tempo a concepção do mundo.
Os conteúdos programáticos de todas as disciplinas contemplam diferentes modos de aprender, tais como: a escrita, a fala, a compreensão de textos e a leitura. As práticas indisciplinares faz com que seja necessário buscar o diálogo, a troca de ideias, reflexões, promovendo a superação da fragmentação do saber (LOPES, 2014).
Justificativa:
Durante o período de observação foi constatado que a maior dificuldade dos alunos é a escrita correta e a interpretação. Dessa forma, faz-se necessário elaborar, selecionar e planejar aulas com leituras e produções e interpretações de textos, numa proposta interdisciplinar que leve os alunos a reconhecerem a influência da Língua nos diversos textos que leem e produzem em seu dia a dia.
Dessa forma, a escola enquanto espaço de interação entre os indivíduos, precisa priorizar a liberdade de expressão da linguagem tanto escrita como falada. Somente assim ela estará contribuindo com seu papel de constituir cidadãos pensantes que se inserem na sociedade E que atinjam seu máximo de potencialidade, construindo e reconstruindo a partir da sua linguagem seu estilo próprio.
Problematização: como proceder para que o educando trabalhador use no seu dia-a-dia a leitura e interpretação?
Por que há essa necessidade dos alunos em interpretarem o que lêem?
Objetivo Geral:
Propor aos alunos a leitura e interpretação de textos em gêneros variados, levando-os a vivenciarem a interdisciplinaridade.
 Objetivos Específicos:
• Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos coerentes e coesos;
• Desenvolver as capacidades das habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;
• Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais;
Metodologia:
Para a execução do projeto, será feito pesquisa de textos para trabalhar interpretação de texto que apresente interdisciplinaridade. Cada uma dessas disciplinas deve ser envolvida no projeto de forma bem específica abordando nelas o que mais se relaciona com cada um dos objetivos que esperamos alcançar.
Apresentação do projeto para o corpo docente. E em seguida para a turma;
Reflexão e discussão sobre os temas interdisciplinares abordados nos textos;
Interpretação dos textos apresentados;
 Atividades de produção de textos;
Duração do projeto: 4 dias
Recursos: materiais impressos, caderno, lápis, caneta, livros
Avaliação:
A verificação de aprendizagem será efetuada de forma contínua, levando-se em conta o interesse, a participação nas atividades, assim como o seu desempenho nas discussões. 
Os alunos serão avaliados através de seus registros escritos, pelas suas produções, por meio da análise de suas reflexões e discussões sobre os temas interdisciplinares abordados nos textos, entre outros.
Referências:
CHALUB, Leila Martins. A construção do sujeito pela educação. Revisando Paulo Freire.
LDB: Leis de Diretrizes e Bases. Lei N° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 03 jun.2022.
LOPES, Limerce Ferreira. Práticas de Leitura e interdisciplinaridade: em busca
de um caminho possível. Disponível em: <http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=7159>.
Acesso em: 03 jun. 2022.

Continue navegando