Buscar

Questionário Instituições de Direito Aula 05 Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO FAVENI 
QUESTIONÁRIO – INSTITUIÇÕES DE DIREITO – AULA 05 – ADMINISTRAÇÃO
1-Sobre os fatos jurídicos, julgue as assertivas a seguir:
1 – O fato jurídico é um fato qualificado juridicamente, um evento ao qual as normas jurídicas já atribuíram determinadas consequências, configurando-o e tipificando-o objetivamente.
2 – O fato jurídico é, portanto, todo e qualquer acontecimento de ordem física ou social inserido em um regramento jurídico.
3 – Como vimos, fatos são acontecimentos, enquanto fatos jurídicos são fatos aos quais o Direito atribui algum efeito jurídico.
4 – Fatos administrativos são espécies de fatos jurídicos, aos quais o Direito Administrativo atribui algum efeito jurídico.
R=Estão corretas apenas 1, 2 e 4. 
2-A administração pública, no desempenho de suas atividades, edita uma série de atos que expressam sua decisão visando a concretizar a consecução dos interesses públicos. Estes atos são denominados:
 
R=Atos administrativos.
 
3-Para fins de delimitar uma lógica de interpretação dos atos da administração, são denominados, EXCETO:
R=Os atos executórios.
4-São atribuições conferidas ao órgão e aos agentes nele investidos para que possam atender a determinadas finalidades de interesse público consagradas em lei e, assim, atender a determinadas finalidades públicas, ou seja, cumprir o dever legal de suprir interesses concebidos em prol da coletividade.
R=Competência ou Agente Público Competente.
5-Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:
1 – Finalidade.
2 – Forma.
3 – Motivo.
4 – A motivação dos atos administrativos.
(1) A finalidade é o resultado a que a administração pública se propõe com edição do ato. Este resultado deverá sempre ser de interesse público, ou seja, de interesse da coletividade.
(4) O motivo é a circunstância de fato ou elemento de Direito que autoriza ou impõe ao agente público a prática de um ato administrativo, vale dizer, que precede ou provoca a atuação administrativa.
(2) A forma, garantia jurídica para a administração pública e para os cidadãos, possibilita a publicidade e o controle dos atos administrativos.
(3) Não se confundem motivo e motivação do ato. Motivação é a exposição dos motivos, normalmente sob a forma de considerados e conhecida também como exposição de motivos.
A sequência correta é:
R=1, 3, 2, 4.
Total 5/5

Continue navegando