Buscar

AV1 - Atelier de Projeto de Arquitetura V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atelier de Projeto de Arquitetura V
1)Para projetos, tais como a nossa proposta de Galerias Comerciais, independente de não existir uma Norma Específica, temos um conjunto de Legislações Municipais e Estaduais, além de Normas Técnicas que devem ser observadas antes de lançar a nossa proposta projetual.  Jamais conseguiremos a aprovação junto aos órgãos competentes, se tais regulamentações deixarem de ser atendidas. Sendo assim, a consulta é de suma importância, já que fornece dados que irão influenciar de forma direta na nossa concepção arquitetônica.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas abaixo:
I.Dentro das legislações municipais, encontraremos os Zoneamentos Urbanos, com suas respectivas regulamentações. Como exemplo, podemos citar a Taxa de Ocupação (TO) que se refere à área total que pode ser construída.
II.A Norma do Corpo de Bombeiros estabelece medidas que abrangem a detecção, alarme e extinção do fogo, através de especificações e restrições que visam proteger a vida dos possíveis usuários da edificação.
III.A NBR 9050 trata de itens relacionados à acessibilidade dos edifícios.
Assinale a alternativa que apresenta a correta:
Alternativas:
· a)Apenas a alternativa II está correta.
· b)Apenas as alternativas II e III etão corretas.
· c)As alternativas I, II e III estão corretas.
· d)Apenas as alternativas I e III estão corretas.
· e)Apenas a alternativa III está correta.
2)Na análise de uma obra que sirva como referência para nosso projeto, temos itens que necessariamente devem ser observados e, posteriormente, dissecados. A obra pode ser de caráter público ou privado, ou, ainda, caracterizar-se por uma parceria entre ambos, com a finalidade de recuperar ou revitalizar uma determinada área da cidade.
Nossa atenção se volta para uma verdadeira decomposição da obra escolhida, afim de que possamos entender o partido arquitetônico, considerando o público que foi atendido a partir das setorizações e dimensionamento dos espaços.
Tomando como base a análise de obras de referência, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   ) Podemos começar pela autoria do projeto, pois em geral, projetos de um mesmo escritório ou profissional remetem a uma identidade própria, metodologia de projeto ou material especificado ainda que sejam projetos completamente diferentes.
(   ) As análises abrangem os setores funcionais e se realizam por meio das plantas dos pavimentos, cortes, elevações e implantação, uma vez que , os desenhos técnicos são essenciais para compreensão dos projetos.
(   ) Com a implantação, identificaremos áreas preservadas e/ou áreas remodeladas. Na análise da topografia, se  ela foi incorporada ao projeto, ou alterada para atendê-lo.
(   ) Identificar o processo de execução e materiais utilizados geram registros dispensáveis, já que nem sempre vamos utilizar processos semelhantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
· a)V – V – F – F
· b)F – F – V – V.
· c)V – F – V – F.
· d)V – F – V – V.
· e)V – V – V – F.
3)Observe atentamente o edifício abaixo ilustrado.
 
Fachada. Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/801584/mercado-lideta-vilalta-arquitectura; Acesso em 18 mai. de 2018.
 
Vista interna. Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/801584/mercado-lideta-vilalta-arquitectura; Acesso em 18 mai. de 2018.
 
O mercado ilustrado estava destinado a ser um centro comercial similar a muitos outros existentes na cidade de Addis Abeba, Etiópia. Através de uma rigorosa análise foram identificados os principais problemas dos centros comerciais da cidade, sendo a maioria construída com fachadas de vidro. Como resultado, são edifícios deficientes em condições térmicas e possuem excesso de luz nos interiores. As visitas ao Antigo Mercado, o maior mercado ao ar livre da África, nos inspiraram a redefinir o programa do edifício, num mercado contemporâneo com vários níveis ao invés de um centro comercial convencional baseado em lojas grandes.
A pele do edifício foi desenhada levando em conta as tradições e condições climáticas locais. A fachada atua como uma proteção solar, controlando a luz natural e a ventilação nos espaços interiores. Foi construída com um sistema pré-fabricado de concreto; suas formas provém de um padrão fractal tradicional etíope utilizado nos tecidos locais. O sistema de ventilação passiva e o controle de luz natural, criado entre a pele do edifício e o átrio interior, geram uma sensação de espaço ao ar livre com um nível lumínico equilibrado.
Levando em consideração os conhecimentos adquiridos sobre análise projetual, assinale a alternativa que se apresenta corretamente.
Alternativas:
· a)A pesquisa referencial realizada para concepção projetual levou em consideração o contexto de outras obras com a mesma temática, e desenvolveu-se espelhando os modelos existentes, principalmente na adoção dos sistemas análogos à produção têxtil local, nas fachadas e ambientes internos.
· b)A pesquisa referencial realizada para concepção projetual levou em consideração o contexto de outras obras com a mesma temática, constatando-se que a tipologia e técnica construtiva continham características comuns condizentes com o local. Dessa forma o partido arquitetônico adotou mais materiais translúcidos nas fachadas.
· c)A pesquisa referencial realizada para concepção projetual levou em consideração o contexto de outras obras com a mesma temática, e de forma crítica, constatou que o modelo utilizado era inadequado, pois as técnicas e os materiais não atendiam aos fatores climáticos locais, apesar de contribuir com a entrada natural de luz.
· d)A pesquisa referencial realizada para concepção projetual levou em consideração o contexto de outras obras com a mesma temática, e de forma crítica, constatou que o modelo utilizado era adequado para os fatores econômicos e sociais da região, que não dispõe de recursos para aproveitar os serviços.
· e)A pesquisa referencial levou em consideração o contexto de outras obras com a mesma temática, e de forma crítica, constatou que o modelo utilizado era inadequado, pois as técnicas e os materiais não atendiam aos fatores climáticos locais. Foi criada uma pele para o edifício, análogo à produção têxtil da região.
4)Arquitetos utilizam a linguagem gráfica para entregar seu produto: o projeto de arquitetura. Tais lançamentos são expressados por meio de ilustrações ortogonais e representações em 3 dimensões. Na arquitetura, o desenho acompanha todas as etapas de desenvolvimento de um projeto. Essas etapas vão desde o lançamento inicial de referências, as primeiras impressões do partido de arquitetura, além da montagem para apresentação, sem deixarmos de mencionar os desenhos técnicos para aprovação e execução da obra.
Com base nessas premissas, analisando as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das descrições contidas na coluna A, com seus respectivos conceitos na coluna B.
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Etapa de produção das plantas, cortes, elevações e implantação do projeto arquitetônico. Neste momento, o estudo é realizado com escala.
	1. Desenhos em perspectiva.
	II. Sua utilidade é documental, são os desenhos que devem ser entregues aos responsáveis por executar o edifício e levados para aprovação nos órgãos públicos.
	2. Desenhos humanizados.
	III. Servem para apresentar uma ilustração ortogonal de forma mais clara e lúdica para compreensão da apropriação dos espaços internos por pessoas que não são da área.
	3. Desenhos ortogonais.
	IV. Estudo das volumetrias, onde se pode compreender as alturas e formas que o projeto proporcionará no terreno e entorno.
	4. Desenhos executivos.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Alternativas:
· a)I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
· b)I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
· c)I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
· d)I - 4; II - 3; III - 1; IV - 2.
· e)I - 3; II - 4; III - 2; IV - 1.
5)Atualmente, o setor de edificações tem se preocupado em desenvolver mais estudos relacionados ao desempenho e conforto térmico dos usuários, além daeficiência energética das edificações. A arquitetura das edificações vai além da preocupação estética e funcional, necessitando de maior atenção na etapa de projeto, sendo necessário que os projetistas possuam conhecimentos complementares, como o domínio de softwares que simulem as condições termo-energéticas das edificações. Através de simulações termoenergeticas, variáveis de desempenho térmico e luminoso das edificações podem ser quantificadas e visualizadas, como temperatura, umidade, movimento do ar, insolação, sombreamento e níveis de iluminação. 
Levando em consideração o texto apresentado, avalie as seguintes afirmativas:
I. As análises, nos diversos programas encontrados no mercado, podem apresentar diferentes resultados, desde um simples estudo de sombreamento realizado pelo software SketchUp, ou por tabelas e gráficos de desempenho térmico em atendimento a norma através do programa Energy Plus ou simulação de conforto térmico.
II. Através de softwares é possível estudar a variável de desempenho térmico e luminoso, como temperaturas, umidade, movimento do ar, insolação, sombreamento e níveis de iluminação.
III. A maquete virtual é que possibilita os estudos e simulações termoenergéticas, realizadas com softwares específicos citados.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)Apenas as afirmativas II e III  estão corretas.
· b)Apenas as afirmativas I e III  estão corretas.
· c)Apenas a afirmativa III está correta.
· d)As afirmativas I, II e III estão corretas.
· e)Apenas as afirmativas I e II  estão corretas.

Outros materiais