Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO Legislação do Sistema CONFEA-CREA para Analista (CREA GO) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Segundo a Lei 6.838/1980, que dispõe sobre o prazo prescricional para a punibilidade de profissional liberal, por falta sujeita a processo disciplinar, a ser aplicada por órgão competente, a punibilidade de profissional liberal, por falta sujeita a processo disciplinar, através de órgão em que esteja inscrito, prescreve em:


a) 3 (três) anos, contados da instauração do processo disciplinar.
b) 3 (três) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
c) 5 (cinco) anos, contados da instauração do processo disciplinar.
d) 5 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
e) 2 (dois) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.

Quanto às Leis n.º 5.194/1966, n.º 6.496/1977 e n.º 6.838/1980, julgue o item.

A punibilidade de profissional liberal prescreve em dois anos, contados da instauração do processo disciplinar.


Certo
Errado

Quanto às Leis n.º 5.194/1966, n.º 6.496/1977 e n.º 6.838/1980, julgue o item.

Todo processo disciplinar paralisado há mais de dois anos, pendente de despacho ou julgamento, será arquivado.


Certo
Errado

Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.

A punibilidade por falta sujeita a processo disciplinar, por meio de órgão em que o profissional esteja inscrito, prescreve em cinco anos, contados da data de verificação do fato.


Certo
Errado

A punibilidade de profissional liberal da Contabilidade, por falta sujeita a processo disciplinar, através de órgão em que esteja inscrito, prescreve em:


a) 01 (um) ano, contado da data de verificação do fato respectivo.
b) 02 (dois) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
c) 03 (três) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
d) 05 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
e) 10 (dez) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.

É garantido aos médicos, aos cirurgiões-dentistas e aos farmacêuticos militares participar de eleições nos Conselhos em que estiverem inscritos, tanto como candidatos quanto como eleitores.


Certo
Errado

O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, são facultativos, nas entidades competentes, para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.


Certo
Errado

As empresas prestadoras de serviços médicos, assim como seus responsáveis legalmente habilitados, deverão registrar-se perante o Conselho Regional de Medicina da jurisdição onde estejam localizadas.


Certo
Errado

A Lei 6.839/80, que versa sobre entidades competentes para fiscalização do exercício profissional, afirma que o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão


a) obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
b) facultativos nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
c) obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, apenas em razão da atividade básica.
d) facultativos nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.

É obrigatório que seja realizado o registro de empresas nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela que prestem a terceiros. A anotação dos profissionais legalmente habilitados, dela encarregados, é facultativa.


Certo
Errado

Conforme a Lei n.º 6.839/1980, o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.


Certo
Errado

Segundo a Lei nº 6.839, de 30 de outubro de 1980, analise as afirmativas a seguir.

I. O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados poderão ser dispensados caso o economista responsável esteja registrado como temporário.
II. O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
III. O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados serão dispensados para as organizações não governamentais nacionais ou estrangeiras.
a) todas estão corretas.
b) apenas uma está correta.
c) apenas duas estão corretas, sendo uma delas a afirmativa I.
d) somente II e III estão corretas.
e) nenhuma está correta.

O registro das empresas nas entidades competentes para a fiscalização do exercício da profissão de químico é obrigatório


a) em razão da sua atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
b) ainda que não prestem serviços a terceiros, desde que possuam profissionais da química em seus quadros.
c) somente em relação à atividade pela qual prestem serviços a terceiros.
d) ainda que não seja sua atividade básica, desde que possuam profissionais da química em seus quadros.
e) somente em razão da sua atividade básica.

Qual alternativa contempla corretamente o que está posto no art. 1º da Lei nº 6.839, de 30 de outubro de 1980?


a) O registro de empresas e a anotação dos profissionais a elas vinculados serão obrigatórios nas entidades competent

Assinale a alternativa que não contraria o disposto pela lei nº 6.839/80.


a) A legislação dispõe sobre o registro, na Justiça Federal, de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões.
b) O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados no exterior, delas encarregados, serão facultativos nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões.
c) A lei dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões.
d) O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades públicas federais e estaduais e facultativas nas entidades municipais, desde que legalmente justificado.
e) Dispõe sobre o registro de empresas nas entidades criadoras do exercício de profissões.

Considere as seguintes afirmativas acerca da Lei nº 6.839/80. À receber denúncia sobre a empresa, resolveu realizar uma diligência ao local e constatou que a mesma não possuía registro junto ao COREN. Essa empresa poderá sofrer as penalidades constantes na Lei nº


a) 6.437/77.
b) 6839/80.
c) 8078/90.
d) 8.142/90.

Qual a lei que instituiu a obrigatoriedade do registro das empresas de prestação de serviços médico-hospitalares nos conselhos regionais de medicina e a anotação dos profissionais legalmente habilitados?


a) Lei 6.839/80.
b) Lei 8.080/90.
c) Decreto 76.973/75.
d) Lei 3.268/57.
e) Portaria 453/98.

O registro de empresas médicas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, são obrigatórios nos Conselhos de Medicina, em razão de sua atividade básica ou em relação àquela pela qual prestam serviços a terceiros, consoante o disposto no/na


a) Lei nº 6.839/80.
b) Lei nº 8.080/90.
c) Decreto 76.973/75.
d) Lei nº 3.268/57.
e) Portaria 453/98.

Assinale a alternativa INCORRETA.


a) As empresas, instituições, entidades ou estabelecimentos prestadores de assistência à saúde com personalidade jurídica de direito privado devem registrar-se nos conselhos regionais de medicina da jurisdição em que atuarem, nos termos da leis nº 6.839/80.
b) Os Conselhos de fiscalização do exercício profissional foram tradicionalmente definid

Marque a alternativa que registra a redação correta do art. 1º da citada Lei.


a) Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, não serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
b) Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
c) Art. 1º O registro de empresas legalmente habilitadas, é obrigatório nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
d) Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões.
e) Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, não serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão do não exercício da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Segundo a Lei 6.838/1980, que dispõe sobre o prazo prescricional para a punibilidade de profissional liberal, por falta sujeita a processo disciplinar, a ser aplicada por órgão competente, a punibilidade de profissional liberal, por falta sujeita a processo disciplinar, através de órgão em que esteja inscrito, prescreve em:


a) 3 (três) anos, contados da instauração do processo disciplinar.
b) 3 (três) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
c) 5 (cinco) anos, contados da instauração do processo disciplinar.
d) 5 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
e) 2 (dois) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.

Quanto às Leis n.º 5.194/1966, n.º 6.496/1977 e n.º 6.838/1980, julgue o item.

A punibilidade de profissional liberal prescreve em dois anos, contados da instauração do processo disciplinar.


Certo
Errado

Quanto às Leis n.º 5.194/1966, n.º 6.496/1977 e n.º 6.838/1980, julgue o item.

Todo processo disciplinar paralisado há mais de dois anos, pendente de despacho ou julgamento, será arquivado.


Certo
Errado

Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.

A punibilidade por falta sujeita a processo disciplinar, por meio de órgão em que o profissional esteja inscrito, prescreve em cinco anos, contados da data de verificação do fato.


Certo
Errado

A punibilidade de profissional liberal da Contabilidade, por falta sujeita a processo disciplinar, através de órgão em que esteja inscrito, prescreve em:


a) 01 (um) ano, contado da data de verificação do fato respectivo.
b) 02 (dois) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
c) 03 (três) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
d) 05 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
e) 10 (dez) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.

É garantido aos médicos, aos cirurgiões-dentistas e aos farmacêuticos militares participar de eleições nos Conselhos em que estiverem inscritos, tanto como candidatos quanto como eleitores.


Certo
Errado

O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, são facultativos, nas entidades competentes, para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.


Certo
Errado

As empresas prestadoras de serviços médicos, assim como seus responsáveis legalmente habilitados, deverão registrar-se perante o Conselho Regional de Medicina da jurisdição onde estejam localizadas.


Certo
Errado

A Lei 6.839/80, que versa sobre entidades competentes para fiscalização do exercício profissional, afirma que o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão


a) obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
b) facultativos nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
c) obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, apenas em razão da atividade básica.
d) facultativos nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.

É obrigatório que seja realizado o registro de empresas nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela que prestem a terceiros. A anotação dos profissionais legalmente habilitados, dela encarregados, é facultativa.


Certo
Errado

Conforme a Lei n.º 6.839/1980, o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.


Certo
Errado

Segundo a Lei nº 6.839, de 30 de outubro de 1980, analise as afirmativas a seguir.

I. O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados poderão ser dispensados caso o economista responsável esteja registrado como temporário.
II. O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
III. O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados serão dispensados para as organizações não governamentais nacionais ou estrangeiras.
a) todas estão corretas.
b) apenas uma está correta.
c) apenas duas estão corretas, sendo uma delas a afirmativa I.
d) somente II e III estão corretas.
e) nenhuma está correta.

O registro das empresas nas entidades competentes para a fiscalização do exercício da profissão de químico é obrigatório


a) em razão da sua atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
b) ainda que não prestem serviços a terceiros, desde que possuam profissionais da química em seus quadros.
c) somente em relação à atividade pela qual prestem serviços a terceiros.
d) ainda que não seja sua atividade básica, desde que possuam profissionais da química em seus quadros.
e) somente em razão da sua atividade básica.

Qual alternativa contempla corretamente o que está posto no art. 1º da Lei nº 6.839, de 30 de outubro de 1980?


a) O registro de empresas e a anotação dos profissionais a elas vinculados serão obrigatórios nas entidades competent

Assinale a alternativa que não contraria o disposto pela lei nº 6.839/80.


a) A legislação dispõe sobre o registro, na Justiça Federal, de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões.
b) O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados no exterior, delas encarregados, serão facultativos nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões.
c) A lei dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões.
d) O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades públicas federais e estaduais e facultativas nas entidades municipais, desde que legalmente justificado.
e) Dispõe sobre o registro de empresas nas entidades criadoras do exercício de profissões.

Considere as seguintes afirmativas acerca da Lei nº 6.839/80. À receber denúncia sobre a empresa, resolveu realizar uma diligência ao local e constatou que a mesma não possuía registro junto ao COREN. Essa empresa poderá sofrer as penalidades constantes na Lei nº


a) 6.437/77.
b) 6839/80.
c) 8078/90.
d) 8.142/90.

Qual a lei que instituiu a obrigatoriedade do registro das empresas de prestação de serviços médico-hospitalares nos conselhos regionais de medicina e a anotação dos profissionais legalmente habilitados?


a) Lei 6.839/80.
b) Lei 8.080/90.
c) Decreto 76.973/75.
d) Lei 3.268/57.
e) Portaria 453/98.

O registro de empresas médicas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, são obrigatórios nos Conselhos de Medicina, em razão de sua atividade básica ou em relação àquela pela qual prestam serviços a terceiros, consoante o disposto no/na


a) Lei nº 6.839/80.
b) Lei nº 8.080/90.
c) Decreto 76.973/75.
d) Lei nº 3.268/57.
e) Portaria 453/98.

Assinale a alternativa INCORRETA.


a) As empresas, instituições, entidades ou estabelecimentos prestadores de assistência à saúde com personalidade jurídica de direito privado devem registrar-se nos conselhos regionais de medicina da jurisdição em que atuarem, nos termos da leis nº 6.839/80.
b) Os Conselhos de fiscalização do exercício profissional foram tradicionalmente definid

Marque a alternativa que registra a redação correta do art. 1º da citada Lei.


a) Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, não serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
b) Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
c) Art. 1º O registro de empresas legalmente habilitadas, é obrigatório nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
d) Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões.
e) Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, não serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão do não exercício da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.

Prévia do material em texto

1) 
2) 
3) 
Legislação do Sistema CONFEA/CREA para Analista (CREA GO) 2023
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2uG4m
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/1032873
FUNDUNISUL - Adv (CRC SC)/CRC SC/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.838/1980 - Prazo Prescricional para a
Punibilidade de Profissional Liberal
Segundo a Lei 6.838/1980, que dispõe sobre o prazo prescricional para a punibilidade de profissional
liberal, por falta sujeita a processo disciplinar, a ser aplicada por órgão competente, a punibilidade de
profissional liberal, por falta sujeita a processo disciplinar, através de órgão em que esteja inscrito,
prescreve em:
a) 3 (três) anos, contados da instauração do processo disciplinar.
b) 3 (três) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
c) 5 (cinco) anos, contados da instauração do processo disciplinar.
d) 5 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
e) 2 (dois) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1197816
QUADRIX - Ag Adm (CREA TO)/CREA TO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.838/1980 - Prazo Prescricional para a
Punibilidade de Profissional Liberal
Quanto às Leis n.º 5.194/1966, n.º 6.496/1977 e n.º 6.838/1980, julgue o item.
 
A punibilidade de profissional liberal prescreve em dois anos, contados da instauração do processo
disciplinar.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1198298
QUADRIX - Adv (CREA TO)/CREA TO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.838/1980 - Prazo Prescricional para a
Punibilidade de Profissional Liberal
Quanto às Leis n.º 5.194/1966, n.º 6.496/1977 e n.º 6.838/1980, julgue o item.
 
Todo processo disciplinar paralisado há mais de dois anos, pendente de despacho ou julgamento, será
arquivado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1203736
QUADRIX - Ag Fisc (CREA GO)/CREA GO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.838/1980 - Prazo Prescricional para a
Punibilidade de Profissional Liberal
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2uG4m
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1032873
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1197816
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1198298
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1203736
4) 
5) 
6) 
7) 
Conforme a Lei n.º 6.838/1980, a Lei n.º 4.950‐A/1966, a Lei n.º 7.410/1985 e a Lei n.º 8.195/1991,
julgue o item.
 
Todo processo disciplinar paralisado há mais de dois anos, pendente de despacho ou julgamento, será
arquivado mediante requerimento da parte interessada.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1204417
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/"Sem Área"/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.838/1980 - Prazo Prescricional para a
Punibilidade de Profissional Liberal
Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.
 
A punibilidade por falta sujeita a processo disciplinar, por meio de órgão em que o profissional esteja
inscrito, prescreve em cinco anos, contados da data de verificação do fato.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1204418
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/"Sem Área"/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.838/1980 - Prazo Prescricional para a
Punibilidade de Profissional Liberal
Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.
 
A notificação feita diretamente ao profissional faltoso suspende o curso do prazo prescricional, que será
retomado quando for apresentada defesa escrita.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1006724
FEPESE - Ass (CRC SC)/CRC SC/Jurídico/2010
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.838/1980 - Prazo Prescricional para a
Punibilidade de Profissional Liberal
A punibilidade de profissional liberal da Contabilidade, por falta sujeita a processo disciplinar, através
de órgão em que esteja inscrito, prescreve em:
a) 01 (um) ano, contado da data de verificação do fato respectivo.
b) 02 (dois) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
c) 03 (três) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
d) 05 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
e) 10 (dez) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1204417
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1204418
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1006724
8) 
9) 
10) 
11) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2069236
QUADRIX - Farm (CRF GO)/CRF GO/Fiscal/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
À luz da Lei n.o 6.681/1979 e da Lei n.o 6.839/1980, julgue o item.
 
É garantido aos médicos, aos cirurgiões-dentistas e aos farmacêuticos militares participar de eleições nos
Conselhos em que estiverem inscritos, tanto como candidatos quanto como eleitores.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2069238
QUADRIX - Farm (CRF GO)/CRF GO/Fiscal/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
À luz da Lei n.o 6.681/1979 e da Lei n.o 6.839/1980, julgue o item.
 
O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, são
facultativos, nas entidades competentes, para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em
razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2382846
QUADRIX - Ag Fisc (CREMEGO)/CREMEGO/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas Entidades
Fiscalizadoras
Segundo a Lei Federal n.º 6.839/1980, julgue o item.
 
As empresas prestadoras de serviços médicos, assim como seus responsáveis legalmente habilitados,
deverão registrar-se perante o Conselho Regional de Medicina da jurisdição onde estejam localizadas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1574403
IDIB - Cont (CRF MS)/CRF MS/2021
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
A Lei 6.839/80, que versa sobre entidades competentes para fiscalização do exercício profissional,
afirma que o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas
encarregados, serão
a) obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões,
em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
b) facultativos nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões,
em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
c) obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões,
apenas em razão da atividade básica.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2069236
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2069238
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2382846
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1574403
12) 
13) 
14) 
15) 
d) facultativos nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões,
em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1649313
QUADRIX - Fis Biom (CRBM 4 PA)/CRBM 4 (PA RO)/2021
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
À luz da Lei n.o 6.839/1980, da Lei n.º 12.037/2009, da Lei n.º 13.709/2018 e do Decreto n.º
9.094/2017, julgue o item a seguir.
 
Nos termos da Lei n.º 6.839/1980, o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente
habilitados, delas encarregados, serão facultativos, nas entidades competentes, para a fiscalização do
exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação aos serviços que prestem a
terceiros.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1198618
QUADRIX - Fono Fis (CREFONO 5)/CREFONO 5/2020
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
EntidadesFiscalizadoras
À luz das Leis n.º 6.839/1980 e n.º 12.401/2011, julgue o item.
 
É obrigatório que seja realizado o registro de empresas nas entidades competentes para a fiscalização do
exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela que prestem a
terceiros. A anotação dos profissionais legalmente habilitados, dela encarregados, é facultativa.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/798474
QUADRIX - Nutri Fisc (CRN 10)/CRN 10/2018
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
Com relação ao referencial legal de políticas públicas e às ações nutricionais, julgue o item que se
segue.
 
Conforme a Lei n.º 6.839/1980, o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente
habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do
exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem
serviços a terceiros.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1200537
QUADRIX - Psic OF (CRP 2 (PE))/CRP 2 (PE)/2018
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
De acordo com a Lei n.º 6.839/1980, assinale a alternativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1649313
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1198618
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/798474
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1200537
16) 
17) 
a) O registro de empresas legalmente habilitadas para atuação em psicologia é de atribuição do
governo federal, estadual e municipal.
b) O registro de profissionais de psicologia que não possuem inscrição no CRP, como é o caso de
muitos professores de psicologia, é de atribuição de entidades fiscalizadoras competentes do governo
estadual.
c) O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados,
serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões,
em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
d) O registro de empresas e profissionais, com o título de especialista, que estão legalmente
habilitados para atuação em psicologia é de atribuição das entidades competentes para a fiscalização
do exercício das diversas profissões e dos governos estaduais e municipais.
e) A Lei n.º 6.839/1980 não possui relação direta com o registro de empresas e profissionais nas
entidades fiscalizadoras do exercício de cada profissão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/969012
QUADRIX - FPE (CORECON PE)/CORECON PE/2016
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
Segundo a Lei nº 6.839, de 30 de outubro de 1980, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados poderão ser
dispensados caso o economista responsável esteja registrado como temporário.
 
II. O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas
encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das
diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a
terceiros.
 
III. O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados serão dispensados
para as organizações não governamentais nacionais ou estrangeiras.
 
Pode-se afirmar que:
a) todas estão corretas.
b) apenas uma está correta.
c) apenas duas estão corretas, sendo uma delas a afirmativa I.
d) somente II e III estão corretas.
e) nenhuma está correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/453061
IADES - PSA (CRQ 21)/CRQ 21 (ES)/Suporte Administrativo/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
O registro das empresas nas entidades competentes para a fiscalização do exercício da profissão de
químico é obrigatório
a) em razão da sua atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
b) ainda que não prestem serviços a terceiros, desde que possuam profissionais da química em seus
quadros.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/969012
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/453061
18) 
19) 
20) 
c) somente em relação à atividade pela qual prestem serviços a terceiros.
d) ainda que não seja sua atividade básica, desde que possuam profissionais da química em seus
quadros.
e) somente em razão da sua atividade básica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/953222
MS CONCURSOS - FNT (CREA MG)/CREA MG/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
Qual alternativa contempla corretamente o que está posto no art. 1º da Lei nº 6.839, de 30 de
outubro de 1980?
a) O registro de empresas e a anotação dos profissionais a elas vinculados serão obrigatórios nas
entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões.
b) O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados,
serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões,
em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
c) O registro dos profissionais legalmente habilitados será obrigatório, nas entidades competentes
para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação
àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
d) O registro de empresas será obrigatório, nas entidades competentes para a fiscalização do
exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual
prestem serviços a terceiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1159472
QUADRIX - Ag (CREF 14)/CREF 14/Fiscalização/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
Assinale a alternativa que não contraria o disposto pela lei nº 6.839/80. 
a) A legislação dispõe sobre o registro, na Justiça Federal, de empresas nas entidades fiscalizadoras
do exercício de profissões.
b) O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados no exterior, delas
encarregados, serão facultativos nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das
diversas profissões.
c) A lei dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões.
d) O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados,
serão obrigatórios nas entidades públicas federais e estaduais e facultativas nas entidades municipais,
desde que legalmente justificado.
e) Dispõe sobre o registro de empresas nas entidades criadoras do exercício de profissões. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1159591
QUADRIX - Moto (CREF 14)/CREF 14/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
Considere as seguintes afirmativas acerca da Lei nº 6.839/80.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/953222
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1159472
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1159591
21) 
22) 
I. A Lei nº 6.839/80 dispõe sobre o registro de empresas nas entidades criadoras do exercício de
profissões.
II. A legislação em tela é federa I e, dessa forma, pode ser aplicada em âmbito latino-americano,
conforme determina a Lei nº 12.008/13.
III. O registro de empresas e anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados,
serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas
profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a
terceiros.
De acordo com a Lei nº 6.839/80:
a) somente I é falsa, pois a Lei nº 6.839/80 não dispõe sobre o registro de empresas nas entidades
criadoras do exercício de profissões, mas sim sobre o registro de empresas nas entidades públicase
privadas de proteção ao consumidor.
b) somente I e II são falsas.
c) I, II e III são verdadeiras.
d) somente III é falsa, pois a obrigatoriedade não existe se o registro de empresas tiver coligação
com empresas do exterior, especialmente da América Latina, que já abrange a legislação pertinente.
e) I, II e III são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/855796
FADESP - Fisc (COREN PA)/COREN PA/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
Um profissional enfermeiro, após realizar uma pesquisa de mercado e detectar que um número
significativo de pessoas, principalmente de idosos, necessitava constantemente de cuidados de
enfermagem em nível domiciliar, constituiu uma empresa de home-care para atender a essa demanda,
na qual trabalhavam três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem. O Conselho Regional de
Enfermagem, após receber denúncia sobre a empresa, resolveu realizar uma diligência ao local e
constatou que a mesma não possuía registro junto ao COREN. Essa empresa poderá sofrer as
penalidades constantes na Lei nº
a) 6.437/77.
b) 6839/80.
c) 8078/90.
d) 8.142/90.
www.tecconcursos.com.br/questoes/505489
Instituto AOCP - Med Fisc (CRM MT)/CRM MT/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
Qual a lei que instituiu a obrigatoriedade do registro das empresas de prestação de serviços médico-
hospitalares nos conselhos regionais de medicina e a anotação dos profissionais legalmente habilitados?
a) Lei 6.839/80.
b) Lei 8.080/90.
c) Decreto 76.973/75.
d) Lei 3.268/57.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/855796
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/505489
23) 
24) 
25) 
e) Portaria 453/98.
www.tecconcursos.com.br/questoes/505510
Instituto AOCP - Med Fisc (CRM MT)/CRM MT/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
O registro de empresas médicas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas
encarregados, são obrigatórios nos Conselhos de Medicina, em razão de sua atividade básica ou em
relação àquela pela qual prestam serviços a terceiros, consoante o disposto no/na
a) Lei nº 6.839/80.
b) Lei nº 8.080/90.
c) Decreto 76.973/75.
d) Lei nº 3.268/57.
e) Portaria 453/98.
www.tecconcursos.com.br/questoes/505514
Instituto AOCP - Med Fisc (CRM MT)/CRM MT/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
Assinale a alternativa INCORRETA.
a) As empresas, instituições, entidades ou estabelecimentos prestadores de assistência à saúde com
personalidade jurídica de direito privado devem registrar-se nos conselhos regionais de medicina da
jurisdição em que atuarem, nos termos da leis nº 6.839/80.
b) Os Conselhos de fiscalização do exercício profissional foram tradicionalmente definidos como
autarquias federais, pois exercem atividade que, em princípio, seria do Estado.
c) A Lei 6.839/80 determinou que não é necessário que as pessoas jurídicas que exerçam atividades
profissionais – no caso atividade médica – registrem-se nos Conselhos, para efeito da fiscalização do
exercício da atividade médica e das condições desse exercício (hospitais, clínicas, etc.).
d) O Conselho Federal e Regional de Medicina define-se como autarquias dotadas de autonomia
administrativa e financeira, gozando de personalidade jurídica de direito público, gozando das
prerrogativas e dos deveres das entidades de direito público.
e) O Conselho Federal e Regional de Medicina que não recebe verbas públicas, mas contribuições
obrigatórias dos profissionais, cujo registro é imprescindível para o exercício da profissão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1297864
Concepção - Ass (CREFITO 7)/CREFITO 7/Administrativo/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
A LEI Nº 6.839, de 30 de outubro 1980, dispõe sobre o registro de empresas nas entidades
fiscalizadoras do exercício de profissões.
 
Marque a alternativa que registra a redação correta do art. 1º da citada Lei.
a) Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas
encarregados, não serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das
diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a
terceiros.
b) Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas
encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/505510
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/505514
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1297864
26) 
27) 
diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a
terceiros.
c) Art. 1º O registro de empresas legalmente habilitadas, é obrigatório nas entidades competentes
para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação
àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
d) Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas
encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das
diversas profissões.
e) Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas
encarregados, não serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das
diversas profissões, em razão do não exercício da atividade básica ou em relação àquela pela qual
prestem serviços a terceiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/768623
QUADRIX - Ass Adm (CREF 4)/CREF 4/2011
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
Analise o artigo a seguir da Lei n° 6.839, de 30 de outubro de 1980, e escolha a alternativa que,
corretamente, preenche as lacunas.
 
Art. 1º O ____________ e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados,
serão ____________ nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões,
em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem ____________.
 
a) registro de empresas; obrigatórios. serviços a terceiros
b) registro de academias; facultativos; serviços comunitários
c) registro de academias; obrigatórios em casos especiais; serviços comunitários.
d) registro de academias; facultativos; serviços a terceiros
e) registro de empresas; facultativos; serviços a terceiros
 
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/856129
IAUPE - Med Fisc (CREMEPE)/CREMEPE/2009
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 6.839/1980 - Registro de Empresas nas
Entidades Fiscalizadoras
Qual a Lei que dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de
profissões?
a) 6.839
b) 3.268
c) 8.080
d) 8.015
e) 8.142
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/768623
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/856129
28) 
29) 
30) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2436316
AVANÇASP - Eng (SM Arcanjo)/Pref SM Arcanjo/Agrônomo/2023
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de Engenheiro,
Arquiteto e Agrônomo
Qual é a Lei Federal que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro
Agrônomo?
a) Lei nº 12.378/2010.
b) Lei nº 9.295/1946.
c) Lei nº 5194/1966.
d) Lei nº 9.696/1998.
e) Lei nº 7.410/1985.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1912446
UFMT - Per Of (POLITEC MT)/POLITEC MT/Criminal/Engenharia Civil/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
O Código de Ética dos profissionais de Engenharia estabelece conceitos e regras pertinentes ao
exercício profissional. Sobre esse tema, analise as afirmativas.
I- Os direitos de autoria de um projeto de Engenharia sempre pertencem ao autor e ao proprietário
da obra.II- Cabem ao profissional que tenha elaborado projetos ou outros serviços técnicos os prêmios ou
distinções honoríficas.
III- Ao autor do projeto é assegurado o direito de acompanhar a execução da obra, de modo a
garantir a realização, de acordo com as condições e especificações e demais pormenores técnicos
nele estabelecidos.
IV- Se o profissional, registrado em um determinado Conselho Regional exercer atividade em outra
região, poderá, sem novo registro, atuar profissionalmente.
Estão corretas as afirmativas
a) II e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1968908
CEBRASPE (CESPE) - AAAJ (DP DF)/DP DF/Arquitetura/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A respeito das atribuições profissionais para projeto, execução e fiscalização de obras arquitetônicas,
julgue o item que se segue.
 
Ao autor do projeto arquitetônico é assegurado o direito de acompanhar a execução da obra, de modo a
garantir a sua realização, de acordo com as condições, as especificações e demais pormenores técnicos
nele estabelecidos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2436316
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1912446
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1968908
31) 
32) 
33) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2147823
IDECAN - GDR (AGRAER MS)/AGRAER MS/Área 3/Engenharia Civil/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei n° 5.194 de 24 de dezembro de 1966 regula o exercício das profissões de Engenheiro,
Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo. Os profissionais habilitados na forma estabelecida por essa Lei só
poderão exercer a profissão após o registro no Conselho Regional, sob cuja jurisdição se achar o local de
sua atividade. Sobre o CREA, assinale a alternativa correta.
a) O CREA não é um órgão de fiscalização do exercício das profissões de engenharia, cabe à
prefeitura realizar essa fiscalização.
b) O CREA deve, como uma de suas atribuições, examinar reclamações e representações acerca de
registros.
c) A única fonte de renda do CREA é parte das anuidades cobradas dos profissionais.
d) Os CREAs são constituídos por brasileiros ou estrangeiros diplomados em exclusivamente em
engenharia, legalmente habilitados ou não ao exercício da profissão.
e) Cabe ao CREA julgar em última instância os recursos sobre registros, decisões e penalidades
impostas aos profissionais
www.tecconcursos.com.br/questoes/2199259
IDECAN - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Engenheiro Civil/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que "regula o exercício das profissões de engenheiro,
arquiteto e engenheiro agrônomo, e dá outras providências", também trata das penalidades aplicáveis
por infração da mesma.
 
Com relação às penalidades aplicáveis à Lei nº 5.194/66, assinale a alternativa incorreta.
a) As penas de advertência reservada são aplicáveis aos profissionais que deixarem de cumprir
disposições do Código de Ética, tendo em vista a gravidade da falta e os casos de reincidência, a
critério das respectivas Câmaras Especializas.
b) O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo
profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.
c) Independentemente da infração, não é permitido aplicar uma penalidade de censura pública a um
profissional registrado no CREA.
d) As pessoas não habilitadas que exercerem as profissões reguladas na Lei nº 5.194/66 estão
sujeitas às penalidades previstas na Lei de Contravenções Penais.
e) De acordo com a gravidade da falta, a suspensão temporária do exercício profissional é uma
penalidade aplicável.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2199286
IDECAN - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Engenheiro Civil/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei nº 5.194, de 24de dezembro de 1966, trata da instituição a época, do Conselho Federal de
Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), indicando-o como a instância superior da fiscalização do
exercício profissional da engenharia, da arquitetura e da agronomia.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2147823
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2199259
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2199286
34) 
35) 
 
Julgue os itens a seguir, como verdadeiro ou falso, analisando se são atribuições do Conselho Federal.
 
I. Homologar os regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais.
 
II. Examinar os requerimentos e processos de registro em geral, expedindo as carteiras profissionais
ou documentos de registro.
 
III. Aprovar ou não as propostas de criação de novos Conselhos Regionais.
 
IV. Examinar e aprovar a proporção das representações dos grupos profissionais nos Conselhos
Regionais.
 
Com base nos itens apresentados anteriormente, são atribuições do Conselho Federal:
a) Apenas os Itens I e II.
b) Apenas os itens I e III.
c) Apenas os itens II, III e IV.
d) Apenas os itens I, III e IV.
e) Todos os itens.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2199293
IDECAN - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Engenheiro Civil/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Com relação às anuidades, emolumentos e taxas do registro e fiscalização profissional, dispostos na
Lei nº 5.194/66, assinale a alternativa correta.
a) É opcional aos engenheiros o pagamento de anuidade ao Conselho Regional, a cuja jurisdição
pertencerem.
b) O registro profissional é automaticamente cancelado caso deixe de pagar a anuidade, a que
estiver sujeito, durante 1 ano, sendo obrigatório o pagamento da dívida para reativar o registro.
c) O pagamento da anuidade devida por profissional somente será aceito após verificada a ausência,
de quaisquer débitos concernentes a multas, emolumentos, taxas ou anuidades de exercício
anteriores.
d) O profissional que tiver o registro cancelado por falta de pagamento da anuidade pode continuar a
exercer legalmente as atividades reguladas na Lei nº 5.194/66.
e) O pagamento da anuidade após 31 de janeiro terá o acréscimo de 25%, a título de mora, quando
efetuado no mesmo exercício.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2199294
IDECAN - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Engenheiro Civil/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Sobre as atribuições dos Conselhos Regionais, CREAs, detalhadas na Lei nº 5.194/66, assinale a
alternativa correta.
a) Julgar em última instância os recursos sobre registros, decisões e penalidades impostas pelo
próprio Conselho Regional.
b) Estabelecer normas gerais para os regimentos e funcionamento dos Conselhos Regionais.
c) Publicar anualmente a relação de títulos, cursos e escolas de ensino superior, assim como,
periodicamente, relação de profissionais habilitados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2199293
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2199294
36) 
37) 
38) 
d) Examinar e aprovar a proporção das representações dos grupos profissionais nos Conselhos
Regionais.
e) Registrar as tabelas básicas de honorários profissionais elaboradas pelos órgãos de classe.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2199320
IDECAN - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Engenheiro Civil/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regula o exercício da profissão do engenheiro e, além
disso, apresenta as atividades e atribuições profissionais do engenheiro.
 
Sobre as atividades e atribuições profissionais do engenheiro, assinale a alternativa correta.
a) Os engenheiros não podem desempenhar cargos ou comissões ementidades estatais.
b) As atividades e atribuições profissionais de ensino e pesquisa podem ser exercidas por
engenheiros, porém experimentações e ensaios não podem.
c) As atividades e atribuições profissionais de fiscalização de obras e serviços técnicos podem ser
exercidas por engenheiros.
d) Os engenheiros podem executar obras e serviços técnicos, mas não podem exercer atividade de
direção de obras.
e) Entre as atribuições profissionais e atividades dos engenheiros estão a produção técnica
especializada industrial, mas não a agropecuária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478253
IESES - Ag (CREA SC)/CREA SC/Administrativo/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei Federal nº 5.194/66, que regula o exercício das profissões do engenheiro e do
engenheiro agrônomo, é correto afirmar:
a) Os profissionais habilitados na forma estabelecida nessa lei só poderão exercer a profissão após o
registro no Conselho Federal.
b) Aos profissionais registrados de acordo com a Lei Federal nº 5.194/66 será fornecida carteira
profissional, conforme modelo adotado pelo respectivo Conselho Regional, contendo o número do
registro, a natureza do título, especializações e todos os elementos necessários à sua identificação.
c) A carteira profissional substituirá o diploma, valerá como documento de identidade e terá fé
pública.
d) A expedição da carteira profissional pelo Conselho Federal será gratuita.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478255
IESES - Ag (CREA SC)/CREA SC/Administrativo/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei Federal nº 5.194/66, que regula o exercício das profissões de Engenheiro,
Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, fazem parte da composição do Conselho Federal de Engenharia,
Arquitetura e Agronomia - CONFEA.
a) 18 representantes de grupos profissionais, sendo 10 engenheiros representantes de modalidades
de engenharia estabelecida em termos genéricos pelo Conselho Federal, no mínimo de 3
modalidades, de maneira a corresponderem às formações técnicas constantes dos registros nele
existentes; 4 arquitetos e 4 engenheiros-agrônomos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2199320
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478253
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478255
39) 
40) 
b) 15 representantes de grupos profissionais, sendo 7 engenheiros representantes de modalidades
de engenharia estabelecida em termos genéricos pelo Conselho Federal, no mínimo de 3
modalidades, de maneira a corresponderem às formações técnicas constantes dos registros nele
existentes; 4 arquitetos e 4 engenheiros-agrônomos.
c) 18 representantes de grupos profissionais, sendo 8 engenheiros representantes de modalidades
de engenharia estabelecida em termos genéricos pelo Conselho Federal, no mínimo de 3
modalidades, de maneira a corresponderem às formações técnicas constantes dos registros nele
existentes; 5 arquitetos e 5 engenheiros-agrônomos.
d) 15 representantes de grupos profissionais, sendo 9 engenheiros representantes de modalidades
de engenharia estabelecida em termos genéricos pelo Conselho Federal, no mínimo de 3
modalidades, de maneira a corresponderem às formações técnicas constantes dos registros nele
existentes; 3 arquitetos e 3 engenheiros-agrônomos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478259
IESES - Ag (CREA SC)/CREA SC/Administrativo/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com o disposto na Lei Federal 5.194/66, que regula o exercício das profissões do
engenheiro e do engenheiro agrônomo, é correto afirmar:
 
I. Dentre as atividades e atribuições profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-
agrônomo constam as de direção de obras e serviços técnicos.
 
II. Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo a pessoa física
ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos profissionais de
que trata Lei Federal 5.194/66 e que não possua registro nos Conselhos Regionais.
 
III. Dentre as atribuições dos Conselhos Regionais está a de publicar anualmente a relação de
títulos, cursos e escolas de ensino superior, assim como, periodicamente, relação de profissionais
habilitados.
 
IV. A sede dos Conselhos Regionais, em cada unidade da Federação, será no Município que possuir
maior número de faculdades ou escolas superiores de engenharia, arquitetura ou agronomia, oficiais
ou reconhecidas.
a) Apenas os itens II e III estão corretos.
b) Apenas os itens I e II estão corretos.
c) Apenas os itens I e IV estão corretos.
d) Apenas os itens III e IV estão corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478261
IESES - Ag (CREA SC)/CREA SC/Administrativo/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei Federal nº 5.194/66, que regula o exercício das profissões do engenheiro e do
engenheiro agrônomo, em relação aos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia
(CREA), é correto afirmar:
 
I. A proporcionalidade dos representantes de cada categoria profissional será estabelecida em face
dos números totais dos registros no Conselho Regional, assegurando o mínimo de dois
representantes por entidade.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478259
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478261
41) 
42) 
II. O mandato dos conselheiros regionais será de 3 anos e se renovará, anualmente pelo terço de
seus membros.
 
III. Cada Conselho Regional terá inspetorias, para fins de fiscalização, nas cidades ou zonas onde se
fizerem necessárias.
 
IV. O presidente do Conselho Regional será eleito por maioria absoluta de seus membros e terá
mandato de 2 anos.
a) Apenas os itens II e III estão corretos.
b) Apenas os itens I e II estão corretos.
c) Apenas os itens I e IV estão corretos.
d) Apenas os itens III e IV estão corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478264
IESES - Ag (CREA SC)/CREA SC/Administrativo/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei Federal nº 5.194/66, que regula o exercício das profissões do engenheiro e do
engenheiro agrônomo, assinale a alternativa correta:
 
I. O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo
profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.
 
II. Dentre as penalidades previstas na Lei Federal nº 5.194/66, estão a advertência, censura
reservada e multa.
 
III. As entidades que contratarem profissionais estrangeiros, com títulos registrados
temporariamente pelos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, são
obrigadas a manter, junto a eles, um assistente brasileiro do ramo profissional respectivo.
 
IV. Nenhum profissional poderá exercer funções eletivas em Conselhos em períodos sucessivos.
a) Apenas os itens II e III estão corretos.
b) Apenas os itens I e III estão corretos.
c) Apenas os itens I e IV estão corretos.
d) Apenas os itens II e IV estão corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478328
IESES - Ag (CREA SC)/CREA SC/Fiscal/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei Federal nº 5.194/66, que regula o exercício das profissões do engenheiro e do
engenheiro agrônomo, são atribuições do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia
(CONFEA), assinale a alternativa correta:
a) Julgar e decidir, em grau de recurso, os processos de infração à Lei Federal nº 5.194/66, enviados
pelas Câmaras Especializadas.
b) Criar inspetorias e nomear inspetores especiais para maior eficiência da fiscalização.
c) Julgar, em grau de recurso, os processos de imposição de penalidades e multas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478264https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478328
43) 
44) 
d) Julgar, em grau de recurso, as infrações do Código de Ética Profissional do engenheiro, arquiteto e
engenheiro-agrônomo, elaborado pelas entidades de classe.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478331
IESES - Ag (CREA SC)/CREA SC/Fiscal/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei Federal nº 5.194/66, que regula o exercício das profissões do engenheiro e do
engenheiro agrônomo, assinale a alternativa correta:
 
I. As atividades de produção técnica especializada, industrial ou agropecuária poderão ser exercidas,
exclusivamente, por pessoas físicas, para tanto legalmente habilitadas.
 
II. As qualificações de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo só podem ser acrescidas à
denominação de pessoa jurídica composta exclusivamente de profissionais que possuam tais títulos.
 
III. Cabe às Congregações das escolas e faculdades de engenharia, arquitetura e agronomia indicar,
aos CREAs da Unidade da Federação a que pertencem, em função dos títulos apreciados através da
formação profissional, em termos genéricos, as características dos profissionais por ela diplomados.
 
IV. Só poderá ter em sua denominação as palavras engenharia, arquitetura ou agronomia a firma
comercial ou industrial cuja diretoria for composta, em sua maioria, de profissionais registrados nos
Conselhos Regionais.
a) Apenas os itens I e II estão corretos.
b) Apenas os itens III e IV estão corretos.
c) Apenas os itens II e IV estão corretos.
d) Apenas os itens I e III estão corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478333
IESES - Ag (CREA SC)/CREA SC/Fiscal/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Consoante o disposto na Lei Federal nº 5.194/66, que regula o exercício das profissões do
engenheiro e do engenheiro agrônomo, analise os itens abaixo e assinale a afirmativa correta:
 
I. Se o profissional, firma ou organização, registrado em qualquer Conselho Regional, exercer
atividade em outra Região, ficará obrigado a visar, nela, o seu registro.
 
II. Os diplomados por escolas ou faculdades de engenharia, arquitetura ou agronomia, oficiais ou
reconhecidas, cujos diplomas não tenham sido registrados, mas estejam em processamento na
repartição federal competente, só poderão exercer as respectivas profissões após registro definitivo
no Conselho Regional.
 
III. Devidamente comprovada a solicitação, mas recusando-se o autor do projeto ou plano original a
prestar sua colaboração em proceder a alterações ou modificações, elas poderão ser feitas por outro
profissional habilitado, cabendo a responsabilidade pelo projeto ou plano modificado ao profissional
que inicialmente os tenha elaborado.
 
IV. As firmas, sociedades e empresas em geral, que se organizem para executar obras ou serviços
relacionados na forma estabelecida na Lei nº 5.194/66, só poderão iniciar suas atividades depois de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478331
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478333
45) 
46) 
promoverem o competente registro nos Conselhos Regionais, bem como o dos profissionais do seu
quadro técnico.
a) Apenas os itens I e IV estão corretos.
b) Apenas os itens III e IV estão corretos.
c) Apenas os itens I e II estão corretos.
d) Apenas os itens II e III estão corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478335
IESES - Ag (CREA SC)/CREA SC/Fiscal/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com as disposições da Lei Federal nº 5.194/66, que regula o exercício das profissões do
engenheiro e do engenheiro agrônomo, assinale a alternativa correta:
 
I. São competentes para lavrar autos de infração das disposições a que se refere a Lei 5.194/66, os
funcionários designados para esse fim pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e
Agronomia nas respectivas Regiões.
 
II. A suspensão temporária do exercício profissional é aplicável aos profissionais que deixarem de
cumprir disposições do Código de Ética, tendo em vista a gravidade da falta e os casos de
reincidência, a critério das respectivas Câmaras Especializas.
 
III. Não se efetuando o pagamento das multas, amigavelmente, serão elas cobradas por via
executiva.
 
IV. Das penalidades impostas pelas Câmaras especializadas, poderá o interessado, dentro do prazo
de 60 dias, contados da data da notificação, interpor recurso, para o Conselho Regional, sem efeito
suspensivo, e, em igual prazo, deste para o Conselho Federal.
a) Apenas os itens II e IV estão corretos.
b) Apenas os itens I e IV estão corretos.
c) Apenas os itens II e III estão corretos.
d) Apenas os itens I e III estão corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478387
IESES - Ana Sist (CREA SC)/CREA SC/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
É certo afirmar:
 
I. O exercício, no País, da profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo é assegurado
ao prático desde que devidamente provado o seu conhecimento técnico, sendo-lhe apenas vedado o
uso do Título Profissional.
 
II. O exercício, no País, da profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo, observadas
as condições de capacidade e demais exigências legais, é assegurado aos estrangeiros contratados
que, a critério dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia,
considerados a escassez de profissionais de determinada especialidade e o interesse nacional,
tenham seus títulos registrados temporariamente.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478335
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478387
47) 
III. As atividades e atribuições profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-agrônomo
consistem em: a) desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais,
autárquicas, de economia mista e privada; b) planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas,
cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da
produção industrial e agropecuária; c) estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias,
pareceres e divulgação técnica; d) ensino, pesquisas, experimentação e ensaios; e) fiscalização de
obras e serviços técnicos; f) direção de obras e serviços técnicos; g) execução de obras e serviços
técnicos; h) produção técnica especializada, industrial ou agropecuária; i) o exercício de qualquer
outra atividade que, por sua natureza, se inclua no âmbito de suas profissões.
 
IV. Nos termos da Lei n° 5194/66, as profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo
são caracterizadas pelas realizações de interesse social, humano e econômico.
 
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
a) Somente as proposições II e III estão corretas.
b) Somente as proposições I e IV estão corretas.
c) Somente as proposições II e IV estão corretas.
d) Somente as proposições I e III estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478388
IESES - Ana Sist (CREA SC)/CREA SC/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
É certo afirmar:
 
I. Os direitos de autoria de um plano ou projeto de engenharia, arquitetura ou agronomia,
respeitadas as relações contratuais expressas entre o autor e outros interessados, são do profissional
que os elaborar, cabendo ao profissional que os tenha elaborado os prêmios ou distinções honoríficas
concedidas a projetos, planos, obras ou serviços técnicos. As alterações do projeto ou plano original
só poderão ser feitas pelo profissional que o tenha elaborado. Estando impedido ou recusando-se o
autor do projeto ou plano original a prestar sua colaboração profissional, comprovada a solicitação,
as alterações ou modificações deles poderão ser feitas por outro profissional habilitado, a quem
caberá a responsabilidade peloprojeto ou plano modificado.
 
II. Enquanto durar a execução de obras, instalações e serviços de qualquer natureza, é obrigatória a
colocação e manutenção de placas visíveis e legíveis ao público, contendo o nome do autor e
coautores do projeto, em todos os seus aspectos técnicos e artísticos, assim como os dos
responsáveis pela execução dos trabalhos, a desatenção a esta obrigação enseja abertura de
procedimento de infração ético-disciplinar de competência do Conselho Federal.
 
III. Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo: a) a pessoa
física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos profissionais
de que trata a lei 5194/66 e que não possua registro nos Conselhos Regionais; b) o profissional que
se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu registro; c) o profissional
que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de obras e
serviços sem sua real participação nos trabalhos delas; d) o profissional que, suspenso de seu
exercício, continue em atividade.
 
IV. As qualificações de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo só podem ser acrescidas à
denominação de pessoa jurídica desde que dentre seus sócios haja ao menos um profissional que
possua tais títulos.
 
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478388
48) 
49) 
a) Somente as proposições I e IV estão corretas.
b) Somente as proposições I e III estão corretas.
c) Somente as proposições II e III estão corretas.
d) Somente as proposições II e IV estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478389
IESES - Ana Sist (CREA SC)/CREA SC/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
É certo afirmar:
 
I. Só poderá ter em sua denominação as palavras engenharia, arquitetura ou agronomia a firma
comercial ou industrial cuja diretoria for composta exclusivamente de profissionais registrados nos
Conselhos Regionais.
 
II. Os profissionais ou organizações de técnicos especializados que colaborarem numa parte do
projeto, deverão ser mencionados explicitamente como autores da parte que lhes tiver sido confiada,
tornando-se mister que todos os documentos, como plantas, desenhos, cálculos, pareceres,
relatórios, análises, normas, especificações e outros documentos relativos ao projeto, sejam por eles
assinados.
 
III. Os Conselhos Federais criarão registros de autoria de planos e projetos, para salvaguarda dos
direitos autorais dos profissionais que o desejarem.
 
IV. A responsabilidade técnica pela ampliação, prosseguimento ou conclusão de qualquer
empreendimento de engenharia, arquitetura ou agronomia caberá ao profissional ou entidade
registrada que aceitar esse encargo, sendo-lhe, também, atribuída a responsabilidade das obras,
devendo o Conselho Federal dotar resolução quanto às responsabilidades das partes já executadas
ou concluídas por outros profissionais.
 
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
a) Somente as proposições II e III estão corretas.
b) Somente as proposições I e III estão corretas.
c) Somente as proposições II e IV estão corretas.
d) Somente as proposições I e IV estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478390
IESES - Ana Sist (CREA SC)/CREA SC/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
É certo afirmar:
 
I. Dentre as atribuições previstas na Lei n° 5194/66 para os Conselhos Regionais de Engenharia,
Arquitetura e Agronomia (CREA), podem ser citadas: elaborar e alterar seu regimento interno,
submetendo-o à homologação do Conselho Federal; criar as Câmaras Especializadas atendendo às
condições de maior eficiência da fiscalização estabelecida na Lei 5194/66; julgar e decidir, em grau
de recurso, os processos de infração da Lei 5194/66 e do Código de Ética, enviados pelas Câmaras
Especializadas; julgar em grau de recurso, os processos de imposição de penalidades e multas; agir,
com a colaboração das sociedades de classe e das escolas ou faculdades de engenharia, arquitetura
e agronomia, nos assuntos relacionados com a Lei 5194/66.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478389
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478390
50) 
II. O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, (CONFEA), é a instância
intermediária da fiscalização do exercício profissional da engenharia, da arquitetura e da agronomia,
estando diretamente submetida ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações órgão máximo de
fiscalização.
 
III. Por ser o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, (CONFEA) um órgão sem
fins lucrativos, sua subsistência financeira não deriva de “renda” própria, mas de repasses de verbas
públicas realizados pelo Governo Federal.
 
IV. Nos termos da Lei n° 5194/66, fazem parte das atribuições do Conselho Federal de Engenharia,
Arquitetura e Agronomia, (CONFEA): organizar o seu regimento interno e estabelecer normas gerais
para os regimentos dos Conselhos Regionais; homologar os regimentos internos organizados pelos
Conselhos Regionais; baixar e fazer publicar as resoluções previstas para regulamentação e execução
da Lei 5194/66, e, ouvidos os Conselhos Regionais, resolver os casos omissos; relacionar os cargos e
funções dos serviços estatais, paraestatais, autárquicos e de economia mista, para cujo exercício
seja necessário o título de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo; publicar anualmente a
relação de títulos, cursos e escolas de ensino superior, assim como, periodicamente, relação de
profissionais habilitados.
 
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
a) Somente as proposições II e III estão corretas.
b) Somente as proposições I e IV estão corretas.
c) Somente as proposições I e III estão corretas.
d) Somente as proposições II e IV estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478391
IESES - Ana Sist (CREA SC)/CREA SC/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
É certo afirmar:
 
I. Os Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, autarquias dotadas de
personalidade jurídica de direito público, constituem serviço público federal, gozando os seus bens,
rendas e serviços de imunidade tributária total e franquia postal.
 
II. As remunerações iniciais dos engenheiros, arquitetos e engenheiros-agrônomos, qualquer que
seja a fonte pagadora, não poderão ser inferiores a 8 (oito) vezes o salário-mínimo da respectiva
região.
 
III. O profissional punido por falta de registro não poderá obter a carteira profissional, sem antes
efetuar o pagamento das multas em que houver incorrido.
 
IV. Toda vez que o profissional diplomado apresentar a um Conselho Regional sua carteira para o
competente "visto" e registro, deverá fazer, prova de ter pago a sua anuidade na Região de origem
ou naquela onde passar a residir pelo período dos últimos 5 (cinco) anos.
 
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
a) Somente as proposições I e III estão corretas.
b) Somente as proposições I e IV estão corretas.
c) Somente as proposições II e IV estão corretas.
d) Somente as proposições II e III estão corretas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478391
51) 
52) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478392
IESES - Ana Sist (CREA SC)/CREA SC/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
É certo afirmar:
 
I. O valor da pena de multa a ser aplicada obrigatoriamente levará em conta para a sua fixação, a
renda ou faturamento anual do infrator, seja ele pessoa natural ou jurídica.
 
II. As penalidades aplicáveis por infração aquilo que previsto na Lei 5194/66, de acordo com a
gravidade da falta, são: advertência reservada; censura pública; multa; suspensão temporária do
exercício profissional; cancelamento definitivo do registro.
 
III. As penalidades paracada grupo profissional e assim previstas na Lei 5194/66 serão impostas
pelas respectivas Câmaras Especializadas ou, na falta destas, pelos Conselhos Regionais.
 
IV. Não se efetuando o pagamento das multas, amigavelmente, estas serão cobradas por via
executiva, suspendendo-se cautelarmente o profissional até a solvência total da exigência.
 
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
a) Somente as proposições II e IV estão corretas.
b) Somente as proposições I e IV estão corretas.
c) Somente as proposições II e III estão corretas.
d) Somente as proposições I e III estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478393
IESES - Ana Sist (CREA SC)/CREA SC/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
É certo afirmar:
 
I. Os membros dos Conselhos Regionais só poderão ser eleitos pelas entidades de classe que
estiverem previamente registradas no Conselho em cuja jurisdição tenham sede. Para obterem
registro, as entidades aqui referidas deverão estar legalizadas, ter objetivo definido permanente,
contar no mínimo trinta associados engenheiros, arquitetos ou engenheiros-agrônomos e satisfazer
as exigências que forem estabelecidas pelo Conselho Regional. Quando a entidade reunir associados
engenheiros, arquitetos e engenheiros-agrônomos, em conjunto, o limite mínimo referido deverá ser
de sessenta.
 
II. Será automaticamente cancelado o registro do profissional ou da pessoa jurídica que deixar de
efetuar o pagamento da anuidade, a que estiver sujeito, durante 3 (três) anos consecutivos sem
prejuízo da obrigatoriedade do pagamento da dívida. O profissional ou pessoa jurídica que tiver seu
registro cancelado, se desenvolver qualquer atividade regulada pela Lie 5194/66, estará exercendo
ilegalmente a profissão, podendo reabilitar-se mediante novo registro, satisfeitas, além das
anuidades em débito, as multas que lhe tenham sido impostas e os demais emolumentos e taxas
regulamentares.
 
III. Aos profissionais registrados de acordo com a Lei 5194/66 será fornecida carteira profissional,
conforme modelo, adotado pelo Conselho Federal, contendo o número do registro, a natureza do
título, especializações e todos os elementos necessários à sua identificação. A carteira profissional,
para os efeitos da Lei 5194/66, substituirá o diploma, valerá como documento de identidade e terá fé
pública.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478392
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478393
53) 
54) 
IV. Os Conselhos Regionais serão constituídos de brasileiros natos e diplomados em curso superior,
legalmente habilitados de acordo com a Lei 5194/66, obedecida a seguinte composição: a) um
presidente, eleito por maioria absoluta pelos membros do Conselho, com mandato de 3 (três) anos;
b) um representante de cada escola ou faculdade de engenharia, arquitetura e agronomia com sede
na Região; c) representantes diretos das entidades de classe de engenheiro, arquiteto e
engenheiroagrônomo, registradas na Região de conformidade o disposto na Lei 5194/66.
 
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
a) Somente as proposições II e IV estão corretas.
b) Somente as proposições I e IV estão corretas.
c) Somente as proposições I e III estão corretas.
d) Somente as proposições II e III estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478395
IESES - Ana Sist (CREA SC)/CREA SC/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
É certo afirmar:
 
I. Os profissionais habilitados na forma estabelecida na Lei 5.194/66 só poderão exercer a profissão
após o registro no Conselho Regional, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
 
II. As firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas em geral, que se
organizem para executar obras ou serviços relacionados na forma estabelecida na Lei 5.194/66, só
poderão iniciar suas atividades depois de promoverem o competente registro no Conselho Federal,
bem como o dos profissionais do seu quadro técnico no Conselho Regional.
 
III. Os trabalhos profissionais relativos a projetos não poderão ser sujeitos a concorrência de preço,
devendo, quando for o caso, ser objeto de concurso.
 
IV. Se o profissional, firma ou organização, registrado em qualquer Conselho Regional, exercer
atividade em outra Região, ficará obrigado a visar, nela, o seu registro.
 
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
a) Somente as proposições II e IV estão corretas.
b) Somente as proposições I e III estão corretas.
c) Somente as proposições I e IV estão corretas.
d) Somente as proposições II e III estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478396
IESES - Ana Sist (CREA SC)/CREA SC/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
É certo afirmar:
 
I. Só poderão ser admitidos nas concorrências públicas para obras ou serviços técnicos e para
concursos de projetos, profissionais e pessoas jurídicas que apresentarem prova de quitação de
débito ou visto do Conselho Regional da jurisdição onde a obra, o serviço técnico ou projeto deva ser
executado.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478395
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478396
55) 
II. Nos termos da Lei 5.194/66, o graduado por estabelecimento de ensino agrícola, ou industrial de
grau médio, oficial ou reconhecido, cujo diploma ou certificado esteja registrado nas repartições
competentes, só poderá exercer suas funções ou atividades após registro nos Conselhos Regionais.
 
III. Aos Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais, compete, além da direção do respectivo
Conselho, sua representação em juízo.
 
IV. Constituirão rendas da Mútua de Assistência dos Profissionais da Engenharia, Arquitetura e
Agronomia: 2/5 (dois quintos) da taxa de ART; uma contribuição de todos os profissionais da
Engenharia, Arquitetura e Agronomia, cobrada anual ou parceladamente e recolhida,
simultaneamente, com a devida aos CREAS; doações, legados e quaisquer valores adventícios, bem
como outras fontes de renda eventualmente instituídas em lei; outros rendimentos patrimoniais.
 
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
a) Somente as proposições I e IV estão corretas.
b) Somente as proposições I e III estão corretas.
c) Somente as proposições II e IV estão corretas.
d) Somente as proposições II e III estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2509910
FUNDATEC - Eng (F Iguaçu)/Pref Foz do Iguaçu/Eletricista/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei nº 5.194/1966 estabelece, no seu Art. 56, os critérios para fornecimento do registro
profissional. Aos profissionais registrados de acordo com essa lei será fornecida carteira profissional,
conforme modelo, adotado pelo Conselho Federal, contendo o número do registro, a natureza do título,
especializações e todos os elementos necessários à sua identificação. Sendo assim, analise as assertivas
abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
 
( ) A expedição da carteira a que se refere o presente artigo fica sujeita à taxa que for arbitrada pelo
Conselho Regional.
 
( ) A carteira profissional, para os efeitos desta lei, não substituirá o diploma, mas valerá como
documento de identidade e terá fé pública.
 
( ) Para emissão da carteira profissional, os Conselhos Regionais deverão exigir do interessado a
prova de habilitação profissional e de identidade, bem como outros elementos julgados
convenientes, de acordo com instruções baixadas pelo Conselho Federal.
 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – V – V.
b) V – F – V.
c) F – V – V.
d) V – V – F.
e) F – F – V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2509912
FUNDATEC - Eng (F Iguaçu)/Pref Foz do Iguaçu/Eletricista/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2509910https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2509912
56) 
57) 
58) 
A Lei nº 5.194/1966 estabelece, no seu Art. 37, os critérios para a constituição dos Conselhos
Regionais, que serão constituídos de brasileiros diplomados em curso superior, legalmente habilitados. De
acordo com a lei, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto à
composição dos Conselhos Regionais.
 
( ) Um presidente, eleito por maioria absoluta pelos membros do Conselho, com mandato de 4
(quatro) anos.
 
( ) Um representante de cada escola ou faculdade de engenharia, arquitetura e agronomia, com
sede na Região.
 
( ) Representantes diretos das entidades de classe de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo,
registradas na Região de conformidade com o Art. 62.
 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – V – V.
b) F – V – V.
c) F – F – V.
d) V – V – F.
e) V – F – F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2510508
IDIB - Fis Aud (CREA PE)/CREA PE/2022
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei n° 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exercício das profissões de engenheiro,
arquiteto e engenheiro-agrônomo, trata em seu Capítulo II da responsabilidade e autoria. Os direitos de
autoria de um plano ou projeto de engenharia, arquitetura ou agronomia, respeitadas as relações
contratuais expressas entre o autor e outros interessados, são
a) do Confea.
b) do profissional que os elaborar.
c) do Sistema Confea/Crea.
d) da regional do Crea onde o projeto for executado.
e) da regional do Crea onde o projeto for elaborado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1693446
IDECAN - Per Crim (PEFOCE)/PEFOCE/Engenharia Elétrica/2021
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
No que se refere às legislações pertinentes ao sistema Confea/Crea e à Lei 5.194, que regula o
exercício da profissão de Engenheiro, analise as afirmativas a seguir:
 
I. De acordo com o Art. 18, as alterações do projeto ou plano original só poderão ser feitas pelo
profissional que o tenha elaborado.
 
II. De acordo com o Art. 17, os direitos de autoria de um plano ou projeto de engenharia,
arquitetura ou agronomia, respeitadas as relações contratuais expressas entre o autor e outros
interessados, são da empresa à qual está vinculado o profissional que os elaborar.
 
III. De acordo com o Art. 22, ao autor do projeto ou a seus prepostos é assegurado o direito de
acompanhar a execução da obra, de modo a garantir a sua realização de acordo com as condições,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2510508
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1693446
59) 
60) 
especificações e demais pormenores técnicos nele estabelecidos.
 
Assinale
a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se nenhuma afirmativa estiver correta.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1840239
FAPEC - Per Of For (PC MS)/PC MS/Perito Criminal/Área 4/2021
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Com relação à Lei 5.194/66, que regula o exercício das profissões de Engenheiros, Arquiteto e
Engenheiro-Agrônomo, assinale a alternativa correta.
a) São atribuições do Conselho Regional de Engenhar e Agronomia (CREA) fiscalizar obras e serviços
nas suas questões técnicas e orientar aos profissionais quanto à sua execução.
b) Exerce ilegalmente a profissão de Engenheiro ou Engenheiro-Agrônomo o profissional que
emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de serviços sem sua rel
participação nos trabalhos delas.
c) A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) poderá ser dispensada em obras de pequeno
porte, até 50m2.
d) São atribuições do Conselho Regional examinar e decidir em última instância os assuntos relativos
ao exercício das profissões.
e) São atribuições das Câmaras Especializadas examinar e decidir em última instância os assuntos
relativos ao exercício das profissões.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1277191
IBFC - Eng (EBSERH)/EBSERH/Civil/2020
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A artigo 1º da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, expressa que a caracterização das
profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo se dá pelas realizações de interesse social e
humano, que importem na realização de empreendimentos específicos.
 
Assinale a alternativa que contém um destes empreendimentos de forma incorreta.
a) Aproveitamento e utilização de recursos naturais
b) Meios de locomoção e comunicações
c) Edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e
artísticos
d) Organização das informações administrativas
e) Desenvolvimento industrial e agropecuário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1840239
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1277191
61) 
62) 
63) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1498461
ITAME - Eng (Colinas Sul)/Pref Colinas do Sul/Civil/2020
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei N° 5.194/66, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e
Engenheiro- Agrônomo, assinale a alternativa correta:
a) Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro- agrônomo o profissional
que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de obras e serviços
independente de sua participação ou não nos trabalhos delas.
b) É competência dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) aprovar
ou não as propostas de criação de novos Conselhos Regionais.
c) Os profissionais habilitados na forma estabelecida nesta lei só poderão exercer a profissão após o
registro no Conselho Regional, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
d) A carteira profissional, para os efeitos desta lei, não substituirá o diploma, mas valerá como
documento de identidade e terá fé pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1498462
ITAME - Eng (Colinas Sul)/Pref Colinas do Sul/Civil/2020
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Sobre a responsabilidade e autoria de um plano ou projeto de engenharia, conforme a Lei N°
5.194/66, é incorreto afirmar:
a) As alterações do projeto ou plano original só poderão ser feitas pelo profissional que o tenha
elaborado.
b) Os direitos de autoria de um plano ou projeto de engenharia, respeitadas as relações contratuais
expressas entre o autor e outros interessados, são do contratante.
c) Ao autor do projeto ou a seus prepostos é assegurado o direito de acompanhar a execução da
obra, de modo a garantir a sua realização de acordo com as condições, especificações e demais
pormenores técnicos nele estabelecidos.
d) Quando a concepção geral que caracteriza um plano ou projeto for elaborada em conjunto por
profissionais legalmente habilitados, todos serão considerados coautores do projeto, com os direitos e
deveres correspondentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1574607
IDIB - Eng (Colinas TO)/Pref Colinas do TO/Civil/2020
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Sobre o registro profissional dos profissionais da construção civil, marque a afirmativa incorreta:
a) A expedição da carteira profissional fica sujeita à taxa que for arbitrada pelo Conselho Federal;
b) A carteira profissional, para os efeitos de lei, não substitui o diploma;
c) Para emissão da carteira profissional os Conselhos Regionais deverão exigir do interessado a prova
de habilitação profissional e de identidade, bem como outros elementos julgadosconvenientes, de
acordo com instruções baixadas pelo Conselho Federal.
d) Os profissionais habilitados na lei: só poderão exercer a profissão após o registro no Conselho
Regional, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1498461
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1498462
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1574607
64) 
65) 
66) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1574609
IDIB - Eng (Colinas TO)/Pref Colinas do TO/Civil/2020
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Informa abaixo o item incorreto no que se refere as penalidades impostas aos profissionais da
construção civil habilitados pelos conselhos:
a) As pessoas não habilitadas que exercerem as profissões regulamentadas pela lei: 5.194, DE 24 DE
DEZEMBRO DE 1966, independentemente de multa estabelecida estarão previstas a penalidades
previstas na lei de Contravenções Penais;
b) São competentes para lavrar autos de infração os funcionários designados para este fim pelos
conselhos regionais de engenharia, arquitetura e agronomia nas regiões respectivas.
c) O Cancelamento do registro ocorre por má conduta pública e escândalos praticados pelo
profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infame;
d) Não efetuando o pagamento das multas amigavelmente, estas não poderão ser cobradas por via
executiva.
www.tecconcursos.com.br/questoes/905834
CEBRASPE (CESPE) - Ana GRS (SLU DF)/SLU DF/Engenharia de Segurança do
Trabalho/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A respeito da ética profissional e das atribuições do engenheiro de segurança do trabalho, julgue o
item, com base na legislação pertinente a esse assunto.
Profissionais de engenharia de segurança do trabalho que descumprirem disposições do respectivo
Código de Ética Profissional estarão sujeitos às penalidades de advertência e censura pública.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/905835
CEBRASPE (CESPE) - Ana GRS (SLU DF)/SLU DF/Engenharia de Segurança do
Trabalho/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A respeito da ética profissional e das atribuições do engenheiro de segurança do trabalho, julgue o
item, com base na legislação pertinente a esse assunto.
 
Profissional de engenharia de segurança do trabalho que cometer má conduta pública ou crimes
infamantes estará sujeito a procedimentos administrativos disciplinares que podem resultar no
cancelamento do seu registro profissional.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1044963
IUDS - FNS (CREA MG)/CREA MG/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1574609
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/905834
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/905835
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1044963
67) 
68) 
69) 
Acerca do exercício ilegal da profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo, nos
termos da Lei 5.194/1966, é incorreto dizer:
a) o profissional que se incumbir de atividades estranhas ás atribuições discriminadas em seu
registro.
b) o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade.
c) a pessoa física ou jurídicas que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos
profissionais de que trata esta lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais.
d) o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executadoras
de obras e serviços mediante honorários inferiores à tabela de real participação nos trabalhos delas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1044971
IUDS - FNS (CREA MG)/CREA MG/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Nos termos da Lei 5.194/1966, enquanto durar a execução de obras, instalações e serviços de
qualquer natureza, é obrigatória:
a) a colocação e manutenção de placas visíveis e legíveis ao público, contendo o nome do autor e
coautores do projeto, em todos os seus aspectos técnicos e artísticos, assim como os dos
responsáveis pela execução dos trabalhos.
b) a colocação de placas visíveis e legíveis ao público, contendo o nome do autor e coautores do
projeto e do administrador pública da esfera federativa em referência, em todos os seus aspectos
técnicos e artísticos, assim como os dos responsáveis pela execução dos trabalhos.
c) a colocação e manutenção de placas visíveis e legíveis ao público frequentador do
empreendimento, contendo o nome do autor e coautores do projeto, em todos os seus aspectos
técnicos e artísticos.
d) a colocação de placas visíveis e legíveis ao público, contendo o nome do autor e coautores do
projeto, em todos os seus aspectos técnicos e artísticos, assim como os dos responsáveis pela
execução dos trabalhos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1044974
IUDS - FNS (CREA MG)/CREA MG/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Sobre responsabilidade e auditoria na Lei 5.194/1966, é INCORRETO afirmar:
a) Os direitos de auditoria de um plano ou projeto de engenharia, excluindo-se de agronomia,
respeitadas as relações contratuais expressas entre o autor e outros interessados, são do profissional
que os elaborar.
b) As alterações do projeto ou plano original só poderão ser feitas pelo profissional que o tenha
elaborado.
c) Estando impedido ou recusando-se o autor do projeto ou plano original a prestar sua colaboração
profissional comprovada a solicitação, as alterações ou modificações deles ser feitas por outro
profissional habilitado, a quem caberá a responsabilidade pelo projeto ou plano modificado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1044971
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1044974
70) 
71) 
72) 
73) 
d) Sempre que o autor do projeto convocar, para o desempenho do seu encargo, o concurso de
profissionais da organização de profissionais, especializados e legalmente habilitados, serão estes
havidos como corresponsáveis na parte que lhes diga respeito. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1044975
IUDS - FNS (CREA MG)/CREA MG/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Acerca da composição e organização do CONFEA, o conselho Federal será constituído por:
a) 18 membros, brasileiros ou estrangeiros, diplomados nas áreas de abrangência da Lei 5.194/1966
b) 15 membros brasileiros diplomados nas áreas de abrangência da Lei 5.194/1966
c) 18 membros brasileiros diplomados nas áreas de abrangência da Lei 5.194/1966
d) 15 membros, brasileiros ou estrangeiros, diplomados nas áreas de abrangência da Lei 5.194/1966
www.tecconcursos.com.br/questoes/1197811
QUADRIX - Ag Adm (CREA TO)/CREA TO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Quanto às Leis n.º 5.194/1966, n.º 6.496/1977 e n.º 6.838/1980, julgue o item.
O profissional suspenso que continua em atividade exerce ilegalmente a profissão.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1197812
QUADRIX - Ag Adm (CREA TO)/CREA TO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Quanto às Leis n.º 5.194/1966, n.º 6.496/1977 e n.º 6.838/1980, julgue o item.
 
Enquanto durar a execução de obras, é obrigatória a manutenção de placas visíveis e legíveis ao público,
contendo o nome dos autores do projeto e dos responsáveis pela execução dos trabalhos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1197813
QUADRIX - Ag Adm (CREA TO)/CREA TO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Quanto às Leis n.º 5.194/1966, n.º 6.496/1977 e n.º 6.838/1980, julgue o item.
 
Cabeao Conselho Regional fixar e alterar as anuidades, os emolumentos e as taxas a serem pagas pelos
profissionais.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1044975
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1197811
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1197812
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1197813
74) 
75) 
76) 
77) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1198205
QUADRIX - Adv (CREA TO)/CREA TO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Quanto às Leis n.º 5.194/1966, n.º 6.496/1977 e n.º 6.838/1980, julgue o item.
A conduta do profissional que empresta seu nome a empresas executoras de obras e serviços sem ter
participado é irregular, mas não caracteriza exercício ilegal da profissão.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1198209
QUADRIX - Adv (CREA TO)/CREA TO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Quanto às Leis n.º 5.194/1966, n.º 6.496/1977 e n.º 6.838/1980, julgue o item.
 
Os Conselhos Regionais recolherão ao Conselho Federal a quota de participação a cada trimestre
subsequente ao da arrecadação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1198215
QUADRIX - Adv (CREA TO)/CREA TO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Quanto às Leis n.º 5.194/1966, n.º 6.496/1977 e n.º 6.838/1980, julgue o item.
 
O pagamento da anuidade após o dia 31 de março terá o acréscimo de 20%, a título de mora, quando
efetuado no mesmo exercício.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1203579
QUADRIX - Ag Fisc (CREA GO)/CREA GO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.
 
O engenheiro que, suspenso de seu exercício, continue em atividade exerce ilegalmente a profissão.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1203580
QUADRIX - Ag Fisc (CREA GO)/CREA GO/2019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1198205
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1198209
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1198215
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1203579
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1203580
78) 
79) 
80) 
81) 
82) 
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.
 
As alterações do projeto ou plano original só poderão ser feitas pelo profissional que o tenha elaborado,
exceto se estiver impedido ou recusar‐se.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1203581
QUADRIX - Ag Fisc (CREA GO)/CREA GO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.
 
O presidente do Conselho Federal será eleito, por maioria simples, dentre seus membros.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1203582
QUADRIX - Ag Fisc (CREA GO)/CREA GO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.
 
Os mandatos dos membros e do presidente do Conselho Federal serão de três anos e o Conselho
renovar‐se‐á anualmente pelo terço de seus membros.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1203583
QUADRIX - Ag Fisc (CREA GO)/CREA GO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.
 
As penalidades aplicáveis aos profissionais por infração são: admoestação; censura reservada ou pública;
multa; suspensão temporária; e cancelamento definitivo do registro.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1203739
QUADRIX - Ag Fisc (CREA GO)/CREA GO/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Conforme a Lei n.º 6.838/1980, a Lei n.º 4.950‐A/1966, a Lei n.º 7.410/1985 e a Lei n.º 8.195/1991,
julgue o item.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1203581
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1203582
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1203583
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1203739
83) 
84) 
85) 
86) 
Os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia serão eleitos pelo voto
direto e secreto dos profissionais registrados.
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1204407
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/"Sem Área"/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.
 
Exerce ilegalmente a profissão de arquiteto o profissional que emprestar seu nome a empresas
executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1204408
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/"Sem Área"/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.
 
Nas questões relativas às atribuições profissionais, a decisão do Conselho Federal exige, no mínimo,
quinze votos favoráveis.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1204409
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/"Sem Área"/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.
 
Cabe às Câmaras Especializadas julgar as infrações do Código de Ética e aplicar as penalidades e multas
previstas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1204410
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/"Sem Área"/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.
 
Será automaticamente cancelado o registro do profissional que deixar de efetuar o pagamento da
anuidade por dois anos consecutivos, sem prejuízo da obrigatoriedade do pagamento da dívida.
Certo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1204407
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1204408
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1204409
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1204410
87) 
88) 
89) 
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1204411
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/"Sem Área"/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.
 
A suspensão do registro será efetuada por má conduta pública e escândalos praticados pelo profissional.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1272908
FCC - Eng (Pref SJRP)/Pref SJRP/Eletricista/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
O conselho de fiscalização profissional, na forma de autarquia pública federal, responsável pela
regulamentação e julgamento final no Brasil das atividades profissionais relacionadas à classe de
Engenheiro, é
a) o CREA.
b) o CONTRAN.
c) o CONFEA.
d) a ABNT.
e) a FNE.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1335631
FAFIPA - Ag Adm (CREA PR)/CREA PR/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
São reservadas exclusivamente aos profissionais referidos na Lei N.º 5.194/66, as denominações de
engenheiro ou engenheiro-agrônomo, acrescidas obrigatoriamente, das características de sua formação
básica. Dessa maneira, só poderá ter em sua denominação as palavras engenharia ou agronomia, a firma
comercial ou industrial:
a) Cuja diretoria for composta, em sua maioria, de profissionais registrados nos Conselhos Regionais.
b) Que tiver pelo menos um engenheiro ou agrônomo em seu quadro técnico.
c) Em que pelo menos um sócioda empresa for profissional registrado nos Conselhos Regionais.
d) Em que todos os sócios forem profissionais registrados nos Conselhos Regionais.
e) Em que o Objeto Social citar a palavra engenharia ou agronomia.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1204411
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1272908
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1335631
90) 
91) 
92) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1335633
FAFIPA - Ag Adm (CREA PR)/CREA PR/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
As profissões de engenheiro e engenheiro-agrônomo são caracterizadas pelas realizações de
interesse social e humano que importem na realização dos seguintes empreendimentos, EXCETO:
a) Aproveitamento e utilização de recursos naturais.
b) Meios de locomoção e comunicações.
c) Edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos comerciais e
artísticos.
d) Instalações e meios de acesso à costas, cursos e massas de água e extensões terrestres.
e) Desenvolvimento industrial e agropecuário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1335635
FAFIPA - Ag Adm (CREA PR)/CREA PR/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA:
a) O Conselho Federal será constituído por 15 (quinze) membros, brasileiros, diplomados em
Engenharia ou Agronomia, habilitados de acordo com a Lei N.º 5.194/66.
b) O mandato do Presidente do Confea será de 4 (quatro) anos.
c) Os Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia serão eleitos pelo
voto direto e secreto dos profissionais registrados e em dia com suas obrigações para com os citados
conselhos.
d) O Conselho Federal se renovará anualmente pela metade de seus membros.
e) O Conselho Federal criará registros de autoria de planos e projetos, para salvaguarda dos direitos
autorais dos profissionais que o desejarem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1335921
FAFIPA - Ag ProfS (CREA PR)/CREA PR/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Os direitos de autoria de um projeto de engenharia ou agronomia, respeitadas as relações
contratuais expressas entre o autor e outros interessados, são do profissional que os elaborar. E as
alterações do projeto original só poderão ser feitas pelo profissional que o tenha elaborado. Dessa
maneira, estando impedido ou recusando-se o autor do projeto original a prestar sua colaboração
profissional, comprovada a solicitação:
a) As alterações ou modificações deles poderão ser feitas por qualquer outro profissional do
Conselho, a quem caberá à responsabilidade pelo projeto ou plano modificado.
b) As alterações ou modificações deles não poderão ser realizadas por qualquer outro profissional do
Conselho.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1335633
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1335635
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1335921
93) 
94) 
c) As alterações ou modificações deles poderão ser feitas apenas por um profissional com a mesma
titulação do original, a quem caberá à responsabilidade pelo projeto ou plano modificado.
d) As alterações ou modificações deles poderão ser feitas por outro profissional habilitado, a quem
caberá à responsabilidade pelo projeto ou plano modificado.
e) As alterações ou modificações deles caberão a profissional de outros Conselhos de Classe.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1335929
FAFIPA - Ag ProfS (CREA PR)/CREA PR/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A aplicação do que dispõe a Lei N.º 5.194/66, a verificação e fiscalização do exercício e atividades
das profissões nela reguladas serão exercidas por um Conselho Federal de Engenharia e Agronomia
(CONFEA) e Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA), organizados de forma a
assegurarem:
a) Unidade de ação.
b) As particularidades de cada região.
c) A transparência em suas medidas administrativas.
d) Verticalidade de hierarquia nas Resoluções promulgadas.
e) O fortalecimento das Entidades de Classe e Instituições de Ensino
www.tecconcursos.com.br/questoes/1335937
FAFIPA - Ag ProfS (CREA PR)/CREA PR/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, (CONFEA), é a instância superior da fiscalização do
exercício profissional da engenharia e da agronomia. Dessa maneira, são atribuições do Conselho
Federal, EXCETO:
a) Baixar e fazer publicar as resoluções previstas para regulamentação e execução da Lei N.º
5.194/66, e, ouvidos os Conselhos Regionais, resolver os casos omissos.
b) Publicar anualmente a relação de títulos, cursos e escolas de ensino superior, assim como,
periodicamente, relação de profissionais habilitados.
c) Enviar aos Conselhos Regionais cópia do expediente encaminhado ao Tribunal de Contas, até 30
(trinta) dias após a remessa.
d) Examinar e aprovar a proporção das representações dos grupos profissionais nos Conselhos
Regionais.
e) Criar as Câmaras Especializadas atendendo às condições de maior eficiência da fiscalização
www.tecconcursos.com.br/questoes/1673056
IUDS - PNS (CREA MG)/CREA MG/Engenharia Civil/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1335929
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1335937
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1673056
95) 
96) 
97) 
De acordo com a Lei 5.194/66, constituem renda dos Conselhos Regionais os itens abaixo, exceto
a) anuidades cobradas somente de profissionais, sendo as cobradas de pessoas jurídicas exclusivas
do Conselho Federal.
b) taxas de expedição de carteiras profissionais e documentos diversos.
c) multas aplicadas em conformidade com a lei em referência.
d) doações, legados, juros e receitas patrimoniais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1673060
IUDS - PNS (CREA MG)/CREA MG/Engenharia Civil/2019
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Considerando o disposto no texto da Lei 5.194/66, o exercício, no País, das profissões abordadas
pela lei em referência, observadas as condições de capacidade e demais exigências legais, é assegurado
aos sujeitos relacionados nas alternativas abaixo, salvo
a) aos que possuam, devidamente registrado, diploma de faculdade ou escola superior nas áreas
abrangidas pela lei em referência, estas oficiais ou reconhecidas, existentes no País.
b) aos que possuam, devidamente revalidado e registrado no País, diploma de faculdade ou escola
estrangeira de ensino superior nas áreas abrangidas pela lei em referência, bem como os que tenham
esse exercício amparado por convênios internacionais de intercâmbio.
c) aos estrangeiros contratados que, a critério dos Conselhos Federal e Regionais, considerados a
escassez de profissionais de determinada especialidade e o interesse nacional, tenham seus títulos
registrados temporariamente.
d) aos civis nacionais que, por interesse público, tendo notório saber nas áreas abrangidas pela lei
em referência, sejam inscritos nos Conselhos Federal e Regionais interinamente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/604013
Instituto Verbena - Prof Eng (SANEAGO)/SANEAGO/Engenheiro Mecânico/2018
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
As Leis n. 5.194, de 21/12/1966, e n. 12.378, de 31/12/2010, estabelecem que laudos e perícias na
área de engenharia são atividades exclusivas de engenheiros e arquitetos habilitados pelo Crea e pelo
CAU. Assim,
a) o perito deve convencer o julgador quanto ao mérito, caso haja mais de uma hipótese na análise
de um fato.
b) o uso de termos técnicos e de equações é vetado no texto pericial.
c) aspartes de um laudo pericial são: identificação, objetivo, verificações, análises, respostas e
conclusões.
d) as informações técnicas de um laudo pericial são de domínio público.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1673060
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/604013
98) 
99) 
100) 
101) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/617752
CEBRASPE (CESPE) - OTI (ABIN)/ABIN/Área 5/2018
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Considerando a legislação profissional do sistema CONFEA-CREA, julgue o item subsequente.
 
Um profissional de engenharia que deixar de cumprir disposições do Código de Ética poderá receber as
penas de advertência reservada e de censura pública, conforme a gravidade da falta e os casos de
reincidência, podendo, ainda, seu registro ser cancelado por má conduta pública e escândalos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/617754
CEBRASPE (CESPE) - OTI (ABIN)/ABIN/Área 5/2018
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Considerando a legislação profissional do sistema CONFEA-CREA, julgue o item subsequente.
 
Só poderão participar de licitações para a execução de obras públicas profissionais e pessoas jurídicas
que apresentarem prova de quitação de débito ou visto do conselho regional da jurisdição onde a obra
será executada.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/617757
CEBRASPE (CESPE) - OTI (ABIN)/ABIN/Área 5/2018
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Considerando a legislação profissional do sistema CONFEA-CREA, julgue o item subsequente.
 
A instância superior da fiscalização do exercício profissional de um engenheiro civil é o conselho regional
de engenharia, arquitetura e agronomia a cuja jurisdição ele pertença.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/722010
IDECAN - Arqt (CRF SP)/CRF SP/2018
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei nº 5194, de 24 de dezembro de 1966 – do Exercício Profissional da
Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia – as profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro
agrônomo são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importem na realização
dos seguintes empreendimentos:
 
I. Aproveitamento e utilização de recursos naturais.
 
II. Meios de locomoção e comunicações.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/617752
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/617754
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/617757
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/722010
102) 
103) 
104) 
III. Edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e
artísticos.
 
IV. Instalações e meios de acesso a costas, cursos e massas de água e extensões terrestres.
 
V. Desenvolvimento industrial e agropecuário.
 
Estão corretas as alternativas
a) I, II, III e IV.
b) I e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/788821
Instituto AOCP - Eng (UNIR)/UNIR/Civil/2018
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Para trabalhar na área de engenharia civil, algumas normas e legislações devem ser respeitadas e
seguidas, como a Lei 5.194 que dita a legislação e a ética do Engenheiro Civil. Em relação à legislação
profissional e o código de ética para a engenharia civil, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, o item a
seguir.
 
Os profissionais habilitados só poderão exercer a profissão após o registro no Conselho Regional sob cuja
jurisdição se achar o local de sua atividade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/788822
Instituto AOCP - Eng (UNIR)/UNIR/Civil/2018
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Para trabalhar na área de engenharia civil, algumas normas e legislações devem ser respeitadas e
seguidas, como a Lei 5.194 que dita a legislação e a ética do Engenheiro Civil. Em relação à legislação
profissional e o código de ética para a engenharia civil, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, o item a
seguir.
 
O CREA é a instância superior de fiscalização do exercício profissional da Engenharia.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1591291
COMPERVE (UFRN) - Eng (UFRN)/UFRN/Engenharia Civil/2018
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
O conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA – têm como principal missão atuar
eficiente e eficazmente como a instância superior da verificação, da fiscalização e do aperfeiçoamento do
exercício e das atividades profissionais dos engenheiros (e outras formações), sempre orientado para a
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/788821
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/788822
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1591291
105) 
106) 
defesa da cidadania e para a promoção do desenvolvimento sustentável. A prática inadequada da
profissão pode gerar penalidades conforme prevê o título IV da Lei 5.194/66, que regula o exercício das
profissões de engenheiro e engenheiro agrônomo. No que concerne a punições aplicadas ao engenheiro,
essa lei afirma que:
a) as penas aplicáveis por infração da Lei 5.194/66 são censura reservada, multa, suspensão
temporária do exercício profissional e cancelamento provisório ou definitivo do registro.
b) as penalidades para cada grupo profissional serão impostas pelas respectivas Câmaras
Especializadas ou, na falta destas, pelos Conselhos Regionais.
c) o cancelamento do registro será aplicável aos profissionais por descumprimento de disposições do
Código de Ética, considerando-se a gravidade da falta, os casos de reincidência e condenação
definitiva por crime considerado infamante.
d) o profissional punido por falta de registro poderá obter a carteira profissional dentro do prazo de
60 (sessenta) dias, contados da data da notificação, se ele interpuser recurso, o qual terá efeito
suspensivo, e requerer, em tempo hábil, análise situacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/501723
ADVISE - Ag Fisc (CREA SE)/CREA SE/2017
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Com base no disposto pela Lei nº 5.194/66, as profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-
agrônomo são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importem na realização
de todos os empreendimentos seguintes, EXCETO:
a) No aproveitamento e utilização de recursos naturais.
b) No desenvolvimento industrial e agropecuário.
c) Na capacitação dos participantes do Programa Jovem Aprendiz.
d) Nas edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, em seus aspectos técnicos e
artísticos.
e) Nos meios de locomoção e comunicações.
www.tecconcursos.com.br/questoes/501792
ADVISE - Ana Tec (CREA SE)/CREA SE/2017
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Segundo o texto da Lei nº 5.194/66, exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou
engenheiro-agrônomo:
 
I - o profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu
registro;
 
II - o profissional que fiscalizar as obras e serviços técnicos adequadamente;
 
III - o profissional que possuir registro nos Conselhos Regionais;
 
IV - o profissional que cumprir corretamente todas as atribuições e deveres discriminados em seu
registro;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/501723
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/501792
107) 
108) 
 
V - o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade.
 
Dos itens acima,
a) Apenas os itens I e V estão corretos.
b) Apenas os itens II e IV estão corretos.
c) Apenas os itens II e V estão corretos.
d) Apenas os itensIII e IV estão corretos.
e) Apenas os itens IV e V estão corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/669318
PUC PR - Tec NS (TJ MS)/TJ MS/Engenheiro Civil/2017
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Com base no disposto na Lei nº 5.194/66, que regula o exercício da profissão de Engenheiro e dá
outras providências, assinale a alternativa CORRETA.
a) Aos prepostos do autor do projeto, é vedado acompanhar a execução da obra, sendo
responsabilidade do autor garantir a realização da obra de acordo com as condições, especificações e
demais pormenores técnicos estabelecidos no projeto.
b) Quando a concepção geral que caracteriza um projeto for elaborada em conjunto por profissionais
legalmente habilitados, todos serão considerados coautores do projeto, com os direitos e deveres
correspondentes.
c) Sempre que o autor do projeto convocar, para o desempenho do seu encargo, o concurso de
profissionais da organização, especializados e legalmente habilitados, não serão estes havidos como
corresponsáveis, nem mesmo pela parte em que interferiram.
d) As alterações do projeto ou plano original só poderão ser feitas pelo profissional que o tenha
elaborado, mesmo recusando-se o autor do projeto a prestar sua colaboração profissional.
e) Os projetos, laudos e qualquer outro trabalho de engenharia poderão ser submetidos ao
julgamento das autoridades competentes, mesmo quando seus autores não forem profissionais
habilitados em conformidade com a Lei 5.194/66, para assegurar seu valor jurídico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1368361
NOSSO RUMO - Ag (CREA SP)/CREA SP/Administrativo/2017
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Conforme a Lei nº 5.194/66, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e
Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências, exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto
ou engenheiro-agrônomo, EXCETO:
a) a pessoa física que prestar serviços de exclusiva natureza privada reservados aos profissionais de
que trata esta lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais.
b) o profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu
registro.
c) o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras
de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas.
d) o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade.
e) a firma, organização ou sociedade que, na qualidade de pessoa jurídica, exercer atribuições
reservadas aos profissionais da engenharia, da arquitetura e da agronomia, com infringência do
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/669318
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1368361
109) 
110) 
111) 
disposto na lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1368751
NOSSO RUMO - Ag (CREA SP)/CREA SP/Manutenção Predial/2017
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei nº 5.194/66, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e
Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências, no que concerne às penalidades, assinale a alternativa
INCORRETA.
a) O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo
profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.
b) Das penalidades impostas pelas Câmaras especializadas, poderá o interessado, dentro do prazo de
60 (sessenta) dias, contados da data da notificação, interpor recurso.
c) As pessoas não habilitadas que exercerem as profissões reguladas na lei, ao pagar a multa
estabelecida, não estarão sujeitas às penalidades previstas na Lei de Contravenções Penais.
d) Não se efetuando o pagamento das multas, amigavelmente, estas serão cobradas por via
executiva.
e) O profissional punido por falta de registro não poderá obter a carteira profissional, sem antes
efetuar o pagamento das multas em que houver incorrido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1369163
NOSSO RUMO - Ag (CREA SP)/CREA SP/Fiscalização/2017
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
No que tange à Lei nº 5.194/66, são atribuições dos Conselhos Regionais de Engenharia,
Arquitetura e Agronomia, EXCETO:
a) julgar, em grau de recurso, os processos de imposição de penalidades e multas.
b) criar inspetorias e nomear inspetores especiais para maior eficiência da fiscalização.
c) registrar as tabelas básicas de honorários profissionais elaboradas pelos órgãos de classe.
d) julgar, em grau de recurso, as infrações do Código de Ética Profissional do engenheiro, arquiteto e
engenheiro-agrônomo, elaborado pelas entidades de classe.
e) examinar os requerimentos e processos de registro em geral, expedindo as carteiras profissionais
ou documentos de registro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1369207
NOSSO RUMO - Ag (CREA SP)/CREA SP/Fiscalização/2017
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Referente à Lei nº 5.194/66, os Conselhos Regionais são constituídos por
a) brasileiros diplomados em curso superior, legalmente habilitados de acordo com a lei.
b) três representantes de cada escola ou faculdade de engenharia, arquitetura e agronomia com
sede na Região.
c) representantes indiretos das entidades de classe de engenheiro, arquiteto e engenheiro-
agrônomo.
d) um presidente com mandato de um ano.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1368751
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1369163
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1369207
112) 
113) 
114) 
e) um conselheiro com mandato de quatro anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1369209
NOSSO RUMO - Ag (CREA SP)/CREA SP/Fiscalização/2017
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com Lei nº 5.194/66, as remunerações iniciais de engenheiros, arquitetos e
engenheiros-agrônomos, qualquer que seja a fonte pagadora, não poderão ser inferiores a
a) três vezes o salário mínimo da respectiva região.
b) quatro vezes o salário mínimo da respectiva região.
c) seis vezes o salário mínimo da respectiva região.
d) duas vezes o salário mínimo da respectiva região.
e) cinco vezes o salário mínimo da respectiva região.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1369222
NOSSO RUMO - Ag (CREA SP)/CREA SP/Fiscalização/2017
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei nº 5.194/66, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e
Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências, no que concerne às penalidades, assinale a alternativa
INCORRETA.
a) O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo
profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.
b) Das penalidades impostas pelas Câmaras especializadas, poderá o interessado, dentro do prazo de
60 (sessenta) dias, contados da data da notificação, interpor recurso.
c) As pessoas não habilitadas que exercerem as profissões reguladas na lei, ao pagar a multa
estabelecida, não estarão sujeitas às penalidades previstas na Lei de Contravenções Penais.
d) Não se efetuando o pagamento das multas, amigavelmente, estas serão cobradas por via
executiva.
e) O profissional punido por falta de registro não poderá obter a carteira profissional, sem antes
efetuar o pagamento das multas em que houver incorrido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1370506
NOSSO RUMO - Op Tele (CREA SP)/CREA SP/2017
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei nº 5.194/66 regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro
Agrônomo e dá outras providências. Dentro desta lei, as atividades e atribuições de tais profissionaisconsistem nos itens abaixo.
 
I. Desempenhar cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas, de
economia mista e privada.
 
II. Planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes,
explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1369209
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1369222
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1370506
115) 
116) 
117) 
III. Tais profissionais poderão exercer qualquer outra atividade além de fiscalização de obras e
serviços técnicos.
 
IV. Produção técnica especializada, industrial ou agropecuária.
 
É correto apenas o que se afirma em
a) II, III e IV, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1630267
ESCOLA DE GOVERNO - Arqt (SSP GO)/SSP GO/2017
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Sobre as atribuições e áreas de atuação do arquiteto e urbanista, qual afirmativa abaixo está
INCORRETA?
a) Arquitetura e Urbanismo; Arquitetura Paisagística; Beneficiamentos de minérios e abertura de vias
subterrâneas; Planejamento Urbano e Regional; Conforto Ambiental.
b) Estudo de viabilidade técnica e ambiental; Conforto ambiental; Arquitetura e Urbanismo e
Arquitetura Paisagística.
c) Conforto Ambiental; Ensino de teoria, história e projeto de urbanismo em cursos de graduação;
Planejamento Urbano e Regional e Arquitetura Paisagística.
d) Arquitetura e Urbanismo; Arquitetura Paisagística; Planejamento Urbano e Regional; Conforto
Ambiental.
e) Planejamento Urbano e Regional; Arquitetura e Urbanismo; Arquitetura Paisagística e Patrimônio
Histórico- Cultural e Artístico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/372595
IESES - APT (BAHIAGÁS)/BAHIAGÁS/Engenharia Civil/2016
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
O profissional de Engenharia Civil, devidamente credenciado ao sistema CONFEA/CREA, está
habilitado para exercer atividades dedicadas ao:
a) Está habilitado somente aos códigos de objeto anotado em cada ART.
b) Projeto, Construção, Manutenção e Fiscalização, apenas.
c) Projeto, Planejamento, Construção, Gestão de Recursos Humanos, Fiscalização e Supervisão.
d) Planejamento, Construção, Manutenção, Fiscalização e Supervisão, apenas.
e) Projeto, Planejamento, Construção, Manutenção, Fiscalização e Supervisão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/372598
IESES - APT (BAHIAGÁS)/BAHIAGÁS/Engenharia Civil/2016
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A regulamentação das atividades de engenharia no Brasil está na Lei nº 5.194, de 24 DEZ 1966,
referência para os conselhos de classe. Esta define em seu Art. 6º quem exerce ilegalmente a profissão
de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo. Assinale a alternativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1630267
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/372595
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/372598
118) 
119) 
a) O profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras
de obras e serviços com sua real participação nos trabalhos delas.
b) O profissional que se incumbir de atividades afins às atribuições discriminadas em seu registro.
c) A pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços, públicos ou privados, reservados
aos profissionais de que trata esta Lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais.
d) A firma, organização ou sociedade que, na qualidade de pessoa jurídica, não exercer atribuições
reservadas aos profissionais da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, com infringência do
disposto no parágrafo único do Art. 8º desta Lei.
e) O profissional que, suspenso de seu exercício, não continue em atividade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/372611
IESES - APT (BAHIAGÁS)/BAHIAGÁS/Engenharia Civil/2016
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Os Art. 18º, 19º, 20º e 21º versam sobre a Responsabilidade e Autoria tratada no capítulo II da Lei
nº 5.194/1966. Assinale a alternativa FALSA.
a) Sempre que o autor do projeto convocar, para o desempenho do seu encargo, o concurso de
profissionais da organização de profissionais especializados e legalmente habilitados, serão estes
havidos como corresponsáveis na parte que lhes diga respeito.
b) Quando a concepção geral que caracteriza um plano ou projeto for elaborada em conjunto por
profissionais legalmente habilitados, todos serão considerados coautores do projeto, com os direitos e
deveres correspondentes.
c) Todos os documentos, como plantas, desenhos, cálculos, pareceres, relatórios, análises, normas,
especificações e outros documentos relativos ao projeto sejam assinados pelos profissionais ou
organizações de técnicos especializados que colaborarem numa parte do projeto.
d) As alterações do projeto ou plano original poderão ser feitas por profissionais que não o tenha
elaborado.
e) Os profissionais ou organizações de técnicos especializados que colaborarem numa parte do
projeto deverão ser mencionados explicitamente como autores da parte que lhes tiver sido confiada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/372625
IESES - APT (BAHIAGÁS)/BAHIAGÁS/Engenharia Civil/2016
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
As atividades e atribuições profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-agrônomo
determinadas no Art. 7º da Lei nº 5.194/1966, consistem em:
I. Desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas e
de economia mista e privada.
II. Planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes,
explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária.
III. Estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica.
IV. Ensino, pesquisa, experimentação e ensaios.
V. Fiscalização de obras e serviços técnicos.
VI. Direção de obras e serviços técnicos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/372611
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/372625
120) 
121) 
VII. Execução de edificações e serviços não técnicos.
VIII. Produção técnica especializada, industrial ou agropecuária.
No âmbito das atividades e atribuições profissionais está correto o que consta apenas em:
a) II, III, V e VII.
b) I, II, III, IV, V, VI e VIII.
c) I, II e VII.
d) I, IV, V, VI, VII e VIII.
e) I, II, III, V, VI, VII e VIII.
www.tecconcursos.com.br/questoes/372642
IESES - APT (BAHIAGÁS)/BAHIAGÁS/Engenharia Civil/2016
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Segundo Art. 45 da Lei nº 5.194/1966, ficou estabelecido que as Câmaras Especializadas são os
órgãos dos Conselhos Regionais encarregados de julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização
pertinentes às respectivas especializações profissionais e infrações do Código de Ética.
Assinale a alternativa ERRADA quanto às atribuições das Câmaras Especializadas determinada no Art.
46 desta lei.
a) Apreciar e julgar os pedidos de registro de profissionais, das firmas, das entidades de direito
público, das entidades de classe e das escolas ou faculdades na Região.
b) Aplicar as penalidades e multas previstas.
c) Elaborar as normas para a fiscalização das respectivas especializações profissionais.
d) Julgar as infrações do Código de Ética.
e) Julgar os casos de infração da presente Lei fora do âmbito de sua competência profissional
específica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/372649
IESES - APT (BAHIAGÁS)/BAHIAGÁS/Engenharia Civil/2016
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquitetoe Agrônomo
Segundo Art. 45 da Lei nº 5.194/1966, ficou estabelecido que as Câmaras Especializadas são os
órgãos dos Conselhos Regionais encarregados de julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização
pertinentes às respectivas especializações profissionais e infrações do Código de Ética.
Assinale a alternativa ERRADA quanto às atribuições das Câmaras Especializadas determinada no Art. 46
dessa lei.
a) Apreciar e julgar os pedidos de registro de profissionais, das firmas, das entidades de direito
público, das entidades de classe e das escolas ou faculdades na Região.
b) Elaborar as normas para a fiscalização das respectivas especializações profissionais e opinar sobre
os assuntos de interesse comum de duas ou mais especializações profissionais, encaminhando os ao
Conselho Regional.
c) Julgar as infrações do Código de Ética e aplicar as penalidades e multas previstas.
d) Julgar os casos de infração da presente Lei fora do âmbito de sua competência profissional
específica.
e) Opinar sobre os assuntos de interesse comum de duas ou mais especializações profissionais,
encaminhando-os ao Conselho Regional.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/372642
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/372649
122) 
123) 
124) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/868429
ITAME - Eng Ci (Pe Bernardo)/Pref Padre Bernardo/2015
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
COM BASE NA LEI QUE REGULAMENTA O EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES DE ENGENHEIRO,
ARQUITETO E ENGENHEIRO-AGRÔNOMO, RESPONDA A QUESTÃO.
 
Das atribuições do conselho Federal de Engenharia, apenas uma das alternativas abaixo é correta:
a) organizar o seu regimento interno e estabelecer normas gerais para os regimentos dos Conselhos
Regionais e Municipais.
b) examinar e decidir em primeira instância os assuntos relativos no exercício das profissões de
engenharia, arquitetura e agronomia, podendo anular qualquer ato que não estiver de acordo com a
lei.
c) relacionar os cargos e funções dos serviços estatais, paraestatais, autárquicos e de economia
mista, para cujo exercício seja necessário o título de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo.
d) publicar semestralmente a relação de títulos, cursos e escolas de ensino superior, assim como,
periodicamente, relação de profissionais habilitados; Da instituição do Conselho e suas atribuições.
www.tecconcursos.com.br/questoes/868430
ITAME - Eng Ci (Pe Bernardo)/Pref Padre Bernardo/2015
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
COM BASE NA LEI QUE REGULAMENTA O EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES DE ENGENHEIRO,
ARQUITETO E ENGENHEIRO-AGRÔNOMO, RESPONDA A QUESTÃO.
 
É correto afirmar que:
a) Os mandatos dos Presidentes e dos Conselheiros será honorífico.
b) O conselheiro federal ou regional que durante 1 (um) ano faltar, sem licença prévia, a 3 (três)
sessões, consecutivas ou não, perderá automaticamente o mandato passando este a ser exercido, em
caráter efetivo, pelo respectivo suplente.
c) Será considerado como serviço público efetivo, para efeito de aposentadoria e disponibilidade, o
tempo de serviço como Presidente ou Conselheiro, inclusive com a contagem comutativa com o
tempo exercido em cargo público.
d) Aos Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais, compete, a direção do respectivo Conselho,
sem representatividade em juízo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1803183
CCCP (IFSC) - PEBTT (IF SC)/IF SC/Gestão de Obras da Construção Civil/2015
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à regulamentação do exercício profissional dos
engenheiros, arquitetos, tecnólogos e técnicos em edificações.
a) A Lei que regula o exercício profissional do Engenheiro é a Lei n. 5.194/1966.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/868429
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/868430
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1803183
125) 
126) 
127) 
b) Compete ao CREA e ao CAU impor as sanções correspondentes aos profissionais e empresas
incursos nas infrações legais, sempre com possibilidade de recurso ao CONFEA ou ao CAU/BR.
c) O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) é uma autarquia profissional ou
corporativa com a tríplice atribuição normativa, supervisora e disciplinadora do exercício das
profissões por ele regidas.
d) A partir da promulgação da Lei n. 12.378/2010, que regulamenta o exercício profissional do
arquiteto, a realização de levantamentos topográficos foi excluída do campo de atribuições técnicas
desse profissional.
e) Os técnicos de 2º grau das áreas de Arquitetura e de Engenharia Civil, na modalidade Edificações,
poderão projetar e dirigir edificações de até 80m2 de área construída, que não constituam conjuntos
residenciais, bem como realizar reformas, desde que não impliquem estruturas de concreto armado
ou metálica, e exercer a atividade de desenhista de sua especialidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/186493
CEBRASPE (CESPE) - Eng Civil (PF)/PF/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A respeito do exercício legal da profissão de engenheiro civil, julgue o item subsequente.
Caso o autor se recuse a alterar seu projeto, outro profissional habilitado poderá fazê-lo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/186496
CEBRASPE (CESPE) - Eng Civil (PF)/PF/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A respeito do exercício legal da profissão de engenheiro civil, julgue o item subsequente.
 
O engenheiro civil pode emprestar seu nome a uma empresa executora de obras, desde que ele atue
efetivamente nos trabalhos realizados com seu nome.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/269703
FCC - Eng (SABESP)/SABESP/Segurança do Trabalho/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Em uma fiscalização do órgão federal CREA/CONFEA em uma empresa do setor de saneamento
básico, na visitação técnica, percebeu-se que havia um único engenheiro de segurança do trabalho
responsável técnico jurídico pela empresa, caracterizando: 1) acúmulo de função, 2) salário que ele
recebia era menor que o estipulado em legislação, 3) não contribuía com a anuidade no Conselho
Regional da Classe há mais de 2 anos e 4) não recolhia as Anotações de Responsabilidade Técnica −
ART’s. Essa situação, de acordo com a Lei nº 5.194/66, caracteriza que o profissional exerce
a) legalmente a profissão, é multado, responde por processos administrativos, não responde civil e
nem criminalmente.
b) ilegalmente a profissão, é multado, responde por processos administrativos, civil e criminalmente.
c) ilegalmente a profissão, é multado, responde por processos administrativos, não responde civil e
nem criminalmente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/186493
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/186496
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/269703
128) 
129) 
130) 
d) legalmente a profissão, é multado, não responde por processos administrativos, somente responde
de acordo com o código civil.
e) legalmente a profissão, não é multado, não responde civil e nem criminalmente. Só é exigido o
comparecimento na unidade mais próxima para regularizar a situação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/319739
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TJ SE)/TJ SE/Engenharia Civil/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Ao tentar visitar a obra de fundação de determinado edifício público, o engenheiro civil responsável
técnico pela elaboração do projeto da fundação foi impedido pelo fiscal da obra, sob a alegação de que,
sendo a obra pública, o projetista não estava autorizado a acompanhá-la. Esse fiscal e o responsável
técnico pela execução da obra modificaram o projeto originalmenteelaborado pelo referido engenheiro,
sob a justificativa de que o boletim de sondagens utilizado na elaboração do projeto não refletia a
realidade no terreno. O contrato firmado pelo engenheiro não previa nada acerca dos direitos autorais do
projeto.
Com base na situação apresentada acima, julgue o item seguinte.
 
Dado o erro de sondagem detectado, a alteração do projeto foi regular, ainda que não tenha havido
consentimento do projetista.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/319741
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TJ SE)/TJ SE/Engenharia Civil/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Ao tentar visitar a obra de fundação de determinado edifício público, o engenheiro civil responsável
técnico pela elaboração do projeto da fundação foi impedido pelo fiscal da obra, sob a alegação de que,
sendo a obra pública, o projetista não estava autorizado a acompanhá-la. Esse fiscal e o responsável
técnico pela execução da obra modificaram o projeto originalmente elaborado pelo referido engenheiro,
sob a justificativa de que o boletim de sondagens utilizado na elaboração do projeto não refletia a
realidade no terreno. O contrato firmado pelo engenheiro não previa nada acerca dos direitos autorais do
projeto.
Com base na situação apresentada acima, julgue o item seguinte.
 
Apesar de a administração pública ter pagado pelo projeto, os direitos de autoria do projeto de fundação
são do projetista.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/436352
QUADRIX - Ana (SERPRO)/SERPRO/Engenharia Elétrica/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei nº 5.194, de 24/12/1966, regula o exercício da profissão de engenheiro, arquiteto e
engenheiro- agrônomo. O capítulo I, Seção III dessa lei aborda os assuntos que são referentes a (á):
a) Exercício Ilegal da Profissão
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/319739
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/319741
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/436352
131) 
132) 
133) 
b) Atribuições das Atividades.
c) Coordenação das Atividades Profissionais.
d) Uso do Título Profissional.
e) Supervisão da Atividade Profissional
www.tecconcursos.com.br/questoes/842728
FADESP - Ag Fisc (CREA PA)/CREA PA/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Dentre outras, constitui renda do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia,
________ por cento, do produto da arrecadação das anuidades cobradas de profissionais e pessoas
jurídicas, das taxas de expedição de carteiras profissionais e documentos diversos, dos emolumentos
sobre registros, vistos e outros procedimentos, dos quatro quintos da arrecadação da taxa instituída pela
Lei nº 6.496, de 7 de dezembro de 1977, e das multas aplicadas de conformidade com esta Lei e com a
Lei nº 6.496, de 7 de dezembro de 1977. A informação que preenche corretamente a lacuna é
a) 10 %.
b) 15 %.
c) 20 %.
d) 25 %.
www.tecconcursos.com.br/questoes/842729
FADESP - Ag Fisc (CREA PA)/CREA PA/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei nº 5194/66, as penas de _____________ são aplicáveis aos profissionais que
deixarem de cumprir disposições do Código de Ética, tendo em vista a gravidade da falta e os casos de
reincidência, a critério das respectivas Câmaras Especializadas
a) censura pública e multa.
b) advertência reservada e censura pública.
c) multa e advertência pública.
d) censura reservada e advertência pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/842730
FADESP - Ag Fisc (CREA PA)/CREA PA/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei nº 5194/66, as remunerações iniciais dos engenheiros, arquitetos e
engenheiros-agrônomos, qualquer que seja a fonte pagadora, não poderão ser inferiores a _______
vezes o salário-mínimo da respectiva região.
a) seis.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/842728
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/842729
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/842730
134) 
135) 
136) 
b) cinco.
c) sete.
d) quatro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/842855
FADESP - Ana Tec (CREA PA)/CREA PA/Agronomia/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei nº 5194/66, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia é
constituído por __________ membros, brasileiros, diplomados em Engenharia, Arquitetura ou Agronomia,
habilitados de acordo com esta lei. A informação que preenche corretamente a lacuna é
a) dez.
b) doze.
c) quinze.
d) dezoito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/842856
FADESP - Ana Tec (CREA PA)/CREA PA/Agronomia/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei nº 5194/66, contra as penalidades impostas pelas Câmaras especializadas,
poderá o interessado, dentro do prazo de _____ dias, contados da data da notificação, interpor recurso
que terá efeito suspensivo, para o Conselho Regional e, no mesmo prazo, deste para o Conselho Federal.
A informação que preenche corretamente a lacuna é
a) quinze.
b) trinta.
c) sessenta.
d) oitenta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/948312
INEAA - Ag Fisc (CREA GO)/CREA GO/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro:
 
I. a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos
profissionais da engenharia e que possua registro nos Conselhos Regionais.
 
II. o profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu
registro.
 
III. o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/842855
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/842856
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/948312
137) 
138) 
 
Estão corretos os itens:
a) I, somente.
b) II, somente.
c) II e III, somente.
d) I e III, somente.
e) I e II, somente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/949076
INEAA - Ana Fisc (CREA GO)/CREA GO/Engenheiro Elétrico/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
São atribuições das Câmaras Especializadas:
a) elaborar as normas para a fiscalização das respectivas especializações profissionais.
b) julgar os casos de infração da Lei nº 5.194/66, no âmbito de todas as competências profissionais
do Sistema CONFEA/CREA.
c) julgar as infrações cometidas pelos profissionais do Sistema CONFEA/CREA.
d) remir as penalidades e multas previstas aos profissionais do SISTEMA CONFEA/CREA.
e) elaborar e julgar os pedidos de registro das escolas e faculdades na Região.
www.tecconcursos.com.br/questoes/952690
MS CONCURSOS - PNS (CREA MG)/CREA MG/Analista em Tecnologia da
Informação/Infra-estrutura e Suporte/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Analise os itens a seguir e marque a alternativa correta, conforme o estabelece a Lei nº 6.619, de
16 de dezembro de 1978, que alterou dispositivos da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966.
1. Constituem renda do Conselho Federal, entre outros, doações, legados, juros e receitas
patrimoniais.
2. Os Conselhos Regionais poderão destinar parte de sua renda líquida, proveniente da arrecadação
das multas, a medidas que objetivem o aperfeiçoamento técnico e cultura do engenheiro, do
arquiteto e do engenheiro-agrônomo.
3. A anuidade paga após o exercício respectivo terá o seu valor atualizado para o vigente à época do
pagamento, acrescido de vinte por cento, a título de mora.
4. As multas são estipuladas emfunção do maior valor de referência fixado pelo Poder Legislativo.
5. Constituem renda dos Conselhos Regionais, dentre outros, emolumentos sobre registros, vistos e
outros procedimentos.
Podemos afirmar que estão corretos apenas os itens:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/949076
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/952690
139) 
140) 
a) 1, 2, 3 e 5.
b) 2, 3, 4 e 5.
c) 1, 3 e 4.
d) 3, 4 e 5.
www.tecconcursos.com.br/questoes/952713
MS CONCURSOS - PNS (CREA MG)/CREA MG/Analista em Tecnologia da
Informação/Infra-estrutura e Suporte/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regula o exercício das profissões de Engenheiro,
Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo. Das alternativas a seguir, uma não atende o dispositivo dessa lei.
Aponte essa alternativa.
a) Os estudos, plantas, projetos, laudos e qualquer outro trabalho de engenharia, de arquitetura e de
agronomia, quer público, quer particular, somente poderão ser submetidos ao julgamento das
autoridades competentes e só terão valor jurídico quando seus autores forem profissionais habilitados
de acordo com a Lei nº 5.194/66.
b) Só poderá ter em sua denominação as palavras engenharia, arquitetura ou agronomia a firma
comercial ou industrial cuja diretoria for composta, em sua maioria, de profissionais registrados nos
Conselhos Regionais.
c) São nulos de pleno direito os contratos referentes a qualquer ramo da engenharia, arquitetura ou
da agronomia, inclusive a elaboração de projeto, direção ou execução de obras, quando firmados por
entidade pública ou particular com pessoa física ou jurídica não legalmente habilitada a praticar a
atividade nos termos da Lei nº 5.194/66.
d) Os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) são órgãos de
fiscalização do exercício das profissões de engenharia, arquitetura e agronomia, em suas regiões,
sendo uma das suas atribuições relacionar os cargos e funções dos serviços estatais, paraestatais,
autárquicos e de economia mista, para cujo exercício seja necessário o título de engenheiro, arquiteto
ou engenheiro- agrônomo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/952999
MS CONCURSOS - Ass Adm (CREA MG)/CREA MG/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regula o exercício das profissões de Engenheiro,
Arquiteto e Engenheiro- Agrônomo.
Tendo por base o que se determina nessa lei, qual alternativa não está correta?
a) As qualificações de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo só podem ser acrescidas à
denominação de pessoa jurídica composta exclusivamente de profissionais que possuam tais títulos.
b) As profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo são caracterizadas pelas
realizações de interesse social e humano que importem no aproveitamento e utilização de recursos
naturais.
c) O exercício, no País, da profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo, observadas
as condições de capacidade e demais exigências legais, é assegurado aos que possuam diploma
registrado de faculdade ou escola superior de engenharia, arquitetura ou agronomia, oficiais ou
reconhecidas, existentes no País.
d) Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo o profissional
que se incumbir de atividades conforme as atribuições discriminadas em seu registro.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/952713
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/952999
141) 
142) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/954200
MS CONCURSOS - PNS (CREA MG)/CREA MG/Engenharia de Produção/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Analise os itens a seguir e marque a alternativa correta, conforme o estabelece a Lei nº 6.619, de
16 de dezembro de 1978, que alterou dispositivos da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966.
1. Constituem renda do Conselho Federal, entre outros, doações, legados, juros e receitas
patrimoniais.
 
2. Os Conselhos Regionais poderão destinar parte de sua renda líquida, proveniente da arrecadação
das multas, a medidas que objetivem o aperfeiçoamento técnico e cultura do engenheiro, do
arquiteto e do engenheiro- agrônomo.
3. A anuidade paga após o exercício respectivo terá o seu valor atualizado para o vigente à época do
pagamento, acrescido de vinte por cento, a título de mora.
4. As multas são estipuladas em função do maior valor de referência fixado pelo Poder Legislativo.
5. Constituem renda dos Conselhos Regionais, dentre outros, emolumentos sobre registros, vistos e
outros procedimentos.
Podemos afirmar que estão corretos apenas os itens:
a) 1, 2, 3 e 5.
b) 2, 3, 4 e 5.
c) 1, 3 e 4.
d) 3, 4 e 5.
www.tecconcursos.com.br/questoes/954204
MS CONCURSOS - PNS (CREA MG)/CREA MG/Engenharia de Produção/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regula o exercício das profissões de Engenheiro,
Arquiteto e Engenheiro- Agrônomo. Das alternativas a seguir, uma não atende o dispositivo dessa lei.
Aponte essa alternativa.
a) Os estudos, plantas, projetos, laudos e qualquer outro trabalho de engenharia, de arquitetura e de
agronomia, quer público, quer particular, somente poderão ser submetidos ao julgamento das
autoridades competentes e só terão valor jurídico quando seus autores forem profissionais habilitados
de acordo com a Lei nº 5.194/66.
b) Só poderá ter em sua denominação as palavras engenharia, arquitetura ou agronomia a firma
comercial ou industrial cuja diretoria for composta, em sua maioria, de profissionais registrados nos
Conselhos Regionais.
c) São nulos de pleno direito os contratos referentes a qualquer ramo da engenharia, arquitetura ou
da agronomia, inclusive a elaboração de projeto, direção ou execução de obras, quando firmados por
entidade pública ou particular com pessoa física ou jurídica não legalmente habilitada a praticar a
atividade nos termos da Lei nº 5.194/66.
d) Os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) são órgãos de
fiscalização do exercício das profissões de engenharia, arquitetura e agronomia, em suas regiões,
sendo uma das suas atribuições relacionar os cargos e funções dos serviços estatais, paraestatais,
autárquicos e de economia mista, para cujo exercício seja necessário o título de engenheiro, arquiteto
ou engenheiro- agrônomo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/954200
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/954204
143) 
144) 
145) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1992578
IF ES - Eng (IF ES)/IF ES/Civil/2014
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Considerando a Lei Federal nº5.194, de 24/12/66, que estabelece, em seu Art. 14: “Nos trabalhos
gráficos, especificações, orçamentos, pareceres, laudos e atos judiciais ou administrativos, é
obrigatória, além da assinatura, precedida do nome da empresa, sociedade, instituição ou
firma a que interessarem, a menção explícita do título do profissional que os subscreve e o
número da carteira referida no Art.56”, é correto afirmar que:
a) Essa exigência legal é dispensada em caso de órgãos públicos.
b) Somente em caso de responsabilização civil, por crimes contra o patrimônio ou contra o erário,
será averiguado o cumprimento desse dispositivo legal.
c) A falta da identificação de que trata o artigo poderá ensejar um Auto de Infração contra a
empresa ou órgão licitante por parte da fiscalização do CREA ou até a anulação da licitação por
descumprimento dos dispositivos legais.
d) É dispensado o cumprimento desse dispositivo legal quando os contratos forem firmados por
entidade pública com pessoa física ou jurídica não legalmente habilitada nos termos dessa lei.
e) Pelos dispositivos legais acima citados, é obrigatório o recolhimento de ART- Anotação de
Responsabilidade Técnica - pela execução do orçamento e pelo ocupante de cargo e função de
orçamentista, exceção feita aos órgãos públicos da esfera federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/103308
CEBRASPE (CESPE) - AJ CNJ/CNJ/Apoio Especializado/Engenharia Civil/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Acerca da legislação profissional do sistema CONFEA-CREA, julgue o item que se segue.
Por ser da área de gestão, a orçamentação de obras civis é atividade técnica de engenharia desenvolvida
por engenheiro de qualquer especialidade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/207267
CEBRASPE (CESPE) - ERSTT (ANTT)/ANTT/Engenharia Civil/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A respeito da legislação profissional concernente ao sistema CONFEA-CREA, julgue o item
subsequente.
Na execução de obras, é obrigatória a colocação de placas informando o nome do autor do projeto e dos
responsáveis técnicos pela execução dos trabalhos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/207268
CEBRASPE (CESPE) - ERSTT (ANTT)/ANTT/Engenharia Civil/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1992578
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/103308
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/207267
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/207268
146) 
147) 
148) 
149) 
A respeito da legislação profissional concernente ao sistema CONFEA-CREA, julgue o item
subsequente.
 
Por se tratar de atividade gerencial, a supervisão de obras pode ser exercida por profissionais de diversas
áreas, desde que seja comprovada experiência e formação na área de gestão de projetos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/436967
CEBRASPE (CESPE) - Ana (SERPRO)/SERPRO/Engenharia Mecânica/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Com base na Lei n.º 5.194/1966, referente à atuação de profissionais e empresas de engenharia
no Brasil, julgue o item subsequente.
 
No caso particular da administração pública, os cargos e funções que exijam conhecimentos de
engenharia poderão ser exercidos por quaisquer profissionais, mesmo aqueles que não sejam habilitados
de acordo com a Lei n.º 5.194/1966.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/436968
CEBRASPE (CESPE) - Ana (SERPRO)/SERPRO/Engenharia Mecânica/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Com base na Lei n.º 5.194/1966, referente à atuação de profissionais e empresas de engenharia
no Brasil, julgue o item subsequente.
 
O engenheiro estrangeiro que apresentar o currículo e o histórico escolar traduzidos pela embaixada
brasileira instalada em seu país de origem estará apto a se registrar em algum Conselho Regional de
Engenharia e Agronomia (CREA).
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/436969
CEBRASPE (CESPE) - Ana (SERPRO)/SERPRO/Engenharia Mecânica/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Com base na Lei n.º 5.194/1966, referente à atuação de profissionais e empresas de engenharia
no Brasil, julgue o item subsequente.
 
A carteira profissional emitida por um Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), para
efeitos da Lei n.º 5.194/1966, substitui o diploma de engenheiro.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/436967
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/436968
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/436969
150) 
151) 
152) 
153) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/436980
CEBRASPE (CESPE) - Ana (SERPRO)/SERPRO/Engenharia Mecânica/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Considere que uma empresa, atuante na área de projetos e execução de instalação de sistemas de
refrigeração, possua profissionais de diversas áreas da engenharia e tenha uma diretoria composta
exclusivamente de economistas.
 
Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
 
Por possuir engenheiros em seu quadro de funcionários, a empresa poderá utilizar o termo engenharia
em sua denominação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/436981
CEBRASPE (CESPE) - Ana (SERPRO)/SERPRO/Engenharia Elétrica/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Julgue o próximo item, relativo ao exercício da profissão de engenheiro, com base na Lei n.º
5.194/1966.
 
A produção técnica especializada é uma atividade de competência exclusiva de pessoas físicas
legalmente habilitadas para tal.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/436982
CEBRASPE (CESPE) - Ana (SERPRO)/SERPRO/Engenharia Mecânica/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Julgue o próximo item, relativo ao exercício da profissão de engenheiro, com base na Lei n.º
5.194/1966.
 
A denominação engenheiro é reservada exclusivamente aos profissionais referidos na Lei n.º 5.194/1966,
acrescida obrigatoriamente da formação básica e podendo ser acompanhada de designações referentes a
cursos de pós-graduação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/437266
CEBRASPE (CESPE) - Ana (SERPRO)/SERPRO/Engenharia Mecânica/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Com base na Lei n.º 5.194/1966, referente à atuação de profissionais e empresas de engenharia
no Brasil, julgue o item subsequente.
 
A execução de obras e serviços técnicos pode ser desempenhada tanto por pessoas físicas como por
pessoas jurídicas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/436980
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/436981
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/436982
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/437266
154) 
155) 
156) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/437276
CEBRASPE (CESPE) - Ana (SERPRO)/SERPRO/Engenharia Mecânica/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Julgue o próximo item, relativo ao exercício da profissão de engenheiro, com base na Lei n.º
5.194/1966.
 
O engenheiro que for suspenso pelo CREA de registro profissional estará impedido de exercer novas
atividades de engenharia, podendo apenas concluir as que foram contratadas anteriormente à
suspensão.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/437277
CEBRASPE (CESPE) - Ana (SERPRO)/SERPRO/Engenharia Mecânica/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Julgue o próximo item, relativo ao exercício da profissão de engenheiro, com base na Lei n.º
5.194/1966.
 
Os direitos autorais de um projeto de engenharia pertencem ao contratante, desde que esteja com o
pagamento dos serviços em dia e que seu nome conste na ART.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/629585
IBFC - Eng (HEMOMINAS)/HEMOMINAS/Civil/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Segundo a Lei 5.194/1966, as profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo são
caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importem na realização dos
empreendimentos relacionados abaixo, exceto:
a) Aproveitamento e utilização de recursos naturais.
b) Edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e
artísticos.
c) Desenvolvimento de curtas e longas metragens.
d) Instalações e meios de acesso a costas, cursos e massas de água e extensões terrestres.
www.tecconcursos.com.br/questoes/629586
IBFC - Eng (HEMOMINAS)/HEMOMINAS/Civil/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 -Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/437276
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/437277
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/629585
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/629586
157) 
158) 
159) 
160) 
Segundo a Lei 5.194/1966 aquele que exerce de forma ilegal a profissão de engenheiro, arquiteto
ou engenheiro agrônomo desenvolve as atividades abaixo, exceto:
a) O profissional que se incumbir de atividades conformes às atribuições discriminadas em seu
registro.
b) O profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras
de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas.
c) O profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade.
d) A pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos
profissionais de que trata esta lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/629587
IBFC - Eng (HEMOMINAS)/HEMOMINAS/Civil/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Segundo a Lei 5.194/1966 são atribuições do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e
Agronomia, (CONFEA) as relacionadas abaixo, exceto:
a) Organizar o seu regimento interno e estabelecer normas gerais para os regimentos dos Conselhos
Regionais.
b) Sempre revogar os regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais.
c) Tomar conhecimento e dirimir quaisquer dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais.
d) Incorporar ao seu balancete de receita e despesa os dos Conselhos Regionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636380
IBFC - Eng (HEMOMINAS)/HEMOMINAS/Eletricista/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Com base na Lei nº 5.194/1966 que regula o exercício das profissões de engenheiro, o Artigo 71
discorre sobre as penalidades aplicáveis por infração da presente lei, de acordo com a gravidade da falta.
Assinale a alternativa cuja penalidade não se refere ao artigo 71 da referida lei.
a) Advertência reservada.
b) Cancelamento definitivo do registro.
c) Prisão em regime fechado, com base na Lei penal especifica.
d) Censura pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/819870
CEBRASPE (CESPE) - Per Crim (POLC AL)/POLC AL/Engenharia Civil/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Suponha que, durante a construção de um prédio, o engenheiro responsável pela execução, em
comum acordo com o fiscal da obra, resolveu que toda a troca de informações deveria ser feita mediante
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/629587
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636380
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/819870
161) 
162) 
ofício ou ata de reunião semanal. Nesses termos, ficou dispensado o preenchimento do livro de ordem,
mais conhecido como diário de obras. Além disso, o engenheiro executor, em acordo com o fiscal, deixou
para emitir a anotação de responsabilidade técnica no final da obra, pois seu registro no Conselho
Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) estava suspenso, e a regularização ainda estava em
tramitação. Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte.
O engenheiro exerce ilegalmente sua atividade de execução da obra, uma vez que a regularização de seu
registro junto ao CREA ainda está em tramitação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/962278
QUADRIX - Arqt (CRF SP)/CRF SP/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Quais são as penalidades aplicáveis ao profissional de acordo com a gravidade, por infração da Lei
nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que trata do exercício profissional da Engenharia, Arquitetura e
da Agronomia?
a) Advertência reservada, censura pública, multa, suspensão temporária do exercício profissional e
cancelamento definitivo do registro.
b) Apenas multa.
c) Suspensão temporária, multa e cancelamento definitivo do registro.
d) Advertência reservada, multa e suspensão temporária do exercício profissional.
e) Advertência reservada, multa e cancelamento definitivo do registro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/962279
QUADRIX - Arqt (CRF SP)/CRF SP/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, quais são os órgãos dos Conselhos
Regionais encarregados de julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização pertinentes às respectivas
especializações profissionais e infrações do Código de Ética?
a) Conselhos de Ética.
b) Câmaras Especializadas.
c) Conselhos deliberativos.
d) Sindicatos de Classe.
e) Conselhos pedagógicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1303811
CEBRASPE (CESPE) - Esp GT (TELEBRAS)/TELEBRAS/Engenheiro de
Telecomunicações/2013
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/962278
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/962279
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1303811
163) 
164) 
165) 
166) 
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Considerando as legislações profissionais pertinentes ao sistema CONFEA/CREA, julgue o item
subsequente.
 
Atividades de vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico referentes a sistemas de
comunicação e de telecomunicações são exercidas exclusivamente por engenheiros devidamente
habilitados, conforme resolução específica do CONFEA.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1508820
CEBRASPE (CESPE) - Eng (UNIPAMPA)/UNIPAMPA/Elétrica/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei n.º 5.194/1966 e com a Resolução CONFEA n.º 218/1973, julgue os itens
subsequentes relativos ao exercício legal da profissão de engenheiro.
 
Em obras, é obrigatória a afixação de placas com indicação do autor do projeto e do responsável técnico
pela execução.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1508822
CEBRASPE (CESPE) - Eng (UNIPAMPA)/UNIPAMPA/Elétrica/2013
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei n.º 5.194/1966 e com a Resolução CONFEA n.º 218/1973, julgue os itens
subsequentes relativos ao exercício legal da profissão de engenheiro.
 
Não há obrigatoriedade legal de que o fiscal de uma obra seja engenheiro, desde que um representante
legal do contratante seja assessorado por um engenheiro habilitado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/77168
FEMPERJ - ACE (TCE RJ)/TCE RJ/Controle Externo/Engenharia Civil/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
O Engenheiro Charles Mazaropi concebeu o plano de determinada obra e a sociedade DOIS
IRMÃOS ENGENHARIA LTDA, especializada na prestação de serviços de engenharia, por ele integrada,
iniciou sua execução. Posteriormente, a sociedade interrompeu seus serviços, em razão de problemas
financeiros. A obra foi imediatamente retomada pelo jovem engenheiro Kaíque, recém formado e com
registro provisório no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Kaíque, além de finalizar a obra,
inscreveu o projeto em concurso público, recebendo o prêmio.
Considerando a hipótese acima, é correto afirmar que:
a) Charles Mazaropi tem o direito de reivindicar metade do prêmio recebido por Kaíque;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1508820
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1508822
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/77168
167) 
168) 
b) ao dar prosseguimento à obra, Kaíque, portador de registro provisório, praticou o crime de
exercício ilegal da profissão;
c) Charles Mazaropi não mantém o direito de acompanhar a execução da obra em questão;d) a utilização pela sociedade DOIS IRMÃOS ENGENHARIA LTDA do termo "engenharia" era indevida,
pois sua diretoria era composta por quatro engenheiros e quatro administradores;
e) as Câmaras Especializadas do CREA não detêm competência para aplicar as penalidades e multas
previstas na Lei 5.194/66.
www.tecconcursos.com.br/questoes/142483
FUNDATEC - Ag ProfS (CREA PR)/CREA PR/Técnico em Construção Civil -
Edificações/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Dispõe a Lei nº 5.194/1966 que as remunerações iniciais dos engenheiros, arquitetos e
engenheiros agrônomos, qualquer que seja a fonte pagadora, não poderão ser inferiores a
a) R$624,05.
b) R$1.244,00.
c) R$2.820,00.
d) 4 (quatro) vezes o salário mínimo da respectiva região.
e) 6 (seis) vezes o salário mínimo da respectiva região.
www.tecconcursos.com.br/questoes/142496
FUNDATEC - Ag ProfS (CREA PR)/CREA PR/Técnico em Construção Civil -
Edificações/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Embasado no que dispõe a Lei nº 5.194/1966, analise as afirmativas abaixo, assinalando V, para
verdadeiro, ou F, para falso. As profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo são
caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importem na realização dos seguintes
empreendimentos:
 
( ) Meios de locomoção e comunicações.
 
( ) Instalações e meios de acesso a costas, cursos e massas de água e extensões terrestres.
 
( ) Aproveitamento e utilização de recursos naturais.
 
( ) Edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e
artísticos.
 
( ) Desenvolvimento industrial e agropecuário.
 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – V – V – F – F.
b) F – F – F – F – F.
c) V – F – V – V – V.
d) V – V – V – V – V.
e) F – F – F – V – V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/142483
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/142496
169) 
170) 
171) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/142564
FUNDATEC - Ag Prof (CREA PR)/CREA PR/Contador/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Segundo a Lei nº 5.194/1966, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e
Engenheiro-Agrônomo, constituem renda dos Conselhos Regionais dentre outras:
I. Anuidades cobradas de profissionais e pessoas jurídicas.
II. Emolumentos sobre registros, vistos e outros procedimentos.
 
III. Taxa de licença para execução de obras.
IV. Taxas de expedição de carteira profissional e documentos diversos.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I, II e IV.
d) Apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/142565
FUNDATEC - Ag Prof (CREA PR)/CREA PR/Contador/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Constam na Lei nº 5.194/1966 os seguintes regramentos em relação ao registro profissional de
engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos, EXCETO:
a) Os profissionais habilitados só poderão exercer a profissão após registro no Conselho Regional, sob
cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
b) A carteira profissional, para efeitos da referida lei substituirá o diploma, valerá como documento de
identidade e terá fé pública.
c) Será automaticamente cancelado o registro do profissional que não efetuar o pagamento da
anuidade até o dia trinta e um de março de cada exercício.
d) Se o profissional, firma ou organização, registrado em qualquer Conselho Regional, exercer
atividade em outra região, ficará obrigado a visar, nela, o seu registro.
e) A expedição da carteira fica sujeita à taxa que for arbitrada pelo Conselho Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/560548
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TJ AL)/TJ AL/Apoio Especializado/Engenharia/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Com base na legislação do sistema CONFEA-CREA, assinale a opção correta a respeito das
atividades, atribuições e responsabilidades dos profissionais de engenharia.
a) Existem unidades da Federação sob a jurisdição de mais de um conselho regional.
b) A sigla CREA, apesar de mantida, não exprime mais o significado original, uma vez que atribuições
relativas à arquitetura e à agronomia foram transferidas ao recém-criado Conselho de Arquitetura,
Agronomia e Urbanismo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/142564
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/142565
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/560548
172) 
173) 
174) 
c) Uma firma em cuja diretoria haja apenas um profissional registrado no CREA pode conter a palavra
Engenharia em sua denominação.
d) As atividades e atribuições profissionais do engenheiro incluem o desempenho de cargos, funções
e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas e de economia mista.
e) Alterações em projeto ou plano original de obra poderão ser realizadas por outro profissional
habilitado somente se houver autorização para tal do autor do projeto ou plano original, caso em que
ambos serão solidariamente responsáveis pela obra.
www.tecconcursos.com.br/questoes/871467
COPERVE UFSC - Eng (UFSC)/UFSC/Civil/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Assinale a alternativa que complementa de forma CORRETA a afirmativa abaixo. Além de atuar
com eficácia na orientação, fiscalização, valorização e aperfeiçoamento do exercício profissional, o CREA
– Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – tem como principal atribuição:
a) a associação dos profissionais e sociedade.
b) a melhoria da segurança e da qualidade de vida dos associados.
c) a melhoria da segurança e da qualidade de vida da sociedade.
d) a regulamentação das profissões.
e) a melhoria da sociedade e a punição dos profissionais da área que não têm atribuição para exercer
a profissão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/978707
MS CONCURSOS - Ag Fisc (CREA TO)/CREA TO/Sistema CREA CONFEA/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Com base na Lei n° 5.194/66 assinale a alternativa INCORRETA:
a) As profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo são caracterizadas pelas
realizações de interesse social e humano que importem na realização de meios de locomoção e
comunicações.
b) Só poderá ter em sua denominação as palavras engenharia, arquitetura ou agronomia a firma
comercial ou industrial cuja diretoria for composta de, no mínimo, um terço de profissionais
registrados nos Conselhos Regionais.
c) Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo aquele que se
incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu registro.
d) O exercício, no País, da profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo, observadas
as condições de capacidade e demais exigências legais, é assegurado aos estrangeiros contratados
que, a critério dos Conselhos Federal e Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia,
considerados a escassez de profissionais de determinada especialidade e o interesse nacional, tenham
seus títulos registrados temporariamente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/978708
MS CONCURSOS - Ag Fisc (CREA TO)/CREA TO/Sistema CREA CONFEA/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
As atividades e atribuições profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-agrônomo
consistem em:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/871467
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/978707
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/978708
175) 
176) 
 
I – Ensino, pesquisa, experimentação e ensaios.
 
II – Estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica.III – Planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes,
explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária.
 
Das assertivas acima, podemos afirmar que:
a) Todas estão corretas.
b) Somente I e II estão corretas.
c) Somente I e III estão corretas.
d) Somente II e III estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/978709
MS CONCURSOS - Ag Fisc (CREA TO)/CREA TO/Sistema CREA CONFEA/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A respeito dos direitos de autoria de um plano ou projeto de Engenharia, Arquitetura ou
Agronomia, assinale a alternativa INCORRETA:
a) As alterações do projeto ou plano original só poderão ser feitas pelo profissional que o tenha
elaborado.
b) Quando a concepção geral que caracteriza um plano ou projeto for elaborada em conjunto por
profissionais legalmente habilitados, todos serão considerados co-autores do projeto, com os direitos
e deveres correspondentes.
c) Somente ao autor do projeto é assegurado o direito de acompanhar a execução da obra, de modo
a garantir a sua realização, de acordo com as condições, especificações e demais pormenores
técnicos nele estabelecidos.
d) Os Conselhos Regionais criarão registros de autoria de planos e projetos, para salvaguarda dos
direitos autorais dos profissionais que o desejarem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/978713
MS CONCURSOS - Ag Fisc (CREA TO)/CREA TO/Sistema CREA CONFEA/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Com base na Lei nº 6.619/78, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os Conselhos Regionais recolherão ao Conselho Federal, até o dia 15 (quinze) do mês
subsequente ao da arrecadação, a quota de participação de 30% (trinta por cento) do produto da
arrecadação.
b) As multas são estipuladas em função do menor valor de referência fixado pelo Poder Executivo.
c) Constitui renda dos Conselhos Regionais as taxas de expedição de carteiras profissionais e
documentos diversos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/978709
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/978713
177) 
178) 
179) 
d) O pagamento da anuidade após 31 de março terá o acréscimo de 10 (dez por cento), a título de
mora, quando efetuado no mesmo exercício.
www.tecconcursos.com.br/questoes/978870
MS CONCURSOS - Ana Jur (CREA TO)/CREA TO/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
O exercício, no País, da profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo, observadas
as condições de capacidade e demais exigências legais, é assegurado:
a) Aos estrangeiros contratados que, a critério dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia,
Arquitetura e Agronomia, considerados a escassez de profissionais de determinada especialidade e o
interesse nacional, tenham seus títulos registrados temporariamente.
b) Exclusivamente aos brasileiros contratados que, a critério dos Conselhos Federal e Regionais de
Engenharia, Arquitetura e Agronomia, considerados a escassez de profissionais de determinada
especialidade e o interesse nacional, tenham seus títulos registrados temporariamente.
c) Aos estrangeiros contratados que, a critério exclusivo do Conselho Federal de Engenharia,
Arquitetura e Agronomia, considerados a escassez de profissionais de determinada especialidade e o
interesse nacional, tenham seus títulos registrados temporariamente.
d) Aos estrangeiros contratados que, a critério dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e
Agronomia, considerados a escassez de profissionais de determinada especialidade e o interesse
nacional, tenham seus títulos registrados temporariamente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/978872
MS CONCURSOS - Ana Jur (CREA TO)/CREA TO/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Não exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:
a) A pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços públicos ou privados reservados
aos profissionais de que trata a Lei n° 5.194/1966 e que não possua registro nos Conselhos
Regionais.
b) O profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu
registro.
c) O profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras
de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas.
d) O profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras
de obras e serviços com sua real participação nos trabalhos delas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/978880
MS CONCURSOS - Ana Jur (CREA TO)/CREA TO/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Não estão elencadas entre as atribuições do Conselho Federal, segundo a Lei n° 5.194/1966:
a) Organizar o seu regimento interno e estabelecer normas gerais para os regimentos dos Conselhos
Regionais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/978870
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/978872
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/978880
180) 
181) 
b) Examinar e decidir em última instância os assuntos relativos ao exercício das profissões de
engenharia, arquitetura e agronomia, podendo anular qualquer ato que não estiver de acordo com a
Lei n° 5.194/1966.
c) Criar as Câmaras Especializadas atendendo às condições de maior eficiência da fiscalização
estabelecida na Lei n° 5.194/1966.
d) Tomar conhecimento e dirimir quaisquer dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/979308
MS CONCURSOS - Prof Sist (CREA TO)/CREA TO/CREA CONFEA/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Não constituem renda dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, nos
termos da Lei n° 5.194/1966:
a) Anuidades cobradas de profissionais e pessoas jurídicas.
b) Taxas de expedição de carteiras profissionais e documentos diversos.
c) Emolumentos sobre registros, vistos e outros procedimentos.
d) Parte da arrecadação do município sobre as taxas de liberação de obras e construções onde o
Conselho tem sede.
www.tecconcursos.com.br/questoes/979310
MS CONCURSOS - Prof Sist (CREA TO)/CREA TO/CREA CONFEA/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Leia as afirmações abaixo:
 
I – As firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas em geral, que se
organizam para executar obras ou serviços relacionados ao exercício das profissões de Engenheiro,
Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, conforme preceitua a Lei n° 5.194/1966, só poderão iniciar suas
atividades depois de promoverem o competente registro nos Conselhos Regionais, bem como o dos
profissionais do seu quadro técnico.
 
II – As entidades estatais, paraestatais, autárquicas e de economia mista que tenham atividade na
engenharia, na arquitetura ou na agronomia, ou se utilizem dos trabalhos de profissionais dessas
categorias, são obrigadas, sem quaisquer ônus, a fornecer aos Conselhos Regionais todos os
elementos necessários à verificação e sua fiscalização.
 
III – Quando os serviços forem executados em lugares distantes da sede da entidade, não há
necessidade desta manter, junto a cada um dos serviços, um profissional devidamente habilitado
naquela jurisdição.
 
IV – O registro de firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas será
concedido, ainda que sua denominação não seja condizente com sua finalidade e qualificação de
seus componentes.
 
Estão INCORRETAS as afirmações tecidas em:
a) I e II, apenas.
b) I, II, III e IV.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/979308
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/979310
182) 
183) 
184) 
c) II e III, apenas.
d) IIIe IV, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/979311
MS CONCURSOS - Prof Sist (CREA TO)/CREA TO/CREA CONFEA/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Sobre a natureza jurídica do Conselho Federal e Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia,
é CORRETO afirmar que:
a) São autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, constituem serviço público
federal, gozando os seus bens, rendas e serviços de imunidade tributária total e franquia postal e
telegráfica.
b) São autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito privado, constituem serviço público
federal, porém, não gozam os seus bens, rendas e serviços de imunidade tributária total, mas apenas
parcial.
c) São sociedades de economia mista dotadas de personalidade jurídica de direito misto, constituem
serviço público federal, gozando os seus bens, rendas e serviços de imunidade tributária total e
franquia postal e telegráfica.
d) São empresas públicas dotadas de personalidade jurídica de direito público, constituem serviço
público federal, gozando os seus bens, rendas e serviços de imunidade tributária total e franquia
postal e telegráfica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1297902
CEBRASPE (CESPE) - Ana Min (MPE PI)/MPE PI/Arquitetura/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Acerca da legislação profissional, julgue o item subsecutivo.
Segundo a Lei n.º 5.194/1966, as alterações do projeto ou do plano original de obra ou serviço técnico
só poderão ser feitas pelo profissional que o tenha elaborado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1297905
CEBRASPE (CESPE) - Ana Min (MPE PI)/MPE PI/Arquitetura/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Acerca da legislação profissional, julgue o item subsecutivo.
 
Conforme dispõe a Lei n.º 5.194/1966, a ação de qualquer conselho regional instalado em um estado, no
Distrito Federal ou em território federal pode estender-se a mais de um estado.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/979311
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1297902
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1297905
185) 
186) 
187) 
188) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1297909
CEBRASPE (CESPE) - Ana Min (MPE PI)/MPE PI/Arquitetura/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Acerca da legislação profissional, julgue o item subsecutivo.
 
Observados os preceitos da Lei n.º 5.194/1966, as atividades de direção e execução de obras e serviços
técnicos poderão ser exercidas, indistintamente, por profissionais ou por pessoas jurídicas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1298582
CEBRASPE (CESPE) - Ana Min (MPE PI)/MPE PI/Engenharia Civil/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Em relação à legislação profissional pertinente ao Sistema CREA/CONFEA, julgue o seguinte item.
Caso o cliente contrate outro engenheiro como responsável técnico pela execução, o autor do projeto
estrutural pode ser impedido de acompanhar a execução da obra.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1301942
CEBRASPE (CESPE) - Tec Cien (BASA)/BASA/Arquitetura/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a lei pertinente, exercerá ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou
engenheiro agrônomo o profissional que
 
emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de obras e serviços sem
sua real participação nos trabalhos dessas obras.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1313447
CEBRASPE (CESPE) - Tec Cien (BASA)/BASA/Engenharia Civil/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A respeito do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, do Conselho Federal de Engenharia,
Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e da legislação pertinente, julgue o item seguinte.
Os diplomados por escolas ou faculdades de engenharia, arquitetura ou agronomia, oficiais ou
reconhecidas, cujos diplomas não tenham sido registrados, mas estejam em processamento na
repartição federal competente, podem exercer as respectivas profissões mediante registro provisório no
respectivo conselho regional.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1297909
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1298582
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1301942
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1313447
189) 
190) 
191) 
192) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1313448
CEBRASPE (CESPE) - Tec Cien (BASA)/BASA/Engenharia Civil/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A respeito do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, do Conselho Federal de Engenharia,
Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e da legislação pertinente, julgue o item seguinte.
 
Entre outras atribuições, compete ao CONFEA julgar as infrações dos associados ao código de ética e
elaborar as normas para a fiscalização das respectivas especializações profissionais.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1313700
CEBRASPE (CESPE) - Tec Cien (BASA)/BASA/Engenharia Elétrica/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Considerando as legislações relacionadas ao sistema CONFEA-CREA, julgue o item subsequente.
 
O engenheiro eletricista está apto a fiscalizar obra de edificação, desde que se trate de construção em
alvenaria e de até dois pavimentos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1313705
CEBRASPE (CESPE) - Tec Cien (BASA)/BASA/Engenharia Elétrica/2012
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Considerando as legislações relacionadas ao sistema CONFEA-CREA, julgue o item subsequente.
 
Outro profissional habilitado poderá alterar projeto que não seja de sua autoria, desde que o autor esteja
impedido ou se recuse a colaborar.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/62637
FCC - Ana Con (TCE-PR)/TCE PR/Engenharia Civil/2011
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Nos termos da Lei no 5.194/66, só poderá ter em sua denominação as palavras engenharia,
arquitetura ou agronomia a firma comercial ou industrial cuja diretoria for composta por profissionais
registrados nos Conselhos Regionais numa quantidade equivalente, em relação à sua composição, a
a) sua maioria.
b) no mínimo 50%.
c) no mínimo 10%.
d) no mínimo 70%.
e) no mínimo 30%.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1313448
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1313700
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1313705
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/62637
193) 
194) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/237910
CONSULPLAN - Cont (CREA RJ)/CREA RJ/2011
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei nº. 5194/66 regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro
Agrônomo. O exercício, no País, da profissão de Engenheiro, Arquiteto ou Engenheiro Agrônomo,
observadas as condições de capacidade e demais exigências legais, é assegurado:
I. Aos que possuam, devidamente registrado, diploma de faculdade ou escola superior de
Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, oficiais ou reconhecidas, existentes no País.
II. Aos que possuam, devidamente revalidado e registrado no País, diploma de faculdade ou escola
estrangeira de ensino superior de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, bem como os que tenham
esse exercício amparado por convênios internacionais de intercâmbio.
III. Aos estrangeiros contratados que, medianteautorização expressa do Conselho Regional do local
onde atuará, considerada a escassez de profissionais de determinada especialidade, tenham seus
títulos registrados temporariamente.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):
a) II, III
b) I, III
c) I, II
d) III
e) I
www.tecconcursos.com.br/questoes/237911
CONSULPLAN - Cont (CREA RJ)/CREA RJ/2011
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
De acordo com a Lei nº. 5194/66, exercem ilegalmente a profissão de Engenheiro, Arquiteto ou
Engenheiro Agrônomo, EXCETO:
a) A pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços públicos ou privados, reservados
aos profissionais de que trata esta Lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais.
b) O profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu
registro.
c) O profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras
de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas.
d) O profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade.
e) A firma, organização ou sociedade que, na qualidade de pessoa jurídica, exercer atribuições
reservadas aos profissionais da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, com a participação
efetiva e autoria declarada de profissional legalmente habilitado e registrado pelo Conselho Regional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/237912
CONSULPLAN - Cont (CREA RJ)/CREA RJ/2011
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237910
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237911
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237912
195) 
196) 
197) 
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A verificação e a fiscalização do exercício e atividades das profissões reguladas pela Lei nº.
5194/66 serão exercidas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), e
Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), organizados de forma a
assegurarem unidade de ação.
( ) A proposta de criação de novos Conselhos Regionais será feita pela maioria das entidades de
classe e escolas ou faculdades com sede na nova Região, cabendo aos Conselhos atingidos pela
iniciativa aceitar, aprovar e encaminhar a recomendação de criação ao Conselho Federal.
( ) Cada unidade da Federação pode figurar na jurisdição de mais de um Conselho Regional.
A sequência está correta em:
a) F, V, V
b) V, F, V
c) V, V, F
d) V, F, F
e) F, V, F
www.tecconcursos.com.br/questoes/237913
CONSULPLAN - Cont (CREA RJ)/CREA RJ/2011
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
As Câmaras Especializadas são os órgãos dos Conselhos Regionais encarregados de julgar e decidir
sobre os assuntos de fiscalização pertinentes às respectivas especializações profissionais e infrações do
Código de Ética. São atribuições das Câmaras Especializadas, dentre outras, EXCETO:
a) Julgar as infrações do Código de Ética.
b) Recomendar ao Conselho Regional a aplicação das penalidades e multas previstas.
c) Julgar os casos de infração da Lei nº. 5194/66, no âmbito de sua competência profissional
específica.
d) Apreciar e julgar os pedidos de registro de profissionais, das firmas, das entidades de direito
público, das entidades de classe e das escolas ou faculdades na Região.
e) Elaborar as normas para a fiscalização das respectivas especializações profissionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/237914
CONSULPLAN - Cont (CREA RJ)/CREA RJ/2011
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A ordem correta das penalidades aplicáveis por infração da Lei nº. 5194/66 é, de acordo com a
gravidade da falta:
a) Multa, advertência reservada, suspensão temporária do exercício profissional, censura pública,
cancelamento definitivo do registro.
b) Advertência reservada, censura pública, multa, suspensão temporária do exercício profissional,
cancelamento definitivo do registro.
c) Suspensão temporária do exercício profissional, advertência reservada, censura pública, multa,
cancelamento definitivo do registro.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237913
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237914
198) 
199) 
d) Advertência reservada, multa, censura pública, suspensão temporária do exercício profissional,
cancelamento definitivo do registro.
e) Censura pública, multa, advertência reservada, suspensão temporária do exercício profissional,
cancelamento definitivo do registro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/238373
CONSULPLAN - Ag Fisc (CREA RJ)/CREA RJ/2011
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
São atribuições do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura, EXCETO:
a) Organizar o seu regimento interno, aprovar os regimentos internos organizados pelos Conselhos
Regionais, modificando o que se tornar necessário, a fim de manter a respectiva unidade de ação.
b) Referendar o resultado das eleições dos Conselhos Regionais.
c) Examinar, decidindo a respeito em última instância, e podendo até anular o registro de qualquer
profissional licenciado que não estiver de acordo com o presente decreto, tomar conhecimento de
quaisquer dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e dirimi-las.
d) Julgar em última instância os recursos de penalidades impostas pelos Conselhos Regionais.
e) Publicar o relatório anual dos seus trabalhos, em que deverá figurar a relação de todos os
profissionais registrados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/513216
PUC PR - Arq Jr (COHAPAR)/COHAPAR/2011
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
Considerando a Lei que regulamenta o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e
Engenheiro Agrônomo, é assegurado o direito de exercício legal da profissão, observadas as condições de
capacidade e demais exigências legais para os profissionais:
I. Que possuam certificado de conclusão de curso de uma faculdade ou escola superior de
Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, oficiais ou reconhecidas, existentes no País.
II. Que possuam devidamente revalidado e registrado no País, diploma de faculdade ou escola
estrangeira de ensino superior de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, bem como os que tenham
esse exercício amparado por convênios internacionais de intercâmbio.
III. Estrangeiros contratados que, a critério dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia,
Arquitetura e Agronomia, considerados a escassez de profissionais de determinada especialidade e o
interesse nacional, tenham seus títulos registrados temporariamente.
IV. Que possuam registro profissional nos Conselhos Regionais devidamente atualizado.
 
Afirma-se:
a) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
b) Apenas as assertivas I, III e V estão corretas.
c) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
d) Todas as assertivas estão corretas.
e) Nenhuma assertiva está correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238373
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/513216
200) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/513218
PUC PR - Eng Civ Jr (COHAPAR)/COHAPAR/2011
Legislação e Ética Profissional - Lei nº 5.194/1966 - Regula as Profissões de
Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo
A Lei que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo, na
Seção III, art. 6º, descreve sobre o exercício ilegal da profissão. Sobre essa Lei, é CORRETO afirmar:
a) É vedado ao profissional emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas
executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos.
b) É permitido à pessoa física ou jurídica realizar atos ou prestar serviços, públicos ou privados,
reservados aos profissionais de que trata essa Lei desde que comprove qualificação técnica e
experiência comprovadano exercício da atividade em questão, mediante protocolo de autorização
enviado e registrado nos Conselhos Regionais.
c) O profissional que suspenso de seu exercício continue em atividade deverá apresentar formulário
de justificativa e anexar a ART.
d) Os profissionais que necessitarem se incumbir de atividades estranhas às atribuições descritas em
seu registro deverão solicitar previamente uma autorização aos Conselhos Regionais.
e) O profissional não necessita resguardar o sigilo profissional e recusar ou interromper trabalhos
após assinatura de contratos, mesmo que considere incompatível com a sua titulação, capacidade ou
dignidade profissional.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/513218
Gabarito
1) D 2) Errado 3) Errado 4) Errado 5) Certo 6) Errado 7) D
8) Errado 9) Errado 10) Certo 11) A 12) Errado 13) Errado 14) Certo
15) C 16) B 17) A 18) B 19) C 20) B 21) B
22) A 23) A 24) C 25) B 26) A 27) A 28) C
29) A 30) Certo 31) B 32) C 33) D 34) C 35) E
36) C 37) C 38) D 39) B 40) A 41) B 42) D
43) C 44) A 45) D 46) A 47) B 48) C 49) B
50) A 51) C 52) C 53) C 54) B 55) E 56) B
57) B 58) B 59) B 60) D 61) C 62) B 63) B
64) D 65) Certo 66) Certo 67) D 68) A 69) A 70) C
71) Certo 72) Certo 73) Errado 74) Errado 75) Errado 76) Certo 77) Certo
78) Certo 79) Errado 80) Certo 81) Errado 82) Certo 83) Certo 84) Errado
85) Certo 86) Certo 87) Errado 88) C 89) A 90) C 91) C
92) D 93) A 94) E 95) A 96) D 97) C 98) Certo
99) Certo 100) Errado 101) Anulada 102) Certo 103) Errado 104) B 105) C
106) A 107) B 108) A 109) C 110) D 111) A 112) C
113) C 114) C 115) A 116) E 117) C 118) D 119) B
120) E 121) D 122) C 123) A 124) D 125) Certo 126) Certo
127) C 128) Errado 129) Certo 130) A 131) B 132) B 133) A
134) D 135) C 136) C 137) A 138) A 139) D 140) D
141) A 142) B 143) C 144) Errado 145) Certo 146) Errado 147) Errado
148) Errado 149) Certo 150) Errado 151) Errado 152) Certo 153) Certo 154) Errado
155) Errado 156) C 157) A 158) B 159) C 160) Certo 161) A
162) B 163) Certo 164) Certo 165) Errado 166) D 167) E 168) D
169) C 170) C 171) D 172) C 173) B 174) A 175) C
176) C 177) A 178) D 179) C 180) D 181) D 182) A
183) Certo 184) Certo 185) Errado 186) Errado 187) Certo 188) Certo 189) Errado
190) Errado 191) Certo 192) A 193) C 194) Anulada 195) D 196) B
197) B 198) Anulada 199) C 200) A

Mais conteúdos dessa disciplina