Buscar

Desafio 1 História da Religião FCE Contudo, é correto dizer que de certa forma ciência e religião nunca se dissociaram totalmente. Se na Idade Média a ciência foi atacada pela Santa Inquisição, vide o

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciências da religião e história da religião
Desafio
A relação entre a ciência e a religião é muito antiga. Isso porque se tornou comum pensar que a ciência serve para desmistificar algo metafísico criado como explicação para qualquer coisa: seja para fenômenos naturais, para a existência das coisas, para fatos ocorridos e até justificativas para os acontecimentos. É possível dizer que desde a modernidade esse pensamento ganhou força na sociedade ocidental, muito porque institui-se na modernidade a necessidade de fundamentação racional para qualquer conhecimento.
Contudo, é correto dizer que de certa forma ciência e religião nunca se dissociaram totalmente. Se na Idade Média a ciência foi atacada pela Santa Inquisição, vide o caso de Galileu Galilei que acabou condenado em 1633 pela Igreja Católica por suas descobertas científicas; na modernidade isso se fez ambíguo.
Descreva os argumentos favoráveis usados para relacionar ciência e religião.
Padrão de resposta esperado
Desde a Antiguidade, os filósofos pré-socráticos não dissociavam as suas pesquisas científicas nas áreas de astronomia e biologia da relação com os deuses. Só com Sócrates esse movimento de dissociação teve início. Por outro lado, no começo da Idade Média, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino conseguiram relacionar as epistemologias platônica e aristotélica com o cristianismo. A expansão marítima aconteceu em grande parte pelo apoio financeiro da Coroa.
Na modernidade, apesar da ruptura com a fé enquanto fundamentação filosófica restrita, a religião alcançou o status institucional tendo duas disciplinas voltadas a ela: a ciência da religião e a história da religião. Neste contexto, a ciência trouxe ao estudo da religião as bases para uma epistemologia, assim como o reconhecimento de religiões outras que não a cristã.

Outros materiais