Buscar

TOXICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A toxicologia ocupacional é a área da toxicologia que atua na identificação, na análise e no mecanismo de ação de elementos químicos tóxicos que estão presentes em ambientes laborais. Com base nessa definição, quais os principais objetivos da toxicologia ocupacional para o trabalhador?   
Gerenciar a prevenção dos efeitos tóxicos à saúde do trabalhador, combater os agentes químicos e gerenciar e eliminar as radiações ionizantes presentes no ambiente laboral.
Gerenciar a exposição aos agentes químicos e físicos e avaliar os seus elementos presentes no ambiente laboral do trabalhador.
Gerenciamento dos riscos ocupacionais presentes nos ambientes de trabalho e na vida do trabalhador.
Gerenciamento dos riscos ocupacionais presentes nos ambientes de trabalho, bem como prevenir os efeitos tóxicos à saúde do trabalhador, em consequência da exposição aos agentes químicos, de modo a avaliar e gerenciar sistematicamente esses elementos. (Alternativa correta)
2. As medidas de prevenção aos riscos químicos devem ser adotadas em todas as empresas com exposição de agentes tóxicos. A Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho (2019) estabelece uma lista de verificação para informações aos trabalhadores. Quais as recomendações indicadas pela agência para a promoção da segurança do trabalhador no ambiente de trabalho? 
Avaliação dos riscos presentes dentro e fora do ambiente de trabalho, monitoramento de exposição ou vigilância da saúde, habilidade na prestação de primeiros socorros e procedimentos de emergência.
Atividades para verificação, detecção e comunicação de falhas nos equipamentos (principalmente nos equipamentos de segurança) e descrição das medidas preventivas e corretivas a serem tomadas nos trabalhos de manutenção.
Habilidade na prestação de primeiros socorros, procedimentos de emergência (somente quando não houver um profissional qualificado) e identificação dos perigos do local de trabalho.
Identificação dos perigos do local de trabalho, descrição das medidas preventivas para controle dos perigos relativas a toda a equipe, interpretação dos resultados de monitoramento de exposição ou vigilância da saúde e avaliação de riscos do local de trabalho. (Alternativa correta)
3. A exposição do trabalhador ao agente químico pode causar diversas doenças de caráter ocupacional. Essas doenças dependerão de alguns fatores, como a fonte de transmissão, ou seja, o tipo do agente químico. Os frentistas de posto de combustível atuam recorrentemente sobre a exposição de agentes químicos, sendo que um deles é provocado pelo processo de combustão incompleta, por motores de combustão interna. A qual agente químico os frentistas estão expostos e quais doenças eles podem desenvolver? 
Estão expostos ao monóxido de carbono e podem desenvolver doenças como transtornos do nervo olfatório, encefalopatia tóxica crônica, conjuntivite, parada cardíaca, arritmias cardíacas, entre outras. (Alternativa correta)
Estão expostos ao flúor ou seus compostos tóxicos, que podem causar conjuntivite, rinite crônica, bronquite, pneumonite, entre outras doenças.
Estão expostos ao iodo, que pode causar conjuntivite, faringite aguda, laringotraqueíte aguda, sinusite crônica, bronquite, pneumonite, entre outras doenças.
Estão expostos ao arsênio e seus compostos arsenicais, podendo desenvolver doenças como neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão, queratite, rinite crônica, ulceração ou necrose do septo nasal, entre outras.
4. Na toxicologia forense, é muito comum o uso da expressão cadeia de custódia. A cadeia de custódia é fundamental na manipulação da amostra, dos vestígios e da integridade de todo o processo pericial. Entre as afirmações apresentadas a seguir, pode-se afirmar que o processo associado à cadeia de custódia se refere a: 
A cadeia de custódia são os testes que devem ser realizados na amostra suspeita. Dependendo do histórico, parte-se para a prova confirmatória; caso não se conheça o histórico do óbito, realizam-se, primeiro, as provas de triagem.
​​​​​A cadeia de custódia se refere aos procedimentos técnicos que o laboratório forense deve apresentar, pois todo o método aplicado sobre a amostra deve ser validado, deve ter sensibilidade, especificidade, robustez, etc.
A cadeia de custódia se refere à documentação. Esta deve assegurar que se saiba quem manuseou a amostra, quando tal manuseio ocorreu, em que local a amostra foi obtida; enfim, tudo o que é realizado na amostra.   (Alternativa correta)
A cadeia de custódia se refere ao processo judicial. Este tem como chefe do processo o promotor de justiça, que solicita as perícias no processo e, a partir disso, o toxicologista forense realiza as análises.
5. Todos os poluentes do ar têm potencial para causar grandes danos ao organismo e não há um nível de concentração seguro destes em que toda a população possa estar livre de riscos. No entanto, um desses contaminantes parece ter um grau mais elevado de perigo de causar graves danos do que os demais. Qual é esse poluente? 
Dióxido de enxofre.
Material particulado. (Alternativa correta)
Dióxido de nitrogênio.
Ozônio.
6. Os poluentes atmosféricos têm diferentes maneiras de levar os indivíduos a desenvolverem diversas patologias. Entretanto, há dois mecanismos que são interligados e têm a característica de estarem presentes nos processos fisiopatológicos dos poluentes mais estudados. Tais mecanismos estão elencados em qual das alternativas a seguir? 
Imunossupressão e autoimunidade.
Estresse oxidativo e inflamação. (Alternativa correta)
Imunossupressão e estresse oxidativo.
Autoimunidade e inflamação.
7. A exposição ao dióxido de enxofre desencadeia uma série de eventos atrelados ao potencial irritante para as vias aéreas que esse gás apresenta. Ele causa exacerbação das manifestações clínicas da asma, além de sintomas de rinite e faringite. Existem fontes de emissão de dióxido de enxofre de origem natural, como atividade vulcânica e queimadas, e também fontes de origem em atividades humanas. Assinale a alternativa que apresenta a fonte antropogênica com maior potencial de emitir dióxido de enxofre na atmosfera: 
Motor a diesel. (Alternativa correta)
Motor a álcool.
Motor a gasolina.
Motor a álcool e a gasolina.
8. Existem limites de exposição para agentes químicos, biológicos e físicos do ambiente de trabalho, visando à promoção da saúde e à segurança do trabalhador. No Brasil, são denominados limites de tolerância (LTs), sendo definidos como a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral. Geralmente, os LEOs podem ser estabelecidos para uma exposição para a jornada inteira ou para exposições curtas. Em relação ao tempo de exposição, existem 3 tipos de LTs, que estão baseados na concentração média do agente químico, que deve ser respeitada nas jornadas de trabalho (8 horas diárias e 40 horas semanais) e, geralmente, altera-se em função de inúmeras variáveis dos ciclos produtivos e ambientais. Qual das alternativas a seguir corresponde ao tempo de exposição citado acima? 
Valor-limiar-limite de exposição a curto prazo (TLV-STEL).
Tempo de valor limiar-média ponderada de tempo (TLV-TWA). (Alternativa correta)
LOAEL.
Valor-limiar-teto (TLV-C).
9. A toxicologia ocupacional tem como objetivo preservar a saúde do trabalhador pela identificação das substâncias químicas e biológicas presentes no local de trabalho e dos quadros agudos e crônicos que esses agentes podem produzir, definir as condições em que podem ser usados com segurança e prevenir a absorção de quantidades nocivas dessas substâncias químicas. Leia as afirmativas e assinale a alternativa correta: I. A exposição crônica é caracterizada pela exposição única ou múltipla, que ocorre em breve período entre segundos e 1 a 2 dias. II. A exposição aguda é caracterizada pela exposição única ou múltipla em um período longo, como a manipulação repetida de um agente químico. III. A mesma quantidade da substância absorvida lentamente pode resultarem baixa toxicidade ou em nenhum efeito tóxico. Esse é o caso da exposição ao cianeto. 
Apenas I e II.
Apenas II.
Apenas I.
Apenas III. (Alternativa correta)
10. O conhecimento dos efeitos biológicos precoces que aparecem em consequência da absorção de um agente químico é outra forma de realizar o monitoramento biológico. No caso do chumbo, por exemplo, o efeito crítico é na biossíntese da heme, pois o íon chumbo interfere especificamente sobre a atividade enzimática dessa via metabólica. Com relação à intoxicação por chumbo, é correto afirmar que: 
o chumbo dificilmente será absorvido pelo trato respiratório.
o sistema nervoso central em desenvolvimento do feto e da criança pequena é o órgão alvo mais sensível aos efeitos tóxicos do chumbo. (Alternativa correta)
o chumbo é  encontrado em indústrias que produzem veneno para herbicidas e roedores, por isso causa doenças em indivíduos que trabalham nesses locais.
ao alcançar a corrente circulatória, o chumbo fica ligado às plaquetas.

Continue navegando