Buscar

Economia Política23,08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Economia Política Aplicada Analise a questão e responda a alternativa correta. De acordo com Karl Marx, as classes sociais existentes no Modo de Produção Capitalista são:
 A Burgueses e Proletários. Você assinalou essa alternativa (A) 
Questão 2/10 - Economia Política Aplicada O FMI- Fundo Monetário Internacional, apesar ter sido criado na Conferência Monetária Internacional de Bretton Woods-EUA, em 1944, é uma instituição multilateral especializada da ONU- Organização das Nações Unidas, com sede em Washington nos Estados Unidos. Marque a única questão que contém as principais funções do FMI- Fundo Monetário Internacional:
C Oferecer assistência aos países seguindo uma política monetarista que nem sempre atende aos interesses dos atendidos por ela. Você assinalou essa alternativa (C)
Questão 3/10 - Economia Política Aplicada Analise a questão e responda a alternativa correta. Conforme Karl Marx (1818-1883), de acordo com a propriedade as três grandes classes da era moderna, fundada no regime capitalista de produção são:
C A classe trabalhadora e a classe capitalista da qual fazem parte também os proprietários de terras. Você assinalou essa alternativa (C)
Questão 4/10 - Economia Política Aplicada Marque a única alternativa que contém a conferência internacional que estabeleceu o US$ como moeda internacional, criou o FMI e o BIRD. A a Conferência Monetária Internacional de Bretton Wood. Você assinalou essa alternativa (A)
Questão 5/10 - Economia Política Aplicada Sobre a crise econômica na década de 1990, dado ao esgotamento das medidas governamentais impostas às populações latino-americanas, é correto afirmar que como medidas paliativas para resolver o problema da recessão e da falta de dinheiro, os moradores da periferia e as famílias mais pobres, passaram a:
I. desenvolver seus próprios empreendimentos, assim como linha de créditos e moeda alternativa, tais como ocorreu na Argentina e, no Brasil, inúmeros empreendimentos sociais, p transformando a distribuição de alimentos em encontros de fomentação de geração de trabalho e renda. 
II. II. receber apoio de empresas privadas e instituições não governamentais que forneceram habitações e salário-moradia aos desempregados e pessoas mais pobres dentro de um programa privado de erradicação da pobreza e da miséria implementado pelas grandes corporações multinacionais.
III. III. ser integradas em programas governamentais que estabeleciam empregos e casa própria para os desempregados pela crise e pobres marginalizados da sociedade. Dentre esses programas estavam os programas “Salários aos Desempregados” e “Casas para os Pobres” implementados nos países sob a orientação do FMI e do Banco Mundial. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
 A I, apenas.
Questão 6/10 - Economia Política Aplicada A CEPAL- Comissão Econômica para a América Latina é um órgão regional das Nações Unidas, ligado ao Conselho Econômico e Social; foi criado em 1948 com o objetivo de elaborar estudo e alternativas para o desenvolvimento dos países latino-americanos. Marque a única alternativa que contém os dois técnicos que estiveram à frente dos projetos e programas da CEPAL e se destacaram.
C Celso Furtado e Raúl Prebish.
Questão 7/10 - Economia Política Aplicada Na Constituição de 1988, grandes avanços no campo social foram obtidos. Marque a única alternativa, das apresentadas abaixo, que não foi uma estabelecida a partir da Constituição de 1988:
B Extensão da obrigatoriedade do voto aos jovens com 16 anos. Você assinalou essa alternativa (B)
Questão 8/10 - Economia Política Aplicada Analise a questão e marque a alternativa correta. Sobre a luta de classes, Karl Marx, no Manifesto do Partido Comunista (1848) afirma que:
C É uma luta política contra a burguesia, uma organização do proletariado, que é incessantemente destruída pela concorrência que fazem entre si os próprios operários. Mas, renasce sempre, e cada vez mais forte, mais firme, mais poderosa. Você assinalou essa alternativa (C)
Questão 10/10 - Economia Política Aplicada Marque a única alternativa que corresponde ao nome da obra, de Max Weber (1864-1920) no qual ele descreve o desenvolvimento da sociedade ocidental desde os seus princípios até o modelo industrial secular baseado no avanço da ciência e da engenharia efetivados pela relação custo-benefício e pela burocracia, publicada entre (1905-1906):
C A ética protestante e o espírito do capitalismo.

Outros materiais