Buscar

TECNOLOGIA EDUCACIONAIS EAD UNIGRAN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Tecnologias Educacionais e EAD – 1º Semestre 
Professora Esp.: Maria Dolores Bortolança
Atividade referente às aulas 1 - 2 - 3 e 4 Enviar no Portfólio 1
01. Considerando o que foi visto na aula 1, sobre Tecnologia e Educação, leia os segmentos abaixo. 
I - As instituições educacionais sempre foram palco para a inserção de tecnologia que, como aponta Oliveira (2001), “são produtos da ação humana, historicamente construídos, expressando relações sociais das quais dependem, mas que também são influenciadas por eles”.
II - As novas tecnologias estão sendo incorporadas ao processo ensino-aprendizagens sendo as ferramentas atuais utilizadas por nossas escolas na construção do conhecimento. 
III - Assim, com o advento das novas tecnologias de comunicação e de informação, o convívio social passa a ter outras maneiras de se relacionar e de se organizar e também de fazer educação.
IV - Dentro desse novo cenário, é necessário pensar na formação dos professores, bem como nas correntes teóricas para embasar esse processo de ensino, o acesso e a democratização do uso das novas tecnologias.
Marque a alternativa correta. (0.5). 
( ) A afirmativa I é verdadeira, a II e III são falsas
( ) A afirmativa II é verdadeira, a I e IV são falsas
( ) As quatro afirmativas são verdadeiras.
( ) As quatro afirmativas são falsas
02. Com a utilização do computador como ferramenta no processo ensino-aprendizagem abriu-se o leque para as várias teorias opinarem acerca desse tema. Nesse sentido, se faz necessário mencionar as teorias de aprendizagem que hoje estão colocadas neste universo escolar informatizado. De acordo Silva (1998) as correntes de pensamento vão desde empirismo até os teóricos da psicologia cognitiva, passando ainda pelas teorias clássicas de Piaget, Vygotsky, Wallon e Paulo Freire como um referencial importante. Complete as lacunas com a respectiva corrente de pensamento. 
Associacionismo: Seu pressuposto consiste na combinação de uma série de condutas simples chegando ao comportamento complexo. Estão presentes nesta corrente as teorias do comportamento reflexo de Skinner.
Empirismo: Ao nascer o ser é considerado uma tábua rasa, as ideias vão sendo gravadas a partir das percepções que contribui para as capacidades mais elementares aos comportamentos mais complexos, sendo a inteligência capaz de acumular conhecimento.
Inatismo ou Nativismo: O conhecimento está predeterminado já que desde o nascimento a hereditariedade é capaz de marcar as diferenças individuais tanto no campo psicológico como no físico.
Assinale a alternativa que contém a ordem correta do preenchimento das lacunas. (0.50) 
( ) Inatismo ou Nativismo, Empirismo, Associacionismo.
( ) Inatismo ou Nativismo, Associacionismo, Empirismo. 
(X) Associacionismo, Empirismo, Inatismo ou Nativismo
( ) Empirismo, Associacionismo, Inatismo ou Nativismo.
03- Identifique abaixo as afirmativas (V) e as falsas (F) sobre tecnologias/educação e tecnologia como recurso didático e concepções pedagógicas na educação mediada pela tecnologia. (0.5)
( ) Com o advento das novas tecnologias de comunicação e informação, o convívio social passa a ter outras maneiras de se relacionar e de se organizar e também fazer educação.
( ) À medida que a tecnologia aplicada à educação foi sendo ampliada, a regulamentação sobre a educação a distância também foi se corporificando, bem como o debate no campo da educação e sua interface com as novas tecnologias de comunicação.
( ) A tecnologia tem possibilitado novas formas de relacionamento e comunicação que ensejam o desenvolvimento de competências para lidar com essas mudanças, notadamente com a existência das redes que se constituem em um universo rico e plural para a descoberta de novas informações. 
( ) As concepções pedagógicas propostas pela autora Andréa Filatro (2009), em um panorama geral das três perspectivas dominantes, são: a associacionista, a construtivista (individual e social) e a situada.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:
a) V - V - F - V
b) F - V - F - F
c) V- F - V - V 
d) V - V - V - V
e) F - F - V - V
04. As autoras Okada apud Okada e Barros (2010, p. 21), mencionam que surgiram várias modalidades de educação online e novas derivações e práticas adjacentes. Para preencher as lacunas do parágrafo abaixo, assinale a opção correta. (0.5)
O learning cuja descrição é derivada de “blended learning”, refere-se ao sistema de aprendizagem que combina situações online e também presenciais, daí a origem da designação “blended” como aprendizagem mista. O e-learning - cujo significado está associado a aprendizagem eletrônica, é uma convergência da aprendizagem via tecnologias digitais e do ensino a distância baseado na Web. Já o termo open-learningrefere-se a aprendizagem aberta, onde recursos educacionais abertos REAs favorecem a construção colaborativa, socialização de processos e produtos visando a maior interação e autonomia da comunidade de aprendizes. 
Assinale a alternativa correta:
a) e-learning - “open-learning” - b- learning
b) “open-learning” - e-learning - b- learning
c) e-learning - b- learning - “open-learning”
d) b- learning - e-learning - “open-learning” 
05. Sobre os modelos de ensino a distância no Brasil comente o modelo TOTALMENTE VIA WEB, apontando as principais vantagens e as principais desvantagens desse modelo de educação. (Mínimo 5 linhas) (1.0).
06. Complete corretamente os espaços de acordo com a citação da autora (KENSKI, 2007, p. 67- 68) e assinale a alternativa correta. (0.5).
O _________ é o de inventar e descobrir usos criativos da ________ __________ que inspirem professores e alunos a gostar de aprender, para sempre. A proposta é _______o sentido de educar e __________ a função da ________, abrindo-a para novos projetos e oportunidades, que ofereçam condições de ir além da __________ para o consumo e a produção. As __________ ________ de todos os níveis, com a adoção dos pressupostos da cultura informática, já não se veem como sistemas isolados, fechados em suas próprias atividades de _________ . 
a) desafio – escola – ensinar – inventar – informação – tecnologia educacional – instituições – educação. 
b) desafio – tecnologia educacional – ampliar – reinventar – escola – formação – instituições escolares - ensino. 
c) desafio – educação – buscar – mudar – instituição – realização – escolas – ensino.
d) importante – educação – procurar – mudar – instituição – realização – escolas – ensino.
07. Quanto ao professor no contexto da educação informatizada, leia as assertivas a seguir e julgue-as conforme as alternativas: (0,5)
I- Pensar na dinamização da aprendizagem na aula presencial é compreender o contexto econômico, político, social e cultural no momento atual no qual o mundo está inserido no processo de globalização.
II- A educação não pode ficar refém dos grupos empresariais que atuam na área educacional e tecnológica, já que tem interesses distintos, assim ela pode não simplesmente comprar as ferramentas sem pensar sobre elas.
III- As novas tecnologias vêm contribuindo para mudança das práticas na escola, pois elas demandam reorganizações das metodologias utilizadas, para que de fato ocorra a tão falada interatividade.
IV- A novidade do mundo globalizado não é apenas as tecnologias, mas o alcance que elas tomaram e as novas ferramentas postas à disposição da sociedade. As novas tecnologias têm pautado várias áreas como a saúde, a cultura, as relações e em especial a educação.
a) ( ) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. b) ( ) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. c) ( ) Apenas a assertiva I está correta. d) ( ) Apenas a assertiva II está correta.
e) ( ) Todas as assertivas estão corretas.08. Comente quais as vantagens e desvantagens de estudar na Educação a Distância (no mínimo 6 linhas). (1.0)
	 
Bom trabalho!

Outros materiais