Buscar

Prova 3 - Manufatura Mecânica - Usinagem e Conformação - Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
1Na indústria metalmecânica, a usinagem é um dos processos mais comumente utilizados. Mesmo em indústrias cujo produto é fabricado em outros tipos de materiais, ou que não fazer o uso da usinagem diretamente no processo produtivo, métodos e equipamentos de usinagem podem estar presentes em áreas de apoio, por exemplo, em setores de manutenção. Os processos de usinagem têm em comum a retirada de material da peça usinada na forma de cavaco. No entanto, podem ser classificados e diferenciados considerando alguns critérios. O que caracteriza um processo de usinagem com ferramenta definida e não definida? Cite pelo menos dois exemplos de processos que se enquadram em cada classificação.
Um processo de usinagem com ferramenta definida é caracterizado por envolver a retirada de cavaco com uma ferramenta específica, de formato definido, como as pastilhas de usinagem de torneamento e as fresas, essas ferramentas fazem a retirada desse material em grandes quantidades. 
O processo de usinagem sem ferramenta definida normalmente envolve processos de acabamento superficial ou ajustes nas peças, através de processos como polimento, jateamento ou retífica, que envolvem ferramentas sem uma geometria definida.
2Os processos de conformação mecânica dos metais vêm sendo aprimorados desde a descoberta desses materiais. O objetivo dos mesmos é dar forma ao metal para que o objeto tenha a utilidade pretendida. Dentre os processos de conformação mecânica dos metais, se destacam os de conformação plástica, sendo o mais antigo o forjamento. Nos processos de conformação plástica, além da obtenção da forma, ocorrem alterações microestruturais, que podem resultar em melhorias nas propriedades mecânicas. Nos itens a) e b) a seguir, são identificados dois produtos metálicos que podem ser obtidos por conformação plástica. Identifique o processo mais adequado para a produção de cada item. Justifique sua resposta para cada um dos itens e descreva as principais características do processo selecionado. a) Obtenção em grande escala de vigas tipo U, em aço carbono, cujo material percussor é uma barra de seção reta retangular. b) Tubos cilíndricos de aço, obtidos a partir de blocos do metal, que deverão estar no estado recristalizado após o processo.
Parte inferior do formulário
a) Processo de Laminação: podemos passar a barra de seção reta retangular por dois ou mais cilindros de forma sucessiva, em várias etapas, até que o material atinja a forma desejada. Com este processo é possível fazer bom aproveitamento do material e obter bom acabamento, além 
de ser um processo econômico quando se trata de grandes volumes de produção.
B) Processo de Extrusão a Quente: os blocos do metal devem ser aquecidos e comprimidos e forçados a passar por uma matriz que aplica tensões sobre o material e, para que se obtenha o material recristalizado, este processo precisa obrigatoriamente ser realizado a quente.

Continue navegando