Buscar

Laboratório de Associação de Bombas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Laboratório de Mecânica de Fluidos
Aluno (a): ISRAEL FERREIRA PINTO
Data:03/07/ 2023
Avaliação Pesquisa/Prática 
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta.
· Ao terminar, grave o arquivo com o nome Avaliação Pesquisa/Prática.
· Envio o arquivo pelo sistema.
1. Plote num software ou em papel milimetrado os pontos coletados, traçando a curva 𝐻𝐵 𝑥 𝑄 (de cada bomba individualmente e da associação no mesmo gráfico). No total, 3 curvas devem ser plotadas, exibindo o comportamento de cada bomba e da associação em paralelo. O que foi observado de diferente entre os sistemas com associação das bombas em paralelo e em série?
Para responder à sua pergunta, é necessário entender o que é uma associação de bombas em paralelo e em série. Na associação em paralelo, a pressão total é igual à somatória da pressão fornecida por cada bomba, assim como a vazão é soma das vazões individuais de cada bomba. Já na associação em série, quando duas bombas diferentes são associadas, a eficiência da associação é igual à menor eficiência entre as bombas.
Para traçar as curvas 𝐻𝐵 𝑥 𝑄 de cada bomba individualmente e da associação no mesmo gráfico, você pode usar um software de plotagem ou papel milimetrado. No total, 3 curvas devem ser plotadas, exibindo o comportamento de cada bomba e da associação em paralelo. O que foi observado de diferente entre os sistemas com associação das bombas em paralelo e em série.
2. Compare a curva das bombas em paralelo com a curva da bomba individual na mesma altura de carga manométrica. O que se pôde observar na vazão de água no sistema, para ambos os casos?
Para comparar a curva das bombas em paralelo com a curva da bomba individual na mesma altura de carga manométrica, é necessário entender que a curva característica de uma associação em paralelo é a soma das curvas originais de cada bomba, seguindo o critério de que ambas as bombas estão sujeitas à mesma pressão manométrica. Como a pressão é a mesma e as bombas contribuem cada uma com a sua vazão referente àquela pressão, a curva da associação em paralelo é a soma das curvas originais de cada bomba.
Dessa forma, podemos observar que na associação em paralelo, as bombas se auxiliam e exercem o mesmo esforço produzindo a mesma curva da bomba. As curvas se sobressaem e alcançam uma menor altitude.
Avaliação Pesquisa/Prática

Outros materiais