Buscar

2apo Psicologia da Educacao rtfd

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2apo Psicologia da Educação.rtfd/TXT.rtf
Questão 1/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto:
“No princípio da diferenciação progressiva, Ausubel [...] sugere que, ao programar um conteúdo, as ideias inclusivas sejam apresentadas primeiramente, para, depois, serem progressivamente diferenciadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 217.
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre o princípio da diferenciação progressiva, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A
Preocupa-se com o fato de o aluno ter na estrutura cognitiva ideias mais amplas, que incluirão as mais concretas.
Esta é a alternativa correta porque: “No princípio da diferenciação progressiva, Ausubel [...] sugere que, ao programar um conteúdo, as ideias inclusivas sejam apresentadas primeiramente, para, depois, serem progressivamente diferenciadas. [...] Com tal formulação, percebemos a preocupação de Ausubel com o fato de que o aluno tenha disponíveis na estrutura cognitiva as ideias mais amplas, que irão incluir as mais concretas" (livro-base, p. 217-218).
B
Busca descrever os estágios do desenvolvimento humano.
C
A forma de apresentação dos conteúdos não deve estar associada à hierarquização.
Você assinalou essa alternativa (C)
D
Em seus estudos, Ausubel não tratou da aprendizagem escolar.
E
O desenvolvimento da aprendizagem não depende da aprendizagem escolar.
Questão 2/10 - Psicologia da Educação

Leia o excerto a seguir:

"Podemos afirmar, portanto, que Vigotski, por meio da construção de uma nova psicologia pautada na historicidade do homem e em sua totalidade, possibilitou a compreensão da constituição do sujeito e de sua subjetividade por meio de um processo capaz de ir em direção ao sujeito social".
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 41.

De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, assinale a alternativa que contém uma das principais contribuições de Vigotski para a psicologia:
Nota: 10.0
A
O método de análise baseado na diferenciação entre sujeito e objeto.
B
A compreensão da necessidade de separação do sujeito de seu contexto social para estudar as funções psicológicas.
C
A compreensão do pensamento e da linguagem como elementos centrais na relação das funções psicológicas.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: "Nesse sentido, encontramos uma das maiores, senão a maior, contribuição da teoria-método criada por Vigotski: o pensamento e a linguagem como o primeiro plano na relação das diversas funções psicológicas" (livro-base, p. 152).
D
O reconhecimento da linguagem como elemento secundário no processo de aprendizagem.
E
A utilização de experimentos como metodologia central dos estudos em psicologia.
Questão 3/10 - Psicologia da Educação
Observe a figura que ilustra uma das ideias de Ausubel sobre a estrutura cognitiva.

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 214.
De acordo com os dados apresentados na figura e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a estrutura cognitiva, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
O professor deve organizar as atividades de ensino partindo dos conceitos mais simples até os conceitos mais abrangentes.
B
Não deve haver relação hierárquica entre os conceitos na organização de atividades de ensino.
C
Uma estrutura cognitiva é hierarquicamente organizada com base em conceitos mais abrangentes para os conceitos mais específicos.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: "[...] a estrutura cognitiva é hierarquicamente organizada, ou seja, 'conceitos e proposições mais inclusivos, com maior poder de generalização, estão no topo da hierarquia e abrangem conceitos e proposições menos inclusivos, com menor poder de generalização' [...]'" (livro-base, p. 214).
D
Ausubel descarta a ideia de estruturas de pensamento organizadas hierarquicamente.
E
A forma de organização das estruturas cognitivas não influencia nos resultados da aprendizagem.
Questão 4/10 - Psicologia da Educação
Observe a figura:

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 215.
De acordo com a figura e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, assinale a alternativa que apresenta o significado atribuído por Ausubel a mapas conceituais:
Nota: 10.0
A
Estrutura que explica como se organiza o desenvolvimento humano.
B
Modelo representativo do comportamento humano baseado na afetividade.
C
Estrutura representativa das habilidades e competências desenvolvidas por meio de interações.
D
Diagramas hierárquicos que indicam a relação entre conceitos.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Outra forma de organizar este tipo de ensino é utilizando-se do que Ausubel denomina mapas conceituais, os quais se constituem em diagramas que indicam a relação entre conceitos” (livro-base, p. 215).
E
Modelo que representa a organização do pensamento com base no desenvolvimento motor.
Questão 5/10 - Psicologia da Educação

Leia o fragmento de texto:

"O teórico [Vigotski] relata que,  mesmo com crianças da mesma idade mental, pode-se ter níveis de desenvolvimento diferenciados, os quais podem ser observados  quando elas resolvem problemas semelhantes, porém mais difíceis, e com o auxílio de um adulto".
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 159.

De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, associe os diferentes níveis de conhecimentos descritos por Vigotski às suas características.

1. ZDP - Zona de Desenvolvimento Proximal
2. NDR - Nível de Desenvolvimento Real
3. NDP - Nível de Desenvolvimento Potencial

(  ) Se caracteriza pelo que a criança faz com a mediação de um adulto.
(  ) Se caracteriza pelo que a criança sabe realizar sozinha.
(  ) Se caracteriza pelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
A
1 - 2 - 3
B
1 - 3 - 2
C
2 - 1 - 3
D
2 - 3 - 1
E
3 - 2 - 1
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: "A resolução desses problemas com a ajuda de um companheiro mais experiente, revela a zona de desenvolvimento proximal - ZDP, que se caracteriza pela distância entre o nível de desenvolvimento real - NDR (o que a criança consegue realizar sozinha, sem
auxílio) e o nível de desenvolvimento potencial - NDP (o que a criança faz com a mediação de um adulto)" (livro-base, 159).
Questão 6/10 - Psicologia da Educação
Leia o excerto de texto:
"Por ser um dos representantes do cognitivismo (psicologia da cognição ou psicologia cognitivista), Ausubel realizou suas pesquisas buscando estudar o ato da formação de significados no nível da consciência, ou melhor, no ato da cognição".
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 35.
De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, assinale a alternativa que apresenta corretamente dois conceitos centrais na obra de David Ausubel:
Nota: 10.0
A
Assimilação e acomodação.
B
Conjunto afetivo e conjunto cognitivo.
C
Experiência e memorização.
D
Estrutura cognitiva e aprendizagem significativa.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: "Para iniciarmos a discussão sobre a proposta de ensino descrita por Ausubel, diferenciaremos dois conceitos importantes: o de estrutura cognitiva e, principalmente, o de aprendizagem significativa" (livro-base, p. 213).
E
Reflexo condicionante e reflexo condicionado.
Questão 7/10 - Psicologia da Educação

Leia o fragmento de texto:

"Sabemos que a teoria Walloniana é complexa, mas, ainda assim, ressaltamos a importância de que ela seja explorada por educadores e demais profissionais da educação, para que eles possam compreender como a afetividade, a motricidade e a cognição caminham em uma aliança tríplice [...]" (livro-base, p. 204).
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 26.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, associe cada conjunto descrito por Wallon à algumas de suas características:

1. Conjunto motor
2. Conjunto afetivo
3. Conjunto cognitivo

( ) Nele encontram-se as funções responsáveis pela aquisição, transformação e manutenção do conhecimento.
( ) Nele encontram-se as funções responsáveis pelo movimento do corpo, as quais possibilitam o seu deslocamento no tempo e no espaço, além do equilíbrio corporal.
(  ) Nele encontram-se condições de ser afetado pelos mundos internos e externos.

Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
A
3-1-2
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: "No conjunto motor, encontramos as funções responsáveis pelo movimento do corpo no ato motor, que nos oferecem a possibilidade de deslocamento no tempo e no espaço, além do equilíbrio corporal" (livro-base, p. 183). "No conjunto afetivo, encontramos as funções responsáveis pelas emoções, pelos sentimentos e pela paixão" (livro-base, p. 188).  "No conjunto cognitivo, encontramos as funções responsáveis pela aquisição, pela transformação e pela manutenção do conhecimento" (livro-base, p. 191).
B
3 - 2 - 1
C
2 - 1 - 3
D
2 - 3 - 1
E
1 - 2 - 3
Questão 8/10 - Psicologia da Educação

Leia o fragmento de texto a seguir, que se refere a Vigotski:

"Posto isto, o autor concebe a ideia de que o aprendizado e o desenvolvimento das funções mentais são imprescindíveis para o surgimento dos conceitos científicos".
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 159.

De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, sobre as contribuições de Vigotski para a compreensão da aprendizagem escolar é correto afirmar que:
Nota: 10.0
A
Vigotski se preocupou em estudar a importância dos reforços para o condicionamento dos alunos.
B
Vigotski priorizou os estudos sobre a aquisição do conhecimento lógico-matemático ao estudar a instrução escolar.
C
Vigotski estudou a aprendizagem escolar dos indivíduos afastados do contexto em que viviam.
D
Vigotski relacionou conceitos científicos e conceitos cotidianos, na busca por explicar a aprendizagem escolar.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: "Em todas as investigações, fica evidente o papel da instrução escolar, já que Vigotski compara os conceitos cotidianos dessas diferentes áreas com os conceitos científicos".
E
Vigotski considerou que o desenvolvimento do conhecimento só se dá a partir da escolarização.
Questão 9/10 - Psicologia da Educação

Leia o fragmento de texto: 

"Wallon, nos revela que o desenvolvimento da criança ocorre de forma progressiva - ora sucedem fases com predomínio dos aspectos afetivos, ora fases com predomínio de aspectos cognitivos".
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 194.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, assinale a alternativa que contém o estágio em que há predominância dos conjuntos motor e afetivo, simultaneamente:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A
Sensório motor e projetivo.
Você assinalou essa alternativa (A)
B
Personalismo.
C
Impulsivo-emocional.
Comentário: "Devemos lembrar que o estágio impulsivo-emocional é composto por dois momentos: no primeiro prevalecem as questões da impulsividade motora. No segundo, as questões emocionais" (livro-base, p. 195).
D
Categorial.
E
Puberdade e adolescência.
Questão 10/10 - Psicologia da Educação

Leia a citação a seguir:

"Assim como o pensamento e a linguagem, o significado e o sentido não podem ser compreendidos separadamente: ambos devem se apresentar dentro da unidade contraditória do simbólico e do emocional [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p.156.

De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, associe cada instrumento psicológico à algumas de suas características.

1. Signo
2. Sentido
3. Significado

( ) É a realidade do sujeito no contexto em que a palavra foi colocada. 
( ) Abrange a subjetividade e sua unidade essencial é a emoção.
( ) Se refere a tudo que está situado fora do indivíduo.

Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
A
3-2-1
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: "Segundo Vigotski, [1] os signos são instrumentos psicológicos por excelência e se referem a tudo que está situado fora do indivíduo [...]" (livro-base, p. 154). [2] "Podemos afirmar, então, que o significado não é simplesmente um conceito, mas a realidade do sujeito no contexto em que a palavra foi colocada [...]" (livro-base, p. 155). [3] "Diferentemente do significado, que é produzido e se transforma em conceitos que são instituídos no plano verbal, o sentido é composto por um processo diferente: abrange
a subjetividade, e sua unidade essencial é a emoção" (livro-base p. 156).
B
3-1-2
C
2-1-3
D
2-3-1
E
1-2-3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais