Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO4 Direito Constitucional para Bacharel (CFC) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Após ser protocolada uma denúncia contra o Presidente da República pela prática de crime de responsabilidade, o Presidente da Câmara dos Deputados leva à respectiva casa a apreciação do pedido para instauração de processo de impeachment em face do chefe do Governo Federal. Os deputados decidem pela autorização da instauração do processo. Considerando o fato narrado, é correto afirmar que:


a) O Presidente do STF funcionará como presidente da sessão e decidirá a respeito da condenação do Presidente da República nos crimes de responsabilidade.
b) O Senado Federal decidirá por dois terços dos votos de seus membros, acerca da condenação do Presidente da República nos crimes de responsabilidade.
c) Compete privativamente ao Senado Federal processar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade e ao Presidente do STF proceder com o julgamento.
d) Compete privativamente à Câmara dos Deputados, pelo voto de três quintos de seus membros, a autorização para instauração de processo contra o Presidente da República.

João, Antônio e Pedro travaram intenso debate em relação à participação do Poder Legislativo nas nomeações de ocupantes de cargos públicos realizadas pelo Presidente da República. João defendia que tanto a Câmara dos Deputados como o Senado Federal receberam a incumbência de aprovar as nomeações para certos cargos, conforme rol não exaustivo previsto na Constituição da República, que pode ser ampliado. Antônio, por sua vez, defendia que essa incumbência foi outorgada ao Senado Federal, não sendo possível que a lei ordinária amplie o rol de nomeações a serem previamente aprovadas.

Por fim, Pedro, embora reconhecesse que essa incumbência foi atribuída ao Senado Federal, tendo a ordem constitucional contemplado um rol não exaustivo de nomeações a serem aprovadas, passível de ser ampliado pela lei ordinária, ressaltava que a aprovação somente era necessária em relação a certas autoridades do Poder Executivo e do Poder Judiciário.

Considerando os balizamentos estabelecidos pela ordem constitucional, é possível afirmar que


a) João está certo e Antônio e Pedro estão parcialmente certos.
b) Antônio está certo e João e Pedro estão parcialmente certos.
c) Pedro está certo e João e Antônio estão parcialmente certos.
d) Pedro somente está errado em relação às autoridades cuja nomeação pressupõe aprovação.
e) João apenas está errado em relação à menção à existência de um rol não exaustivo das nomeações que exigem aprovação.

É da competência exclusiva do Congresso Nacional, EXCETO:


a) Aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.
b) Fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da Administração indireta.
c) Zelar pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros Poderes.
d) Apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão.
e) Escolher dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União.

É competência do Senado Federal:


a) Dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público Federal.
b) Resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.
c) Autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do país, quando a ausência exceder a quinze dias.
d) Autorizar referendo e convocar plebiscito.
e) Julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos do governo.

Assinale a opção correta:


a) Nos termos da Constituição Federal, os projetos de lei deverão ser aprovados, necessariamente, pelo Plenário da Câmara e do Senado Federal.
b) Decisão do Congresso Nacional no sentido de sustar a eficácia de ato normativo que exorbite dos limites do poder regulamentar pode ser objeto de controle de constitucionalidade concentrado no âmbito do Supremo Tribunal Federal.
c) No processo de reforma constitucional, o Senado Federal atuará como Casa Revisora.
d) Na hipótese de superação de veto parcial, a disposição vetada de um projeto de lei sancionado pelo Presidente da República entrará em vigor com eficácia retroativa.
e) A comissão representativa do Congresso Nacional, em funcionamento no período de recesso, dispõe de todos os poderes típicos do órgão legislativo, podendo deliberar inclusive sobre emenda constitucional e sobre a cassação de deputados e senadores.

Um Senador da República está sendo investigado pela prática de crime de peculato ocorrido no exercício do mandato. No curso da investigação, o Delegado representa pela prisão preventiva do parlamentar, que acaba sendo decretada por Ministro do STF, supervisor do procedimento. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a afirmativa correta.


a) Um Senador da República só pode ser preso após o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
b) A prisão preventiva do Senador não poderia ter sido decretada, devido à imunidade formal que seu cargo goza.
c) A prisão preventiva do Senador não poderia ter sido decretada, devido à imunidade material que seu cargo goza.
d) Para a decretação de prisão preventiva de um Senador, é necessário que a casa legislativa respectiva se manifeste.
e) Compete ao Superior Tribunal de Justiça, nas infrações penais comuns, a análise de medidas cautelares em face de Senador da República.

Partindo do pressuposto de que o Estado de Minas Gerais tem 53 representantes na Câmara dos Deputados, pode-se afirmar que o número de Deputados Estaduais é:


a) 12.

Considerando as regras constitucionais que disciplinam o foro privilegiado que detêm Deputados e Senadores, assinale a afirmativa correta:


a) Os membros do Congresso Nacional poderão ser presos em flagrante pela prática de contravenções penais tipificadas na Lei nº 3.688/41.
b) Nos casos de prisão em flagrante por crime afiançável, independerá de autorização da Casa respectiva para instauração de inquérito policial.
c) No caso de prisão em flagrante dos membros do Congresso Nacional, por crime inafiançável, a manutenção da prisão dependerá de deliberação da Casa respectiva, pelo voto da maioria de seus membros.
d) O recebimento da denúncia pelo STF contra Deputados e Senadores depende de autorização da Casa respectiva.

Na Constituição Federal/1988, na organização dos poderes


a) cada Unidade da Federação não poderá ter menos de 08 (oito) ou mais de 70 (setenta) deputados.
b) cada senador será eleito com 03 (três) suplentes.
c) cada Estado e o Distrito Federal elegerão 03 (três) senadores com 02 (dois) mandatos de 04 (quatro) anos cada.
d) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema majoritário, em cada Estado, em cada território e no Distrito Federal.

Paulo é Deputado Federal e, da tribuna da Câmara dos Deputados, lança afirmacoes caluniosas contra o empresário José que, imediatamente, apresenta as ações penais e civis cabíveis. Nesse caso, consoante as normas constitucionais,


a) haverá sanção penal.
b) ocorre a indenização civil.
c) aplica-se a imunidade material.
d) incide a responsabilidade criminal.
e) caracteriza-se a inviolabilidade formal.

O Poder Legislativo tem sido alvo de inúmeras críticas por parte dos meios de comunicação e da sociedade civil em geral, no que tange à conduta dos representantes políticos eleitos. Com relação a vedações e autorizações a este poder, deputados e senadores, segundo a Constituição,


a) investidos em cargo de Ministro de Estado não perderão os respectivos mandatos eletivos.
b) a partir da posse, não podem firmar contrato com pessoa jurídica de direito público, exceto quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.
c) durante a vigência de estado de sítio e do estado de defesa, poderão ter suspensas as imunidades parlamentares, mediante o voto de dois terços dos membros da Casa a que os deputados e senadores pertencerem.
d) quaisquer informações recebidas, em razão

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-ão em sessão conjunta para, EXCETO:


a) Inaugurar a sessão legislativa.
b) Receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da República.
c) Elaborar o regimento comum e regular a criação de serviços comuns às duas Casas.
d) Receber o compromisso do Presidente, do Vice-Presidente da República, do Governador do Distrito Federal e seu respectivo vice.

São competências das CPIs, EXCETO:


a) Convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições.
b) Receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas.
c) Solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão.
d) Julgar e punir investigados, com base nos fatos comprovados no curso da investigação.

Sobre a CPI, é correto afirmar que:


a) Na constituição das Mesas e de cada Comissão, é assegurada, necessariamente, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.
b) Em razão da matéria de sua competência, cabe-lhe discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um terço dos membros da Casa. Congresso Nacional.
d) as Comissões Parlamentares de Inquérito nos Estados regulam-se e limitam-se pelas regras estabelecidas pelas respectivas Constituições Estaduais.
e) o quórum para instalação de sessão, bem como para a aprovação de uma proposta de deliberação no Congresso Nacional em regra é de maioria relativa.

Trinta e quatro Senadores da República da oposição pretendem instaurar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar suposto esquema de superfaturamento na realização de obras públicas em âmbito federal. A respeito do tema, assinale a afirmativa correta.


a) No caso em apreço, o quórum para requerimento de instalação da CPI não foi atingido.
b) A garantia da instalação da CPI depende, além do atingimento do quórum necessário, de deliberação plenária do Senado.
c) Na constituição da CPI, deverá ser assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da Casa.
d) A CPI, uma vez instalada, poderá requerer a convocação do Chefe do Poder Executivo da União para depor, caso existam indícios

Acerca da previsão constitucional no que se refere ao processo legislativo ordinário federal, assinale a alternativa INCORRETA:


a) São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que disponham sobre criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública.
b) O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar. Sendo o projeto emendado, voltará à Casa iniciadora.
c) A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
d) A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos.
e) A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Senado Federal, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início na Câmara dos Deputados.

O processo legislativo guarda relação com o processo judicial, em especial, no que se refere a princípios aplicáveis a ambos, do qual é exemplo:


a) Imparcialidade.
b) Devido processo legal.
c) Duplo grau de jurisdição.
d) Ampla defesa e contraditório.

Em relação ao Ordenamento Jurídico brasileiro, assinale a alternativa em que as normas legais estejam apresentadas do maior grau para o menor grau hierárquico.


a) Lei Ordinária, Decreto e Resolução.
b) Lei Complementar, Portaria e Decreto.
c) Constituição Federal, Lei Ordinária e Lei Complementar.
d) Emenda Constitucional, Medida Provisória e Lei Ordinária.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Após ser protocolada uma denúncia contra o Presidente da República pela prática de crime de responsabilidade, o Presidente da Câmara dos Deputados leva à respectiva casa a apreciação do pedido para instauração de processo de impeachment em face do chefe do Governo Federal. Os deputados decidem pela autorização da instauração do processo. Considerando o fato narrado, é correto afirmar que:


a) O Presidente do STF funcionará como presidente da sessão e decidirá a respeito da condenação do Presidente da República nos crimes de responsabilidade.
b) O Senado Federal decidirá por dois terços dos votos de seus membros, acerca da condenação do Presidente da República nos crimes de responsabilidade.
c) Compete privativamente ao Senado Federal processar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade e ao Presidente do STF proceder com o julgamento.
d) Compete privativamente à Câmara dos Deputados, pelo voto de três quintos de seus membros, a autorização para instauração de processo contra o Presidente da República.

João, Antônio e Pedro travaram intenso debate em relação à participação do Poder Legislativo nas nomeações de ocupantes de cargos públicos realizadas pelo Presidente da República. João defendia que tanto a Câmara dos Deputados como o Senado Federal receberam a incumbência de aprovar as nomeações para certos cargos, conforme rol não exaustivo previsto na Constituição da República, que pode ser ampliado. Antônio, por sua vez, defendia que essa incumbência foi outorgada ao Senado Federal, não sendo possível que a lei ordinária amplie o rol de nomeações a serem previamente aprovadas.

Por fim, Pedro, embora reconhecesse que essa incumbência foi atribuída ao Senado Federal, tendo a ordem constitucional contemplado um rol não exaustivo de nomeações a serem aprovadas, passível de ser ampliado pela lei ordinária, ressaltava que a aprovação somente era necessária em relação a certas autoridades do Poder Executivo e do Poder Judiciário.

Considerando os balizamentos estabelecidos pela ordem constitucional, é possível afirmar que


a) João está certo e Antônio e Pedro estão parcialmente certos.
b) Antônio está certo e João e Pedro estão parcialmente certos.
c) Pedro está certo e João e Antônio estão parcialmente certos.
d) Pedro somente está errado em relação às autoridades cuja nomeação pressupõe aprovação.
e) João apenas está errado em relação à menção à existência de um rol não exaustivo das nomeações que exigem aprovação.

É da competência exclusiva do Congresso Nacional, EXCETO:


a) Aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.
b) Fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da Administração indireta.
c) Zelar pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros Poderes.
d) Apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão.
e) Escolher dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União.

É competência do Senado Federal:


a) Dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público Federal.
b) Resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.
c) Autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do país, quando a ausência exceder a quinze dias.
d) Autorizar referendo e convocar plebiscito.
e) Julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos do governo.

Assinale a opção correta:


a) Nos termos da Constituição Federal, os projetos de lei deverão ser aprovados, necessariamente, pelo Plenário da Câmara e do Senado Federal.
b) Decisão do Congresso Nacional no sentido de sustar a eficácia de ato normativo que exorbite dos limites do poder regulamentar pode ser objeto de controle de constitucionalidade concentrado no âmbito do Supremo Tribunal Federal.
c) No processo de reforma constitucional, o Senado Federal atuará como Casa Revisora.
d) Na hipótese de superação de veto parcial, a disposição vetada de um projeto de lei sancionado pelo Presidente da República entrará em vigor com eficácia retroativa.
e) A comissão representativa do Congresso Nacional, em funcionamento no período de recesso, dispõe de todos os poderes típicos do órgão legislativo, podendo deliberar inclusive sobre emenda constitucional e sobre a cassação de deputados e senadores.

Um Senador da República está sendo investigado pela prática de crime de peculato ocorrido no exercício do mandato. No curso da investigação, o Delegado representa pela prisão preventiva do parlamentar, que acaba sendo decretada por Ministro do STF, supervisor do procedimento. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a afirmativa correta.


a) Um Senador da República só pode ser preso após o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
b) A prisão preventiva do Senador não poderia ter sido decretada, devido à imunidade formal que seu cargo goza.
c) A prisão preventiva do Senador não poderia ter sido decretada, devido à imunidade material que seu cargo goza.
d) Para a decretação de prisão preventiva de um Senador, é necessário que a casa legislativa respectiva se manifeste.
e) Compete ao Superior Tribunal de Justiça, nas infrações penais comuns, a análise de medidas cautelares em face de Senador da República.

Partindo do pressuposto de que o Estado de Minas Gerais tem 53 representantes na Câmara dos Deputados, pode-se afirmar que o número de Deputados Estaduais é:


a) 12.

Considerando as regras constitucionais que disciplinam o foro privilegiado que detêm Deputados e Senadores, assinale a afirmativa correta:


a) Os membros do Congresso Nacional poderão ser presos em flagrante pela prática de contravenções penais tipificadas na Lei nº 3.688/41.
b) Nos casos de prisão em flagrante por crime afiançável, independerá de autorização da Casa respectiva para instauração de inquérito policial.
c) No caso de prisão em flagrante dos membros do Congresso Nacional, por crime inafiançável, a manutenção da prisão dependerá de deliberação da Casa respectiva, pelo voto da maioria de seus membros.
d) O recebimento da denúncia pelo STF contra Deputados e Senadores depende de autorização da Casa respectiva.

Na Constituição Federal/1988, na organização dos poderes


a) cada Unidade da Federação não poderá ter menos de 08 (oito) ou mais de 70 (setenta) deputados.
b) cada senador será eleito com 03 (três) suplentes.
c) cada Estado e o Distrito Federal elegerão 03 (três) senadores com 02 (dois) mandatos de 04 (quatro) anos cada.
d) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema majoritário, em cada Estado, em cada território e no Distrito Federal.

Paulo é Deputado Federal e, da tribuna da Câmara dos Deputados, lança afirmacoes caluniosas contra o empresário José que, imediatamente, apresenta as ações penais e civis cabíveis. Nesse caso, consoante as normas constitucionais,


a) haverá sanção penal.
b) ocorre a indenização civil.
c) aplica-se a imunidade material.
d) incide a responsabilidade criminal.
e) caracteriza-se a inviolabilidade formal.

O Poder Legislativo tem sido alvo de inúmeras críticas por parte dos meios de comunicação e da sociedade civil em geral, no que tange à conduta dos representantes políticos eleitos. Com relação a vedações e autorizações a este poder, deputados e senadores, segundo a Constituição,


a) investidos em cargo de Ministro de Estado não perderão os respectivos mandatos eletivos.
b) a partir da posse, não podem firmar contrato com pessoa jurídica de direito público, exceto quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.
c) durante a vigência de estado de sítio e do estado de defesa, poderão ter suspensas as imunidades parlamentares, mediante o voto de dois terços dos membros da Casa a que os deputados e senadores pertencerem.
d) quaisquer informações recebidas, em razão

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-ão em sessão conjunta para, EXCETO:


a) Inaugurar a sessão legislativa.
b) Receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da República.
c) Elaborar o regimento comum e regular a criação de serviços comuns às duas Casas.
d) Receber o compromisso do Presidente, do Vice-Presidente da República, do Governador do Distrito Federal e seu respectivo vice.

São competências das CPIs, EXCETO:


a) Convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições.
b) Receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas.
c) Solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão.
d) Julgar e punir investigados, com base nos fatos comprovados no curso da investigação.

Sobre a CPI, é correto afirmar que:


a) Na constituição das Mesas e de cada Comissão, é assegurada, necessariamente, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.
b) Em razão da matéria de sua competência, cabe-lhe discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um terço dos membros da Casa. Congresso Nacional.
d) as Comissões Parlamentares de Inquérito nos Estados regulam-se e limitam-se pelas regras estabelecidas pelas respectivas Constituições Estaduais.
e) o quórum para instalação de sessão, bem como para a aprovação de uma proposta de deliberação no Congresso Nacional em regra é de maioria relativa.

Trinta e quatro Senadores da República da oposição pretendem instaurar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar suposto esquema de superfaturamento na realização de obras públicas em âmbito federal. A respeito do tema, assinale a afirmativa correta.


a) No caso em apreço, o quórum para requerimento de instalação da CPI não foi atingido.
b) A garantia da instalação da CPI depende, além do atingimento do quórum necessário, de deliberação plenária do Senado.
c) Na constituição da CPI, deverá ser assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da Casa.
d) A CPI, uma vez instalada, poderá requerer a convocação do Chefe do Poder Executivo da União para depor, caso existam indícios

Acerca da previsão constitucional no que se refere ao processo legislativo ordinário federal, assinale a alternativa INCORRETA:


a) São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que disponham sobre criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública.
b) O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar. Sendo o projeto emendado, voltará à Casa iniciadora.
c) A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
d) A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos.
e) A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Senado Federal, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início na Câmara dos Deputados.

O processo legislativo guarda relação com o processo judicial, em especial, no que se refere a princípios aplicáveis a ambos, do qual é exemplo:


a) Imparcialidade.
b) Devido processo legal.
c) Duplo grau de jurisdição.
d) Ampla defesa e contraditório.

Em relação ao Ordenamento Jurídico brasileiro, assinale a alternativa em que as normas legais estejam apresentadas do maior grau para o menor grau hierárquico.


a) Lei Ordinária, Decreto e Resolução.
b) Lei Complementar, Portaria e Decreto.
c) Constituição Federal, Lei Ordinária e Lei Complementar.
d) Emenda Constitucional, Medida Provisória e Lei Ordinária.

Prévia do material em texto

801) 
802) 
803) 
Direito Constitucional para Bacharel (CFC) 2023
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2oLzg
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/350675
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015
Direito Constitucional - Das Atribuições do Congresso Nacional (arts. 48 a 50 da
CF/1988)
É da competência exclusiva do congresso, sem exigência da sanção do Presidente da República,
EXCETO:
a) Aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender
qualquer uma dessas medidas.
b) Apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão.
c) Aprovar, previamente, a alienação ou concessão de terras públicas com área superior a 2.500 (dois
mil e quinhentos) hectares.
d) Dispor sobre organização administrativa, judiciária, do Ministério Público e da Defensoria Pública
da União e dos Territórios e organização judiciária e do Ministério Público do Distrito Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/241009
CONSULPLAN - AJ TRE MG/TRE MG/Administrativa/2013
Direito Constitucional - Das Atribuições do Congresso Nacional (arts. 48 a 50 da
CF/1988)
Ronaldo exerce a função de Presidente do Congresso Nacional e pretende fixar os subsídios dos
parlamentares. No regime de atribuições do Congresso, tal ato
a) atrai a ratificação por referendo.
b) constitui competência exclusiva do Congresso.
c) depende de sanção do Presidente da República.
d) compõe ato complexo envolvendo dois poderes.
e) estabelece limites remuneratórios para a República.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2393291
Instituto Consulplan - AC-RH (CM Tremembé)/CM Tremembé/2023
Direito Constitucional - Do Senado Federal (art. 52 da CF/1988)
Após ser protocolada uma denúncia contra o Presidente da República pela prática de crime de
responsabilidade, o Presidente da Câmara dos Deputados leva à respectiva casa a apreciação do pedido
para instauração de processo de impeachment em face do chefe do Governo Federal. Os deputados
decidem pela autorização da instauração do processo. Considerando o fato narrado, é correto afirmar
que:
a) O Presidente do STF funcionará como presidente da sessão e decidirá a respeito da condenação
do Presidente da República nos crimes de responsabilidade.
b) O Senado Federal decidirá por dois terços dos votos de seus membros, acerca da condenação do
Presidente da República nos crimes de responsabilidade.
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2oLzg
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/350675
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/241009
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2393291
804) 
805) 
c) Compete privativamente ao Senado Federal processar o Presidente da República nos crimes de
responsabilidade e ao Presidente do STF proceder com o julgamento.
d) Compete privativamente à Câmara dos Deputados, pelo voto de três quintos de seus membros, a
autorização para instauração de processo contra o Presidente da República.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2217026
FGV - AL (SEN)/SEN/Administração/2022
Direito Constitucional - Do Senado Federal (art. 52 da CF/1988)
João, Antônio e Pedro travaram intenso debate em relação à participação do Poder Legislativo nas
nomeações de ocupantes de cargos públicos realizadas pelo Presidente da República. João defendia que
tanto a Câmara dos Deputados como o Senado Federal receberam a incumbência de aprovar as
nomeações para certos cargos, conforme rol não exaustivo previsto na Constituição da República, que
pode ser ampliado. Antônio, por sua vez, defendia que essa incumbência foi outorgada ao Senado
Federal, não sendo possível que a lei ordinária amplie o rol de nomeações a serem previamente
aprovadas.
 
Por fim, Pedro, embora reconhecesse que essa incumbência foi atribuída ao Senado Federal, tendo a
ordem constitucional contemplado um rol não exaustivo de nomeações a serem aprovadas, passível de
ser ampliado pela lei ordinária, ressaltava que a aprovação somente era necessária em relação a certas
autoridades do Poder Executivo e do Poder Judiciário.
 
Considerando os balizamentos estabelecidos pela ordem constitucional, é possível afirmar que
a) João está certo e Antônio e Pedro estão parcialmente certos.
b) Antônio está certo e João e Pedro estão parcialmente certos.
c) Pedro está certo e João e Antônio estão parcialmente certos.
d) Pedro somente está errado em relação às autoridades cuja nomeação pressupõe aprovação.
e) João apenas está errado em relação à menção à existência de um rol não exaustivo das
nomeações que exigem aprovação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/304935
CONSULPLAN - AJ TRE RS/TRE RS/Administrativa/2008
Direito Constitucional - Do Senado Federal (art. 52 da CF/1988)
É da competência exclusiva do Congresso Nacional, EXCETO:
a) Aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de
missão diplomática de caráter permanente.
b) Fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo,
incluídos os da Administração indireta.
c) Zelar pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros
Poderes.
d) Apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão.
e) Escolher dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União.
www.tecconcursos.com.br/questoes/305322
CONSULPLAN - TJ TRE RS/TRE RS/Administrativa/"Sem Especialidade"/2008
Direito Constitucional - Do Senado Federal (art. 52 da CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2217026
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/304935
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/305322
806) 
807) 
808) 
Compete privativamente ao Senado Federal, EXCETO:
a) Elaborar seu regimento interno.
b) Aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de magistrados, nos casos
estabelecidos na Constituição da República.
c) Aprovar, previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de
missão diplomática de caráter permanente.
d) Autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o
Vice- Presidente e os Ministros de Estado.
e) Estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do
Distrito Federal e dos Municípios.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1678215
CONSULPLAN - Ana (EMBRAPA)/EMBRAPA/Advocacia/2007
Direito Constitucional - Do Senado Federal (art. 52 da CF/1988)
É competência do Senado Federal:
a) Dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União,
dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas
pelo Poder Público Federal.
b) Resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos
ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.
c) Autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do país, quando a
ausência exceder a quinze dias.
d) Autorizar referendo e convocar plebiscito.
e) Julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre
a execução dos planos do governo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/389322
CONSULPLAN - Proc (CM Queimados)/CM Queimados/2005
Direito Constitucional - Do Senado Federal (art. 52 da CF/1988)
Assinale a opção correta:
a) Nos termos da Constituição Federal, os projetos de lei deverão ser aprovados, necessariamente,
pelo Plenário da Câmara e do Senado Federal.
b) Decisão do Congresso Nacional no sentido de sustar a eficácia de ato normativo que exorbite dos
limites do poder regulamentar pode ser objeto de controle de constitucionalidade concentrado no
âmbito do Supremo Tribunal Federal.
c) No processo de reforma constitucional, o Senado Federal atuará como Casa Revisora.
d) Na hipótese de superação de veto parcial, a disposição vetada de um projeto de lei sancionado
pelo Presidente da República entrará em vigor com eficácia retroativa.
e) A comissão representativado Congresso Nacional, em funcionamento no período de recesso,
dispõe de todos os poderes típicos do órgão legislativo, podendo deliberar inclusive sobre emenda
constitucional e sobre a cassação de deputados e senadores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2370103
Instituto Consulplan - Of (CBM SC)/CBM SC/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1678215
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/389322
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2370103
809) 
810) 
811) 
812) 
Direito Constitucional - Dos Deputados e Senadores (arts. 53 a 56 da CF/1988)
Um Senador da República está sendo investigado pela prática de crime de peculato ocorrido no
exercício do mandato. No curso da investigação, o Delegado representa pela prisão preventiva do
parlamentar, que acaba sendo decretada por Ministro do STF, supervisor do procedimento. Considerando
a situação hipotética apresentada, assinale a afirmativa correta.
a) Um Senador da República só pode ser preso após o trânsito em julgado de sentença penal
condenatória.
b) A prisão preventiva do Senador não poderia ter sido decretada, devido à imunidade formal que
seu cargo goza.
c) A prisão preventiva do Senador não poderia ter sido decretada, devido à imunidade material que
seu cargo goza.
d) Para a decretação de prisão preventiva de um Senador, é necessário que a casa legislativa
respectiva se manifeste.
e) Compete ao Superior Tribunal de Justiça, nas infrações penais comuns, a análise de medidas
cautelares em face de Senador da República.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1869563
Instituto Consulplan - Of Jud (TJM MG)/TJM MG/Assistente Técnico de
Sistemas/2021
Direito Constitucional - Dos Deputados e Senadores (arts. 53 a 56 da CF/1988)
Partindo do pressuposto de que o Estado de Minas Gerais tem 53 representantes na Câmara dos
Deputados, pode-se afirmar que o número de Deputados Estaduais é:
a) 12.
b) 53.
c) 77.
d) 159.
www.tecconcursos.com.br/questoes/467153
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2017
Direito Constitucional - Dos Deputados e Senadores (arts. 53 a 56 da CF/1988)
Considerando as regras constitucionais que disciplinam o foro privilegiado que detêm Deputados e
Senadores, assinale a afirmativa correta:
a) Os membros do Congresso Nacional poderão ser presos em flagrante pela prática de
contravenções penais tipificadas na Lei nº 3.688/41.
b) Nos casos de prisão em flagrante por crime afiançável, independerá de autorização da Casa
respectiva para instauração de inquérito policial.
c) No caso de prisão em flagrante dos membros do Congresso Nacional, por crime inafiançável, a
manutenção da prisão dependerá de deliberação da Casa respectiva, pelo voto da maioria de seus
membros.
d) O recebimento da denúncia pelo STF contra Deputados e Senadores depende de autorização da
Casa respectiva.
www.tecconcursos.com.br/questoes/553893
CONSULPLAN - Of Jud (TJ MG)/TJ MG/Oficial de Apoio Judicial/2017
Direito Constitucional - Dos Deputados e Senadores (arts. 53 a 56 da CF/1988)
Na Constituição Federal/1988, na organização dos poderes
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1869563
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/467153
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/553893
813) 
814) 
815) 
a) cada Unidade da Federação não poderá ter menos de 08 (oito) ou mais de 70
(setenta) deputados.
b) cada senador será eleito com 03 (três) suplentes.
c) cada Estado e o Distrito Federal elegerão 03 (três) senadores com 02 (dois) mandatos de 04
(quatro) anos cada.
d) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema majoritário,
em cada Estado, em cada território e no Distrito Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/241010
CONSULPLAN - AJ TRE MG/TRE MG/Administrativa/2013
Direito Constitucional - Dos Deputados e Senadores (arts. 53 a 56 da CF/1988)
Paulo é Deputado Federal e, da tribuna da Câmara dos Deputados, lança afirmações caluniosas
contra o empresário José que, imediatamente, apresenta as ações penais e civis cabíveis. Nesse caso,
consoante as normas constitucionais,
a) haverá sanção penal.
b) ocorre a indenização civil.
c) aplica-se a imunidade material.
d) incide a responsabilidade criminal.
e) caracteriza-se a inviolabilidade formal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/249567
CONSULPLAN - TJ TSE/TSE/Administrativa/2012
Direito Constitucional - Dos Deputados e Senadores (arts. 53 a 56 da CF/1988)
Pedroso Pereira, deputado federal eleito e diplomado, ainda não empossado, é investigado como
mandante do crime de homicídio qualificado ocorrido no município onde mantém sua base eleitoral. No
espaço de tempo entre a diplomação e a posse do parlamentar, o Ministério Público denuncia o político
em face do fato ocorrido. Considerando a situação apresentada, é correto afirmar que a denúncia
a) não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado.
b) pode ser recebida e processada pelo Tribunal de Justiça do Estado em que ocorreu o crime.
c) pode ser recebida e processada pelo Supremo Tribunal Federal.
d) poderá ser recebida, mas o processo judicial será suspenso até o término do mandato do
parlamentar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/249571
CONSULPLAN - TJ TSE/TSE/Administrativa/2012
Direito Constitucional - Dos Deputados e Senadores (arts. 53 a 56 da CF/1988)
O Poder Legislativo tem sido alvo de inúmeras críticas por parte dos meios de comunicação e da
sociedade civil em geral, no que tange à conduta dos representantes políticos eleitos. Com relação a
vedações e autorizações a este poder, deputados e senadores, segundo a Constituição,
a) investidos em cargo de Ministro de Estado não perderão os respectivos mandatos eletivos.
b) a partir da posse, não podem firmar contrato com pessoa jurídica de direito público, exceto
quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.
c) durante a vigência de estado de sítio e do estado de defesa, poderão ter suspensas as imunidades
parlamentares, mediante o voto de dois terços dos membros da Casa a que os deputados e
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/241010
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/249567
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/249571
816) 
817) 
818) 
senadores pertencerem.
d) quaisquer informações recebidas, em razão do exercício do mandato ou não, são protegidas pelo
sigilo de fonte.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2222614
Instituto Consulplan - Res Jur (PGE ES)/PGE ES/2022
Direito Constitucional - Das Reuniões (art. 57 da CF/1988)
Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, a Câmara dos Deputados e o Senado
Federal reunir-se-ão em sessão conjunta para, EXCETO:
a) Inaugurar a sessão legislativa.
b) Receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da República.
c) Elaborar o regimento comum e regular a criação de serviços comuns às duas Casas.
d) Receber o compromisso do Presidente, do Vice-Presidente da República, do Governador do
Distrito Federal e seu respectivo vice.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2390380
Instituto CONSULPAM - Cons Sub (TCM PA)/TCM PA/2023
Direito Constitucional - Das Comissões Parlamentares - permanentes e temporárias (art.
58 da CF/1988)
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal poderão criar Comissões Parlamentares de Inquérito
(CPIs), que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais e atuarão, em conjunto ou
separadamente, na apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o
caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos
infratores.
 
São competências das CPIs, EXCETO:
a) Convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas
atribuições.
b) Receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou
omissões das autoridades ou entidades públicas.
c) Solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão.
d) Julgar e punir investigados, com base nos fatos comprovados no curso da investigação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2394695
Instituto Consulplan - OLeg (CMTremembé)/CM Tremembé/Jurídico/2023
Direito Constitucional - Das Comissões Parlamentares - permanentes e temporárias (art.
58 da CF/1988)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI)
destinam-se a investigar fato de relevante interesse para a vida pública e para a ordem constitucional,
legal, econômica ou social do país. Recentemente, a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)
da Pandemia tem gerado várias questões sobre esse tipo de atividade desempenhada pelo Senado.
Sobre a CPI, é correto afirmar que:
a) Na constituição das Mesas e de cada Comissão, é assegurada, necessariamente, a representação
proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.
b) Em razão da matéria de sua competência, cabe-lhe discutir e votar projeto de lei que dispensar,
na forma do regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um terço dos
membros da Casa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2222614
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2390380
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2394695
819) 
820) 
821) 
c) Serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente,
mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por
prazo indeterminado, caso as investigações assim o demandarem.
d) Tem poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, tais como determinar
diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração
pública informações e documentos, requerer a audiência de Deputados e Ministros de Estado, tomar
depoimentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como requisitar os serviços de
quaisquer autoridades, inclusive policiais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2034674
VUNESP - AI (ALESP)/ALESP/2022
Direito Constitucional - Das Comissões Parlamentares - permanentes e
temporárias (art. 58 da CF/1988)
No tocante à divisão de funções entre os Poderes da República, compete ao Legislativo as tarefas
precípuas de legislar e de fiscalizar, as quais se desenvolvem ao longo da legislatura. Considerando a
estrutura, o funcionamento e as atribuições do Poder Legislativo, é correto afirmar que
a) o término da legislatura impede a continuidade das Comissões Parlamentares de Inquérito que
estiverem em curso.
b) a Câmara dos Deputados é a casa dos representantes do povo, eleitos pelo sistema majoritário
em cada Estado e no Distrito Federal.
c) a convocação de sessão extraordinária constitui ato discricionário de quem convoca, mas deve ser
confirmada pela maioria simples de cada uma das Casas do Congresso Nacional.
d) as Comissões Parlamentares de Inquérito nos Estados regulam-se e limitam-se pelas regras
estabelecidas pelas respectivas Constituições Estaduais.
e) o quórum para instalação de sessão, bem como para a aprovação de uma proposta de deliberação
no Congresso Nacional em regra é de maioria relativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178530
CONSULPLAN - Ana Jur (MPE PA)/MPE PA/2022
Direito Constitucional - Das Comissões Parlamentares - permanentes e
temporárias (art. 58 da CF/1988)
Trinta e quatro Senadores da República da oposição pretendem instaurar Comissão
Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar suposto esquema de superfaturamento na
realização de obras públicas em âmbito federal. A respeito do tema, assinale a afirmativa
correta.
a) No caso em apreço, o quórum para requerimento de instalação da CPI não foi atingido.
b) A garantia da instalação da CPI depende, além do atingimento do quórum necessário, de
deliberação plenária do Senado.
c) Na constituição da CPI, deverá ser assegurada, tanto quanto possível, a representação
proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da Casa.
d) A CPI, uma vez instalada, poderá requerer a convocação do Chefe do Poder Executivo da União
para depor, caso existam indícios de seu envolvimento em práticas ilícitas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1678210
CONSULPLAN - Ana (EMBRAPA)/EMBRAPA/Advocacia/2007
Direito Constitucional - Das Comissões Parlamentares - permanentes e
temporárias (art. 58 da CF/1988)
No que concerne às Comissões Parlamentares de Inquérito está correto afirmar que:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2034674
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178530
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1678210
822) 
823) 
824) 
a) Serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou
separadamente, mediante requerimento de dois terços de seus membros.
b) Objetivam a apuração de fatos certos e indeterminados, de relevante interesse para vida política,
econômica, jurídica ou social do país.
c) Devem encaminhar suas conclusões ao Poder Judiciário para que, se for o caso, seja promovida a
responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
d) Podem decretar a prisão temporária.
e) Não podem determinar a interceptação telefônica do indiciado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2158646
FAFIPA - AFI (Pref Itapoá)/Pref Itapoá/2022
Direito Constitucional - Disposição geral (processo legislativo, art. 59 da CF/1988)
Acerca da previsão constitucional no que se refere ao processo legislativo ordinário federal,
assinale a alternativa INCORRETA:
a) São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que disponham sobre criação e
extinção de Ministérios e órgãos da administração pública.
b) O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e
votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o
rejeitar. Sendo o projeto emendado, voltará à Casa iniciadora.
c) A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de
lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco
Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
d) A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da
Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao
Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos.
e) A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Senado
Federal, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início na Câmara dos
Deputados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/623172
CONSULPLAN - Coord PL (CM BH)/CM BH/2018
Direito Constitucional - Disposição geral (processo legislativo, art. 59 da CF/1988)
O processo legislativo guarda relação com o processo judicial, em especial, no que se refere a
princípios aplicáveis a ambos, do qual é exemplo:
a) Imparcialidade. 
b) Devido processo legal. 
c) Duplo grau de jurisdição. 
d) Ampla defesa e contraditório. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/435390
CONSULPLAN - ATA (CFESS)/CFESS/2017
Direito Constitucional - Disposição geral (processo legislativo, art. 59 da CF/1988)
Em relação ao Ordenamento Jurídico brasileiro, assinale a alternativa em que as normas legais
estejam apresentadas do maior grau para o menor grau hierárquico.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2158646
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/623172
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/435390
825) 
826) 
827) 
a) Lei Ordinária, Decreto e Resolução.
b) Lei Complementar, Portaria e Decreto.
c) Constituição Federal, Lei Ordinária e Lei Complementar.
d) Emenda Constitucional, Medida Provisória e Lei Ordinária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2334285
IADES - ADFA (SEAGRI DF)/SEAGRI DF/Administrador/2023
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
No que se refere aos diferentes tipos de manifestação do Poder Constituinte, assinale a alternativa
correta.
a) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser
objeto de nova proposta na mesma sessãolegislativa.
b) A Constituição poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou
de estado de sítio.
c) A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em três turnos,
considerando-se aprovada se obtiver, em ambas as Casas, dois quintos dos votos dos respectivos
membros.
d) A proposta de emenda tendente a abolir o voto obrigatório não será objeto de deliberação.
e) A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de mais da metade das Assembleias
Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, por dois terços de seus
membros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2374680
Instituto Consulplan - AE (SEGER ES)/SEGER ES/Arquivologia/2023
Direito Constitucional - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (art. 5º da
CF/1988)
“Equivalem a emendas constitucionais, quando aprovados, em dois turnos, por três
quintos dos votos dos respectivos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal,
as convenções internacionais e os tratados sobre direitos humanos.” Analise o trecho,
observando o que dispõe a Constituição Federal quanto aos direitos e garantias
fundamentais, e assinale a afirmativa correta.
a) As convenções internacionais são recebidas como medidas provisórias.
b) É de dois terços o quórum de aprovação nas casas do Congresso Nacional.
c) O trecho é verdadeiro e traduz um dispositivo previsto na Constituição Federal.
d) Os tratados são aprovados em dois turnos, mas as convenções em um turno só.
e) Os tratados de direitos humanos não precisam ser aprovados nas duas casas legislativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178539
CONSULPLAN - Ana Jur (MPE PA)/MPE PA/2022
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Segundo o constitucionalista Bernardo Gonçalves Fernandes, as emendas
constitucionais são espécies normativas primárias que são produzidas mediante
procedimento e quórum especial, e que, uma vez aprovadas, agregam ao texto
constitucional (ou seja, viram norma constitucional com o mesmo status de qualquer outra).
Acerca do processo legislativo das emendas constitucionais, assinale a afirmativa correta.
a) A Constituição contém clara vedação à aprovação de emenda na vigência de intervenção federal,
mas não proíbe expressamente a tramitação de uma proposta de emenda constitucional no mesmo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2334285
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2374680
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178539
828) 
829) 
830) 
período.
b) Se as Assembleias Legislativas das unidades da Federação de pelo menos cinco estados
manifestarem-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros, é possível o exercício da
iniciativa de uma proposta de emenda constitucional.
c) A Constituição de 1988, desde sua promulgação, previu que o quórum de votação das emendas
constitucionais também se prestaria para a incorporação, com mesmo grau hierárquico, dos tratados
e convenções internacionais sobre direitos humanos.
d) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada se sujeita ao
regime da irrepetibilidade relativa, pois pode ser objeto de nova proposta, na mesma sessão
legislativa, mediante provocação da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do
Congresso Nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2266360
CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT8/TRT 8/Apoio Especializado/Odontologia/2022
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
A Constituição Federal de 1988 poderá ser emendada mediante proposta
a) de um terço, no mínimo, das assembleias legislativas das unidades da Federação.
b) de três quintos, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
c) de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
d) do presidente do Senado Federal.
e) do presidente do Supremo Tribunal Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1676457
FUNDATEC - Ana (Pref Tramandaí)/Pref Tramandaí/Superior Ambiental/2021
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Segundo as disposições do Art. 60 da Constituição Federal, não será objeto de deliberação a
proposta de emenda à referida Constituição com o propósito de abolir:
 
I. A forma federativa de Estado.
 
II. O voto direto, secreto, universal e periódico.
 
III. A separação dos Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1797933
IBFC - AFTM (Pref SGDA RN)/Pref SGDA (RN)/2021
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma hipótese em que poderá ser proposta a
emenda à Constituição Federal.
a) Dois terços, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2266360
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1676457
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1797933
831) 
832) 
b) Mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada
uma delas, pela maioria relativa de seus membros
c) Presidente do Congresso Nacional
d) Presidente do Senado Federal
www.tecconcursos.com.br/questoes/1916505
FGV - AFT (Paulínia)/Pref Paulínia/2021
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Em um momento no qual a Região Norte do país estava assolada por uma calamidade de grandes
proporções, foi promulgada a Emenda Constitucional nº XX, que modificou o sistema brasileiro de
seguridade social. A reforma assim aprovada, que tinha sido rejeitada na mesma legislatura, mais
especificamente no ano retrasado, foi muito comemorada por alguns setores da sociedade, mas somente
entraria em vigor no primeiro dia do ano seguinte à sua promulgação.
 
Insatisfeito com o teor da reforma, o Partido Político XX consultou seu advogado sobre a existência de
possíveis infrações aos limites constitucionais ao exercício do poder reformador, bem como se poderia ser
deflagrado o controle concentrado de constitucionalidade.
 
Assinale a opção que apresenta a informação correta dada pelo advogado.
a) Não foram infringidos quaisquer dos limites constitucionais ao exercício do poder reformador.
b) Foram infringidos limites materiais ao exercício do poder reformador, mas não seria possível
deflagrar o referido controle, pois a emenda ainda não era eficaz.
c) Foram infringidos limites circunstanciais ao exercício do poder reformador, sendo possível deflagrar
o referido controle, em razão da promulgação da emenda.
d) Foram infringidos limites circunstanciais e temporais ao exercício do poder reformador, sendo
possível deflagrar o referido controle, em razão da promulgação da emenda.
e) Foram infringidos limites materiais, circunstanciais e temporais ao exercício do poder reformador,
mas não seria possível deflagrar o referido controle, pois a emenda ainda não era efetiva.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2064096
IDECAN - Aud (IF CE)/IF CE/2021
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
A Constituição estabelece um rol taxativo de legitimados para apresentar uma Proposta de Emenda
à Constituição (PEC) ao Congresso Nacional. São eles:
 
I. dois terços, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;
 
II. o Presidente da República;
 
III. mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se,
cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
 
Analise os itens acima e assinale
a) se apenas os itens I e II estiverem corretos.
b) se apenas os itens I e III estiverem corretos.
c) se todos os itens estiverem corretos.
d) se apenas os itens II e III estiverem corretos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1916505
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2064096
833) 
834) 
835) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2138718
CONSULPLAN - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2021
Direito Constitucional -Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Ao lado das emendas constitucionais, a mutação constitucional é um instituto que transforma as
normas da Constituição. A “mutação constitucional” ocorre quando:
a) Existe a atuação do Poder Constituinte derivado reformador, para alterar o texto constitucional.
b) São elaboradas normas no sistema jurídico brasileiro com o objetivo de complementar o texto
constitucional.
c) Ocorre a revogação de ato normativo que não se compatibiliza materialmente com o novo
parâmetro constitucional.
d) Há alteração de significado de norma constitucional sem que haja qualquer mudança no texto da
Constituição Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1440458
Instituto Consulplan - Adv MD (CM Arcos)/CM Arcos/2020
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
No processo legislativo, a emenda é a proposição apresentada como acessória de outra e se
classifica em:
a) Substitutiva, a destinada a excluir dispositivo.
b) Modificativa, a que altera dispositivo sem modificá-lo substancialmente.
c) Individual orçamentária, a que se destina alterar execução orçamentária do gabinete do vereador.
d) Aditiva, a apresentada como sucedânea de dispositivo e integral de proposição, caso em que
passa a denominar-se substitutivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1014511
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2019
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
A Constituição Brasileira de 1988 estabeleceu a matéria de reforma constitucional, estabelecendo
limites materiais e formais ao exercício do poder constituinte derivado. Acerca desses limites para
reforma, estabelecidos no texto constitucional, avalie as proposições a seguir.
 
I. Os limites materiais são imperativos e se dividem em limites de competência, de momento ou
temporais e de formalidade.
 
II. A Constituição não pode ser reformada na vigência de intervenção federal ou estadual, de estado
de defesa ou de estado de sítio.
 
III. No que concerne aos limites temporais, há vedação para votação de proposta de matéria que,
na mesma sessão legislativa, tenha sido rejeitada, sem prejuízo da sua rediscussão em comissões
permanentes ou especiais do parlamento.
 
IV. O texto constitucional admitiu a possibilidade de revisão, através de resposta direta do
eleitorado, quanto à forma (monarquia ou república) e ao sistema de governo (parlamentarismo ou
presidencialismo).
 
Assinale a alternativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2138718
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1440458
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1014511
836) 
837) 
838) 
a) Todas as proposições são falsas.
b) Apenas a proposição IV é verdadeira.
c) Apenas as proposições I e III são falsas.
d) As proposições II, III e IV são verdadeiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/623380
CONSULPLAN - Proc (CM BH)/CM BH/2018
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
A Constituição Federal é a norma maior do Estado e exigirá procedimentos mais rigorosos para que
possam ser alteradas algumas de suas regras. Neste sentido, poderá a Constituição ser emendada
mediante proposta de, no mínimo, 1/3 dos membros da Câmara ou do Senado Federal. A respeito do
processo de emenda constitucional, pode-se afirmar que:
a) A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado
Federal.
b) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada poderá ser
objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
c) A forma federativa de Estado poderá ser objeto de emenda Constitucional desde que aprovada por
três quintos dos membros de cada casa legislativa.
d) A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos,
considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, dois quintos dos votos dos respectivos membros. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/732644
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2018
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Em relação ao processo legislativo, assinale a alternativa correta.
a) A emenda à Constituição será promulgada pelo Presidente da República, com o respectivo número
de ordem.
b) Poderá ser objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir o voto direto, secreto,
universal e periódico.
c) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser
objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
d) A proposta de emenda à Constituição será discutida e votada em única sessão conjunta do
Congresso Nacional, considerando-se aprovada se obtiver dois terços dos votos dos seus membros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/732905
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2018
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Em relação aos direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa correta.
a) A emenda que suprima a independência de um dos Poderes ou que lhe estorve a autonomia é
imprópria.
b) A referência feita a Deus no Preâmbulo tem caráter normativo e compromete o princípio da
neutralidade religiosa do Estado, obstacularizando a liberdade de não aderir a religião alguma.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/623380
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/732644
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/732905
839) 
840) 
841) 
c) Ofende o princípio da proporcionalidade lei que isenta os “reconhecidamente pobres” do
pagamento dos emolumentos devidos pela expedição de registro civil de nascimento e de óbito, bem
como a primeira certidão respectiva.
d) A inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas é assegurada
como direito absoluto, devendo ser considerada ilegítima qualquer hipótese de intervenção ou
ponderação no âmbito de proteção do direito de privacidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/471032
CONSULPLAN - AJ TRF2/TRF 2/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
“Um grupo de vinte e cinco senadores apresentou proposta de emenda constitucional, buscando
alterar as regras do regime previdenciário dos servidores que se encontram na ativa e, ainda, não
preencheram os requisitos para a aposentadoria, de modo a ampliar a idade mínima e o tempo de
contribuição. A proposta, que foi apresentada no momento em que a região nordeste do País era atingida
por calamidade de grandes proporções na natureza, foi aprovada pelas duas Casas do Congresso
Nacional, em dois turnos de votação, por três quintos dos votos dos respectivos membros, sendo, ao
final, promulgada.” À luz da sistemática estabelecida pela Constituição da República, é correto afirmar
que a Emenda Constitucional que foi promulgada é:
a) Formalmente inconstitucional, em razão do vício de iniciativa.
b) Materialmente inconstitucional, por afronta aos limites materiais de reforma.
c) Formalmente inconstitucional, por afronta aos limites circunstanciais de reforma.
d) Formalmente inconstitucional, por inobservância do número mínimo de votos para aprovação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/679387
CONSULPLAN - Adv (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Em relação ao tratamento que a Constituição da República Federativa do Brasil dá às emendas
constitucionais, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa
ou de estado de sítio.
b) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser
objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
c) A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos,
considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
d) Poderá ser emendada mediante proposta de um terço, no mínimo, das Assembleias Legislativas
das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativade seus
membros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/349541
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Sobre Poder Constituinte Derivado é correto afirmar:
a) Encontra limitações apenas nas cláusulas pétreas.
b) A proposta de emenda da Constituição será discutida e votada, em dois turnos, considerando-se
aprovada se obtiver, três quintos dos votos dos respectivos membros da Câmara dos Deputados e do
Senado Federal.
c) A Constituição pode ser emendada mediante proposta de iniciativa popular subscrita por, no
mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/471032
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/679387
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/349541
842) 
843) 
menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
d) A Constituição pode ser emendada mediante proposta de mais da metade das Assembleias
Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria absoluta de
seus membros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/383198
CONSULPLAN - Of RL (CM Caratinga)/CM Caratinga/2015
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Sobre o tratamento que a Constituição da República Federativa do Brasil dá às Emendas
Constitucionais, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa
ou de estado de sítio.
b) A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado
Federal, com o respectivo número de ordem.
c) A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos,
considerando‐se aprovada, se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
d) A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de um terço das Assembleias Legislativas
das Unidades da Federação, manifestando‐se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus
membros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/385506
CONSULPLAN - Adv (CODEG)/Pref Guarapari/2013
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Acerca do processo legislativo, analise as afirmativas.
 
I. A Constituição Federal poderá ser emendada mediante proposta de um terço, no mínimo, das
Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria
absoluta de seus membros.
 
II. Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a separação dos
Poderes.
 
III. As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383198
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/385506
844) 
845) 
846) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/237446
CONSULPLAN - Adv (SJ de Ubá)/Pref JS de Ubá/2010
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Marque a alternativa que NÃO contém uma matéria disciplinada na Constituição da República
Federativa do Brasil como cláusula pétrea:
a) A forma federativa de Estado.
b) O voto direto, secreto, universal e periódico.
c) A forma republicana.
d) A separação de Poderes.
e) Os direitos e garantias individuais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243847
CONSULPLAN - Adv (Itabaiana)/Pref Itabaiana/Prefeitura/2010
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Sobre emendas à Constituição da República Federativa do Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
a) Pode ser emendada mediante proposta do Presidente da República.
b) Pode ser emendada mediante proposta de um terço das Assembleias Legislativas das unidades da
Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
c) A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa
ou estado de sítio.
d) A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos,
considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
e) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser
objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/383194
CONSULPLAN - Ana In (CM Manhuaçu)/CM Manhuaçu/2010
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
A doutrina pátria ensina que cláusulas pétreas são normas que o Poder Constituinte Originário
entendeu que deveriam ter um tratamento especial, devido sua importância para a manutenção do
Estado, definindo que estas cláusulas não podem ser sequer passivas de proposta de alteração tendente
a aboli-las pelo Poder Constituinte Derivado. Com isso, em nosso ordenamento constitucional vigente, é
vedada, proposta de emenda tendente a abolir, EXCETO:
a) A forma federativa de Estado.
b) A separação dos Poderes.
c) O voto direto, secreto, universal e periódico.
d) Os direitos e as garantias individuais.
e) Os Ministérios e os órgãos da administração pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/384132
CONSULPLAN - Ass Prev (RESENPREVI/RESENPREVI/2010
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237446
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243847
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383194
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/384132
847) 
848) 
849) 
Cláusulas pétreas são aquelas previstas na Constituição Federal, em que o Poder Constituinte
Originário de 1988 julgou necessário um tratamento especial, devido à sua importância para a
manutenção do Estado. Assim, definiu que estas normas não podem ser objeto de proposta de alteração
tendente a aboli-las. Além da forma federativa de Estado, da separação dos Poderes e do voto direto,
secreto, universal e periódico, constitui-se cláusula pétrea de nosso ordenamento jurídico vigente:
a) Os direitos e garantias individuais.
b) O provimento de cargo exclusivamente por meio de concurso público.
c) A obrigatoriedade de realização de processo licitatório pela Administração para a contratação de
serviços.
d) A organização político-administrativa da República.
e) O regime jurídico dos servidores públicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/304941
CONSULPLAN - AJ TRE RS/TRE RS/Administrativa/2008
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Assinale a alternativa INCORRETA:
a) A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa
ou de estado de sítio.
b) A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros da
Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
c) Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir o voto obrigatório.
d) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser
objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
e) A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado
Federal, com o respectivo número de ordem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1228038
CONSULPLAN - Adv (Pref P Afonso)/Pref Paulo Afonso/2008
Direito Constitucional - Da Emenda à Constituição (art. 60 da CF/1988)
Conforme se infere da CRFB, NÃO será objeto de deliberação a proposta de emenda à Constituição
tendente a abolir:
a) A forma republicana de governo; o voto direto, secreto e universal; a harmonia entre os Poderes;
os direitos fundamentais.
b) Os direitos e garantias individuais; a separação dos Poderes; o voto direto, secreto, universal e
periódico; a forma federativa de Estado.
c) A competência dos tribunais dos Estados.
d) O sistema presidencialista de governo; a separação dos Poderes; o voto direto, secreto, universal
e periódico; os direitos sociais.
e) O sistema presidencialista de governo; o voto direto e secreto; a harmoniaentre os Poderes; os
direitos sociais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/304941
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1228038
850) 
851) 
852) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2095061
Instituto Consulplan - Ag (CM Barbacena)/CM Barbacena/Administrativo/2022
Direito Constitucional - Leis Ordinárias e Complementares
A Constituição Federal, no capítulo que dispõe sobre a Administração Pública, exige a edição de Lei
Complementar para:
a) Definir os casos de exoneração dos servidores públicos federais.
b) Criar cargos efetivos na estrutura da administração direta e indireta.
c) Definir a área de atuação das fundações públicas de direito privado.
d) Regulamentar o direito de greve dos servidores públicos de qualquer esfera.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2158729
FAFIPA - Cont (Pref Itapoá)/Pref Itapoá/2022
Direito Constitucional - Leis Ordinárias e Complementares
A Constituição Federal prevê, a partir do seu artigo 61, algumas regras aplicáveis ao processo
legislativo ordinário federal. Sobre o tema, assinale a alternativa que, de acordo com a previsão expressa
do texto constitucional, está INCORRETA:
a) Há leis que são de iniciativa privativa do Presidente da República, como as que fixam ou
modificam os efetivos das Forças Armadas. Em casos tais, o Presidente da República poderá solicitar
urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa.
b) Se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da República, o
Presidente do Senado a promulgará, e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Presidente da
Câmara dos Deputados fazê-lo.
c) A matéria constante de projeto de lei rejeitado somente poderá constituir objeto de novo projeto,
na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das
Casas do Congresso Nacional.
d) As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta, sendo esta compreendida pela
metade +1 do número de membros da referida Casa Legislativa.
e) Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou
contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis,
contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do
Senado Federal os motivos do veto. Se recorrido o prazo de quinze dias sem que o Presidente
apresente veto (total ou parcial), o silêncio do Presidente da República importará sanção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/383200
CONSULPLAN - Ana In (CM Manhuaçu)/CM Manhuaçu/2010
Direito Constitucional - Leis Ordinárias e Complementares
A iniciativa das leis complementares e ordinárias, conforme a Constituição, pode ser exercida por
quaisquer das pessoas/órgãos citados, EXCETO:
a) Membro ou Comissão da Câmara dos Deputados.
b) Procurador-Geral da República.
c) Cidadãos.
d) Supremo Tribunal Federal.
e) Vice-presidente da República.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2095061
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2158729
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383200
853) 
854) 
855) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2292457
FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Engenharia Civil/2023
Direito Constitucional - Medidas Provisórias
O Presidente da República editou quatro medidas provisórias (MPs), cada qual com o seguinte
objeto: (1ª MP) autorizou que os Estados e o Distrito Federal legislassem sobre sistema de consórcios e
sorteios em seu território; (2ª MP) alterou a alíquota de certo imposto de competência da União; (3ª MP)
abriu créditos extraordinários ao orçamento da União, com o objetivo de atender a despesas
imprevisíveis e urgentes decorrentes de comoção interna; e (4ª MP) alterou as regras do processo
disciplinar dos servidores públicos civis da União.
O Partido Político Alfa, insatisfeito com a edição das medidas provisórias, consultou o seu advogado a
respeito da compatibilidade formal desses diplomas normativos com a ordem constitucional,
considerando o objeto de cada qual.
O advogado, abstendo-se de considerações em torno de sua relevância e urgência, respondeu
corretamente que, sob a ótica formal,
a) apenas a 2ª, a 3ª e a 4ª medidas provisórias são constitucionais.
b) apenas a 1ª e a 4ª medidas provisórias são constitucionais.
c) apenas a 2ª e a 3ª medidas provisórias são constitucionais.
d) todas as medidas provisórias são constitucionais.
e) apenas a 2ª medida provisória é constitucional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2094121
Instituto Consulplan - ALeg (CM Itabira)/CM Itabira/2022
Direito Constitucional - Medidas Provisórias
Conforme se infere da Constituição Federal, em caso de relevância e urgência o Presidente da
República poderá adotar medidas provisórias, com força de Lei, devendo submetê- las de imediato ao
Congresso Nacional. Dentre as alternativas relacionadas, assinale aquela que apresenta matérias que
permitem a edição de medidas provisórias:
a) Direito civil e processual civil.
b) Direito tributário e financeiro.
c) Direito penal e processual penal.
d) Direitos políticos e direito eleitoral.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178612
CONSULPLAN - Ana Jur (MPE PA)/MPE PA/2022
Direito Constitucional - Medidas Provisórias
O Presidente da República, após reunião com Ministro de Estado, acerca de
determinada circunstância relevante e urgente para a sociedade brasileira, se convenceu a
respeito da necessidade de adotar uma medida provisória. No exercício de tal espécie
legislativa, é correto afirmar que o Chefe do Poder Executivo deverá considerar que:
a) Admite-se que a matéria envolvida na medida compreenda a organização do Ministério Público, a
carreira e a garantia de seus membros.
b) Não poderá retirá-la da apreciação do Congresso Nacional, após editada e em vigor, e tampouco
poderá editar nova medida provisória exclusivamente ab-rogadora daquela.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2292457
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2094121
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178612
856) 
857) 
858) 
c) Após a tramitação da medida provisória, sem que tenha sido apreciada pelas duas Casas dentro
do prazo constitucionalmente previsto, operar-se-á sua aprovação tácita, com efeitos ex nunc.
d) A definição do que seja relevante e urgente para fins de edição de medidas provisórias consiste,
em regra, em um juízo político de sua competência, controlado pelo Congresso Nacional; o Poder
Judiciário não deve se imiscuir na análise de tais requisitos, salvo em caso de notório abuso.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2216700
IBFC - Esp Fom (AFEAM)/AFEAM/Administração/2022
Direito Constitucional - Medidas Provisórias
A Constituição Federal determina que, em caso de relevância e urgência, o Presidente da República
poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso
Nacional.
 
Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de matéria que pode ser disciplinada
por medida provisória.
a) Direito processual civil
b) Diretrizes orçamentárias
c) Direito civil
d) Direito eleitoral
www.tecconcursos.com.br/questoes/2318625
Instituto Consulplan - AAS (CM Unaí)/CM Unaí/Consultor Jurídico/2022
Direito Constitucional - Medidas Provisórias
Determinado Presidente da República pretende editar as seguintes medidas provisórias:
 
I. Cisão do estado “X”, com a criação de três novos estados na federação brasileira, tendo em vista
amplos estudos promovidos pelos Ministérios responsáveis pelas áreas de economia e
desenvolvimento regional.
 
II. Criação de novo crime, a fim de coibir a prática de exposição de animais em torneios leiteiros.
 
III. Nova hipótese facilitada de naturalização, a beneficiar exclusivamente cidadãos americanos.
 
Após análise dos itens, conclui-se que:
a) As três propostas são constitucionais.
b) As três propostas são inconstitucionais.
c) Apenas uma proposta é inconstitucional.
d) Duas das propostas são inconstitucionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/380449
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2016Direito Constitucional - Medidas Provisórias
Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá editar medidas provisórias
com força de lei, salvo quando tratar sobre a matéria
a) orçamentária.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2216700
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2318625
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/380449
859) 
860) 
861) 
b) tributária.
c) planos plurianuais.
d) civil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/249568
CONSULPLAN - TJ TSE/TSE/Administrativa/2012
Direito Constitucional - Medidas Provisórias
No fim de 2011, a presidente da República editou medida provisória que dispõe sobre a
organização e competência das juntas eleitorais. O ato normativo aguarda ser votado no Plenário da
Câmara, encontrando-se na pauta de deliberação da Comissão Mista do Congresso. A respeito da
proposta de iniciativa da Chefe do Poder Executivo, é correto afirmar que
a) terá sua eficácia preservada até o eventual veto pelo Congresso Nacional.
b) se não for apreciada em até trinta dias contados de sua publicação, entrará em regime de
urgência, trancando a pauta de votação do Congresso Nacional.
c) terá sua votação iniciada em sessão conjunta do Congresso Nacional.
d) não poderá ser submetida ao Congresso Nacional por tratar de matéria que não pode ser objeto
de medida provisória.
www.tecconcursos.com.br/questoes/383195
CONSULPLAN - Ana In (CM Manhuaçu)/CM Manhuaçu/2010
Direito Constitucional - Medidas Provisórias
No que tange a edição e elaboração de medidas provisórias, assinale a alternativa correta:
a) Em caso de relevância e urgência, o Presidente do Supremo Tribunal Federal poderá adotar
medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.
b) Medida provisória que implique instituição ou majoração de impostos, exceto os casos previstos
na Constituição, produzirá efeitos no exercício financeiro vigente.
c) É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a partidos políticos e direito
eleitoral.
d) A deliberação de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mérito das medidas
provisórias dependerá de juízo prévio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais.
e) Não é permitida a edição de medidas provisórias acerca de matéria reservada a lei ordinária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/185020
CEBRASPE (CESPE) - AnaTA (CADE)/CADE/2014
Direito Constitucional - Resoluções e Decretos Legislativos
Considerando os Poderes da República e as funções essenciais à justiça, julgue o próximo item.
 
O decreto legislativo é espécie legislativa criada sem a exigência de sanção do presidente da República.
Por outro lado, a lei ordinária exige, no processo de sua elaboração, a manifestação do presidente da
República por meio da sanção ou do veto.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/662963
FDC - Adv (AgeRIO)/AgeRIO/2014
Direito Constitucional - Resoluções e Decretos Legislativos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/249568
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383195
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/185020
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/662963
862) 
863) 
864) 
Quais destes é um instrumento, em regra, do Processo Legislativo destinado ao exercício das
competências privativas constitucionais do Senado Federal:
a) Decreto.
b) Resolução.
c) Decreto-Lei.
d) Decreto Legislativo.
e) Portaria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2374209
Instituto Consulplan - AE (SEGER ES)/SEGER ES/Administração/2023
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto, veto,
sanção, promulgação e publicação)
Determinado projeto de lei ordinária, de iniciativa do Presidente da República, teve
início na Câmara dos Deputados Federais, onde foi aprovado. Em seguida, foi apreciado e
aprovado pelo Senado Federal, com o mesmo rito de votação. Por fim, foi promulgado pelas
Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Diante do exposto, assinale a
afirmativa correta.
a) O projeto de lei deveria ter sido encaminhado à apreciação do Poder Executivo, ainda que o
Presidente só pudesse se manifestar pela sanção, pois a iniciativa foi de sua autoria.
b) O projeto de lei deveria ter sido encaminhado à apreciação do Poder Executivo para que, após a
conclusão das deliberações pelo Congresso Nacional, procedesse com a publicação da lei.
c) O projeto de lei poderia ter sido promulgado diretamente pelo Congresso Nacional, pois foi de
iniciativa do Presidente da República e, sendo assim, desnecessária a apreciação posterior por parte
do Poder Executivo.
d) Embora o projeto de lei ordinária fosse de iniciativa do Presidente da República, era necessário
que, após a conclusão das deliberações no Senado Federal, seguisse à apreciação do Poder Executivo
para veto ou sanção.
e) Embora o projeto de lei ordinária fosse de iniciativa do Presidente da República, era necessário
que, após a conclusão das deliberações no Senado Federal, seguisse para apreciação do Poder
Executivo para sua imediata promulgação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2374684
Instituto Consulplan - AE (SEGER ES)/SEGER ES/Arquivologia/2023
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto, veto,
sanção, promulgação e publicação)
“A remuneração dos servidores públicos e o subsídio somente podem ser fixados ou
alterados por lei específica, observada a iniciativa do Poder Executivo, assegurada revisão
geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices.” Analise o trecho,
observando o que dispõe a Constituição Federal quanto à administração pública, e assinale a
afirmativa correta.
a) A revisão geral anual não é garantida na Constituição.
b) O trecho é verdadeiro e traduz um dispositivo do Art. 37 da Constituição Federal.
c) A revisão pode variar para cada servidor, podendo ser dada na data de aniversário.
d) A iniciativa de lei é privativa em cada caso, nem sempre cabendo ao Poder Executivo.
e) O subsídio não tem a mesma regra de fixação e alteração, sendo necessário lei complementar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2398182
Instituto Consulplan - Aux (CM S Dumont)/CM Santos Dumont/Legislativo/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2374209
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2374684
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2398182
865) 
866) 
867) 
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto, veto,
sanção, promulgação e publicação)
Sobre o tratamento que a Constituição da República Federativa do Brasil dá ao Processo
Legislativo, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado
Federal, com o respectivo número de ordem.
b) A discussão e a votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Supremo
Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início no Senado Federal.
c) São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que disponham sobre criação de
cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua
remuneração.
d) A matéria constante de projeto de lei rejeitado somente poderá constituir objeto de novo projeto,
na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das
Casas do Congresso Nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2398515
Instituto Consulplan - Ana Tec (MPE BA)/MPE BA/Arquitetura, Urbanismo e
Engenharia/Arquitetura/2023
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto, veto,
sanção, promulgação e publicação)
Em maio de 2022 um projeto de lei ordinária tramitou no Congresso Nacional, sendo aprovado na
Câmara dos Deputados e rejeitado no Senado. Em setembro do mesmo ano, alguns deputados federais,
entendendo a relevância da matéria constante no projeto de lei rejeitado, apresentaram um novo projeto
que rediscute o assunto. De acordo com a Constituição Federal, a matéria constante no projeto de lei
rejeitado
a) não pode ser objetode nova proposta na mesma legislatura.
b) não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
c) pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa, desde que pela maioria absoluta
dos membros do Senado Federal, onde o projeto foi rejeitado.
d) pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa, desde que haja proposta da
maioria relativa dos membros de quaisquer das Casas do Congresso Nacional.
e) pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa, desde que haja proposta da
maioria absoluta dos membros de quaisquer das Casas do Congresso Nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2100081
FGV - Cont Dist (TJ TO)/TJ TO/Ciências Contábeis/2022
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto,
veto, sanção, promulgação e publicação)
No corrente ano, um grupo de deputados estaduais, sensível ao apelo de diversos segmentos do
funcionalismo público, decidiu apresentar projeto de lei complementar visando à instituição de regime
próprio de previdência social para os servidores do Estado Alfa. Após amplos debates e plena aceitação
dos distintos setores envolvidos, o projeto foi aprovado, com a correlata sanção da Lei Complementar nº
XX. O novel diploma normativo foi particularmente elogiado por prever, em relação aos servidores com
deficiência, que, para cada ano de contribuição, seria acrescido o período de dois meses na respectiva
contagem, o que decorria das maiores dificuldades enfrentadas por essa camada da população.
Apesar dos pontos favoráveis, o Partido Político Beta, que fazia oposição ao governo, solicitou que sua
assessoria analisasse a compatibilidade da referida Lei Complementar com a ordem constitucional,
sendo-lhe respondido, corretamente, que ela é:
a) inconstitucional, apenas em razão do vício de iniciativa;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2398515
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2100081
868) 
869) 
b) inconstitucional, apenas em razão do vício de iniciativa e de ter por objeto a instituição de um
regime próprio de previdência social;
c) constitucional, desde que sejam integralmente respeitadas as normas gerais editadas pela União,
com base na competência legislativa concorrente assegurada pela ordem constitucional;
d) inconstitucional, em razão do vício de iniciativa, de ter por objeto a instituição de um regime
próprio de previdência social e de permitir a contagem de tempo suplementar de contribuição, sem
que esta tenha sido realizada;
e) constitucional, pois a matéria é estadual, podendo integrar proposta de iniciativa de deputados
estaduais, cumprindo o mandamento constitucional de que sejam instituídos regimes próprios e
protegendo o servidor com deficiência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178540
CONSULPLAN - Ana Jur (MPE PA)/MPE PA/2022
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto,
veto, sanção, promulgação e publicação)
Ao Presidente da República, dentre outros papéis no processo legislativo federal, cabe
a manifestação, em momento oportuno, acerca de sua aquiescência (sanção) ou
discordância (veto) sobre o projeto ou medida em discussão. Especificamente com relação a
esse assunto, assinale a afirmativa correta.
a) A participação do Chefe do Poder Executivo no processo legislativo das emendas constitucionais
não inclui a possibilidade de sanção ou veto.
b) A medida provisória publicada e integralmente aprovada sem alterações pelo Congresso Nacional
deve ser encaminhada ao Presidente da República para sua sanção ou veto.
c) A ulterior aquiescência do Chefe do Poder Executivo, mediante sanção do projeto de Lei, tem o
condão de sanar o vício radical da inconstitucionalidade, quando dele seja a prerrogativa usurpada.
d) O ordenamento jurídico brasileiro admite a chamada sanção tácita pelo Presidente da República,
como ocorre, a título de exemplo, no caso de medida provisória não apreciada dentro do prazo
previsto na Constituição da República.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178543
CONSULPLAN - Ana Jur (MPE PA)/MPE PA/2022
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto,
veto, sanção, promulgação e publicação)
Nos termos da Carta Magna de 1988, a soberania popular será exercida pelo sufrágio
universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei,
mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular. Dentre as formas de participação do
povo na condução de assuntos relevantes para a sociedade, NÃO é uma hipótese prevista
constitucionalmente a:
a) Iniciativa de projetos de lei.
b) Iniciativa de proposta de emenda constitucional.
c) Manifestação durante o processo de criação de novos Municípios.
d) Manifestação durante o processo de criação de novos Estados-membros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2223456
FCC - ACE (TCE-GO)/TCE GO/Contabilidade/2022
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto,
veto, sanção, promulgação e publicação)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178540
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178543
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2223456
870) 
871) 
872) 
Inconformados com a crescente criminalidade e com a sensação de impunidade manifestada pela
sociedade civil, 50 Deputados Federais propuseram, conjuntamente, um projeto de lei visando à
aplicação de pena de trabalhos forçados para os condenados por crimes graves, que envolvam violência
e grave ameaça. Diante da situação hipotética acima descrita, tal projeto
a) é inconstitucional, haja vista que a iniciativa de proposta legislativa dessa natureza exige, no
mínimo, um terço dos membros do Congresso Nacional.
b) é constitucional, pois foi regularmente proposto por parlamentares representantes da vontade
popular.
c) deverá, obrigatoriamente, ser convertido em proposta de emenda constitucional, pois necessária a
reforma da atual Constituição Federal, antes de sua aprovação.
d) deverá ser submetido a um grande debate, para sua aprovação, envolvendo representantes do
Ministério Público, da Defensoria Pública e do Poder Judiciário, por se tratar de matéria penal.
e) é inconstitucional, diante da vedação expressa da Constituição Federal à pena dessa espécie.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238807
Instituto Consulplan - Cont (PGE SC)/PGE SC/2022
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto,
veto, sanção, promulgação e publicação)
Considerando as disposições da Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa correta.
a) A lei de iniciativa do Poder Executivo Federal estabelecerá, de forma consolidada, os orçamentos
anuais dos entes federativos.
b) O Projeto de Lei Orçamentária Estadual deve ser previamente aprovado pela Procuradoria-Geral
do Estado antes de ser submetido à apreciação pelas duas casas do Poder Legislativo.
c) Emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, quando incompatíveis com o Plano
Plurianual, somente podem ser aprovadas com o parecer favorável da Procuradoria-Geral.
d) Os recursos financeiros que, em virtude de rejeição de Projeto de Lei Orçamentária Anual, ficarem
sem destinação, devem ser utilizados para suplementação dos créditos orçamentários destinados à
saúde.
e) Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária da União, que impliquem em aumento de despesas, só
devem ser aprovadas se indicarem as fontes de recursos necessários. Contudo, esses recursos não
podem ser provenientes de anulações de despesas referentes a transferências tributárias
constitucionais para Estados, Municípios e Distrito Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2318623
Instituto Consulplan - AAS (CM Unaí)/CM Unaí/Consultor Jurídico/2022
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto,
veto, sanção, promulgação e publicação)
Após regular trâmite perante as Casas do Congresso Nacional, determinado Projeto de Lei é
enviado ao Presidente da República. O Chefe do Executivo, então, decide pelo veto dos artigos “A”, “B” e
“C”e pela sanção dos artigos “X”, “Y” e “Z”. Acerca da decisão tomada pelo Presidente, é correto
afirmar que:
a) O veto foi exercido, necessariamente, no decurso do prazo constitucional de quinze dias úteis.
b) A decisão foi equivocada, na medida em que o texto constitucional apenas permite o veto total do
projeto de lei.
c) Poderá o Presidente solicitar a republicação da lei já sancionada, promulgada e publicada para
incluir novos vetos, sob o argumento de que se trata de mera retificação da versão original.
d) O único fundamento possível para o veto dos artigos “X”, “Y” e “Z” é a inconstitucionalidade dos
dispositivos, não havendo espaço para juízo de conveniência do Presidente da República na
apreciação do projeto.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238807
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2318623
873) 
874) 
875) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1832732
FUNDATEC - Ana (PGE RS)/PGE RS/Contador/2021
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto,
veto, sanção, promulgação e publicação)
No que concerne ao processo legislativo disciplinado na Constituição Federal de 1988, analise as
assertivas abaixo:
 
I. São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que disponham sobre criação de
cargos, funções ou empregos públicos na estrutura de qualquer dos Poderes da União ou aumento
de sua remuneração.
 
II. É vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada
ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.
 
III. A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de
defesa ou de estado de sítio.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas II.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2138732
CONSULPLAN - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2021
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto,
veto, sanção, promulgação e publicação)
O projeto de lei de iniciativa de um deputado federal foi aprovado, com apoio dos demais
parlamentares da Casa. Seguindo os trâmites legais, o projeto de lei foi remetido ao Presidente da
República, sendo vetado totalmente o texto. Nos termos da Constituição, o que poderá ocorrer com o
projeto?
a) Diante do veto, a matéria será arquivada de imediato.
b) A matéria constante do projeto de lei rejeitado somente poderá ser apreciada em um novo projeto
no ano subsequente.
c) O veto será apreciado em sessão conjunta dos Deputados e Senadores, só podendo ser rejeitado
pelo voto da maioria absoluta.
d) Se o veto não for mantido, será o projeto enviado, para promulgação, ao Presidente da Casa onde
o projeto foi proposto originalmente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/226019
CONSULPLAN - PJ (MPE MG)/MPE MG/2012
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto,
veto, sanção, promulgação e publicação)
Examine as afirmativas abaixo:
 
I. Lei municipal, de iniciativa parlamentar, que altera a jornada de trabalho de servidores públicos do
Poder Executivo padecerá de inconstitucionalidade formal, por desrespeito à prerrogativa de iniciar o
processo legislativo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1832732
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2138732
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/226019
876) 
877) 
 
II. Nos projetos de leis de iniciativa privativa ou reservada do Poder Executivo, o poder de emenda
do Poder Legislativo é ilimitado.
 
III. Lei estadual, de iniciativa parlamentar, que concede isenção de pagamento de taxa de inscrição
em concurso público, padecerá de inconstitucionalidade formal, por desrespeito à prerrogativa de
iniciar o processo legislativo.
 
IV. A iniciativa privativa ou reservada para a deflagração do processo legislativo, por ter caráter
excepcional, não se presume e nem comporta interpretação extensiva.
 
A análise permite concluir que:
a) apenas as afirmativas I e II estão CORRETAS.
b) apenas as afirmativas I e IV estão CORRETAS.
c) apenas as afirmativas II e III estão CORRETAS.
d) apenas as afirmativas III e IV estão CORRETAS.
www.tecconcursos.com.br/questoes/249570
CONSULPLAN - TJ TSE/TSE/Administrativa/2012
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto,
veto, sanção, promulgação e publicação)
A Presidente da República vetou três artigos do Projeto de Lei XY/2011, que foi regularmente
aprovado pelo Congresso Nacional. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que
o veto poderá ser apreciado pelo(a)
a) Senado Federal e rejeitado pelo voto da maioria absoluta de seus membros.
b) Câmara dos Deputados e rejeitado pelo voto da maioria absoluta de seus membros.
c) Congresso Nacional, em sessão conjunta, e rejeitado pelo voto da maioria relativa de seus
membros.
d) Congresso Nacional, em sessão conjunta, e rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos deputados
e senadores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/238642
CONSULPLAN - Of Adm (CMCV)/CM CV/2010
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto,
veto, sanção, promulgação e publicação)
São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que disponham sobre, EXCETO:
a) Criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou
aumento de sua remuneração.
b) Organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e
pessoal da administração dos territórios.
c) Organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais
para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e
dos Territórios.
d) Militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade,
remuneração, reforma e transferência para a reserva.
e) Servidores públicos da União, Estados e Municípios, seu regime jurídico, provimento de cargos,
estabilidade e aposentadoria.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/249570
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238642
878) 
879) 
880) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/304940
CONSULPLAN - AJ TRE RS/TRE RS/Administrativa/2008
Direito Constitucional - Fases do processo legislativo (iniciativa, discussão, voto,
veto, sanção, promulgação e publicação)
Leis que disponham sobre criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração
direta e autárquica ou aumento de sua remuneração são de iniciativa:
a) Privativa da Câmara dos Deputados.
b) Privativa do Senado Federal.
c) Privativa do Presidente da República.
d) De qualquer membro do Congresso Nacional.
e) De qualquer membro ou comissão de ambas as Casas do Congresso Nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1440421
Instituto Consulplan - Adv MD (CM Arcos)/CM Arcos/2020
Direito Constitucional - Questões Mescladas de Processo Legislativo (arts. 59 a 69
da CF/1988)
Sobre o tratamento que a Constituição da República Federativa do Brasil dá ao processo legislativo,
analise as afirmativas a seguir.
 
I. A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser
objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
 
II. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação
ao Senado Federal Nacional.
 
III. A matéria constante de projeto de lei rejeitado somente poderá constituir objeto de novo
projeto, na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de
qualquer das Casas do Congresso Nacional.
 
IV. O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e
votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o
rejeitar. Sendo o projeto emendado, voltará à Casa iniciadora.
 
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/732910
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2018Direito Constitucional - Questões Mescladas de Processo Legislativo (arts. 59 a 69
da CF/1988)
Em relação ao processo legislativo, assinale a alternativa correta.
a) A iniciativa para a proposta da emenda é mais ampla que a das leis, sendo os deputados e
senadores únicos legitimados para apresentação de proposta em ambos os casos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/304940
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1440421
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/732910
881) 
882) 
883) 
b) O veto é relativo, podendo ser rejeitado pelo voto da maioria relativa dos membros da Câmara
dos Deputados e do Senado Federal em sessão conjunta, em escrutínio secreto.
c) A proposta de emenda da Constituição será discutida e votada pelo Congresso Nacional,
considerando-se aprovada se obtiver maioria absoluta dos votos dos respectivos membros.
d) A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de
lei subscrito por, no mínimo, 1% (um por cento) do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por 5
(cinco) Estados, com não menos de 0,3% (três décimos por cento) dos eleitores de cada um deles.
www.tecconcursos.com.br/questoes/519687
CONSULPLAN - Ag Leg (CM N Fribu)/CM Nova Friburgo/2017
Direito Constitucional - Questões Mescladas de Processo Legislativo (arts. 59 a 69
da CF/1988)
Sobre o Processo Legislativo previsto na Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a
alternativa INCORRETA.
a) As leis complementares serão aprovadas por maioria relativa.
b) As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação
ao Congresso Nacional.
c) A matéria constante de projeto de lei rejeitado somente poderá constituir objeto de novo projeto,
na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de quaisquer das
Casas do Congresso Nacional.
d) A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da
Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao
Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos,
na forma e nos casos previstos na Constituição da República Federativa do Brasil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/553871
CONSULPLAN - Of Jud (TJ MG)/TJ MG/Oficial de Apoio Judicial/2017
Direito Constitucional - Questões Mescladas de Processo Legislativo (arts. 59 a 69
da CF/1988)
Na elaboração do processo legislativo, os poderes nele envolvidos podem se valer de instrumentos
previstos na Constituição Federal/1988. Dentre as alternativas abaixo, qual contém pelo menos um
instrumento que NÃO se enquadra como resultado do processo legislativo constitucional?
a) Resoluções e leis complementares.
b) Medidas Provisórias e emendas à constituição.
c) Decretos Legislativos e leis delegadas.
d) Decretos e leis ordinárias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/350677
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015
Direito Constitucional - Questões Mescladas de Processo Legislativo (arts. 59 a 69
da CF/1988)
Assinale a alternativa INCORRETA:
a) É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a organização do Poder Judiciário
e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/519687
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/553871
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/350677
884) 
885) 
b) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada pode ser objeto
de nova proposta na mesma sessão legislativa.
c) A matéria constante de projeto de lei rejeitado somente poderá constituir objeto de novo projeto,
na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de quaisquer das
Casas do Congresso Nacional.
d) É vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada
ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de tempo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/382466
CONSULPLAN - AssJL (CM Caratinga)/CM Caratinga/2015
Direito Constitucional - Questões Mescladas de Processo Legislativo (arts. 59 a 69
da CF/1988)
Sobre as regras do Processo Legislativo previsto na Constituição da República Federativa do Brasil,
analise as afirmativas a seguir.
 
I. É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa à cidadania.
 
II. O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de 30 dias a contar de seu recebimento, só
podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores.
 
III. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a
delegação ao Congresso Nacional.
 
Estão corretas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/249322
CONSULPLAN - AJ TSE/TSE/Judiciária/2012
Direito Constitucional - Questões Mescladas de Processo Legislativo (arts. 59 a 69
da CF/1988)
Assinale a afirmativa correta sobre processo legislativo.
a) A matéria constante de proposta de emenda à Constituição rejeitada ou tida como prejudicada
pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa desde que trate de matéria de
relevância e urgência.
b) A proposta de emenda deve ser discutida e votada em cada casa do Congresso Nacional, em dois
turnos, exigindo-se para a sua aprovação quórum de dois terços dos votos dos respectivos membros.
c) As medidas provisórias configuram uma categoria especial de atos normativos primários,
emanados do Poder Executivo, que se revestem de força, eficácia e valor de lei.
d) As leis delegadas versando sobre direitos políticos e eleitorais são elaboradas pelo Presidente da
República, que deve solicitar a delegação do Congresso Nacional.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/382466
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/249322
886) 
887) 
888) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2335072
VUNESP - ACE (TCM SP)/TCM SP/Administração/2023
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
É correto afirmar, com base na Constituição Federal, sobre as normas de fiscalização contábil,
financeira e orçamentária que
a) prestará contas qualquer pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre
dinheiros, bens e valores pelos quais a União, os Estados e o Distrito Federal, ou os Municípios
respondam, mas não as pessoas jurídicas de natureza privada que, em nome desses entes, assumam
obrigações de natureza pecuniária.
b) compete ao Congresso Nacional apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da
República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu
recebimento.
c) compete ao Tribunal de Contas aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou
irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações,
multa proporcional ao dano causado ao erário.
d) compete ao Tribunal de Contas sustar a eficácia de contrato administrativo assinado por qualquer
Poder, em caso de impugnação de sua validade.
e) cabe ao Tribunal de Contas de cada ente estatal a função de auditoria interna das entidades da
Administração Direta e Indireta, inclusive empresas públicas e sociedades de economia mista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2335075
VUNESP - ACE (TCM SP)/TCM SP/Administração/2023
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Sobre as decisões do Tribunal de Contas, é correto afirmar com base na Constituição Federal que
a) as decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título
executivo.
b) deverão ser previamente homologadas pela Comissão Permanente de Fiscalização do Congresso
Nacional.
c) são definitivas, não podendo ser questionadas por meio de ação apresentada ao Poder Judiciário.
d) terão caráter orientativo e pedagógico, apenas podendo resultar em aplicação desanção em caso
de reincidência ou dolo grave.
e) serão tomadas monocraticamente por cada um dos Conselheiros, a quem caberá, por sorteio, a
análise de representação apresentada ao Tribunal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2341870
IGEDUC - AFis (Pref Remanso)/Pref Remanso/2023
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Analise as afirmativas a seguir:
 
I. O controle social é o ato realizado individual ou coletivamente pelos membros dos Tribunais de
Contas para fiscalizar, vigiar, velar, examinar, inquirir e colher informações a respeito das ações do
Estado.
 
II. O controle social busca verificar se as decisões tomadas pelo Estado estão sendo executadas e
dispensa o cumprimento dos princípios estabelecidos na Constituição Federal e nas demais normas
jurídicas.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2335072
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2335075
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2341870
889) 
890) 
III. O controle social aumenta a eficiência de políticas públicas e submete os gestores públicos à
fiscalização da sociedade e de cidadãos que desejam que o Estado seja mais eficiente.
 
Quantas afirmativas estão CORRETAS?
a) Nenhuma.
b) Apenas uma.
c) Apenas duas.
d) Todas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1915122
SELECON - Ana (São Gonçalo)/Pref São Gonçalo/Contabilidade/2022
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Considerando os sistemas de controle da Administração Pública Brasileira, dispostos nos termos
dos Arts. 70 a 74 da Constituição Federal, as contadorias e as controladorias, quando existentes nos
Municípios, são órgãos integrantes do sistema:
a) geral de controle externo
b) exclusivo de controle da gestão financeira
c) de controle interno do Executivo Municipal
d) operacional de administração das contas públicas
www.tecconcursos.com.br/questoes/1983102
Legalle - Tec Desen (BADESUL)/BADESUL/Contador/2022
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Relativamente à fiscalização contábil, financeira e orçamentária, nos termos da Constituição
Federal, é INCORRETO afirmar que:
a) A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das
entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade,
aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante
controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.
b) Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade,
guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda,
ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.
c) O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de
Contas da União, ao qual compete apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da
República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu
recebimento.
d) Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legitima para, na forma da lei,
denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União,
e) Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle
interno com a finalidade de impedir o controle externo no exercício de sua missão institucional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2034677
VUNESP - AI (ALESP)/ALESP/2022
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1915122
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1983102
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2034677
891) 
892) 
893) 
Nos termos do art. 71 da Constituição da República Federativa do Brasil, o controle externo, a
cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual
compete
a) apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concessões de aposentadorias, reformas e
pensões, bem como das melhorias posteriores.
b) apreciar as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que
resulte prejuízo ao erário público.
c) apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, na administração
direta e indireta, exceto as contratações de pessoal em caráter temporário.
d) apreciar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores
públicos da administração direta e indireta, por meio de parecer prévio.
e) aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, multa
proporcional ao dano causado ao erário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2159145
FCC - AJ TRT22/TRT 22/Área Administrativa/Contabilidade/2022
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Considere:
 
I. Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio
que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.
 
II. Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores
públicos da Administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e
mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou
outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.
 
III. Apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título,
na Administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público,
excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de
aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o
fundamento legal do ato concessório.
 
Nos termos previstos na Constituição Federal de 1988, a competência para a realização desses atos (I, II
e III), no auxílio ao Congresso Nacional no exercício do controle externo, é
a) do Tribunal de Contas da União.
b) da comissão mista permanente de Senadores e Deputados.
c) do Ministério Público da União.
d) do Conselho Nacional de Justiça.
e) do Ministério da Fazenda.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2197930
IDECAN - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Auditor/2022
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Segundo a Constituição Federal de 1988, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária,
operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e Indireta, quanto à
legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida
pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2159145
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2197930
894) 
895) 
Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta.
a) Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou
ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade
solidária.
b) Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legitima para, na forma da lei,
denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.
c) O auditor, quando em substituição a Ministro, terá as mesmas garantias e impedimentos do titular
e, quando no exerci cio das demais atribuições da judicatura, as de juiz de Tribunal Regional Federal.
d) Deve-se aplicar aos responsáveis, em caso de legalidade de despesa ou regularidade de contas,
as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano
causado ao erário.
e) Prestarácontas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade,
guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda,
ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2212812
FUNDEP - Aud (UFJF)/UFJF/2022
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
De acordo com Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que não corresponde a uma
das competências do Tribunal de Contas da União, na sua função de auxiliar no controle externo a cargo
do Congresso Nacional.
a) Apreciar a legalidade dos atos de admissão de pessoal, na administração direta e indireta, bem
como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores
que não alterem o fundamento legal do ato concessório.
b) Aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as
sanções previstas em lei, que estabelece, entre outras cominações, multa proporcional ao dano
causado ao erário.
c) Julgar as contas dos administradores responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da
administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público
federal.
d) Julgar as contas daqueles responsáveis por recursos públicos que derem causa a perda, extravio
ou outra irregularidade de que resultem atrasos nos cumprimentos dos prazos estabelecidos nos
contratos.
e) Assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato
cumprimento da lei, se verificada ilegalidade, e sustar, se não atendido, a execução do ato
impugnado, comunicando a decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238289
Instituto Consulplan - ATA II (PGE SC)/PGE SC/2022
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Dentre as competências do Tribunal de Contas, enquanto órgão auxiliar, no exercício do controle
externo, está a de realizar inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária,
operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Essa função pode ser ordenada:
a) Por iniciativa própria.
b) Do Presidente da Assembleia Legislativa.
c) Pela mesa diretora da Assembleia Legislativa.
d) Pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2212812
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238289
896) 
897) 
898) 
e) Por comissão permanente da Assembleia Legislativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2261477
FEPESE - AFis (Pref Pinhalzi)/Pref Pinhalzinho/2022
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
A fiscalização do município será exercida pelo poder legislativo municipal, mediante controle
externo, e pelos sistemas de controle interno do poder executivo municipal.
O órgão de controle externo, auxiliar do poder legislativo, que tem como uma de suas competências
apreciar as contas prestadas anualmente pelo prefeito, mediante parecer prévio, é o:
a) Ministério Público.
b) Tribunal de Contas.
c) Tribunal de Justiça.
d) Ministério da Fazenda.
e) Conselho de Gestão Fiscal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2261531
FEPESE - CI (Pref Pinhalzinh)/Pref Pinhalzinho/2022
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Considere a seguinte situação hipotética:
O Sr. Aparício é o responsável pelo controle interno no município de San Tomaso. Tomou conhecimento
de irregularidade que está acontecendo na secretaria municipal de obras.
Nesse caso, de acordo com a Constituição Federal, o sr. Aparício deve:
a) Dar ciência da irregularidade ao tribunal de contas, sob pena de responsabilidade solidária.
b) Abrir procedimento administrativo para identificar o autor da irregularidade, sob pena de
responsabilidade subsidiária.
c) Comunicar o fato ao chefe do poder executivo e solicitar a aplicação de demissão ao servidor que
cometeu a irregularidade.
d) Realizar procedimento de auditoria para cessar a irregularidade, sob pena de responsabilidade
subsidiária.
e) Informar a irregularidade ao poder legislativo municipal, sob pena de responsabilidade coletiva.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1770586
FACET - AFTM (Mamanguape)/Pref Mamanguape/2021
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
O Tribunal de Conas da União é órgão auxiliar do Poder Legislativo Federal, exercido pelo
Congresso Nacional, a quem compete o controle externo do conteúdo financeiro, contábil e orçamentário
federal. Em análise do texto constitucional, nos termos de seu artigo 71, está inserido expressamente na
competência do Tribunal de Contas da União, exceto:
a) Fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo,
ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município.
b) Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de
governo e dos orçamentos da União.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2261477
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2261531
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1770586
899) 
900) 
c) Assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato
cumprimento da lei, se verificada ilegalidade.
d) Sustar, se não atendido, a execução do ato impugnado, comunicando a decisão à Câmara dos
Deputados e ao Senado Federal.
e) Representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1909395
CONSCAM - Cont (CM Miracatu)/CM Miracatu/2021
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Considerando o disposto na Constituição Federal de 1988, o controle externo, a cargo do
Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas de União ao qual compete
diversas funções exceto:
a) Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República mediante parecer prévio
que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.
b) Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos
da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo
Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra
irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.
c) Fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo,
ajuste ou outros instrumentos congêneres, apenas ao Distrito Federal e aos Municípios.
d) Prestar as informações solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por
qualquer das respectivas Comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária,
operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas.
e) Aplicar aos responsáveis em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as
sanções previstas em lei, que estabelecerá entre outras cominações, multa proporcional ao dano
causado ao erário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2059813
Legalle - Cont (Pref Vale do S/Pref Vale do Sol/2021
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Sobre a Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária, de acordo com a CF/88, é CORRETO
que:
a) A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das
entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade,
aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Poder Executivo da União,
mediante controle externo, e pelo sistema de controle internodo Congresso Nacional.
b) Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma individual, sistema de controle
interno com a finalidade de assegurar as informações relativas aos resultados orçamentários, bem
como, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e
entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de
direito privado.
c) Não necessitam prestar contas as pessoas jurídicas de direito privado que utilizem, arrecadem,
guardem, gerenciem ou administrem bens, valores e haveres de natureza pública.
d) Compete ao Tribunal de Contas da União auxiliar ao Congresso Nacional no exercício do controle
externo, constitucionalmente previsto, fiscalizando a aplicação de quaisquer recursos repassados pela
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1909395
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2059813
901) 
902) 
União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres aos Estados, ao Distrito
Federal ou aos Municípios
e) Não compete ao Tribunal de Contas da União o auxílio ao Congresso Nacional, no exercício das
atividades de controle externo, uma vez que a apreciação das contas prestadas anualmente pelo
Presidente da República é avaliada somente quanto aos quesitos formais de apresentação pelo órgão
de contas, ao passo que o parecer prévio, elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento,
será emitido pela CCJ ou outra casa do Congresso pelo aceite ou condenação da autoridade
prestadora de conta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2341365
Legalle - Cont (Cachoeirinha)/Pref Cachoeirinha/2021
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Segundo a Constituição Federal de 1988, o Controle Externo, a cargo do Congresso Nacional, será
exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
 
I. Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio
que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.
 
II. Fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo,
ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município.
 
III. Fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União
participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo.
 
IV. Aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as
sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano
causado ao erário.
 
Está(ão) CORRETA(S):
a) Apenas I.
b) Apenas I, II e IV.
c) I, II, III e IV.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1401214
Instituto Consulplan - CI (CM Amparo)/CM Amparo (SP)/2020
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
O Tribunal de Contas da União (TCU), com sede no Distrito Federal, é um órgão colegiado
composto por nove ministros que são nomeados dentre os brasileiros que satisfaçam os requisitos que
são estabelecidos no §1º do Art. 73 da Constituição da República Federativa do Brasil. Sobre os
requisitos necessários para a nomeação de brasileiros como ministros do Tribunal de Contas da União,
conforme Constituição Federal, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Mais de cinquenta e cinco anos de idade.
 
( ) Formação superior em contabilidade, economia ou administração e pós-graduação em
auditoria, controladoria ou accountability.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2341365
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1401214
903) 
904) 
( ) Notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração
pública.
 
( ) Mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os
conhecimentos mencionados no inciso anterior.
 
A sequência está correta em
a) F, F, V, V.
b) V, V, F, V.
c) V, V, V, F.
d) V, V, F, F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1496860
Instituto Consulplan - Cont Pub (Capanema)/Pref Capanema/2020
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
“Em seu artigo 71, a Constituição Federal de 1988 dispõe que o controle externo, a cargo do
Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do _____________________, ao qual compete, dentre
outros, julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores
públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas
pelo Poder Público Federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra
irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.” Assinale a alternativa que completa
corretamente a afirmativa anterior.
a) Poder Judiciário
b) Poder Executivo
c) Tesouro Nacional
d) Controlador Geral
e) Tribunal de Contas da União
www.tecconcursos.com.br/questoes/732919
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2018
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Assinale a alternativa correta.
a) O Conselho Nacional de Justiça é dotado de competência jurisdicional, além de possuir atribuições
de natureza administrativa.
b) A Constituição Federal torna a investigação criminal exclusividade da polícia e afasta os poderes
de investigação do Ministério Público.
c) A atividade notarial e de registro, sujeita a regime jurídico de caráter público, é essencialmente
similar da exercida por servidores públicos.
d) Nos processos perante o Tribunal de Contas da União asseguram-se o contraditório e a ampla
defesa quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o
interessado, excetuada a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria,
reforma e pensão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1496860
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/732919
905) 
906) 
907) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/523027
CONSULPLAN - ANG (CBTU)/CBTU/Advogado/2014
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Sobre a fiscalização contábil, financeira e orçamentária, marque a alternativa INCORRETA.
a) Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão escolhidos 1/3 pelo Congresso Nacional.
b) O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de
Contas da União.
c) As decisões do Tribunal de Contas da União de que resulte imputação de débito ou multa terão
eficácia de título executivo.
d) Compete ao Tribunal de Contas da União apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente
da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em 60 dias a contar de seu
recebimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/249320
CONSULPLAN - AJ TSE/TSE/Judiciária/2012
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
Sobre o Tribunal de Contas da União, órgão auxiliar do Congresso Nacional no exercício do controle
e fiscalização externos, é correto afirmar que
a) os Ministros do TCU têm as mesmas prerrogativas, garantias, impedimentos, vencimentos e
vantagens dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.
b) os Ministros do TCU são nomeados pelo Presidente da República com aprovação do Senado
Federal, a partir de uma lista com cinco nomes elaborada pelo Tribunal.
c) a Constituição determina que o TCU seja integrado por onze Ministros, tenha sede no Distrito
Federal, com quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo território nacional.
d) os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou
ilegalidade, devem dar ciência ao TCU, sob pena de responsabilidade solidária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/383196CONSULPLAN - Ana In (CM Manhuaçu)/CM Manhuaçu/2010
Direito Constitucional - Competências para Fiscalização e Tribunal de Contas da
União (arts. 70 a 73 da CF/1988)
A Constituição Federal de 1988 conferiu ao Tribunal de Contas da União o papel de auxiliar o
Congresso Nacional no exercício do controle externo. As competências constitucionais privativas do
Tribunal constam dos artigos 71 a 74 e 161. No que concerne a tais competências a ele atribuídas,
marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sustar, se não atendido, a execução do ato impugnado, comunicando a decisão à Câmara dos
Deputados e ao Senado Federal.
( ) Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio
que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.
( ) Aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as
sanções previstas em lei.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/523027
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/249320
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383196
908) 
909) 
910) 
( ) Fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida
consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A sequência está correta em:
a) V, V, V, F
b) V, V, V, V
c) F, F, V, F
d) F, F, V, V
e) F, F, F, V
www.tecconcursos.com.br/questoes/2094883
Instituto Consulplan - Adv (CM Barbacena)/CM Barbacena/2022
Direito Constitucional - Sistema de controle interno (art. 74 da CF/1988)
Cabe ao Poder Legislativo, Executivo e Judiciário manter, de forma integrada, sistema de controle
interno contábil. Qual é a finalidade da adoção desse modelo coordenado?
a) Mensurar o cumprimento das metas previstas no ano fiscal, a execução dos programas de
governo.
b) Comprovar a legalidade e avaliar os resultados da aplicação de recursos públicos por entidades de
direito privado.
c) Comprovar a legalidade da gestão urbana, cultural, financeira e patrimonial nos órgãos e
entidades da administração comunitária.
d) Avaliar os resultados quanto à extemporaneidade e eficácia da gestão orçamentária, financeira e
patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2099401
SELECON - Ana Leg (CMSG)/CM São Gonçalo/Auditor Interno/2022
Direito Constitucional - Sistema de controle interno (art. 74 da CF/1988)
Nos termos do art. 74 da CRFB/88, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de
forma integrada, sistema de controle interno com finalidade, dentre outras, de avaliar o cumprimento das
metas previstas:
a) no acordo de resultados do ente federativo
b) na lei orçamentária anual
c) no plano plurianual
d) no programa de governo municipal
www.tecconcursos.com.br/questoes/2156918
FAFIPA - CM (Pref Ivinhema)/Pref Ivinhema/2022
Direito Constitucional - Sistema de controle interno (art. 74 da CF/1988)
Com base nos art. 74 e 71 da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O Controle Interno possui a finalidade de apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente
da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu
recebimento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2094883
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2099401
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2156918
911) 
912) 
b) O Controle Externo possui a finalidade de fiscalizar as contas nacionais das empresas
supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do
tratado constitutivo.
c) Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de Controle
Interno.
d) O Controle Externo possui a finalidade de prestar as informações solicitadas pelo Congresso
Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comissões, sobre a
fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre resultados de
auditorias e inspeções realizadas.
e) O Controle Externo fica a cargo do Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas da
União.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2197941
IDECAN - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Auditor/2022
Direito Constitucional - Sistema de controle interno (art. 74 da CF/1988)
Assinale a afirmativa incorreta com relação à Contribuição Federal/88: Os Poderes Legislativo,
Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de
a) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de
governo e dos orçamentos da União.
b) comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia, da gestão orçamentária,
financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de
recursos públicos por entidades de direito privado.
c) exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres
da União.
d) apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
e) prestar as informações solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por
qualquer das respectivas Comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária,
operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e Inspeções realizadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1916593
FGV - AFT (Paulínia)/Pref Paulínia/2021
Direito Constitucional - Sistema de controle interno (art. 74 da CF/1988)
De acordo com a Constituição Federal do Brasil, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário
manterão, de forma integrada, sistema de controle interno. Em relação às finalidades deste sistema de
controle interno, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de
governo e dos orçamentos da União.
 
II. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência, da gestão
orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, e da
aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
 
III. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias e dos direitos e haveres da União
 
Está correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) I e II, apenas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2197941
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1916593
913) 
914) 
915) 
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III
www.tecconcursos.com.br/questoes/244892
CONSULPLAN - Proc (Natividade)/Pref Natividade/2014
Direito Constitucional - Sistema de controle interno (art. 74 da CF/1988)
Nos termos do art. 74 da Constituição Federal, são atribuições do controle interno municipal,
EXCETO:
a) Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do
município.
b) Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de
governo e do orçamento municipal.
c) Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão
orçamentária, financeira e patrimonial.
d) Sustar a execução de ato do chefe do executivo municipal, representando ao poder competente
sobre irregularidades ou abusos apurados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/241554
CONSULPLAN - AJ TRE MG/TRE MG/Judiciária/2013
Direito Constitucional - Sistema de controle interno (art. 74 da CF/1988)
Paulo, Analista Judiciário, vinculado a Tribunal Federal, é responsável pela elaboração dos planos
de custeio que irão constar do orçamento do tribunal, bem como deve zelar pelo regular cumprimento
das normas orçamentárias aprovadas pelo Congresso Nacional. De acordo com as normas
constitucionais, o servidor integra o(a)
a) organização nacional de controle do orçamento público.
b) rede integrada de servidores que controlam o orçamento.
c) atividade de controle externo de fiscalização orçamentária.
d) sistema de controle interno orçamentário do Poder Judiciário.
e) estruturade controle autônomo orçamentário dos servidores públicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2099400
SELECON - Ana Leg (CMSG)/CM São Gonçalo/Auditor Interno/2022
Direito Constitucional - Tribunais de Contas estaduais, distrital e municipais
Nos termos da CRFB/88 (Constituição Federal), o controle externo dos atos da gestão pública em
âmbito federal é exercido pelo Congresso Nacional, com auxílio do Tribunal de Contas da União. No
âmbito do Município de São Gonçalo, a fiscalização será exercida pelo Poder Legislativo Municipal com
auxílio do:
a) Tribunal de Contas do Município de São Gonçalo
b) Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
c) Tribunal de Contas da União
d) Tribunal de Contas dos Municípios do Rio de Janeiro
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/244892
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/241554
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2099400
916) 
917) 
918) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/413141
CONSULPLAN - ACI (Ibiraçu)/Pref Ibiraçu/2015
Direito Constitucional - Tribunais de Contas estaduais, distrital e municipais
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a fiscalização contábil,
financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e
indireta será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle
interno de cada Poder.
 
A respeito do controle externo e interno da administração pública brasileira, assinale a afirmativa
INCORRETA.
a) Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei,
denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas.
b) Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou
ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas, sob pena de responsabilidade solidária.
c) As normas estabelecidas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 aplicam‐se, no
que couber, à organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados e do
Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios.
d) A fiscalização municipal será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo,
e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei, sendo que as
contas dos municípios ficarão, durante 90 dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte,
para exame e apreciação, o qual poderá questionar‐lhes a legitimidade, conforme disposição legal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2393289
Instituto Consulplan - AC-RH (CM Tremembé)/CM Tremembé/2023
Direito Constitucional - Questões Mescladas de Poder Legislativo (arts. 44 a 75 da
CF/1988)
Lucas está interessado no estudo do Direito Constitucional, especialmente a respeito do Poder
Legislativo, e deseja compreender sua estrutura e organização. Ao manusear a Constituição Federal,
Lucas poderá constatar as seguintes informações, EXCETO:
a) O mandato de Senador é composto por duas legislaturas.
b) Em caso de existência de Território Federal, este terá representatividade popular e elegerá quatro
Deputados.
c) No âmbito estadual e no Distrito Federal, o Poder Legislativo é unicameral e representado pelas
Assembleias Legislativas.
d) O Poder Legislativo a âmbito Federal é representado pelo Congresso Nacional, que é bicameral e
composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2400693
Instituto Consulplan - ADS (SEAS RO)/SEAS RO/Direito/2023
Direito Constitucional - Questões Mescladas de Poder Legislativo (arts. 44 a 75 da
CF/1988)
Sobre a organização dos poderes, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Compete exclusivamente ao Senado Federal aprovar o estado de defesa e o estado de sítio.
 
II. No processo de impeachment, cabe ao Senado autorizar a instauração do processo em face do
Presidente da República e à Câmara dos Deputados proceder com o julgamento.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/413141
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2393289
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2400693
919) 
920) 
III. A instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito é direito das maiorias parlamentares, sendo
necessário, para tanto, requerimento de 3/5 dos membros do Congresso Nacional e autorização do
Presidente da República.
 
IV. É vedado aos juízes o exercício de atividade político-partidária, salvo se houver afastamento
temporário do cargo por, no máximo, quatro anos.
 
Está INCORRETO o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) II, III e IV, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2222616
Instituto Consulplan - Res Jur (PGE ES)/PGE ES/2022
Direito Constitucional - Questões Mescladas de Poder Legislativo (arts. 44 a 75
da CF/1988)
Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão 3 (três) Senadores, com mandato de 8 (oito) anos.
b) O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo
o princípio majoritário.
c) A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema majoritário
simples, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
d) O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será
estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes
necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha
menos de 8 (oito) ou mais de 70 (setenta) Deputados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1875785
Instituto Consulplan - Esp Gov (Funprev)/Funprev/Procurador Jurídico/2021
Direito Constitucional - Questões Mescladas de Poder Legislativo (arts. 44 a 75
da CF/1988)
Sobre o Poder Legislativo, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho
e de 1º de agosto a 22 de dezembro.
 
II. A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes
orçamentárias.
 
III. A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais
cargos serão exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Câmara dos
Deputados e no Senado Federal.
 
IV. Havendo medidas provisórias em vigor na data de convocação extraordinária do Congresso
Nacional, serão elas automaticamente incluídas na pauta da convocação.
 
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2222616
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1875785
921) 
922) 
b) I e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2153816
FAFIPA - FTrib (Tamarana)/Pref Tamarana/2021
Direito Constitucional - Questões Mescladas de Poder Legislativo (arts. 44 a 75
da CF/1988)
São partes do poder legislativo:
a) Policiais e Delegados.
b) Deputados e Senadores.
c) Juízes, Desembargadores.
d) Presidente e Governadores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/383193
CONSULPLAN - Ana In (CM Manhuaçu)/CM Manhuaçu/2010
Direito Constitucional - Questões Mescladas de Poder Legislativo (arts. 44 a 75
da CF/1988)
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 teve como uma de suas finalidades, a
repartição dos poderes e, via de consequência, a atribuição de determinadas competências exclusivas
aos seus órgãos, de maneira a viabilizar a gestão do país. Considere as atribuições listadas e as
correlacione ao órgão correspondente:
 
1. Congresso Nacional.
2. Senado Federal.
( ) Sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos
limites de delegação legislativa.
( ) Escolher dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União.
( ) Aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da
República antes do término deseu mandato.
( ) Autorizar referendo e convocar plebiscito.
( ) Aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Ministros do Tribunal
de Contas da União indicados pelo Presidente da República.
A sequência está correta em:
a) 1, 1, 2, 1, 2
b) 2, 1, 2, 1, 2
c) 1, 2, 2, 1, 1
d) 2, 1, 1, 2, 2
e) 1, 2, 1, 1, 1
www.tecconcursos.com.br/questoes/2370043
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2153816
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383193
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2370043
923) 
924) 
925) 
926) 
Instituto Consulplan - GM (Vila Velha)/Pref Vila Velha/2023
Direito Constitucional - Do Presidente e Vice Presidente da República (arts. 76 a 83 da
CF/1988)
Conforme expresso na Constituição da República, o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da
República, auxiliado:
a) Pelos Ministros de Estado.
b) Pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
c) Pelos Governadores do Estados e Distrito Federal.
d) Pelo Presidente da Câmara dos Deputados e pelo Presidente do Senado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2014549
AOCP - Adm (Pref Belém/PA)/Pref Belém (PA)/2022
Direito Constitucional - Do Presidente e Vice Presidente da República (arts. 76 a
83 da CF/1988)
Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário
são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si. Enquanto o Poder Legislativo Federal é
exercido pelo Congresso Nacional, o Poder Executivo Federal é exercido pelo
a) Supremo Tribunal Federal.
b) Presidente do Senado Federal.
c) Presidente da Câmara dos Deputados.
d) Presidente da República.
e) Ministério Público Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178580
IADES - Reg SP (ADASA)/ADASA/Gestão e Regulação/2022
Direito Constitucional - Do Presidente e Vice Presidente da República (arts. 76 a
83 da CF/1988)
A possibilidade de dispor acerca da organização e do funcionamento da Administração Federal,
quando não implicar aumento de despesa e nem criação ou extinção de órgãos públicos, é competência
atribuída ao (à)
a) Congresso Nacional, na pessoa do presidente do Senado.
b) presidente da República, como chefe do Poder Executivo.
c) Câmara dos Deputados, mediante prerrogativa da Mesa Diretora.
d) procurador-geral da República.
e) defensor público-geral da República.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2216701
IBFC - Esp Fom (AFEAM)/AFEAM/Administração/2022
Direito Constitucional - Do Presidente e Vice Presidente da República (arts. 76 a
83 da CF/1988)
Acerca das disposições constitucionais sobre o Poder Executivo, analise as afirmativas abaixo e dê
valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2014549
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178580
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2216701
927) 
928) 
( ) O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional,
ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.
 
( ) Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias
depois de aberta a primeira vaga.
 
( ) Se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o Vice-Presidente, salvo
motivo de força maior, não tiver assumido o cargo, este será declarado vago.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V - V - V
b) V - F - V
c) F - F - V
d) V - V - F
www.tecconcursos.com.br/questoes/1815394
IBRASP - AFRM (Rio Grande)/Pref Rio Grande/2021
Direito Constitucional - Do Presidente e Vice Presidente da República (arts. 76 a
83 da CF/1988)
Conforme dispõe a Constituição Federal, o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da
República, auxiliado pelo(s):
a) Ministros de Estado.
b) Secretários de Estado.
c) Governadores de Estado.
d) Senado Federal.
e) Supremo Tribunal Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2138714
CONSULPLAN - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2021
Direito Constitucional - Do Presidente e Vice Presidente da República (arts. 76 a
83 da CF/1988)
Assinale a opção INCORRETA sobre a substituição do Chefe do Poder Executivo Federal e seu
Vice:
a) Se, decorridos 30 (trinta) dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o Vice-Presidente,
salvo motivo de força maior, não tiver assumido o cargo, este será declarado vago.
b) Ocorrendo a vacância nos últimos 2 (dois) anos do período presidencial, a eleição se dará de
forma indireta para ambos os cargos será feita 30 (trinta) dias depois da última vaga, pelo Congresso
Nacional.
c) Ocorrendo a vacância nos primeiros 2 (dois) anos do período presidencial, convocam-se novas
eleições, depois de aberta a última vaga. Os eleitos cumprirão mandato de 4 (quatro) anos contado
da posse.
d) Em caso de impedimento do Presidente e do Vice- Presidente, ou vacância dos respectivos cargos,
serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente do Supremo Tribunal
Federal, da Câmara dos Deputados e o do Senado Federal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1815394
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2138714
929) 
930) 
931) 
932) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2153810
FAFIPA - FTrib (Tamarana)/Pref Tamarana/2021
Direito Constitucional - Do Presidente e Vice Presidente da República (arts. 76 a
83 da CF/1988)
O Presidente da República é o chefe de qual destes poderes?
a) Nenhuma das alternativas está correta.
b) Executivo.
c) Legislativo.
d) Judiciário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/466795
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2017
Direito Constitucional - Do Presidente e Vice Presidente da República (arts. 76 a
83 da CF/1988)
Em relação à eleição do Presidente da República, é correto afirmar que
a) será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a
maioria absoluta de votos, computados os em branco e os nulos.
b) se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de
candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o mais idoso.
c) em caso de impedimento ou vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República
serão chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado
Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
d) a eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado, e ambos,
sem licença da Câmara dos Deputados, não poderão se ausentar do País por período superior a dez
dias, sob pena de perda do cargo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/237218
CONSULPLAN - Adv (S Leopoldo)/Pref São Leopoldo/2010
Direito Constitucional - Do Presidente e Vice Presidente da República (arts. 76 a
83 da CF/1988)
Sobre o tema Poder Executivo, na Constituição da República Federativa do Brasil, marque a
alternativa INCORRETA:
a) O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.
b) A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no
primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo
turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente.
c) A eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado.
d) Será considerado eleito Presidente, o candidato que, registrado por partido político, obtiver a
maioria absoluta de votos, computados (incluídos) os em branco e os nulos.
e) Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de
candidato, convocar-se- á, dentre os remanescentes, o de maior votação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2401984
Instituto Consulplan - ATA (MPE BA)/MPE BA/2023
Direito Constitucional - Das atribuições do Presidente da República (art. 84 da CF/1988)
O Poder Executivo Federal é exercido pelo Presidente da República, eleito para um mandato de
quatro anos, com possibilidade de uma recondução. O Presidente atua no âmbito interno como Chefe de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2153810https://www.tecconcursos.com.br/questoes/466795
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237218
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2401984
933) 
934) 
935) 
Governo da União e, no âmbito internacional, ele representa a República Federativa do Brasil, como
Chefe de Estado. NÃO corresponde a uma atribuição constitucional do Presidente da República:
a) Promulgar as emendas à Constituição.
b) Decretar e executar a intervenção federal.
c) Nomear e exonerar os Ministros de Estado.
d) Decretar estado de defesa e estado de sítio.
e) Prover e extinguir os cargos públicos federais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1915116
SELECON - Ana (São Gonçalo)/Pref São Gonçalo/Contabilidade/2022
Direito Constitucional - Das atribuições do Presidente da República (art. 84 da
CF/1988)
Ubon Pakpao é jornalista e faz pesquisa documental sobre a atividade do Poder Executivo nacional.
Verifica, através dos estudos de especialistas em Direito Constitucional, que a atividade do Presidente da
República representando o Brasil no exterior é típica de:
a) Representante da União
b) Chefe de Estado
c) Comandante Supremo
d) Líder da Federação
www.tecconcursos.com.br/questoes/2094114
Instituto Consulplan - ALeg (CM Itabira)/CM Itabira/2022
Direito Constitucional - Das atribuições do Presidente da República (art. 84 da
CF/1988)
Dentre as atribuições do Presidente da República relacionadas a seguir, assinale aquela que pode
ser delegável.
a) Nomear membros do Conselho da República.
b) Conferir condecorações e distinções honoríficas.
c) Manter relações com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos.
d) Conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em Lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178927
CONSULPLAN - Aux (MPE PA)/MPE PA/Administração/2022
Direito Constitucional - Das atribuições do Presidente da República (art. 84 da
CF/1988)
Dizem que determinado rei europeu, na época em que a monarquia possuía imenso
poder, costumava dizer que, “ao nomear um ministro, ele gerava inúmeros descontentes,
dentre os não escolhidos para o cargo, mas que pretendiam ocupá-lo e um ingrato, o
indicado que não mantinha fidelidade política com o nomeante, salvo raras exceções”. De
acordo com as normas da Constituição Federal, compete privativamente ao Presidente da
República nomear e exonerar os Ministros de Estado e exercer, com o auxílio destes, a:
a) Direção superior da administração federal.
b) Concessão de indulto e comutação de pena.
c) Regulação da iniciativa do processo legislativo.
d) Promulgação das leis originárias do Congresso.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1915116
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2094114
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178927
936) 
937) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2217027
FGV - AL (SEN)/SEN/Administração/2022
Direito Constitucional - Das atribuições do Presidente da República (art. 84 da
CF/1988)
Como fora noticiado pela imprensa internacional, João, pessoa muito controversa e ex-Primeiro-
Ministro do País XX, seria designado para atuar como embaixador junto à República Federativa do Brasil,
o que gerou grande desconforto junto às autoridades brasileiras.
 
À luz da ordem constitucional brasileira, é correto afirmar que a atuação de João, como embaixador do
País XX, junto à República Federativa do Brasil
a) é ato de soberania do País XX, cuja eficácia não pode ser obstada pelo Estado brasileiro.
b) pressupõe a edição do ato formal de recepção, de competência privativa do Presidente da
República e suscetível de delegação.
c) pressupõe a edição do ato formal de acreditação, de competência privativa do Presidente da
República e insuscetível de delegação.
d) pressupõe a edição do ato formal de reenvio, de competência privativa do Senado Federal e que
não carece de chancela pelo Presidente da República.
e) pressupõe a edição do ato formal de aceitação, de competência privativa do Presidente da
República, após aprovação pelo Senado Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1129684
Instituto Consulplan - Adv (CODESG)/CODESG/2019
Direito Constitucional - Das atribuições do Presidente da República (art. 84 da
CF/1988)
Quanto às atribuições do Presidente da República, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O Chefe de Estado compreende o representante público mais elevado de um Estado-nação. Ele
tem um papel decisivo nos rumos econômicos de um país.
b) Ao Chefe de Governo cabe a liderança e a formulação de políticas públicas, econômicas e sociais,
manutenção do funcionamento dos poderes executivo e legislativo, diálogo entre os partidos, atores
institucionais, Chefe de Estado e população.
c) O Presidente da República é a figura pública máxima por assumir a competência de Chefe do
Estado e do Governo no Brasil. O Chefe de Estado atua externamente na condição de chefe da
República Federativa do Brasil, ou seja, representa o país no plano externo ou internacional.
d) Chefes de Estado e Chefes de Governo se apresentam de maneiras diversas ao redor do mundo,
dependendo de vários fatores como sistema político, cultura política do país, constituição e história.
Os cargos podem estar totalmente unidos e concentrados em uma pessoa, caso dos sistemas
presidencialistas, como no Brasil, podem estar estritamente ligados, como no semipresidencialismo
francês ou também podem estar mais claramente separados, caso dos sistemas parlamentaristas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/241012
CONSULPLAN - AJ TRE MG/TRE MG/Administrativa/2013
Direito Constitucional - Das atribuições do Presidente da República (art. 84 da
CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2217027
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1129684
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/241012
938) 
939) 
940) 
O Presidente da República, consoante as normas constitucionais, possui diversas atribuições,
dentre elas destacam-se
a) nomear o Advogado-Geral da União, escolher o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e
decretar indulto.
b) declarar o estado de defesa, celebrar atos internacionais, editar, deliberar e sancionar Medidas
Provisórias.
c) indicar o Presidente do Senado, nomear Juiz do Tribunal Regional do Trabalho e convocar o
Conselho de Defesa Nacional.
d) aprovar o Vice-Presidente da República, aceitar lista tríplice para Procurador-Geral da República e
conceder anistia ampla e geral.
e) promover Oficiais Generais, enviar ao Congresso projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e
exercer a direção superior da administração federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/226023
CONSULPLAN - PJ (MPE MG)/MPE MG/2012
Direito Constitucional - Das atribuições do Presidente da República (art. 84 da
CF/1988)
Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Compete privativamente ao Presidente da República dispor, mediante decreto sobre a organização
e funcionamento da administração federal, inclusive para criação ou extinção de órgãos públicos e
extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos.
b) Substituirá o Presidente da República, no caso de impedimento, e suceder‐lhe‐á, no de vaga, o
Vice‐Presidente, que, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei complementar,
auxiliará o Presidente, sempre que por ele convocado para missões especiais.
c) Compete ao Conselho da República, órgão superior de consulta do Presidente da República,
pronunciar-se sobre intervenção federal, estado de defesa, estado de sítio e sobre as questões
relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.
d) Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados,
será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns,
ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/248655
CONSULPLAN - AJ TSE/TSE/Administrativa/"Sem Especialidade"/2012
Direito Constitucional - Das atribuições do Presidente da República (art. 84 da
CF/1988)
Assinale a alternativa correta, com referência ao Presidente da República,que tem atribuições e
responsabilidades delineadas na Constituição.
a) Pode nomear e exonerar Ministros de Estado, com a aprovação do Congresso Nacional, nos casos
em que há substituição ministerial.
b) Comete crime de responsabilidade, se atuar contra o exercício dos direitos políticos, individuais e
sociais.
c) Tem competência privativa para declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, sem a
necessidade de autorização ou referendo do Congresso Nacional.
d) É julgado perante o Supremo Tribunal Federal, nos crimes de responsabilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2390379
Instituto CONSULPAM - Cons Sub (TCM PA)/TCM PA/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/226023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/248655
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2390379
941) 
942) 
943) 
Direito Constitucional - Da responsabilidade do Presidente da República (arts. 85 e 86 da
CF/1988)
O sistema de governo adotado pela Constituição Federal de 1988, não alterado pelo plesbicito
previsto no art. 2º, do ADCT, e realizado aos 07/09/1993, é o presidencialista, pelo qual as funções de
Chefe de Estado e de Chefe de Governo são centralizadas na pessoa do Presidente da República, que, no
exercício de sua função, poderá praticar crimes de responsabilidade, entre os quais:
a) Cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou
comprometendo-lhe a neutralidade.
b) Ausentar-se do país, conjuntamente com o Vice- Presidente da República.
c) Manifestar suas opiniões pessoais sobre assuntos de interesse público da União.
d) Conceder indulto ou comutar penas, sem consulta aos órgãos instituídos em lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178541
CONSULPLAN - Ana Jur (MPE PA)/MPE PA/2022
Direito Constitucional - Da responsabilidade do Presidente da República (arts. 85
e 86 da CF/1988)
No que concerne ao regime de responsabilidades do Presidente da República, assinale
a afirmativa correta.
a) O Presidente ficará suspenso de suas funções, nos crimes de responsabilidade, após a aprovação
de sua denúncia pela Câmara dos Deputados.
b) São da competência legislativa da União a definição dos crimes de responsabilidade e o
estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento.
c) Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços do Congresso Nacional,
será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns,
ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.
d) Quando do processamento e julgamento do Presidente da República por crimes de
responsabilidade, funcionará como Presidente o do Congresso Nacional, limitando-se a condenação,
que somente será proferida por dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com
inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções
judiciais cabíveis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1658200
IDIB - ATCI NS (ME)/ME/Administração, Economia, Contabilidade ou Direito/2021
Direito Constitucional - Da responsabilidade do Presidente da República (arts. 85
e 86 da CF/1988)
Em qualquer sistema presidencial de governo, o Presidente da República costuma ser
responsabilizado por determinados atos praticados dentro e fora do mandato eletivo, notadamente
quando estes configuram crimes. Seguindo essa diretriz, é correto afirmar que a Carta Magna brasileira
estabeleceu a regra
a) da irresponsabilidade civil e da irresponsabilidade política do Presidente da República.
b) da irresponsabilidade administrativa e da responsabilidade jurídica do Presidente da República.
c) da responsabilidade política e da irresponsabilidade funcional do Presidente da República.
d) da irresponsabilidade política e da responsabilidade criminal do Presidente da República.
e) da responsabilidade política e da responsabilidade penal do Presidente da República.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178541
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1658200
944) 
945) 
946) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/627585
CONSULPLAN - Tec Leg (CM BH)/CM BH/II/2018
Direito Constitucional - Da responsabilidade do Presidente da República (arts. 85
e 86 da CF/1988)
Sobre as imunidades do chefe do Poder Executivo, assinale a alternativa correta.
a) O Presidente é detentor, ainda, de uma relativa irresponsabilidade penal (e não cível ou
administrativa) pela prática de atos estranhos ao exercício das funções presidenciais durante e após o
mandato.
b) O texto constitucional concede ao Presidente da República a inviolabilidade quanto às palavras e
opiniões (imunidade material), por ser esta uma prerrogativa própria dos membros do Poder
Legislativo.
c) No que toca à imunidade formal em relação ao processo, para que o Presidente da República seja
processado, tanto pela prática de crime comum, quanto pela prática de crime de responsabilidade,
deve haver autorização da Câmara dos Deputados, por 1/3 de seus membros.
d) A prerrogativa em relação à prisão impede que o Presidente da República seja submetido a
qualquer modalidade de prisão processual (flagrante, preventiva e provisória), o que significa que ele,
nas infrações penais comuns, não poderá ser preso enquanto não sobrevier sentença condenatória,
prolatada pelo STF. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/466734
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2017
Direito Constitucional - Da responsabilidade do Presidente da República (arts. 85
e 86 da CF/1988)
Considerando as regras constitucionais que disciplinam o foro privilegiado do Presidente da
República, Deputados e Senadores, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) O recebimento de denúncia contra Senador ou Deputado pelo Supremo Tribunal Federal
independe de autorização da Casa respectiva.
b) O partido político poderá propor a sustação do andamento da ação penal instaurada perante o
STF contra Deputados e Senadores, desde que seja a proposta aprovada por maioria dos membros da
Casa.
c) O Presidente da República ficará suspenso de suas funções por 180 dias, após o recebimento da
denúncia contra pelo STF pela prática de crime comum cometido no exercício da função.
d) A instauração de inquérito contra o Presidente da República pela prática de crime comum
praticado no exercício da função presidencial depende de autorização de 2/3 dos membros da
Câmara.
www.tecconcursos.com.br/questoes/470940
CONSULPLAN - AJ TRF2/TRF 2/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador
Federal/2017
Direito Constitucional - Da responsabilidade do Presidente da República (arts. 85
e 86 da CF/1988)
Determinada Constituição Estadual veiculou três dispositivos relacionados à prática de crimes de
responsabilidade do Governador e do Vice-Governador do Estado: o Art. 201 dispôs que a não contenção
das invasões de áreas públicas configuraria crime de responsabilidade; o Art. 202 estabeleceu regras
detalhadas sobre o processo e o julgamento dessas autoridades pela prática de crimes de
responsabilidade; e, o Art. 203 dispôs que, na hipótese de condenação, além da perda da função, seria
aplicada a sanção de inabilitação por oito anos, em simetria com o modelo federal. À luz da sistemática
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/627585
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/466734
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/470940
947) 
948) 
949) 
estabelecida na Constituição da República e da interpretação adotada pelo Supremo Tribunal Federal, é
correto afirmar que
a) todos os artigos são inconstitucionais.
b) somente o artigo 201 é inconstitucional.
c) somente os artigos 202 e 203 são inconstitucionais.
d) somente os artigos 201 e 202 são inconstitucionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/380834
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2016
Direito Constitucional - Da responsabilidade do Presidente da República (arts. 85
e 86 da CF/1988)
São crimes de responsabilidade do Presidente da República os atos que atentem contra a
Constituição Federal, e especialmente, contra
a) o exercício dos direitos individuais.
b) a ordem tributária.
c) a segurançaexterna.
d) o livre exercício da Controladoria Geral.
www.tecconcursos.com.br/questoes/296191
CONSULPLAN - TJ TRE MG/TRE MG/Administrativa/"Sem Especialidade"/2015
Direito Constitucional - Da responsabilidade do Presidente da República (arts. 85
e 86 da CF/1988)
O Presidente da República possui normas constitucionais específicas que definem a sua
responsabilidade política e criminal. No caso da caracterização de cometimentos de crimes comuns pelo
ocupante do mais alto cargo do Estado, ele deverá ser julgado pelo:
a) Senado Federal.
b) Congresso Nacional.
c) Tribunal Penal Especial.
d) Supremo Tribunal Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/241557
CONSULPLAN - AJ TRE MG/TRE MG/Judiciária/2013
Direito Constitucional - Da responsabilidade do Presidente da República (arts. 85
e 86 da CF/1988)
Eugênio, cidadão atuante e vigilante, cioso dos direitos dos cidadãos inseridos na Constituição
Federal e nas leis em vigor, teve ciência de que o ocupante do cargo de Presidente da República praticou
delito contra o orçamento. Diante disso, apresentou denúncia à Câmara dos Deputados para a
instauração de processo por crime de responsabilidade. Ocorre que, antes do desfecho da sua denúncia,
findou o mandato do Presidente, que não veio a ocupar qualquer outro mandato eletivo. Nos termos da
Lei nº 1.079/50, que regula os crimes de responsabilidade,
a) ocorrerá a extinção do processo diante do término do mandato presidencial, não admitindo o
prosseguimento.
b) haverá prosseguimento com autorização expressa do Senado Federal, órgão competente para o
julgamento do processo.
c) a denúncia deve ser analisada e, caso se comprovem os fatos, deve a acusação ser votada
perante a Câmara dos Deputados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/380834
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/296191
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/241557
950) 
951) 
952) 
d) havendo reunião das duas Casas do Congresso Nacional e por votação pela maioria de votos dos
parlamentares, o processo poderá prosseguir.
e) o processo deve prosseguir com a produção de provas e o depoimento pessoal do ocupante do
cargo de Presidente, mesmo dele afastado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/249321
CONSULPLAN - AJ TSE/TSE/Judiciária/2012
Direito Constitucional - Da responsabilidade do Presidente da República (arts. 85
e 86 da CF/1988)
Sobre o processo e julgamento dos crimes de responsabilidade do Presidente da República, é
correto afirmar que
a) há previsão constitucional de afastamento do Presidente em duas circunstâncias, sendo que, se
em cento e vinte dias o julgamento não for concluído, o afastamento cessará, sem prejuízo do regular
seguimento do processo.
b) negligenciar a arrecadação das rendas, impostos e taxas é considerado crime contra a lei
orçamentária, nos termos da Lei nº 1.079 de 1950.
c) a Lei nº 1.079 de 1950, que trata dos crimes de responsabilidade, prevê que a forma tentada dos
crimes lá mencionados não leva à perda do cargo.
d) qualquer cidadão pode oferecer denúncia contra o Presidente da República, perante a Câmara dos
Deputados, que instaurará comissão especial para elaboração de parecer que, concluso, deve ser
votado nominalmente para a procedência ou arquivamento da denúncia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1727794
FGV - Of (PM RJ)/PM RJ/2021
Direito Constitucional - Dos Ministros de Estado (arts. 87 e 88 da CF/1988)
A assessoria do Presidente da República elaborou uma minuta de decreto regulamentando a Lei
federal nº XX/2021, cujo objeto estava estritamente relacionado à temática econômica e que deveria ser
editado pelo Chefe do Poder Executivo. À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que o
Ministro de Estado da Economia
a) não pode receber delegação para editar o referido decreto, mas deve referendá-lo.
b) pode receber delegação para editar o referido decreto e, caso não a receba, deve referendá-lo.
c) pode receber delegação para editar o referido decreto e, caso não a receba, pode expedir
instruções.
d) pode receber delegação para editar o referido decreto e, caso não a receba, deve figurar como
coautor.
e) não pode receber delegação para editar o referido decreto nem referendá-lo, mas pode expedir
instruções.
www.tecconcursos.com.br/questoes/488462
FCC - Tec Min (MPE MA)/MPE MA/Administrativo/2013
Direito Constitucional - Dos Ministros de Estado (arts. 87 e 88 da CF/1988)
Considere: Marta 22 anos de idade; Camila 25 anos de idade; Vera 37 anos de idade; Gabriela 62
anos de idade e Hortência 66 anos de idade. Considerando que todas estão no exercício de seus direitos
políticos, no tocante à idade, poderão ser escolhidas como Ministro de Estado
a) Marta, Camila, Vera, Gabriela e Hortência.
b) Camila, Vera, Gabriela e Hortência, apenas.
c) Vera, Gabriela e Hortência, apenas.
d) Gabriela e Hortência, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/249321
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1727794
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/488462
953) 
954) 
955) 
e) Camila e Vera, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/730020
FCC - Proc (MP TCE-MG)/TCE MG/2007
Direito Constitucional - Dos Ministros de Estado (arts. 87 e 88 da CF/1988)
A expedição de instruções para a execução das leis, dos decretos e dos regulamentos se insere
dentre as atribuições
a) do Presidente da República.
b) dos Ministros de Estado.
c) do Vice-Presidente da República.
d) do Conselho da República.
e) do Conselho de Defesa Nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1129680
Instituto Consulplan - Adv (CODESG)/CODESG/2019
Direito Constitucional - Do Conselho da República e Conselho da Defesa Nacional
(arts. 89 a 91 da CF/1988)
Sobre o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, composto,
dentre outros, pelos líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
b) Compete ao Conselho da República pronunciar-se sobre intervenção federal, estado de defesa e
estado de sítio, bem como nas questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.
c) É uma das competências do Conselho de Defesa Nacional propor os critérios e as condições de
utilização de áreas indispensáveis à segurança do território nacional e opinar sobre seu efetivo uso,
especialmente na faixa de fronteira e nas relacionadas com a preservação e a exploração dos
recursos naturais de qualquer tipo.
d) O Conselho de Defesa Nacional é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos
relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, e dele participam como
membros natos, em rol taxativo, o Vice-Presidente da República, o Ministro da Justiça, o Ministro de
Estado da Defesa e o Ministro das Relações Exteriores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/466796
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2017
Direito Constitucional - Do Conselho da República e Conselho da Defesa Nacional
(arts. 89 a 91 da CF/1988)
O Conselho de Defesa Nacional é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos
relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, e dele participam
 
I. o Vice-Presidente da República.
 
II. 6 (seis) cidadãos brasileiros natos, com mais de 35 (trinta e cinco) anos de idade, sendo três
eleitos pelo Senado Federal e três eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de três
anos, permitida uma recondução.
 
III. o Presidente da Câmara dos Deputados e o Presidente do Senado Federal.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/730020
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1129680
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/466796
956) 
957) 
958) 
IV. o Chefe da Casa Civil, os líderes da maioria e da minoria no Senado Federal e na Câmara dos
Deputados, os Ministros da Justiça, de Estado da Defesa, das Relações Exteriores, do Planejamento,
os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica os Governadores de Estado.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
a)I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/467225
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2017
Direito Constitucional - Do Conselho da República e Conselho da Defesa Nacional
(arts. 89 a 91 da CF/1988)
Sobre o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, assinale a afirmação correta:
a) O Presidente da República pode convocar Ministro de Estado, Secretário de Estado ou Prefeito
para participar de reunião do Conselho da República, quando constar da pauta questão relacionada
com o respectivo Ministério, Secretaria ou Município.
b) O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República e a ele compete
o estudo, a proposição e o acompanhamento de iniciativas necessárias a garantir a independência
nacional e a defesa do Estado democrático e o pronunciamento sobre intervenção federal, estado de
defesa e estado de sítio, questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.
c) O Vice-Presidente da República, o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado
Federal, o Ministro da Justiça e o Ministro do Planejamento participam como membros natos de
ambos os Conselhos.
d) Entre as atribuições do Conselho de Defesa Nacional está a de propor os critérios e condições de
utilização de áreas indispensáveis à segurança do território nacional e opinar sobre seu efetivo uso,
especialmente na faixa de fronteira e nas relacionadas com a preservação e exploração dos recursos
naturais de qualquer tipo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2153819
FAFIPA - FTrib (Tamarana)/Pref Tamarana/2021
Direito Constitucional - Órgãos do Poder Judiciário (art. 92 da CF/1988)
São partes do poder judiciário:
a) Juízes e Desembargadores.
b) Deputados e Senadores.
c) Policiais e Delegados.
d) Presidente e Governadores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/553974
CONSULPLAN - Of Jud (TJ MG)/TJ MG/Comissário da Infância e da
Juventude/2017
Direito Constitucional - Órgãos do Poder Judiciário (art. 92 da CF/1988)
São órgãos do poder judiciário, EXCETO:
a) O Conselho Nacional de Justiça.
b) Os tribunais e juízes militares.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/467225
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2153819
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/553974
959) 
960) 
961) 
c) Os tribunais de contas.
d) O Superior Tribunal de Justiça.
www.tecconcursos.com.br/questoes/553978
CONSULPLAN - Of Jud (TJ MG)/TJ MG/Comissário da Infância e da
Juventude/2017
Direito Constitucional - Órgãos do Poder Judiciário (art. 92 da CF/1988)
São órgãos do poder judiciário mineiro, EXCETO:
a) Juízes de Direito.
b) Juizados Especiais.
c) Tribunais do Júri.
d) Tribunais de Alçada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/379828
CONSULPLAN - Estag (TJ MG)/TJ MG/Direito/2016
Direito Constitucional - Órgãos do Poder Judiciário (art. 92 da CF/1988)
São órgãos do Poder Judiciário, EXCETO:
a) Os Tribunais e Juízes Militares.
b) O Conselho Nacional de Justiça.
c) Os Tribunais da Justiça Desportiva.
d) Os Tribunais de Justiça dos Estados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/240481
CONSULPLAN - Estag (TJ MG)/TJ MG/Direito/2014
Direito Constitucional - Órgãos do Poder Judiciário (art. 92 da CF/1988)
As decisões tomadas em primeira e segunda instâncias podem ser revistas pelos tribunais
considerados da “terceira instância”, apesar de esse grau de hierarquia não existir formalmente no Poder
Judiciário, por meio de recurso. NÃO representa um Tribunal desta categoria:
a) STF.
b) TSE.
c) TRF.
d) STM.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2154011
FCC - AJ TRT9/TRT 9/Administrativa/Contabilidade/2022
Direito Constitucional - Do Estatuto da Magistratura (art. 93 da CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/553978
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/379828
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/240481
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2154011
962) 
963) 
964) 
Beatriz e Mauro são juízes de primeira instância e integram a primeira quinta parte da lista de
antiguidade das suas respectivas entrâncias. Beatriz exerce seu cargo há seis anos na respectiva
entrância e esta é a terceira vez consecutiva que figura em lista de merecimento, enquanto Mauro exerce
seu cargo há doze anos na respectiva entrância e esta é a quinta vez alternada que figura em lista de
merecimento.
 
Sabendo-se que os demais requisitos estão preenchidos por ambos, levando-se em consideração apenas
os dados fornecidos, na situação hipotética apresentada,
a) tanto Beatriz quanto Mauro devem ser promovidos por merecimento, pois para eles essa
promoção é obrigatória.
b) apenas Beatriz deve ser promovida por merecimento, pois figurou por três vezes consecutivas em
lista de merecimento.
c) apenas Mauro deve ser promovido por merecimento, pois exerce seu cargo há mais de dez anos
na respectiva entrância.
d) nem Beatriz nem Mauro podem ser promovidos por merecimento, pois não integram a primeira
terça parte da lista de antiguidade das suas respectivas entrâncias.
e) nem Beatriz nem Mauro podem ser promovidos por merecimento, pois Beatriz não exerce seu
cargo há mais de dez anos na respectiva entrância e Mauro não figurou por três vezes consecutivas
em lista de merecimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2215101
FGV - AT (TCE TO)/TCE TO/Ciências Contábeis/2022
Direito Constitucional - Do Estatuto da Magistratura (art. 93 da CF/1988)
Após amplos debates entre seus membros, o Tribunal de Justiça do Estado Alfa apresentou uma
proposição à Assembleia Legislativa, veiculando o Estatuto da Magistratura do Estado Alfa. Ato contínuo,
diversos parlamentares argumentaram com a inconstitucionalidade formal da respectiva proposição.
O relator da matéria no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça, após analisar os argumentos
apresentados, concluiu, corretamente, que:
a) a forma federativa de Estado autoriza que o Poder Judiciário de cada ente tenha o seu Estatuto,
observados, sempre, os balizamentos estabelecidos pela Constituição da República de 1988;
b) a proposição somente será constitucional se tiver a forma de proposta de emenda constitucional,
que observará os balizamentos estabelecidos pela Constituição da República de 1988;
c) o Estatuto da Magistratura tem sede exclusivamente constitucional, não sendo possível que a
legislação infraconstitucional, federal ou estadual, trate da matéria;
d) a proposição somente será constitucional se tiver a forma de projeto de lei complementar, que
complementará as normas estabelecidas pelo Estatuto Nacional da Magistratura;
e) a proposição é inconstitucional, já que a Constituição da República de 1988 somente dispõe sobre
a existência do Estatuto Nacional da Magistratura.
www.tecconcursos.com.br/questoes/919606
CONSULPLAN - Estag (MPE PA)/MPE PA/Direito/2019
Direito Constitucional - Do Estatuto da Magistratura (art. 93 da CF/1988)
Analise as afirmativas a seguir.
I. O Poder Judiciário, assim como os demais poderes, exerce funções típicas e atípicas. Sua função
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2215101
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/919606
965) 
966) 
típica consiste no exercício da jurisdição, atividade pela qual o Estado substitui as partes em conflito
para dizer quem tem o direito.
II. Nos termos da Constituição, o Poder Judiciário deverá sempre observar o princípio da publicidade
de todos os seus julgamentos, devendo as decisões serem fundamentadas, sob pena de nulidade,
podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou
somente a estes, nos casos em que a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo
não prejudique o interesse público à informação.
III. Os Juízes e os Ministros, que compõem o Poder Judiciário, ingressam no cargo mediante
concurso público de provas e títulos promovido pelos respectivos Tribunais, com participação da
Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, obedecendo-se, nas nomeações, à ordem
de classificação.
IV. Os juízes gozam da garantia da vitaliciedade, sendo certo que, a partirda posse, somente
sentença judicial transitada em julgado poderá decretar a perda do cargo.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/470386
CONSULPLAN - TJ TRF2/TRF 2/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Constitucional - Do Estatuto da Magistratura (art. 93 da CF/1988)
“Após proferir sentença desfavorável aos interesses de Alfa, influente político da localidade,
determinado Juiz Federal recebeu a ‘ameaça’ de que sofreria uma representação, na qual seria solicitada
a sua remoção compulsória para outra Seção Judiciária. Nesta representação, seriam narrados supostos
ilícitos praticados pelo magistrado.” À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que o Juiz
Federal, caso viesse a sofrer a representação noticiada por Alfa e fosse confirmada a conduta
inadequada,
a) por força da garantia da inamovibilidade, não poderia ser removido compulsoriamente.
b) somente poderia ser removido compulsoriamente por decisão unânime dos membros do CNJ,
assegurada ampla defesa.
c) somente poderia ser removido por força de decisão proferida em processo judicial, assegurado o
contraditório e a ampla defesa.
d) poderia ser removido compulsoriamente pelo voto da maioria absoluta do respectivo tribunal,
assegurada ampla defesa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/540824
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2017
Direito Constitucional - Do Estatuto da Magistratura (art. 93 da CF/1988)
Considere as assertivas abaixo:
 
I. Nos termos da Constituição da República, é prioritária a distribuição de processos judiciais de
natureza registral, cujo trâmite deve ocorrer em regime de plantão mesmo no período de férias
coletivas do juízo ou tribunal competente.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/470386
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/540824
967) 
968) 
II. O Ministério Público estadual tem por chefe o Procurador-Geral de Justiça, nomeado pelo Chefe
do Poder Executivo do Estado dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a
aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Assembleia Legislativa estadual, para
mandato de dois anos, permitida a recondução.
 
III. Está previsto na Constituição da República o princípio da Magistratura segundo o qual o número
de juízes da unidade jurisdicional deve ser proporcional à efetiva demanda judicial e à respectiva
população.
 
IV. O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais é competente para processar e julgar
originariamente o Vice-Governador e Advogado-Geral do Estado nos crimes comuns, ressalvada a
competência das justiças especializadas.
 
Está correto APENAS o que se afirma em:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/625554
CEBRASPE (CESPE) - TJ STJ/STJ/Administrativa/2018
Direito Constitucional - Do quinto constitucional (art. 94 da CF/1988)
A respeito do que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre o regime jurídico da
administração pública e o Poder Judiciário, julgue o item seguinte.
 
Um quinto das vagas de magistrados de todos os tribunais superiores é destinado a membros da
advocacia, eleitos por meio de lista tríplice indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/288022
CEBRASPE (CESPE) - AJ STJ/STJ/Apoio Especializado/Informática/2008
Direito Constitucional - Do quinto constitucional (art. 94 da CF/1988)
Acerca da CF, julgue o item que se segue.
 
Um quinto dos lugares do STJ, dos TRFs, dos tribunais de justiça dos estados e do Distrito Federal e
territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de
advogados de notório saber jurídico e reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade
profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2138721
CONSULPLAN - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2021
Direito Constitucional - Das garantias e vedações (poder judiciário, art. 95 da
CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/625554
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/288022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2138721
969) 
970) 
971) 
972) 
Nos termos da Constituição Federal, os juízes gozam das seguintes garantias, EXCETO:
a) Vitaliciedade.
b) Inamovibilidade.
c) Irredutibilidade de subsídio.
d) Recebimento de honorários pela participação em processo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2138722
CONSULPLAN - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2021
Direito Constitucional - Das garantias e vedações (poder judiciário, art. 95 da
CF/1988)
Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos
Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público,
observadas, relativamente a seus membros, as seguintes vedações:
a) Promover investigação de crimes.
b) Residir na comarca da respectiva lotação.
c) Cumular com qualquer outra função pública.
d) Exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do
afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/695836
CONSULPLAN - JE TJMG/TJ MG/2018
Direito Constitucional - Das garantias e vedações (poder judiciário, art. 95 da
CF/1988)
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. “Após dois anos de exercício, os juízes estaduais togados de 1º grau de jurisdição não mais
poderão ser removidos, tanto pelo CNJ quanto pelo tribunal a que estiver vinculado.”
PORQUE
II. “Passam a contar com a garantia funcional da inamovibilidade.”
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) A segunda afirmativa é falsa e a primeira verdadeira.
b) A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
c) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
d) As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/695895
CONSULPLAN - JE TJMG/TJ MG/2018
Direito Constitucional - Das garantias e vedações (poder judiciário, art. 95 da
CF/1988)
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. “Salvo por vontade própria, por sentença judicial transitada em julgado, por disponibilidade ou
por aposentadoria compulsória, os juízes estaduais togados de 1º grau não perdem a garantia
funcional da vitaliciedade.”
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2138722
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695836
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695895
973) 
974) 
975) 
PORQUE
II. “No tocante à auto-organização da magistratura, a Constituição da República não veda o
legislador estadual de legislar sobre as garantias institucionais do Poder Judiciário, consubstanciadas
na autonomia orgânico-administrativa e financeira preconizadas pela ‘Lex Mater’.”
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) A segunda afirmativa é falsa e a primeira verdadeira.
b) A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
c) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
d) As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/553950
CONSULPLAN - Of Jud (TJ MG)/TJ MG/Comissário da Infância e da
Juventude/2017
Direito Constitucional - Das garantias e vedações (poder judiciário, art. 95 da
CF/1988)
A Constituição Federal de 1988 dispõe que a vitaliciedade e a inamovibilidade são garantias
a) de todos os servidores públicos.
b) apenas dos servidores do Poder Judiciário.
c) dos policiais civis e militares.
d) dos juízes e promotores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/553979
CONSULPLAN - Of Jud (TJ MG)/TJ MG/Comissário da Infância e da
Juventude/2017
Direito Constitucional - Das garantias e vedações (poder judiciário, art. 95 da
CF/1988)
São todas garantias do magistrado, EXCETO:
a) Vitaliciedade.
b) Irredutibilidade do vencimento.
c) Inamovibilidade.d) Exercer a advocacia imediatamente após afastamento do cargo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2158647
FAFIPA - AFI (Pref Itapoá)/Pref Itapoá/2022
Direito Constitucional - Competências privativas (poder judiciário, art. 96 da
CF/1988)
A respeito do que prevê a Constituição Federal quanto ao Poder Judiciário, assinale a alternativa
INCORRETA:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/553950
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/553979
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2158647
976) 
a) Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em
virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos
precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas
dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.
b) A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados poderão propor a criação de novas
varas judiciárias.
c) A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão juizados especiais, providos por
juízes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliação, o julgamento e a execução de
causas cíveis de menor complexidade e infrações penais de menor potencial ofensivo, mediante os
procedimentos oral e sumaríssimo, permitidos, nas hipóteses previstas em lei, a transação e o
julgamento de recursos por turmas de juízes de primeiro grau.
d) Lei federal disporá sobre a criação de juizados especiais no âmbito da Justiça Federal.
e) O Presidente do Tribunal competente que, por ato comissivo ou omissivo, retardar ou tentar
frustrar a liquidação regular de precatórios incorrerá em crime de responsabilidade e responderá,
também, perante o Conselho Nacional de Justiça.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1817782
FCC - Ana (TJ SC)/TJ SC/Administrativo/2021
Direito Constitucional - Competências privativas (poder judiciário, art. 96 da
CF/1988)
Atenção: Para responder à questão, considere a Constituição Federal de 1988.
 
Com relação ao Poder Judiciário, considere:
 
I. Ingresso na carreira da Magistratura, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, mediante
concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em
todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e
obedecendo-se, nas nomeações, à ordem de classificação.
 
II. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição Federal,
cabendo-lhe processar e julgar, originariamente, a extradição solicitada por Estado estrangeiro.
 
III. O Superior Tribunal de Justiça compõe-se de, no mínimo, trinta Ministros, os quais serão
nomeados pelo Presidente da República, dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de
setenta anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, depois de aprovada a escolha pela
maioria absoluta do Senado Federal.
 
IV. O Tribunal de Justiça poderá funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a
fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo.
 
É correto o que consta de
a) I, II e IV, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) I e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) II e IV, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/226645
CONSULPLAN - AJ (TRE SC)/TRE SC/Apoio Especializado/Engenharia/2008
Direito Constitucional - Competências privativas (poder judiciário, art. 96 da
CF/1988)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1817782
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/226645
977) 
978) 
979) 
980) 
“O Poder Judiciário da União tem como função típica a ______________, ou seja, julgar aplicando
a lei ao caso concreto; todavia, temos que o legislador constituinte ainda incumbiu a este poder outras
funções atípicas, como a _________________, no caso de concessão de férias a seus membros, e a
_____________, no caso da edição de seus regimentos internos, por exemplo.” Assinale abaixo o trio de
palavras que, consecutivamente, completam corretamente as lacunas da assertiva anterior:
a) legislativa/administrativa/regulamentar
b) jurisdicional/administrativa/legislativa
c) administrativa/legiferante/regulamentar
d) legislativa/jurisdicional/legiferante
e) jurisdicional/regulamentar/organizacional
www.tecconcursos.com.br/questoes/2270076
CEBRASPE (CESPE) - ATrib (Pref Maringá)/Pref Maringá/2022
Direito Constitucional - Reserva de Plenário (poder judiciário, art. 97 da CF/1988)
Aplica-se a cláusula de reserva de plenário
a) nos casos de normas pré-constitucionais.
b) quando o tribunal utilizar a técnica da interpretação conforme a Constituição.
c) à decisão de órgão fracionário de tribunal a qual, embora não declare expressamente a
inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afaste sua incidência, no todo ou em
parte.
d) quando do julgamento pela turma recursal do juizado especial.
e) nas hipóteses de decisão em sede de medida cautelar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2370044
Instituto Consulplan - GM (Vila Velha)/Pref Vila Velha/2023
Direito Constitucional - Juizados Especiais e Justiça de Paz (art. 98 da CF/1988)
A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão órgão judiciário, providos por
juízes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliação, o julgamento e a execução de
causas cíveis de menor complexidade e infrações penais de menor potencial ofensivo, mediante os
procedimentos oral e sumaríssimo, permitidos, nas hipóteses previstas em lei, a transação e o
julgamento de recursos por turmas de juízes de primeiro grau. As informações se referem ao seguinte
órgão:
a) Justiça de Paz.
b) Juizados Especiais.
c) Tribunal de Exceção.
d) Tribunal de Arbitragem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/714182
FCC - PJ (MPE PB)/MPE PB/2018
Direito Constitucional - Juizados Especiais e Justiça de Paz (art. 98 da CF/1988)
A Constituição do Estado da Paraíba, de 1989, dispõe que a lei de organização e divisão judiciária
disporá sobre a Justiça de Paz, observado o disposto na Constituição da República. Portanto, o Juiz de
Paz deverá ser
a) eleito pela Assembleia Legislativa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2270076
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2370044
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/714182
981) 
982) 
983) 
b) concursado.
c) escolhido e nomeado pelo Tribunal de Justiça.
d) escolhido e nomeado pelo Governador do Estado.
e) eleito pelo voto direto, universal e secreto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/181809
FCC - Proc (Teresina)/Pref Teresina/2010
Direito Constitucional - Juizados Especiais e Justiça de Paz (art. 98 da CF/1988)
É correto afirmar, sobre os juizados especiais:
a) Os juizados especiais devem ser providos exclusivamente por juízes togados, com poderes para
conciliar, julgar e executar causas cíveis de menor complexidade e infrações penais de menor
potencial ofensivo.
b) Os recursos devem ser julgados por órgão colegiado criado exclusivamente para este fim perante
os Tribunais estaduais ou federais, de acordo com as regras gerais de competência.
c) Compete à União legislar exclusivamente sobre a criação, funcionamento e processo dos juizados
especiais.
d) Compete à União, no Distrito Federal e Territórios, e aos Estados legislar sobre a criação,
funcionamento e procedimentos dos juizados especiais.
e) O Poder Legislativo pode delegar ao Presidente da República o poder de organizar os juizados
especiais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1573873
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TJ CE)/TJ CE/Judiciária/"Sem Especialidade"/2008
Direito Constitucional - Juizados Especiais e Justiça de Paz (art. 98 da CF/1988)
Em relação à organização do Estado e dos Poderes, julgue o item a seguir.
 
Segundo o STF, a remuneração dos juízes de paz somente pode ser fixada por lei de iniciativa exclusiva
do tribunal de justiça do estado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2217028
FGV - AL (SEN)/SEN/Administração/2022
Direito Constitucional - Autonomia Administrativa e Financeira (poderjudiciário,
art. 99 da CF/1988)
Maria, estudante de Direito, questionou o seu professor de Direito Constitucional a respeito do
papel dos Tribunais de Justiça na elaboração da lei orçamentária anual, considerando o caráter
hierarquizado do Poder Judiciário e a autonomia que ostenta perante o Poder Legislativo.
 
O professor respondeu corretamente que
a) o Poder Judiciário deve encaminhar a sua proposta orçamentária ao Poder Legislativo, que irá
apreciá-la em conformidade com os balizamentos oferecidos pelo sistema.
b) a autonomia do Poder Judiciário não afasta a sua sujeição às normas editadas pelo Poder
Legislativo, inclusive daquelas de natureza orçamentária, embora não participe do respectivo processo
legislativo.
c) o Poder Judiciário deve encaminhar a sua proposta orçamentária ao Poder Executivo, o qual irá
compatibilizá-la com as demais propostas recebidas, fazendo os ajustes que se fizerem necessários.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/181809
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1573873
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2217028
984) 
985) 
986) 
d) o Poder Judiciário deve se reunir com os demais Poderes e instituições constitucionalmente
autônomas, de modo a elaborar uma proposta orçamentária de consenso, que será analisada pelo
Poder Legislativo.
e) o Poder Judiciário deve encaminhar a sua proposta orçamentária ao Poder Executivo, o qual, caso
não sejam observados os limites da lei de diretrizes orçamentárias, procederá aos ajustes
necessários.
www.tecconcursos.com.br/questoes/238961
CONSULPLAN - Adv (COFEN)/COFEN/2011
Direito Constitucional - Autonomia Administrativa e Financeira (poder judiciário,
art. 99 da CF/1988)
Sobre o Poder Judiciário, marque a alternativa INCORRETA:
a) Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão
especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder
Público.
b) Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira.
c) O Conselho Nacional de Justiça é um órgão do Poder Judiciário.
d) Lei ordinária, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura,
observados princípios estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil.
e) O Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores têm jurisdição em todo o território nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/695893
CONSULPLAN - JE TJMG/TJ MG/2018
Direito Constitucional - Dos Precatórios (art. 100 da CF/1988)
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. “Não ofende o preconizado pelo art. 100, 8º §, da Constituição da República – segundo o qual é
vedado o fracionamento, repartição ou quebra de valores da execução, para fins de enquadramento
– a execução individual de sentença condenatória genérica proferida em ação coletiva que tem,
como objeto, a tutela a direitos individuais homogêneos.”
PORQUE
II. “Na hipótese, a sentença de mérito limita-se à análise do núcleo dos direitos controvertidos.”
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) A segunda afirmativa é falsa e a primeira verdadeira.
b) A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
c) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
d) As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/226642
CONSULPLAN - AJ (TRE SC)/TRE SC/Apoio Especializado/Engenharia/2008
Direito Constitucional - Dos Precatórios (art. 100 da CF/1988)
Assinale a proposição correta:
a) O Poder Judiciário possui autonomia administrativa e financeira, podendo elaborar sua proposta
orçamentária isoladamente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238961
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695893
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/226642
987) 
988) 
b) É facultativa a inclusão, no orçamento das entidades de direito público, de verba necessária ao
pagamento de precatórios judiciais.
c) Os pagamentos de créditos de natureza alimentícia se darão independente da observância da
ordem cronológica dos precatórios decorrentes de condenações de outra natureza.
d) Os juízes de primeiro grau gozam da garantia da vitaliciedade, que será adquirida após três anos
de exercício, dependendo da perda do cargo, neste período, de deliberação do tribunal a que o juiz
estiver vinculado.
e) Todas as proposições anteriores estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2292463
FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Ciências da Computação/2023
Direito Constitucional - Do Supremo Tribunal Federal - STF (arts. 101 a 103 da
CF/1988)
Joana, estudante de direito, solicitou que Ana, sua colega, lhe explicasse algumas características
das competências recursais do Supremo Tribunal Federal.
 
De acordo com Ana:
 
1. os recursos de competência do Supremo Tribunal Federal são apenas os de fundamentação
vinculada;
 
2. nenhuma sentença proferida por órgão jurisdicional de primeira instância pode ser objeto de
recurso a ser julgado diretamente pelo Supremo Tribunal Federal; e
 
3. acórdãos proferidos pelos Tribunais Superiores não podem ser objeto de recurso direcionado ao
Supremo Tribunal Federal.
 
Clovis, professor de Direito Constitucional, ao ouvir as afirmações de Ana, concluiu corretamente que
a) todas estão certas.
b) todas estão erradas.
c) apenas a informação 2 está errada.
d) apenas as afirmações 2 e 3 estão erradas.
e) apenas as afirmações 1 e 3 estão erradas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2368998
FGV - Cont (CGM RJ)/Pref RJ/2023
Direito Constitucional - Do Supremo Tribunal Federal - STF (arts. 101 a 103 da CF/1988)
João, estudante de direito, questionou o seu professor se a organização do Poder Judiciário
permitia que uma sentença proferida por juiz federal pudesse ser objeto de recurso a ser julgado
diretamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O professor respondeu, corretamente, que a sentença:
a) que julga crime político pode ser objeto de recurso ordinário a ser julgado pelo STF;
b) que julga causa relativa a direitos humanos pode ser objeto de recurso de apelação a ser julgado
pelo STF;
c) que julga qualquer causa e que contraria a Constituição da República de 1988 pode ser objeto de
recurso extraordinário a ser julgado pelo STF;
d) que apreciar causa em que for parte organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município,
pode ser objeto de recurso ordinário a ser julgado pelo STF;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2292463
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2368998
989) 
990) 
991) 
e) somente pode ser impugnada perante o Tribunal Regional Federal competente e, uma vez
exaurida a instância ordinária, pode ser manejado o recurso cabível perante o STF.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2119600
CEBRASPE (CESPE) - Ag Crim (POLITEC RO)/POLITEC RO/2022
Direito Constitucional - Do Supremo Tribunal Federal - STF (arts. 101 a 103 da
CF/1988)
De acordo com a CF, compete ao
a) Superior Tribunal de Justiça processar e julgar originariamente os mandados de segurança contra
atos de governadores.
b) Superior Tribunal de Justiça processar e julgar originariamente as revisões criminais contra
julgados dos tribunais regionais federais e tribunais de justiça.
c) Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente, nas infrações penais comuns, os
chefes de missão diplomática de caráter permanente.
d) Superior Tribunal de Justiça julgar originariamente as causas em que for parte organismo
internacional, de um lado, e, do outro, município brasileiro.
e) Supremo Tribunal Federal julgar, em recurso ordinário, as ações propostas contra o Conselho
Nacional de Justiça e contra o Conselho Nacional do Ministério Público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2120202
CEPERJ - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Contador/Finanças Públicas/2022
Direito Constitucional - Do Supremo Tribunal Federal - STF (arts. 101 a 103 da
CF/1988)
São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o
Judiciário. Cada um dos Poderesexerce funções que são típicas, sendo possível encontrá-las diretamente
no texto da CF/88. A alternativa que traz uma afirmação INCORRETA sobre a distribuição de
competência dos órgãos que representam os Poderes, de acordo com o texto constitucional, é:
a) Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da
República nos crimes de responsabilidade.
b) Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe
processar e julgar, originariamente nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito
Federal.
c) O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de
Contas da União, ao qual compete julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por
dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta.
d) É da competência exclusiva do Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo
Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1916520
FGV - AFT (Paulínia)/Pref Paulínia/2021
Direito Constitucional - Do Supremo Tribunal Federal - STF (arts. 101 a 103 da
CF/1988)
Antônio ajuizou ação ordinária em face de Pedro. O seu pedido foi julgado procedente em primeira
instância, sendo a sentença reformada em grau de apelação, com o correlato exaurimento da instância
ordinária, sob o argumento de que aplicar-se-ia ao caso a Lei estadual nº XX.
 
Como Antônio argumentava que esta Lei estadual colidia com a Lei Federal nº YY, sendo, portanto,
inválida, é possível que ele venha a interpor, observados os demais requisitos exigidos, o recurso
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2119600
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2120202
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1916520
992) 
993) 
994) 
a) especial, a ser processado e julgado pelo Superior Tribunal de Justiça.
b) ordinário, a ser processado e julgado pelo Supremo Tribunal Federal.
c) ordinário, a ser processado e julgado pelo Superior Tribunal de Justiça.
d) extraordinário, a ser processado e julgado pelo Supremo Tribunal Federal.
e) de embargos de divergência, a ser julgado pelo respectivo Tribunal de Justiça.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2138728
CONSULPLAN - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2021
Direito Constitucional - Do Supremo Tribunal Federal - STF (arts. 101 a 103 da
CF/1988)
“Compete ao , precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe, processar e
julgar, originariamente a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual
e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.” Assinale a alternativa que
completa corretamente a afirmativa anterior.
a) Senado Federal
b) Tribunal Regional Federal
c) Supremo Tribunal Federal
d) Supremo Tribunal de Justiça
www.tecconcursos.com.br/questoes/470655
CONSULPLAN - TJ TRF2/TRF 2/Apoio Especializado/Enfermagem/2017
Direito Constitucional - Do Supremo Tribunal Federal - STF (arts. 101 a 103 da
CF/1988)
“Ednilton, estudante de direito, ao analisar a composição, as competências e a forma de controle
das atividades do Supremo Tribunal Federal, alcançou três conclusões: (1ª) os seus Ministros são
nomeados pelo Senado Federal, após indicação do Presidente da República; (2ª) ao Tribunal compete a
guarda da Constituição”; e, (3ª) como órgão do Poder Judiciário, está sujeito ao controle do Conselho
Nacional de Justiça.” A análise das conclusões de Ednilton à luz da ordem constitucional permite afirmar
que
a) todas as conclusões estão corretas.
b) somente a terceira conclusão está correta.
c) somente a segunda conclusão está correta.
d) somente a primeira e a segunda conclusões estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/553976
CONSULPLAN - Of Jud (TJ MG)/TJ MG/Comissário da Infância e da
Juventude/2017
Direito Constitucional - Do Supremo Tribunal Federal - STF (arts. 101 a 103 da
CF/1988)
Com relação ao Supremo Tribunal Federal, NÃO é correto afirmar que
a) compõe-se de 11 Ministros.
b) os ministros serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela
maioria absoluta do Senado Federal.
c) os ministros serão escolhidos dentre cidadãos com mais de 30 (trinta) e menos de 65 (sessenta e
cinco) anos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2138728
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/470655
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/553976
995) 
996) 
997) 
d) julga, em recurso ordinário, o crime político.
www.tecconcursos.com.br/questoes/382162
CONSULPLAN - Tec Enf (Cascavel)/Pref Cascavel/2016
Direito Constitucional - Do Supremo Tribunal Federal - STF (arts. 101 a 103 da
CF/1988)
Muito em evidência nos momentos atuais de crise econômica e política, o Supremo Tribunal Federal
(STF) é o órgão máximo do Poder Judiciário brasileiro, formado por 11 ministros nomeados pelo
Presidente da República que possuem mandato vitalício (até 70 anos). A principal atribuição deste órgão
é
a) proteger os princípios constitucionais do país.
b) julgar os crimes hediondos em terceira instância.
c) investigar os casos de corrupção nas esferas públicas.
d) condenar em âmbito penal os atos do funcionalismo público.
e) administrar todos os demais organismos do Sistema Judiciário brasileiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/241556
CONSULPLAN - AJ TRE MG/TRE MG/Judiciária/2013
Direito Constitucional - Do Supremo Tribunal Federal - STF (arts. 101 a 103 da
CF/1988)
Laura, candidata a Deputada Federal, teve o seu pedido indeferido pela Justiça Eleitoral. Após os
trâmites do processo, lançou mão da impetração de Mandado de Segurança que, pela autoridade coatora
indicada, foi ofertado perante o Tribunal Superior Eleitoral, no uso de sua competência originária que,
utilizando fundamentos constitucionais, denegou a segurança. Nesse caso, consoante as normas
constitucionais, cabe o recurso, dirigido ao Supremo Tribunal Federal, denominado
a) Agravo.
b) Especial.
c) Ordinário.
d) Apelação.
e) Extraordinário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2217959
FGV - ACE (TCE TO)/TCE TO/Engenharia Ambiental/2022
Direito Constitucional - Das Súmulas Vinculantes (art. 103-A da CF/1988)
O Estado Alfa editou a Lei Complementar nº XX, que restringiu determinado direito fundamental de
maneira flagrantemente oposta aos balizamentos estabelecidos pela Constituição da República de 1988,
o que levou o Supremo Tribunal Federal (STF) a declarar a sua inconstitucionalidade. Na medida em que
normas semelhantes foram editadas por outros entes federativos, dando ensejo a uma série de
demandas judiciais, o Supremo Tribunal Federal veio a editar a Súmula Vinculante nº YY. Apesar disso, o
Estado Alfa editou a Lei Complementar nº ZZ, cópia fiel da Lei Complementar nº XX e que se mostrava
totalmente incompatível com a Súmula Vinculante nº YY.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que a declaração de inconstitucionalidade da Lei
Complementar nº XX:
a) embora produza efeitos erga omnes, não impedia o Estado Alfa de editar a Lei Complementar nº
ZZ, de idêntico teor, mas a Súmula Vinculante o impedia, sendo cabível a reclamação endereçada ao
STF por inobservância da última;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/382162
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/241556
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2217959
998) 
999) 
b) e a existência da Súmula Vinculante nº YY, por serem aplicáveis exclusivamente ao caso concreto,
não obstavam a edição, pelo Estado Alfa, da Lei Complementar nº ZZ;
c) por produzir efeitos erga omnes, impedia que o Estado Alfa editasse a Lei Complementar nº ZZ, de
idêntico teor, sendo cabível a reclamação endereçada ao STF;
d) e a existência da Súmula Vinculante nº YY, por não serem oponíveis ao Poder Legislativo, não
obstavam a edição, pelo Estado Alfa, da Lei Complementar nº ZZ;
e) acarretou a supressão da competência legislativa do Estado Alfa na matéria, o que torna injurídica
a edição da Lei Complementar nº ZZ.www.tecconcursos.com.br/questoes/1869543
Instituto Consulplan - Of Jud (TJM MG)/TJM MG/Assistente Técnico de
Sistemas/2021
Direito Constitucional - Das Súmulas Vinculantes (art. 103-A da CF/1988)
As súmulas são consideradas fontes no direito brasileiro e se tratam de uma condensação de
interpretação pacífica ou majoritária adotada por um determinado Tribunal sobre um tema em testilha.
 
Sobre a aprovação e as súmulas pelo Supremo Tribunal Federal e seus efeitos, considerando o disposto
na Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
a) A administração pública direta e a indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, não estarão
submetidas aos efeitos das súmulas vinculantes aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal.
b) A súmula terá por objetivo a multiplicação de processos sobre questão idêntica sobre a qual haja
controvérsia atual entre órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública que acarrete
grave insegurança jurídica.
c) O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços
dos seus membros, após, reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que terá
efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário.
d) A aprovação, revisão ou cancelamento de súmula poderá ser provocada por aqueles que podem
propor a ação direta de inconstitucionalidade; contudo, a decisão judicial que contrariar a súmula
aplicável, ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação ao Congresso Nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/470911
CONSULPLAN - AJ TRF2/TRF 2/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Constitucional - Das Súmulas Vinculantes (art. 103-A da CF/1988)
“A segunda turma de determinado Tribunal Regional Federal, ao analisar o teor de recurso de
apelação, entendeu por bem não aplicar o entendimento adotado em determinada Súmula Vinculante,
isso por considerar que, caso o fizesse, dela decorreria vantagem exagerada para uma das partes,
caminhando em norte contrário aos referenciais de justiça e razoabilidade. Insatisfeito com esse
entendimento, já que o caso concreto se enquadrava à perfeição na hipótese de incidência descrita na
Súmula Vinculante, o advogado da parte prejudicada decidiu que levaria a questão ao conhecimento dos
Tribunais Superiores.” À luz da sistemática constitucional e do entendimento adotado pelos Tribunais
Superiores a respeito da temática, é correto afirmar que o instrumento processual mais adequado e
célere a ser utilizado é:
a) A reclamação dirigida ao Supremo Tribunal Federal.
b) O recurso especial dirigido ao Superior Tribunal de Justiça.
c) O recurso ordinário dirigido ao Superior Tribunal de Justiça.
d) O mandado de segurança dirigido ao Supremo Tribunal Federal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1869543
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/470911
1000) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/541409
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2017
Direito Constitucional - Das Súmulas Vinculantes (art. 103-A da CF/1988)
A cerca das súmulas de efeito vinculante, analise as afirmações:
 
I. O cancelamento de uma súmula vinculante pode se originar por proposição do Tribunal de Justiça
do Estado do Minas Gerais.
 
II. A proposta de edição, revisão ou cancelamento de enunciado de súmula vinculante implica a
suspensão dos processos em que se discuta a mesma questão.
 
III. Podem ser editadas pelo Supremo Tribunal Federal, em relação a questões constitucionais, e
pelo Superior Tribunal de Justiça, em relação a questões infraconstitucionais.
 
IV. É possível a edição de sumula vinculante que tenha por objeto matéria de natureza penal
 
Está correto somente o que se afirma em:
a) I e III.
b) II e IV.
c) I e IV.
d) III e IV.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/541409
Gabarito
801) D 802) B 803) B 804) D 805) A 806) D 807) A
808) B 809) B 810) C 811) C 812) A 813) C 814) C
815) A 816) D 817) D 818) D 819) A 820) C 821) E
822) E 823) B 824) Anulada 825) A 826) C 827) A 828) C
829) D 830) B 831) A 832) D 833) D 834) B 835) B
836) A 837) C 838) A 839) A 840) D 841) B 842) D
843) E 844) C 845) B 846) E 847) A 848) C 849) B
850) C 851) B 852) E 853) A 854) B 855) D 856) C
857) B 858) C 859) D 860) D 861) Certo 862) B 863) D
864) D 865) B 866) E 867) D 868) A 869) B 870) E
871) E 872) A 873) D 874) C 875) B 876) D 877) E
878) C 879) C 880) D 881) A 882) D 883) B 884) A
885) C 886) C 887) A 888) B 889) C 890) E 891) E
892) A 893) D 894) D 895) Anulada 896) B 897) A 898) B
899) C 900) D 901) C 902) A 903) E 904) D 905) A
906) D 907) A 908) B 909) C 910) A 911) E 912) E
913) D 914) D 915) B 916) D 917) C 918) A 919) C
920) A 921) B 922) A 923) A 924) D 925) B 926) B
927) A 928) Anulada 929) B 930) C 931) D 932) A 933) B
934) D 935) A 936) C 937) A 938) E 939) A 940) B
941) A 942) B 943) E 944) D 945) D 946) A 947) A
948) D 949) A 950) D 951) A 952) A 953) B 954) D
955) B 956) D 957) A 958) C 959) D 960) C 961) C
962) A 963) E 964) A 965) D 966) D 967) Errado 968) Errado
969) D 970) D 971) Anulada 972) D 973) D 974) D 975) B
976) A 977) B 978) C 979) B 980) E 981) D 982) Certo
983) E 984) D 985) C 986) C 987) B 988) A 989) C
990) B 991) D 992) C 993) C 994) C 995) A 996) C
997) D 998) C 999) A 1000) C

Mais conteúdos dessa disciplina