Buscar

Valdo- Princípios da Climatologia e Hidrologia - D 20231 C

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Mauricio de Nassau UNINASSAU
CURSO: Gestão Ambiental
DISCIPLINA:  Princípios da Climatologia e Hidrologia - D.20231.C
ALUNO: 01418436
Valdo Souza Caldeira
Considerando os estudos da nossa disciplina e o conteúdo da unidade 4 do e-book, elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre: 
1. O efeito estufa é necessário para o nosso planeta? Quais as consequências da interferência humana neste processo? O efeito estufa tem a ver com as Mudanças Climáticas?
O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na Terra. Ele consiste em uma camada de gases que envolve o planeta. Podemos comparar o efeito estufa como um "cobertor" que envolve a Terra e a mantém em temperatura adequada para a vida.
Porém, nas últimas décadas, a emissão de gases poluentes, decorrentes de atividades humanas, aumentaram a concentração desses gases na atmosfera. Com isso, a camada de gases ficou mais espessa, dificultando a dispersão da radiação solar e provocando maior retenção de calor.
É justamente essa retenção de calor que provocou o aumento de temperatura na Terra, o chamado aquecimento global.
Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada. O efeito estufa é um fenômeno natural, mas é intensificado devido à crescente queima dos combustíveis fósseis que representam a base da industrialização e de muitas atividades humanas. Portanto, O efeito estufa é um fenômeno natural extremamente importante que possibilita a vida no planeta, mantendo a temperatura adequada e garantindo o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada, de acordo com Toda Matéria.
Diante desse cenário, inúmeras são as consequências advindas da ação do homem, sejam elas no campo da ciência, tecnologia, urbanismo ou na natureza. Ondas de calor intensa, chuvas carregadas, ar seco e chuvas volumosas, podem ser exemplos resultantes da intervenção humana na natureza.
Tais ações, podem influenciar drasticamente na variação das temperaturas, como a queima de combustíveis, que resulta na maior emissão de monóxido de carbono, e consequentemente impacta e contribui para o aumento da velocidade do aquecimento global, ou pelo desmatamento, diminuindo assim, a oxigenação do ar e o sequestro do gás carbônico da atmosfera, realizado pelas plantas.
Com isso, a atuação humana proporciona alterações no ecossistema e, que por consequência, afetam a vida de toda a população. Situações como a que vivemos neste momento, em que o inverno apresenta temperaturas semelhantes às do verão, ocasionam uma aceleração no ciclo de diferentes espécies, influenciando a quantidade de indivíduos de um ecossistema.
O efeito estufa tem a ver com as Mudanças Climáticas, Como muitas atividades humanas emitem uma grande quantidade de gases formadores do efeito estufa (GEEs), esta camada tem ficado cada vez mais espessa, retendo mais calor na Terra, aumentando a temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos e ocasionando o aquecimento global. Quando aumenta a concentração de gases na atmosfera (por exemplo, do gás carbônico), o efeito estufa fica mais intenso e, portanto, fica mais difícil o calor ir para o espaço. Essa diferença causa o aquecimento da baixa atmosfera, elevando a temperatura média da Terra e causando mudanças climáticas.
Sabemos que esse problema é resultado de um sistema complexo, como a queima de combustíveis fósseis para produção de energia, atividades industriais, transporte, desmatamento e agropecuária. 
Além das soluções apontadas no tópico anterior, a consciência coletiva, por parte das ongs, empresas e população tem um papel fundamental para o bom desenvolvimento, econômico, social e ambiental.
Referências Bibliográficas
Acesso no dia 10/04/2023
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais.htm
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-mudancas-climaticas.htm
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consequencias-do-aquecimento-global.htm

Outros materiais