Buscar

JOAO- Auditoria Pública - D1 20222 B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)
Auditoria Pública - D1.20222.B
 AV1 - Atividade Contextualizada
 JOÃO AMANCIO FARIAS GOMES
01483573
Superior Tecnólogo em Gestão Pública
Desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito ao balanço financeiro de instituições públicas. 
· A auditoria pública é um ramo específico da Contabilidade que auxilia todos os gestores quanto a execução dos serviços e lançamentos contábeis, e pode ser interna, por funcionário de dentro da instituição, ou externa, quando é feita pelo Tribunal de Contas da União.
·  Considerando os estudos realizados por você na nossa disciplina e o material do e-book, você deve realizar um texto argumentativo-dissertativo sobre Conceito, objetivos e planejamento dos trabalhos de auditoria.
A gestão pública deve ter como objetivo constante a busca pela eficiência, mesmo com a escassez de recursos e as diversas demandas apresentadas pela sociedade, a gestão pública deve encontrar o equilíbrio, e a melhor aplicabilidade da verba destinada a cada setor da administração pública. A auditoria governamental tem como objetivo a preservação do patrimônio público, e zela pela correta e transparente aplicação dos recursos. Ainda que seja difícil a boa parte do serviço público entender a auditoria como um instrumento benéfico, os resultados podem ser utilizados como técnicas de gestão que promovem maior número de informações e a garantia de transparência no desenvolvimento das atividades, proporcionando melhorias na gestão do bem público.
A cada dia mais a sociedade brasileira tem cobrando dos políticos e governantes maior desempenho e controle nos gastos públicos. Em consequência os gestores públicos estão sendo pressionados a desenvolver sistemas administrativos que resultem na execução de serviços mais eficientes e eficazes. Também se exige cada vez mais que os gastos públicos sejam fiscalizados e demonstrados. Assim, a Auditoria Pública se apresenta como um instrumento para a administração pública, oportunizando respostas as estas indagações e atendendo os dispositivos legais, bem como oportunizando maior controle e eficiência na gestão pública.
A auditoria pública com o objetivo de buscar identificar e avaliar os resultados da administração, antecipando possíveis erros, evitando desperdícios, omissão, improbidades e negligência dos gestores, possibilitando maior segurança, legitimidade, legalidade, economicidade, eficiência e eficácia nas ações. Como você vai constatar, a auditoria pública é um instrumento de trabalho importantíssimo na administração pública, tanto nas ações de fiscalização, como de gestão pública.
Na auditoria pública, o objetivo é avaliar a gestão pública que envolve o gerenciamento e aplicação dos recursos públicos. Assim, podemos conceber na auditoria uma ação fiscalizadora, em que se apontam irregularidades, truques e fraudes; uma ação de gestão, em que se analisam a produção, a produtividade e avaliam-se os resultados alcançados e uma ação operacional de resultados, em que se estudam e analisam as transações sob a ótica da economicidade, da eficiência e da eficácia.
A auditoria tem por objetivo primordial garantir resultados operacionais na gerência da coisa pública. É exercida nos meandros da máquina pública em todas as unidades e entidades públicas, observando os aspectos relevantes relacionados à avaliação dos programas de governo e da gestão pública.
A auditoria exerce uma importante atividade na consecução do bem-comum. O auditor avalia os resultados das políticas públicas prevenindo situações, garantindo resultados sociais das ações do governo, e projetando situações sociais. O trabalho do auditor assegura ao cidadão o direito de uma boa gestão dos recursos públicos.
O planejamento de auditoria é fundamental para estruturar um bom processo de auditoria para a empresa, seja ela interna ou externa.
É importante ressaltar que, sempre que uma auditoria for realizada, é importante ter o cuidado de não deixar que análises tendenciosas prejudiquem os dados
Para garantir que a auditoria seja realizada de forma completa e eficiente, é fundamental determinar quais serão as atividades realizadas antes dessa auditoria propriamente dita.
O planejamento começará a partir da elaboração de um plano de ação para que a auditoria seja devidamente executada. Nesse plano, precisam estar previstas todas as atividades que serão realizadas, de forma organizada em uma linha do tempo.
Além disso, um escopo com os processos, departamentos e produtos que irão passar pela auditoria também precisa ser feito.
Isso irá nortear as ações durante a auditoria, permitindo que os responsáveis consigam focar nos pontos realmente importantes, sem confusões.
Para tornar o processo ainda mais eficiente, é importante que o responsável pela auditoria pontue toda a documentação necessária, como procedimentos de qualidade ou políticas, e crie uma lista das pessoas que deverão ser entrevistadas no processo.
O planejamento de auditoria irá ajudar, portanto, a direcionar as atividades que serão realizadas pelos auditores, tanto em auditorias internas quanto em auditorias externas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. 1988. 16. ed. atual. em 2001 Brasília: Centro de Documentação e Informação, 2001. 407p.
 ______. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/L4320.htm. Acessado em 25 ou. 2022
. _______. Lei nº 4.728, de 14 de julho de 1965. Disciplina o mercado de capitais e estabelece medidas para o seu desenvolvimento. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L4728.htm. Acessado em 25 out. 2022
 https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/22716593.pdf

Outros materiais