Buscar

Cópia de ficha_b_(3)

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DA BRINQUEDOTECA
	Acadêmico: Fulano de tal Turma: PED2381 Matrícula: 0001545
	Disciplina: Metodologia e Conteúdos Básicos de História
	A data da aplicação e/ou observação: 07/06/2023
	O tema escolhido: Folclore brasileiro
Na data de sete de junho de dois e vinte e três fizemos a observação da brinquedoteca na disciplina de Metodologia e Conteúdos Básicos de História, no curso de Pedagogia turma flex.
A proposta apresentada tinha por objetivo trabalhar figuras do folclore brasileiro. Para desenvolver a atividade foi proposto um jogo da memória sobre o folclore. As habilidades da Base Nacional Comum Curricular - BNCC - possíveis de serem desenvolvidas através desta atividade são: EF02HI08, EF03HI03, EF05HI03, EF05HI10, EF06HI08, EF15LP15, EI03EF03, EF69AR34.
Esse jogo destina-se a alunos mais novos, do Ensino Fundamental e trabalha a cultura popular brasileira. Para o jogo de memória, foram selecionadas 13 figuras do folclore brasileiro. São elas: Boitatá, Boi Vaquim, Boiúna, Boto Encantado, Curupira, Caipora, Cuca, Corpo-seco, Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Mapinguari, Matinta Pereira e Saci-Pererê. 
As imagens que ilustram as cartas são do artista Rodval Matias e foram feitas especialmente para esse jogo.
Através do jogo de memória do folclore alcançamos os objetivos de revisar figuras clássicas do folclore e iniciar o conteúdo/estudo sobre o folclore.
O uso de jogos de mesa, como o jogo da memória, possibilita o trabalho com habilidades da BNCC e retoma a ludicidade no ensino de história. Além disso, esta metodologia ativa permite que o aluno se torne protagonista na construção de sua própria aprendizagem.
Os pontos positivos podem ser destacados como: aprendizagem significativa, uso de metodologias ativas, ludicidade e brincadeiras no ensino. Não observamos pontos negativos na atividade realizada.

Continue navegando