Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Desenho

User badge image
Jorge Martin

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No desenho de superfícies curvas, como um círculo, as linhas de centro são representadas em fina espessura e formadas por traço e ponto. É através da linha de centro que se define a localização de furos, como aqueles a serem feitos por furadeiras para a fixação de determinada peça industrial.
Diante desse contexto, para que servem as linhas de centro?
a) São utilizadas para indicar a simetria na peça e indicar o centro de massa.
b) São utilizadas para centralizar os desenhos no papel onde será feito o esboço.
c) São utilizadas para localizar o centro de uma peça, para que possamos utilizar deste meio em projetos que necessitem de rotação em sua estrutura.
d) São utilizadas para indicar os eixos em corpos de rotação e formas simétricas secundárias do objeto.

O margeamento de formatos de papel do tipo A, assim como as próprias dimensões do papel, respeita o padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. De acordo com a norma brasileira, a padronização do papel está vinculada ao formato A0, um retângulo cujos lados medem 841 mm e 1.189 mm, com área de 1 m². Assim, todos os outros formatos da série A são gerados a partir deste formato padrão.
Sobre os vários tamanhos padronizados de papel utilizados na área técnica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O tamanho do formato A1 é 594 x 841 mm.
( ) O tamanho do formato A2 é 297 x 420 mm.
( ) O tamanho do formato A3 é 420 x 594 mm.
( ) O tamanho do formato A4 é 210 x 297 mm.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - V - F.
d) F - F - V - F.

No momento em que se evidenciam os valores atrelados ao desenho técnico, estes extrapolam a representação gráfica do objeto em si. O desenho técnico também expressa as dimensões do objeto, englobando a representação gráfica de um valor numérico em uma determinada unidade de medida. Esse tipo de representação gráfica, evidenciada através do uso de linhas, símbolos e respectivas notas, é denominado cotagem, usada com a finalidade de expressar características técnicas do objeto representado.
Com base na cotagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As linhas auxiliar (ou de extensão) e as linhas de cota devem possuir a mesma espessura, ou seja, devem ser representadas por linha grossa e traço contínuo.
( ) Em linhas de cota definidas na posição horizontal, os números que expressam suas dimensões devem ser estabelecidos acima desta linha.
( ) Em desenho técnico, as cotas devem ser expressas em milímetro, centímetro ou metro, porém, a unidade de medida - mm, cm ou m - não deve ser evidenciada ao lado da cota.
( ) A unidade de medida deve ser exposta na legenda, ou seja, para cada desenho deve ser empregada uma única unidade de medida.
A - F - V - F - V.
B - F - F - F - F.
C - F - V - V - V.
D - V - V - V - V.

O uso de diferentes tipos de linhas e espessuras, principalmente em detalhes construtivos, facilita a compreensão do projeto, principalmente no que se refere à fase de execução (construção) de determinado objeto. De acordo com a padronização de linhas definidas na NBR 8403, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Linha grossa e traço contínuo.
II- Linha fina e traço contínuo.
III- Linha média tracejada.
a) III - I - II.
b) I - II - III.
c) II - III - I.
d) II - I - III.

O entendimento de um desenho técnico depende da capacidade de visualização espacial do leitor, imaginando sua configuração mesmo sem a captura visual do objeto.
Diante desta habilidade, desejável a todo profissional projetista e/ou da área técnica, qual é a finalidade da visão espacial para o desenho de um objeto qualquer, como de uma peça automotiva?
a) É a capacidade de percepção mental de formas espaciais do objeto, porém necessita que o projetista visualize o objeto fisicamente.
b) É a capacidade de desenhar um objeto e retirar todas as suas informações técnicas, como tipo de material, cor e aplicação.
c) É a capacidade de visualizar e conceber mentalmente um objeto e suas formas espaciais, nas três dimensões, a partir de uma figura plana ou esboço simples.
d) É a capacidade de visualizar um desenho sem informações técnicas dimensionais e, intuitivamente, conseguir definir o tamanho do objeto.

Vários tamanhos padronizados de papel são usados no desenho de projetos. De acordo com a norma brasileira, a padronização do papel está vinculada ao formato A0, um retângulo cujos lados medem 841 mm e 1.189 mm, com área de 1 m². Assim, todos os outros formatos da série A são gerados a partir deste formato padrão.
Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O formato A0 é o dobro do formato A1, o formato A2 é o dobro do tamanho do formato A3 e assim por diante.
II- O formato A8 é a metade do tamanho do formato A4, o formato A4 é a metade do tamanho do formato A2 e assim por diante.
III- O formato A8 é o dobro do tamanho do formato A4, o formato A4 é o dobro do tamanho do formato A2 e assim por diante.
IV- O formato A0 é a metade do tamanho do formato A1, o formato A2 é a metade do tamanho do formato A3 e assim por diante.
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) Somente a sentença IV está correta.

Para desenvolver as técnicas fundamentais de desenho, principalmente no que se refere ao desenho projetivo, trabalhando com planos de projeção e respectivas vistas ortográficas, indica-se a utilização de instrumentos na execução de desenho técnico. Entre os principais instrumentos de desenho técnico, merecem destaque o escalímetro, o compasso, o transferidor e o esquadro.
Com relação à importância de manusear estes instrumentos, principalmente para quem não domina o desenho em ambiente virtual (computador), associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Esquadro isósceles.
II- Esquadro escaleno.
III- Régua T.
IV- Transferidor.
A - III - I - IV - II.
B - IV - I - III - II.
C - III - II - IV - I.
D - I - III - II - IV.

A escala, recurso diretamente relacionado à atividade de desenho técnico, é a proporção definida entre as dimensões de um objeto e as dimensões de sua representação gráfica.
Diante das inúmeras possibilidades de utilização da escala na área técnica, qual é a escala utilizada em um desenho com dimensão de 42,5 mm enquanto sua dimensão real é de 255 mm?
a) A escala é 1:6.
b) A escala é 6:1.
c) A escala é 1:5.
d) A escala é 2:1.

Quando se fala em desenho técnico, seus valores vão além da representação gráfica de um determinado objeto, vão além dos valores referentes à projeção ortogonal, planos de projeção e vistas. Elementos textuais e dimensionais devem complementar as informações que não podem ser expressas apenas em desenho. Desenhos, textos, símbolos e dimensões devem funcionar em conjunto, evidenciando aquilo que conhecemos por desenho técnico. No que se refere ao ato de destacar as dimensões em projeto, a NBR ABNT 10126 padroniza o uso de cotas em desenho técnico.
Sobre as cotas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cotagem é a representação numérica da dimensão real de determinado objeto.
( ) A cotagem é representada através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida.
( ) A cotagem necessária para descrever uma peça industrial deve ser representada diretamente no desenho e deve ser localizada no canto superior direito da folha.
( ) As unidades de medida não devem ser evidenciadas ao lado das cotas, devendo ser expostas na legenda, ou seja, para cada desenho deve ser empregada uma única unidade de medida.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) V - V - V - F.

O uso de diferentes tipos de linhas, como a contínua e a tracejada, hierarquiza a visualização do objeto representado, desenvolvendo a capacidade de visualização espacial do observador.
Diante do uso de diferentes tipos de linhas na representação gráfica, analise as sentenças a seguir:
I- Os contornos não visíveis (linhas tracejadas) sempre prevalecem sobre os contornos visíveis (linhas contínuas) na representação de um objeto.
II- As linhas de chamada e de cota devem possuir a mesma espessura na representação de um objeto.
III- As linhas de referência devem ser representadas com espessura superior aos contornos visíveis (linhas contínuas) na representação de um objeto.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) Somente a sentença I está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No desenho de superfícies curvas, como um círculo, as linhas de centro são representadas em fina espessura e formadas por traço e ponto. É através da linha de centro que se define a localização de furos, como aqueles a serem feitos por furadeiras para a fixação de determinada peça industrial.
Diante desse contexto, para que servem as linhas de centro?
a) São utilizadas para indicar a simetria na peça e indicar o centro de massa.
b) São utilizadas para centralizar os desenhos no papel onde será feito o esboço.
c) São utilizadas para localizar o centro de uma peça, para que possamos utilizar deste meio em projetos que necessitem de rotação em sua estrutura.
d) São utilizadas para indicar os eixos em corpos de rotação e formas simétricas secundárias do objeto.

O margeamento de formatos de papel do tipo A, assim como as próprias dimensões do papel, respeita o padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. De acordo com a norma brasileira, a padronização do papel está vinculada ao formato A0, um retângulo cujos lados medem 841 mm e 1.189 mm, com área de 1 m². Assim, todos os outros formatos da série A são gerados a partir deste formato padrão.
Sobre os vários tamanhos padronizados de papel utilizados na área técnica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O tamanho do formato A1 é 594 x 841 mm.
( ) O tamanho do formato A2 é 297 x 420 mm.
( ) O tamanho do formato A3 é 420 x 594 mm.
( ) O tamanho do formato A4 é 210 x 297 mm.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - V - F.
d) F - F - V - F.

No momento em que se evidenciam os valores atrelados ao desenho técnico, estes extrapolam a representação gráfica do objeto em si. O desenho técnico também expressa as dimensões do objeto, englobando a representação gráfica de um valor numérico em uma determinada unidade de medida. Esse tipo de representação gráfica, evidenciada através do uso de linhas, símbolos e respectivas notas, é denominado cotagem, usada com a finalidade de expressar características técnicas do objeto representado.
Com base na cotagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As linhas auxiliar (ou de extensão) e as linhas de cota devem possuir a mesma espessura, ou seja, devem ser representadas por linha grossa e traço contínuo.
( ) Em linhas de cota definidas na posição horizontal, os números que expressam suas dimensões devem ser estabelecidos acima desta linha.
( ) Em desenho técnico, as cotas devem ser expressas em milímetro, centímetro ou metro, porém, a unidade de medida - mm, cm ou m - não deve ser evidenciada ao lado da cota.
( ) A unidade de medida deve ser exposta na legenda, ou seja, para cada desenho deve ser empregada uma única unidade de medida.
A - F - V - F - V.
B - F - F - F - F.
C - F - V - V - V.
D - V - V - V - V.

O uso de diferentes tipos de linhas e espessuras, principalmente em detalhes construtivos, facilita a compreensão do projeto, principalmente no que se refere à fase de execução (construção) de determinado objeto. De acordo com a padronização de linhas definidas na NBR 8403, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Linha grossa e traço contínuo.
II- Linha fina e traço contínuo.
III- Linha média tracejada.
a) III - I - II.
b) I - II - III.
c) II - III - I.
d) II - I - III.

O entendimento de um desenho técnico depende da capacidade de visualização espacial do leitor, imaginando sua configuração mesmo sem a captura visual do objeto.
Diante desta habilidade, desejável a todo profissional projetista e/ou da área técnica, qual é a finalidade da visão espacial para o desenho de um objeto qualquer, como de uma peça automotiva?
a) É a capacidade de percepção mental de formas espaciais do objeto, porém necessita que o projetista visualize o objeto fisicamente.
b) É a capacidade de desenhar um objeto e retirar todas as suas informações técnicas, como tipo de material, cor e aplicação.
c) É a capacidade de visualizar e conceber mentalmente um objeto e suas formas espaciais, nas três dimensões, a partir de uma figura plana ou esboço simples.
d) É a capacidade de visualizar um desenho sem informações técnicas dimensionais e, intuitivamente, conseguir definir o tamanho do objeto.

Vários tamanhos padronizados de papel são usados no desenho de projetos. De acordo com a norma brasileira, a padronização do papel está vinculada ao formato A0, um retângulo cujos lados medem 841 mm e 1.189 mm, com área de 1 m². Assim, todos os outros formatos da série A são gerados a partir deste formato padrão.
Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O formato A0 é o dobro do formato A1, o formato A2 é o dobro do tamanho do formato A3 e assim por diante.
II- O formato A8 é a metade do tamanho do formato A4, o formato A4 é a metade do tamanho do formato A2 e assim por diante.
III- O formato A8 é o dobro do tamanho do formato A4, o formato A4 é o dobro do tamanho do formato A2 e assim por diante.
IV- O formato A0 é a metade do tamanho do formato A1, o formato A2 é a metade do tamanho do formato A3 e assim por diante.
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) Somente a sentença IV está correta.

Para desenvolver as técnicas fundamentais de desenho, principalmente no que se refere ao desenho projetivo, trabalhando com planos de projeção e respectivas vistas ortográficas, indica-se a utilização de instrumentos na execução de desenho técnico. Entre os principais instrumentos de desenho técnico, merecem destaque o escalímetro, o compasso, o transferidor e o esquadro.
Com relação à importância de manusear estes instrumentos, principalmente para quem não domina o desenho em ambiente virtual (computador), associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Esquadro isósceles.
II- Esquadro escaleno.
III- Régua T.
IV- Transferidor.
A - III - I - IV - II.
B - IV - I - III - II.
C - III - II - IV - I.
D - I - III - II - IV.

A escala, recurso diretamente relacionado à atividade de desenho técnico, é a proporção definida entre as dimensões de um objeto e as dimensões de sua representação gráfica.
Diante das inúmeras possibilidades de utilização da escala na área técnica, qual é a escala utilizada em um desenho com dimensão de 42,5 mm enquanto sua dimensão real é de 255 mm?
a) A escala é 1:6.
b) A escala é 6:1.
c) A escala é 1:5.
d) A escala é 2:1.

Quando se fala em desenho técnico, seus valores vão além da representação gráfica de um determinado objeto, vão além dos valores referentes à projeção ortogonal, planos de projeção e vistas. Elementos textuais e dimensionais devem complementar as informações que não podem ser expressas apenas em desenho. Desenhos, textos, símbolos e dimensões devem funcionar em conjunto, evidenciando aquilo que conhecemos por desenho técnico. No que se refere ao ato de destacar as dimensões em projeto, a NBR ABNT 10126 padroniza o uso de cotas em desenho técnico.
Sobre as cotas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cotagem é a representação numérica da dimensão real de determinado objeto.
( ) A cotagem é representada através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida.
( ) A cotagem necessária para descrever uma peça industrial deve ser representada diretamente no desenho e deve ser localizada no canto superior direito da folha.
( ) As unidades de medida não devem ser evidenciadas ao lado das cotas, devendo ser expostas na legenda, ou seja, para cada desenho deve ser empregada uma única unidade de medida.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) V - V - V - F.

O uso de diferentes tipos de linhas, como a contínua e a tracejada, hierarquiza a visualização do objeto representado, desenvolvendo a capacidade de visualização espacial do observador.
Diante do uso de diferentes tipos de linhas na representação gráfica, analise as sentenças a seguir:
I- Os contornos não visíveis (linhas tracejadas) sempre prevalecem sobre os contornos visíveis (linhas contínuas) na representação de um objeto.
II- As linhas de chamada e de cota devem possuir a mesma espessura na representação de um objeto.
III- As linhas de referência devem ser representadas com espessura superior aos contornos visíveis (linhas contínuas) na representação de um objeto.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) Somente a sentença I está correta.

Prévia do material em texto

1No desenho de superfícies curvas, como um círculo, as linhas de centro são 
representadas em fina espessura e formadas por traço e ponto. É através da linha 
de centro que se define a localização de furos, como aqueles a serem feitos por 
furadeiras para a fixação de determinada peça industrial. Diante desse contexto, 
para que servem as linhas de centro? 
A 
São utilizadas para localizar o centro de uma peça, para que possamos utilizar 
deste meio em projetos que necessitem de rotação em sua estrutura. 
B 
São utilizadas para indicar a simetria na peça e indicar o centro de massa. 
C 
São utilizadas para indicar os eixos em corpos de rotação e formas simétricas 
secundárias do objeto. 
D 
São utilizadas para centralizar os desenhos no papel onde será feito o esboço. 
2O margeamento de formatos de papel do tipo A, assim como as próprias 
dimensões do papel, respeita o padrão estabelecido pela Associação Brasileira de 
Normas Técnicas. De acordo com a norma brasileira, a padronização do papel está 
vinculada ao formato A0, um retângulo cujos lados medem 841 mm e 1.189 mm, 
com área de 1 m². Assim, todos os outros formatos da série A são gerados a partir 
deste formato padrão. Sobre os vários tamanhos padronizados de papel utilizados 
na área técnica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) O tamanho do formato A1 é 594 x 841 mm. 
( ) O tamanho do formato A2 é 297 x 420 mm. 
( ) O tamanho do formato A3 é 420 x 594 mm. 
( ) O tamanho do formato A4 é 210 x 297 mm. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A 
F - F - V - F. 
B 
V - F - F - V. 
C 
F - V - V - F. 
D 
V - V - F - F. 
3No momento em que se evidenciam os valores atrelados ao desenho técnico, 
estes extrapolam a representação gráfica do objeto em si. O desenho técnico 
também expressa as dimensões do objeto, englobando a representação gráfica de 
um valor numérico em uma determinada unidade de medida. Esse tipo de 
representação gráfica, evidenciada através do uso de linhas, símbolos e respectivas 
notas, é denominado cotagem, usada com a finalidade de expressar características 
técnicas do objeto representado. Com base na cotagem, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) As linhas auxiliar (ou de extensão) e as linhas de cota devem possuir a mesma 
espessura, ou seja, devem ser representadas por linha grossa e traço contínuo. 
( ) Em linhas de cota definidas na posição horizontal, os números que expressam 
suas dimensões devem ser estabelecidos acima desta linha. 
( ) Em desenho técnico, as cotas devem ser expressas em milímetro, centímetro 
ou metro, porém, a unidade de medida - mm, cm ou m - não deve ser evidenciada 
ao lado da cota. 
( ) A unidade de medida deve ser exposta na legenda, ou seja, para cada desenho 
deve ser empregada uma única unidade de medida. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A 
F - V - F - V. 
B 
F - F - F - F. 
C 
F - V - V - V. 
D 
V - V - V - V. 
4O uso de diferentes tipos de linhas e espessuras, principalmente em detalhes 
construtivos, facilita a compreensão do projeto, principalmente no que se refere à 
fase de execução (construção) de determinado objeto. De acordo com a 
padronização de linhas definidas na NBR 8403, associe os itens, utilizando o código 
a seguir: 
 
I- Linha grossa e traço contínuo. 
II- Linha fina e traço contínuo. 
III- Linha média tracejada. 
 
( ) Arestas e contornos não visíveis. 
( ) Arestas e contornos visíveis. 
( ) Linhas de cotas. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A 
II - I - III. 
B 
III - I - II. 
C 
II - III - I. 
D 
I - II - III. 
5O entendimento de um desenho técnico depende da capacidade de visualização 
espacial do leitor, imaginando sua configuração mesmo sem a captura visual do 
objeto. Diante desta habilidade, desejável a todo profissional projetista e/ou da 
área técnica, qual é a finalidade da visão espacial para o desenho de um objeto 
qualquer, como de uma peça automotiva? 
A 
É a capacidade de percepção mental de formas espaciais do objeto, porém 
necessita que o projetista visualize o objeto fisicamente. 
B 
É a capacidade de visualizar um desenho sem informações técnicas dimensionais e, 
intuitivamente, conseguir definir o tamanho do objeto. 
C 
É a capacidade de visualizar e conceber mentalmente um objeto e suas formas 
espaciais, nas três dimensões, a partir de uma figura plana ou esboço simples. 
D 
É a capacidade de desenhar um objeto e retirar todas as suas informações técnicas, 
como tipo de material, cor e aplicação. 
6Vários tamanhos padronizados de papel são usados no desenho de projetos. De 
acordo com a norma brasileira, a padronização do papel está vinculada ao formato 
A0, um retângulo cujos lados medem 841 mm e 1.189 mm, com área de 1 m². 
Assim, todos os outros formatos da série A são gerados a partir deste formato 
padrão. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- O formato A0 é o dobro do formato A1, o formato A2 é o dobro do tamanho do 
formato A3 e assim por diante. 
II- O formato A8 é a metade do tamanho do formato A4, o formato A4 é a metade 
do tamanho do formato A2 e assim por diante. 
III- O formato A8 é o dobro do tamanho do formato A4, o formato A4 é o dobro do 
tamanho do formato A2 e assim por diante. 
IV- O formato A0 é a metade do tamanho do formato A1, o formato A2 é a metade 
do tamanho do formato A3 e assim por diante. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A 
Somente a sentença II está correta. 
B 
Somente a sentença III está correta. 
C 
Somente a sentença I está correta. 
D 
Somente a sentença IV está correta. 
7Para desenvolver as técnicas fundamentais de desenho, principalmente no que se 
refere ao desenho projetivo, trabalhando com planos de projeção e respectivas 
vistas ortográficas, indica-se a utilização de instrumentos na execução de desenho 
técnico. Entre os principais instrumentos de desenho técnico, merecem destaque o 
escalímetro, o compasso, o transferidor e o esquadro. Com relação à importância 
de manusear estes instrumentos, principalmente para quem não domina o 
desenho em ambiente virtual (computador), associe os itens utilizando o código a 
seguir: 
 
I- Esquadro isósceles. 
II- Esquadro escaleno. 
III- Régua T. 
IV- Transferidor. 
 
( ) Instrumento utilizado no traçado de paralelas, geralmente horizontais, 
funciona em mesas-prancheta, nas quais desliza verticalmente, mantendo a 
horizontalidade da régua. 
( ) Composto por dois ângulos de 45º e um ângulo de 90º. 
( ) Instrumento utilizado na construção e medição de ângulos. 
( ) Composto por ângulos de 30º, 60º e 90º. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A 
III - I - IV - II. 
B 
IV - I - III - II. 
C 
III - II - IV - I. 
D 
I - III - II - IV. 
8A escala, recurso diretamente relacionado à atividade de desenho técnico, é a 
proporção definida entre as dimensões de um objeto e as dimensões de sua 
representação gráfica. Diante das inúmeras possibilidades de utilização da escala 
na área técnica, qual é a escala utilizada em um desenho com dimensão de 42,5 
mm enquanto sua dimensão real é de 255 mm? 
A 
A escala é 6:1. 
B 
A escala é 1:6. 
C 
A escala é 1:5. 
D 
A escala é 2:1. 
9Quando se fala em desenho técnico, seus valores vão além da representação 
gráfica de um determinado objeto, vão além dos valores referentes à projeção 
ortogonal, planos de projeção e vistas. Elementos textuais e dimensionais devem 
complementar as informações que não podem ser expressas apenas em desenho. 
Desenhos, textos, símbolos e dimensões devem funcionar em conjunto, 
evidenciando aquilo que conhecemos por desenho técnico. No que se refere ao ato 
de destacar as dimensões em projeto, a NBR ABNT 10126 padroniza o uso de cotas 
em desenho técnico. Sobre as cotas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas: 
 
( ) Cotagem é a representação numérica da dimensão real de determinado objeto. 
( ) Acotagem é representada através de linhas, símbolos, notas e valor numérico 
numa unidade de medida. 
( ) A cotagem necessária para descrever uma peça industrial deve ser 
representada diretamente no desenho e deve ser localizada no canto superior 
direito da folha. 
( ) As unidades de medida não devem ser evidenciadas ao lado das cotas, 
devendo ser expostas na legenda, ou seja, para cada desenho deve ser empregada 
uma única unidade de medida. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A 
V - V - V - F. 
B 
V - F - F - F. 
C 
F - V - F - V. 
D 
F - F - V - V. 
10O uso de diferentes tipos de linhas, como a contínua e a tracejada, hierarquiza a 
visualização do objeto representado, desenvolvendo a capacidade de visualização 
espacial do observador. Diante do uso de diferentes tipos de linhas na 
representação gráfica, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Os contornos não visíveis (linhas tracejadas) sempre prevalecem sobre os 
contornos visíveis (linhas contínuas) na representação de um objeto. 
II- As linhas de chamada e de cota devem possuir a mesma espessura na 
representação de um objeto. 
III- As linhas de referência devem ser representadas com espessura superior aos 
contornos visíveis (linhas contínuas) na representação de um objeto. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A 
Somente a sentença I está correta. 
B 
Somente a sentença III está correta. 
C 
As sentenças I e II estão corretas. 
D 
Somente a sentença II está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina