Buscar

Av2 - Práticas Corporais das Brincadeiras aos Esportes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 – Práticas Corporais das Brincadeiras aos Esportes
EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA 8º SEMESTRE
1) De modo geral, atividade física é tudo que requer movimento. Dessa maneira, a atividade física se subdivide em vários elementos, sendo um deles a prática corporal e outro o exercício físico. A intervenção realizada pelo professor de Educação Física envolve a importância da diferenciação entre os termos. Neste sentido, leia as afirmações e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A atividade física e a prática corporal têm em comum o fato de promover aos seus adeptos o alcance de resultados esperados e comprovados cientificamente.
( ) A atividade física e a prática corporal têm em comum a intenção de desenvolvimento corporal ou a melhora da saúde, buscando melhorias na aptidão física do sujeito.
( ) A diferença entre atividade física e prática corporal são a intencionalidade e a consideração do praticante como sujeito social, fatores presentes mais fortemente na prática corporal.
( ) A diferença entre atividade física e prática corporal são a intencionalidade e a consideração do praticante como sujeito social, fatores presentes mais fortemente na atividade física.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) V – V – V – V
b) V – F – F – V
c) F – F – V – F Alternativa Assinalada
d) F – F – F – F
e) F – V – F – V
2) A todo momento, novas práticas corporais surgem e ganham muitos adeptos no mundo inteiro, tornando-se referência para crianças e jovens. Dessa maneira, a escola pode propor essas inovações nas aulas Educação Física e ampliar o conhecimento e a oportunidade de prática dos estudantes. Dentre estas inovações estão as práticas de aventuras. Sobre o ensino das práticas corporais de aventura, analise as afirmativas abaixo:
I. O professor deve reconhecer potencialidades e dificuldades dos estudantes para formular estratégias desafiadoras e motivadoras.
II. As práticas de aventura são todas as atividades desafiadoras realizadas com rodas envolvendo equipamentos caros.
III. Embora o professor seja mediador entre os estudantes e o conhecimento, este conteúdo não exige experimentação nenhuma.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) I, II e III
b) I e III, apenas.
c) I, apenas. Alternativa Assinalada
d) II, apenas.
e) III, apenas.
3) Conhecer a complexidade das práticas corporais é uma condição fundamental para a elaboração da proposta didática realizada pelo professor de Educação Física que atenda às reais necessidades formativas dos alunos. Quando pensamos no ensino de jogos coletivos, Garganta (1995) defende o foco na fase do desenvolvimento do jogo e seus princípios operacionais comuns a todas as modalidades esportivas com bola. Sobre essas fases propostas pelos autores, pode-se afirmar que:
Alternativas:
a) São três as fases do desenvolvimento do jogo: "eu, bola, alvo".
b) São quatro as fases de desenvolvimento do jogo: anárquica, descentração, estruturação, elaboração. Alternativa Assinalada
c) São quatro três as fases de desenvolvimento no jogo: bola, adversários, colegas.
d) São quatro as fases de desenvolvimento do jogo: aglutinação, reunião, análise, organização.
e) Os princípios operacionais e as fases dos jogos significam a mesma coisa, ambos envolvem ações técnicas e táticas.
4) Como nova proposta de ensino na Educação Física, existe a possibilidade da introdução do Parkour, realizando uma releitura das práticas tradicionais curriculares, analisando a criação e a prática de novas atividades contemporâneas aos alunos. As informações no texto abaixo estabelecem objetivos e estratégias no ensino desta prática cultural, leia atentamente e analise-as:
I. O Parkour pode ser um importante tema para a Educação Física escolar, tendo em vista as possibilidades para a contribuição com a formação integral do aluno, enquanto sujeito participativo e crítico na sociedade.
II. Contextualizar o Parkour significa ensinar a origem dessa modalidade esportiva, compreender o significado, a transformação pela qual passou na sociedade e a importância para a Educação Física.
III. Estudar a classificação das práticas de aventura promove o aprofundamento do conhecimento dos alunos. As práticas de aventura são classificadas de duas formas: com interação ou sem interação humana.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) I e II, apenas. Alternativa Assinalada
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) III, apenas.
5) Quando as práticas de aventura são abordadas no ambiente escolar, é abordado também a utilização dos espaços públicos e sua apropriação por parte dos praticantes de esportes de aventura. Dessa maneira, é importante destacar também, sobre a necessidade de adaptação dos espaços e materiais na escola para essa vivência. Quando refletimos sobre as representações do Parkour ou de outras práticas de aventura no ambiente escolar, quais objetivos o professor de Educação Física poderá eleger para suas aulas?
Alternativas:
a) O professor pode levar os alunos ao reconhecimento de que as práticas de aventura não envolvem nenhum tipo de risco ou perigo, bastando ao praticante ousadia e coragem.
b) O professor pode levar os alunos a constatarem que todas as práticas corporais são acessíveis igualmente a toda a população, independente do poder econômico.
c) O professor pode levar os alunos ao reconhecimento de que os fatores motivacionais para a prática do parkour são iguais entre todos os praticantes.
d) O professor pode levar os alunos ao reconhecimento de que as percepções sobre o parkour são semelhantes entre aqueles que apenas assistem e os que praticam.
e) O professor pode levar os alunos a pensarem em alternativas democráticas para superação de preconceitos no território em que a escola está inserida. Alternativa Assinalada
	Givanildo Pereira da Cruz
	2

Continue navegando