Buscar

TEA JORNADA DE TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A CLT regulamenta a jornada de trabalho na intenção de assegurar a concessão de intervalos para que o trabalhador descanse e possa se dedicar às demais áreas de sua vida.
A respeito dos intervalos intrajornada e interjornada, nos termos previstos na CLT e pelas orientações jurisprudenciais e súmulas do Tribunal Superior do Trabalho (TST), assinale a alternativa correta. ​​​​​​​
Resposta Correta: Os intervalos concedidos pelo empregador na jornada de trabalho, não previstos em lei, representam tempo à disposição da empresa, remunerados como serviço extraordinário, se acrescidos ao final da jornada.
2. Todo trabalhador tem direito a intervalos para descansar de seu trabalho. Alguns intervalos são concedidos durante a jornada; outros, entre uma jornada e outra; outros, semanalmente; e um deles, anualmente (férias). A CLT regulamenta a duração mínima de tais intervalos a fim de assegurar a proteção à saúde do trabalho.
Sobre esse tema, é correto afirmar que, tendo cumprido sua jornada de trabalho de 8 horas diárias, o empregado somente poderá iniciar a próxima jornada de trabalho após o intervalo mínimo de​​​​​​​:
Resposta: 11 horas.
3.O período da noite é reconhecidamente aquele destinado ao descanso. A medicina demonstra que o sono durante o dia não é revigorante da mesma forma que o sono da noite. Atenta a isso, a CLT estabelece normas na intenção de compensar financeiramente o trabalhador que presta atividade nesse período. O primeiro ponto de relevância é estabelecer o que a lei considera como período noturno.
Nesse sentido, conforme previsão contida na CLT, para o trabalhador urbano, considera-se noturno o trabalho executado:​​​​​​​
Resposta: Das 22h de um dia às 5h do dia seguinte.
4.A CLT estabelece que, durante a jornada, o empregado terá direito a alguma(s) pausa(s) para repouso e alimentação. Trata-se do intervalo intrajornada, cuja finalidade é assegurar a proteção da saúde do trabalhador. Sabe-se que o tempo de duração de tal intervalo é variável, a depender do tempo de duração da jornada. 
Sendo assim, analise as jornadas de três trabalhadores:
- Caio trabalha na farmácia ABC e tem jornada diária de trabalho de 5 horas.
- Mévio trabalha na farmácia XYZ e tem jornada diária de trabalho de 4 horas.
- Tício trabalha no supermercado KWY e tem jornada diária de trabalho de 7 horas.
Quanto à concessão e à duração do intervalo intrajornada de Caio, Mévio e Tício, é correto afirmar que:
Resposta: Caio terá direito a 15 minutos de intervalo, Mévio não terá direito a intervalo e Tício terá direito a uma hora.
5.A CLT estabelece normas a respeito do intervalo intrajornada, ou seja, aquele intervalo para repouso e alimentação do trabalhador que deve ser concedido durante a jornada diária de trabalho. Tal intervalo tem a finalidade de assegurar a proteção à saúde, física e mental, do trabalhador. Sobre esse assunto, analise o caso a seguir:
Amália labora em uma tecelagem. Sua jornada diária de trabalho é de 8 horas e a semanal é de 44 horas. No entanto, diariamente, Amália tem direito a apenas 40 minutos de intervalo intrajornada, o que foi determinado por ordem de seu empregador.
Nesse sentido, de acordo com o que estabelecem a Constituição e a CLT, Amália tem direito a:
Resposta:20 minutos extras diários em virtude da supressão parcial do intervalo, acrescidos de 50%.

Outros materiais