Buscar

APS Bicho da Seda - Unip

Prévia do material em texto

Você conhece o Bicho da Seda
Rua Cancioneiro Popular, 210 – Chácara Santo Antônio São Paulo – SP CEP: 04710-000 ​
APS - Turmas 3º e 4º semestre 2021​
	O bicho-da-seda (espécie: Bombyx mori) é a lagarta de uma mariposa, pertencente à ordem Leptidoptera.
	Possuem cor branca e tamanho médio de 7 a 9 cm, são cobertas por pelos e não voam (apsético).
	Ao nascerem, as larvas passam por uma fase na qual se alimentam de folha de amoreira e podem alcançar mais de 10x o peso inicial. Após 11 dias de vida, elas formam o casulo, onde seu peso fica 2.000x maior.
	Possuem um par de glândulas sericígenas na região latero-ventral que desembocam fios que ficam entre os palpos labiais, cada larva tece um fio que pode passar de 1 km, então, em três dias o casulo fica pronto, protegendo a lagarta por 10 à 16 dias, quando ela se transforma em crisálida.
	Os animais da espécie Bombyx mori possuem grande importância econômica, já que seu casulo é utilizado na fabricação da seda. Nas fábricas, eles passam por um processo de secagem, no qual as altas temperaturas matam as larvas. Após isto, são cozidos em água fervente para que as fibras da seda fiquem maleáveis e possam ser desenroladas como um fio. Para a produção de 1kg de seda, são necessários três mil bichos-da-seda. 
	Após o processo de desidratação do animal, os fios são unidos em meadas de 300g e vendidos em pacotes de 3kg, sendo que 90% do produto é destinado para a exportação.
	A China é o maior produtor mundial de seda com mais de 126.000 toneladas (2012)
	Não há estudos que comprovem a associação do bicho-da-seda com ocorrências de doenças em humanos. No entanto, segundo pesquisas realizadas no Japão, a exposição frequente e sem o uso adequado de proteção à mariposa, pode desencadear sintomas de asma e rinite alérgica. 
	Em um estudo realizado pela Universidade Federal do Paraná, encontrou-se uma alta frequência de sensibilização à Bombyx mori em pacientes com quadros de doenças respiratórias, como asma e rinite alérgica. Portanto, é importante manejar o animal com equipamentos de proteção, como luvas e máscaras. 
O Brasil é o 3º maior produtor de seda do mundo. A sericultura destaca-se como uma importante fonte de renda para pequenos produtores rurais, já que se caracteriza como uma atividade de pequeno risco, empregando desta forma milhares de famílias e gerando economia para o país. 
Outra importância econômica vem através da sericina, que é uma proteína que forma a fibra da seda, ela conta com várias propriedades benéficas para a indústria de cosméticos. Entre elas: forte ação hidratante, decorrente da grande quantidade de serina, ação anti-rugas, efeito antioxidante e antibacteriano, proteção solar, absorção da umidade, entre outros.
ESPÉCIE
BIOLOGIA
IMPORTANCIA ECONÔNICA
RISCOS
https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/31332
https://areademulher.r7.com/beleza/sericina/
https://www.unioeste.br/portal/bichodaseda 
Bicho-da-seda - Bombyx mori - Insetos - InfoEscola
Rua Cancioneiro Popular, 210 – Chácara Santo Antônio São Paulo – SP CEP: 04710-000 ​
APS - Turmas 3º e 4º semestre 2021​
https://segredosdomundo.r7.com/bicho-da-seda/
ESPÉCIE
BIOLOGIA
IMPORTANCIA ECONÔNICA
RISCOS
 https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-fabricada-a-seda-2/ [super.abril.com.br]
https://www.istockphoto.com/br/fotos/bicho-da-seda [istockphoto.com]
IMAGENS
REFERÊNCIAS

Continue navegando